21/1/2022 a 22/1/2022 “Lowlands” de Hélder Seabra estreia no Rivoli

Coprodução Instável e Teatro Municipal do Porto

A Companhia Instável vai estrear a peça “Lowlands”, do coreógrafo Hélder Seabra, nos próximos dias 21 e 22 de Janeiro, pelas 21h30, no Rivoli Teatro Municipal. “Lowlands” é uma coprodução entre a Instável e o Teatro Municipal do Porto, uma encomenda para o programa de comemoração do 90º aniversário do Rivoli Teatro Municipal.

cardapio.pt @ 20-1-2022 18:04:12

Anualmente, a Instável convida um coreógrafo de renome internacional a criar um espetáculo de dança contemporânea de raiz. O projeto envolve sempre um conjunto de jovens intérpretes selecionados em audição, que entram em residência artística até à estreia do trabalho final, e posteriormente seguem em digressão nacional e internacional.

Dinâmico, em simultâneo cru e refinado, com uma linguagem artística própria de muita fisicalidade, Hélder Seabra abraçou este desafio da Instável para estrear em 2022. “Lowlands” é uma peça para oito intérpretes, onde “o criador mergulha na «mente inconsciente», e guia os artistas e o público numa viagem através da «sala de espera mental», onde os pensamentos permanecem até conseguirem atrair o olhar do consciente”.

“Lowlands” refere-se à teoria de Freud, que compara a mente a um iceberg que flutua com um sétimo do seu volume acima da água, a única parte visível. Nesta criação “ressurgem instintos primitivos (desejos, medos, vontades, crenças, ansiedades) e impulsos mantidos à distância, não dissimulados pelos maneirismos da etiqueta para adultos”. Em palco, a fisicalidade dos intérpretes ligada ao inconsciente torna-se a personagem principal; o corpo o seu recurso.

Afonso Cunha, Dinis Duarte, Joana Couto, Mário Araújo, Mercedes Quijada, Lea Siebreht, Pedro Matias e Sara Santervás, são as personagens principais, a que se juntam Gustavo Magalhães e Marta Cardoso. No palco, “num «espaço vazio» procuram “uma essência comum (que) poderá facilitar uma visão mais profunda da nossa vida quotidiana e da nossa identidade pessoal e coletiva”.

Através de uma estética de dança e teatro de elevado nível físico e experimental, os bailarinos “visitam o mundo de sombra da existência, de histórias internas que se desdobram para além da linguagem e da palavra”.

A composição e interpretação musical de Lowlands é de Stijn Vanmarsenille. Como assistente de criação e ensaiadora, Hélder Seabra contou com a intérprete Mafalda Deville, que trabalha regularmente com a Instável.


Informações

Datas: 21 e 22 de janeiro de 2022

Local: Rivoli Teatro Municipal, Porto

Horário: 21h30

Bilhete: Gratuito

Transmissão online: Visualização disponível 48h (entre as 21h30 de 23 de janeiro e as 21h30 de 25 de janeiro) na página do espetáculo no site do TMP

Mais informações aqui


cardapio.pt @ 20-1-2022 18:04:12


Clique aqui para ver mais sobre: Dança