3/2/2022 a 12/2/2022 11.ª edição do GUIdance - A utopia da "mundança"

O espanto do corpo e a vontade de mudar o mundo (através da dança) emergem de 3 a 12 de fevereiro em Guimarães. A 11ª edição do GUIdance – Festival Internacional de Dança Contemporânea está prestes a apresentar 10 criações, incluindo 3 coproduções d’A Oficina e 2 estreias nacionais, com Sofia Dias & Vítor Roriz em destaque e nomes como Moritz Ostruschnjak, Maria Fonseca, Peeping Tom, Vera Mantero, Catarina Miranda, Anastasia Valsamaki e Wim Vandekeybus a juntarem-se a esta celebração.  

cardapio.pt @ 31-1-2022 15:08:35

Escala ©Joana Linda

Escala ©Joana Linda

Numa edição que nos inquieta com temas de grande abrangência como uma natureza faminta de verdade, resistência, ironia, contradição, violência, realidade e ficção, perversidade e transformação, luz e escuridão, limites humanos e convívio com o desconhecido, a demonstração da fonte inesgotável de criatividade faz-se não só com espetáculos mas também através de Talks, Marterclasses, Debates, Embaixadores da Dança e Ensaio Aberto para escolas de dança que estreitam laços e fazem expandir este universo. O festival ganha vida nos palcos do Centro Cultural Vila Flor (CCVF) e também nas Black Boxes do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) e da Fábrica Asa.

Este nosso tempo de forte transição civilizacional é uma torrente de manifestações que ataca os corpos e neles cria retenções contra a sua própria vontade, gerando nexos de relações que por vezes nos fogem à compreensão. E é nesse processo de relação com a retenção indesejada dos corpos que o GUIdance deste ano se desenha, sacudindo nexos e alargando fronteiras sensoriais. “Em tremenda simplicidade, podemos dizer que este é o ano da mundança (palavra inexistente, surgida da ousadia de fundir a palavra “mundo” com a palavra “dança”, para gerar uma ação intencional: a mudança do mundo pela dança). Isto é, precisamos dançar com mais força para mudar o mundo. Com mais intenção, com mais despreocupação, com mais beleza, com mais caos… sobretudo com a vontade de potência que reconhecemos em cada corpo.”, partilha o programador do festival, Rui Torrinha, reforçando que mudar o mundo a dançar sempre foi uma das utopias do GUIdance.” 

O descolar desta desta mundança e da 11ª edição do GUIdance é marcado com a Escala de Sofia Dias & Vítor Roriz no Grande Auditório Francisca Abreu, no CCVF, às 21h30 do dia 3 de fevereiro. Escala é uma peça que encerra o projeto Infiltração de Sofia Dias e Vítor Roriz no Teatro do Bairro Alto, coprodutor desta criação juntamente com A Oficina. Interpretada por Alice Bachy, Bruno Brandolino, Luís Guerra, Natacha Campos, bem como por Sofia Dias e Vítor Roriz, pretende abranger a ideia de corpo coletivo/social que tem permanecido à margem do trabalho predominantemente em dueto desta dupla. 

TANZANWEISUNGEN (it won't be like this forever) ©Moritz Ostruschnjak

TANZANWEISUNGEN (it won't be like this forever) ©Moritz Ostruschnjak

O segundo dia do festival (4 de fevereiro) dá-nos a conhecer à mesma hora a peça TANZANWEISUNGEN (it won't be like this forever) do criador germânico Moritz Ostruschnjak, que aqui nos apresenta um solo pleno de referências autorreflexivas e irónicas que desafiam qualquer definição específica. Em “TANZANWEISUNGEN” (em português, “Instruções de dança”), Ostruschnjak mantém-se fiel ao estilo eclético das suas produções mais recentes e permite que o seu solista – o admirado bailarino Daniel Conant – nos leve por um cânone extremamente diverso e exigente de movimento, assumindo, em rápida sucessão, poses de resistência, de combate e vitória, de masculinidade estilizada, do ballet clássico, das dança de salão e do desporto, num pulsar alucinante de elementos divergentes que se exageram, ironizam e contradizem, como que obedecendo a uma instrução obrigatória que nos leva a um abismo.  



Sahasrara ©Maria Fonseca

Sahasrara ©Maria Fonseca

O primeiro fim de semana deste GUIdance convida-nos a percorrer vários palcos e a sermos contaminados por experiências distintas. Às 18h30 de sábado (5 de fevereiro), a criadora e intérprete Maria Fonseca apresenta-nos a peça Sahasrara, refletindo em palco, na companhia de Angelica Salvi & Maria Fonseca, sobre o que tem sido viver em tempos de pandemia. Numa época sem tempo, o tempo chegou sem previsão de fim. Caem as máscaras, a natureza engole-as faminta de verdade.  E deparamo-nos com o desconhecido, com a nossa própria morte mas também com a morte de um futuro que julgámos estar sob controlo.  

Kind © Oleg Degtiarov

Kind © Oleg Degtiarov

Caindo a noite de sábado, as portas abrem-se para Kind, que nos oferece um reencontro e um desfecho protagonizado pela consagrada companhia belga Peeping Tom. Reencontro, pela nova visita desta companhia que nutre já uma grande afinidade por este palco que várias vezes pisou perante plateias esgotadas. Desfecho, lembrando que depois de Vader (Pai) e Moeder (Mãe) – espetáculos que também subiram ao palco do CCVF –, Kind (filho) é a terceira parte da trilogia familiar desta internacionalmente aplaudida companhia. Nesta criação, apresentada às 21h30, Gabriela Carrizo e Franck Chartier exploram diferentes fontes de psicose do ponto de vista da criança. A peça aborda temas como a violência, o paradoxo entre a realidade e a ficção, o outro, o trauma, na tentativa de comprovar que, em grande medida, o meio ambiente em que crescemos pode determinar a pessoa em que nos tornamos. Numa dualidade entre reflexo e resistência, Kind questiona os aspetos perversos da formação da identidade.   


Sons Mentirosos Misteriosos

Sons Mentirosos Misteriosos

Esta edição prossegue caminho pelas mãos dos mesmos protagonistas que a abriram, neste caso com uma tripla apresentação dedicada especialmente às famílias com crianças maiores de 3 anos de idade, fechando a primeira semana do festival a 6 de fevereiro (domingo) às 16h00 e no dia 7 (segunda-feira) às 10h30 e às 15h00. Com Sons Mentirosos Misteriosos, Sofia Dias & Vítor Roriz partem à procura da qualidade mágica que emerge da fricção entre som e imagem. E questionam: “Pode uma imagem enganar a nossa perceção sobre a proveniência de um som? Ou um som mentir-nos sobre a sua origem?” Sons Mentirosos Misteriosos é mais uma coprodução d’A Oficina, aqui na companhia do LU.CA Teatro Luís de Camões (Lisboa), Materiais Diversos (Cartaxo), Théâtre de la Ville (Paris) e Teatro Nacional São João (Porto). 

Um gesto que não passa de uma ameaça

Um gesto que não passa de uma ameaça

Depois de um pequeno intervalo para recuperar o fôlego, a mesma dupla de criadores assume o salto para a segunda semana do festival com Um gesto que não passa de uma ameaça, aqui apresentado numa remontagem do premiado e viajado espetáculo que em 2012 se apresentou em Guimarães, em plena Capital Europeia da Cultura. Como quando repetimos uma palavra até ela perder o seu significado, Sofia Dias & Vítor Roriz procuram neste trabalho situar-se nesse momento de perda e atribuição de sentido, de degeneração e transformação, indo ao encontro do modo caótico como a nossa mente percebe e associa acontecimentos. Assim, libertam-se de determinismos semânticos e sintáticos, dissimulam a hierarquia aparente entre a palavra, a voz, o movimento e o gesto e aspiram a novas constelações de sentido que reflitam a complexidade da experiência humana que tão ingenuamente se tenta conter em sistemas e modelos. Esta última aparição de Sofia Dias & Vítor Roriz nesta edição do GUIdance acontece a 9 de fevereiro pelas 21h30.  


O Susto é um Mundo ©Vera Mantero

O Susto é um Mundo ©Vera Mantero

O roteiro proposto pela viagem desta edição conduz-nos para O Susto é um Mundo, peça de uma das mais reconhecidas criadoras nacionais da dança contemporânea, Vera Mantero, que aqui assume igualmente a interpretação e cocriação com Henrique Furtado Vieira, Paulo Quedas e Teresa Silva. Apresentada no dia 10 (21h30), esta que é outras das coproduções assumidas pel’A Oficina, juntamente com a Fundação Caixa Geral de Depósitos - Culturgest, Teatro Municipal do Porto e Teatro Viriato, explora alguns antídotos para os sustos do nosso presente. Vera Mantero e toda a sua equipa de criação inspiraram-se no psicanalista Carl Jung, no antropólogo Eduardo Viveiros de Castro e no professor de ética Jonathan Haidt para explorar tanto a ideia de contradição como a possibilidade da relação e da junção entre opostos, enquanto mecanismos de diálogo e de fricção. O resultado é uma peça que nos coloca perante o inconsciente, uma quase entrada no mundo dos sonhos, através de uma linguagem simbólica e simultaneamente quotidiana, ensaiando uma reconexão com a natureza e um combate a todos os sustos do mundo. 

Cabraqimera ©Catarina Miranda

Cabraqimera ©Catarina Miranda

A aproximação do suspiro final desta edição acontece com Cabraqimera de Catarina Miranda a atravessar-se no nosso caminho no dia 11, sexta-feira, pelas 21h30. Peça de dança para um quarteto em patins, Cabraqimera aborda uma contemporaneidade simultaneamente física e tecnológica, onde um sistema de organização espacial, baseado em desportos de velocidade, estabelece um conjunto de códigos de ocupação, interceções e encontros. A dimensão plástica e hipnótica do gesto é aqui evidenciada por um sistema lumínico que revela espaços negativos e positivos, projetando o corpo para uma alteridade extrema e abrindo o terreno para a ficção. 


Body Monologue ©Alekos Christos

Body Monologue ©Alekos Christos

O último dia do GUIdance 2022 (12 de fevereiro) põe-nos em contacto com duas criações com formatos bem distintos, desde uma performance a solo durante a tarde para uma atuação conjunta de 10 intérpretes à noite. Começamos às 18h30 com Body Monologue da jovem coreógrafa grega Anastasia Valsamaki, interpretada pela bailarina Gavriela Antonopoulou, recuperando uma questão não respondida e evidente em palco: “o que pode um corpo fazer?”. Valsamaki centra-se na estrutura do monólogo, mas em vez de o verbalizar com significados, repele-os ao regressar ao silêncio pré-linguístico e eloquente do corpo que se expressa à medida que se move. Um silêncio feito de gestos, pausas, formas maleáveis e estados corporais desconhecidos que mobilizam o nosso olhar. Uma conversa oculta que substitui a rigidez dos significados verbais pela fluidez dos significados que o corpo consegue “falar” através da dança. 

Hands do not touch your precious Me, ©Wim Vandekeybus

Hands do not touch your precious Me, ©Wim Vandekeybus

O desfecho do festival oferece-nos mais uma experiência de origem belga com um espetáculo do mutifacetado coreógrafo (e ainda bailarino, realizador e fotógrafo) Wim Vandekeybus. Em Hands do not touch your precious Me, Vandekeybus tece um conto mítico de confronto e transformação, luz e escuridão, morte e renascimento. Para a criação deste universo, o coreógrafo convoca, pela primeira vez, o performer e artista visual Olivier de Sagazan, cujo trabalho assenta na transfiguração do corpo e do rosto. A exploração dos limites humanos de Vandekeybus e Sagazan encontra eco na entrega corpórea de oito magníficos bailarinos e na textura física e material da música eletroacústica de Charo Calvo. Juntos, apresentam-nos um submundo inspirado no mito da deusa suméria Inanna, povoado por esculturas carnais vivas, que pairam entre o utópico e o horrível, o poderoso e o frágil. 

As sempre essenciais atividades paralelas deste festival vivem nesta 11ª edição através de conversas pós-espetáculo (Talks) com diversos criadores como Sofia Dias & Vítor Roriz, Moritz Ostruschnjak e Anastasia Valsamaki – sendo estes dois últimos fruto da seleção da rede europeia Aerowaves da qual A Oficina faz parte –, constituindo assim uma via aberta com o público para um momento de proximidade descontraído e interativo; Masterclasses orientadas pelas companhias internacionais Peeping Tom e Ultima Vez (de Wim Vandekeybus), sendo este o retomar de outra das importantes dimensões do festival, a formação. Sobretudo dirigidas para profissionais e estudantes de dança, com vista ao desenvolvimento de competências – o qual tem sido parte do investimento e dos objetivos do GUIdance – as masterclasses carecem de inscrição online em www.aoficina.pt até 25 de janeiro e são limitadas a um máximo de 20 participantes, tendo o custo de 15 euros (com direito a bilhete para o espetáculo da companhia que orienta a respetiva masterclass).  

Estas atividades não se esgotam aqui e são ainda compostas por dois debates (5 e 11 de fevereiro, às 16h) sob o mote “Desfiguração Transformação”, com moderação de Cláudia Galhós; visitas das criadoras Maria Fonseca e Vera Mantero a escolas de Guimarães para partilhas dos seus percursos, experiências de vida e visões artísticas em contexto de sala de aula numa ação denominada Embaixadores da Dança, convidando ainda os alunos a fazerem o caminho inverso para conhecerem ao vivo as respetivas criações apresentadas no contexto do festival; e ainda um ensaio aberto em que escolas de dança da região são convidadas a assistir a um ensaio do espetáculo O Susto é um Mundo, de Vera Mantero, seguido de uma conversa com Cláudia Galhós.   

Os bilhetes já se encontram disponíveis por valores entre os 2 e os 10 euros, assim como as assinaturas do GUIdance 2021 – que garantem acesso a 3 ou 5 espetáculos à escolha por 20 ou 30 euros, respetivamente –, podendo ser adquiridos online em aoficina.pt e presencialmente nas bilheteiras de equipamentos geridos pel’A Oficina como o Centro Cultural Vila Flor (CCVF), o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), a Casa da Memória de Guimarães (CDMG) ou a Loja Oficina (LO), bem como nas lojas Fnac, Worten e El Corte Inglés.

Programa

Quinta 3 fevereiro, 21h30 | CCVF / Grande Auditório Francisca Abreu 
Escala   
Sofia Dias & Vítor Roriz   

Sexta 4 fevereiro, 21h30 | Fábrica ASA / Black Box   
TANZANWEISUNGEN (it won't be like this forever)   
Moritz Ostruschnjak   

Sábado 5 fevereiro, 18h30 | CIAJG / Black Box   
SAHASRARA    
Maria Fonseca   

Sábado 5 fevereiro, 21h30 | CCVF / Grande Auditório Francisca Abreu 
Kind   
Peeping Tom   

Domingo 6 fevereiro, 16h00 | CCVF / Pequeno Auditório   
Segunda 7 fevereiro, 10h30 e 15h00 | CCVF / Pequeno Auditório   
Sons Mentirosos Misteriosos   
Sofia Dias & Vítor Roriz   
EMC

Quarta 9 fevereiro, 21h30 | CCVF / Pequeno Auditório   
Um gesto que não passa de uma ameaça    
Sofia Dias & Vítor Roriz   

Quinta 10 fevereiro, 21h30 | CCVF / Grande Auditório Francisca Abreu   
O Susto é um Mundo   
Vera Mantero   

Sexta 11 fevereiro, 21h30 | Fábrica ASA / Black Box   
Cabraqimera   
Catarina Miranda   

Sábado 12 fevereiro, 18h30 | CIAJG / Black Box   
Body Monologue   
Anastasia Valsamaki   
Estreia nacional

Sábado 12 fevereiro, 21h30 | CCVF / Grande Auditório Francisca Abreu   
Hands do not touch your precious Me    
Wim Vandekeybus   
Estreia nacional

// 

ATIVIDADES PARALELAS

TALKS: CONVERSAS PÓS-ESPETÁCULO

Quinta 3 fevereiro | CCVF / Grande Auditório Francisca Abreu  
Após o espetáculo “Escala”   
Talk com Sofia Dias & Vítor Roriz   

Sexta 4 fevereiro | Fábrica ASA / Black Box   
Após o espetáculo “TANZANWEISUNGEN (it won't be like this forever)”   
Talk com Moritz Ostruschnjak   

Sábado 12 fevereiro | CIAJG / Black Box   
Após o espetáculo “Body Monologue”   
Talk com Anastasia Valsamaki   

MASTERCLASSES

Sexta 4 fevereiro, 18h00-20h00 | CCVF   
Masterclass com a companhia Peeping Tom   

Sexta 11 fevereiro, 18h00-20h00 | CCVF   
Masterclass com a companhia Ultima Vez, de Wim Vandekeybus   

DEBATES

Sábado 5 fevereiro, 16h00 | CIAJG / Sala de Conferências   
Debate “Desfiguração Transformação”   
Parte I   
Moderação Cláudia Galhós   

Sábado 12 fevereiro, 16h00 | CIAJG / Sala de Conferências   
Debate “Desfiguração Transformação”   
Parte II   
Moderação Cláudia Galhós   

EMBAIXADORES DA DANÇA

Maria Fonseca   
Vera Mantero  

ENSAIO ABERTO PARA ESCOLAS DE DANÇA

O Susto é um Mundo   
Vera Mantero

cardapio.pt @ 31-1-2022 15:08:35


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