19/4/2022 a 1/5/2022
DDD – Festival Dias da Dança 2022 regressa para 6.ª edição cheia de novidades
O DDD – Festival Dias da Dança está de regresso de 19 de abril a 1 de maio a vários palcos e espaços públicos das cidades do Porto, Matosinhos e Gaia.
cardapio.pt @ 19-4-2022 10:50:00
Realizado anualmente em torno do Dia Mundial da Dança, o DDD desenvolve, desde 2016, uma programação que atesta a diversidade estética e temática da Dança Contemporânea e que promove a deambulação entre diversas salas de apresentação e o espaço público destas três cidades que compõem a Frente Atlântica.
Nesta edição, a programação estará dispersa por 13 dias de descobertas e organizada em três secções, que enquadram o conjunto de espetáculos e a oferta formativa e reflexiva.
No DDD IN estão agregados os espetáculos de dança e a programação de música (concertos e DJ sets), que acontecerão no interior dos diversos espaços de apresentação, a maioria dos quais em estreia absoluta no nosso país, sendo vários deles estreias mundiais da autoria de coreógrafos que já seguimos regularmente ou que se apresentam no Festival pela primeira vez. Este ano, quase todos os espetáculos serão apresentados duas vezes, promovendo assim o “passa palavra” e a possibilidade de o público assistir a um maior número de propostas. Este facto implica também uma permanência mais alargada dos artistas no Festival, possibilitando a sua participação nas diversas atividades formativas que o DDD propõe.
Em estreia, mundial ou nacional, o festival apresenta as criações de Matija Ferlin, Tatiana Julien, Né Barros, Boris Charmatz, Christian Rizzo, Bruno Beltrão, Marta Soares, Martim Pedroso & Marlyn Ortiz, Meg Stuart, Catarina Campos & Melissa Sousa. Poderemos ainda descobrir os mais recentes espetáculos de Clara Andermatt & João Lucas, André Braga & Cláudia Figueiredo, Piny e Diana Niepce.
Nesta edição, o DDD dará maior visibilidade a outros formatos de apresentação e a outras estéticas coreográficas. Há muito para descobrir e experienciar em novos contextos de apresentação, no qual o coletivo tem um papel fundamental.
As danças de influência oriental, pop, ancestral, urbana ou o hip hop estarão também patentes em vários espetáculos: os corpos-tensão de Bruno Beltrão, os corpos-caleidoscópicos de Piny, os corpos-jogo que Catarina Campos & Melissa Sousa partilharão com os mais novos, e também os corpos-testemunho que Martim Pedroso rescreve com Marlyn Ortiz darão conta do quão diversa é, hoje, a dança contemporânea.
O DDD OUT continua a ser a âncora de uma sólida parceria com o balleteatro, através do Corpo + Cidade, o seu projeto de intervenção para o espaço público. Este ano, os jardins e praças do Porto, Matosinhos e Gaia receberão espetáculos propositadamente imaginados para diferentes morfologias e fluxos urbanos. balleteatro & alunos da Faculdade de Belas Artes do Porto, Miguel Moreira, Alan Sencades, Afonso Cunha & Giovanni Zoffoli, Beatriz Valentim e Bruno Senune guiarão o nosso olhar através dos seus corpos e das paisagens que as cidades comportam. Fora do Corpo + Cidade, mas ainda no âmbito do DDD OUT, Gustavo Ciríaco apresentará também dois projetos de exterior: um em plena Praça D. João I e outro no Court de Ténis de Serralves.
O Festival DDD é pensado para os diferentes públicos e ser, ao mesmo tempo, uma poderosa ferramenta para a comunidade artística local, e o DDD CAMPUS é a resposta à procura formativa, reflexiva e crítica que a comunidade coreográfica local reivindica. Nesta edição, será no recém-inaugurado CAMPUS Paulo Cunha e Silva e na mala voadora que terão lugar um vários workshops, aulas diárias e um ciclo de conversas e de encontros intitulados Festivais para Quê? Conversas sobre (os) futuros (dos) festivais.
Em 2022, o festival associa-se também a outras cidades no projeto DDD LINKS. Através de parcerias de programação com Viana do Castelo, Coimbra, Leiria e Mértola, proporcionaremos a vários artistas a circulação em Portugal e, consequentemente, o acesso às propostas que defendemos por parte de um público mais alargado.
À semelhança das edições anteriores, o Meeting Point do DDD será uma vez mais no Café Rivoli, aberto diariamente e com uma programação de música e DJs nos dois fins de semana do festival.
O maior festival internacional de dança contemporânea em Portugal é organizado pelo Departamento de Artes Performativas da Ágora - Cultura e Desporto E.M. / Câmara Municipal do Porto, coorganizado pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela Câmara Municipal de Gaia. Conta com o BPI e a Fundação "la Caixa" como mecenas e com o Alto Patrocínio do Presidente da República.
Saiba tudo em www.festivalddd.com e acompanhe também o Facebook oficial do festival.
cardapio.pt @ 19-4-2022 10:50:00
Clique aqui para ver mais sobre: Dança