Bragança desafia as famílias portuguesas a (re)descobrir a liberdade

A antecipar o regresso dos portugueses ao turismo, o Município de Bragança dá início à campanha de marketing turístico de 2021 - “Bragança. Naturalmente!”, focada em apresentar, sobretudo às famílias portuguesas, este território transmontano.

cardapio.pt @ 26-5-2021 11:57:00

Depois de, em 2020, ter posicionado Bragança como um destino “natural, seguro e autêntico”, conseguindo, assim, inverter parte das perdas verificadas no setor do turismo, fruto da pandemia, o Município de Bragança volta a apostar em Bragança. Naturalmente!, dando continuidade à estratégia iniciada em julho de 2020.

“O verão de 2020 conseguiu ser menos negro para o turismo no concelho de Bragança na sequência da campanha Bragança. Naturalmente!, que chegou a milhões de portugueses que, em plena pandemia, procuraram e encontraram em Bragança um destino com características únicas, onde puderam desfrutar de liberdade e segurança”, recordou Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, realçando que, em 2021, o “Município de Bragança quer continuar a ser um parceiro dos empresários do setor do turismo, dando continuidade, para tal, a uma estratégia de promoção territorial e turística, através da qual pretendemos alcançar, ou mesmo ultrapassar, os bons resultados de 2020”.

Recorde-se que Bragança. Naturalmente! faz parte de uma estratégia de marketing turístico definida pelo Município de Bragança, com horizonte a médio/longo prazo, que procura potenciar os recursos naturais e as características singulares da região, atendendo à oportunidade despoletada pela pandemia para os territórios do interior.

Resultados de 2020

A campanha de 2021 de Bragança. Naturalmente! procura dar continuidade à estratégia que se iniciou em julho de 2020, com o lançamento do vídeo Bragança. Naturalmente! (a primeira ação desta campanha promocional, cujo público-alvo eram os turistas nacionais), e que, só em dois meses, nas redes sociais, chegou a mais de um milhão de pessoas, das quais 27 por cento oriundas da área metropolitana de Lisboa, 21.4 por cento do Porto e 11 por cento de Braga. Números que se refletiram na evolução positiva do setor do turismo no concelho de Bragança, ao longo dos meses de verão.

O turismo rural chegou a registar um crescimento assinalável comparativamente ao ano de 2019, após o arranque da campanha Bragança. Naturalmente!, apesar das condicionantes impostas pela pandemia.


No alojamento rural verificaram-se, nos meses de verão, taxas de ocupação próximas dos 100 por cento, o melhor ano de sempre, tendo-se registado um aumento significativo da estada média dos turistas (na sua maioria portugueses oriundos das áreas metropolitanas de Lisboa, do Porto e do Algarve), passando de uma média de uma/duas para cinco noites.

Já na cidade, as unidades hoteleiras, que sofreram quebras nas taxas de ocupação, conseguiram aumentar a estada média dos hóspedes (dos quais cerca de 90 por cento eram portugueses), que passou de uma para três noites, com impacto positivo na atividade económica local.

Uma nova campanha para 2021

Para 2021, a estratégia turística do Município é focada no turismo de experiências, seguro e autêntico, tendo como público-alvo os turistas nacionais, dadas as incertezas na evolução da pandemia, mais concretamente as famílias como grupo social de referência, com características sociodemográficas variadas.

O vídeo-marketing é, novamente, a base para toda a estratégia de promoção territorial, dando o mote para as mais diversas manifestações da própria campanha, sejam ações de publicidade ou organização de eventos com influenciadores digitais (tais como fam trips).

Também como padrão para a campanha, e que acaba por definir parte do tom da mesma, o Município aposta em Urban Sketching. Uma abordagem diferente em termos de imagem e que servirá para ilustrar não só parte do vídeo promocional, mas, também, o merchandising e outros suportes de comunicação da campanha.

Estão, ainda, previstas inserções publicitárias a nível nacional, nomeadamente em outdoors, de algumas das principais vias do país, e na rede de autocarros.

Será publicada uma nova revista sobre Bragança e um novo guia turístico da cidade.

Em execução estão, também, os trabalhos de limpeza e reposição de sinalética nos onze percursos pedestres do concelho.

De referir, ainda, a valorização do “Caminho de Santiago - Via da Prata”, através da limpeza e sinalização do percurso, estando em fase de execução a remodelação de um edifício no Centro Histórico (junto ao Castelo de Bragança), para servir de albergue aos peregrinos.


Sinopse do vídeo promocional

Esta é a história de uma família que vive num grande centro urbano.

O Rui e a Vera são casados e estão cansados de estar “presos” em casa, com os dois filhos. Ele é o homem do desporto, das aventuras e da ação. Ela é das artes, da fotografia e dos museus. O Vasco, o filho mais novo, é aventureiro e curioso, com uma vontade enorme de aproveitar tudo ao máximo. A irmã, Sara, está sempre ligada ao digital, com os seus auscultadores e o tablet, mas “aparentemente desconectada” daquilo que a rodeia.

Após um longo e angustiante período de confinamento, decidem que é tempo de reviver a liberdade e ir de férias.

A escolha? Bragança. Naturalmente!

Segue-se uma viagem alucinante por Bragança, onde a família teve a oportunidade de conhecer pessoas extraordinárias, locais incríveis, gastronomia deliciosa e vivenciar experiências autênticas. Fizeram pão e semearam a horta com mestres da aldeia. Fizeram canoagem no rio e andaram a cavalo. Reviveram os jogos tradicionais e o Vasco até fez a sua própria máscara para encarnar, depois, como careto... Um sem fim de aventuras que cravou Bragança nos corações daquela família.

Já perto do final da sua jornada, a família passeava no Castelo, onde encontrou uma grande festa, iluminada pelo calor brigantino e animada pelos irreverentes Caretos de Bragança! Algo de transcendente que deixou todos deslumbrados. Todos, menos a Sara, que continua agarrada ao tablet, cada vez com mais afinco. Os Caretos, curiosos como sempre, repararam no alegado desinteresse da irmã mais velha e confrontam-na, por, aparentemente, não estar a viver aquele momento com entusiasmo.

Gera-se um clima de tensão, que só se desfaz quando a rapariga mostra aquilo que estava a fazer... eram desenhos que eternizavam os momentos da família em Bragança! Retratos dos rostos que os marcaram, das atividades que desenvolveram e das memórias que aqui criaram e que vão perdurar para sempre.

Quebram-se o gelo e a festa continua, ainda com mais brilho.

Curiosidades sobre a campanha

• O Município envolveu a comunidade brigantina nas filmagens, contando com a participação, direta e indireta, de cerca de 100 pessoas.

• A par das filmagens, o Município de Bragança organizou uma fam trip com diversos influenciadores: Alexandre e Anabela, do Vagamundos, João Almeida, do Amantes

de Viagens, e Anisa Subekti e Luís Simões, de “World Sketching Tour”.

• A fam trip resultou num alcance global de 541.400 pessoas (dados de 17 de maio, somando as várias publicações colocadas pelos participantes nas suas redes sociais).

• Script do vídeo inicia e termina na “Festa do Castelo com os Caretos de Bragança”, exatamente o local onde terminou o vídeo de “Bragança. Naturalmente!” de 2020. Uma forma premeditada para dar continuidade à narrativa e ao tom de campanha anteriormente estabelecido.

• A par de Bragança. Naturalmente! , o Município está a implementar a iniciativa “Bragança. Liberdade para Recomeçar”, onde durante este mês de maio, quatro casais vivenciam a qualidade de vida do concelho. Durante as gravações do vídeo promocional, as duas campanhas de marketing cruzaram-se, permitindo aos vários casais visitar e usufruir da logística e dos locais utilizados na produção dos conteúdos da nova campanha.

• Desenhos do vídeo foram elaborados por Luís Simões, conhecido pelo projeto “World Sketching Tour”, através do qual já percorreu todos os continentes a desenhar as mais marcantes paisagens e monumentos do mundo. Os seus “Urban Sketches”, além de definirem parte do tom desta campanha, servirão para ilustrar diversos outros suportes da campanha.

• A família foi interpretada por Tanya Ruivo (a mãe, 39 anos), João Pamplona (o pai, 42), Stella (a filha, 15) e William (o filho, 11). Todos eles atores profissionais com experiência nas áreas de curtas/longas metragens e publicidade.

cardapio.pt @ 26-5-2021 11:57:00


Clique aqui para ver mais sobre: Destinos