1/10/2022 a 19/11/2022 Museu do Oriente organiza curso sobre turismo na China

O Museu do Oriente organiza, de 1 de Outubro a 19 de Novembro, um curso que aprofunda o estudo do fenómeno turístico na China numa perspectiva histórica e antropológica. “História e Antropologia do Turismo na China” divide-se em oito sessões online, aos sábados. O Dia Mundial do Turismo assinala-se no dia 27 de Setembro e este curso oferece um olhar compreensivo sobre esta realidade, naquele que é hoje um dos principais mercados emissores de turistas a nível mundial.

cardapio.pt @ 20-9-2022 17:02:14

Orientado pelo historiador António Barrento e pela antropóloga Tânia Ganito, o curso aborda a história do turismo desde a Antiguidade até ao período contemporâneo, com enfoque na tradição turística letrada no período imperial, na evolução da cultura de turismo em finais da Dinastia Qing e no período republicano, bem como no desenvolvimento do turismo vermelho na República Popular da China. Incidindo a análise sobre a China, esta é também, no entanto, integrada numa história global do turismo, com paralelos, em particular, com a evolução do turismo em outros espaços geográficos da Ásia, nomeadamente no Japão.

A segunda parte do curso debruça-se sobre os discursos e as experiências de turismo na China pós-Maoista. Tendo por base trabalhos de cariz etnográfico, explora a articulação entre lugar, viagem, identidade e memória, a partir de dimensões como o turismo étnico, o ecoturismo, o turismo ‘sombrio’ (a lugares que foram palco de catástrofes e de sofrimento) e o turismo artístico (das viagens motivadas pelo poder da pintura e do cinema, ao turismo que decorre do interesse pela produção artística contemporânea).

António Barrento é docente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Doutorado em História da China (SOAS, Universidade de Londres), Mestre em Estudos da Ásia do Sul (SOAS, Universidade de Londres), em Língua e Sociedade Japonesas (Universidade de Sheffield), História da Ásia (SOAS, Universidade de Londres), Estudos Asiáticos (Universidade de Hong Kong), Direito (Universidade de Hong Kong), e Estudos Europeus Avançados (Colégio da Europa, Bruges).  

Tânia Ganito é professora auxiliar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (Universidade de Lisboa) e docente convidada do Mestrado em Estudos Asiáticos da Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa. É Doutorada em Estudos de Cultura (Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa), Mestre em Antropologia (ISCSP, Universidade Técnica de Lisboa), Licenciada em Língua Chinesa (Universidade de Língua e Cultura de Pequim), Investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (Universidade Católica Portuguesa) e Investigadora-Colaboradora do Instituto do Oriente (ISCSP, Universidade de Lisboa).

As inscrições estão disponíveis no site do Museu do Oriente.


Informações

Curso Online “História e Antropologia do Turismo na China”

Com António Barrento e Tânia Ganito

Datas: 1, 8, 15, 22, 29 Outubro; 5, 12 e 19 Novembro de 2022

Horário: Sábados | 10.00-13.00

Preço: 110 €

Participantes: mín. 20

cardapio.pt @ 20-9-2022 17:02:14


Clique aqui para ver mais sobre: Destinos