7/5/2016 a 11/6/2016 Exposição "Raizes#2" de Maria Afonso na DaVinci art gallery

A DaVinci art gallery, no Porto, irá apresentar ao público uma exposição individual, intitulada “Raizes#2, da artista Maria Afonso”. A inauguração será no próximo dia 7 de Maio de 2016, das 16h00 às 19h00. Esta mostra estará patente até ao próximo dia 11 de Junho de 2016 e reunirá um conjunto de 38 obras em aguarela, tinta da china e caneta pilot s/ papel da artista.

cardapio.pt @ 2-5-2016 12:46:54

Raízes são, entre outras coisas: origem; parte oculta de qualquer coisa; órgão das plantas vasculares de fixação e absorção, normalmente subterrâneo; a parte da palavra primitiva em que reside o significado da ideia original. [in Novo Dicionário da Língua Portuguesa, Texto Editores, Cacém, 2007, pp.1321].

A raiz de uma ideia será então, a origem dessa ideia. Mas também o vínculo que se estabelece com a origem. É desse vínculo que me liga à origem que nascem estes desenhos ou pinturas.

São trabalhos feitos de tempo, de ideias e de matérias.

Raízes#2 são a consequência de uma série que produzi em simultâneo com esta, em gravura calcográfica e à qual dei o nome de “Raízes”.

Neste conjunto de imagens a linha de pensamento manteve-se, mas alterei os procedimentos, os materiais, os modos, os meios, a escala e o formato. São desenhos/pinturas a aguarela, tinta-da-china e caneta pilot. Durante o tempo de execução, fui-me confrontando com o suporte a fim de dar forma às raízes do meu universo.

É este o processo que uso: um trabalho continuado, onde os materiais se sujeitam ao depósito lento das minhas ideias, pensamentos e emoções e também “matéria”.

“Não há machado que corte a raiz ao pensamento” - dizia Manuel Freire.

Como se o pensamento fosse uma espécie de terra, de solo, de espaço por onde as raízes se ramificam com uma imensa liberdade, alimentadas pelas ideias da vida, do ser, do húmus rico do tempo.

Maria Afonso, Março 2016


INFORMAÇÕES

©Maria Afonso

©Maria Afonso

Datas: 7 de maio a 11 de junho de 2016

Local: DaVinci art gallery, Porto

cardapio.pt @ 2-5-2016 12:46:54


Clique aqui para ver mais sobre: Exposições