14/12/2016 a 14/12/2016
Conferência "Contemporaneidade e Potência" no Museu Coleção Berardo
"Contemporaneidade e Potência" é o tema da conferência que Pedro Lapa apresenta, dia 14 de dezembro, no Museu Coleção Berardo. Nesta comunicação procurar-se-á refletir sobre a noção de contemporaneidade, a forma como esta afetou os entendimentos da arte moderna e como pode ser problematizada hoje.
cardapio.pt @ 7-12-2016 11:26:32
Serão revistas algumas conceções de tempo que enformaram as vanguardas artísticas e a partir da sua reconsideração crítica formular-se-ão outros entendimentos, que passam pela emergência da noção de acontecer, da contingência e da potência que esta encerra, para se descobrir, num mundo totalizado pelo presente, como o contemporâneo se pode revelar intempestivo.
Pedro Lapa é diretor artístico do Museu Coleção Berardo e professor auxiliar da Faculdade de Letras da Univ. de Lisboa. Foi diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado e, de 2004 a 2008, curador da Ellipse Foundation. Entre 2008 e 2010 foi também professor convidado da Escola das Artes da Univ. Católica de Lisboa. É doutorado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Univ. de Lisboa.
Este evento, de entrada gratuita, é apresentado no âmbito do VI Ciclo de Conferências Internacionais sobre Arte, História e Pensamento, organizado pela Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias de Informação da Univ. Lusófona, em conjunto com o Museu Coleção Berardo.
INFORMAÇÕES
Data: 14 de dezembro de 2016
Local; Museu Coleção Berardo, Lisboa
Horário: 18h00
Preço: Entrada gratuita, sujeita ao número de lugares disponíveis
cardapio.pt @ 7-12-2016 11:26:32
Clique aqui para ver mais sobre: Exposições