Requalificação do “Lugar da Vista Alegre" reconhecida com Prémio RegioStars da Comissão Europeia

O RegioStars é um galardão que distingue os melhores projetos de política de coesão na União Europeia, privilegiando projetos inovadores e de boas práticas de desenvolvimento regional. A Vista Alegre foi distinguida com o prémio “Escolha do Público”, um reconhecimento da comunidade sobre a importância que a requalificação do “Lugar da Vista Alegre", tem para o País, para a Região Centro ,e sobretudo, para o município de Ílhavo.

cardapio.pt @ 10-10-2018 12:27:23

Museu da Vista Alegre

Museu da Vista Alegre

A intervenção no Lugar da Vista Alegre incluiu essencialmente a edificação do Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, com a recuperação e integração do antigo Palácio, a ampliação e remodelação profunda do Museu Vista Alegre, a modernização da Fábrica da Vista Alegre, a requalificação da Creche enquanto Serviço Educativo de Manufatura e Pintura, a reabilitação do Teatro Vista Alegre, o restauro da capela seiscentista de Nossa Senhora da Penha de França e da sua contemporânea Fonte do Carrapichel (1693), marco do nascimento do topónimo Vista Alegre e abrangeu ainda uma área de edificado composto por algumas secções da fábrica e pelos edifícios contíguos, nos quais se instalam as lojas da Vista Alegre e da Bordallo Pinheiro, e ainda a Loja da Fábrica.

No global, todo o Lugar foi alvo de melhorias, incluindo o próprio bairro operário, tão característico da marca e que tem um plano de recuperação total em curso, para o integrar parcialmente na oferta turística.

Da iniciativa do Grupo Visabeira, este é um exemplo de recuperação de um património único que dignifica a região e o país e se constitui hoje como um atrativo destino turístico e cultural, com uma importante componente fabril, que honra o seu passado e orgulha quem o desfruta.

O projeto contou com um investimento de cerca de 44,5 milhões de euros por parte da Vista Alegre e inclui uma parceria com o Município de Ílhavo para a reabilitação do Museu e do Teatro.

Os vencedores dos prémios Regiostars atribuídos pela Comissão Europeia foram anunciados no passado dia 9, no âmbito da Semana Europeia das Regiões e das Cidades. Na cerimónia de atribuição do prémio estiveram presentes várias individualidades e personalidades responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, entre as quais Ana Abrunhosa, presidente da CCDR Centro (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro) e Paulo Soares, Administrador da Vista Alegre.

cardapio.pt @ 10-10-2018 12:27:23