14/8/2019 a 14/8/2019 Palácio Nacional de Sintra com entrada gratuita na noite 14 de agosto

Apresentação do Leito de Aparato do século XVII

No próximo dia 14 de agosto, véspera de feriado, o Palácio Nacional de Sintra vai estar aberto à noite para apresentar uma novidade no seu circuito museológico: um Leito de Aparato produzido em Portugal no século XVII que é peça única em território nacional. O evento é gratuito mas está sujeito a inscrição prévia, com capacidade limitada a 2.500 pessoas.

cardapio.pt @ 12-8-2019 15:33:30

Apresentação do Leito de Aparato do século XVII no Palácio Nacional de Sintra

Apresentação do Leito de Aparato do século XVII no Palácio Nacional de Sintra

O Leito de Aparato do século XVII, que passa agora a integrar a coleção do Palácio Nacional de Sintra, foi adquirido pela Parques de Sintra, em dezembro de 2016, e sujeito a trabalhos de conservação e restauro, entre 2017 e 2019. Pertenceu à Casa Ducal de Cadaval e reflete o elevado estatuto social e económico dos seus proprietários. Este tipo de cama não se destinava, porém, ao uso quotidiano. Era uma peça de mobiliário de valor simbólico e de ostentação, que se reflete nos materiais luxuosos de que é constituída. O seu uso pelas famílias reais e pela elite nobiliárquica estava associado a momentos marcantes na continuidade da dinastia ou da linhagem: casamento (fortalecimento da casa), nascimento (sucessão legítima da casa) e morte (perpetuação da memória).

Apenas se conhece um exemplar semelhante a este. Essa outra cama encontra-se em Espanha e faz parte do espólio da Basílica de Santa Maria de Elche, em Alicante. É igualmente de produção nacional e quase idêntica à que agora pode ser vista no Palácio Nacional de Sintra.

A noite proporciona o contexto ideal para tomar contacto com esta peça e a respetiva época, que marcou a vivência deste Palácio e cuja memória ali se encontra viva. As visitas são gratuitas e decorrem entre as 20h30 e as 00h30 (última entrada 00h00). Para além disso, caso as condições climatéricas o permitam, será possível aceder à varanda dos aposentos da Rainha Maria Pia, recentemente abertos à fruição pública, e contemplar a Serra de Sintra e o Castelo dos Mouros sob o céu noturno.

A disponibilização das inscrições para a abertura noturna será divulgada no site da Parques de Sintra e nas suas redes sociais (Facebook e Instagram), estando limitada a 2500 participantes. Assim, dado que a inscrição prévia online é obrigatória, todos os interessados devem manter-se atentos aos canais de comunicação da empresa. No dia do evento, a entrada será efetuada por ordem de chegada, dependendo o tempo de espera do número de participantes. No entanto, todos os inscritos que estejam no local até à hora da última entrada terão acesso garantido.


Informações

Data: 14 de agosto de 2019

Local: Palácio Nacional de Sintra

Horário: 20h30 - 00h30

Preço: Entrada livre

Mais informações: https://www.parquesdesintra.pt/

cardapio.pt @ 12-8-2019 15:33:30