Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em Matosinhos: A génese da Senhora de Fátima

Visitas gratuitas à Sala- Museu Guilherme Thedim no próximo domingo, no Centro Cívico de Santa Cruz do Bispo

O nome da família Thedim está para sempre associado à histórica imagem e ao fenómeno de Fátima. Foi das mãos de Guilherme e do seu irmão José, na sua oficina em Santa Cruz do Bispo, que saiu a primeira imagem escultórica da Senhora de Fátima em 1920.

cardapio.pt @ 11-4-2014 17:23:03

Guilherme Thedim foi uma das poucas pessoas autorizadas pela Igreja Católica a contactar diretamente com a irmã Lúcia, vidente de Fátima, na década de 40 do século XX. Das deslocações ao Convento de Coimbra (Carmelo de Santa Teresa) e da troca de correspondência, nasceu uma relação de amizade.


Na sequência de uma grande exposição, em 2004, organizada sobre este famoso escultor-santeiro, surgiu o projeto Sala- Museu Guilherme Thedim.


Espaço de arte sacra, tutelado pela Câmara Municipal de Matosinhos desde a sua inauguração em 2009, a Sala- Museu Guilherme Thedim acolhe um espólio artístico, doado pela família do mestre, com mais de cem peças, na sua maioria modelos escultóricos em barro, gesso e madeira, assim como algumas esculturas, que representam as várias fases do apurado processo de fabrico de uma imagem religiosa, bem como centenas de documentos, em especial cartas entre o escultor e a Irmã Lúcia.


Organizadas pela Junta de Freguesia da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, com o apoio da Autarquia e da MuMa- Rede de Museus de Matosinhos, as visitas à Sala- Museu Guilherme Thedim decorrem ao longo do dia 13 de abril, entre as 09h00 e as 17h00. A entrada é livre. As visitas estão integradas nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a 18 de abril, e que este ano são dedicadas aos “Lugares da Memória”.

cardapio.pt @ 11-4-2014 17:23:03

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Exposições