13/3/2015 a 17/3/2015 The Cliff Bay inaugura Rota das Estrelas 2015

A estreia do festival gastronómico, que pela primeira entra em Espanha, faz-se uma vez mais no Funchal, sob a batuta do restaurante Il Gallo d’Oro, do hotel The Cliff Bay (PortoBay Hotels & Resorts). A destacar o Kitchen Alive, um jantar volante que permite interação com os Chefes, numa experiência que promete uma surpreendente fusão entre cozinha, enologia e música.

cardapio.pt @ 20-2-2015 11:41:48

O primeiro evento da Rota das Estrelas este ano, acontece entre 13 e 17 de março. E, uma vez mais, promete! O Chefe Benoît Sinthon é anfitrião de Chefes convidados que chegam não só de Portugal como de vários pontos da Europa, estando representadas as inspirações gastronómicas de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Holanda e Áustria.

Entre os convidados : Thomas Bühner (La Vie, Alemanha, 3 Estrelas Michelin), Dieter Koschina (Vila Joya, Algarve, 2 Estrelas Michelin), Hans Neuner (Ocean, Algarve, 2 Estrelas Michelin), Erlantz Gorostiza (M.B, Espanha, 2 Estrelas Michelin), Michel Van der Kroft (‘t nonnetje, Holanda, 2 Estrelas Michelin), Olivier Barbarin (Châteaux d’Audrieu, França, 1 Estrela Michelin), Joachim Koerper (Eleven, Lisboa, 1 Estrela Michelin), Miguel Laffan (L´And, Alentejo, 1 Estrela Michelin), João Rodrigues (Feitoria, Lisboa, 1 Estrela Michelin), Jordi Esteve (Nectari, Espanha, 1 Estrela Michelin), Paulo Morais (Umai, Lisboa), Ljubomir Stanisic (100 Maneiras, Lisboa), Jacqueline Pfeiffer (Le Ciel, Áustria), Albano Lourenço (Arcadas, Coimbra), Fabian Nguyen (Ritz Four Seasons, Lisboa), Miguel Gameiro (escola Alain Ducasse) e Rui Martins (Cook avec moi, consultor).

Este ano, para além dos tradicionais jantares sentados à mesa, será apresentado um jantar volante em que a interação dos prestigiados Chefes com os participantes está mais presente, a gastronomia será mais próxima e espetacular, através de demonstrações dos prestigiados Chefes em show-cooking.

KITCHEN ALIVE . 13 DE MARÇO . THE CLIFF BAY . JANTAR VOLANTE

O lobby inferior do The Cliff Bay, o champagne, as ostras, o lavagante, a cavala, o porco bísaro, os vinhos portugueses . .. o restaurante The Rose Garden, o caviar, os queijos, o sushi, o foie gras, os doces, os vinhos internacionais . .. tudo conduz até o interior da cozinha, onde as bancadas de cozinha molecular prometem surpreender os que até aqui chegam. Estes 3 ambientes são palco deste jantar único que presta homenagem à gastronomia, com sabores requintados num ambiente descontraído. As várias sessões de música ao vivo que decorrem durante o jantar e o DJ instalado dentro da cozinha, animam a noite. A festa promete fusão entre cozinha, enologia e música. Os prestigiados chefes interagem com o público e partilham dicas gastronómicas com os mais curiosos . .. uma verdadeira e variada festa de sabores e uma experiência a não perder.

JANTARES DE DEGUSTAÇÃO . 16 E 17 DE MARÇO . IL GALLO D’ORO

O talento dos Chefes reúne-se para uma degustação dos melhores produtos locais e do mundo, entrecruzados com as maiores referências vínicas do país. Menu de degustação com pelo menos 6 pratos, acompanhado por uma seleção de grandes referências de vinhos nacionais. O jantar é precedido de cocktail com os Chefes.

PROGRAMA DIURNO

Em paralelo, o The Cliff Bay promove várias atividades durante o dia tendo por protagonista a gastronomia. Workshops de cozinha e de “bem-servir”, provas de vinhos, demonstrações culinárias, de bebidas locais e visitas de interesse gastronómico estão também no programa que está a ser ultimado para o evento.

Calendário 2015
Rota das Estrelas

Começa em março e vai até novembro. A 6ª edição do festival gastronómico Rota das Estrelas volta em 2015, num trajecto que já soma 27 eventos em restaurantes com estrela Michelin e que já envolveu 65 Chefes diferentes, vindos de 13 países estrangeiros. Este ano, 9 restaurantes já confirmaram presença. Com uma particularidade: em 2015 a Rota das Estrelas passa também pelo norte de Espanha.

Em termos gerais, o conceito passa por um festival itinerante que segue um roteiro anual e que passa por restaurantes galardoados com estrela no Guia Michelin. Cada restaurante participante prepara um festival em que cada Chefe Anfitrião recebe pelo menos outros dois Chefes galardoados. Preparam em conjunto um menu e um programa que enobreça os produtos nacionais e locais num verdadeiro tributo à alta gastronomia.

Este é um dos mais importantes festivais gastronómicos do país, tendo dado um grande contributo para a interação entre os vários protagonistas da alta gastronomia portuguesa, bem como para a sua visibilidade.

Entre março e novembro deste ano, nove eventos, começando pela ilha da Madeira, irão assinalar a passagem da Rota das Estrelas. Todos os restaurantes participantes são distinguidos pelo Guia Michelin.

E o calendário é:

13-17 março: Funchal, restaurante Il Gallo d’Oro, Chefe Benoît Sinthon, 1 estrela Michelin
24-25 abril : Montemor o Novo, restaurante L’And, Chefe Miguel Laffan, 1 estrela Michelin
15-16 maio: Lisboa, restaurante Feitoria, Chefe João Rodrigues, 1 estrela Michelin
11 setembro: Lisboa, restaurante Eleven, Chefe Joachim Koerper, 1 estrela Michelin
17-18 setembro: A Corunha (Espanha), restaurante As Garzas, Chefe Fernando Agrasar, 1 estrela Michelin
outubro: Porto, restaurante Pedro Lemos, Chefe Pedro Lemos, 1 estrela Michelin (data a confirmar)
17 outubro : Amarante, restaurante Largo do Paço, 1 Estrela Michelin
6-7 novembro: Porto, restaurante The Yeatman, Chefe Ricardo Costa, 1 estrela Michelin
13-14 novembro: Cascais, restaurante Fortaleza do Guincho, Chefe Vincent Farges, 1 estrela Michelin

A Rota das Estrelas pode ser seguida em www.rotadasestrelas.com, disponível nos idiomas português e inglês. Aqui encontra o calendário, a apresentação dos estabelecimentos participantes, o resumo e experiência dos Chefes.

As novidades de cada evento, nomeadamente os Chefes convidados de cada, serão atualizadas aqui, mais perto da data de cada um. Também aqui encontra o “clipping” gerado ao longo dos últimos anos, sendo que a Rota das Estrelas já mereceu cobertura de vários órgãos de referência estrangeiros, tais como o El Mundo, The Independent, Daily Telegraph

cardapio.pt @ 20-2-2015 11:41:48


Clique aqui para ver mais sobre: Gastronomia