6/5/2016 a 8/5/2016
21.ª Mostra de Vinhos em Fernando Pó
Entre 6 e 8 de maio, a aldeia de Fernando Pó é palco da 21.ª edição da Mostra de Vinhos, numa organização da Comissão da Mostra e da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, com o patrocínio da Câmara Municipal de Palmela. Tal como no ano passado, a mostra e o concurso ultrapassam as fronteiras das freguesias rurais de Poceirão e Marateca e acolhem adegas de todo o concelho, constituindo-se como montra privilegiada da produção vitivinícola de Palmela.
cardapio.pt @ 2-5-2016 11:27:59
Os 10 Melhores Vinhos do Ano serão revelados no dia 8, depois de selecionados em prova cega pela Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, a partir de um conjunto de 29 tintos, em representação de 29 adegas do concelho. Todos os tintos, a par de 18 brancos, estarão disponíveis para prova pelo público durante o fim de semana.
As entradas na Mostra têm o valor simbólico de dois euros na sexta-feira, e um euro ao sábado e ao domingo. A aquisição do copo oficial da Mostra, que custa três euros, dá acesso à prova de todos os vinhos disponíveis.
Ponto de encontro para produtores e apreciadores
Um dos grandes atrativos da Mostra de Vinhos de Fernando Pó passa pela oportunidade de contactar diretamente com os produtores e de conhecer os territórios de produção, entre os extensos “jardins de vinhas” que marcam a paisagem. Tradição e família são dois conceitos fortemente associados à produção vitivinícola desta região, assente numa aposta forte e consciente nos produtos endógenos e na promoção de valores genuínos.
Gastronomia e vinhos andam sempre lado a lado e o evento contempla, também, outros produtos locais de qualidade – queijos, enchidos e doçaria – bem como várias tasquinhas gastronómicas. As atividades enoturísticas voltam a estar em destaque, com visitas a adegas, passeios pelas vinhas de bicicleta ou a pé e degustação de produtos locais. O colóquio técnico, a exposição de alfaias agrícolas e o programa de animação musical completam três dias de festa e tradição no coração vitivinícola da Península de Setúbal.
Parceria com CP viabiliza comboio turístico
O Comboio Intercidades que liga Lisboa (Oriente) e Évora efetuará paragens em Pinhal Novo e em Fernando Pó, frente ao recinto da Mostra. Esta será, certamente, a forma mais cómoda e segura de visitar o certame e as adegas da aldeia. O Município estabeleceu uma parceria com a CP, que além deste serviço, dará origem, já a partir de julho, a uma ligação, de caráter turístico, entre Lisboa e Fernando Pó, parte integrante da estratégia delineada no projeto “Centro Rural Vinum”.
Programa da 21.ª Mostra de Vinhos:
Sexta–feira | 6 maio
19h00 Abertura ao público da Mostra
21h00 Espetáculo musical com Micaela
22h30 Baile com Luís Rosa
Sábado | 7 maio
10h00 Colóquio Técnico
I - “Higienização como Prevenção” | QUIMISERVE
II - “EPTAR’S Vinícolas” | TERMO ONO
12h00 Abertura da Mostra de Vinhos
16h00 Matiné dançante com Ricardo e Jorge
21h00 Atuação da TUNA “InSpiritus” (ISCS Egas Moniz-Coop.)
22h30 Baile com Ricardo e Jorge
Domingo | 8 maio
12h00 Abertura da Mostra de Vinhos
15h00 Matiné dançante com Luís Rosa
17h00 Atuação do Rancho Folclórico e Regional de Fernando Pó
19h00 Entrega de Prémios aos dez melhores vinhos
21h00 Baile com Luís Rosa até ao encerramento da Mostra
cardapio.pt @ 2-5-2016 11:27:59
Clique aqui para ver mais sobre: Gastronomia