25/1/2017 a 25/1/2017 Inscrições abertas para o Goût de France 2017

Pelo terceiro ano consecutivo, Goût de / Good France reunirá, no início da Primavera, a 21 de Março de 2017, mais de 2000 Chefs, em 5 continentes, para celebrar a gastronomia francesa. Este acontecimento, sob a forma de um jantar, irá homenagear a excelência da cozinha francesa, a sua capacidade de inovação e os valores que ela transmite: partilha, prazer, respeito pela saúde dos seus contemporâneos e pelo planeta.

cardapio.pt @ 23-12-2016 14:41:41

 Em 1912, Auguste Escoffier iniciava os “Jantares de Epicure”: o mesmo menu, no mesmo dia, em várias cidades do mundo e para um grande número de convidados. Goût de / Good France desenvolve esta bela ideia com o desejo de agregar todas as categorias de restaurantes em todo o mundo. Este acontecimento será uma das primeiras ilustrações concretas da inscrição da gastronomia francesa no património mundial da UNESCO e da sua influência no mundo.

Goût de / Good France tem por objectivo promover o património cultural e culinário francês. Este jantar inédito, com uma grande visibilidade, transmitirá, a nível internacional, mensagens e valores importantes:

- de modernidade. No século XXI, a cozinha francesa não se impõe hegemonicamente na cena culinária mundial. Os cozinheiros participantes no Goût de / Good France pretendem manter a sua própria tradição culinária. Propomos-lhes que a aliem à cozinha francesa;

- de excelência: Vitalidade, modernidade, responsabilidade. A cozinha representa, assim, os valores positivos da França tendo uma dimensão calorosa associada aos prazeres da mesa. Uma cozinha feita de produtos frescos, sazonais e locais, e confeccionada com menos gordura, açúcar e sal.

Uma cozinha para todos os bolsos, do bristrot à grande mesa.

O Goût de France/Good France é aberto a todos os restaurantes que procuram a excelência gastronómica e que podem divulgar a cozinha francesa. Os restaurantes participantes são  muito diferentes e, portanto, apresentam vários tipos de culinária, que incluem restaurantes de alta gastronomia, o bistrôt, a cozinha tradicional e a cozinha contemporânea. As escolas de hotelaria e de turismo são também incentivadas a participar através dos seus restaurantes para formação. 

Os restaurantes podem inscrever-se até dia 25 de janeiro 2017. Mais informações aqui e aqui.

cardapio.pt @ 23-12-2016 14:41:41


Clique aqui para ver mais sobre: Gastronomia