Município de Anadia premiado pelas suas "Leituras sem Idade"

O projeto “Leituras sem Idade”, da Câmara Municipal de Anadia, foi distinguido com a certificação “Iniciativa de Elevado Potencial de Empreendedorismo Social”, no âmbito do Projeto MIES – Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social em Portugal, em cerimónia que decorreu no passado dia 21 de janeiro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

cardapio.pt @ 26-1-2015 17:06:46

Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp

Promovido no âmbito do serviço da Biblioteca Municipal de Anadia, “Leituras sem Idade” foi certificado como Projeto ES+ e reconhecido como uma iniciativa de referência a nível nacional e internacional. O reconhecimento foi feito pelo MIES, “um projeto de investigação, que tem como objetivo mapear iniciativas de elevado potencial de empreendedorismo social no Norte, Alentejo e Centro do País utilizando como base a metodologia ES+”. Esta metodologia “foi desenvolvida pelo IES - Social Business School com o propósito de identificar iniciativas de elevado potencial de empreendedorismo social, considerando empreendedorismo social como um processo de procura de soluções inovadoras e sustentáveis para a resolução de problemas importantes e negligenciados da sociedade. Distingue-se por ser uma metodologia de proximidade, envolvendo um contacto muito próximo com cada região, através de entrevistas a pessoas locais e inquéritos aprofundados a iniciativas identificadas”. Esta ação pretende também divulgar e disseminar, a nível nacional e internacional, os projetos distinguidos, contribuindo, assim, para o crescimento e o aumento de um novo setor de inovação e empreendedorismo social, posicionando, assim, Portugal como país pioneiro na União Europeia no reconhecimento, estudo, divulgação e disseminação de boas práticas e casos de sucesso nacionais de projetos inovadores, sustentáveis, replicáveis e de forte impacto social.

O projeto “Leituras sem Idade” foi avaliado em quatro fases distintas, tendo sido, na última delas, apresentado a um conselho académico e científico, composto por investigadores nacionais e internacionais de universidades de referência, que o elegeram como Projeto ES+. Dos cerca de quatro mil projetos avaliados, apenas foram distinguidos dois desenvolvidos por serviços municipais de biblioteca, permitindo o da Biblioteca Municipal de Anadia dar visibilidade e reconhecimento ao trabalho que o Município de Anadia vem desenvolvendo no âmbito do apoio ao idoso vulnerável e combate ao isolamento psicológico. Trata-se de um modelo de intervenção que pretende dignificar e valorizar os idosos que esta~o institucionalizados e as suas histo´rias de vida, dando-lhes espac¸o e voz e promovendo a sua estimulac¸a~o cognitiva a partir da leitura. Um grupo de idosos por cada instituic¸a~o (6-15 utentes/grupo) vai a` biblioteca uma vez por me^s para sesso~es de 60 a 90 minutos: depois da leitura de um texto (poema, conto, noti´cia, ...), lanc¸a-se o mote para que os idosos possam refletir e expor as suas experie^ncias de vida. Este projeto, baseado na leitura, pretende ter um efeito terape^utico, pois permite a expressa~o de vive^ncias e sentimentos muitas vezes recalcados ao longo da vida. A oportunidade de falarem sobre a sua vida (ma´goas, alegrias) funciona como catarse e permite-lhes “lavarem” a sua alma. O projeto envolve 18 instituic¸o~es e 18 grupos de idosos, num total de 270 idosos.

O anúncio dos projetos certificados foi feito numa cerimónia que decorreu em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, onde esteve presente Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, que recebeu o certificado Projecto ES+ atribuído à Biblioteca Municipal de Anadia.

O projeto MIES é desenvolvido pelo IES – Social Business School e pelo IPAV – Instituto Padre António Vieira”, e conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação EDP e do Programa Operacional de Competitividade - Compete. O projeto tem como parceiros nacionais o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. e a RHmais, e parceiros internacionais a SIX - Social Innovation Exchange, e o Euclid Network.

cardapio.pt @ 26-1-2015 17:06:46


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros


Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp