12/2/2015 a 12/2/2015 Sessão de debate em torno da obra "Do Pântano não se sai a nado" de Joaquim Silva Pinto

Joaquim Silva Pinto e a Gradiva vão promover uma sessão de debate em torno da obra "Do Pântano não se sai a nado". A sessão terá lugar no dia 12 de Fevereiro de 2015, pelas 18h30, na Sala do Lago da Casa-Museu Medeiros e Almeida, na Rua Rosa Araújo, n.º 41, em Lisboa.

cardapio.pt @ 11-2-2015 16:29:43

Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp

A sessão de debate contará com as intervenções do Autor e de Guilherme Valente, editor da Gradiva.

Os temas em debate serão, por sugestão do Autor:

- Relações de Salazar com a Maçonaria.
- Quem teria escolhido Salazar para lhe suceder.
- Razões que levaram à recondução de Américo Tomás.
- Fim do Antigo Regime e o verdadeiro estratega da Revolução.
- Primeira maioria absoluta de Cavaco Silva viabilizada por Mário Soares.
- Os responsáveis directos pelo Pântano de onde “não se sai a nado”.
- Será viável a Social Democracia face à globalização?
- Opção por um regime para-presidencialista tipo francês ou pela redução dos actuais poderes do Chefe de Estado.

Seguir-se-á uma sessão de autógrafos.

ENTRADA LIVRE

Sinopse

Passados todos estes anos, reveladas, enfim, por tantas situações, o carácter, as capacidades e as compreensíveis limitações dos seus protagonistas «oficiais», reforça-se o sentimento ou mesmo a convicção de haver algo ainda por contar na história do 25 de Abril. Terá sido habilmente construído, aquilo que cada vez mais se apresenta como lenda dos capitães de Abril?

A verdade é que vão desaparecendo, sem a narrar, aqueles que poderiam ter contado a verdadeira história. Porventura os seus verdadeiros arquitectos e decisores.

Neste livro, uma personalidade que foi protagonista e teve um convívio privilegiado com os acontecimentos e os actores políticos da época vai mais longe, formulando dezenas de perguntas de difícil resposta sobre razões e consequências de acontecimentos que acompanhou pessoalmente ou dos quais teve conhecimento por fontes fidedignas, perpassando pelos consulados de Salazar e Marcelo Caetano, a crise do Regime da Constituição de 1933, a envolvência da Revolução de Abril, fixando-se concretamente sobre os que terão podido ser, pelas qualidades pessoais e estatuto, os seus verdadeiros mentores, para depois se focalizar em episódios da gradual consolidação democrática e finalizar com uma perspectiva sobre o futuro de Portugal a partir da eleição do próximo Presidente da República.

Ao perfil de personalidades com quem conviveu e à exactidão de factos concretos, muitos dos quais pouco conhecidos da generalidade das pessoas, adiciona a formulação de interrogações que desafiam o leitor a encontrar por si as melhores respostas para ocorrências nunca credivelmente explicadas. Numa linguagem acutilante, visa, como diz,despertar a bela adormecida, enfrentando decididamente as meias verdades que convenientemente foram sendo transformadas em lugares-comuns.

Autor

JOAQUIM SILVA PINTO. Integrou os governos de Marcelo Caetano dos 33 aos 39 anos, numa preocupação renovadora. Foi próximo de Melo e Castro e Pinto Leite. Em 1975, passou a viver em Madrid, começando como empregado e evoluindo com sucesso nos meios empresarial e associativo. Regressado a Portugal em 1981, colaborou em grandes empresas, que apoiou na área da internacionalização, mas como dirigente associativo, dentro e fora das nossas fronteiras, participou em realizações dedicadas às problemáticas das PME’s e indústrias criativas.

Docente universitário especializou-se em organização empresarial. Após intervir no MASP, voltou à política activa, durante cinco anos, sendo deputado à AR e líder de bancada na CM de Oeiras. Veio a afastar-se do PS em oposição frontal a Sócrates. Em 2012, pôs voluntariamente termo a lugares de administração, dedicando-se a consultadoria com assumido empenho na valorização do sénior activo, das cidades sustentáveis e do papel das câmaras de comércio bilaterais. Tem presentemente 79 anos. ENTRADA LIVRE

cardapio.pt @ 11-2-2015 16:29:43


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros


Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp