Novidades Livros (18 a 24 de abril de 2019)

cardapio.pt @ 17-4-2019 16:23:17

"A Idade das Descobertas" de Ian Goldin e Chris Kutarna

Título: A Idade das Descobertas - O Segundo Renascimento

Autor: Ian Goldin e Chris Kutarna 

Ano de edição: abril de 2019

Nº de páginas: 464

Editora: Temas e Debates

ISBN:  9789896445362

Sinopse: Verifica-se um crescimento da saúde, da riqueza e da educação à escala global. As descobertas científicas florescem. Mas as mesmas forças que permitem lucros fartos a uns conduzem a graves prejuízos para outros - e envolvem-nos de uma forma que a todos torna vulneráveis.


Já passámos por isto. O primeiro Renascimento, a época de Colombo, Vasco da Gama, Copérnico, Gutenberg e tantos outros, redesenhou todos os mapas do mundo, expandiu a informação e transportou a civilização ocidental da era medieval para a moderna. Esta mudança teve um custo: divisão social, extremismo político, choques económicos, pandemias e as outras consequências imprevisíveis dos empreendimentos humanos. Hoje vivemos o nosso segundo Renascimento.

"Sonhos Escandalosos" de Elizabeth Hoyt

Título: Sonhos Escandalosos - Série Maiden Lane - 3.º Livro

Autor: Elizabeth Hoyt 

Ano de edição: abril de 2019

Nº de páginas: 376

Editora: Quinta Essência

ISBN:  9789897801136

Sinopse: Conseguirá um pirata compreender…

Mickey O’Connor cresceu num meio miserável, feito de violência e abandono. Foi a muito custo que subiu na vida. Hoje em dia, porém, não tem dificuldade em conseguir tudo aquilo que quer. Tudo… exceto Silence Hollingbrook, a ingénua e bela mulher que não lhe sai da cabeça.

que o verdadeiro tesouro…
As ações de Silence foram sempre motivadas por amor ao marido - mas a jovem pagou bem caro por isso. Após ter ficado viúva, Silence espera encontrar por fim alguma tranquilidade… até ao dia em que Mickey entra de novo na sua vida com um irrecusável pedido de ajuda.

é o coração de uma mulher?

Sonhos Escandalosos é o desfecho perfeito para a série Maiden Lane: empolgante, romântico e muito sensual.

"Yoga para Pessoas que não Estão para Fazer Yoga" de Geoff Dyer

Título: Yoga para Pessoas que não Estão para Fazer Yoga

Autor: Geoff Dyer 

Ano de edição: abril de 2019

Nº de páginas: 216

Editora:  Quetzal Editores

ISBN:  9789897225680

Sinopse: Muito mais do que um livro de viagens, Yoga para Pessoas Que não Estão para Fazer Yoga é uma viagem por paisagens reais - Amesterdão, Camboja, Roma, Indonésia, Nova Orleães, Líbia, deserto do Nevada - e oníricas, por histórias, ideias, poemas e todos os labirintos da imaginação. Numa prosa reverberante de inteligência, de graça e de uma imensa comicidade, Dyer explora a noção de que experiências em diferentes tempos e lugares ocorrem, de alguma forma, em simultâneo; de que cada uma delas é única, irrepetível, sem paralelo; observa os fenómenos (e as sensações) que suspendem distância e espaço, e as categorias de proximidade e distância. E, em busca de experiências exóticas e extremas, Dyer procura o momento e o lugar perfeitos.

"Por Detrás da Cortina" de Beth Kery

Título:  Por Detrás da Cortina

Autor: Beth Kery 

Ano de edição: abril de 2019

Nº de páginas: 336

Editora: Edições Chá das Cinco

ISBN:  9789897103384

Sinopse:Asher Gaites está de regresso a Chicago para uma pausa no jornalismo. O reencontro com os amigos leva-o a um clube de jazz onde uma nova artista está a fazer furor, mas o que Asher encontra é muito mais do que poderia esperar. A voz que ouve e o corpo que vê através da cortina levam-no de volta ao passado. A cortina dá a Laila Barek o anonimato de que precisa. A americana de origem marroquina sempre lutou para conciliar os valores familiares e a paixão pela música. 


Mas há um homem que não lhe sai do pensamento, e quando Asher a confronta depois de um espetáculo fica chocado por reconhecer a mulher que o abandonou há quase uma década. Laila nunca conseguiu esquecer o toque e o sabor de Asher. E apesar da dúvida e do medo que ameaçam as suas vidas, ambos têm de confiar nos seus sentimentos para derrubar os muros que o mundo colocou entre eles.

"A Dieta da Água" de Dana Cohen e Gina Bria

Título: A Dieta da Água

Autor: Dana Cohen e Gina Bria

Ano de edição: abril de 2019

Nº de páginas: 280

Editora: Pergaminho

ISBN: 9789896875305

Sinopse: Dor de cabeça crónica… cansaço… dispersão da atenção… excesso de peso… insónia… dores renais… doenças autoimunes…. Podemos culpar o açúcar, o glúten ou o sedentarismo por estas maleitas modernas, mas falta uma peça fundamental do puzzle da saúde: a hidratação.


Sim, é verdade: quase todos nós, mesmo os que bebem religiosamente o seu litro e meio de água por dia, estamos desidratados. Dietas elevadas em sódio, ambientes artificialmente climatizados, medicação e dependência exclusiva da água para nos hidratarmos são apenas algumas fontes de má hidratação do nosso estilo de vida. É por isso que tantas dietas e planos de exercícios falham: porque não temos a hidratação necessária para os suportar. 

A Dieta da Água é um plano de bem-estar que pode reverter tudo isso. Ensina a encontrar formas alternativas de hidratação, tal como a da água presente nos alimentos verdes, que é absorvida a nível celular e mantém o corpo mais hidratado durante mais tempo. Suplementado por receitas práticas, este livro é indispensável para conquistar e manter uma saúde ótima durante mais tempo.

"Capustan" de Steven Erikson

Título: Capustan - Saga do Império Malazano - Livro Cinco

Autor: Steven Erikson 

Ano de edição: abril de 2019

Nº de páginas: 656

Editora: Saída de Emergência

ISBN: 9789897731631

Sinopse: O Domínio Pannion estendeu o seu poder a todo o continente Genabackis. Mas nem a sua influência consegue destruir as alianças incómodas que se forjam para proteger Capustan. A cidade está cercada e só uma habilidosa estratégia poderá levar à vitória na violenta batalha que vai definir o destino. Os antigos clãs começam a reunir-se. Os rumores de uma terrível vingança abundam num mundo ameaçado por poderes sombrios e malignos. 


Numa época de incerteza e destruição, haverá esperança num futuro livre?

"Números que Contam Histórias" de André Rodrigues

Título: Números que Contam Histórias - 90 f4c70s qu3 pr0v4v3lm3n73 n40 s4b3 s0br3 P0r7ug4l e 0 mund0 / 90 factos que provavelmente não sabe sobre Portugal e o mundo

Autor: André Rodrigues 

Ano de edição: abril de 2019

Nº de páginas: 224

Editora: Contraponto Editores

ISBN: 9789896661892

Sinopse: Os números estão muito mais próximos de nós do que julgamos e dominam o nosso quotidiano, mesmo que não gostemos de matemática. Mas este não é um livro de matemática, ainda que seja protagonizado por números. Confuso? Nem por isso. Este é, literalmente, um livro de cultura geral e os números são as personagens principais de histórias verídicas e cheias de informações e factos que o leitor provavelmente desconhece.


Sabia que, se o ser humano conseguisse utilizar o cérebro na capacidade máxima, armazenaria 4,7 mil milhões de livros?
E que os suínos em Espanha já são tantos que ultrapassam o número de cidadãos espanhóis?
Ou que um estagiário na Apple aufere 5300 euros, isto é, mais do que o nosso Presidente da República?
Ou ainda que a Rússia é tão grande que tem 11 fusos horários, o que faz com que de um lado do país haja habitantes que se sentam à mesa para jantar quando do outro há gente a despertar de uma noite de sono?
Se sonha com dias maiores, tem conhecimento de que, daqui a 6,7 milhões de anos, os dias do Planeta terão mais 1 segundo do que agora?
Fazia ideia de que as peças Lego vendidas num só ano dariam 5 vezes a volta à Terra?
Ou de que a fobia à sexta-feira 13 se chama «parascavedecatriafobia»?
Ou de que existem mais países filiados na FIFA do que na ONU?
E de que Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo?

3st3 p3qu3n0 t3xt0 s3rv3 4p3n45 p4r4 m05tr4r c0m0 4 no554 c4b3ç4 c0n53gu3 f4z3r c01545 1mpr3551on4ant35! R3p4r3: n0 1n1c10 p4r3c14 c0mpl1c4d0, m45 n35T4 L1nh4, 4 5u4 c4b3ç4 v41 d3c1fr4nd0 0 c0d1g0 qu453 4ut0m4t1c4M3nt3, 53M pr3c154r d3 p3n54r mu1t0, c3rt0? 3nt40 p0d3 0rgulh4r-53 d1550. 4 5u4 c4p4c1d4d3 m3r3c3! P4r4b3ns!

«Percebeu tudo à primeira? No princípio parece estranho, mas depois torna-se mais fácil. Números que contam histórias ou histórias que contam números? Que histórias podem contar essas entidades tão frias, impessoais e inquestionavelmente objetivas? Que vidas têm, afinal? Este livro é a demonstração inequívoca de como os números podem dizer muito mais do que a informação impressa pelos seus algarismos.»
Do prefácio de João Duque

«André Rodrigues não tortura os números, embora alguns lhe cheguem um pouco aturdidos. Trata-os com desvelo. Com inteligência e humor conta histórias à roda dos números que captam a atenção do leitor como antes captaram a atenção do radio-ouvinte. O seu livro ajudará a formar o que se chama «literacia matemática,» a capacidade de ler o mundo matematicamente.»
Do posfácio de Carlos Fiolhais

Hotel Silêncio de Audur Ava Olafsdóttir

Título: Hotel Silêncio

Autor: Audur Ava Olafsdóttir 

Ano de edição: abril de 2019

Nº de páginas: 200

Editora: Quetzal Editores

ISBN: 9789897225390

Sinopse: Jónas Ebeneser está no limiar dos quarenta e nove anos. É um homem divorciado, heterossexual, sem relevância social ou vida sexual. E tem a compulsão de consertar tudo o que lhe aparece à frente. Tomou recentemente conhecimento de que não é o pai biológico da sua filha. Isso despedaça-o e fá-lo mergulhar numa crise profunda.


Com grande mestria, num estilo poético e finamente irónico, Ólafsdóttir mostra neste romance a capacidade de autorregeneração de um homem que redescobre um sentido para a vida através da bondade, mesmo que o faça a partir das profundezas do desespero.

Ör («cicatriz», no original) foi galardoado em 2016 com o Prémio de Literatura Islandesa, o Prémio de Melhor Romance Islandês e o Prémio dos Livreiros Islandeses.

Extreme Ownership | Responsabilização Total Como os U. S. Navy Seals lideram e vencem de Jocko Willink e Leif Babin

Título: Extreme Ownership | Responsabilização Total

Autor: Jocko Willink e Leif Babin 

Ano de edição: abril de 2019

Nº de páginas: 360

Editora:  Lua de Papel

ISBN:  9789892344607

Sinopse: O emir da Al-Qaeda andava a monte há meses. Quando finalmente o localizaram, os SEALs atacaram de surpresa. Em pleno assalto, Leif Babin viu um dos terroristas a escapar-se. Começou a persegui lo e de repente viu-se sozinho, longe do pelotão, cercado por guerrilheiros. "As palavras do comandante da unidade, Jocko Willink, ecoaram na minha cabeça: Relaxa. Olha em volta. Toma uma decisão." Leif Babin tomou a decisão certa e conseguiu escapar ileso. 


Já nos EUA, ele e Jocko Willink fundaram a Echelon Front - uma consultora que transpôs, com enorme sucesso, os princípios de liderança dos Navy SEALs para o contexto empresarial. Os dois oficiais tinham-se destacado ao comando da SEAL Três, a unidade de elite mais condecorada da Guerra do Iraque, que cumprira a missão impossível de vencer a Batalha de Ramadi. E perceberam que as lições aprendidas num dos mais violentos cenários de guerra podiam ser postas em prática em qualquer empresa ou organização. 

O trabalho que desenvolveram como consultores civis foi entretanto condensado neste livro. Cada capítulo apresenta um exemplo prático vivido no campo de batalha, a explicação do princípio de liderança usado e como aplicar esse princípio ao universo empresarial. 

Se há algo que explica o extraordinário sucesso deste livro é o conceito que lhe dá o título: Responsabilização Total - estar à altura das responsabilidades.

"Nós Contra Eles" de Ian Bremmer

Título: Nós Contra Eles - O fracasso do globalismo

Autor: Ian Bremmer

Ano de edição: abril de 2019

Nº de páginas: 184

Editora: Bertrand Editora

ISBN:  9789722537414

Sinopse: Os EUA elegeram um presidente protecionista, anti-imigração, que prometia pôr a América em primeiro lugar. Na Europa, o Brexit avança e os partidos extremistas estão a cada vez mais perto do poder. 

Os paladinos da globalização prometeram-nos riqueza generalizada, mas desfeita esta fantasia, vemos o populismo propagar-se pelo mundo, alimentado pelos fracassos do globalismo. À deriva, um conjunto cada vez maior da população vê o seu futuro negado, deixa de reconhecer as caras e a cultura que a rodeia e escolhe encarar, cada vez mais, o mundo como uma batalha entre «nós» e «eles».
Quando o ser humano se sente ameaçado, tenta identificar os perigos e procurar aliados usando o inimigo identificado, real ou imaginado, para os recrutar. 

Este livro trata de como definimos essas ameaças e lutas pela sobrevivência. Trata dos muros, físicos ou digitais, que os governos erguem para proteger os que estão dentro dos que estão fora e para proteger o Estado dos seus próprios cidadãos. E trata do que podemos fazer para endireitar o mundo.

"Banhos de Caldas e Águas Minerais" de Ramalho Ortigão

Título: Banhos de Caldas e Águas Minerais

Autor: Ramalho Ortigão 

Ano de edição: abril de 2019

Editora: Quetzal Editores

ISBN: 9789897225697

Sinopse: Depois da publicação de As Praias de Portugal - Guia do Banhista e do Viajante, a Quetzal publica o celebrado (e quase desconhecido) guia de Ramalho Ortigão sobre as termas portuguesas. Num tempo em que o termalismo é recuperado como tratamento natural e fonte de saúde - celebrando os poderes curativos e terapêuticos da água -, a prosa elegante de Ramalho leva-nos em viagem pelo país fora, com descrições apuradas, informações que nunca se desatualizaram e um apuradíssimo gosto literário.


Mais do que um guia de viagem, trata-se da evocação de um tempo de paragem no ritmo da nossa vida, celebrando a antiga sabedoria termal, o contacto com a Natureza, a busca da tranquilidade, os «tratamentos de beleza», a meditação e o exercício físico, além da «alimentação saudável». Pura beleza, portanto.

"As Fronteiras da Razão" de Julian Baggini

Título: As Fronteiras da Razão - Um céptico racional num mundo irracional

Autor:  Julian Baggini 

Ano de edição: abril de 2019

Nº de páginas: 344

Editora: Gradiva

ISBN: 9789896168919

Sinopse: A razão, depois de ter sido encarada durante séculos como um juiz imparcial com amplas provas dadas, tem ultimamente vindo a ocupar um lugar de ré. Este livro procura mostrar como se chegou a este ponto e como se pode salvar a racionalidade do cerco irracionalista que a ameaça, que ameaça o mundo.


Por isso é preciso defender a racionalidade — a única esperança para sair do lamaçal intelectual do tempo em que vivemos. Defendê-la dos inimigos externos da razão, mas também dos que, apresentando-se como seus adeptos mas não reconhecendo os seus próprios limites, defendem uma concepção demasiado ambiciosa da racionalidade. Baggini propõe, então, uma correcta reavaliação do conceito de racionalidade, que não permite o seu uso político que consiste basicamente em descobrir uma justificação para as crenças que se quer impor ou que à partida nos recusamos a abandonar.

Assim, uma racionalidade não empobrecedora e construtiva, embora assente no raciocínio lógico-científico, não menospreza nem de modo nenhum exclui outras formas de discernimento racional que não são explicáveis nesses termos. Conclui que uma noção correcta de racionalidade envolve, em suma, a aplicação do pensamento crítico e o compromisso com uma «comunidade da razão» em que as divergências são aberta e publicamente debatidas, ao invés de serem encerradas pela força bruta ou pelo poder político.

Este é um livro simultaneamente desafiador e ponderado, com várias ideias originais sobre um dos temas mais relevantes do nosso tempo.

"Resiliência e Inteligência Emocional" de Carolina Machado e João Paulo Davim

Título: Resiliência e Inteligência Emocional

Autor: Carolina Machado e João Paulo Davim 

Ano de edição: abril de 2019

Nº de páginas: 324

Editora: Actual Editora

ISBN:  9789896943899

Sinopse: Assumindo-se como uma leitura diferenciada das publicações já existentes, ao procurar realçar teorias, modelos, processos e estratégias inovadoras, bem como os mais recentes desenvolvimentos no campo da Resiliência e da IE, o livro Resiliência e Inteligência Emocional procura dar particular destaque às perspetivas e contributos que nesta matéria têm vindo a ser dados por diferentes estudiosos nesta área de saber. 


Em particular, atendendo à necessidade de se desenvolverem processos cada vez mais sofisticados dos gestores e engenheiros tomarem decisões, usarem informações emocionais para orientar o pensamento e o comportamento dos seus colaboradores, bem como gerir emoções para se adaptarem aos diferentes ambientes e alcançar os objetivos da organização, o presente livro assume um caráter único ao realçar a problemática da Resiliência e da IE num contexto de grande competitividade como são os nossos dias.

"Geração Espontânea" de Margarida Brum

Título: Geração Espontânea

Autor: Margarida Brum 

Ano de edição: abril de 2019

Nº de páginas: 464

Editora: Bizâncio

ISBN: 9789725306277

Sinopse: Este é o romance de uma geração.


Da primeira geração livre de dizer e de pensar, da última que brincou na rua e ia com os professores na viagem de finalistas. Da geração que tinha de esperar pelo aniversário para conseguir um par de patins e poupava a semanada até ter dinheiro para assistir a um concerto de rock.

Sara e Carolina são duas amigas que seguem rumos diferentes na vida.

Sara permanece em Portugal, mas viaja no tempo à procura das suas origens. Carolina corre o mundo, viajando nos veleiros onde trabalha.
Mas, as duas têm sempre encontro marcado em Monte Gordo. Aí revisitam as memórias comuns de adolescência e partilham as alegrias e o sofrimento que a descoberta do amor e da vida podem trazer.

"Máquinas Como Eu" de Ian McEwan

Título: Máquinas Como Eu

Autor: Ian McEwan 

Ano de edição: abril de 2019

Nº de páginas: 320

Editora: Gradiva

ISBN: 9789896168865

Sinopse: Máquinas Como Eu decorre numa Londres alternativa nos anos 1980.

Charlie, à deriva na vida e esquivando-se de um emprego a tempo inteiro, está apaixonado por Miranda, uma aluna brilhante que vive com um segredo terrível. 
Quando Charlie herda uma pequena fortuna, compra Adam, um exemplar do primeiro lote de seres humanos sintéticos. 

Com a ajuda de Miranda, constrói a personalidade de Adam. O quase-humano é belo, forte e inteligente… e depressa se forma um triângulo amoroso. 
Estes três seres confrontar-se-ão com um dilema moral profundo e os amantes serão postos à prova para além do seu próprio entendimento. 

Este romance subversivo e divertido de Ian McEwan coloca questões fundamentais: 
O que nos torna humanos? 
Os nossos actos, exteriores, ou as nossas vidas interiores? Pode uma máquina entender um coração humano?

Uma história empolgante e provocadora que nos alerta para o perigo de criarmos coisas que escapam ao nosso controlo.

"Santos e Pecadores" de Graham Greene

Título: Santos e Pecadores - Ensaios Escolhidos

Autor: Graham Greene 

Ano de edição: março de 2019

Nº de páginas: 136

Editora: Livros do Brasil

ISBN: 978-972-38-3093-4

Sinopse: Além de reputado romancista, contista, autor de peças de teatro e de argumentos para filmes, Graham Greene foi também um mestre na escrita ensaística. No volume que aqui se apresenta, com seleção e prefácio de Pedro Mexia, reúnem-se alguns dos seus textos mais marcantes, produzidos ao longo de cinco décadas e publicados em diferentes volumes, e que abrem uma janela sobre os temas que mais fascinaram este que foi um dos grandes autores britânicos do século XX: outros escritores e artistas, a igreja católica, figuras revolucionárias, o mundo do cinema. «Foi o tédio que me levou a escrever e a injustiça que me forneceu os temas», revela nestas páginas. «As injustiças de que me apercebo não me encolerizam; melhoram os meus poderes de observação. A distância é um dos requisitos da boa literatura.»

"O Último Abraço" de Alejandro Parra

 Título: O Último Abraço - Fenómenos paranormais no limiar da morte

Autor: Alejandro Parra 

Ano de edição: abril de 2019

Nº de páginas: 192

Editora: Gradiva

ISBN: 9789896168902

PVP: 18,80€

Sinopse: Nesta obra, Alejandro Parra resume as conclusões de dezenas de experiências inexplicáveis, tais como visões tidas por pessoas prestes a morrer, ou pacientes que recuperam de forma súbita e total depois de uma intervenção religiosa. As próprias enfermeiras têm frequentemente as suas próprias experiências em contexto hospitalar, como aparições, «coincidências» significativas, visão de campos de energia, luzes ou «descargas eléctricas» em torno de um paciente hospitalizado ou saindo deste. 


Também observaram comportamentos anómalos de animais e de equipamentos médicos, percepcionaram intuitivamente a enfermidade de um doente ou quando aquele faleceria. Neste livro, relatam-se essas experiências, vividas em Unidades de Cuidados Intensivos, Neonatologia, Pediatria e Neuropsiquiatria. As enfermeiras são os primeiros profissionais de saúde com quem os pacientes contactam. Uma possível explicação do papel que as enfermeiras e os cuidadores desempenham no âmbito deste livro - ao contrário dos médicos - é a proximidade e o tempo que passam com os pacientes, o que faz aumentar a confiança e a empatia mútuos. 

Muitas vezes as enfermeiras são mais empáticas e melhores ouvintes do que muitos médicos de família ou os próprios familiares. Por isso, as enfermeiras e os cuidadores em geral devem estar informados sobre como reagir perante pacientes que vivam estas experiências.

A presente obra serve também como guia, ao explorar estes relatos impressionantes e experiências extraordinárias.


"As Grandes Conspirações da História de Portugal" de Rui Cardoso

Título: As Grandes Conspirações da História de Portugal

Autor: Rui Cardoso 

Ano de edição: abril de 2019

Nº de páginas: 272

Editora: Matéria Prima

ISBN: 9789897691478

Sinopse: São séculos de intriga e conluio muito bem retratados. Um relato rigoroso e empolgante daqueles que tudo fizeram para chegar ao poder, ou para não o perderem.

"O Mestre do Amor" de Augusto Cury

Título: O Mestre do Amor

Autor: Augusto Cury 

Ano de edição: abril de 2019

Nº de páginas: 184

Editora: Lua de Papel

ISBN:  9789892344669

Sinopse: Este livro conta uma história de amor. O amor de um homem pela humanidade, com todas as suas falhas e superações. Apenas uma pessoa foi capaz de levar este sentimento até às últimas consequências e, em nome dele, entregar-se à morte: Jesus. "Que homem é capaz de, no auge do sofrimento, esquecer-se de si próprio e preocupar-se apenas com os outros?", interroga-se Augusto Cury neste livro marcante da série O Mestre dos Mestres.


Através de uma abordagem poética - mas fundamentada na ciência, na história e na psicologia -, o autor faz um estudo sobre as comoventes mensagens que Jesus nos deixou antes de morrer na cruz. Hora a hora, à medida que caminhava para o Monte Calvário, em cada um desses momentos de dor, Jesus reforçava os laços com o seu Pai - sabia que o sofrimento fazia parte do seu destino, precisava de sofrer para completar a sua missão. 

E hoje, passados dois mil anos, ao recordar aquelas últimas horas, podemos refletir sobre a generosidade das suas ações - e perceber até que ponto as nossas atitudes podem ser egoístas e superficiais. Com o seu exemplo, percebemos a nossa tendência para exagerar a importância dos problemas, deixando de ver as valiosas lições que eles nos trazem. 

Pela força da sua inabalável fé em nós, Jesus tornou-se a personagem mais importante da história.

"Mulheres e Eleições"

Título: Mulheres e Eleições

Autor: Ana Paula Pires, Ivo Veiga e Fátima Mariano 

Ano de edição: abril de 2019

Nº de páginas: 256

Editora: Edições Almedina

ISBN: 9789724079158

Sinopse: Mulheres e Eleições oferece uma reflexão multidisciplinar sobre a participação das mulheres na política, através da análise dos discursos e das práticas no contexto português, espanhol e também da União Europeia. Desde a conquista do direito ao voto até ao facto de serem candidatas aos órgãos do poder político, passando pela participação nas campanhas eleitorais, a filiação nos partidos políticos e a organização dos próprios atos eleitorais. A questão da participação das mulheres na política surge no final do século xviii com a emergência dos estados liberais e a necessidade de definir quem poderia eleger e ser eleito para o parlamento. 


A sua exclusão do novo modelo de governo acentua o debate sobre o papel que os homens e as mulheres desempenhavam tanto na família como na sociedade.

"Correspondente de guerra" de John Steinbeck

Título: Correspondente de guerra

Autor: John Steinbeck 

Ano de edição: março de 2019

Nº de páginas: 224

Editora: Livros do Brasil

ISBN: 978-972-38-3095-8

Sinopse: Escritos por John Steinbeck para o jornal New York Herald Tribune entre junho e dezembro de 1943, a partir de diferentes campos de batalha da Segunda Guerra Mundial, os textos aqui reunidos foram pela primeira vez publicados em livro em 1958. Dos navios de tropas em Inglaterra ao blitz de Londres, das lutas no Norte de África ao desembarque nas praias italianas, estes são relatos de um repórter com os pés e o coração no palco da ação, que come e bebe com os soldados atrás das linhas inimigas, que conversa com eles, que se lhes junta quando a luta eclode. «Os artigos de que este volume se compõe foram escritos sob tensão», comentou o autor quinze anos após a sua escrita, na introdução deste volume. «Ao relê-los, o meu primeiro impulso foi corrigir, adoçar as frases mais ásperas e suprimir as repetições, mas cheguei à conclusão de que essa aspereza teria de manter-se. Suprimi-la equivaleria a roubar-lhes o seu carácter de urgência. Estes artigos são tão reais como a má feiticeira e a boa fada, tão verdadeiros, autenticados e feitos para circular como qualquer outro mito.» E lê-los é, ainda hoje, uma lição de humanidade.

"Antinous e outros poemas em inglês" de Fernando Pessoa

Título: Antinous e outros poemas em inglês

Autor: Fernando Pessoa 

Ano de edição: abril de 2019

Nº de páginas: 272

Editora: Assírio & Alvim

ISBN: 978-972-37-2087-7

Sinopse: Ser um grande poeta da língua de Shakespeare foi a maior ambição de Fernando Pessoa enquanto jovem escritor. Mesmo após o seu regresso da África do Sul para Lisboa, com 17 anos de idade, continuou durante largos anos a escrever muita poesia em inglês, incluindo dezenas de sonetos shakespearianos. Só viria a tornar-se um poeta universal, contudo, graças ao que escreveu em português. Embora não tenha realizado a sua ambição juvenil, deixou-nos alguns grandes poemas em inglês, como «Antinous», o seu mais belo poema de amor. A presente antologia, em versão bilingue, inclui todos os poemas em inglês publicados em vida de Pessoa, bem como uma seleção dos que ficaram para a famosa arca e para nós, seus futuros leitores.

"William Wenton e o Agente Orbulator" de Bobbie Peers

Título: William Wenton e o Agente Orbulator

Autor: Bobbie Peers 

Ano de edição: fevereiro de 2019

Nº de páginas: 240

Editora: Porto Editora

ISBN: 978-972-0-04846-2

Sinopse: É uma noite escura aparentemente normal – até que de repente o Big Ben deixa de funcionar. Pouco tempo depois, uma figura misteriosa, o agente orbulator, aparece a William e dá-lhe um estranho objeto em forma de pirâmide.


Os dois acontecimentos marcam o início de uma nova e voraz aventura para William e a sua melhor amiga Iscia. Viajando da Noruega a Londres, William define como prioridade descobrir quem roubou a pen com o avô Tobias e porquê – mas distinguir amigos de inimigos tornou-se difícil, e não é só porque muitos deles começaram a usar máscaras holográficas… É então que William, forçado a escolher, decide solucionar o código oculto no orbulator, enquanto luta para se defender de velhos inimigos e desvendar mais um dos segredos do luridium.

O retorno de Bobbie Peers ao universo de William Wenton é um desfile cintilante de segredos sombrios, códigos aparentemente impossíveis de decifrar, reviravoltas engenhosas, tecnologia inteligente e bravura – em todas as suas formas e tamanhos.

William Wenton e o Agente Orbulator é o terceiro título desta emocionante e inovadora série.

"Eu e os Outros - Uma espécie de memórias" de José António Saraiva

Título: Eu e os Outros - Uma espécie de memórias

Autor: José António Saraiva 

Ano de edição: abril de 2019

Nº de páginas: 216

Editora: Gradiva

ISBN: 9789896168889

Sinopse: O programa A Noite da Má Língua começava com um cartoon animado onde um exemplar do Expresso, jornal que eu dirigia, era metido na sanita - ouvindo-se a seguir o ruído inconfundível de um autoclismo a descarregar. Depois, o jornalista Vítor Moura Pinto dizia mal da última edição do jornal e de mim próprio. Isto acontecia todas as semanas.


Pois bem: muitos anos depois, Júlia Pinheiro considerava magistrais os comentários de Moura Pinto, elogiava Emídio Rangel por permitir o programa e felicitava Balsemão por resistir às minhas supostas queixas. Ou seja, todos eram bons menos o Saraiva - que, por acaso, era a vítima no meio daquilo. Já agora esclareço que nunca me queixei a Balsemão. 

Semanalmente o meu jornal era atacado numa televisão que até fazia parte do mesmo grupo, mas calava-me - porque não está na minha natureza fazer queixinhas. As queixas, por estranho que pareça, vinham até do outro lado…

"Lenine" de Ozanam , Rey e Rodier

Título: Lenine

Autor: Ozanam , Rey e Rodier 

Ano de edição: abril de 2019

Nº de páginas: 56

Editora: Gradiva

ISBN: 9789896168872

Sinopse: A partir dos anos 1880, VLADIMIR ILITCH ULIANOV, conhecido como Lenine, faz da sua vida um combate permanente para defender as suas ideias e impôr o comunismo na Rússia. Mas, antes de se tornar o ícone internacional do comunismo no século XX, Lenine constrói-se como um intelectual radical escrevendo obras de reflexão política e textos programáticos. 


Também quer ser um homem de ação e faz valer a necessidade de criar uma vanguarda revolucionária para mostrar a via ao proletariado e guiá-lo em direção a uma sociedade mais justa, e se for preciso através da ditadura do Partido bolchevique













cardapio.pt @ 17-4-2019 16:23:17