Novidades Livros (9 a 15 de maio de 2019)

cardapio.pt @ 8-5-2019 16:21:30

"Em Nome do Amor" de Lesley Pearse

Editor: Edições Asa

Sinopse: Katy Speed tem 23 anos e o sonho de viver em Londres, longe da pequena cidade de Bexhill-On-Sea e do temperamento difícil da mãe.


Enquanto não consegue escapar, acompanha avidamente a vida de Gloria Reynolds, a simpática e glamorosa vizinha da frente. Para Katy, entediada com a pacatez do seu dia a dia, as estranhas movimentações na casa de Gloria são um alimento para a imaginação...

Quem serão as mulheres que a visitam ao sábado num carro preto? E porque é que por vezes vêm acompanhadas de crianças? O certo é que essas atividades suspeitas provocam algum desconforto na comunidade. Uma noite, porém, um incêndio devastador vai por fim a tudo isso… e também à vida de Gloria e da filha. Depressa se torna evidente que se tratou de fogo posto, uma notícia chocante para todos mas principalmente para Katy, pois o principal suspeito é o seu pai. 

Ela sabe que ele é inocente. 
E vai fazer tudo para o provar... nem que para isso tenha de arriscar a própria vida.

Romance de amor e história de coragem, Em Nome do Amor é uma incursão perturbante ao lado negro das relações humanas. No magnífico retrato de uma época já distante, a autora bestseller trata com profundidade e coragem temas tremendamente relevantes ainda nos dias de hoje.

"Retratos com Erro" de Eucanaã Ferraz

Editor: Tinta da China

Sinopse: Entre o concreto e o imaginado, entre os contos de fadas e as histórias de terror, Retratos com erro desenha muitos mundos que, como espelhos distorcidos, se multiplicam e se deformam. Eucanaã Ferraz descreve com lirismo o amor zeloso e o desejo tórrido, a beleza e a perfeição, mas também o horror, o medo e a loucura. O retrato, aparentemente, nunca está completo. Entre o dito e o não dito, Retratos com Erro traz à baila príncipes, rainhas, ladrões, poetas, assassinos, bêbados e mágicos, numa avalanche de confissões íntimas entrecortadas pelas mais factuais notícias de jornal. Neste turbilhão de personagens reais e inventadas, descrições ora directas ora mirabolantes, um verso sintetiza este livro com limpidez: «só o silêncio que reluz é ouro».

"Nascemos Frágeis e Recebemos Ordens para Sermos Fortes - Um olhar sobre o narcisismo e a autoestima" de João Carlos Melo

Editor:  Bertrand Editora

Sinopse: «Um vigoroso ensaio em busca do entendimento do amor-próprio (…) este livro interroga e interroga-nos, ilumina e foca», segundo o prefácio de Coimbra de Matos. Um olhar esclarecedor, lúcido e descomplexado sobre a autoestima saudável e o excesso do amor-próprio, da vaidade à confiança plena, das nossas origens de mamífero cooperante à sociedade sofisticada e digital dos dias de hoje.

"Sinto Muito" de Nuno Lobo Antunes

Editor: Lua de Papel

Sinopse: Jennifer morreu, ainda não tinha vinte anos. Foi levada num caixão branco onde o pai, durante a noite, tinha pintado golfinhos azuis. Nuno Lobo Antunes nunca a esqueceu e evoca-a num dos mais belos textos deste livro. E nós, quando o lemos, voltamos com o médico a Nova Iorque, aos tempos em que trabalhou como especialista em Neuro-Oncologia Pediátrica. 


Acompanhamo-lo numa série de quadros poéticos, recordações de sete anos de intensa vida hospitalar, em que a violência das emoções atingia, todos os dias, dimensões de drama. 
E, se por acaso, entre as sucessivas derrotas, luzia uma pequena vitória, era sempre celebrada a medo - porque a iminência de uma recaída pairava sempre sobre aquelas vidas, quase sempre demasiado curtas. 

Sinto Muito devolve-nos um médico (ainda e sempre) em formação, à procura de si mesmo numa cidade desmedida, distante, multicultural, onde aos poucos se dilui. E é a partir dela que nos relata a estranheza de estar lá tão longe a viver, todos os dias, novas despedidas.

"Agradar e Tocar - Ensaio sobre a sociedade da sedução" de Gilles Lipovetsky

Editor:  Edições 70

Sinopse: O desejo de agradar e os comportamentos sedutores parecem intemporais, uma vez que as espécies se reproduzem sexualmente. no entanto, a hipermodernidade liberal marca uma rutura importante nessa história milenar, uma vez que impõe às nossas sociedades a generalização do ethos sedutor e a supremacia dos seus mecanismos. As palavras de ordem não são restringir, ordenar, disciplinar, reprimir, mas sim agradar e tocar.


A economia consumista oferece diariamente anúncios atrativos que são dominados pelo imperativo de captar o desejo, a atenção e os afetos; o modelo educativo é elaborado para assentar na compreensão, no prazer, na escuta relacional; na esfera política, longe vão os tempos da convicção no poder da propaganda uma vez que se impõe a sedução por formas de comunicar através da imagem, completando a dinâmica de secularização da autoridade do poder. a sedução tornou-se a figura suprema do poder nas sociedades democráticas liberais.

"Terra de Lobos" de Tunde Farrand

Editor: TopSeller

Sinopse: Londres, 2050. A crise socioeconómica terminou e as políticas de incentivo ao consumismo não param de surgir.


Ser proprietário de terrenos fora da cidade é privilégio de uma elite, sendo que a restante população apenas obtém o seu Direito de Residência se o dinheiro que gastar for suficiente para alcançar um dos patamares do estatuto de Consumidor. 

O envelhecimento foi abolido graças a uma nova e radical abordagem, que substitui a reforma por uma feliz eutanásia num Dignitorium, embora os mais desfavorecidos sejam deixados à sua sorte, longe da vista daqueles que efetivamente contribuem para a sociedade. 

Alice é uma Consumidora Média. Depois do desaparecimento de Philip, arrisca-se a perder a casa e o seu estatuto social, começando a pôr em causa a sociedade em que foi criada e que o próprio marido ajudou a construir. Na demanda pelo paradeiro de Philip, ela acaba por descobrir algumas verdades horrendas acerca do que aconteceu à sua família no passado e da crueldade que se esconde por detrás da nova hierarquia social. 

Terra de Lobos é uma poderosa visão distópica, no espírito de Black Mirror, que agradará a fãs de História de Uma Serva e Nunca me Deixes.

"A Senhora do Monte - O regresso à tradição e a uma vida mais natural" de Claudia Costa e Tiago Lucena

Editor: Edições Chá das Cinco

Sinopse: A Senhora do Monte assume-se como um projecto assente na sustentabilidade e na agricultura biológica para encontrar um estilo de vida mais auto-suficiente. Recuperando o nosso passado tradicional e os saberes ancestrais, os autores apresentam soluções orgânicas caseiras para o dia-a-dia. Mais de 70 receitas de higiene pessoal e limpeza da casa, fáceis de preparar, ecológicas e com produtos naturais disponíveis em qualquer drogaria, ervanária ou supermercado. 


Tudo para um futuro mais ecológico a pensar em nós e nas gerações vindouras. Poupe na sua saúde e diminua a pegada ecológica no planeta com soluções saudáveis e sem químicos, poupando algum dinheiro no processo!

"D. Afonso III, O Bolonhês Um grande Homem de Estado (1212-1279)" de Diogo Freitas do Amaral

Editor: 11 X 17

Sinopse: Uma análise minuciosa e inovadora sobre o quinto rei de Portugal, D. Afonso III, o Bolonhês, que em 1248 sucedeu ao seu irmão D. Sancho II e que Freitas do Amaral considera um dos principais monarcas da História de Portugal. Um estudo que acompanha o percurso de vida de D. Afonso III, desde a sua educação em França até ao seu reinado em Portugal, sublinhando e tentando interpretar a importância de um monarca que cunha de forma indelével a vida nacional. 


Freitas do Amaral destaca os pontos que considera mais marcantes no exercício do poder de D. Afonso III, sem esquecer que o Bolonhês foi o monarca que pela primeira vez convocou as Cortes - assembleia geral do reino - com representantes de toda a sociedade, que definiu Lisboa como capital do reino e que definiu o território continental sensivelmente com as mesmas fronteiras que tem hoje.

"Mil Beijos" de Tillie Cole

Editor: Quinta Essência

Sinopse: Um rapaz.

Uma rapariga.
Um elo que se forma num segundo. Um amor que nem o tempo ou a distância poderão destruir, pois é eterno… 

O jovem Rune Kristiansen está de regresso a Blossom Grove, na Georgia. Foi nessa pacata vila que, com apenas cinco anos, conheceu o amor da sua vida: Poppy Litchfield. Foi lá que cresceram juntos, que planearam um futuro a dois. Quando Rune foi obrigado a partir, os jovens trocaram juras de amor eterno. Poppy prometeu esperar… e subitamente, deixou de dar notícias.

O que terá levado Poppy a remeter-se ao silêncio? 
Como pode ela ter esquecido tudo o que viveram juntos? 
Para poder avançar com a sua vida, Rune está decidido a deslindar o mistério do afastamento de Poppy. E também completar uma estranha e já antiga missão.

Mas Rune não podia adivinhar que o pior golpe ainda está para vir…. 

Depois de ler Mil Beijos, dificilmente irá esquecer o nome da sua autora, Tillie Cole. Vai rir, vai chorar, e vai reviver também o grande amor da sua vida…

"Funny Cook - As Receitas mais Divertidas de Sempre para Minichefs" de Mafalda Teixeira

Editor: Influência

Sinopse: Da conhecida atriz Mafalda Teixeira, este livro vai juntar adultos e miúdos na cozinha. 


«Com o ritmo alucinante dos dias de hoje, e com a rotina a que os pais são sujeitos diariamente, é necessário simplificar no que for possível, portanto, receitas rápidas e saudáveis é o que todos os pais desejam. Porque não integrar os nossos filhos na tarefa diária da cozinha?» Este é o desafio que nos faz a autora, Mafalda Teixeira. 

As receitas mais divertidas de sempre para minichefs! 

Em Funny Cook, a autora apresenta mais de 60 snacks, doces e salgados, sempre com um apontamento divertido, em que muitos dos ingredientes que as crianças não apreciam, e até torcem o nariz, estão incorporados numa imagem que elas adoram. Estas receitas ilustradas oferecem alternativas saudáveis para quando a fome aperta. Mafalda Teixeira vai mostrar-lhe como cozinhar pode ser divertido para si e para as crianças, que assim vão aprendendo conceitos básicos de cozinha e ganhando o gosto pela confeção das refeições. E podem, também, aprender várias curiosidades sobre mais de 50 alimentos, o que torna todas estas receitas divertidas de fazer e mais ainda de comer. 

Neste livro, vai encontrar mais de 60 receitas fáceis, saudáveis e divertidas para cozinhar em família.

"Os Grandes Economistas - Como as suas ideias nos podem ajudar" de Linda Yueh

Editor: Clube do Autor

Sinopse: O que nos dizem os grandes economistas sobre os desafios económicos da atualidade. De Adam Smith a Karl Marx, de John Maynard Keynes a Friedrich Hayek, este livro revela o pensamento de mais de uma dezena de economistas e a sua resposta às problemáticas dos dias de hoje.


Os governos devem reequilibrar a economia?
A desigualdade é mesmo inevitável?
Pode voltar a acontecer uma grande recessão?
O que estimula a inovação?
Porque continuam a existir salários tão baixos?
Qual a verdadeira importância do défice comercial?
O crescimento lento será a regra do futuro?

As respostas, claras e objetivas, a estas e a muitas outras perguntas fundamentais estão aqui.

"Tarot e Espiritualidade - A taróloga dos bebés" de Inês Pereira Pina

Editor: Lua de Papel

Sinopse: Foi por volta dos dez anos, quando começou a ir com o pai aos encontros da Ordem de Rosa-Cruz (uma organização mística e filosófica), que Inês Pereira Pina começou a descobrir a sua espiritualidade. Já em adulta, quando teve a primeira consulta com uma taróloga, foi confrontada com a evidência: Inês tinha poderes mediúnicos, só não estava a usá-los. 


Nos anos seguintes viria a aprender a arte de lançar as cartas de Tarot e as interpretar. Com o tempo e a prática, Inês verificou ainda outra coisa espantosa: tinha uma enorme facilidade em perceber quando as mulheres que a procuravam iriam engravidar. Conseguia também, em certos casos, desbloquear as energias que estavam a impedir a gravidez. Esse talento raro (a autora já previu mais de 200 nascimentos) valeu-lhe a alcunha de A Taróloga dos Bebés, que ainda hoje se mantém. 

Neste livro, porém, não é só de bebés que se fala. Mas sim da nossa vida espiritual, e de como a podemos tornar mais rica se nos aproximarmos das entidades que nos protegem. Sim, porque Inês acredita que todos nós temos um certo grau de mediunidade, e com as ferramentas certas, podemos mais facilmente ter acesso aos nossos guias. 

Neste livro encontrará um baralho de Tarot recortável e tudo o que precisa de saber para começar a lançar e interpretar as cartas. E ainda dicas e conselhos para desenvolver a sua conexão com o mundo espiritual, e para se proteger.


"Mafia Life - Como é a vida, o amor e a morte no seio do crime organizado?" de Federico Varese

Editor: Desassossego

Sinopse: As máfias estão presentes em todo o mundo, com centenas de milhares de membros e muitos milhões de dólares em receitas. De Hong Kong a Nova Iorque, estas organizações espalham os seus tentáculos ao sector político, financeiro, desportivo e à vida do dia-a-dia. Mas como é pertencer a essas máfias? O que é necessário para fazer parte delas? Como se chega ao topo? E o que acontece quando não se cumprem as regras? Nesta extensa investigação, Federico Varese desvenda algumas das sociedades mais secretas do mundo. 


Com base em entrevistas, estudos de caso e relatórios policiais inéditos, esta é a história das maiores organizações criminosas e de como elas verdadeiramente são: repletas de drama, ambição, traição, amor… e morte. Das cerimónias iniciáticas na Rússia aos clubes de jogo exclusivos em Macau, passando pelas reuniões em luxuosos hotéis no Dubai, Varese constrói um retrato único da vida nas máfias a partir do interior.

"Entre Cães e Gatos - Os animais da minha vida" de José Jorge Letria

Editor: Clube do Autor

Sinopse: Testemunhos ternos e reais sobre a importância dos animais de estimação e o impacto do seu amor, dedicação e lealdade na nossa vida são a matéria-prima deste livro de José Jorge Letria. Através das histórias aqui evocadas destes amigos de quatro patas podemos aprender muito sobre o amor e a capacidade de amar.

«Os cães e os gatos têm ocupado na minha vida o lugar dos afectos que perduram. Confesso que tenho chorado quando eles partem e sentido a alegria de os ver chegar e crescer, sempre disponíveis para dar tudo o que lhes vai no coração.»
José Jorge Letria

"O Homem da Carbonária" de Carlos Ademar

Editor: Parsifal PT

Sinopse:
Nos anos finais da 1ª República, a instabilidade marcava o quotidiano do país. Certo dia, um ardina de O Século encontrou no Jardim da Estrela o corpo de Peres, segurança do presidente do Conselho. Quando o chefe Pratas assume a investigação do caso, apercebe-se de uma coincidência: quer Peres, quer o líder do Governo, eram membros da sociedade secreta Carbonária.

A investigação vai-se tornando mais perigosa quando se aproxima dos mais altos governantes. E, sobretudo, quando as razões para o crime confundem a investigação: a mulher do chefe de gabinete do presidente tinha uma relação extraconjugal? Eram os integralistas a vingar-se politicamente? Estariam ambições pessoais de camaradas na base do crime? Ou tudo não passava de uma simples tentativa de assalto com consequências imprevistas?

Recriação de uma cidade de outros tempos, de tabernas e carvoarias, de gente elegante a passear pelo recém-aberto Parque Mayer ou de greves e sublevações, O Homem da Carbonária é uma obra extraordinária que retrata fielmente o ambiente conturbado da 1ª República.

"A Alquimia dos Números - Descubra o propósito da sua vida através da numerologia" de Helena Sousa

Editor: Farol

Sinopse:
Números: uma inesgotável simbologia da sabedoria.

O Universo não conhece palavras. Expressa-se através de sons, vibrações, cores, imagens, formas e luz que se manifestam perante nós numa geometria sagrada, baseada no número. A data de nascimento, a altura, o número da porta da casa onde vivemos, o nome que nos é atribuído, o número da certidão de nascimento, do nosso telemóvel, a cidade onde moramos… tudo encerra uma informação. Todos os acontecimentos são uma mensagem, contendo um propósito. 

Descubra o propósito da sua vida através da Numerologia.

Tenha acesso à chave para calcular e perceber qual o seu Propósito de Vida — quer pessoal quer relacional —, bem como a sua associação a uma lei universal, a elementos, cores, centros energéticos, cristais, signos, astros e símbolos. A Numerologia não se limita a fazer cálculos, atribuindo um número a uma pessoa. Assenta, antes de tudo, numa filosofia e numa visão do Homem e do Universo como um todo, em respeito e profundidade.

Este não é apenas mais um livro. 
É uma obra com história, passado e presente, e que deixa pistas para o futuro.

"O Menu da Semana" de Vânia Ribeiro

Editor: Lua de Papel

Sinopse:
Chegado o fim de semana é preciso acrescentar à lista de afazeres mais uma preocupação: que refeições preparar na semana seguinte? 
A tarefa é ainda mais complicada para as famílias que seguem uma alimentação saudável - é preciso escolher os alimentos pelo seu valor nutricional, privilegiar frutas e legumes da época ou evitar produtos processados… e fazer pratos de que todos lá em casa gostem.

Felizmente, Vânia Ribeiro, a autora do popular blogue Made By Choices, tem um ou dois truques na manga, que lhe podem ser mesmo muito úteis.  

Nos seus workshops, Vânia foi muitas vezes confrontada com as dificuldades que os participantes tinham em organizar as refeições do dia-a-dia. Faltavam ideias e dicas que permitissem manter um estilo saudável. Para lhes responder, a autora apresenta aqui 85 receitas divididas em e quatro planos semanais (que dão para variar e adaptar mês a mês!).  

O que temos são sugestões de pratos principais para almoços e jantares. E nestes incluem-se as sopas (que nenhum português dispensa), acompanhamentos, comidas de conforto e marmitas para levar para o trabalho.


"Templários - Da origem das cruzadas ao declínio dos monges guerreiros" de Canal História

Editor: Clube do Autor

Sinopse: Do nascimento das cruzadas ao declínio dos monges guerreiros, um livro para conhecer melhor as origens de Portugal.

Indispensável para todos os apaixonados pela História, este livro aborda questões como a origem dos templários, a organização e o dia a dia dos cavaleiros mais temidos da Idade Média, qual foi o seu papel na Península Ibérica e influência na Reconquista, de que valiosas relíquias era composto o tesouro dos Templários e o que provocou o seu desaparecimento definitivo.

Baseado na série do Canal de História, produzida integralmente em Espanha e em Portugal com o objetivo de cobrir a ampla presença dos cavaleiros da Ordem na Península Ibérica, Templáriosexplora também as grandes batalhas e conquistas da Ordem, bem como os seus principais protagonistas.

"História de uma baleia branca" de Luis Sepúlveda; Ilustração: Paulo Galindro

Editor: Porto Editora

Sinopse: De uma concha apanhada por uma criança numa praia chilena, ao Sul do Mundo, uma voz se eleva, cheia de lembranças e sabedoria. É a voz da baleia branca, o mítico animal que durante décadas tem guardado as águas que separam a costa de uma ilha sagrada para os povos nativos daquele lugar, o Povo do Mar. O cachalote da cor da lua, a maior das criaturas do oceano, conheceu a imensa solidão e a imensa profundidade do abismo e dedicou a sua vida a cumprir fielmente a tarefa misteriosa que lhe foi confiada por um cachalote-ancião, resultado de um pacto há muito tempo estabelecido entre baleias e marinheiros. Para cumpri-lo, a grande baleia branca teve de proteger aquele mar de outros homens, estranhos, que com os seus navios ali chegavam para tirar tudo sem respeitar nada.

Foram sempre eles, os baleeiros, a contar a história da temida baleia branca, mas agora é chegado o momento de ouvirmos a sua voz na velha língua do mar.

"O Exílio e o Reino" de Albert Camus

Editor: Livros do Brasil

Sinopse: O Exílio e o Reino é um conjunto de seis histórias de Albert Camus que decorrem em cenários tão distintos quanto a Europa, o Brasil e África. Um só tema, no entanto, as percorre a todas: o exílio, aqui abordado desde o monólogo interior até à descrição realista.

«O Reino, por sua vez, que também é referido no título», explica Camus, «coincide com uma certa vida livre e despojada que teremos de reencontrar, para podermos enfim renascer. O Exílio, de certo modo, mostra-nos as vias de acesso a essa outra vida, desde que saibamos nele recusar ao mesmo tempo a servidão e a posse.»

Publicado originalmente em 1957, poucos meses antes de Camus receber o Prémio Nobel da Literatura, este volume foi a última obra literária lançada em vida pelo autor.

"A Vegetariana - Livro de Bolso" de Han Kang

Editor: BIS

Sinopse:
Uma combinação fascinante de beleza e horror.

Ela era absolutamente normal. Não era bonita, mas também não era feia. Fazia as coisas sem entusiasmo de maior, mas também nunca reclamava. Deixava o marido viver a sua vida sem sobressaltos, como ele sempre gostara. Até ao dia em que teve um sonho terrível e decidiu tornar-se vegetariana. E esse seu ato de renúncia à carne - que, a princípio, ninguém aceitou ou compreendeu - acabou por desencadear reações extremadas da parte da sua família. 

Tão extremadas que mudaram radicalmente a vida a vários dos seus membros - o marido, o cunhado, a irmã e, claro, ela própria, que acabou internada numa instituição para doentes mentais. A violência do sonho aliada à violência do real só tornou as coisas piores; e então, além de querer ser vegetariana, ela quis ser puramente vegetal e transformar-se numa árvore. Talvez uma árvore sofra menos do que um ser humano.

Este é um livro admirável sobre sexo e violência - erótico, comovente, incrivelmente corajoso e provocador, original e poético. 

Segundo Ian McEwan, «um livro sobre loucura e sexo, que merece todo o sucesso que alcançou».

Na Coreia do Sul, depois do anúncio do Man Booker International Prize, A Vegetariana vendeu mais de 600 000 exemplares. Aplaudido em todos os países onde está traduzido, é um best-seller internacional.

"Serás Real?" de Francesca Zappia

Editor: TopSeller

Sinopse:
Finalista Prémio Goodreads Melhor Romance Young Adult

Nem sempre é possível confiar no que se vê.

«Às vezes, acho que as pessoas tomam a realidade por garantida. Quer dizer, como é que se percebe a diferença entre sonho e vida real?»

A Alex enfrenta uma luta diária: distinguir entre realidade e alucinação. Munida de uma atitude destemida, uma bola mágica e uma máquina fotográfica que lhe permite captar o mundo exterior, ela trava uma batalha contra a esquizofrenia, enfrentando tudo e todos para não se deixar definir nem limitar pela sua doença. 

O seu plano parece correr-lhe de feição ao iniciar uma nova vida numa nova escola. Mas, um dia, a Alex conhece o Miles e, de um momento para o outro, começa a viver os ritos de passagem próprios da juventude: faz amizades, vai a festas, apaixona-se...

Porém, o mundo da Alex está repleto de cores, objetos, pessoas e sons que podem ou não ser reais. A memória e os sentidos mentem-lhe constantemente, semeando a dúvida: será que o Miles existe mesmo? E estará ela preparada para ter uma vida normal?

Um livro provocador e intrigante sobre a doença mental e o significado de ser adulto.

"Terras do Demo" de Aquilino Ribeiro

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Este romance transporta-nos ao coração da geografia sentimental de Aquilino Ribeiro, ou não fosse este o lugar onde nasceu, por onde andou durante uma grande parte da sua juventude e ao qual reiteradamente regressou. O seu profundo conhecimento do espaço e das suas gentes apetrecham-no abundantemente para esta digressão por terras «bárbaras e agrestes» que se foram mantendo »à margem da civilização». Um romance que nos convida à descoberta de um Portugal que, apesar da República em Lisboa, ressuscitava velhos fidalgos e onde a emigração permitia sonhar futuros melhores. 

Ciganos, almocreves, estalajadeiros, alcoviteiras, padres mulherengos e moças enganadas são algumas das personagens que aqui se cruzam connosco neste universo onde a natureza e, muitas vezes, o diabo ditam as suas leis.

"Do Éden ao Divã Humor judaico" de Moacyr Scliar, Etiahu Toker e Patricia Finzi

Editor: Tinta da China

Sinopse: «Quantas mães judias são necessárias para trocar uma lâmpada? Uma, mas ela não trocará. Prefere ficar no escuro, chorando.»

Mais do que uma antologia de piadas e anedotas, Do Éden ao Divã é um retrato único das especificidades do humor judaico, com todos os seus contornos de melancolia, neurose e auto-ironia. Um livro que, partindo de tudo o que ao longo da História tem sido matéria-prima para o riso do povo hebreu, alcança, com erudição e graça, o seu éthos. De passagens bíblicas e do Talmude a Woody Allen ou Philip Roth, de piadas sobre Hitler ao humor científico de Einstein, passando por ilustrações de Moisés a brincar com a sopa e por muita psicanálise, esta colectânea palmilha vários continentes, acolhe muitas influências, abrange diversos autores, e não deixa escapar nada.


"A Fábrica de Bonecas" de Elizabeth Macneal

Editor: TopSeller

Sinopse: Uma história inebriante sobre uma mulher que sonha ser artista e o homem cuja obsessão pode destruir o mundo dela para sempre.

Londres, 1850. O edifício que albergará a Grande Exposição está a ser construído em Hyde Park. No meio da multidão que ali se junta, duas pessoas encontram-se por mero acaso. Para Iris, uma aspirante a artista, aquele é apenas um encontro efémero, esquecido passados poucos segundos. Mas para Silas, um colecionador fascinado por coisas estranhas, aquele momento marca um novo começo…

Quando Iris é convidada a posar como modelo para Louis Frost, um pintor pré-rafaelita, ela aceita, com a condição de que Louis também a ensine a pintar. De súbito, o mundo de Iris transforma-se numa experiência dominada pelo amor e pela arte, indo além de tudo aquilo com que sempre sonhou.

Só que o mundo de Iris pode ruir a qualquer momento, pois Silas só consegue pensar numa coisa desde o primeiro encontro de ambos. E a sua obsessão torna-se cada vez mais sombria…

CRÍTICAS

"A Baía de Miramar" de Davis Bunn

Editor: Bertrand Editora

Sinopse:
Ele não veio até tão longe apenas para partir mais um coração.

Na esteira da melhor literatura romântica, Davis Bunn apresenta-nos este romance excecional e cativante entre dois estranhos numa pequena cidade costeira. Connor Larkin apanha um expresso no centro de Los Angeles, mas não sabe ao certo para onde vai ou o que procura. Um dia sonhou ser cantor e vê-se agora catapultado para o cinema e para os braços de uma jovem herdeira famosa. Connor sente que tem de repensar tudo e de se reencontrar, mesmo que para tal tenha de colocar em segundo plano o casamento e uma carreira brilhante. Alguma coisa indefinível ficou esquecida, a caminho do sucesso uma parte de si ficou para trás. É assim que, com a data do casamento a aproximar-se, Connor desembarca na pacata cidade costeira da baía de Miramar onde uma mulher notável o vai obrigar a repensar todas as suas escolhas. Ela precisava de lhe conhecer os segredos e de saber se o que ele lhe dizia era verdade.

Sylvie Cassick é o oposto das estrelas pretensiosas de Hollywood. Filha de um pintor com pouco sucesso, teve sempre de trabalhar para alcançar aquilo que queria. Quando Connor se candidata para trabalhar no restaurante de Sylvie, ela não sabe exatamente o que pensar desse estranho, incrivelmente atraente, mas aceita o desafio. Lentamente, sente o coração ceder, mas compreende também que há em Connor mais do que aquilo que ele deixa transparecer. E este percebe que reencontrou o seu destino. Porém o mundo exterior ameaça o vínculo frágil que foram estabelecendo e Connor tem de arriscar perder tudo para poder alcançar a vida que anseia e ser o homem que Sylvie merece. 

A Baía de Miramar é uma viagem inesquecível, por caminhos pouco percorridos, em busca de uma verdade sempre envolvida em dúvidas e desejo.

"Coreia do Norte - Estado de Paranoia" de Paul French

Editor: Desassossego

Sinopse:
Que segredos esconde um dos países mais reservados e perigosos do mundo?

A Coreia do Norte sempre foi objeto de fascínio e preocupação por parte de todo o mundo. Um país reservado, misterioso e inacessível, uma potência nuclear com campos de prisioneiros ao estilo gulag, que bloqueia o acesso à Internet e proíbe os seus cidadãos de falar com estrangeiros sem prévia autorização. Nesta detalhada investigação, baseada numa série impressionante de fontes e de arquivos até agora inacessíveis, Paul French analisa a história e a política da Coreia do Norte, as complexas relações de Pyongyang com a Coreia do Sul, o Japão, a China e os Estados Unidos, e as implicações de uma liderança que antagoniza de igual forma inimigos e aliados. 

Direto e realista, este livro apresenta um retrato de uma nação assustadoramente instável, um país cujo súbito colapso pode ter consequências perigosas a nível mundial.

"Magia Verdadeira" de Dean Radin

Editor: Farol

Sinopse:
A magia é real e está em todo o lado.

Este livro não é sobre a magia plena de luz, cor e ação tão popular nos filmes. Também não é sobre a magia fraudulenta dos vigaristas. Aqui não irá encontrar relatos de raios disparados a partir da ponta dos dedos, nem histórias de feitiços lançados à boleia de vingança, e muito menos descrições de combates aéreos com vassouras, truques, ilusões ou outros efeitos especiais. Esta é uma outra magia. Esta é a magia verdadeira.

Com esta obra afastam-se também os estereótipos: a magia não é apenas a aquisição de um poder egoísta. Ela pode ser usada para curar, aconselhar, aumentar a sobrevivência e mitigar o sofrimento.

O Dr. Dean Radin leva o leitor numa interessante viagem sobre a história da magia ao longo dos séculos, desde os primórdios até à atualidade. Apoiado na divulgação de diversos exemplos e relatos, o especialista em Parapsicologia demonstra a sua inabalável convicção de que a magia é um aspeto natural da realidade e que qualquer um pode aceder a ela, desde que com a devida prática e insistência.

"Um Mundo Ideal Histórias do Avesso" de Liz Braswell

Editor: Dom Quixote

Sinopse:
O Aladdin é um Rato da Rua. Não há como negar. Ele, tal como os outros, só quer sobreviver a mais um dia de pobreza em Agrabah. A Jasmine é uma princesa, prestes a entrar num casamento arranjado. Tudo o que ela quer é escapar a esse destino e ver o que está para lá dos muros do palácio. Mas tudo irá mudar quando o conselheiro de confiança do sultão, Jafar, ascende subitamente ao poder. 

Com a ajuda de uma lâmpada ancestral, o Jafar decide quebrar as leis da magia e adquirir controlo sobre a vida e a morte. Em breve, o Aladdin e a deposta princesa Jasmine terão de se unir ao povo de Agrabah, lançando uma rebelião que trave o ditador enlouquecido. Só que essa luta pelo poder tem um preço elevado e ameaça destruir o próprio reino. 

Esta não é a história que já conhecem. Esta é uma história sobre o poder. Sobre revolucionários. Sobre o amor. E sobre um único momento que muda tudo.

"À beira do abismo" de Raymond Chandler

Editor: Livros do Brasil

Sinopse.
O detetive particular Philip Marlowe é contratado para desvendar um caso de chantagem envolvendo a bela Carmen Sternwood, filha de um velho milionário, mas rapidamente a investigação ganha contornos sórdidos. Marlowe vê-se envolvido numa teia de corrupção e crime: um negócio de aluguer de livros pornográficos, o misterioso desaparecimento de um membro da família, rapto, sedução perversa e uma série de homicídios.

Este que foi o romance de estreia de Raymond Chandler, lançado em 1939, quando o autor tinha 51 anos, estabeleceu-o imediatamente como um mestre do policial hard-boiled, com uma escrita literária e articulada que conquistou tanto o leitor comum como o intelectual sofisticado.

À Beira do Abismo foi considerado um dos 100 melhores romances de todos os tempos pela Time Magazine e pelo The Guardian.

"A Escuridão Hidden Iceland - Livro 1" de Ragnar Jónasson

Editor: TopSeller

Sinopse:
Abrangendo as ruas geladas de Reiquiavique, os fiordes isolados e as Terras Altas da Islândia, A Escuridão é o novo romance de um dos nomes mais entusiasmantes do policial nórdico atual.

Aos 64 anos, a inspetora Hulda Hermannsdóttir, da Polícia de Reiquiavique, está prestes a ser forçada a reformar-se, mas antes quer levar a cabo uma última investigação: Elena, uma jovem refugiada proveniente da Rússia, foi encontrada sem vida numa enseada rochosa em Vatnsleysuströnd, na Islândia. 

Assim que começa a fazer perguntas, Hulda não demora muito a perceber que não pode confiar em ninguém. Elena não foi a única mulher a desaparecer naquela altura, e ninguém parece estar a contar a história toda. Quando os próprios colegas tentam pôr um travão na investigação, Hulda tem muito pouco tempo para desvendar a verdade, mas está determinada a descobrir quem é o assassino. Ainda que isso signifique colocar a própria vida em risco.

Momentos Estelares da Humanidade de Stefan Zweig

Editor: Assírio & Alvim

Sinopse: Momentos Estelares da Humanidade, de Stefan Zweig, é um conjunto de catorze episódios onde o escritor austríaco narra alguns dos momentos que mudaram o curso da História. Nestas miniaturas, Stefan Zweig revela-nos como a contribuição individual do ser humano, com o seu poder de criar e de descobrir, e o seu desejo de transcender os limites impostos pelo espaço e pelo tempo, permitiu dar um rumo diferente e decisivo ao destino da humanidade. Entre os vários acontecimentos sumptuosamente descritos pelo autor, assistimos à conquista de Bizâncio pelos turcos, à descoberta do oceano Pacífico pelo aventureiro Vasco Núñez de Balboa, às circunstâncias em que surgiu o hino A Marselhesa, às peripécias da montagem da primeira linha telegráfica transatlântica, à história de amor que inspirou Goethe para a criação da sua Elegia de Marienbad e à crise que levou Händel a compor o glorioso Messias

«Um povo deve gerar milhões de homens antes de nascer um génio; é sempre preciso que milhões de horas inúteis se passem no mundo antes de surgir uma hora de real importância histórica. Por sua vez, cada um destes momentos marca um rumo durante décadas e séculos. [...] O que normalmente se desenrola devagar, de maneira sucessiva ou sincrónica, comprime-se num único instante que determina e decide tudo: um único sim, um único não, um gesto adiantado ou atrasado torna esta hora irrevogável para cem gerações e determina a vida de um indivíduo, de um povo, e até o destino da humanidade.
Tais horas de grande concentração dramática, portadoras do destino, onde uma decisão capital se condensa num único dia, numa só hora e, muitas vezes, num só minuto, são raras na vida de um indivíduo e são raras ao longo da História. Procuro aqui evocar, a partir das mais variadas épocas e regiões, alguns desses momentos estelares — chamei-lhes assim porque, resplandecentes e inalteráveis como estrelas, brilham para além da noite do efémero.» [do prefácio do autor]

"Além Lisboa - Caminhadas Beyond Lisbon - Hiking Guide" de Robert Butler e Andy Mumford

Editor: Arte Plural Edições

Sinopse: Não é preciso afastar-se muito de Lisboa para encontrar lugares pouco conhecidos e com paisagens deslumbrantes, longe da azáfama da vida moderna. Além Lisboa apresenta 20 percursos pedestres, acessíveis até para caminhantes pouco experientes, nas áreas a Oeste e a Sul de Lisboa. Com mapas detalhados (e disponíveis para download) e indicações práticas sobre como chegar e locais de interesse próximos a visitar em cada local, cada passeio indica ainda pontos de interesse histórico e geológico na belíssima paisagem acessível a quem quiser caminhar um pouco mais Além Lisboa.

"Obra Reunida" de Manuel de Lima

Editor: Ponto de Fuga

Sinopse:
Atravessada por um humor negro e absurdo com tonalidades surrealistas, a obra de Manuel de Lima (1915-1976) aparece finalmente reunida num único volume, incluindo reproduções de documentos dispersos ou inéditos que ajudam a conhecer melhor este criador singular na ficção portuguesa e a sua personalidade tão misteriosa como fascinante.

"Acredita em Mim" de J. P. Delaney

Editor: Suma de Letras

Sinopse:
Claire Wright gosta de se pôr na pele de outras pessoas.

Mas quem é o isco… e quem é a presa?

Claire é uma inglesa estudante de teatro em Nova Iorque. Sem o green card, não tem outra saída senão aceitar o único emprego que consegue: trabalhar para uma firma de advogados especializados em casos de divórcio. A sua missão é fingir que é uma rapariga fácil, em bares de hotel, para desmascarar maridos infiéis. Quando um dos seus alvos se transforma no objecto de uma investigação por assassinato, a Polícia pede a Claire que use todas as suas habilidades para ajudar a atrair o suspeito para uma confissão. Mas, desde o início, ela tem dúvidas. Patrick Fogler é realmente um assassino? Ou o único marido decente que conheceu? E… será que lhe estão a ocultar alguma informação relevante para o caso? Depressa Claire percebe que está a desempenhar o papel mais perigoso da sua vida…


"A Morte é um Acto Solitário" de Ray Bradbury

Editor: Cavalo de Ferro

Sinopse: Numa decadente e fantasmagórica Venice, Califórnia, outrora exuberante estância balnear pujante de vida e movimento, ponto de encontro de estrelas de cinema, turistas e veraneantes, e agora envolta em sombras e nevoeiro, ocorrem misteriosas mortes e desaparecimentos. 

No cais, local onde se situava a antiga feira popular, em vias de desmantelamento, o corpo de um homem é encontrado debaixo de água, encarcerado no interior de uma jaula de leão submersa. Um jovem escritor, testemunha involuntária deste e de outros acontecimentos insólitos, junta-se ao relutante detetive Elmo Crumley na tentativa de resolver o caso. 

Enquanto as mortes se sucedem, e as pistas para identificar o assassino parecem apenas depender da inspiração e intuição do primeiro, desfila uma galeria extravagante de personagens, composta por ex-divas do cinema mudo, uma cantora de ópera retirada dos palcos ou um barbeiro com um passado duvidoso, todas elas pertencentes a um mundo e a um tempo cujo lugar já não existe.

CRÍTICAS DE IMPRENSA

"O Livro das Tréguas" de Lídia Jorge

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Ficcionista com uma carreira invulgar, reconhecida em Portugal e no estrangeiro, Lídia Jorge tem vindo a escrever poesia desde há muito tempo, porém não tinha publicado qualquer livro até ao presente.

Desse vasto conjunto, a escritora seleccionou 50 poemas, os quais agrupou nas cinco partes em que se divide este O Livro das TréguasCom a OrigemCom os PreceitosCom os FactosCom as FábulasCom o Tempo

Escritos em datas diferentes, e em resultado de diferentes estados de espírito, foram aqui reunidos com uma unidade cronológica que corresponde, no dizer da própria Lídia Jorge, a uma espécie de autobiografia consentida.

Uma leitura do tempo e da vida, do início, dos percursos, dos limites e do futuro. Poesia de grande qualidade que revela uma nova voz poética e confirma uma enorme escritora

"Na Praia dos Corações Desencontrados" de Jill Mansell

Editor: TopSeller

Sinopse:
O amor está no ar na pequena cidade costeira de St. Carys, na Cornualha. Mas ninguém o diria...

Clemency não está à procura de romance quando conhece Sam durante um voo de regresso a casa. Mas a química entre os dois é palpável. Quando aterram, Sam revela-lhe que é impossível ficarem juntos. Clemency fica magoada e nunca mais esquece aquele encontro mágico. Até que, três anos depois, Sam volta a entrar na sua vida… como namorado de outra pessoa. Ronan é um homem sedutor capaz de encantar qualquer mulher. Mas, no que toca a conquistar a mulher de quem gosta, o seu charme é inútil. 

Pela primeira vez, Ronan terá de se esforçar para conseguir o que deseja. Belle sempre quis uma vida perfeita. Namorados endinheirados, luxo e roupa dispendiosa foram sempre os seus objetivos. Mas agora que tem tudo na mão, há um segredo que esconde dos outros e até de si própria. Terá ela coragem para admiti-lo, destruindo a vida que idealizou? 

Num puzzle de personagens únicas e cenários idílicos, esta é uma história sobre as vontades do coração, que, através de encontros e desencontros, descobre sempre o seu caminho.

"Maomé - Uma biografia" de Maxime Rodinson

Editor: Editorial Caminho

Sinopse:
Conhecer o melhor possível o mundo árabe é uma necessidade imperiosa perante as crescentes perplexidades que ele nos desperta. Ultrapassar o fosso de uma certa estranheza, alimentada de ideias simplistas ou demasiado genéricas, é indispensável, muito especialmente para o leitor português que nunca deverá esquecer o contributo árabe na sua história.
Além disso, redescobrir esta civilização que marcou, e marca, os destinos de todo o mundo, é também uma tarefa particularmente apaixonante.
Ir à raiz é certamente a maneira mais eficaz e mais aliciante de colmatar a lacuna existente. Com Maomé, livro onde se cruzam todos os problemas de uma religião e do nascimento de um império e de uma cultura, Maxime Rodinson dá-nos uma obra de reconhecida competência, constantemente reeditada em França e traduzida em muitos países, em que o rigor e a erudição do historiador se aliam à formação do sociólogo e do orientalista, para criar um texto claro, penetrante, e quase exaustivo.

"Origem Mortal" de J. D. Robb

Editor: Edições Chá das Cinco

Sinopse:
Eve Dallas persegue o astuto assassino de um médico que põe à prova os limites da ciência.

Wilfred B. Icove, um médico pioneiro na cirurgia reconstrutiva e cosmética moderna, é encontrado morto no seu consultório, assassinado de forma particularmente eficiente: com uma facada precisa no coração. Intrigada pelas condições imaculadas da cena do crime, Eve Dallas suspeita de um assassino profissional. Conhecido como "doutor Perfeito", o virtuoso Icove devotou a sua vida à família e ao trabalho. Os registos que há sobre ele estão limpos. 

Demasiado limpos, para Dallas. A tenente sabe que o médico esconde alguma coisa e suspeita que o filho - e seu sucessor - sabe o que é. Depois, à semelhança do pai, o jovem Dr. Icove é assassinado com a mesma precisão mortal. Enquanto Roarke trabalha nos bastidores, Dallas segue a sua mais profunda intuição até ao passado da família Icove. O que ela descobre são homens motivados para criar a perfeição - brincando com as leis da natureza, os limites da ciência e a moral da Humanidade.

Adorada até Quinta de Catherine Bybee

Editor: Bertrand Editora

Sinopse:
Gabriella Masini: Ela é uma mulher atormentada pelo seu passado, com cicatrizes a prová-lo. Acha que os contos de fadas são para os outros. Junta homens e mulheres romanticamente na agência Alliance, dedicando-se aos clientes mais importantes. Mas algo não bate certo com o seu cliente mais recente: um multimilionário terrível cheio de segredos. Quando Gabi se recusa a ser sua esposa temporária, Hunter obriga-a a aceitar com uma oferta irrecusável. Mas o casamento com um homem desses nunca poderia durar... ou poderia?

Hunter Blackwell: A sua conta bancária é a única coisa maior do que sua implacável capacidade de conseguir tudo aquilo que quer. Hoje em dia, ele tem um motivo secreto para se acalmar, pelo menos por um tempo e acha que a sensual e atrevida Gabi se vai encaixar perfeitamente. Mas, quando seu casamento de conveniência se torna perigoso, Hunter deve decidir até onde vai cumprir o seu voto de honrar e proteger Gabi para sempre.

"Adolescer é fácil, #só que não!" de Catarina Furtado

Editor: Porto Editora

Sinopse:
A vida é feita de mudanças, sobressaltos, desafios, todos os dias e em todas as idades. Mas, acredita, a adolescência é mesmo a fase mais incrível da tua vida! A criança que já foste ficou lá bem atrás e o mundo que se abre agora à tua frente é de liberdade, de escolhas e de futuro. Neste livro, falarei um pouco de mim, sim. Mas falarei sobretudo para ti. Quero ajudar-te a voltares o espelho na tua direção para que te vejas por dentro e por fora, no teu mundo e no mundo dos outros. Para que te conheças verdadeiramente, de coração, corpo e alma. E possas também vir a deixar uma marca incrivelmente inspiradora, empática, positiva na vida dos outros.

“Adolescer é fácil!”, parece à primeira vista. Só que não – eu sei. Vejo-o na Associação Corações Com Coroa, que presido, nas muitas escolas por onde passo, na minha própria casa. Vivo rodeada de jovens, “estagiári@s” do mundo, post@s à prova constantemente. Com as suas dúvidas, angústias, persistência e coragem. O amanhã são eles e também és tu. 

Recebe este livro, escrito pelas minhas mãos diretamente para o teu coração. E voa. Voa, como só tu saberás fazer.

Com prefácio de Ricardo Araújo Pereira



cardapio.pt @ 8-5-2019 16:21:30