Novidades Livros (30 de maio a 5 de junho de 2019)

cardapio.pt @ 29-5-2019 11:38:54

"O Suspeito" de Fiona Barton

Editor: Editorial Planeta

Sinopse: Família, culpa, suspeita, responsabilidade e amor incondicional.


A polícia fazia parte de um outro mundo, o que se via na televisão ou nos jornais. Não o deles.

Quando duas jovens de dezoito anos desaparecem durante as suas férias de ano sabático na Tailândia, as famílias são lançadas para a ribalta internacional: desesperadas, tomadas de angústia e presas de uma inquietação frenética. O que andavam as raparigas a fazer antes de terem desaparecido?
A jornalista Kate Waters faz sempre tudo o que pode para ser a primeira a chegar a uma história, a primeira a obter o exclusivo, a primeira a descobrir a verdade, e esta vez não constitui excepção. Contudo, não consegue deixar de pensar no seu próprio filho, que não vê há dois anos, desde que saiu de casa para viajar. Desta vez o caso é pessoal.

À medida que o caso das raparigas desaparecidas se vai desenrolando, percebe-se que, mesmo a tão grande distância, o perigo pode ocultar-se mais próximo de casa do que se poderia imaginar…

"Há Algo Estranho na Água" de Catherine Steadman

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Erin, autora de documentários televisivos, está à beira de uma reviravolta profissional. Mark é um atraente gestor de investimentos com um futuro risonho. Parecem ter tudo para serem felizes, até que Mark perde o emprego, o que ensombra a vida perfeita do casal. Mas ambos estão determinados a fazer com que as coisas resultem. Decidem partir para uma lua de mel num local paradisíaco, confiantes de que tudo se resolva - afinal, têm-se um ao outro. 


Em Bora Bora, Mark leva Erin a fazer mergulho. Mark está com ela, Erin sabe que está segura. Vai correr tudo bem. Porém, descobrem algo estranho na água... o casal decide manter a sua descoberta em segredo - se mais ninguém souber o que eles encontraram, que mal poderá haver nisso? Mas a decisão que tomam desencadeia uma devastadora sequência de acontecimentos... que vai pôr em causa tudo o que lhes é mais querido.

"As mais belas coisas do mundo" de Valter Hugo Mãe

Editor: Porto Editora

Sinopse: “Meu avô perguntou quais seriam as mais belas coisas do mundo (…) Ele sorriu e quis saber se não haviam de ser a amizade, o amor, a honestidade e a generosidade, o ser-se fiel, educado, o ter-se respeito por cada pessoa.”


A história de um menino que, dentro do abraço do avô, procura encontrar respostas para os mistérios da vida. O avô, que tem ar de caçador de tesouros, revela-lhe o maior de todos para curar a tristeza e a despedida: o encanto. Um conto profundamente comovente sobre a força dos afetos e da memória dos avós.

"A Holandesa" de Ellen Keith

Editor: Editorial Presença

Sinopse: 
Amesterdão, maio de 1943. Ao mesmo tempo que as túlipas florescem, os nazis intensificam a opressão à cidade ocupada e os últimos sinais da resistência holandesa vão sendo eliminados. Marijke de Graaf e o marido são detidos e deportados separadamente para campos de concentração na Alemanha. Em Buchenwald, Marijke é confrontada com uma escolha impiedosa: sujeitar-se aos cruéis trabalhos forçados impostos aos prisioneiros ou, numa tentativa de sobrevivência, tornar-se prostituta no bordel do campo. 

Do outro lado do arame farpado, Karl Müller, oficial das SS, espera alcançar a glória militar que o seu pai acalenta. Porém, o encontro com Marijke muda radicalmente o seu destino. 

Buenos Aires, 1977. Está-se em plena Guerra Suja, num cenário de repressão implacável sobre os dissidentes do regime que vigora então na Argentina. Luciano Wagner está detido numa cela, sem esperança de algum dia escapar ao cativeiro político. 

Da Holanda à Alemanha, até à Argentina, a Holandesa é um romance soberbo que narra a história de três pessoas que partilham um segredo sombrio e que faz um relato impressionante de dois dos regimes mais violentos e repressivos da história moderna. 

Um livro que fala de amor, da ténue linha entre o bem e o mal, e da resiliência de pessoas comuns para perseverarem e fazerem o impensável em circunstâncias insólitas.

"Peónia" de Pearl S. Buck

Editor: Dom Quixote

Sinopse: China, década de 1850. Peónia, uma criança chinesa, é vendida como serva a uma família judia rica de Kaifeng. Os judeus viveram durante centenas de anos nessa região do país mas, em meados do século XIX, a assimilação começou a afetar a sua comunidade. Peónia e o filho da família, David, crescem juntos e, quando se apaixonam um pelo outro, irão enfrentar uma forte oposição de todos os lados. 


A tradição proíbe o seu casamento, e a família já tem em mente a filha de um rabino para mulher de David. Entretanto, Peónia tem também um conflito interior para resolver - o confronto entre o seu amor por David e a devoção à família adotiva.

Baseado em factos históricos, Peónia é um romance há muito celebrado pelo tratamento subtil e imparcial das tradições em colisão. Uma história envolvente sobre amor, identidade e a tragédia e a beleza que se encontram na interseção de duas culturas díspares.

"No passado e no futuro estamos todos mortos" de Miguel Esteves Cardoso

Editor: Porto Editora

Sinopse: “Pensar na morte é a melhor maneira de dar valor à vida. O tempo que perdemos a fazer coisas que não são prazeres nem nos ensinam nada é um terrível desperdício. O melhor, para dar valor à vida, é fingir e imaginar que se morre todos os dias. É fácil. Estarmos cá, vivos e conscientes, é uma estranha excepção, que vai a favor de todos os que morreram e nunca mais voltaram.”

"Isto Não Estava no Meu Livro de História de Roma" de Javier Ramos

Editor:  Marcador

Sinopse: Um livro divertido, informativo e rigoroso que resgata os episódios menos conhecidos do maior império da história. Um trabalho que reúne anedotas fascinantes sobre a civilização mais poderosa da Antiguidade. 


Sabia que uma mosca teve um funeral digno de um imperador, que a primeira manifestação da história foi protagonizada por mulheres romanas, que os maridos beijavam as suas esposas para saber se tinham ingerido álcool ou que alguns gansos evitaram uma invasão inimiga da capital da República? 

Todas estas coisas e muitas outras que nunca nos ensinaram: a Roma mais fascinante, extravagante e divertida! 

Algumas curiosidades:
O beijo: o alcoolímetro romano 
Um funeral digno de um imperador para a mosca de Virgílio 
A revolta das mulheres romanas: a primeira manifestação da história 
O grasnar de gansos evitou a invasão dos gauleses 
Um povo de jogadores 
Incitatus, o cavalo que quase chegou a senador de Roma 
Os originais impostos romanos: da urina, do celibato… e algumas leis um tanto peculiares 
Os remédios da avó romana 
A primeira banda desenhada da história 
As refeições opíparas das elites: 1000 ostras ao pequeno-almoço, 500 figos, 100 pêssegos… 
A função social da prostituição: evitar seduzir a mulher do vizinho 
Diocles, o Cristiano Ronaldo da Antiguidade

"Eu sou Eric Zimmerman - Volume II" de Megan Maxwell

Editor: Editorial Planeta

Sinopse: Eric Zimmerman, um dos homens mais desejados do planeta, conta-nos o seu ponto de vista da saga erótica mais sensual de sempre.


Após um casamento e uma lua-de-mel de sonho, a minha vida com Judith começa a normalizar. Durante o dia, enquanto trabalho na minha empresa, a minha maravilhosa mulher teima em contrariar-me em tudo o que pode.
Apesar de nos amarmos muito, somos especialistas em nos zangarmos e reconciliarmo-nos… Mas um dia chega-me aos ouvidos um malicioso comentário que me fará perder a confiança em Judith. Dias difíceis, noites em claro. Discussões. Problemas, muitos problemas.
Felizmente, a minha Morenita faz-me ver a razão e apercebo-me do parvo e quadrado, para não dizer imbecil, que sou, e uma vez solucionado tudo larga-me uma bomba: vou ser pai! Se a minha vida já tinha dado uma volta de cento e oitenta graus quando conheci Judith, nem quero imaginar o que mudará quando nascer o bebé.

Uma história que faz sonhar, com ritmo, paixão e sentimentos à flor da pele.

"A Medida do Homem" de Marco Malvaldi

Editor: Suma de Letras

Sinopse: Outubro de 1493. Florença continua de luto pela morte de Lorenzo, o Magnífico. Os navios de Colombo só recentemente chegaram ao Novo Mundo. Enquanto isso, Milão experimenta um renascimento sob a liderança de Ludovico, o Mouro. Aqueles que vagueiam pelos pátios do Castelo de Milão ou ao longo dos canais Navigli encontram, frequentemente, um estranho homem, vestido com uma longa túnica rosa. Tem uma expressão calma, como alguém que está perdido nos seus próprios pensamentos.


O homem, cujo nome é LEONARDO DA VINCI, vive por cima da sua oficina, com a mãe e um rapaz travesso que adora; não come carne, escreve da direita para a esquerda e luta para que os seus empregadores lhe paguem um salário. A sua fama estende se para além dos Alpes, até à corte francesa de Carlos VIII, cujos enviados receberam uma missão secreta que diz respeito ao próprio Leonardo. Há quem diga que o inventor italiano mantém os seus desenhos mais ousados incluindo talvez o projeto de um cavaleiro mecânico invencível num caderno que traz escondido sob as vestes, perto do coração.

Quando um homem é encontrado morto no pátio do castelo, o Mouro pede ajuda a Da Vinci. Embora o cadáver não mostre sinais de violência, a morte é altamente suspeita: rumores de uma praga ou explicações supersticiosas precisam ser refutados rapidamente.

Leonardo não está em posição de recusar o pedido do seu mestre para investigar.

"Viva a Vida - Comer, rir e ser feliz" de Fernanda Serrano

Editor: Oficina do Livro

Sinopse: Viva a Vida é feito das memórias, das histórias nunca antes contadas, das imagens e dos pequenos desabafos de Fernanda Serrano. Dos cheiros do Alentejo e dos sabores de uma vida. A atriz, mãe de quatro lindas crianças e sobrevivente de cancro, mostra neste livro, como depois dos 40, uma mulher pode ser ainda mais forte, mais segura, mais bonita e é capaz de tudo para encontrar aquilo que a faz feliz. 


Memórias de infância misturam-se com uma carreira que começa em Barcelona, que vê o seu auge em Portugal, no teatro, no cinema e na televisão. A recordação dos dias em que a doença a tomou, mas nunca a levou, envolvem-se com os dias de hoje, a casa cheia e as crianças a crescer. 

Como nunca antes vista, Fernanda Serrano, abre a porta de casa ao leitor, para descobrir como não é mais que uma mulher como qualquer outra, que vive cada dia como se fosse o último, que adora conviver, passear e os prazeres da mesa, partilhando assim as suas histórias e as suas receitas favoritas. 

Um brinde ao amor e à vida!

"As Mais Belas Histórias" de Hermann Hesse

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Romancista, autor de Siddhartha, Prémio Nobel da Literatura, Hermann Hesse é comummente reconhecido como um retratista dos conflitos interiores do indivíduo e do seu confronto com as regras sociais. 


No entanto, semelhante retrato tende a fazer esquecer que, enquanto contista, género que domina com mestria, foi igualmente um explorador dos labirintos do maravilhoso. 

Nesta selecção de treze contos, viajamos pelos prodígios da infância, da memória, do sonho e da imaginação. 

As Mais Belas Histórias é um convite para reencontrar o mundo fascinante de um dos maiores escritores do século XX.

"A Origem de (Quase) Tudo" de New Scientist

Editor: Marcador

Sinopse: Quando Edwin Hubble olhou pelo seu telescópio na década de 1920, ficou chocado ao descobrir que quase todas as galáxias que conseguia ver através dele estavam a afastar-se umas das outras. Se essas galáxias tivessem viajado sempre, raciocinou ele, deviam ter estado, em algum momento, umas em cima das outras. 


Essa descoberta transformou o debate sobre uma das questões mais fundamentais da existência humana: como começou o universo? 

Cada sociedade tem histórias sobre a origem do cosmos e dos seus habitantes, mas agora, com a possibilidade de perscrutar o universo inicial e usar os conhecimentos adquiridos graças à arqueologia, à geologia, à biologia evolutiva e à cosmologia, estamos mais perto do que nunca de entender de onde veio tudo. 

A Origem de (Quase) Tudo oferece uma história única do passado, presente e futuro do nosso universo, desde o início da vida na Terra à conquista do espaço.

Está Tudo F*dido Uma abordagem contraintuitiva à esperança de Mark Manson

Editor: Desassossego

Sinopse: Do autor do bestseller A Arte Subtil de Saber Dizer Que Se F*da

Vivemos numa época estranha. Apesar de termos mais liberdade, saúde e riqueza do que em qualquer outra época da história, tudo à nossa volta parece terrivelmente f*dido: aquecimento global, queda de governos, economias em colapso e todos permanentemente ofendidos nas redes sociais. Temos acesso a tecnologia, a educação e a formas de comunicar que os nossos antepassados nem sequer imaginavam, mas ainda assim sentimos uma esmagadora desesperança. Afinal, o que é que se passa connosco?
Com a sua habitual mistura de erudição e humor, Mark Manson desafia-nos a olhar para o mundo com outros olhos. Com base em investigação psicológica e na sabedoria intemporal de filósofos como Platão e Nietzsche, o autor disseca a política e a religião e mostra como as duas se tornaram desconfortavelmente semelhantes. Analisa a nossa relação com o dinheiro, o entretenimento e a internet, desafiando as definições de fé, felicidade, liberdade e até da própria esperança.
Um livro de leitura obrigatória que nem todos merecemos, mas de que todos precisamos.

"Vai Correr Tudo Mal - O primeiro (e provavelmente o último) livro de anti-ajuda" de Joana Marques

Editor: Manuscrito Editora

Sinopse:A promessa é de Joana Marques, humorista, locutora de rádio, guionista, e desiludida com livros de auto-ajuda. Por isso resolveu escrever um livro de anti-ajuda. Sim, leu bem, tem entre mãos o primeiro (e provavelmente o último) livro de anti-ajuda do mundo. 

Ao longo destas páginas vai encontrar conselhos muito úteis para pensar positivo em todas as situações (sim, até na Loja do Cidadão quando faltam 167 senhas), ideias peregrinas para cultivar a sabedoria, a auto-estima, o amor-próprio (e tudo o mais que queira cultivar, quem sabe uma horta caseira…). E vai ainda descobrir o seu eu interior, sem precisar de gastar dinheiro numa viagem à Índia. Comece por procurar por entre as almofadas do sofá. É onde tudo se encontra, do comando de televisão ao verdadeiro eu! 

Este livro vai dizer-lhe a verdade. E a verdade é como as vacinas: na maioria das vezes dói. Por isso prepare-se para o pior, e não invente agora uma desculpa de última hora, como a malta new age anti-vacinas, que leu num fórum do Yahoo que elas provocam autismo.

"Influencia! - Como tornar-se influenciador digital" de Maria Gonçalves

Editor: Arena PT

Sinopse: Tornar-se um influenciador digital não é tarefa fácil, pelo menos quando se quer ser bem-sucedido. Mas a Maria Gonçalves, a primeira blog coach portuguesa, tem todas as informações pertinentes para que a tua paixão se transforme num negócio rentável. Só tens de seguir este guia, juntar-lhe muita dedicação e dar o melhor de ti. 


Este livro é uma ferramenta indispensável se ambicionas: 
Ganhar dinheiro como criador de conteúdos
Ser influenciador digital de sucesso
Poder assumi-lo como a tua profissão.

Cada capítulo está dividido numa parte teórica, que transmite informação essencial de formas simples e direta, e numa parte prática, que inclui exercícios, listas de tarefas e modelos para poderes criar o teu projeto de sucesso e, ainda, campanhas de e-mail e vender produtos digitais. 

Transforma a tua paixão num negócio rentável!

"Raparigas como Nós" de Helena Magalhães

Editor: Editorial Planeta

Sinopse: Uma história de amor irresistível, que é também o retrato de uma geração que cresceu sem redes sociais. Pode uma paixão da adolescência marcar o resto da vida?

Festivais de Verão, tardes na praia, experiências-limite com drogas, traições e festas misturam-se com amores improváveis e velhas amizades. Um romance intemporal nos cenários de Lisboa, Cascais e Madrid, que mostra tudo o que pode esconder-se atrás da vida aparentemente normal de uma rapariga… como tu.

«Beijamo-nos ao som daquela música que ouvia em casa sozinha deitada na minha cama. Durante o resto da vida, não importaria o que estivesse a fazer ou onde, quando ouvisse os primeiros acordes […], recordar-me-ia do olhar do Afonso fixado em mim, da sua mão no meu rosto, do meu coração a tremer e de me sentir a rapariga mais feliz do mundo. Porque Lisboa está cheia de bares a abarrotar de miúdas bonitas que, num piscar de olhos, se colocariam de gatas a ronronar nas suas pernas. Mas ele viu-me a mim.»

«Se algum dia se sentirem sozinhas, estranhas, deslocadas do mundo que vos rodeia, lembrem-se da Isabel, da Alice, da Luísa, da Marina e até da Marisa das argolas… Raparigas como nós.»

"Mistérios por Resolver - Acontecimentos bizarros que intrigaram as mentes mais brilhantes" de Joel Levy

Editor: Jacarandá Editora

Sinopse: 
Resolver quebra-cabeças é satisfatório, e, no entanto, continuamos a sentir-nos fascinados pelos mistérios: o enigma que pode ter uma solução, o segredo que pode ser revelado, a lenda que tem um fundo de verdade.

Neste livro estão reunidos mistérios clássicos que atravessaram o tempo e o espaço, escolhidos pela sua natureza enigmática e duradoura, desde quebra-cabeças antigos enterrados na areia às estranhas manifestações nos céus dos tempos modernos.

Maravilhosamente ilustrado, o Mistérios por Resolver contém ainda mais de 120 fotografias, quadros, ilustrações e mapas.


"A História da Europa para Pessoas com Pressa - A história da Europa em 200 páginas!" de Jacob F. Field;

Editor: Editorial Presença

Sinopse: 
Da Idade de Ouro da Grécia Antiga à formação da União Europeia; de Alexandre, o Grande, a Napoleão Bonaparte; da Guerra dos Trinta Anos à Guerra Fria, Jacob F. Field narra a história completa da Europa até ao presente. 

A História da Europa para Pessoas com Pressa destaca os acontecimentos, as personalidades, as ideias e as catástrofes que moldaram o velho continente. 

Começando na antiguidade clássica e nas primeiras culturas que emergiram na Europa, a narrativa prossegue cronologicamente até aos dias de hoje, analisando não apenas acontecimentos políticos e históricos, mas também a evolução de âmbito social, tecnológico e cultural e o seu impacto no continente e no mundo. 

São ainda abordados os desafios que a Europa enfrenta, tais como a ascensão dos extremismos políticos e do populismo, bem como a ameaça de instabilidade económica após a crise financeira global de 2008. 

Numa conjuntura propícia a mais mudanças no horizonte, não existe, certamente, um momento tão adequado para conhecer melhor a história da Europa!

"Healthy Bites" de Teresa d'Abreu

Editor: Arena PT

Sinopse: Mais de 120 receitas inéditas para refeições diárias e ocasiões especiais, como um piquenique na praia ou um almoço com amigos. 


Com os afazeres do dia-a-dia, uma ementa que possamos seguir e que nos ajude na árdua tarefa de «que faço para o almoço?» ou «que será o jantar hoje?» é a melhor prenda que a Teresa d’Abreu, autora do blogue Healthy Bites, finalista do prémio Blogs do Ano, nos pode oferecer. 

E, se essa ementa está cheia de receitas simples, saborosas e saudáveis, só nos resta experimentar!

"Experiências Loucas e Factos Bizarros no Espaço" de D4rkFrame

Editor: Manuscrito Editora

Sinopse: Desta vez, amigos, este vosso cientista foi até ao espaço! 

Sim, até ao espaço para te trazer um livro incrível com factos surpreendentes sobre essa coisa que existe por cima das nossas cabeças chamada universo!

Queres ser astronauta? 
Aqui encontras tudo o que precisas de saber… Até sobre a forma de fazer as tuas necessidades no espaço!

Queres ir a Marte? 
Tenho factos incríveis que precisas de saber antes de partir… 

Estás a pensar ir a Neptuno? 
É pá, olha que aquilo é meio ventoso, é melhor não levares o chapéu. 

E claro, neste livro não vão faltar experiências incríveis para surpreenderes os teus pais e amigos. 

Com a ajuda aqui do cientista vais desafiar a gravidade, construir constelações com, fazer arco-íris e, a minha preferida, aprender tudo sobre as fases da lua enquanto comes bolachas de chocolate recheadas!










cardapio.pt @ 29-5-2019 11:38:54