Novidades Livros (13 a 19 de junho de 2019)

cardapio.pt @ 12-6-2019 17:17:05

"Trump - Debaixo de fogo" de Michael Wolff

Editor: Actual Editora

Sinopse: Depois do sucesso de Fogo e Fúria, Wolff dedica-se ao segundo ano de Trump no poder, e o relato é igualmente essencial e explosivo, espelhando uma presidência debaixo de fogo cruzado. 


Não sendo já refreado por conselheiros experientes, está mais impulsivo e volátil do que nunca. Mas nada pode travar a marcha da justiça: vários procuradores federais estão a esmiuçar os seus negócios, e muita gente do meio político - inclusive alguns membros da sua administração - está a virar-se contra ele. 

Entretanto, Trump não duvida da sua invencibilidade, o que só o torna mais suscetível e vulnerável. 

Este brilhante relato em primeira mão apresenta um retrato alarmante e inesquecível de um presidente sem igual. Rodeado de inimigos e cego para os perigos que o ameaçam, Trump é um inferno tempestuoso e autodestrutivo - e o líder mais fraturante da história dos Estados Unidos.

"Faz-me Ficar - Os Mandamentos do Afonso" de Afonso Noite-Luar

Editor: Manuscrito Editora

Sinopse: «Não havia volta a dar, tinha de reconquistar a Inês. E desta vez não o iria fazer por ela e muito menos pelo Henrique. Ia fazê-lo por mim, para me salvar.»


Afonso regressa do Brasil, depois de sete meses de ausência, e reencontra Inês nos braços do seu rival, Henrique. Confrontado com o ciúme, Afonso percebe que aquilo que o move por Inês é muito mais do que ego, é amor. Precisa de a reconquistar, mas não será uma tarefa fácil, pois tem Henrique pelo meio. Como se não bastasse, surge um quarto elemento para dificultar a sua missão: Verónica.

Depois do sucesso de Ela Primeiro, o autor sensação Afonso Noite-Luar regressa à escrita com um livro surpreendente recheado de sexo e com ainda mais mistério e intriga. Nesta nova obra ficamos a saber mais sobre o misterioso e sombrio passado de Afonso, ao qual ele terá de recorrer para se defender, mas a sua salvação pode ser a sua perdição.

"A Nossa Casa Está a Arder - A nossa luta contra as alterações climáticas" de Greta Thunberg, Svante Thunberg, Beata Ernman e Malena Ernman;

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Greta Thunberg falou claro quando discursou para os líderes mundiais e iniciou a sua luta contra as alterações climáticas, defendendo que «ninguém é demasiado pequeno para fazer a diferença».


greve à escola pelo clima levada a cabo por uma estudante adolescente em frente do Parlamento sueco tornou-se uma mensagem global que inspirou centenas de milhares de jovens de todo o mundo a seguir o seu exemplo no âmbito dos #fridaysforfuture. 

Greta iniciou uma revolução que parece destinada a não parar, uma batalha travada em prol de um futuro sonegado às novas gerações ao ritmo vertiginoso de 100 milhões de barris de petróleo consumidos diariamente. 

A Nossa Casa Está a Arder é a história de Greta, dos seus pais e de Beata, sua irmã, que, como ela, sofre de perturbações do espetro autista. É o relato de como uma família sueca decidiu confrontar -se com uma crise iminente que afeta o nosso planeta. 

É uma tomada de consciência de que é urgente agir agora, quando nove milhões de pessoas morrem anualmente por causa da poluição. É um grito de socorro de uma rapariga que convenceu a própria família a mudar de vida e que agora procura convencer o mundo inteiro a fazer o mesmo. e a fórmula 20/20/20.

"A Prova - Uma experiência inédita de contacto com quem partiu" de Stéphane Allix

Editor: Clube do Autor

Sinopse: 
Quando o meu pai morreu, coloquei quatro objetos no seu caixão. Não falei do assunto a ninguém. Depois interroguei médiuns que dizem comunicar com os mortos. Irão eles descobrir de que objetos se trata?

Este livro fascinante aborda questões sensíveis com rigor e sensibilidade, revelando-nos um facto simples mas vertiginoso - é possível comunicar com aqueles que amamos depois da morte. Os laços de amor perduram e permanecem reais. Estamos eternamente ligados uns aos outros.

O que acontece quando morremos? 
Para onde vamos depois da morte física?
O que acontece à nossa individualidade?
Podemos comunicar com familiares mortos?

Mais do que querer provar que a vida continua depois da morte, o objetivo é explorar como se estabelece a comunicação entre os vivos e os mortos. Stéphane Allix é claro: este livro mudou a sua vida. Talvez mude a sua também.

"O Carrasco" de Daniel Cole

Editor: Suma de Letras

Sinopse: Um thriller vertiginoso onde o assassinato é uma obra de arte.


Passaram-se dezoito meses, mas as cicatrizes deixadas pelos assassínios da Boneca de Trapos ainda não sararam. 

A inspectora-chefe Emily Baxter é convocada para uma reunião com dois agentes americanos - a agente especial Elliot Curtis, do FBI, e o agente especial Damien Rouche, da CIA - que lhe mostram fotografias do mais recente homicídio: um cadáver contorcido numa posição familiar, pendurado na ponte de Brooklyn, com a palavra ISCO esculpida no peito.

Mediante a pressão dos meios de comunicação social, Baxter recebe ordens para ajudar na investigação e acaba por ter de visitar outro local de crime, descobrindo a mesma palavra (ISCO) esculpida no peito da vítima e, no peito do assassino, também morto, a palavra «FANTOCHE».

À medida que, nos dois lados do Atlântico, a espectacularidade e crueza dos homicídios aumenta, a equipa tenta desesperadamente apanhar os culpados. A única esperança é descobrir a quem se destina o «ISCO» e como são escolhidos os «FANTOCHES», mas acima de tudo, quem está a puxar as cordas.

"Santo António, de Lisboa e Pádua - Viagem a uma devoção ímpar" de António Mega Ferreira;

Editor: Clube do Autor

Sinopse: Os lugares e as etapas da vida de Santo António, em Portugal e em Itália. As raízes históricas e humanas da devoção ímpar de Il Santo.


Um texto profundo sobre uma das figuras portuguesas de referência mundial e um dos santos mais populares da Igreja Católica.

Combinando textos e fotos, esta obra retrata o percurso do homem capaz de acender a esperança ao longo dos séculos, sendo por isso motivo de afeição para crentes e não crentes.

«Santo António, de Lisboa e Pádua não é uma biografia, no sentido técnico do termo, nem uma devassa erudita sobre o seu pensamento, antes um ensaio literário de indagação das razões e caminhos por que António se constituiu como uma das figuras portuguesas de maior relevância na Europa do seu tempo. E também uma tentativa de aproximação à sua essência propriamente humana, ao seu trajeto pessoal. É obra de afeto e curiosidade, não de ciência ou teologia.»

Batizado com o nome Fernando de Bulhões, nasceu em Lisboa, entre 1191 e 1195, na Rua das Pedras Negras, junto à Sé de Lisboa. Na casa onde nasceu e viveu está hoje a Igreja de Santo António. Educado no seio de uma família nobre, na adolescência pede autorização para ingressar na Ordem dos Agostinhos, na Igreja de São Vicente de Fora, partindo mais tarde para Coimbra, para estudar teologia. A busca pela introspeção e a simplicidade conduzem-no até à recém-criada Ordem Franciscana e a deixar de lado, não só o hábito de agostinho, mas também o seu nome. Fernando adota o nome de António, em homenagem ao eremita Santo Antão, e dedica-se a pregar as escrituras.

Santo António morreu a 13 de junho de 1231, em Arcella, em Itália, estando sepultado em Pádua. O papa Gregório IX canonizou Santo António a 30 de maio de 1232, antes de se cumprir o primeiro aniversário da sua morte. Embora a devoção por Santo António seja partilhada em diversas regiões de Portugal e pelo mundo fora, é indiscutível que o culto é particularmente intenso em Lisboa, cidade que, por aqui ter nascido, desempenha o papel de alma mater do seu apostolado.

"Isto é marketing" de Seth Godin

Editor:  Ideias de Ler

Sinopse: Nos últimos vinte e cinco anos, Seth Godin inspirou milhões de empreendedores, líderes e fãs das mais variadas áreas. Agora, e pela primeira vez, reúne o essencial dos seus conhecimentos numa só obra.


Em Isto é marketing, Seth explica que os grandes marketers da atualidade não se limitam a criar ruído: criam um mundo melhor, resolvem problemas e ajudam as pessoas a alcançarem os seus objetivos.

Com base em casos reais, demonstra que a generosidade, a empatia e a partilha de emoções são os alicerces do marketing verdadeiramente impactante.

Faça a diferença. O seu público vai agradecer. E o seu negócio também.

"Memórias Políticas III (1982-2017) Mais 35 Anos de Democracia - Um Percurso Singular" de Diogo Freitas do Amaral

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Ao olhar para as várias fases da minha vida, muito cheia e multifacetada, quase sempre a começar de novo, revejo-me por inteiro nas recentes e belas palavras do Papa Francisco (Exortação apostólica «Cristo Vive», 2019): «Um jovem não pode sentir-se desanimado, é próprio dele sonhar coisas grandes, procurar largos horizontes, atrever-se a mais, querer conquistar o mundo, ser capaz de aceitar propostas desafiantes e desejar contribuir, com o melhor de si mesmo, para construir algo melhor.»


Sempre fui um cidadão ativo, movido por um forte impulso interior no sentido da participação, do reformismo e de maior justiça social. Primeiro, como presidente da Assembleia Geral da Associação de Estudantes da minha Faculdade (1962); depois, como docente empenhado em fazer uma carreira académica completa até ao topo (1964-1984); a seguir, entregue de alma e coração à tarefa de construção de uma autêntica Democracia pluralista de tipo Ocidental - conselheiro de Estado, fundador e primeiro líder do CDS , deputado, ministro, Vice-Primeiro Ministro, Primeiro-Ministro interino, candidato presidencial (em 1986) e de novo, inesperadamente, ministro independente num governo do PS (2005-2006); também como presidente eleito da União Europeia das Democracias Cristãs (1981-1983) e da 50ª Assembleia Geral da ONU (1995-1996); e ainda como escritor (Memórias Políticas I, 1995, e II, 2008, D. Afonso Henriques, 2001, e D. Afonso III, 2005), selecionador de Os Poemas da Minha Vida (2005) e, por último, como autor de uma síntese da nossa magnífica História (Da Lusitânia a Portugal, 2017). Sonhei coisas grandes: e, felizmente, vivi muitas.

"Longe de casa" de Peter Carey

Editor: Sextante Editora

Sinopse: Irene Bobs adora conduzir depressa. E o marido é o melhor vendedor de carros da zona rural do sudeste da Austrália. Acompanhados por Willie, o seu navegador, embarcam na prova Redex Trial, em 1954, uma dura corrida em volta do continente australiano, por estradas a que poucos carros sobrevivem. Longe de Casa é a nova obra-prima de Peter Carey, uma história intensa e de alta-velocidade. Situado nos anos 50 e traçando um quadro dos tempos do Império – de rainhas e reis e dos seus súbditos, negros e brancos –, este brilhante romance revela os caminhos de uma velha cultura que atravessa a História fazendo rimar amor com dor.

"O Mundo de David Walliams - Cenas e Coisas" de David Walliams

Editor: Porto Editora

Sinopse: Temos o prazer de apresentar o Mundo de David Walliams!

Este livro espetacularmente engraçado está a rebentar com maravilhas à-la-Walliams: questionários sobre os teus personagens preferidos, factos fabulosos e segredos superdivertidos, a cores!

Diverte-te a desenhar a tua própria capa para um livro de David Walliams, aprende a desenhar com Tony Ross e descobre a banda-desenhada protagonizada por Raj, completamente inédita! E ainda terás acesso aos bastidores dos livros, conduzido pelo próprio autor.
Horas de entretenimento para todos os fãs de David Walliams: antigos e novos. E também para quem apenas gosta de se rir.

"Os Sulcos da Sede" de Eugénio de Andrade

Editor: Assírio & Alvim

Sinopse: «Variação sobre um velho tema, o tema do homem velho, Os Sulcos da Sede (2001) é um dos livros dos últimos dias de Eugénio de Andrade, que aconteceu ser o último livro que publicou. [...] Mais do que luzes e sombras, a questão, neste último livro, põe-se em termos de sede e de água. Os poemas estão junto da fonte, da fonte da poesia, têm sede, anseiam (“água, água”), morrem perto da fonte à míngua de água, dão de beber à sede, dão a beber a própria sede, as formulações multiplicam-se. Trata-se de uma promessa do inalcançável ou de um suplício de Tântalo? Parecendo sensações contraditórias, são, na verdade, instâncias diferentes: o “eu”, envelhecido, pode muito menos do que dantes, mas os poemas não envelhecem, não perdem faculdades. Eugénio recupera aquela sensação que todos temos, a partir de uma certa idade, a sensação de que somos mais novos do que aquilo que somos.» [do prefácio de Pedro Mexia]

"Os Lugares do Lume" de Eugénio de Andrade

Editor: Assírio & Alvim

Sinopse: «Tal como acontece em livros anteriores, os trinta e seis poemas de Os Lugares do Lume [...] propõem uma “unidade poemática” que não desrespeita o “núcleo irradiante” de cada poema. É, desta vez, na luz, na sua natureza ardente, que a escrita encontra o seu tom. Num certo sentido, podia-se até dizer que há uma “monotonia” que a atravessa. Isto é, há uma unidade de tom, o rumor da língua falada, reduzida “às palavras nuas e limpas de um cerimonial arcaico — o da comunicação das necessidades primeiras do corpo e da alma.” (Rosto Precário, p. 49). Em jeito de invocação, o poema que abre o volume, “Dai-me um nome”, inaugura uma preocupação com o fazer poético que irá ecoar ao longo do livro.» [do prefácio de Golgona Anghel]

"Reencontro no Céu" de Mitch Albom

Editor: Edições Asa

Sinopse: Eddie tinha 83 anos e muito mau feitio. O que não o impediu de sacrificar a sua vida para salvar uma menina. 

Annie nunca mais foi a mesma desde esse dia. O acidente quase a matou, e embora os ferimentos tenham sarado, as cicatrizes permaneceram para sempre. Só quando reencontra Paulo, um amor de infância, é que a felicidade parece estar finalmente ao seu alcance.

Mas o Destino tem outros planos para ela… planos que incluem novamente Eddie. O velhote rezingão vai ajudá-la a compreender o significado da sua vida na Terra e a aceitar os seus erros, pois é através deles que se aprendem as maiores lições. E vai mostrar-lhe também que, por mais insignificante que ela se julgasse, a sua existência era, afinal, de uma importância tremenda.
Belo e tocante, Reencontro No Céu vem complementar As Cinco Pessoas que Encontramos no Céu na perfeição. Trata--se de uma profunda reflexão sobre a vida, plena de esperança e sabedoria.
A tão aguardada sequela de AS CINCO PESSOAS QUE ENCONTRAMOS NO CÉU…

"On Bullshit - Sobre a conversa, o embuste e a mentira" de Harry G. Frankfurt

Editor: Bookout

Sinopse: IUm livro que apresenta uma análise sobre a conversa fiada, o embuste e a mentira e como estas três fontes de engano nos iludem todos os dias sem darmos por isso. 

Com a sua capacidade de combinar a acuidade filosófica, a perceção psicológica e o humor irónico, Harry G. Frankfurt, um dos filósofos mais influentes dos nossos tempos, explora como o conceito de conversa fiada e o conceito de embuste, são distintos da mentira.

"Impacto - Como comunicar em público" de Norberto Amaral

Editor: Arena PT

Sinopse: A capacidade de falar em público com competência e impacto tem um peso importante no nosso sucesso pessoal e profissional. No entanto, já todos assistimos a apresentações que ficaram muito aquém das nossas expetativas e com as quais não nos sentimos envolvidos. Quando tal acontece, o tédio, a distração e até o sono apoderam-se de nós.

Frisando os principais ingredientes para uma apresentação de sucesso, este livro explica ao leitor como comunicar melhor em público.

Ajudá-lo-á a:
v definir bem os seus objetivos
v estruturar e articular ideias
v criar impacto visual através de slides atraentes
v determinar os sentimentos centrais das suas Apresentações
v encontrar as atitudes a adotar 
v comportar-se em palco

Em suma, oferece-lhe as ferramentas que lhe permitirão criar apresentações públicas verdadeiramente impactantes!calíptica seja desencadeada.

"Hugo Chávez, o colapso da Venezuela" de Leonardo Coutinho

Editor:  Ideias de Ler

Sinopse: Como o presidente venezuelano alimentou o tráfico de droga, financiou o terrorismo e continua a assombrar o país e o mundo.

O que levou um país rico, dono das maiores reservas de petróleo do planeta, ao colapso financeiro e institucional?

A crise na Venezuela é apenas a face mais evidente de uma rede de organizações políticas e criminosas criadas ou alimentadas por Hugo Chávez como parte do seu sonho de desenhar uma nova ordem mundial.

Neste livro, o jornalista Leonardo Coutinho revela – com base em milhares de páginas de documentos, muitos deles secretos, e mais de uma centena de entrevistas em dez países – como as ações de Hugo Chávez deixaram marcas em todo o mundo, desde a explosão da violência na América Central e no México até ao financiamento de organizações terroristas como o Estado Islâmico. 

Chávez quis mudar o mundo e conseguiu: deixou-o muito pior do que quando o encontrou.

"Amor de Perdição" de Camilo Castelo Branco

Editor: Livros do Brasil

Sinopse: 
Escrita em quinze intensos dias de prisão e com base na sua própria experiência, a obra-prima de Camilo Castelo Branco é um exemplo maior do movimento romântico português. Esta é a história do amor de Simão Botelho e Teresa Albuquerque, ele de dezassete anos, ela de quinze; um amor singular que não esmorece face à oposição das suas famílias fidalgas, a perseguições, a condenações, ao exílio; uma paixão pungente a que se juntará a jovem Mariana, e que não poderá acabar senão tragicamente.

Alcançando grande êxito assim que foi dado à estampa, em 1862, Amor de Perdição continua a ser o mais lido romance de Camilo Castelo Branco e é uma das mais apaixonantes histórias de amor da literatura portuguesa.

Esta obra está indicada nas Metas Curriculares de Português para o Ensino Secundário (11.º ano).


"Fora do Labirinto - A continuação do clássico bestseller mundial Quem Mexeu no Meu Queijo?" de Spencer Johnson

Editor: Gestão Plus

Sinopse: 
Quem Mexeu no meu Queijo? ofereceu a milhões de leitores a solução para um problema perene, no trabalho e na vida: o que fazer quando tudo muda? Agora, a sequela há muito esperada aprofunda a questão, mostrando aos leitores como adaptar o seu comportamento e as suas crenças para obter melhores resultados. 

Quando os encontrámos pela primeira vez, em Quem Mexeu no Meu Queijo?, os dois pequenos protagonistas, Pigarro e Gaguinho, defrontavam-se com uma mudança inesperada e assustadora, quando o seu querido Queijo começou a desaparecer. Gaguinho aprendeu a lidar com a mudança da melhor forma, partindo em busca do Novo Queijo. Mas Pigarro não conseguiu seguir em frente…

Agora, em Fora do Labirinto, ficamos a saber o que Pigarro fez a seguir - e como o seu percurso e as suas descobertas podem ajudar cada um de nós a ultrapassar dificuldades e dilemas, e a encontrar sempre a melhor solução - no trabalho e na vida, Basta pensar fora da caixa - ou melhor, Fora do Labirinto.

"Vida à Venda" de Yukio Mishima

Editor: Livros do Brasil

Sinopse: Uma das últimas obras escritas por Yukio Mishima, publicada originalmente nas páginas da edição japonesa da revista Playboy ao longo de 1968, Vida à Venda só recentemente foi descoberta pelo grande público, conquistando nos últimos anos novos leitores japoneses e merecendo traduções em vários pontos do mundo.


Farto dos seus dias, e depois de uma tentativa frustrada de suicídio, Hanio Yamada, jovem publicitário, decide pôr um anúncio no jornal: «Vendo a minha vida. Pode utilizá-la conforme as suas conveniências.» A partir desse momento, uma série de personagens estranhas virão ao seu encontro – uma mulher vampira, espiões, uma jovem viciada em LSD – e, peripécia após peripécia, entre o humor e a frieza, Hanio depara-se sucessivamente com algo que o impede de se desfazer da sua existência.

Original, irreverente, jocoso, este romance propõe um excêntrico passeio pelas profundas considerações do autor sobre a morte e o valor da vida.

"Ambições" de Ana de Castro Osório

Editor: Sibila Publicações

Sinopse: Toldados pela ideia de ascensão social, uma bela mulher de origem humilde e um médico arrivista estabelecem uma aliança nefasta. Pelo caminho, terão de se confrontar com outros interesses afectivos, sociais ou políticos. Entre Lisboa e uma vila do interior, as vidas das diferentes personagens cruzam-se numa teia de sonhos e ambições. 


O leitor delicia-se com o olhar crítico da autora sobre a realidade portuguesa, ao encontrar aqui retratados os seus diferentes extractos sociais.
Um romance de costumes sobre a condição da mulher, o matrimónio, a educação e o progresso no início do século XX, que em muitos aspectos se mantém actual.

"Crianças Sim - Como ajudar os seus filhos a serem mais resilientes, independentes e criativos" de Tina Payne Bryson e Daniel J. Siegel

Editor: Lua de Papel

Sinopse: Sempre que há um conflito potencial - desligar o telemóvel, fazer os trabalhos de casa, comer os "verdes", ir para a cama -muitas crianças tendem a responder negativamente. Ou seja, em vez de se mostrarem recetivas, tornam-se reativas. É aquilo a que o Prof. Dr. Daniel J. Siegel (psiquiatra) e a Dra. Tina Payne Bryson (psicoterapeuta) chamam uma resposta de Cérebro Não. Tudo isso é natural, sobretudo até aos três anos. No entanto é possível, ainda antes dessa idade, começar a ensinar os nossos filhos a terem uma atitude de abertura e curiosidade. Quando as crianças trabalham o Cérebro Sim, estão mais abertas a arriscar e a explorar. São mais curiosas e imaginativas. Desenvolvem melhores relações e dão respostas mais eficazes a contratempos. 


No livro Crianças Sim, os autores fornecem aos pais as competências, guiões e atividades que lhes permitirão ajudar os filhos, de todas as idades, a entrarem mais facilmente no estado "Sim". Um Cérebro Sim é ativo, aberto e disponível para se adaptar ao ambiente e mudar de rumo, mantendo a alegria típica dos miúdos.

"Cérebro - Manual do Utilizador Guia simplificado da máquina mais complexa do mundo" de Marco Magrini

Editor: Desassossego

Sinopse: Partindo desta reflexão, Marco Magrini descreve neste livro como funciona o cérebro humano, estruturando a informação como um livro de instruções de uma máquina de lavar roupa ou de um frigorífico. Para o autor, apesar de o cérebro não ser exatamente uma máquina, todos os seus utilizadores devem conhecer melhor as peças, os mecanismos e as engrenagens biológicas que o fazem funcionar. Por exemplo, saber que não é um órgão estático mas dinâmico, que está em constante transformação, que pode aprender coisas novas ou corrigir hábitos indesejados. 


Caracterizado por um leve tom humorístico — evidente no confronto entre cérebro Modelo F® (feminino) e Modelo M® (masculino) —, este livro divulgativo é escrito com um rigor científico que explica com precisão o enorme progresso alcançado pela neurociência no estudo da grande máquina que é o cérebro. Inclui um posfácio do aclamado físico Tomaso Poggio.

"Via Dei Portoghesi" de João de Almeida Santos

Editor: Parsifal PT

Sinopse: Via dei Portoghesi é uma pequena rua situada no coração de Roma. Tem apenas cinquenta metros, mas nela vivem inúmeras personagens com muitas histórias por contar. Como a de Gianni della Rovere, professor na Universidade de Roma La Sapienza, que, em idade um pouco já tardia, se apaixona perdidamente por Paola Valenzi, muito mais nova e funcionária da universidade onde lecciona, com quem mantém um difícil, complexo e intenso relacionamento afectivo.


Gianni e Paola integram uma tertúlia de intelectuais portugueses que vivem num hotel da da cidade. Um dia, a chegada de Barnabé de Sousa, um padre português com interesses pouco adequados à sua condição de religioso, ameaça alterar a vida do grupo e dos amantes.

Extraordinário fresco dessa Roma um pouco aldeã de fim de século, Via dei Portoghesi cruza a história de uma peculiar relação amorosa com a vida frenética, divertida e culta de um grupo de apaixonados pelo lugar, confluindo a narrativa numa elegia ao amor e numa homenagem a uma cidade maravilhosa e eterna.

"Tóquio - Diário, 1946" de Franco Nogueira

Editor: Tinta da China

Sinopse: A 6 de Janeiro de 1945 — quatro meses apenas após a assinatura da rendição japonesa —, o jovem diplomata Alberto Franco Nogueira chega a Tóquio. Desde aí, descreveu o seu dia-a-dia no Japão, num registo pessoal que evita os detalhes profissionais da missão de que vinha incumbido. Colocado aos 25 anos no seu primeiro posto no estrangeiro, como delegado do Governo português junto das Potências Aliadas de Ocupação, Franco Nogueira descobre um novo país, uma nova cultura, no meio da devastação da guerra e da recuperação do futuro. 


Recorrendo a uma escrita cinematográfica, descreve o seu confronto com um país destroçado, mas também com uma cultura milenar que desconhecia. Devora toda a literatura sobre assuntos nipónicos em francês e inglês, interpela estrangeiros que vivem há anos no Japão, dá longos passeios a pé na capital destruída. Conclui estar «todo olhos deslumbrados para a realidade nova que me cerca».

"A Grande Família Europeia - Os primeiros 54 000 anos" de Karin Bojs

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Este livro narra a história da Europa e dos europeus a partir do seu legado genético, da primeira onda de migração que povoou o continente até aos dias de hoje. Seguindo as pistas deixadas pelo seu ADN e viajando por locais de interesse arqueológico por toda a Europa, a autora traça o nosso passado comum da atualidade até à Pré-História.


Bojs visitou vários países para conhecer geneticistas, historiadores e arqueólogos eminentes, acabando por descobrir que os seus (e os nossos) genes contam uma história fascinante, que espelha e acompanha a história da Europa. Esta narrativa científica e de viagem, na primeira pessoa, vai muito além da genealogia pessoal da autora: explora a história escondida nos nossos genes e revela a história partilhada dos povos europeus.

"Delicioso, Fácil, Rápido" de Matt Preston

Editor: Casa das Letras

Sinopse: O QUE HÁ PARA JANTAR? - Este livro é a resposta a esta pergunta.

Todos nós temos uma seleção de pratos para cozinhar para a família e os amigos, mas, apesar de deliciosos, até os melhores de nós entram na rotina, presos numa roda de culinária, como as dos hamster, a cozinhar repetidamente a mesma seleção de mais ou menos nove receitas.
Este livro pretende quebrar este ciclo preparando pratos que são fáceis, deliciosos e nutritivos ... deixando pouca louça para lavar!

Estes pratos são a minha seleção de clássicos modernos, que se tornarão de imediato os favoritos da família. Repletos de sabor, são confecionados com ingredientes frescos do dia a dia, e básicos retirados do frigorífico, do congelador e da despensa, para serem facilmente cozinhados; quer esteja a preparar uma refeição rápida a meio da semana, um jantar descontraído para amigos no fim de semana, ou a antecipar a preparação dos almoços da semana seguinte.

Todas as receitas podem ser preparadas em 30 minutos ou menos (com exceção de uma — respostas num cartão…), permitindo-lhe gastar o seu tempo naquilo que é realmente importante.

"Dicas da Madalena - Imprescindíveis em Qualquer Casa" de Madalena Villalobos

Editor: Contraponto Editores

Sinopse: Presença assídua nas televisões, a autora do êxito Solucionário, Madalena Villalobos, regressa com um livro imprescindível em qualquer casa. Dicas da Madalena inclui conselhos e truques de limpeza, de cozinha, de beleza, de bricolage e de decoração e até sugestões para o Natal, utilizando somente - como é marca desta autora - produtos e acessórios que todos temos em casa.


Sabia que:
- Pode utilizar açúcar e azeite para fazer um esfoliante caseiro?
- A pasta de dentes serve para tapar buracos nas paredes?
- As claras de ovos podem disfarçar as olheiras?

Aprenda:
- Quais as melhores especiarias para cada alimento;
- A cozinhar um arroz que fica sempre solto;
- A limpar panelas queimadas num instante.

"Herança de Lágrimas" de Ana Plácido

Editor: Sibila Publicações

Sinopse: Diana de Sepúlveda vive um casamento sólido com um homem mais velho, a quem vê quase como um pai. O avassalador aparecimento na sua vida de Nuno, um jovem poeta, precipitará Diana numa abissal visita ao passado obscuro da sua própria família. A descoberta do segredo da geração que a antecede vai determinar o modo como lidará com a eventualidade de um novo amor.


Sob o pseudónimo masculino de Lopo de Sousa, onze anos depois de ter sido presa por adultério devido à sua ligação com Camilo Castelo Branco, Ana Plácido escreveu este apaixonante romance.

Usando a voz epistolar da protagonista na primeira parte, e na segunda recorrendo a um narrador na terceira pessoa, sem nunca perder a estrutura do enredo — revelando um grande domínio das técnicas narrativas —, a escritora desenvolve um estudo sobre os temas do casamento forçado, da infidelidade conjugal e das suas consequências à luz da dualidade de valores com que a hipocrisia social da segunda metade do século XIX julgava moralmente os dois sexos. 

A entrega do corpo da mulher ao marido era vista como um dever, ao passo que a separação era considerada uma infâmia, que prejudicava as mulheres quanto aos seus desejos, aos seus direitos e à disposição dos seus bens, ferindo-lhes a dignidade, cerceando-lhes a liberdade e mesmo a sobrevivência, e impossibilitando-lhes a construção de um futuro sem o homem.

"Cozinha Moçambicana" de Jeny Sulemange e Khalid Aziz

Editor: Arte Plural Edições

Sinopse: O Cantinho do Aziz foi durante muito tempo um dos segredos mais bem guardados de Lisboa; ao canto de um largo da Mouraria, serve-se a melhor cozinha moçambicana do País. Bagias, frango à cafreal, makoufe, ikala, miamba, matapa, shima, água e sal, um caril de caranguejo mundialmente conhecido e as melhores chamuças de Lisboa e arredores são algumas das especialidades da chef Jeny Sulemange, que dá a cada prato tradicional um toque muito próprio. 


Agora, a chef Jeny e Khalid Aziz, o empreendedor que está a levar a marca Aziz a Nova Iorque e Londres, contam a história do restaurante moçambicano mais antigo de Lisboa e partilham algumas das receitas mais deliciosas deste cantinho - que pode passar a ser na sua casa!

"Sucessos de Madame de Senneterre - Por ela referidos no ano de 1799" de Joseph Fiévée

Editor:  Sibila Publicações

Sinopse: Um romance escrito na clandestinidade por um espião de Napoleão Bonaparte, na versão de um dos maiores poetas e tradutores da língua portuguesa.


França, final do século XVIII.
Uma mulher apanhada pelo turbilhão da Revolução vê toda a sua vida de poder e riqueza modificar-se num curto espaço de tempo. A ascensão de uma nova classe social, que se substitui à antiga nobreza, à qual pertencia, e a necessidade de sobrevivência, vão exigir-lhe uma prova de grande resiliência e humildade. Nesta nova ordem, os comportamentos do passado ditarão o seu futuro.

Publicado em 1798, durante a vaga romântica francesa, este livro encantou os leitores assim que foi lançado, mantendo-se com sucesso até fins do século XIX.

No ano em que se cumprem duzentos anos da morte de Filinto Elísio, a Sibila Publicações apresenta, na Colecção Coisas Que Ficam, mais uma obra magistralmente traduzida por ele.

"O Super-Homem é Árabe - Sobre Deus, o Casamento, o Machão e Outras Invenções Desastrosas" de Joumana Haddad;

Editor: Sibila Publicações

Sinopse: Este não é um manifesto contra os homens em geral. Nem é um manifesto contra os homens árabes em particular. É, todavia, um uivo na cara de uma particular espécie de homens: a espécie macha, o Super-Homem, como eles gostam de se considerar. Mas o Super-Homem é uma mentira. Nesta explosiva sequela de Eu Matei Xerazade, Joumana Haddad examina o sistema patriarcal que continua a dominar o mundo árabe — e não só. Das religiões monoteístas e do conceito de casamento à institucionalização do machismo e do duplo padrão, Joumana reflecte sobre a necessidade vital de uma nova masculinidade nestes tempos de revolução e mudança no Médio Oriente.

"A Casa de Charles Street" de Danielle Steel

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: De desconhecidos a amigos, de amigos a família…

Na sequência do seu divórcio e dos problemas financeiros que se seguiram, Francesca sente-se desesperada. Sozinha, teme não ser capaz de suportar a casa encantadora onde vive e, como solução de recurso decide alugar uma parte dela. Pouco a pouco, a casa vai readquirindo vida: primeiro com Eileen, uma jovem professora da Califórnia, depois com Chris, um pai divorciado, e, finalmente, com Marya, uma cozinheira notável que perdeu o marido. Rapidamente, uma feliz cumplicidade instala-se entre os companheiros da casa. Contagiada por esta nova energia, Francesca volta a sentir-se com forças para reabrir o coração e procurar o amor...

Ao longo de um ano assombroso, inesquecível e que, em última análise, vai alterar muitas vidas, a casa do número 44 de Charles Street enche-se de risos, de mágoas e, sempre, de esperança.

"Killer T: Química Fatal" de Robert Muchamore

Editor: Porto Editora

Sinopse: Harry e Charlie são adolescentes, num mundo em rápida mudança. Ele é um britânico solitário, a tentar sobreviver ao primeiro trimestre na Escola Secundária de Las Vegas. Ela revela-se uma amiga improvável, acusada de misturar explosivos, responsáveis pelos ferimentos de um jogador de futebol.


Os dois aproximam-se numa era em que a manipulação genética conhece o seu auge. Agora, qualquer pessoa, num laboratório improvisado numa garagem, é capaz de curar o cancro, melhorar os resultados nos exames ou afinar alguns genes para um bronzeado permanente.

Nas mãos erradas, contudo, a manipulação genética mostra ser a arma mais perigosa da história da humanidade. E Harry e Charlie terão de saber sobreviver-lhe.

Killer T é uma história de amor muito pouco emotiva, um conto de resistência humana e um romance dos nossos tempos.
Do autor bestseller da coleção CHERUB.


cardapio.pt @ 12-6-2019 17:17:05


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros