Novidades Livros (4 a 10 de julho de 2019)

cardapio.pt @ 3-7-2019 10:42:00

"O Intruso" de Stephen King

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Um rapaz de onze anos é encontrado morto. Todas as evidências apontam para que o assassino seja Terry Maitland, um dos cidadãos mais queridos de Flint City, professor de inglês, marido exemplar e pai de duas meninas. O detetive Ralph Anderson dá-lhe voz de prisão. Maitland tem um álibi forte, estava noutra cidade quando o crime foi cometido, mas os indícios de ADN encontrados no local confirmam que é ele o culpado. Aos olhos da justiça e da opinião pública, Terry Maitland é um assassino e o caso está resolvido.


Mas o detetive Anderson não está satisfeito. Maitland parece ser uma boa pessoa, um cidadão exemplar, terá duas faces? E como era possível estar simultaneamente em dois lugares?
Por ser um romance de Stephen King, quando conhecemos a resposta, arrependemo-nos de ter formulado a pergunta.

"Autobiografia" de José Luís Peixoto

Editor: Quetzal Editores

Sinopse: Na Lisboa de finais dos anos noventa, um jovem escritor em crise vê o seu caminho cruzar-se com o de um grande escritor. Dessa relação, nasce uma história que mescla realidade e ficção, um jogo de espelhos que coloca em evidência alguns dos desafios maiores da literatura. 


A ousadia de transformar José Saramago em personagem e de chamar Autobiografia a um romance é apenas o começo de uma surpreendente proposta narrativa que, a partir de certo ponto, não se imagina como poderá terminar. José Luís Peixoto explora novos temas e cenários e, ao mesmo tempo, aprofunda obsessões, numa obra marcante, uma referência futura.

"O Rinoceronte do Rei" de Sérgio Luís de Carvalho

Editor: Clube do Autor

Sinopse: Esta é a história do rinoceronte que chegou a Lisboa em maio de 1515 e que espantou toda a Europa.


Esta é a história do seu tratador indiano e de Esperança, de Modafar o sultão de Cambaia, do impressor morávio do rei de Portugal e do pintor alemão que se embasbacou com o dito bicho e o celebrizou.

Esta é a história do capitão Rusticão de um frade piedoso e do seu cão, de duques homicidas, de índios canibais, de mercadores e de escravos, de imperadores e de papas, de reis invejosos, poderosos e deprimidos e de médicos italianos que escreviam má poesia.

Esta é a história dos lisboetas de quinhentos, dos ricos aos pobres, das viúvas alucinadas aos marinheiros, dos oficiais aos arquitetos.

"Estás Aí, Deus? Sou Eu, a Margaret" de Judy Blume

Editor: Editorial Presença

Sinopse: 
Margaret Simon gosta de cabelos compridos, de atum, do cheiro da chuva e de coisas cor-de-rosa. Ela acabou de mudar-se com a família do centro da cidade de Nova Iorque para os subúrbios, e está ansiosa por se integrar no seu novo grupo de amigas que juram contar sempre tudo umas às outras - os primeiros sutiãs, os primeiros beijos, a primeira vez que tiverem o período. Tudo. 

Porém, há coisas que são demasiado íntimas para partilhar com outras pessoas, ainda que sejam nossas amigas, e sobretudo quando se é a nova rapariga do grupo. Mas para sorte de Margaret, ela tem uma ligação com alguém muito especial… É que ela pode conversar com Deus acerca de tudo - família, amigos e até mesmo sobre a sua paixão secreta.

"Paris Após a Libertação: 1944-1949" de Antony Beevor e Artemis Cooper

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Tendo como pano de fundo as tensões políticas no dealbar da Guerra Fria, a Cidade Luz, foco geográfico onde estas tensões diplomáticas primeiro tomaram corpo, é aqui retratada de modo vívido em todas as suas vertentes: social, política, histórica. Paris entre 1944 e 1949 é uma cidade entregue a ajustes de contas de justiça duvidosa, a negociantes do mercado negro que enriquecem à custa de uma população miserável e, redentoramente, a um número crescente de intelectuais e artistas - incluindo Hemingway, Beckett, Camus, Sartre, Beauvoir, Cocteau e Picasso - que se revelar essenciais na sua revitalização e afirmação como capital cultural da Europa. 


Um retrato fascinante e muito bem documentado dos inúmeros mundos que Paris contém: dos bordéis aos clubes de jazz, dos tribunais aos vetustos castelos da vieille France no rescaldo da humilhação causada pela derrocada da França e pela Ocupação.

"O Livro das Piadas Picantes Histórias, anedotas e contos proibidos" de Manuel Damas

Editor: Matéria Prima

Sinopse: Todos gostamos de rir, sobretudo se a ocasião ou a piada for apimentada. 


O Livros das Piadas Picantes, de Manuel Damas, tem tudo isso e muito mais.

São histórias de namorados que se encontram na cama, casamentos que se desencontram em casa, as perguntas difíceis das crianças e a terceira idade, que também gosta do fruto proibido.

É para ser lido por todos os que gostam de histórias, anedotas e contos proibidos, os quais, neste livro, estão divididos em três partes, da mais à menos picante.

Pequenas malaguetas em forma de história, para ler e ficar a arder.

"Astrologia para o Bem-Estar - Guia dos Signos do Zodíaco para a Vitalidade da Mente, Corpo e Espírito" de Monte Farber e Amy Zerner

Editor:  Farol

Sinopse: Ensinamentos simples que podem mudar a sua vida.


Neste livro, Monte Farber e Amy Zerner, astrólogos internacionalmente respeitados, oferecem-nos a sua visão única sobre os perfis de personalidade com base no zodíaco astrológico e as dicas para práticas de bem-estar, incluindo meditações de mindfulness, infusões de chá, posições de yoga, utilização de cristais curativos e muito mais. Sempre adequado e personalizado para cada signo.

" Lobo Solitário - Livro de Bolso" de Jodi Picoult

Editor: 11 X 17

Sinopse: Quando um lobo sabe que o seu tempo está a terminar e que já não é útil à sua alcateia, muitas vezes escolhe afastar-se. Morre assim afastado da sua família, do seu grupo, mantendo até ao fim todo o orgulho que lhe é próprio e mantendo-se fiel à sua natureza. Luke Warren passou a vida inteira a estudar lobos. Chegou inclusivamente a viver com lobos durante longos períodos. Em muitos sentidos, Luke compreende melhor as dinâmicas da alcateia do que as da sua própria família. A mulher, Georgie, desistiu finalmente da solidão em que viviam e deixou-o. O filho, Edward, de vinte e quatro anos, fugiu há seis, deixando para trás uma relação destroçada com o pai. Recebe então um telefonema alarmante: Luke ficou gravemente ferido num acidente de automóvel com Cara, a irmã mais nova de Edward. De repente, tudo muda: Edward tem de regressar a casa e enfrentar o pai que deixou aos dezoito anos. Ele e Cara têm de decidir juntos o destino do pai. 


Não há respostas fáceis, e as perguntas são muitas: que segredos esconderam Edward e Cara um do outro? Haverá razões ocultas para deixarem o pai morrer… ou viver? Qual seria a vontade de Luke? Como podem os filhos tomar uma decisão destas num contexto de culpa, sofrimento, ou ambos? E, sobretudo, terão esquecido aquilo que todo e qualquer lobo sabe e nunca esquece, que cada membro da alcateia precisa dos outros, e às vezes a sobrevivência implica sacrifício? 

Lobo Solitário descreve de forma brilhante a dinâmica familiar: o amor, a proteção, a força que podem dar, mas também o preço a pagar por ela.

"A Era dos Muros - Como as Barreiras Entre Nações Estão a Mudar o Nosso Mundo" de Tim Marshall

Editor: Desassossego

Sinopse: Os muros estão a crescer. As políticas nacionalistas estão em ascensão.

Milhares de quilómetros de vedações foram erguidas nos últimos dez anos e estão a redefinir a nossa paisagem política.
Existem muitas razões para erguermos muros, já que há tantos temas que nos dividem: saúde, raça, religião, dinheiro, política. Na Europa, as ruturas da última década ameaçam não só a unidade europeia, mas também, em alguns países, a própria democracia. Na China, a necessidade de conter as divisões forjadas pelo capitalismo definirá o futuro da nação. Nos Estados Unidos, a justificação para o muro na fronteira com o México explora o medo americano.

Entender o que nos divide, no passado e no presente, é essencial para compreender tudo o que se está a passar no mundo. China, Estados Unidos da América, Israel e Palestina, Médio Oriente, África, Europa e Reino Unido são alguns dos territórios que Tim Marshall aborda neste livro fascinante onde analisa as falhas que irão moldar o mundo nos próximos anos.

"Lá, onde o vento chora" de Delia Owens

Editor: Porto Editora

Sinopse: Kya tem apenas seis anos de idade quando vê a mãe sair de casa, com uma maleta azul e sapatos de pele de crocodilo, e percorrer o caminho de areia para nunca mais voltar. E à medida que todas as outras pessoas importantes na sua vida a vão igualmente abandonando, Kya aprende a ser autossuficiente: sensível e inteligente, sobrevive completamente sozinha no pantanal a que chama a sua casa, faz amizade com as gaivotas e observa a natureza que a rodeia com a atenção que lhe permite aprender muitas lições de vida. 

O isolamento em que vive durante tantos anos influencia o seu comportamento: solitária e fugidia, Kya é alvo dos mais cruéis comentários por parte dos moradores da pacata cidade de Barkley Cove. 
E quando o popular e charmoso Chase Andrews aparece morto, todos os dedos apontam na direção de Kya, a miúda do pantanal. E o impensável acontece.

Neste romance de estreia, Delia Owens relembra-nos que somos formatados para sempre pelas crianças que um dia fomos, e que para sempre estaremos sujeitos aos maravilhosos, mas também violentos, segredos que a natureza encerra.

"A Fera Tem de Morrer" de Nicholas Blake

Editor: Livros do Brasil

Sinopse: O filho do afamado escritor de policiais Frank Cairnes, o pequeno Martie, é atropelado por um condutor que se põe em fuga. A partir desse momento, Cairnes decide: «Vou matar um homem. Não sei o seu nome, não sei onde vive, não tenho ideia de com quem ele se parece. Mas vou descobri-lo e matá-lo...» Até que George Rattery, o infeliz condutor, aparece morto. Afigurando-se o principal suspeito, Cairnes insiste então que está a ser vítima de uma conspiração e um seu velho amigo decide chamar o detetive privado Nigel Strangeways para ajudar na investigação. Terão os planos de Frank Cairnes sido apenas expressão de pesar? Que segredos esconde a família Rattery? O carismático Strangeways, ajudado pela sua perspicaz mulher, Georgia, e pelo sempre rigoroso inspetor Blount, terá pela frente um enredo diabólico para desvendar, neste que é um dos mais intrigantes policiais assinados por Nicholas Blake, várias vezes adaptado ao cinema e destacado como um dos grandes romances da história da literatura de mistério.

"Mulheres Espias em Tempo de Guerra" de Ann Kramer

Editor: Vogais

Sinopse: Espiar em tempo de guerra é arriscado e perigoso.


Como Marthe Richer disse sobre as suas atividades de espionagem durante a Primeira Guerra Mundial, «a qualquer momento pode-se ser preso e ir ao encontro da morte». Apesar do perigo, foram muitas as mulheres que trabalharam como espias durante as duas guerras mundiais. Algumas sobreviveram, mas foram mais as que não regressaram a casa.

De Mata Hari a Odette Sansom, raramente as mulheres que se dispuseram a espiar para os seus países receberam o devido reconhecimento. Com frequência banalizadas em livros e filmes, estereotipadas como femmes fatales ou ingénuas, a verdade é bem diferente. Trabalhando sob identidades falsas como correios ou operadoras de rádio, o seu contributo foi inegável. Oriundas de todos os estratos da sociedade, muitas exibiram qualidades inesperadas. 

Algumas provaram ser excelentes líderes, como Pearl Witherington, ou possuir tremenda descontração, como Nancy Wake; muitas outras, como Noor Inayat Khan, mostraram uma coragem excecional durante privações terríveis.

Ann Kramer dá-nos a conhecer mulheres notáveis, os motivos pelos quais aceitaram uma missão tão arriscada e as tarefas que desempenharam. Com base em depoimentos e arquivos pessoais, este livro é uma leitura fascinante.

"O Fantasma de Maddy Clare" de Simone St. James

Editor: TopSeller

Sinopse: Londres, 1922

Sarah Piper é uma jovem solitária que vê a sua vida mudar quando uma agência de trabalho temporário a contrata para ajudar Alistair Gellis, um caçador de fantasmas. Alistair é um veterano da Primeira Guerra Mundial, rico, atraente e com uma grande obsessão pelo sobrenatural. Foi convocado para investigar e expulsar o fantasma de Maddy Clare, uma criada de 19 anos que assombra o estábulo onde alegadamente se suicidou. 

Como Maddy se recusa a interagir com homens, caberá a Sarah a difícil tarefa de a enfrentar. Para isso, contará com o apoio de Alistair e do seu enigmático assistente, Matthew Ryder. Em pouco tempo, os três veem-se perante uma missão perigosa, pois o fantasma de Maddy é real, está zangado e tem poderes que desafiam toda a razão. 

Conseguirão eles descobrir quem era Maddy, de onde veio e o que estará a impulsionar o seu desejo de vingança, antes que ela os destrua a todos?

"Os Médicos da Morte" de Philippe Aziz

Editor: Desassossego

Sinopse: Quem não conhece a História está condenado a repeti-la. Mais de setenta anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial, a leitura desta obra nunca foi tão fundamental.

Os Médicos da Morte é um documento histórico sobre os horrores da medicina nazi durante a Segunda Guerra Mundial. Do contexto social e ideológico que permitiu corromper em absoluto o papel do médico, aos responsáveis no terreno pelos atos mais hediondos, esta é uma obra baseada em testemunhos de sobreviventes, em confissões de médicos SS e em milhares de documentos que os nazis não conseguiram destruir antes da derrota final.

Milhares de crianças, deficientes, homossexuais, ciganos, judeus e até alemães dissidentes, prisioneiros de uma ideologia que os renegava da própria condição humana, foram alvo de atrozes experiências médicas com o objetivo de aniquilar as raças inferiores ou ajudar no esforço de guerra. Foi o apogeu da crueldade do Terceiro Reich, um delírio científico que choca e repugna. E que deve ser lido para nunca ser esquecido.

Os médicos nazis tinham rédea solta para fazerem as experiências que quisessem nos campos de concentração. Incineraram, castraram, congelaram, sufocaram homens, mulheres e crianças sem misericórdia. Retiravam órgãos e membros, transfundiam sangue de uns para outros em experiências macabras... Este livro prova quão monstruoso pode ser o ser humano.

"Sul" de Miguel Sousa Tavares

Editor: Clube do Autor

Sinopse: Eu sou um contador de histórias. Pagam-me para percorrer o mundo e contar o que vi. Umas vezes vi tragédias, miséria, coisas que magoava descrever. Outras vezes vi sonhos, esperanças, histórias felizes. Este é um livro que reúne apenas a parte boa daquilo que me coube em sorte ver e contar.


São muitos e todos fascinantes os destinos deste Sul. De São Tomé e Príncipe a Itália com paragens em Goa, Cabo Verde, Egito, Espanha, Marrocos, Costa do Marfim ou Tunísia, da amazónia à selva africana, Miguel Sousa Tavares transporta nos para um sem fim de lugares inesquecíveis através das páginas deste livro.

Resultado de várias viagens que fez como jornalista, Sul é um livro ímpar apresenta nos o jornalista viajante contador de histórias, descobrindo e dando a descobrir o lado mais profundo e verdadeiro de cada um destes países.

Sul é um hino às experiências que nos enriquem de forma indelével e um convite irrecusável para embarcar numa aventura intemporal

" A Torre da Andorinha - The Witcher - Volume VI" de Andrzej Sapkowski

Editor:  Saída de Emergência

Sinopse: O mundo está coberto pela neblina sufocante e cruel da guerra. Ciri, a criança da profecia, desapareceu. Procurada tanto por amigos como por adversários, assumiu a identidade de um bandido e vive em liberdade pela primeira vez na vida. Mas o cerco à sua volta está a apertar e os assassinos impiedosos de Nilfgaard seguem o seu rasto.

Geralt, o bruxo, não desistiu da sua missão. Apesar das feridas, reuniu um grupo de aliados determinados a resgatar Ciri. Mas os crimes que cometeu tornaram-na famosa, e os mercenários que a procuram são implacáveis. Conseguirá Geralt salvar a jovem? E será a lendária Torre da Andorinha um porto seguro?

"Destino: Compromisso" de Katy Colins

Editor: HARPER COLLINS

Sinopse: 
No 3º livro do Clube de viagem dos Corações Solitários Georgia vai receber a oportunidade da sua vida! Ser a protagonista de um programa televisivo de viagens. Na 1ª viagem, tendo como cenário o maravilhoso Chile, Ben e Georgia têm de decidir se o seu amor vale todos os seus esforços e dificuldades…


Meu amor, meu segredo" de Julie Cohen

Editor: Porto Editora

Sinopse: 
Robbie e Emily estão juntos desde sempre, mas o seu amor permanece vivo e forte. Ao longo da vida, têm partilhado a cama, a casa e uma ligação tão profunda que parece indestrutível. Mas há coisas que eles não partilham com ninguém, para bem de todos.
Numa manhã como qualquer outra, Robbie acorda, veste-se, escreve uma carta a Emily e sai de casa. Para sempre. Há um segredo que ambos guardam desde o dia em que se conheceram. Os sacrifícios e as escolhas que fizeram ao longo da vida podem agora ser expostos perante todos e esta é a única maneira de os preservar.

"As Mulheres do Coro de Chilbury" de Jennifer Ryan

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Kent, 1940. Chilbury, uma idílica povoação inglesa, vê os seus homens - maridos, filhos, irmãos - partirem para a guerra. Entregues a si próprias, as mulheres da aldeia confrontam-se com uma outra batalha: salvar o coro local que o pároco decidiu encerrar, para, através do canto, desafiarem o grande conflito que se trava na Europa. e com esse objetivo juntam-se à carismática Miss Primrose Trent, professora de música recém-chegada a Chilbury.


Entre elas, destacam-se Mrs. Tilling, uma viúva tímida; Venetia, a sedutora da aldeia; Silvie, a jovem refugiada judia; Edwina, uma parteira pouco escrupulosa que procura fugir de um passado sórdido. Bisbilhotices, ciúmes, medos, angústias, amores secretos marcam este romance inspirador e profundamente comovente que explora o modo como uma pequena comunidade consegue enfrentar as vicissitudes e os horrores de uma guerra violenta e destruidora. 

Entre risos e lágrimas, e inspirando-se nas prodigiosas histórias que lhe contava a avó, que viveu no período da 2ª Guerra Mundial, numa pequena aldeia de Kent, Jennifer Ryan explora as almas deste coro que nenhum leitor jamais irá esquecer. 

Um pequeno tesouro, inteligente e com um humor tipicamente britânico.

"Uma Floresta em Casa - O segredo norueguês para ter os benefícios da natureza em casa e no escritório" de Jorn Viumdal

Editor: Pergaminho

Sinopse: Ao longo de milhares de anos, os seres humanos tiveram como habitat ambientes naturais, e pleno contacto com a luz solar, a vegetação, a água e o ar fresco. Embora sejamos biológica e fisiologicamente semelhantes aos nossos antepassados pré-históricos, a maior parte de nós passa quase toda a vida no interior, com pouco ou nenhum contacto com o mundo natural - embora seja já sabido que a convivência com a natureza traz inegáveis benefícios emocionais, psicológicos e físicos. 


Jørn Viumdal tem uma missão: trazer o habitat natural humano de volta para os espaços onde passamos mais tempo - as nossas casas e escritórios. Apoiado em dados de investigação ambiental da universidade norte-americana e norueguesas, bem como em três décadas de pesquisa da NASA, este livro demonstra como ter uma seleção cuidadosa de plantas cultivadas e dispostas de forma específica em espaços interiores pode trazer benefícios extraordinários. Melhora a saúde, reduz a fadiga, fortalece o sistema imunitário e promove a concentração, a comunicação e a vitalidade. Viver com plantas ajuda o nosso organismo a prevenir doenças e faz-nos mais felizes e mais calmos, para além de aumentar a nossa eficiência e produtividade. 

Uma Floresta em Casa ensina-o a transformar qualquer parede, numa casa ou escritório, numa parede viva de plantas - tudo com plantas e matérias fáceis de encontrar e montar. 

Viva um mundo mais verde, mais belo e mais saudável - tenha Uma Floresta em Casa.

"A Vingança" de John Grisham

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Pete Banning era um cidadão modelo de Clanton, cidade do Mississippi - herói condecorado da Segunda Guerra Mundial, patriarca de uma destacada família, proprietário de terras, pai, vizinho e membro fiel da Igreja Metodista. Numa fria manhã de outubro, levantou-se cedo, foi para a cidade e a sangue-frio disparou a matar sobre o seu pastor e amigo, o reverendo Dexter Bell. A única declaração que Pete fez sobre o sucedido - ao xerife, aos advogados, ao juiz, ao júri e à sua família - foi: «Não tenho nada a dizer.» Não tinha medo da morte e estava disposto a levar para o túmulo as suas motivações.


Neste romance intenso, John Grisham transporta-nos numa viagem incrível e plena de suspense à descoberta da verdade, desde o sul dos Estados Unidos até às selvas das Filipinas e à Guerra do Pacífico. De um hospício claustrofóbico e cheio de segredos somos arrastados até um tribunal onde um advogado tenta desesperadamente ilibar um homem que procura tudo menos a sua salvação.

"África Minha | Sombras no Capim" de Karen Blixen

Editor: Clube do Autor

Sinopse: Esta edição reúne os dois relatos de Karen Blixen sobre a sua vida no Quénia, os livros África MinhaSombras no Capim.


Em 1914 Karen Blixen chegou ao Quénia com o marido para gerir uma plantação de café Imediatamente conquistada pelo mágico local, Karen Blixen passou aí os anos mais felizes da sua vida, até ao colapso da plantação Foi então forçada a regressar à terra natal, a Dinamarca, onde escreveu África Minha.

Escrito com uma vivacidade que nos faz sonhar imediatamente com o continente africano, o livro retrata um estilo de vida desaparecido para todo o sempre. 

O livro foi adaptado ao cinema, numa realização de Sydney Pollack em 1985. Protagonizado por Meryl Streep e Robert Redford, tornou se num ícone cinematográfico e, para muitos, é um dos mais belos e comoventes filmes de sempre.

"Antes de Morrer Quero…" de Ângelo Valente, Sofia Nunes e Maria Inês Santos

Editor: Cultura Editora

Sinopse: No Centro Comunitário da Gafanha do Carmo os dias são cheios de música, risadas, actividades inesperadas, barrigas ao sol, e muito amor do Vadio e da Viana (segundo eles, provavelmente os melhores cães do mundo).


O Centro é a casa de algumas dezenas de idosos que têm o privilégio de viver os anos finais das suas vida envolvidos pela melhor energia possível. Um lar como nenhum outro. Uma maneira totalmente revolucionária de lidar com a velhice e a iminência da morte.

Nas páginas deste livro, Sofia Nunes e Ângelo Valente, responsáveis pela dinâmica do Centro nos últimos anos, partilham com a preciosa arte da Maria Inês Santos, as melhores histórias e ensinamentos para enfermos o princípio que move este trabalho: a felicidade conquista-se através do amor.

"Intocável" de Tahereh Mafi

Editor: TopSeller

Sinopse: Tenho uma maldição.

Tenho um dom.
Sou um monstro.
Sou um ser humano.
Sou uma arma.
Sou uma lutadora.

O mundo está em colapso. As doenças dizimam a população, a comida escasseia, os pássaros não voam e as nuvens têm a cor errada. E, com apenas 17 anos, a Juliette está presa por homicídio. Na verdade, ela tem um poder incrível que mais se assemelha a uma maldição… O seu toque pode matar. 

Perante a eclosão de uma guerra, o Restabelecimento vê nesse poder letal um dom. A Juliette não é apenas uma alma atormentada dentro de um corpo venenoso, mas uma arma imprescindível para a manutenção da ordem. 

Só que esta extraordinária rapariga já escolheu o seu próprio caminho. Após uma vida sem liberdade, ela encontra por fim a força necessária para lutar e reagir - e tentar construir um futuro com o amor da sua vida, um rapaz que ela julgara ter perdido para sempre. Conseguirá a Juliette sair vitoriosa? 

Um livro imperdível para os fãs das sagas Crepúsculo e Jogos da Fome.

"O Cosmo da Mente - Breve história de como o Homem criou o Universo" de Edoardo Boncinelli e Antonio Ereditato

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Quantos anos tem a vida? 

Qual é o destino das estrelas? 
Se o átomo é feito de vácuo, o que é que sustém o mundo? 
Por que razão só os neurónios dos humanos, entre os de todas as espécies, são capazes de descrever os neutrinos? 
Edoardo Boncinelli e Antonio Ereditato contam-nos a aventura do Universo: desde a explosão inicial até à composição das galáxias, desde o princípio do espaço-tempo à evolução do Homo sapiens e ao surgimento da consciência humana. 

Ambos levam-nos de volta aos instantes após o Big Bang, durante os quais se deram mudanças mais importantes que as do último bilião de anos. Explicam-nos a natureza ambivalente das partículas elementares, simultaneamente corpuscular e ondulatória, graças às quais podemos fazer reviver em laboratório o cosmos no seu início, clonando o dinossauro-Universo-recém-nascido. Acompanham-nos até aos gigantescos filamentos das galáxias que formam a rede do cosmos e, mais além, aos insondáveis buracos negros. 

Permitem-nos penetrar no mistério de um cérebro demasiado grande e complexo para manter apenas a sua sobrevivência. e anunciam, por último, uma grande verdade: entre tudo aquilo que conhecemos, só a nossa mente - esse indecifrável dispositivo biológico, com neurónios mais numerosos que as estrelas que povoam a Via Láctea - nos consente atribuir uma história ao Universo em que pensamos e agimos há milhões de anos; de lhe dar, no fundo, a existência. 

Este livro abrange as distâncias siderais até ao infinitamente pequeno; escuta o movimento de expansão do Universo, a sua respiração; observa aquelas dimensões de que só hoje, graças aos últimos progressos tecnológicos, começamos realmente a ter conhecimento. 

É uma viagem através da qual o leitor encontra a forma de se avizinhar da radiação cósmica de fundo; do lugar onde, nos confins entre conhecido e desconhecido, todas as certezas se esvaem e nos debruçamos sobre a vertigem da escuridão; lá, junto às estrelas, onde brilham o mistério e a beleza do cosmos, cortando-nos a respiração. 

«Connosco, com o nosso complexo cérebro e os seus neurónios, o Universo despertou da sua própria inconsciência e, pelo menos aqui no planeta Terra, começou a refletir sobre si próprio e a conseguir que os homens de ciência lhe contassem a fascinante história da sua origem e da sua longa vida.»

"Quando a Penumbra Vem" de Jaume Cabré

Editor: Tinta da China

Sinopse: Com a habitual mestria de Jaume Cabré e o seu inconfundível tom confessional, as histórias deste livro piscam o olho ao humor negro e à narrativa cinematográfica. Todas são perpassadas pela morte, e os «locais do crime» são habitados por gente que perdeu a fé, indivíduos que se confessam atormentados, vazios, rancorosos.


Quando a Penumbra Vem compõe-se de treze histórias que chamam à cena objectos e símbolos que entretecem uma espécie de estética do mal: personagens infames que vivem presas no passado, devido à culpa ou à vergonha. Coleccionadores de arte, ladrões de ovelhas, justiceiros a soldo, criminosos da pior estirpe - todos condenados a um desenlace cujo único pano de fundo possível é a morte. Para nenhum deles há redenção ou um lugar no paraíso.

"365 Enigmas e Jogos de Lógica - Testa os teus neurónios dos 9 aos 99 anos" de Miquel Capó

Editor: Marcador

Sinopse: Põe à prova os teus neurónios com 365 enigmas e jogos de lógica, um para cada dia do ano.


Gostas de desafios?
És o rei dos enigmas?

Abre este livro e prepara-te para espremer o teu cérebro com 365 divertidos e estimulantes jogos de inteligência. 

Pela mão do matemático Miquel Capó irás descobrir os melhores enigmas, paradoxos, ilusões de ótica e problemas matemáticos.

A diversão é garantida!

"O Homem do Mês, Vol. 3" de J. Kenner

Editor: TopSeller

Sinopse: O bar The Fix on Sixth está em risco de fechar. Um grupo de amigos decide ajudar, competindo com o que de melhor tem: sensualidade e atributos físicos! E assim surge o concurso O Homem do Mês, onde os melhores partidos do Texas vão disputar o título durante doze meses, atraindo os olhares do público e das mulheres que os tiram do sério.


Julho

Trabalhador e ambicioso, Derek Winston está em Austin para negócios… Até se cruzar com a sensual Amanda. E o que parecia o início de uma amizade colorida torna-se algo mais intenso. Só há um problema: Amanda tem medo de compromissos. Conseguirá Derek mostrar-lhe o que anda a perder?

Agosto

O inspetor Landon Ware foi encarregado de proteger Taylor do seu ex-namorado possessivo. Mas, no decurso do seu trabalho, apercebe-se de que quer muito mais do que mantê-la em segurança: o que ele deseja é ter Taylor na sua vida. Será que Landon consegue tomar as decisões certas quando Taylor está em perigo?

Setembro

Easton Wallace é um advogado exemplar, o candidato perfeito a juiz. Nada o corrompe… a não ser a caótica e independente Selma. O reencontro de ambos é tão explosivo, que quase arruína a sua reputação. Ele sabe que Selma é uma bomba na sua vida e um risco para a sua carreira… Mas será capaz de resistir aos seus instintos?

Qual destes homens a conquistará?

"Último Amor - Livro Dois da Trilogia Hotel das Recordações - Livro de Bolso" de Nora Roberts

Editor: 11 X 17

Sinopse: Owen é o gestor do clã Montgomery e dirige o negócio de família com mão de ferro e uma folha de cálculo inflexível. E embora os seus irmãos passem a vida a repreendê-lo pela gestão obsessiva, a verdade é que o Hotel Boonsboro está prestes a ser inaugurado na data prevista. A única coisa que não foi planeada por Owen chama-se… Avery MacTavish.


A popular pizaria de Avery é mesmo do outro lado da rua, o que lhe permite ser testemunha da fantástica renovação do hotel - e apreciar o trabalho admirável de Owen. O facto de ele ter sido o seu primeiro namorado na adolescência só torna a situação mais interessante. Sem saber como, Avery sente uma nova atração, nada inocente, a despertar por ele. À medida que Avery e Owen iniciam um novo patamar na sua relação, a inauguração do hotel é pretexto para toda a cidade entrar em celebração.

Mas o trabalho de Owen está longe de terminar. Avery não irá baixar a guarda tão cedo, nem perceber que o seu primeiro amor poderá bem ser o último…

"A Ilíada de Homero Adaptada para Jovens" de Frederico Lourenço

Editor: Quetzal Editores

Sinopse: «Do lado dos Troianos, alinhados com todos os seus chefes, levantou-se um grito enorme: era como o grito dos grous que ressoa do céu quando fogem ao inverno e às desmedidas tempestades e com gritos se lançam no voo até às correntes do Oceano. Porém os Gregos não se deixaram impressionar: avançavam em silêncio, respirando força, cada um desejoso de auxiliar o companheiro.»


Esta é uma das passagens mais emocionantes de A Ilíada de Homero Adaptada para Jovens, de Frederico Lourenço, que também traduziu para a nossa língua o original de Homero - um dos textos fundamentais da nossa civilização. Como escreve o próprio Frederico Lourenço, a Ilíada «propõe uma circunstância redentora para a vida humana: levarmos os nossos objetivos até ao fim, custe o que custar, doa a quem doer, e nunca abdicarmos do bem supremo pelo qual devemos lutar com unhas e dentes (ou, melhor dizendo, lanças e espadas): a nossa própria autoestima».

"A Sedução de Elliot McBride - The Mackenzies & McBrides - Volume 5" de Jennifer Ashley

Editor: TopSeller

Sinopse: Elliot McBride precisa de ser salvo. 

Juliana St. John é a mulher perfeita para o fazer.

No dia do seu casamento, Juliana St. John é inesperadamente abandonada pelo seu noivo de longa data. Envergonhada, apenas lhe resta fugir da multidão que aguarda pela boda. Nesta fuga desesperada, depara-se com Elliot McBride, um irresistível escocês, e o seu primeiro amor. O medo que Juliana sente de permanecer solteira leva-a a fazer uma proposta impulsiva a Elliot - que ele case com ela nesse mesmo dia -, a qual ele aceita de imediato.

Elliot regressou recentemente da Índia, trazendo consigo uma grande riqueza. Mas, além de rico, ele tem também fama de louco, após o horror sofrido durante o longo período em que foi mantido em cativeiro. 

Depois de casar com Elliot, Juliana enfrenta a dupla e árdua tarefa de restaurar um castelo em ruínas nas Terras Altas da Escócia e reparar o coração do seu proprietário. Mas ela terá também de lidar com o arrebatamento que sente diante da irresistível sensualidade do seu novo marido…

"A Mulher que Escondeu Anne Frank" de Miep Gies e Alison Leslie Gold

Editor: Alma dos Livros

Sinopse: Ao longo de mais de dois anos, Miep e o marido ajudaram a esconder judeus numa Holanda tomada pelos nazis. Como milhares de heróis desconhecidos do Holocausto, eles arriscaram diariamente a vida ao levar alimentos, livros, notícias e carinho às vítimas. 


Miep trabalhava como assistente de Otto Frank, o pai de Anne Frank, e tornara-se íntima da família. Ao longo de 25 meses, ela e o marido mantiveram a família Frank escondida no anexo de um prédio de Amesterdão até serem traídos por uma denúncia anónima. Quando a Gestapo invadiu o esconderijo, a 4 de agosto de 1944, e prendeu todos os seus ocupantes, deixou para trás o diário de Anne e outros dos seus escritos, em folhas soltas, Miep recolheu esses escritos na esperança de voltar a encontrar Anne e lhos poder entregar.

Neste livro intemporal, Miep relembra esses dias tortuosos e fá-lo com uma clareza e uma emoção vívidas. A narrativa vai da sua própria infância, enquanto refugiada da Primeira Guerra Mundial, até ao momento em que entrega a Otto Frank - o único dos ocupantes do esconderijo a sobreviver ao Holocausto - o pequeno diário axadrezado. Até então, não fora lido por ninguém.

"Grandes Mistérios da História de Portugal - Episódios controversos, lendas e histórias reais desconhecidas" de Fátima Mariano

Editor: Contraponto Editores

Sinopse: Há inúmeros factos da História de Portugal que toda a gente conhece, mas há também muitos acontecimentos desconhecidos e envoltos em mistério.

Pouca gente ouviu falar de uma rainha de Portugal chamada Mecía Lopes de Haro e muito menos do facto de ela ter casado com um primo, perdido os seus direitos reais e ter sido raptada. Quantos sabem que existiu, até ao século xix, um microestado entre a Galiza e Trás-os-Montes, equiparável a Andorra? Ou que tivemos um rei incestuoso e bígamo, que por isso foi excomungado? E quem conhece a história dos cinco falsos D. Sebastião? Misteriosíssima foi também a chegada a Portugal de uma fera nunca vista, uma ganda, que o rei D. Manuel I juntou em duelo com um dos seus elefantes, antes de «a bicha monstruosa» acabar afogada em França e empalhada em Itália. 

Na História de Portugal, há também, e poucos o sabem, espaço para um marinheiro valente, soldado destemido, cavaleiro terrível… que era uma mulher. Quem sabe que foi um português que criou o primeiro código de conduta para piratas? Que nos anos 1970 um navio português foi encontrado ao largo da costa de Moçambique sem nenhum dos seus 24 tripulantes? E que o fuzilamento do último português condenado à morte não foi noticiado pela imprensa? Ou ainda que um mercenário português conseguiu fundar o seu próprio reino na Ásia?

Episódios controversos, lendas e histórias reais: estes são alguns dos Grandes Mistérios da História de Portugal.

"Mude de Cérebro Mude de Idade - Livro de Bolso" de Dr Daniel G. Amen

Editor: 11 X 17

Sinopse: Um cérebro saudável é a chave para uma vida mais longa, equilibrada e de qualidade. Ao longo destas páginas, o conceituado autor e neurocientista Daniel Amen apresenta-lhe os dez passos indispensáveis a tomar para otimizar a saúde do seu cérebro - o que lhe permitirá aumentar a esperança de vida, prolongar a juventude e evitar as doenças mentais associadas ao envelhecimento, tal como Alzheimer e outras formas de demência. Ao longo das últimas décadas, o Dr. Amen e os médicos da sua rede de clínicas levaram a cabo estudos de imagética cerebral em dezenas de milhares de pacientes. Os resultados desta investigação indicaram que o nosso cérebro se torna menos ativo com a idade e, como consequência, tornamo-nos mais vulneráveis a problemas de memória e depressão.


Contudo, uma das lições mais valiosas resultante deste estudo foi que, com alguma preparação e através de exercícios específicos, é possível desacelerar ou até reverter o processo de envelhecimento do cérebro. Mude de Cérebro, Mude de Idade apresenta um programa anti-idade que lhe permitirá otimizar a memória, a boa disposição e a atenção; adaptar a nutrição para prolongar a longevidade; reduzir os sinais visíveis da idade e melhorar a aparência da pele, aumentando assim tanto a esperança como a qualidade de vida.


cardapio.pt @ 3-7-2019 10:42:00


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros