Novidades Livros (5 a 11 de setembro de 2019)

cardapio.pt @ 4-9-2019 15:04:31

"O Terrorista Elegante e Outras Histórias "de José Eduardo Agualusa e Mia Couto

Editor: Quetzal Editores

Sinopse: Três novelas curtas, deliciosas e cheias de humor e suspense, de dois dos autores mais populares e reconhecidos da ficção em língua portuguesa.


Na história «O terrorista elegante» (escrita a quatro mãos sob um alpendre, em Boane, Moçambique), que dá título ao livro, um angolano é preso em Portugal por suspeita de participação em atos de terrorismo. O homem alega ser capaz de voar e conversa com um passarinho na prisão, que parece dar-lhe as orientações necessárias para que cumpra a sua missão.

«Venho aqui para matar.» É assim que o protagonista de «Chovem amores na rua do matador», a segunda história, pretende finalmente fazer as pazes com o seu passado: matando as três mulheres da sua vida.

A noite da cidade está mergulhada em caos e, enquanto o conflito se desenrola nas ruas escuras, um estranho mascarado procura alguém para matar. Em «A caixa preta» (tal como a anterior, a terceira história foi escrita em lugares diferentes, trocando mensagens, um autor acrescentando o texto do outro), gerações da mesma família são obrigadas a enfrentar os seus segredos mais bem guardados.

As três novelas que constituem este livro têm por base peças de teatro escritas em conjunto pelos autores e encomendadas pelos grupos de teatro A Barraca, de Lisboa, e Trigo Limpo - Teatro ACERT, de Tondela. Porém, depois de conversas informais na bela e histórica cidade de Paraty, no Brasil, essas peças foram reescritas pelos autores sob a forma de contos.

Dois dos maiores autores de língua portuguesa juntam-se para proveito e alegria dos seus leitores.

"Sensibilidade e Bom Senso - Livro de Bolso" de Jane Austen

Editor: 11 X 17

Sinopse: Marianne é toda ela coração, sensibilidade e romantismo; Elinor é a encarnação da razão, do bom senso e da reserva. Por entre reveses e amores, cada uma delas será posta à prova e terá de encontrar um equilíbrio - entre a sensibilidade e o bom senso - que lhes permita ser felizes.

" Agenda Literária 2020" de Helena Vasconcelos

Editor: Quetzal Editores

Sinopse: Literatura para os 366 dias do ano 2020.

Todos conhecemos o prazer de descobrir (ou de nos lembrarmos de) um autor, um livro, uma história, um verso, uma frase, um episódio, um mexerico, uma efeméride. Nesta agenda, poderá ter esse prazer todos os dias, sempre no extraordinário mundo dos livros e da literatura. Autores e suas personagens, livros publicados e livros inventados, paisagens reais e imaginárias. Factos e ficções vão equivaler-se em relevância e destaque ao longo de todo o ano.

Com um pequeno texto diário, um texto de destaque por mês e muitas citações, esta agenda cumpre todas as funcionalidades práticas de uma boa agenda, acrescentando-lhes conteúdo sempre variado e interessante. 

"Encontros e Encontrões de Portugal no Mundo - Histórias de Portugueses pelos Cinco Continentes" de Leonídio Paulo Ferreira

Editor: Desassossego

Sinopse: 
O que têm em comum Pêro da Covilhã, Catarina de Bragança, Eça de Queiroz, Maria Ramos, Annie Silva Pais ou Carlos Queiroz? Serem portugueses e terem andado pelo mundo fora, uns simbolizando encontros de culturas, outros dando verdadeiros encontrões, daí o nome deste livro. A escolha destes portugueses foi quase fruto do acaso: o autor cruzou-se com um artigo curioso num diário estrangeiro, ou com o comentário de um embaixador, conversou com outro jornalista, viu um poster na parede de um restaurante ou visitou umas ruínas esquecidas.

Sempre em jeito de crónica, vamos descobrir como os portugueses (e não só na era das Descobertas) sempre gostaram de andar pelo mundo e dar-se com gentes de outras paragens. E portugueses, neste livro, são todos aqueles de cultura portuguesa, sejam um santo católico nascido em Goa ou um marinheiro das Caraíbas filho de um português e uma angolana. Vamos então levantar âncora e dar uma volta ao mundo!

"Manual de Cosplay" de Leonor Grácias

Editor: Oficina do Livro

Sinopse: Leonor Grácias, uma das mais conhecidas e antigas Cosplayers em Portugal, apresenta o primeiro livro sobre o tema.


Tudo o que há para saber para começar ou para aprimorar os cosplay (máscaras ou fantasias escolhidas).

Os fatos, as personagens, as perucas, a maquilhagem, os acessórios, tudo, absolutamente tudo e mais um pouco sobre como ser cosplayer.

E ainda curiosidades… sobre onde nasceu o cosplay, quem são os seus protagonistas, quais os eventos mais importantes.

Inclui moldes de costura, dicas práticas, etc. 

"Diderot e a Arte de Pensar Livremente" de Andrew S. Curran

Editor: Temas e Debates

Sinopse: Uma biografia plena de vivacidade de Diderot, o filósofo profeta que ajudou a construir os alicerces do mundo moderno.

 Neste livro organizado tematicamente, Andrew S. Curran descreve de forma vívida o relacionamento tormentoso de Diderot com Rousseau, a sua curiosa correspondência com Voltaire, as suas paixões amorosas e as suas opiniões frequentemente iconoclastas sobre a arte, o teatro, a moral, a política e a religião.

Porém, o que este livro evidencia de forma brilhante é a maneira como a tumultuosa vida pessoal do escritor se tornou uma componente essencial do seu génio e da sua capacidade para escarnecer de tabus, dogmas e convenções.

"Os Cus de Judas - Edição Comemorativa 40 Anos" de António Lobo Antunes

Editor:  Dom Quixote

Sinopse: A memória das experiências vividas durante a guerra em Angola. 


A partir de um encontro nocturno, num bar, do narrador com uma mulher, sem nome e sem voz, surge num longo monólogo o percurso de um médico militar que, depois de passar vinte e sete meses em Angola a servir o exército colonial, a reconstituir os corpos explodidos na guerra ou a assistir à sua agonia, regressa à metrópole, perdido numa angústia sem saída.

"A Sabedoria dos Idiotas - Os ensinamentos filosóficos mais divertidos de sempre" de Nasrudin Hodja

Editor: Alma dos Livros

Sinopse: A Sabedoria dos Idiotas contém histórias usadas pelos grandes mestres do sufismo, resgatadas de manuscritos antigos e contos da literatura oral das tradições culturais persa, afegã, turca e árabe. Os mestres sufis apresentavam-se como «idiotas de Deus». Em árabe, esta expressão descreve alguém que tem a mente no céu e o corpo na terra. Em termos espirituais, poderia considerar-se um idiota aquele que afirma a sua ignorância perante a verdade, pois entende a sua transitoriedade neste mundo.


Nasrudin Hodja é o personagem central destas histórias, e aparece aqui e ali a desempenhar os mais variados papéis: às vezes, é um sábio; outras, um cortesão; outras ainda, um mendigo, um juiz, um professor, um tolo… É múltiplo e indefinível. As histórias de Nasrudin correm o mundo e são muito conhecidas em todo o Médio Oriente. No Ocidente, são-no menos.

Uma das grandes vantagens das histórias é que penetram na consciência sem oferecer muita resistência e, sendo plásticas, podem ser aplicadas a diferentes situações e momentos. A lógica sábia, e por vezes absurda, destes contos é um dos métodos mais engenhosos para quebrar a nossa maneira habitual de pensar e as barreiras da mente.  

"Em chamas" de Jennifer Blackwood

Editor: 5 Sentidos

Sinopse: Sloane Garcia não suporta Reece Jenkins. É uma mulher assertiva e fisicamente robusta e ele não lhe soube dar valor.

Quando descobre que Reece vai ser levado a leilão num evento solidário organizado pelo Corpo de Bombeiros, Sloane decide vingar-se de uma noite muito mal passada. E quando vence a licitação, o arrogante bombeiro terá de fazer tudo – mas tudo – o que ela quiser. Reece Jenkins, bombeiro experiente e solteirão desiludido, ficará à inteira disposição da enfermeira, a quem terá de concretizar quatro desejos em quatro semanas.
O que começa como uma brincadeira de fim de semana, promete terminar com Reece a perder a única coisa de que jurou jamais abdicar: o seu coração.
Mais uma excitante aventura da série Brincar com o fogo, a não perder!

"Gravity Falls - Novela Gráfica Nº 1"

Editor: Dom Quixote

Sinopse: São férias de verão e os gémeos de 12 anos Dipper e Mabel Pines foram deixados na cidade de Gravity Falls, Oregon, com o seu excêntrico tio Stan. 


Parece que os gémeos vão ter umas férias sem grandes incidentes a trabalhar na armadilha para turistas na Cabana do Mistério do tio Stan… até que Dipper encontra um diário misterioso escondido na floresta que revela que a estranha cidade de Gravity Falls é mais do que parece.

Adaptado da série de animação popular da Disney, este livro é uma novela gráfica perfeita para quem acompanha a série, transportando os fãs para aquele mundo de intriga cómica uma e outra vez!  

"A Recriação do Mundo" de Luís Corredoura

Editor: Cultura Editora

Sinopse: Fevereiro de 1943. No Palácio dos Desportos de Berlim, perante uma plateia de nazis fanáticos, Goebbels, ministro da Propaganda, faz um inflamado discurso, deixando no ar uma mensagem subliminar: os alemães, apesar de terem acabado de sofrer a sua maior derrota, irão em breve possuir uma arma que lhes permitirá vencer a guerra.


José Bensaúde, um judeu português, génio da matemática e física, mas também um idealista de Esquerda, será determinante para que a Alemanha se adiante na corrida atómica. Capturado em França e levado para um campo de concentração, aí fica até alguém dar conta que pode ser útil aos intentos do III Reich, exactamente quando a resistência começa a ganhar corpo e força e a operação Valquíria tem início.

Conseguirá Claus von Staufenberg matar o Führer enquanto este tenta a todo o custo ter uma bomba atómica? Lograrão os norte-americanos, com a ajuda de Enrico Fermi e Albert Einstein, antecipar-se aos nazis e ser os primeiros a recriar o momento zero do mundo numa gigantesca e inédita explosão nos confins do Novo México? E o que fará Estaline quando descobre que Moscovo e Londres poderão ser os alvos da arma-maravilha de Hitler?

"Dez dias de mistério" de Ellery Queen

Editor: Livros do Brasil

Sinopse: Howard Van Horn, filho do milionário Diedrich Van Horn, acorda numa pensão barata. Tem os nós dos dedos feridos, a cabeça ensanguentada e, quando se apercebe de que esteve inconsciente durante dezanove dias, convence-se de que o sangue que o cobre é prova de que alguém perdeu a vida. Atarantado pela amnésia, Van Horn procura o auxílio do seu velho amigo Ellery Queen e é por ele encaminhado de regresso à casa de família, em busca de respostas. Contudo, durante dez dias, estranhos crimes sucedem-se e a intriga assume contornos cada vez mais negros, até que sob o olhar arguto do detetive amador um padrão se vai revelando… Publicado originalmente em 1948, Dez Dias de Mistério marca o regresso de Ellery Queen à cidade imaginada de Wrightsville para uma das suas mais complexas e criativas aventuras detectivescas.

" Deuses Americanos - M. Ainsel" de Neil Gaiman, Scott Hampton e P. Craig Russel

Editor: Saída de Emergência

Sinopse: Shadow e Wednesday deixam a Casa na Rocha e continuam a sua viagem pelo país enquanto reúnem aliados, conhecem novos deuses e se preparam para a guerra. O romance vencedor de prémios Hugo, Bram Stoker, Locus, World Fantasy e Nebula, que deu origem ao sucesso televisivo da Starz, com autoria de Neil Gaiman, é adaptado como novela gráfica pela primeira vez!

"Alquimia - O Poder Surpreendente das Ideias Absurdas" de Rory Sutherland

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Rory Sutherland é vice-presidente da Ogilvy e um guru da publicidade mundial. É seguido por milhões de pessoas que vêem nele um dos mais brilhantes pensadores da actualidade. 


Em Alquimia Rory explica que não compensa ser lógico se todos os outros o forem. Não ser totalmente lógico e seguir intuições válidas potencia a criatividade e a resolução de problemas.

"Vender É Humano - Livro de Bolso" de Daniel H. Pink

Editor: 11 X 17

Sinopse: Todos nós somos vendedores; passamos uma parte considerável do nosso tempo (de trabalho e de lazer) a fazer vendas. «Vender» não significa apenas persuadir alguém a fazer uma compra - o verdadeiro alcance do ato de vender é bem mais amplo… Quer seja um colega a tentar convencer os membros da sua equipa do valor de uma nova ideia, quer sejam empreendedores a tentar atrair investidores, ou um professor a cativar uma turma de alunos para o estudo ou uma empresa a tentar fidelizar clientes, todos nós passamos os dias a tentar motivar e persuadir os outros. Sim, todos nós somos vendedores.


Vender é Humano oferece uma nova perspetiva sobre a arte e a ciência de vender. Com base nas mais recentes descobertas nas áreas da economia, da psicologia e da ciência, Daniel H. Pink apresenta revelações surpreendentes sobre o que nos leva a mudar de ideias, o que nos persuade e o que nos motiva a agir de determinada maneira. Um livro perspicaz, claro e de grande utilidade que vai mudar a forma como encara o mundo e transformar aquilo que faz no seu trabalho e na sua vida.  

"Conheça os Seus Chacras - Como a cura energética pode transformar a sua vida" de Georgia Coleridge

Editor: Pergaminho

Sinopse: Os chacras são uma espiral de energia que determina todos os aspectos da nossa saúde e do nosso bem-estar. São o motor do crescimento espiritual e do equilíbrio físico e mental.

Conheça os Seus Chacras ensina-o a:
- identificar quando cada chacra está equilibrado, desequilibrado, demasiado desenvolvido ou enfraquecido;
- curar, alimentar e conectar-se com cada chacra;
- fazer meditações e afirmações específicas para a cura energética.

Ilustradas com as cores de cada chacra, estas páginas fornecem-lhe uma leitura intuitiva e muito prática que o ajudará a fortalecer o corpo físico, a aumentar a criatividade, a elevar a motivação, a cultivar a compaixão, a desenvolver a intuição e a brilhar, espiritualmente. 

"Gravity Falls - Perdidos de Amor"

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Na noite da festa na Cabana do Mistério, o Dipper descobre uma maneira de se clonar e acredita ter encontrado por fim a solução para catrapiscar a Wendy. 


Mas irá ele arranjar coragem para a convidar para o baile?
Ou irão os seus clones ficar com ciúmes e virar-se contra ele?

Então, quando o Pequeno Gideon empurra a Mabel da amizade para o romance, ela não consegue dar-lhe a nega.

Irá o Dipper ajudar a Mabel a romper com o Pequeno Gideon?
Ou irá a Mabel tornar-se a namorada do Gideon? 


"Como Garantir que Portugal Ficará Pobre para Sempre" de José Manuel Fernandes

Editor: Cinco Um Zero

Sinopse: O jornalista José Manuel Fernandes chegou aos 60 e não está optimista. Olha para Portugal como um país de oportunidades perdidas, conformado com a sua falta de ambição, e sem deixar perspectivas de um futuro melhor para as novas gerações. Mas José Manuel Fernandes não se conforma. Não se conforma com "a nossa mania de acreditar nas falácias do pensamento mágico". Não se conforma com "a conversa inconsequente sobre crescimento e emprego". Não se conforma com "o medo que por aí vai de um pouco mais de liberdade económica". Não se conforma que Portugal fique pobre para sempre.


Como Garantir que Portugal Ficará Pobre para Sempre reúne num só volume mais de duas dezenas de artigos que José Manuel Fernandes - o colunista político mais lido do Observador - publicou ao longo dos últimos anos, e que traçam um retrato simultaneamente lúcido e desencantado do Portugal contemporâneo.

Vivemos de rendas em vez de arriscar. Preferimos a segurança de um emprego público a uma carreira no privado. Passamos a vida a dizer que somos "os melhores do mundo", mesmo quando esquecemos todos os padrões de exigência. Esta é a fórmula para o empobrecimento do país. Enquanto continuarmos a resolver os nossos problemas com um "telefonemazinho", toleraremos o nepotismo. Enquanto estivermos disponíveis para tornear a burocracia com uma "facilidade", nunca nos chocaremos com a corrupção.
Em "Introdução"

"Sentinel - Versão A de Luís Louro

Editor: Edições Asa

Sinopse: Eu sou Sentinel! Eu sou Sentinel!!!


Na sequência de Watchers, com dois finais distintos, Luís Louro apresenta-nos agora Sentinel, também em duas versões, desta feita com dois inícios e apenas um final.

Após o desaparecimento do Sentinel, na última história, assiste-se aqui ao surgimento de uma legião de seguidores, os Discípulos, cujo objetivo é preservar o legado do seu herói e manter bem viva a luta pelo maior número de visualizações.

Mas, como em tudo na vida, há sempre duas faces para a mesma moeda… Neste caso, uma das faces são os Discípulos; a outra, algo bem pior! Sim, porque desta vez a questão é pessoal!!!!

Uma nova história em torno do universo da comunidade de Watchers, desta feita com dois inícios possíveis à escolha do leitor! 

"No escuro" de Cara Hunter

Editor: Porto Editora

Sinopse: Uma mulher e uma criança são encontradas fechadas numa cave, em risco de vida.

Ninguém sabe quem são – a mulher não consegue falar e nenhuma descrição de pessoas desaparecidas corresponde aos perfis das vítimas. O proprietário da casa, velho e muito confuso, jura que nunca as viu. À medida que a polícia desespera por pistas, Fawley recorda-se de um caso antigo, nunca resolvido, que também envolveu uma criança e uma mulher desaparecida. Curiosamente, tudo se passou numa tranquila rua de Oxford. E os moradores estão em choque: como pode tal ter acontecido debaixo dos seus narizes? Mas o detetive Adam Fawley sabe que nada é impossível. E ninguém é tão inocente como parece.

"O Rosto do Silêncio" de Catherine Cookson

Editor: Edições Asa

Sinopse: Só pode ser engano, pensa a rececionista do prestigiado escritório de advogados ao olhar para a mulher que acaba de entrar. A julgar pelo aspeto, é claramente uma sem-abrigo. Magra, suja e visivelmente debilitada, mal tem forças para falar. Mas quando o faz, pergunta por Alexander Armstrong, o sócio principal da firma. E a reação dele é esmagadora. Surpresa, agitação, ternura… Armstrong tem dificuldade em conter as emoções.


Pois trata-se de Irene Baindor, que desaparecera vinte e seis anos antes, deixando para trás o marido, o filho pequeno… e um mistério por desvendar.
Foram mais de duas décadas de tormento para Armstrong. Como pôde uma mulher com uma vida tão serena e respeitável desaparecer sem deixar rasto? Quem é o responsável? Onde é que Irene esteve? E o que esconde? Pois ela não está a contar tudo…

Vai ser difícil conhecer a verdadeira dimensão do que aconteceu. Mas Irene tem finalmente o poder de confrontar o seu passado e começar a acalentar esperança no futuro…

Inspirando-se na sua própria experiência de vida, Catherine Cookson revela-se uma mestre do enredo e da caracterização, qualidades que fizeram dela um ícone do romance histórico a nível mundial. 

"O Coro da Desordem" de Nuno Júdice

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Nuno Júdice é hoje uma das vozes mais valorizadas e singulares da literatura contemporânea, pela sua permanente luta contra o indizível da palavra e da poesia.


O mistério, a criação e a revelação do absoluto e do sagrado são explorados por Júdice nessa tão sua tentativa de modelar nas formas que a língua lhe colocou à disposição ou na liberdade que a linguagem lhe permite e autoriza

"Memória de Elefante - Edição Comemorativa 40 Anos" de António Lobo Antunes

Editor: Dom Quixote

Sinopse: O enredo tece-se em torno da trajectória de um médico psiquiatra, desde o início da manhã, quando inicia o seu trabalho no Hospital Miguel Bombarda, até às 5 da madrugada do dia seguinte, no seu apartamento do Monte Estoril. 


Entre o início e o fim do eixo narrativo, sucedem-se episódios que constituem o quotidiano do médico no decorrer desse dia.

O primeiro livro de um autor que ao longo dos anos se impôs como um nome cimeiro na literatura portuguesa. 

"O Despertar de Cthulhu" de Lovecraft e François Baranger

Editor: Saída de Emergência

Sinopse: Boston, 1926. Depois da morte, em circunstâncias estranhas, do seu tio-avô, Francis Thurston descobre nos documentos que herdou a existência de uma seita que venera uma criatura inominável, adormecida há milhões de anos. Sacrifícios indescritíveis praticados nas docas do Luisiana, mortes misteriosas em vários locais do globo, artistas assolados pela demência depois de visões nocturnas terríficas e, sobretudo, uma cidade ciclópica que surge do oceano depois de uma tempestade… Pouco a pouco, Thurston descobre que as investigações do seu tio-avô relacionadas com o culto a Cthulhu são mais verdadeiras do que imaginava e que, nas sombras, os seguidores do deus pagão se preparam para o acordar, prontos para trazer a loucura e a destruição ao mundo. Os astros estão alinhados? Estará o fim próximo? 


Lovecraft escreveu nos anos 20 do século xx uma das mais famosas histórias da literatura fantástica americana. Cthulhu, o grande ancião que sonha e que espera nas profundezas do abismo do oceano negro, tornar-se-á por si próprio o símbolo de todo o universo criado pelo autor de Providence, e ganha vida nestas páginas ilustradas pelo reconhecido François Baranger. Fascinado desde sempre por esta obra povoada por criaturas que espreitam dos recantos mais sombrios e por Anciães titânicos cujo único olhar é suficiente para nos fazer mergulhar na loucura, François Baranger, ilustrador reconhecido mundialmente pelos seus talentos de concept artist para cinema e videojogos, começou a trabalhar na tarefa «ciclópica» de reproduzir em imagem os principais contos de H. P. Lovecraft.

"Um Crime Exagerado" de Jude Deveraux

Editor: Quinta Essência

Sinopse: A vila de Lachlan sofreu um duro golpe quando dois cadáveres foram encontrados nas raízes de uma árvore caída. Graças a um trio improvável - a escritora Sara Medlar, a sua sobrinha Kate e o amigo Jack -, o mistério foi desvendado e a paz regressou à comunidade. 


Agora, Sara, Kate e Jack não têm qualquer interesse em dar largas ao seu talento detetivesco, afinal, escaparam à morte uma vez e não querem tentar a sorte de novo. Mas talvez não possam evitar o que os espera, pois Janet Beeson acaba de ser barbaramente assassinada.

A encantadora velhinha foi alvejada, apunhalada e envenenada. E quanto mais o trio descobre sobre a adorável Janet, maior é a perplexidade: o que poderá ter motivado tamanha violência?
Mas eles já deviam saber que na pacata vila nem tudo é aquilo que parece…

Depois de Um Crime Anunciado, Jude Deveraux regressa uma vez mais ao romance policial com uma história repleta de ação, humor… e uma pitada de amor!

"O Tempo das Ilusões Perdidas" de Alain-Fournier

Editor: Alma dos Livros

Sinopse: Numa pequena aldeia francesa, o pacato François Seurel, de 15 anos, narra a história da sua amizade com o alto e exuberante Augustin Meaulnes, dois anos mais velho. Mesmo com temperamentos muito diferentes, os rapazes desenvolvem um forte laço de lealdade. 

Impulsivo, imprudente e heroico, Meaulnes incorpora o ideal romântico da juventude, a busca do inatingível. Todos ficam cativos da sua aparência, ousadia e carisma.

Certa manhã, Meaulnes perde-se a caminho da estação onde fora buscar os tios de François. Nas suas tentativas frustradas de encontrar o caminho, chega a uma propriedade com uma casa misteriosa. Exausto, adormece. Quando desperta, vê-se envolto numa atmosfera de sonho, plena de gente e de música. E há uma bela rapariga e uma alegria que se espalha pela grande casa e que domina o pátio e os bosques em redor. Quando tudo acaba, vê na noite aquela terra desaparecer no pó que as carruagens levantam na estrada. De regresso à aldeia, conta tudo a François, e o reencontro com aquele mundo perdido passa a ser a obsessão comum.

E a vida de ambos jamais será como antes. 

"A Conspiração Oligárquica" de Rui Ramos

Editor: Cinco Um Zero

Sinopse: O historiador Rui Ramos explora neste livro a tese de que a democracia portuguesa gerou "uma classe dirigente especializada", a que chama "oligarquia", que no decorrer da sua evolução foi dominando a economia e o espaço público através do Estado. É desta forma que surge a chamada "conspiração oligárquica", em larga medida protagonizada pelo Partido Socialista, por ser o partido que controla o Estado desde meados da década de 90. A partir de uma base de recrutamento restrita ("uns quantos amigos e umas quantas famílias"), formou-se um poder ideologicamente indefinido mas muito forte, que hoje domina o país.


A Conspiração Oligárquica reúne num só volume meia centena de artigos que Rui Ramos - um dos melhores e mais sólidos colunistas nacionais - publicou ao longo dos últimos anos no Observador, desde o fim do governo de Passos Coelho até praticamente ao fim do governo de António Costa, oferecendo um conjunto de chaves únicas para a compreensão de Portugal.

Existe uma perspectiva sinistra: é que o país passe a desprezar esta oligarquia e estas instituições, mas sem ter alternativa para as substituir, porque nunca serão alternativa meia dúzia de populistas de televisão e uns quantos saudosos do Gulag e do muro de Berlim. Continuaríamos, assim, a escolher governantes no menu actual, mas cada vez mais compenetrados de que iríamos ser sempre mal servidos. Neste caso, não é apenas o regime que está em risco. É o país, destinado ao que só pode ser um arrastado exercício de cinismo e decadência.
Em "Introdução"

"Outlander N.º 7 - Vol. II Um Eco do Passado" de Diana Gabaldon

Editor: Casa das Letras

Sinopse: Embora esteja seguro de que os colonos da América ganharão a Guerra de Independência, Jamie duvida que a vitória garanta a sobrevivência de todos aqueles que ama e teme pelas consequências das suas escolhas. A sua principal preocupação centra-se em William, o jovem tenente do exército britânico, seu filho ilegítimo, que Jamie não quer de forma alguma ter de enfrentar no campo de batalha. 

Será que William desconfiará que Jamie é o seu pai biológico?

Claire partilha a certeza de que os Americanos vencerão, mas desconhece o preço a pagar por isso. No que depender dela, tudo fará para proteger a vida e a felicidade do marido, Jamie.
Entretanto, no século XX, Brianna e Roger continuam a acompanhar o desenrolar da história dos pais de Brianna, Claire e Jamie, através das suas cartas, que viajaram pelos séculos até chegarem às mãos da filha.

Será que finalmente Brianna e Roger descobrirão qual o destino de Claire, bem como o que lhes reserva o seu próprio destino?
O que aconteceu a Jemmy?

"O Gestor Eficaz" de Peter F. Drucker

Editor: Actual Editora

Sinopse: Neste grande clássico da gestão, Peter Drucker identifica cinco práticas essenciais para atingir a produtividade máxima e o sucesso: 


• Gerir bem o tempo;
• Saber escolher o nosso melhor contributo para a empresa;
• Aprender onde e como mobilizar força para o melhor efeito;
• Definir as prioridades certas;
• Tomar boas decisões.

Uma obra intemporal, na qual Peter Drucker partilha todo o seu conhecimento para se tornar um gestor de sucesso. Por norma, tal envolve fazer o que outras pessoas negligenciaram e evitar o que é improdutivo. Inteligência, imaginação e conhecimento podem ser desperdiçados sem a perícia e os hábitos mentais que levam aos melhores resultados.

"A intervenção social de interesse coletivo de Cristina" de Robertis, Henri Pascal, Marcelle Orsoni e Micheline Romagnan

Editor: Porto Editora

Sinopse: A intervenção social de interesse coletivo (ISIC) é um desafio ao profissionalismo do trabalhador social. Complementar à intervenção social de ajuda às pessoas (ISAP) e tal como esta, a ISIC associa-se à função de intermediário e é própria do trabalhador social.

Este livro visa promover a ISIC e determinar os seus fundamentos, definindo os saberes e o “saber-fazer” inerentes a esta forma de trabalho social. A complementaridade entre abordagem individual e coletiva traduz-se por uma metodologia que articula as diferentes dimensões (pequeno grupo, grande grupo, território e desenvolvimento social local), bem como as respetivas dinâmicas evolutivas, cada vez mais amplas e complexas. Os autores apoiam-se na prática de trabalhadores sociais em exercício, com vista a alimentar a reflexão dos profissionais e a propor instrumentos de apoio aos estudantes.






cardapio.pt @ 4-9-2019 15:04:31