6/9/2019 a 22/9/2019 Feira do Livro do Porto 2019

A Feira do Livro do Porto está de regresso aos Jardins do Palácio de Cristal para a sua 6.ª edição, a decorrer de 6 a 22 de setembro.

cardapio.pt @ 6-9-2019 12:59:53

O certame conta com a presença de 10 livrarias, 46 livrarias e 21 alfarrabistas, divididos em 130 pavilhões espalhados no recinto da Feira, desenhado nos Jardins do Palácio de Cristal. Durante os 17 dias de programação, decorrerão atividades como lançamentos de livros, sessões de autógrafos, debates, ciclos de cinema, concertos, performances e animação para os mais novos.

Este ano, a Feira presta homenagem ao ensaísta Eduardo Lourenço, que irá dar o mote a uma série de debates sobre assuntos da atualidade, que vão desde os aniversários da chegada do Homem à Lua, da queda do Muro de Berlim ou da criação do Euro até à questão da homossexualidade ou ao papel do escritor enquanto ator social. 

A programação deste ano destaca também o músico e poeta brasileiro Arnaldo Antunes e o escritor Nuno Costa Santos (escritor residente deste ano), bem como sessões a propósito dos centenários de Sophia de Mello Breyner Andresen e de Jorge de Sena.

Entre os convidados da Feira do Livro do Porto 2019 estão o angolano José Eduardo Agualusa, o português Rui Zink, a moçambicana Isabela Figueiredo e a venezuelana Karina Sainz Borgo, que se juntarão no debate sobre "Escritores contemporâneos em tempos conturbado".

Além de uma homenagem a Mário Cláudio pelos 50 anos de vida literária, com Martinho Soares e Ana Paula Arnaut, o pensador Boaventura Sousa Santos vai confrontar globalização com desglobalização, enquanto o painel formado por Nuno Ferrand de Almeida, Luísa Schmidt e Henrique Miguel Pereira vai questionar a "esperança de habitar a Terra", sob a moderação de Arminda Deusdado.

Hélia Correia fará uma "provocação amantíssima" sobre Agustina Bessa-Luís; dois poetas do Porto (João Luís Barreto Guimarães e Jorge Sousa Braga) vão protagonizar "Poesia à Capela"; e Roberto Francavilla irá dar a perspetiva de um especialista sobre Portugal, mas visto de fora.

Em relação ao ciclo de cinema, "Nada a esconder" ("Caché"), que garantiu a Michael Haneke o prémio de melhor realizador em Cannes (2005), é apresentado por Pedro Mexia numa das cinco sessões que tomarão a Europa como tema central de reflexão.

Refletir sobre as questões ambientais cada vez mais globais, como o derretimento dos glaciares ou os incêndios da Amazónia, questionar os avanços conseguidos pela Humanidade e debater as identidades são alguns dos outros desafios da programação, que conta com especialistas e pensadores das diversas áreas para cerca de quatro dezenas de debates e sessões especiais.

De referir ainda a exposição "Heroínas de histórias improváveis", composta pelas ilustrações dos livros de António Jorge Gonçalves, e a conversa/espetáculo "O labirinto da saudade", que reunirá o realizador Miguel Gonçalves Mendes, Pilar del Rio, Siza Vieira, Noiserv e Nuno Artur Silva, comissário convidado da edição deste ano da Feira do Livro do Porto, numa sessão dedicada ao filme com o mesmo nome e centrado na vida e obra de Eduardo Lourenço. 

Clique aqui para consultar toda a programação da Feira do Livro do Porto.


Informações

Datas: 6 a 22 de setembro de 2019

Local: Jardins do Palácio de Cristal, Porto

Entrada livre

cardapio.pt @ 6-9-2019 12:59:53


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros