Novidades Livros (26 de setembro a 2 de outubro de 2019)

cardapio.pt @ 25-9-2019 13:56:54

"As Filhas do Capitão" de María Dueñas

Editor: Porto Editora

Sinopse: Nova Iorque, 1936.

O pequeno restaurante O Capitão abre as portas na rua 14, um dos enclaves da colónia espanhola que sobrevive na grande cidade americana.

A morte acidental do seu dono, o libertino Emilio Arenas, obriga a que as suas filhas indomáveis – filhas também da loucura dos anos 20 – assumam as rédeas do negócio, enquanto nos tribunais se resolve a herança.

Abatidas pela súbita necessidade de sobreviver, as temperamentais Victoria, Mona e Luz Arenas abrirão caminho através das adversidades, decididas a transformar um sonho em realidade.

Com uma leitura tão ágil quanto envolvente e emocionante, As Filhas do Capitão conta-nos a história de três jovens espanholas que se veem obrigadas a cruzar um oceano, instalando-se numa cidade deslumbrante, e lutar com bravura para encontrar um caminho.

Baseado numa história real, este romance é também um tributo a todas as mulheres que resistem, mesmo quando os ventos sopram em desacordo, e uma homenagem aos valentes que viveram – e vivem – a aventura, simultaneamente épica e quase sempre incerta, da emigração.

"A História das Abelhas" de Maja Lunde

Editor: Editora Minotauro

Sinopse: Um mundo sem abelhas seria um mundo sem humanidade?

Percorrendo três tempos diferentes - passado, presente e futuro -, esta é uma história sobre o poder da humanidade e da natureza. Com geografias muito distintas, três famílias veem as suas narrativas entrelaçarem-se de uma forma deslumbrante e encantadora, numa relação muito próxima com o destino das abelhas. Na luta contra a fragilidade do planeta e de uma crise global, só o amor e a sabedoria podem trazer a salvação.

Inglaterra, 1852. William é um biólogo que abraça o desafio de criar uma nova colmeia, querendo trazer honra à sua família.
Estados Unidos, 2007. George é um apicultor que luta contra as práticas violentas da agricultura moderna, sonhando que o seu filho possa ser o salvador.
China, 2098. Tao pinta pólen nas árvores em memória das abelhas, extintas nesta época. Após um trágico acidente, que leva à prisão do seu filho, encontra-se num caminho tortuoso para perceber o que lhe aconteceu.

Uma história apaixonante sobre o valor da família e o poder do homem na luta contra a destruição do planeta.

"Cavalheiro Pecador" de Jodi Ellen Malpas

Editor: Editorial Planeta

Sinopse: Uma história de amor e luxúria. Um livro sobre relações, confiança e questões profundas de sofrimento.


Izzy White sabe da maldade que existe no mundo. Afinal, fugiu dela há muito tempo. Construiu uma vida estável, cuidando dos outros como enfermeira. mas um ato de bondade deita tudo por terra quando o atraente Theo Kane entra no seu mundo.

A reputação dele é terrível, mas com ela Theo é gentil - um perfeito cavalheiro - e ela apaixona-se. Mas quando os demónios de Theo vêm ao de cima, Izzy sabe que deve acabar a relação, mas não consegue. No entanto ficarem juntos, pode condenar os dois...

Um novo romance na linha da Jodi Ellen Malpas: heróis intensos e dominadores e heroínas decididas que os levam aos limites.

"Até Sempre, Meu Amor" de Lesley Pearse

Editor: Edições Asa

Sinopse: Morena e de sorriso cativante, Ellie é uma jovem doce e generosa. As suas origens humildes são denunciadas apenas pelo sotaque pois a sua graciosidade e elegância são naturais. O teatro fascina-a desde sempre. 


Bonnie é completamente diferente. Dona de uma beleza estonteante, com longos cabelos loiros e olhos de um azul intenso, é mimada e egoísta. Nada nem ninguém, decidiu cedo na vida, a irá impedir de realizar os seus sonhos.

Os caminhos de ambas cruzam-se quando, após terem sido seduzidas por dois aviadores americanos no final da II Guerra Mundial, resolvem unir os seus talentos e lutar por uma carreira em palco. São mulheres de mundos opostos, mas estão irremediavelmente unidas pelo mais terrível dos segredos…

Com a Londres do pós-guerra como pano de fundo, Até Sempre, Meu Amor pinta um retrato do mundo glamoroso e implacável do teatro. A história destas jovens fala-nos de sacrifício e ambição, mas sobretudo de uma amizade capaz de resistir a todos os obstáculos. 

"Guia Definitivo para Amar - Conheça o seu Love Map e encontre o amor" de Eduardo Torgal

Editor: Influência

Sinopse: 
A personalidade de cada um de nós tem um impacto crucial na forma como nos relacionamos, como amamos, como nos deixamos amar e, ainda, na forma como vemos o amor. Cada pessoa vê, sente e atua sobre o amor de maneira diferente, e conhecer essas diferenças é fundamental para compreender a pessoa com quem estamos ou queremos estar.

Qual será o seu perfil de personalidade?
- Perfecionista
- Prestativo
- Motivador
- Romântico/Idealista
- Analítico/Observador
- Precavido
- Entusiasta
- Confrontador
- Pacificador

Com este livro, tenho dois objetivos: o primeiro é dar-lhe a conhecer o Eneagrama e os seus 9 perfis de personalidade. Esta ferramenta vai permitir-lhe conhecer melhor as suas caraterísticas e as das pessoas à sua volta, principalmente da pessoa com quem partilha a vida, ou quer partilhar, e revelar-lhe como é que os dois se comportam na relação.

O meu segundo objetivo é mostrar-lhe como pode crescer na sua relação, corrigir padrões de comportamento negativos, compreender melhor o seu parceiro, ou saber identificar a pessoa certa para si, caso ainda ande à procura do amor. No fundo, ajudá-lo a (re)encontrar o amor.

Coach especialista em relacionamentos do programa Casados À Primeira Vista

"Para Onde Foste?" de Christina Rasmussen

Editor: Farol

Sinopse: «Existe um mundo para além deste, um mundo oculto. Os nossos entes queridos foram para lá e nós também podemos ir, sem que seja preciso morrermos.»


Independentemente das suas convicções religiosas, e mesmo que não tenha quaisquer capacidades espirituais, saiba que é possível aceder ao mundo invisível e oculto que existe à sua volta, onde poderá estabelecer ligações com os entes queridos que já não se encontram por perto.

Christina Rasmussen coloca o foco na capacidade que todos temos de ver para lá desta realidade tridimensional, bastando seguir os exercícios que aqui são sugeridos. Ao contrário de muitos outros, este não é um livro que se proponha a analisar avistamentos de fantasmas ou a debater sobre médiuns que transmitem mensagens do Além.

Qualquer um conseguirá chegar à sua verdadeira essência para além dos limites do seu corpo, e assim estabelecer o contacto com aqueles de quem mais sente falta, afirma a autora por experiência própria. Sendo essa ligação feita por si — e não através de um médium —, ficará na posse da preciosa informação de que a morte não é o fim. No fundo, as pessoas que perdeu estão apenas a uma dimensão de distância.

Inclui:
Guia de iniciação para o círculo do tempo.

"Semear o Futuro - A receita da Quinta das Águias para uma vida sustentável" de Ivone Ingen Housz e Joep Ingen Housz

Editor: IN

Sinopse: Algures num recanto de Paredes de Coura, encontra-se a Quinta das Águias. Com a sustentabilidade como preocupação central, os seus habitantes, Ivone e Joep, têm vindo a desenvolver novos hábitos para ajudar a preservar o planeta em que vivemos. Daí nasce este livro, Semear o Futuro, que partilha de forma simples e intuitiva o estilo de vida da Quinta das Águias, com uma variedade de receitas para cada estação do ano, um guia de plantas silvestres com as suas propriedades e várias sugestões práticas para rotinas mais sustentáveis, que cada pessoa encontrará forma de incorporar na sua rotina diária.

"Na Floresta" de Edna O'Brien

Editor:  Cavalo de Ferro

Sinopse: Baseado num caso real que chocou a Irlanda nos anos 90, Na Floresta conta-nos a história do regresso de Mich O'Kane, o Kinderschreck, a casa. Órfão violento e perturbado, tratado desde criança por todos como um bicho-papão, ninguém na pequena comunidade onde cresceu consegue lidar com ele. Até que uma jovem mãe e o seu filho de quatro anos desaparecem na floresta. 


Descrito pela crítica como um dos romances mais ambiciosos e expressivos de Edna O'Brien, Na Floresta arrasta o leitor para o interior da mente psicótica de um assassino, compondo um retrato chocante e compassivo da solidão, do desespero e da violência.

"Do Fascismo ao Populismo na História" de Federico Finchelstein

Editor: Edições 70

Sinopse: Nesta obra, Federico Finchelstein sintetiza a história do fascismo e do populismo referindo as suas ligações na história e na teoria e como devemos abordar as diferenças mais significativas entre ambos, oferecendo ainda uma perspetiva ponderada de como podemos aplicar os conceitos atualmente. Embora pertençam à mesma história e sejam frequentemente confundidos, na verdade, fascismo e populismo evidenciam trajetórias políticas e históricas distintas. 


Com base numa história expansiva do fascismo transnacional e nos movimentos e regimes populistas do pós-guerra, Finchelstein oferece-nos novas formas perspicazes de refletir sobre o estado da democracia e da cultura política a uma escala global

"Sem Mentiras" de Robert Wilson

Editor: Dom Quixote

Sinopse: O multimilionário político brasileiro Iago Melo sabe o que quer e como consegui-lo. Sem quaisquer escrúpulos. Quando, apesar de todas as precauções, a sua filha Sabrina é sequestrada, ele contrata formalmente um negociador, mas continua a jogar o seu perigoso jogo, mesmo pondo em risco a vida de Sabrina. Porque um Iago Melo não pode mostrar fraqueza.


Por sorte, ele não contou com a perícia de Charles Boxer, o especialista em sequestros, vindo da Europa, que faz tudo para libertar Sabrina - mesmo contra a vontade do seu cliente. Mas ele não sabe que está profundamente envolvido numa densa rede de política e vingança. E que, no final, a sua dolorosa história pessoal irá desempenhar um importante papel... 

"Europa Medieval" de Chris Wickham

Editor: Edições 70

Sinopse: O milénio que mediou a dissolução do Império Romano ocidental e a Reforma foi um período longo e imensamente transformador. Neste livro, Chris Wickham faz uma descrição fascinante da Europa medieval, percorrendo toda a amplitude da Idade Média através da Europa e centrando-se nas mudanças importantes que ocorreram em cada século, incluindo crises e momentos cruciais, como a queda do Império Romano ocidental, as reformas de Carlos Magno, a revolução feudal, o repto da heresia, a destruição do Império Bizantino, a reconstrução dos estados medievais tardios e a terrível devastação da Peste Negra. 


Com ilustrações elucidativas que realçam a forma como circunstâncias sociais, económicas e políticas variáveis afetaram vidas individuais e acontecimentos internacionais, Wickham oferece uma nova conceção do período medieval europeu e uma reformulação provocadora da razão pela qual a Idade Média é fundamental para compreendermos a Europa do nosso tempo

"Em todos os momentos estamos vivos" de Tom Malmquist

Editor: Porto Editora

Sinopse: Tom está a poucas semanas de ser pai, mas o momento que se espera ser de felicidade transforma-se num pesadelo. Karin Lagerlöf, a namorada, entra nas urgências com o que parece ser uma gripe. No entanto, o diagnóstico é muito mais assustador: leucemia aguda. Para poder iniciar os tratamentos, Karin tem de ser submetida a uma cesariana. 

É assim que Tom Malmquist, personagem que partilha o nome com o autor, se vê dividido entre a felicidade de ter uma filha e a profunda dor de perder a mulher que ama. Poucos meses depois, ainda não refeito do choque que foi a morte de Karin, Tom assiste aos últimos momentos de vida do pai, vítima de cancro.Embrulhado em diagnósticos herméticos, desentendimentos familiares, burocracias kafkianas e num profundo estado de cansaço, Tom tem, ainda assim, de aprender a cuidar da pequena Livia. Neste comovente romance autobiográfico, Tom Malmquist partilha com o leitor a história de um homem cujo mundo parece colapsar de um dia para o outro. Dor, raiva, luto, mas também amor e uma enorme resiliência fazem parte desta narrativa, lembrando o leitor que mesmo no meio do caos é sempre preciso continuar a viver.

"Monstros Fabulosos - Drácula, Alice, Super-Homem e outros amigos literários" de Alberto Manguel

Editor: Tinta da China

Sinopse: Com ilustrações do autor e um «monstro» português: o Mandarim, de Eça de Queirós.


Desde a infância, há personagens de livros que começam a fazer parte da vida de quem gosta de ler. Depois, e apesar de nós, os leitores, envelhecermos, e de elas, as personagens, teoricamente ficarem na mesma, vão crescendo connosco, sofrendo mutações, fazendo companhia a outras que vão surgindo e ganhando significado para lá dos livros de onde saíram, como amigos de longa data com quem se partilha experiências e emoções. O bibliófilo Alberto Manguel apresenta neste livro, com erudição e humor, mais de 30 das suas personagens preferidas, desde o Jim de Huckleberry Finn ao monstro de Frankenstein, passando pela Capuchinho Vermelho ou pelo marido da Madame Bovary. Através desta partilha, desafia cada leitor a explorar as suas relações pessoais com este tipo de «monstros» imortais e amorosos, e com o tanto que estes transportam em si da condição humana.

«Aprendi a minha experiência do mundo — amor, morte, amizade, perda, gratidão, desconcerto, angústia, medo, tudo isto e a minha própria identidade em mutação — com personagens imaginárias que conheci nas minhas leituras, muito mais do que com a minha misteriosa cara no espelho ou o meu reflexo nos olhos dos outros.» — Alberto Manguel, Prefácio

"Viva Verde - 52 passos para uma vida mais sustentável" de Jen Chillingsworth

Editor: Nascente

Sinopse: Um guia para viver de forma mais consciente: 


compre menos,
faça mais,
queira menos,
desfrute mais daquilo que já tem.

Viva Verde é uma compilação das mudanças que pode e deve fazer na sua casa e estilo de vida, com ideias viáveis, úteis e práticas para todas as pessoas, independentemente de onde vivem ou do que fazem.

Inclui 52 sugestões — uma para cada semana do ano — para todas as áreas da sua rotina, desde fazer os seus próprios produtos de limpeza, diminuir o uso de plástico, iniciar-se na cosmética natural, reduzir o seu guarda-roupa e até celebrar o Natal de uma forma mais modesta e sustentável.

Adote uma vida simples. Viva verde.

"O Herdeiro | O Grupo W Largo Winch N.º 1 e 2" de Jean Van Hamme; Ilustração: Philippe Francq

Editor: Edições Asa

Sobre o autor: Jean Van Hamme nasceu em 1939, em Bruxelas. É autor dos argumentos das séries "Tony Stark", para Aidans, "Michael Logan" para Beautemps, "Domino" para Cheret, "Histoires sans héros" e "Arlequin" para Dany, "Mr Magellan" para Géri, o "Le Grand Pouvoir du Chninkel" para Rosinski, "SOS Bonheur" para Griffo, "Les Maîtres de l'orge" para Vallés, sendo os seus maiores sucessos "Thorgal", para Rosinski, "Largo Winch" (baseado nos seus próprios romances), para Francq e, em especial "XIII", para William Vance. Recentemente, aceitou o desafio de retomar, com Ted Benoit, as aventuras de "Blake e Mortimer" na fase pós Edgar Pierre Jacobs, com "L'Affaire Francis Blake" e "L’Étrange Rendez-vous"; escreveu ainda "Lune de Guerre" para Hermann, e "Wayne Shelton, la mission", um one-shot para Denayer. 2001 foi também o ano em que viu as aventuras do "seu" Largo Winch adaptadas para o pequeno ecrã. 

"O Bando das Cavernas N.º 26 - O Jantar dos Monstros" de Nuno Caravela

Editor: Booksmile

Sinopse: Este livro, vindo dos confins do tempo, está repleto de aventuras e gargalhadas. 

Tudo por causa de um grupo muito especial de amigos: o Tocha, a Ruby, o Menir, o Kromeleque, o Tzick e o Sabre.

Eles são o Bando das Cavernas!

Os monstros da coleção do Bando das Cavernas resolveram fazer um jantar para comemorar as aventuras que aterrorizaram.
Quem acha esse jantar uma seca são os filhotes dos monstros, que tentam sabotar a comemoração usando o apetite voraz do nosso amigo Menir.

Só que as coisas não correm exatamente como o planeado. Aventura-te pela Floresta Negra com o Bando porque este livro vai ser uma barrigada de rir.

Mas isso, enfim… tu já sabes como é.

Junta-te ao Bando!

"O Mistério da Minha Irmã" de Tracy Buchanan

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: As recordações que Willow tem dos pais são cheias de sorrisos, ternura, sol e gargalhadas. Porém quando recebe um misterioso convite que a leva a uma exposição de fotografia, é confrontada com um segredo sombrio, que aparentemente todos têm tentado esconder-lhe sobre um trágico acidente que aconteceu há anos.


Willow é obrigada a questionar tudo o que sabe sobre Charity, a mãe que perdeu ainda criança, e Hope, a tia com quem vive desde então.
Qual a relação entre este enigmático fotógrafo e os pais de Willow? Porque é que Hope não quebra o seu silêncio?

Para seguir em frente, Willow precisa de respostas. Mas já não sabe em quem confiar…  


"Ser Super Mãe É uma Treta! - A maternidade sem paninhos quentes porque os filhos não são o melhor do mundo o tempo todo." de Susana Almeida

Editor: Influência

Sinopse: A maternidade não é uma coisa perfeitinha, como vemos nas redes sociais, não é fácil, como mentimos umas às outras, não é mágica, como imaginamos antes de engravidar. Ser mãe é a prova de maior resistência física e emocional que existe. E quando insistimos em perpetuar a ideia de que tudo é perfeito, em vez de estendermos a mão às outras mães, estamos a colocar em cima delas o peso da culpa por não conseguirem alcançar essa perfeição.


Quando fui mãe, senti que se tinha instalado no mundo uma política que nos proibia de errar, de nos assumirmos cansadas e de dizermos tudo o que sentimos para lá do amor avassalador pelos nossos filhos, como se todos os ais tivessem de ser silenciados para não sermos julgadas em praça pública. Não contem comigo para isso.

Às vezes, a maternidade é um milagre, outras vezes é apenas uma enorme dor de cabeça. E dizer isto não coloca em causa o amor que sinto pelos meus filhos, porque entre birras, respostas tortas e noites sem dormir, eu sou a melhor mãe do mundo para os meus filhos, da mesma forma que vocês são a melhor mãe do mundo para os vossos. Acreditem, ninguém os atura melhor do que nós.

Então, vamos lá parar com esta merda de fingir que não estamos todas à beira de um ataque de nervos, pegar num copo de vinho e falar sem filtros sobre isto de ser mãe…

«Mães imperfeitas que não têm medo de o assumir, este livro conta a nossa história, não duvidem. Vão ler-se a cada palavra, a cada vírgula. Fôssemos gente de criar grupos de Facebook (Deus nos livre e guarde de tal sorte) e bateríamos recordes de participação.»
Ana Bacalhau, in Prefácio

"Life 3.0 - Ser-se Humano na Era da Inteligência Artificial" de Max Tegmark

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Neste livro surpreendente e rigoroso, Max Tegmark explica e descreve os recentes avanços pioneiros na área da Inteligência Artificial, e como ela se encaminha para ultrapassar a inteligência humana. 


Como é que a IA vai afectar o crime, a guerra, o emprego, a sociedade e o nosso sentido de sermos humanos?
A IA tem o potencial de transformar o nosso futuro mais do que qualquer outra tecnologia - e não há ninguém mais qualificado e a trabalhar no melhor sítio para conjecturar sobre o futuro que Max Tegmark, um professor do MIT que se preocupa com o desenvolvimento benéfico da IA.

"Orlando - Uma Biografia" de Virginia Woolf

Editor: Cavalo de Ferro

Sinopse: Nova tradução, fiel ao texto original, que repropõe a essência deste e recupera as suas ilustrações.


«Mal Orlando abriu a janela, o seu rosto ficou iluminado apenas pelo próprio Sol, e decerto teria sido impossível encontrar outro que fosse tão sincero — ou tão melancólico. Feliz a mãe que gera um filho assim e mais feliz ainda a biógrafa que lhe narra a vida! Porque jamais terá de se preocupar e ir pedir ajuda a um poeta ou a um romancista. A um tal biografado, basta ir de façanha em façanha, de triunfo em triunfo, de cargo em cargo, e o escriba apenas tem de o seguir, e ambos alcançarão as alturas que desejam!»

«Escrevi este livro com mais rapidez do que qualquer outro, e é uma grande piada; acho, apesar disso, que é uma leitura alegre e fácil: umas férias de ser escritora.»

São estas as palavras que se podem encontrar numa das entradas dos diários de Virginia Woolf, datada de 18 de Março de 1928, e com as quais a autora se refere ao seu então recém-terminado Orlando: um livro escrito de um só fôlego — no breve espaço de cinco meses —, que se quis leve, divertido, absolutamente satírico e, acima de tudo, livre.

Obra virada para a modernidade, para o futuro, Orlando é um dos raros momentos em que a literatura, rompendo barreiras e o pudor de uma época, alcança a intemporalidade, para nunca mais se sentir datada ou ultrapassada na sua coragem, beleza e estilo. Recuperando o espírito com que foi escrita — ser leitura e divertimento —, a Cavalo de Ferro repropõe, com nova tradução fiel ao texto e ilustrações originais, um dos grandes romances de Virginia Woolf, sacudindo o pó e o peso do seu estatuto na história da Literatura.

"À prova de stress" de Mithu Storoni

Editor: Ideias de Ler

Sinopse: Sente-se constantemente cansado? 

Irrita-se com facilidade?
Tem dores de cabeça frequentes?

O stress tornou-se parte integrante do nosso estilo de vida e a ciência tem demonstrado que abre caminho à inflamação, à ansiedade, à depressão e a doenças crónicas características dos nossos dias.

À prova de stress é um guia prático e inovador que apresenta métodos simples para minimizar os efeitos prejudiciais deste malefício através de alterações na dieta, exercício físico e outras rotinas diárias.

Aprenda a:

  • Regular as emoções
  • Acertar o relógio biológico
  • Reforçar as defesas naturais
  • Alimentar corretamente o cérebro
  • Estimular a motivação


Este é o verdadeiro manual para libertar o corpo e a mente do stress do dia a dia.

"O Mistério da Boca do Inferno - Correspondência e novela policiária" de Fernando Pessoa;

Editor: Tinta da China

Sinopse: «ESCRITOR INGLÊS DESAPARECE DEIXANDO UMA CARTA MISTERIOSA.» —Diário de Lisboa, 28 de Setembro de 1930


Neste caso, as notícias do desaparecimento do «mago» Aleister Crowley foram de facto exageradas. Mas além de O Mistério da Boca do Inferno se ter espalhado pela imprensa, divertiu muito Fernando Pessoa, que participou nesta farsa modernista pré-fake news. Foi ele que relatou literariamente os contornos desta verdadeira investigação policial, ao mesmo tempo que conduziu o embuste que lhe deu origem.

Nesta edição bilingue, que é ela própria um demorado e paciente trabalho de detective sobre um dos mais fascinantes mistérios da literatura portuguesa, encontramos Fernando Pessoa em correspondência e em contacto com aquele que foi considerado «o homem mais perverso do mundo», o «Master of Darkness» em título: Aleister Crowley, que terá vindo até Lisboa só para conhecer o poeta, e cuja personalidade já inspirou muitos artistas da cultura pop, como David Bowie, The Beatles ou Mick Jagger.

"Hotel Melancólico" de María Gainza

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Cansado de a ver desocupada, o tio da narradora arranja-lhe um emprego num banco para trabalhar com uma avaliadora de obras de arte. E, contra todas as expectativas, o ofício torna-se absolutamente fascinante, não só pelas incríveis descobertas que faz sobre falsificações, mas sobretudo pelas histórias secretas que a chefe acaba por lhe contar, uma das quais é a do Hotel Melancólico, onde viviam artistas que copiavam quadros para ganhar a vida e por onde passou a misteriosa Negra, figura central deste romance, que falsificava sobretudo a obra de Mariette Lydis, a pintora a quem a alta-sociedade de Buenos Aires encomendava os retratos. 


Um belo dia, porém, a chefe estranhamente não aparece para trabalhar e o mais certo é que lhe tenha acontecido algo de grave; mas, se assim for, como será possível continuar a viver sem saber o fim de todas aquelas histórias que ficaram a meio?

Depois do internacionalmente aplaudido O Nervo Ótico, este Hotel Melancólico é, de novo, um romance sobre a relação turbulenta entre a arte e a vida, mas também sobre o engano e a manipulação, sobre a realidade e a ficção, sobre o vivido e o contado; uma narração sinuosa, enigmática e envolvente em que as personagens reais parecem de ficção e o contrário também é verdade. 

"O Rumor" de Lesley Kara

Editor: TopSeller

Sinopse: Tudo começou com um rumor

Corre o rumor de que uma famosa assassina de crianças está a viver com uma nova identidade na pacata vila de Flinstead. Quando Joanna Critchley, uma mãe solteira, ouve o boato à porta da escola do filho, não tem qualquer intenção de o alimentar. Mas um comentário casual levou a outro, e agora não há como voltar atrás…

Mas haverá fumo sem fogo?
Sally McGowan tinha apenas 10 anos quando esfaqueou até à morte o pequeno Robbie Harris. Já se passaram 48 anos, e não existe qualquer fotografia de Sally desde que ela foi libertada, ainda jovem. Então, quem poderá ser a assassina que vive agora entre os habitantes de Flinstead? Em pouco tempo, Joanna percebe quão perigoso um rumor se pode tornar, e irá arrepender-se para sempre do dia em que decidiu espalhá-lo.

Com aqueles que ama em risco, até onde será Joanna capaz de ir para os proteger?

"Reshma - A extraordinária história de uma sobrevivente de um ataque com ácido que conquistou o mundo" de Reshma Qureshi e Tania Singh

Editor: Vogais

Sinopse: «No dia 19 de maio de 2014, o meu cunhado despejou ácido sulfúrico na minha cara.»


Nesse dia, Reshma Qureshi acordou com um mau pressentimento. A jovem de 17 anos tinha um exame importante na escola e sentia-se angustiada. E foi a caminho da escola, acompanhada pela irmã e dois amigos, que a tragédia se abateu. No meio da multidão, uma voz chamou a irmã: tratava-se do ex-marido, que brandia uma garrafa de plástico. A jovem conseguiu desviar-se e gritou para a irmã fugir, mas Reshma foi violentamente agarrada e sentiu que lhe despejavam um líquido viscoso na cara. A sensação de ardor foi imediata: o ácido corroeu a sua pele e entranhou-se até aos ossos, mas não matou o fogo no seu coração.

Erguendo-se da tragédia e do sofrimento, Reshma foi notícia em todo o mundo, ao tornar-se a primeira vítima de um ataque com ácido a desfilar na Semana da Moda de Nova Iorque. Agora uma ativista internacional, vloguer, modelo e rosto da ONG Make Love Not Scars, Reshma trabalha incansavelmente para ajudar outras sobreviventes de ataques, tendo-se transformado num farol de esperança para milhões de pessoas. Inspiradora e edificante, Reshma é a história extraordinária desta jovem de um bairro pobre de Bombaim que ultrapassou adversidades incríveis num mundo injusto e que se atreve a querer mudá-lo.

«As minhas cicatrizes fazem parte de mim, contam a minha história. Mas não me definem.»

"Comida de Tacho - Os segredos da Tia Cátia" de Cátia Goarmon

Editor: Casa das Letras

Sinopse: Nada há mais português do que a comida de tacho, e este é o tema do novo livro da Tia Cátia. São aquelas receitas para partilhar à mesa com os nossos, que nos confortam o estômago e as memórias, mas que também nos permitem alterar, acrescentar ingredientes a nosso bel-prazer, dar asas à imaginação e construir sabores ao longo da sua confeção, moldando-os ao nosso paladar.


Cozinhar no tacho permite-nos alterar a receita em qualquer momento, assim como acrescentar ingredientes de acordo com o número de convivas que temos para uma refeição. Numa mesa portuguesa há sempre algum convidado de última hora, por isso acrescenta-se sempre alguma coisa para satisfazer todos os comensais.

São mais de 90 receitas, todas de tacho. Sejam elas uma sopa, um prato de carne, de peixe, vegetariano ou mesmo uma sobremesa. Das receitas tradicionais às mais originais e loucas, retiradas das várias temporadas do programa Os Segredos da Tia Cátia, do canal 24 Kitchen. Todas elas têm muito sabor e foram criadas com toda a dedicação e empenho para lhe proporcionarem momentos de partilha e recordações carinhosas.  

"Sarah Affonso - Os dias das pequenas coisas"

Editor: Tinta da China

Sinopse: Álbum ilustrado, publicado em conjunto com a exposição homónima, patente no Museu Nacional de Arte Contemporânea até 22 de Março de 2020.


Apesar do vasto legado artístico e de a sua obra já ter sido várias vezes dada a ver, Sarah Affonso permanece desconhecida do grande público, sendo muitas vezes posta à sombra da imagem do marido, Almada Negreiros. No ano em que se assinala o 120.º aniversário do nascimento da artista, este livro pretende colmatar essa falha e divulgar o trabalho de uma das mais notáveis e, paradoxalmente, desconhecidas modernistas portuguesas.

A artista que aqui se apresenta — através dos trabalhos, da fotobiografia e de ensaios desenvolvidos por especialistas de diferentes áreas — é uma criadora multifacetada, com uma obra que vai do desenho e da pintura ao bordado, da ilustração aos azulejos, e que parte da tradição gravada nas suas memórias e na sua vida familiar para a exploração de novos territórios, como o trabalho de arquitectura paisagista e design de interiores que foi desenvolvendo na sua casa de Bicesse.

«Possa este livro, agora nas mãos dos leitores, proporcionar o início de um mais vasto conhecimento e reconhecimento da obra de Sarah Affonso e lançar a semente de muitas e novas abordagens ao seu legado artístico diverso, que é um testemunho rigoroso, analítico, informado e emotivo do seu tempo e da sua vida. Um tempo de que foi criadora e uma vida de que foi resistente e hábil tecedeira.»
Prefácio, Emília Ferreira (directora do MNAC)

"Mulheres - 50 Histórias incríveis que mudaram o mundo" de Katherine Halligan; Ilustração: Sarah Walsh

Editor: Editora Minotauro

Sinopse: Esta é uma história sobre líderes corajosas, artistas talentosas, cientistas dedicadas, professoras empenhadas e grandes empreendedoras. É a história de mulheres e raparigas que enfrentaram com coragem diversos desafios, ultrapassaram dificuldades e perigos; muitas sacrificaram mesmo as suas vidas para seguir os seus sonhos e tornar o mundo um lugar melhor.

"Os Conspiradores" de Un-Su Kim

Editor: Lua de Papel

Sinopse: Basta-lhe apertar o gatilho. Mas hesita. Talvez porque o sol se esteja a pôr. Ou porque a visão da sua vítima, a regar as flores do jardim, o faça hesitar. Ou talvez porque, aos 32 anos, e depois de 15 como assassino contratado, sinta um inesperado vazio. Poisa portanto a arma. O sol, entretanto, já se pôs. Reseng deita-se à espera de um novo dia. Então matará o general. Ou talvez não. Porque o velho lhe aparece de repente ao cair da noite. E convida-o para um chá. 


O início do livro é extraordinário. Apaixonamo-nos por Reseng, um assassino em crise existencial. E aos poucos, em pinceladas precisas, aprendemos a conhecê-lo melhor. É um órfão, foi acolhido aos quatro anos por um gangster, e vive desde então numa enorme biblioteca - que é também a sede de um sindicato do crime. É ali que recebe as ordens para matar, por entre leituras de Sófocles e Calvino.

Os Conspiradores deram a conhecer ao Ocidente o premiado autor coreano Un-su Kim, que deixou a crítica tão rendida como desconcertada. Surgiram as comparações, falou-se muito em Camus, em Murakami e até em Don DeLillo. Mas se nas referências literárias não foi encontrado um denominador comum, sempre que se frisava o fulgor cinematográfico da obra, o nome evocado era o mesmo: Quentin Tarantino.

Algures entre esses dois polos - um existencialismo mudo a par de uma exuberante coreografia da violência -, desenha-se um romance notável, que nos prende à leitura e nos leva para além dela. 

"Um Economista Entra num Bordel - E Noutros Lugares Inesperados para Compreender o Risco" de Allison Schrager

Editor: Vogais

Sinopse: É difícil imaginar que um economista possa dar resposta a esta pergunta - ou a outras questões do dia a dia, como com quem namorar ou com que antecedência devemos estar no aeroporto para apanhar um avião -, mas é isto que Allison Schrager faz. Economista e jornalista premiada, passou a sua carreira a analisar a forma como as pessoas lidam com o risconas suas vidas e carreiras, partilhando agora os seus conhecimentos com os leitores.


A sua ampla e surpreendente investigação leva-nos desde um bordel no estado do Nevada, onde as mulheres preferem abdicar de 50% dos seus rendimentos em troca de segurança, às mesas de jogo de póquer profissional, até à praia, onde um surfista, sabendo que os oceanos e a meteorologia são como os mercados - um caos controlado -, aplicou estratégias para determinar se devia surfar uma determinada onda ou não.

Este livro mostra como a gestão de risco pode ser usada em qualquer tipo de situação, e as histórias fascinantes aqui narradas, sobre pessoas que encontraram maneiras inteligentes de gerir riscos, ilustram os princípios fundamentais da economia financeira mais do que qualquer outra história sobre a compra e venda de ações.

Augustus de John Williams

Editor: Dom Quixote

Sinopse: "Tarde. O sol está brilhante, quente; dez ou doze oficiais e nós, numa colina, a olharmos lá para baixo, para as manobras da cavalaria no campo." É um idílico fim de dia. Em Apolónia, Octávio goza com os amigos a calma que precede a tempestade. Porque em breve chegará um emissário de Roma - Júlio César foi assassinado. 


Octávio tem 19 anos. Carrega o peso de um nome, o de César, que em testamento fez dele herdeiro e sucessor. A notícia da morte de César é-nos narrada no diário de um dos seus amigos. É apenas um fragmento da História, ao qual John Williams, com a minúcia de um artífice, junta outros: cartas, biografias, memórias ou até éditos de personagens como Marco António, Cleópatra, Cícero ou Estrabão.

Lentamente o retrato ganha contornos, ilumina-se. Sem nunca ouvirmos as palavras de Octávio (essas estão reservadas para o fim do romance), assistimos à criação do mito. John Williams revela-se aqui em plena maturidade narrativa. Dá-nos a conhecer o imperador com a mesma crescente surpresa com que os seus inimigos o conheceram.

E, mostra-nos o seu reverso, um homem a caminho do fim.  

"Vida de Sucesso" de Eduardo Ramadas da Silva

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: Este livro apresenta-lhe os cinco princípios fundamentais para uma Vida de Sucesso. Cinco princípios humanos e simples ao seu alcance: verdade, aceitação, gratidão, amor e responsabilidade. No final de cada capítulo, o leitor descobre as estratégias práticas que podem aumentar a maturidade do seu Eu. Com este livro, vai ficar a conhecer os quatro passos que podem fazer de si o n.º 1 do mundo. Não é nenhum truque mágico, mas sim quatro passos que o mais humilde ser humano pode dar: disciplina, inteligência, paixão e deixar fluir





cardapio.pt @ 25-9-2019 13:56:54