Novidades Livros (17 a 23 de outubro de 2019)

cardapio.pt @ 16-10-2019 16:36:17

"De Olhos Postos em Ti" de Mary Higgins Clark

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Numa pequena cidade, há sempre alguém que vê…


Com quase dezoito anos, o que queremos é mesmo divertir-nos: dançar, rir e namorar. Na ausência dos pais, Kerry Dowling, uma rapariga de dezoito anos, aproveita para organizar uma grande festa em sua casa. Ao início da manhã seguinte, é encontrada sem vida, completamente vestida, no fundo da piscina da família.

Quando a hipótese de acidente é afastada, a família de Kerry tem de se confrontar com a forte possibilidade de ela ter sido morta por alguém do seu círculo mais próximo: o namorado com quem discutiu durante a festa? Jamie, o vizinho da família, que tinha no canto do quarto uma pilha de roupa molhadas Um dos seus colegas?

Aline, a sua irmã mais velha, que acaba de ser nomeada orientadora na Kerry High School, pode estar em melhor posição para descobrir a verdade. Se o fizer, corre risco de vida.
Sob uma tensão constante, da qual Mary Higgins Clark se encarrega, somos conduzidos através de um círculo macabro onde verdade e mentira andam de mãos dadas.

"A Grande Caçada - Livro 2 de A Roda do Tempo" de Robert Jordan

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: A Roda do Tempo gira e as Eras sucedem-se, deixando no seu rasto memórias que se vão tornando lendas e acabam por se transformar em mitos, podendo estes permanecer esquecidos durante muito tempo.


Ao longo dos séculos, os trovadores sempre relataram as histórias da Grande Caçada em busca do Corno de Valere. Este seria usado para chamar das suas sepulturas os heróis já desaparecidos a fim de lutarem ao lado do tocador do Corno. Muitos pensavam que tudo não passava de um conjunto de histórias mas agora alguns sabem que o Corno não só foi encontrado, como também foi roubado e é demasiado arriscado deixá-lo em poder dos Amigos das Trevas.
Na Terceira Era, uma Era que ainda há de vir, uma Era há muito passada, o Mundo e o Tempo podem sucumbir, mas Rand, Mat e Perrin estão dispostos a sacrificar a sua própria vida para o evitar.

"Uma Tribo de Mentores" de Timothy Ferriss

Editor: Casa das Letras

Sinopse: A quem pede conselhos quando a vida lhe traz incertezas?

Todos precisamos de mentores, sobretudo quando nada parece estar a correr de feição.

Para encontrar o seu próprio mentor o autor de quatro bestsellers Tim Ferriss juntou um conjunto eclético de mais de 100 especialistas para ajudar, a ele, a si e aos outros leitores, a navegar pela vida.

Numa série de perfis curtos e dinâmicos partilha os seus segredos para atingir sucesso, felicidade, sentido e muito mais.

Seja qual for o desafio ou a oportunidade que tem pela frente, algo nestas páginas poderá ajudá-lo.

Descubra como os conselhos de Maria Sharapova, Kelly Slater, Jimmy Fallon, David Lynch, Ariana Huffington, Ben Stiller, Neil Gaiman, Steve Aoki ou Dita von Teese, entre outros, podem melhorar a sua vida.

"Viral - A Epidemia de Fake News e a Guerra da Desinformação" de Fernando Esteves e Gustavo Sampaio

Editor: Desassossego

Sinopse: A difusão de informação falsa ou enganadora não é um fenómeno novo. Mas o desenvolvimento tecnológico e a consagração das plataformas digitais como principal fonte de informação resultaram num agravamento do fenómeno, atingindo um nível de virulência que o transforma numa das mais prementes ameaças às sociedades livres, plurais e democráticas.


Enfrentamos uma epidemia de fake news, parte integrante de uma mais ampla guerra da desinformação e cujos efeitos são evidentes: do Brexit e eleição de Donald Trump, ambos em 2016, à vitória de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais do Brasil em 2018, passando pelo crescimento de movimentos antivacinação, negacionistas das alterações climáticas ou vendedores de curas milagrosas, por entre inúmeras fraudes, mentiras e teorias de conspiração. A produção de fake news está a funcionar como uma indústria poluente, tão lucrativa para os que a exploram quanto nociva para os que a consomem.

E a partir do momento em que é utilizada como instrumento de propaganda política, desinformação e manipulação da opinião pública, torna-se urgente a neutralização do vírus. Objectivo para o qual este livro, da autoria do director e do director-adjunto do Polígrafo (o primeiro jornal português de fact-checking), visa contribuir, explicando e reflectindo sobre o fenómeno e apresentando medidas de profilaxia eficazes que consistem na promoção da literacia mediática e da verificação de factos.

"Contos do Além Um livro do outro mundo" de Agatha Christie

Editor: Edições Asa

Sinopse: 
A coletânea das histórias mais arrepiantes da Rainha do Crime.

Visões mediúnicas, espectros que pairam nas sombras, encontros com seres divinos, misteriosas mensagens do Além, e até uma estranha troca entre um homem e um gato…

Com a presença ocasional de Hercule Poirot e Miss Marple, este volume apresenta-nos o lado mais obscuro da escritora policial mais famosa do mundo.

Essencial para os amantes do sobrenatural e os admiradores de Agatha Christie.

Prepare-se para ficar acordado!

"A Técnica Pomodoro" de Francesco Cirillo

Editor: Gestão Plus

Sinopse: Procurando combater a ansiedade e terminar as leituras para um exame, quando era estudante, Francesco Cirillo desenvolveu aquele que veio a ser o seu famoso sistema para melhorar a produtividade. Usando um alarme de cozinha em forma de tomate (pomodoro em italiano), ele dividiu o tempo em intervalos de 25 minutos, com 5 minutos de descanso entre si. Assim, foi capaz de obrigar a mente a focar-se naquilo que requeria atenção num momento específico, concluir a tarefa e deixar a mente calma de novo. Seguindo este método fácil e altamente adaptável, pode alcançar a mesma tranquilidade. Com apenas papel, caneta e um pomodoro (ou outro alarme que prefira), vai aprender como fazer o tempo agir a seu favor, acabar com a exaustão, gerir as distrações e equilibrar melhor a vida pessoal e profissional.


Com a Técnica Pomodoro, será capaz de: aliviar a ansiedade; aumentar o foco e a concentração ao diminuir as interrupções; ampliar a consciência sobre as suas decisões; impulsionar a motivação e mantê-la constante; sustentar a determinação para atingir objetivos; otimizar processos de estudo ou trabalho; fortalecer a determinação para continuar a dedicar-se a situações complexas.

"Há Uma Presença Nesta Casa" de Patricia Darré

Editor: Pergaminho

Sinopse: Patricia Darré, uma das médiuns mais célebres em França, aborda neste livro casos de casas e locais ditos "assombrados" nos quais foi convidada a intervir com o seu dom de comunicação com o além. Mas atenção! A autora sabe bem que o espírito humano é capaz de criar visões que pertencem mais ao domínio dos psicólogos do que ao de uma médium.


Mas sabe também que há almas que ficam presas, à hora da morte, e continuam a deambular pelos locais onde pensam ainda viver, tornando a vida dos habitantes um inferno. Esta narrativa cativante lê-se como um romance e levanta muitas questões intrigantes. Encontrará, ao longo destas páginas, mais do que simples histórias de fantasmas; ficará a conhecer casos de locais onde memórias dramáticas se embrenharam nas paredes e nos espaços, tornando o ambiente inexplicavelmente inabitável, de objetos carregados de más intenções, ou de objetos e locais consagrados que não suportam estar num ambiente profano…

Mas ficará também a conhecer as histórias das presenças benéficas que às vezes conseguimos pressentir, e que protegem uma casa e os seus habitantes. A lição a aprender com estas histórias é, contudo, sempre a mesma… a de que nunca estamos sós!

"Os Grandes Mistérios da Iniciação A História Secreta da Imortalidade" de Freddy Silva

Editor:  Alma dos Livros

Sinopse: Mais de dois mil anos antes da ressurreição de Jesus, já os iniciados de tradições espirituais de todo o mundo praticavam um ritual místico secreto no qual morriam metaforicamente e renasciam para um estado espiritual mais elevado. Durante esta ressurreição em vida, sofriam um despertar espiritual transformador que revelava a natureza da realidade e o propósito da alma, descrito como um «levantar dos mortos». Este livro revela como estas práticas não só eram comuns no mundo antigo, como também partilhavam facetas similares em cada tradição.


Explorando os mistérios da iniciação a prática da ressurreição em vida nas antigas tradições egípcia, fenícia, grega, persa, indiana, japonesa, chinesa, celta e nativo-americana, Freddy Silva explica como a ressurreição nunca foi destinada aos mortos, mas aos vivos, e mostra como esta experiência pessoal do Divino abria o caminho para o fortalecimento e uma consciência mais elevada, levando iniciados como Platão a vê-la como o pináculo do desenvolvimento espiritual.

Em Os Grandes Mistérios da Iniciação vai conhecer algumas das câmaras secretas espalhadas pelo mundo, que incluíam instruções detalhadas para os vivos sobre como entrarem no Outro Mundo e regressarem. Revela o porquê de os grupos esotéricos e gnósticos afirmarem que a ressurreição literal de Jesus promovida pela Igreja era um engano e como a Igreja classificou as práticas de ressurreição em vida como heresia, perseguindo implacavelmente quem a praticava para suprimir o conhecimento desta experiência fortalecedora.

«Aqueles que dizem que morrem primeiro e depois ressuscitam estão enganados.» afirma o proscrito Evangelho de Filipe. Durante séculos, cada grupo esotérico e gnóstico esteve sempre consciente de que a interpretação literal da ressurreição de Cristo promovida pela igreja era uma fraude. E com razão: milhares de anos antes de Jesus, iniciados do Egito e da China, Celtas da Grã-Bretanha e nativos da América do Norte, entre outros, praticavam um ritual místico, um despertar da morte em vida, que lhes trazia novas revelações sobre a natureza da realidade e do eu. Mas o mais importante de tudo, como se encontra esboçado nas paredes de uma câmara secreta numa pirâmide egípcia, a experiência da ressurreição não era significativa para os mortos, mas para os vivos. Os iniciados eram referidos como «aqueles que ressuscitaram dos mortos».

Misturando antigas tradições, ciência e investigação em primeira mão, este livro oferece uma visão única sobre a ressurreição em vida; o propósito da iniciação; as culturas e as sociedades que a praticavam; a revelação de Jesus com um paralelo notável com a ressurreição de Osíris; Os motivos pelos quais os iniciados protegeram seus segredos com as próprias vidas; e por que a Igreja decidiu ocultar todas estas informações.

"O Amigo do Deserto" de Pablo d’Ors

Editor: Quetzal Editores

Sinopse: No deserto pode-se caminhar durante dias, semanas e até meses sem ver outra coisa além de areia; chega sempre o momento em que aparece um oásis maravilhoso que convida a parar e reabastecer. Repostas as forças no oásis, torna-se a empreender um caminho em que não é invulgar que o caminhante volte a impacientar-se. E assim até que, de repente, quando menos espera - quase quando desespera -, volta a aparecer outro oásis. Pois é isto precisamente o que o deserto ensina: caminhar pela terra e parar onde houver água, e assim um dia após outro até chegar o momento em que se descobre que não só se ama o oásis como também o próprio caminho: ama-se a areia, a dificuldade. Só nesse dia é que podemos definir-nos com justiça como «amigos do deserto».

"Uma Breve História de Todas as Pessoas que já Viveram" de Adam Rutherford

Editor: Desassossego

Sinopse:Esta história é sobre si. Sim, sobre si. É a história de quem é e de como se tornou quem é. É única para si, bem como para os 100 mil milhões de humanos que já viveram. Mas é também a nossa história coletiva, porque em cada um dos nossos genomas transportamos a história da nossa espécie - nascimentos, mortes, doença, guerra, fome, migração e sexo, muito sexo. Nesta viagem cativante através da expansão da genética, Adam Rutherford revela o que nos dizem os nossos genes sobre a história humana e o que a história nos pode dizer sobre os nossos genes.


Dos Neandertais ao homicídio, dos ruivos à raça, dos reis às pragas, da evolução à epigenética, este é um retrato desmistificador e esclarecedor de quem somos e de como nos tornámos no que somos.

"A rede de Alice" de Kate Quinn

Editor: Porto Editora

Sinopse: Duas mulheres invulgares numa jornada épica de coragem e libertação em tempos de guerra.


Trinta anos depois, atormentada pela traição que acabaria por ditar o fim da Rede de Alice, Eve passa os dias embriagada e isolada do mundo na sua decadente casa, em Londres. Até ao dia em que uma jovem americana lhe bate à porta e a recorda de um nome que Eve tudo tem feito para esquecer.

1947
No caótico pós-Segunda Guerra Mundial, a jovem americana Charlie St. Clair está grávida, solteira e a um passo de ser expulsa do seio da sua conservadora família. Mas Charlie está mais preocupada com o que terá acontecido à sua querida prima Rose, desaparecida em França durante a ocupação nazi. Por isso, quando os pais a mandam para a Europa para resolver o seu «Pequeno Problema», Charlie troca todas as voltas do previamente combinado e desembarca em Londres, determinada a descobrir a prima que adora como a uma irmã.

1915
Um ano depois do início da Primeira Guerra Mundial, Eve Gardiner deseja com todas as suas forças lutar contra os alemães, o que, inesperadamente, acabará por acontecer quando é recrutada para servir os interesses Aliados como espia. Enviada para uma zona ocupada de França, é treinada pela fascinante Lili, nome de código Alice, a rainha das espias, que lidera uma vasta rede de agentes secretas a operar mesmo debaixo do nariz do inimigo.

"Senhores da Navegação, da Conquista e do Comércio" de António Borges Coelho

Editor: Editorial Caminho

Sinopse: A bibliografia historiográfica de António Borges Coelho materializa-se numa vasta e ampla variedade de obras com as mais diversas dimensões, desde, por exemplo, as 600 páginas da atual edição de A Inquisição de Évora. 1533-1668, até uma grande quantidade de artigos e conferências, muitos reunidos já nas colectâneas Questionar a História e outros ainda inéditos.


Em todos eles o rigor científico e o vigor do estilo, tão característicos do autor, estão presentes. Esta edição recolhe o essencial dessa obra, dispersa, reorganizando-a por temas e revendo-a numa versão que se quer definitiva.

Senhores da Navegação, da Conquista e do Comércio recolhe os textos relativos ao período dos descobrimentos.

"I’m Your Man A Vida de Leonard Cohen" de Sylvie Simmons

Editor: Tinta da China

Sinopse: O cantor, compositor e escritor Leonard Cohen foi um dos mais importantes e influentes músicos a nível mundial ao longo dos seus 50 anos de carreira - mas foi também um dos mais esquivos e difíceis de conhecer. Nesta biografia, Sylvie Simmons, conceituada jornalista internacional de música rock e pop (autora também das biografias de Neil Young ou Serge Gainsbourg), apresenta como nunca antes a extraordinária vida e o génio criativo de Leonard Cohen, ao mesmo tempo que guia o leitor numa viagem por toda a sua obra artística. Este livro oferece um olhar íntimo, único e privilegiado, com várias surpresas mesmo para os fãs mais dedicados, sobre o homem responsável por hinos de vida como «Suzanne», «Hallelujah» ou «I’m Your Man».


A partir do seu acesso sem paralelo ao próprio Cohen - e de várias entrevistas feitas também a pares literários, produtores, músicos da sua banda e a algumas das mulheres mais importantes da sua vida -, Simmons escreveu a muito aguardada biografia definitiva de um ícone com lugar cimeiro no panteão da música internacional.

"Etiqueta Moderna - O Manual das Novas Boas Maneiras" de Vasco Ribeiro

Editor: Contraponto Editores

Sinopse: Smartphone à mesa: sim ou não? A mulher pode ou não pagar o jantar? Devemos saber estar nas redes sociais? Que roupa vestir para uma entrevista de emprego? Com se faz networking? E como se constrói uma imagem profissional? O mundo e a sociedade estão a mudar. Todos os dias, as novas gerações operam transformações nos comportamentos face às gerações anteriores. Porém, conceitos como civismo, bom senso, saber-estar, cortesia, boa educação, urbanidade, tradição ou boas maneiras não perderam atualidade. Por isso, a etiqueta é hoje mais importante do que nunca, ainda que numa versão transformada e modernizada. Foi com o intuito de dar corpo a um novo paradigma da etiqueta e das boas maneiras que Vasco Ribeiro, professor universitário na área do turismo e da hotelaria e especialista em etiqueta, desenvolveu este pertinente manual. Etiqueta Moderna é um livro prático que, adaptando e atualizando as regras clássicas, apresenta uma versão renovada da etiqueta.

Em tempos de grande sofisticação tecnológica, este livro dá a conhecer os preceitos e os comportamentos corretos em ocasiões e contextos aos quais a etiqueta clássica não sabia dar resposta. Dos princípios gerais da etiqueta moderna, passando pelos eventos, pelo emprego, pelo estar à mesa, por receções em casa ou por viagens para outros países, este livro é o melhor aliado de quem pretende apresentar sempre a melhor versão de si mesmo.

Com prefácio de Ricardo Carriço

"Plexus" de Henry Miller

Editor: Livros do Brasil

Sobre o autor: Radiantes num novo ninho de amor numa aristocrática zona de Brooklyn, Henry Miller e Mona vivem apenas um para o outro, dedicados ao prazer e ao sonho, com os olhos postos no futuro e pouco mais que nada nos bolsos. A estabilidade do emprego na Companhia Telegráfica Cosmodemónica perde de vez qualquer atrativo e, encorajado por Mona, Miller entrega-se então de corpo e alma à sua paixão maior, a escrita. Romance central da escandalosa e semiautobiográfica trilogia Rosa-Crucificação, Plexus aponta o foco aos primeiros anos do segundo casamento do autor, anos de equilíbrio periclitante entre o amor e a obsessão, entre a indigência e a grandiosidade, entre o desespero e a celebração da existência, anos que são também os primeiros da sua admirável carreira literária. Este texto, publicado pela primeira vez em França em 1953 e proibido durante mais de uma década nos Estados Unidos da América e na Grã-Bretanha, abre uma janela privilegiada para os valores, as crenças e as opiniões de um dos mais irreverentes autores do século XX e é um apaixonante retrato do seu tempo.

"Amigo Imaginário" de Stephen Chbosky

Editor: Edições Asa

Sinopse: Kate Reese e o filho, Christopher, estão em fuga. Kate é jovem mas tem já uma longa lista de desaires na bagagem. A única coisa em que nunca vacilou foi no seu amor incondicional por Christopher. É esse amor que a leva a partir a coberto da noite, deixando para trás uma vida em que as boas recordações são raras. Mãe e filho só param quando, por instinto, chegam à pacata vila de Mill Grove. Subitamente, o sonho de um verdadeiro lar afigura-se possível.


E a princípio, parecem ter feito a escolha certa. A vila é pequena e segura, e os novos vizinhos são acolhedores. Mas é então que Christopher desaparece. Durante seis penosos dias, não há notícias dele. E quando reaparece, vindo de um bosque, o rapaz aparenta estar bem. Mas o que ninguém sabe é que ele não voltou sozinho. Christopher traz consigo uma missão e um amigo imaginário - uma voz que apenas ele ouve; o prenúncio da uma tragédia…

Amigo Imaginário é uma obra-prima, fruto de uma imaginação sem limites e de uma profundidade emocional tremenda. Não é apenas um livro de suspense: Stephen Chbosky proporciona-nos uma experiência de leitura extraordinária e inesquecível.

"A Décima Ilha" de Diana Marcum

Editor: Cultura Editora

Sinopse: A repórter Diana Marcum está a sofrer uma crise. Envolvida por uma tristeza pessoal há muito enterrada - e com a sua carreira parada - descobre um grupo incomum de imigrantes que moram na zona rural da Califórnia. Ela segue-os, na sua viagem anual de regresso às remotas ilhas dos Açores, onde os touros correm pelas ruas, existem vulcões ativos e as pessoas inventam festas para combater a saudade - um sentimento tão profundo que a palavra não tem tradução para outros idiomas.


Uma viagem pelas ilhas dos Açores, onde a repórter Diana Marcum, com a companhia do seu labrador Murphy, descobre que ainda existem coisas pelas quais anseia - e uma delas poderá ser um amor inesperado.


"A Carga Mental e Outras Desigualdades Invisíveis" de Emma

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: #Metoo? Consentimento? Divisão de tarefas? Igualdade salarial? Trabalho emocional? Glass ceiling? Paridade? Objetificação? Assédio moral? O beijinho da avó?

Mas de que é que *s feministas estão tod*s a falar?
Como uma imagem vale mil palavras, a cartoonista e ativista Emma Clit foi explicando, no seu blogue, algumas das questões mais prementes da igualdade de género… com desenhos.

"Câmera Lenta e Outros Poemas" de Marília Garcia

Editor: Tinta da China

Sinopse: A carioca Marília Garcia, uma das mais originais poetas contemporâneas brasileiras, junta-se à Colecção de Poesia dirigida por Pedro Mexia.

LIVRO VENCEDOR DO PRÉMIO OCEANOS 2018

«Acho que um dos sentidos de apreender o mundo em câmera lenta é tentar desacelerar para ver as coisas mais simples e recorrentes, um avião passando agora, o barulho da geladeira ligada, a geometria dos objetos no quarto. Tudo o que faz parte deste ‘infra-ordinário’, não acidentes, nem atentados, que seriam o ‘extraordinário’, e que todos nós queremos entender; mas o pequeno, o lugar-comum, o que acontece o tempo todo. Acho que a tentativa de desacelerar de que falo no livro tem relação com tentar ver e nomear o que vejo. E, ao nomear, tentar inventar algo que só a linguagem pode produzir, que não está ali se não dissermos.» —Marília Garcia

A edição portuguesa do livro inclui ainda, além de Câmera Lenta, uma selecção feita pela autora de poemas de todos os seus livros anteriores, bem como alguns inéditos.

"O Som das Cores" de Jimmy Liao

Editor: Kalandraka

Sinopse: No dia em que cumpre quinze anos, uma adolescente praticamente cega decide aventurar-se no metro de uma grande cidade. Guiada pelos seus sentidos e pelo seu imaginário deambula de estação em estação, vivendo desta forma também uma viagem interior que a levará a nadar com os golfinhos, a colher maçãs ou a bronzear-se nas costas de uma baleia…


Os seus pensamentos, entre o sonho e a realidade, evocam, tal como Jimmy Liao já nos habituou, a solidão, a perda, mas sobretudo a esperança.

"A Maldição do Marquês" de Tiago Rebelo

Editor: Edições Asa

Sinopse: José Policarpo de Azevedo, criado de um dos fidalgos mais poderosos do reino, condiciona involuntariamente os mais dramáticos acontecimentos, que mudaram Portugal no século XVIII. 

D. José reina, mas delega todas as decisões no omnipotente marquês de Pombal, que trava uma guerra de morte com a velha nobreza e os padres jesuítas.

O terramoto que arrasa Lisboa, a revolta dos índios brasileiros e o atentado contra o rei são oportunidades históricas aproveitadas com exímia mestria política pelo maquiavélico marquês de Pombal para ganhar definitivamente o poder.

Mas, a todo o momento, a obscura figura de José Policarpo de Azevedo intromete-se nos planos do homem forte do reino, que inicia uma longa e implacável perseguição para o capturar e executar. 
O destino do único e misterioso sobrevivente do massacre dos Távora, mantido em segredo durante séculos, é finalmente revelado.

Baseado em factos verídicos A Maldição do Marquês é uma descrição imparável das intrigas palacianas e das lutas pelo poder; dos casamentos, das traições e das luxúrias na Corte de D. José; e também uma secreta e improvável história de amor capaz de sobreviver a todas as provações.

"As Minhas Escolhas" de Helena Sacadura Cabral

Editor: Clube do Autor

Sinopse: A vida tem muitos caminhos, e todos nós somos o resultado daquilo que semeamos e cuidamos, defende a escritora Helena Sacadura Cabral.


Fiel às suas crenças e à sua verdadeira essência, a autora reforça nestas páginas a importância das escolhas que fazemos e daquilo que escolhemos sentir.

Com otimismo e perseverança, a autora acredita que todos podemos alcançar a felicidade, mesmo quando são poucas as razões para sorrir.

Neste livro, encontramos as suas escolhas pessoais e os estados de alma que têm guiado a sua vida:

- Escolher ser feliz
- Perdoar e dar graças
- Partilhar com os outros a nossa alegria









cardapio.pt @ 16-10-2019 16:36:17


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros