Novidades Livros (23 a 29 de janeiro de 2020)

cardapio.pt @ 22-1-2020 16:05:53

"A Outra Miss Bridgerton -Série Rokesby - Volume III" de Julia Quinn

Editor: Edições Asa

Sinopse: Ela estava no lugar errado…

Destemida e aventureira, Poppy Bridgerton não está disposta a casar com o primeiro pretendente que aparecer. O problema é que a temporada londrina parece estar repleta de patetas insípidos. Mas quando Poppy visita a costa do Dorset e descobre um esconderijo de contrabandistas numa gruta, a sua vida toma um novo e inesperado rumo.

Ele encontrou-a no momento errado…
O espanto de Poppy depressa dá lugar ao pavor quando é raptada por dois piratas e levada para um navio. É aí que conhece o capitão Andrew James, um homem bonito e com (má) fama de corsário. Na realidade, Andrew é um espião a mando do governo inglês e está em plena missão a caminho de Portugal. Agora, é-lhe impossível voltar para trás…

Entre ambos, será que algo pode dar certo?
Ao descobrir que se trata de uma menina da família Bridgerton, Andrew sabe que é seu dever casar com Poppy para evitar o escândalo. Mas convém que a temperamental rapariga esteja de acordo. E quando, já em alto mar, a ira se transforma em paixão, a descoberta do segredo de Andrew volta a pôr tudo em risco. Será o amor dele suficientemente forte para prender o coração dela?

"O Vegetariano" de Sandra Gomes da Silva

Editor: Oficina do Livro

Sinopse: 
Escolher uma alimentação vegetariana ou de base vegetal é um passo que implica uma mudança empenhada e consciente, que irá trazer benefícios, mas que também acarreta riscos se não for efetuada da melhor forma. A nutricionista Sandra Gomes Silva, especialista neste tipo de dieta, que ela própria também segue, ensina-lhe como começar, com dicas práticas, listas dos alimentos base e outros, os nutrientes mais importantes e tudo o que precisa de saber para ser um vegetariano saudável, feliz e que desfruta desta alimentação de forma descomplicada.
Mais ainda com algumas receitas!

"Andrómeda ou O Longo Caminho para Casa" de Zé Burnay

Editor: A Seita

Sinopse: Jornada do herói que acompanha um estranho nómada perdido numa viagem entre o iniciático e o surreal, Andrómeda é também a crónica de um regresso a um destino ao mesmo tempo desejado e desconhecido, através de uma paisagem pós-apocalíptica ou perdida na antiguidade.


Uma obra-prima da banda desenhada portuguesa, que mergulha o leitor no imaginário do seu autor, feito de mitos e lendas, terror, simbolismo e aventura.

"Cartas para Miguel Torga" de Carlos Mendes de Sousa

Editor: Dom Quixote

Sinopse: «O impacto do conjunto das cartas recebidas por Miguel Torga resulta da amplitude do seu arco temporal, que abarca um período de sessenta e quatro anos (de 1930 a 1994), mas decorre também do número de correspondentes e da ressonância dos seus nomes. Bastará arrolar alguns deles para avaliarmos a importância deste epistolário e as achegas que traz para o estudo da história literária, cultural e política do século XX português.


Encontramos cartas assinadas por Fernando Pessoa, Raul Leal, Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Jorge Amado, Teixeira de Pascoaes, Hernâni Cidade, Óscar Lopes, Maria Archer, Adolfo Casais Monteiro, Vitorino Nemésio, Sophia de Mello Breyner Andresen, Jorge de Sena, Eduardo Lourenço, Ruben A., Urbano Tavares Rodrigues, António Barreto, Mário Soares, Fernando Piteira Santos, Jack Lang e Gonzalo Torrente Ballester, entre muitos outros.» (da introdução de Carlos Mendes de Sousa)

"Narrativas do Trauma - Vítimas, memória e cidadania" de José Manuel Mendes, Ângela Maia e Pedro Araújo

Editor: Edições Almedina

Sinopse: Narrativas do Trauma baseia-se numa análise comparativa entre França e Portugal sobre a forma como os Estados regulam e respondem aos desafios colocados pelos acidentes, pelas catástrofes e pela presença no espaço público das vítimas e dos seus familiares.


Conclui-se que, mais relevante do que construir uma genealogia do conceito de vítima, o que é fecundo teórica e epistemologicamente é perceber como os diferentes atores presentes neste campo — do Estado às empresas, das vítimas aos seus familiares e representantes — procuram circunscrever ou normalizar o impacto da vitimização nas políticas de cidadania, ou, no caso das vítimas e das suas associações, como a condição de vítima é potenciadora da configuração de uma lógica de cidadania e de acesso a direitos.

Além dos mecanismos convencionais de análise dos processos de vitimização, interessa-nos perceber como uma fenomenologia do desastre, como a questão do sofrimento e do corpo, permite a análise da produção dos laços sociais e coletivos, muitas vezes na luta e na reivindicação, mas também no silêncio, no recolhimento ou na rememoração.

"Uma Família Inglesa" de Júlio Dinis

Editor: Livros do Brasil

Sinopse: Os dias de Carlos Whitestone, jovem herdeiro de um lucrativo negócio de exportações, são passados em pleno devaneio boémio nas ruas, nos cafés e na noite da cidade do Porto. Por alturas do Carnaval, num baile de máscaras, Carlos apaixona-se por uma rapariga belíssima, cuja identidade desconhece, mas que irá descobrir tratar-se de Cecília, filha do modesto e obediente guarda-livros que trabalha para o seu pai. É a história deste casal aquela que se narra em Uma Família Inglesa: a força do seu encontro e a mudança a que ele os obrigará, denunciando os dois grandes temas da obra - a família e o trabalho. Revelado um ano antes em folhetins, no Jornal do Porto, este romance seria publicado em volume em 1868, afirmando a singularidade de Júlio Dinis na literatura portuguesa.


" A Máquina dos Ses - 30 planos de aula para ensinar filosofia" de Peter Worley

Editor: Edições 70

Sinopse: A Máquina dos Ses apresenta com grande clareza 30 planos de aula prontos a serem utilizados para ensinar filosofia em sala de aula a crianças entre os 5 e os 13 anos. Todas as sessões foram testadas e aprovadas e contêm uma situação imaginária seguida de uma série de perguntas que incentivam as crianças a refletirem sobre ideias-chave da filosofia, como valores e ética, sexo e identidade, existência e beleza, natureza humana e inteligência artificial.


Além dos planos de aula, encontrará uma secção de resolução das dificuldades mais comuns, sugestões abundantes e ideias a aplicar na sala para conduzir as sessões com êxito, estratégias de ensino e muito mais.

Este livro constitui um recurso raro e imprescindível para professores e facilitadores de sessões filosóficas com crianças.

"Uma Abelha na Chuva" de Carlos de Oliveira

Editor: Livros do Brasil

Sinopse: 
Álvaro Rodrigues Silvestre vive um casamento falhado e estéril, gerado pela conveniência de antigos interesses familiares, na pequena aldeia de Montouro, espaço provinciano onde todas as biografias se cruzam, se intrometem umas nas outras. Num outono chuvoso e lamacento, as vidas dos protagonistas de Uma Abelha na Chuva afundam-se num ciclo trágico de mentiras, vingança e amores frustrados, que põe a nu a estrutura social de um Portugal pobre, desamparado, do século xx. Lançada em 1953, esta é uma obra incontornável do neorrealismo português, que marca o reconhecimento literário de Carlos de Oliveira, e que em 1971 deu origem ao filme homónimo do realizador Fernando Lopes.


«A abelha foi apanhada pela chuva: vergastadas, impulsos, fios do aguaceiro a enredá-la, golpes de vento a ferirem-lhe o voo. Deu com as asas em terra e uma bátega mais forte espezinhou-a. Arrastou-se no saibro, debateu-se ainda, mas a voragem acabou por levá-la com as folhas mortas.»

"Dentro da Loja Mágica - Um neurocirurgião à descoberta dos caminhos secretos para a alma - Livro de Bolso" de James R. Doty

Editor: BIS

Sinopse: 
James Doty cresceu pobre, numa terreola no deserto da Califórnia. O pai era alcoólico e a mãe, com depressão crónica, tentara suicidar-se várias vezes. Certo dia, quando tinha doze anos, entrou numa velha loja de magia. Queria comprar um polegar de plástico, para ensaiar um número. A senhora por trás do balcão simpatizou com aquele miúdo franzino. E propôs-lhe ensinar-lhe a verdadeira magia. Não os truques de circo, mas sim a capacidade de olhar para dentro e perceber a linguagem do coração… O miúdo aceitou. Durante seis semanas ia religiosamente bater-lhe à porta. E todos os dias aprendia uma nova lição. Estávamos em 1968. Pouco se falava de meditação ou mindfulness, pensamento positivo ou visualizações. Mas era essa a "magia" que o rapaz de 12 anos começou a aprender. Passadas três décadas, o Dr. James Doty era já um dos mais respeitados neurocirurgiões americanos. E rico, muito rico. Conseguira lá chegar cumprindo os ensinamentos da misteriosa "professora".

Mas, algures a meio do caminho, começou a negligenciar o poder da verdadeira "magia". E pagou um preço elevado. A história de James Doty - hoje professor catedrático de Neurocirurgia na Universidade de Stanford - é absolutamente real. É a história de um homem que tudo teve e tudo perdeu. E que soube reencontrar o caminho recuperando a memória de infância e as lições inesquecíveis daquela mulher misteriosa, que nunca mais viria a encontrar.

"Inveja" de Sandra Brown

Editor: Quinta Essência

Sinopse: 
Arrebatada com o manuscrito que acabou de receber, Maris Matherly-Reed, editora de ficção, tenta entrar em contacto com o seu autor, um homem envolto em mistério. E Parker Evans, em reclusão numa ilha remota é - compreensivelmente - um indivíduo complexo e insondável.

Apesar da garantia de um contrato de edição, o escritor parece relutante em dar continuidade à sua história, precisando do encorajamento constante de Maris. E é assim que a editora vai tendo, capítulo a capítulo, vislumbres de um relato tenebroso: a trágica viagem de três amigos que partem numa excursão noturna de barco da qual regressará apenas uma pessoa…

À medida que o texto vai avançando, porém, Maris não deixa de se perguntar se haverá alguma verdade nas palavras que está a ler. Perturbada também com a crescente atração que sente por Parker, resolve voltar para Nova Iorque e descobrir se, de facto, não passará tudo de ficção... Mas a morte de uma pessoa que lhe é próxima só parece confirmar a presença de um assassino - uma pessoa disposta a tudo para conseguir o que quer...

"Gravity Falls - Agora é que o Porco Torce o Rabo"

Editor: Dom Quixote

Sinopse:
 Ao mesmo tempo que a Mabel ganha o Bolas na Feira Mistério, o Dipper arruína as suas hipóteses de impressionar a Wendy. No entanto, quando o Dipper descobre uma maneira de viajar no tempo e de mudar a sua sorte em relação à Wendy, a sorte da Mabel muda também, mas para pior. Irão o Dipper e a Mabel conseguir manipular o tempo para que ambos saiam a ganhar da feira? Tornará a Mabel a partilhar uma fatia de piza com o seu adorado Bolas? Depois, quando uma criatura pré-histórica rapta o Bolas, cabe ao grupo de Gravity Falls salvá-lo!

" Miúda, Pára de Arranjar Desculpas - Esquece os complexos e conquista os teus sonhos!" de Rachel Hollis

Editor: Lua de Papel

Sinopse: 
"Acredito que podemos mudar o mundo. Mas primeiro temos de perder o medo de sermos julgadas por sermos quem somos."

Rachel Hollis já viu o mesmo filme demasiadas vezes: mulheres que não vivem todo o seu potencial. Bem lá no fundo, elas sentem o desejo de chegar mais longe, mas têm medo de se exporem ao ridículo, de não serem perfeitas, de não estarem à altura. Em Miúda, Pára de Arranjar Desculpas, a autora de bestsellers e fundadora de uma companhia de media avaliada em milhões de dólares, faz soar o alarme: está na hora de abrir os olhos! Muitas mulheres foram ensinadas a definir-se a si próprias em função dos outros - ou seja, são apenas mulheres, ou mães, ou filhas ou empregadas - em vez de descobrirem quem realmente são e o que realmente querem. Este livro desafia todas as mulheres, em qualquer parte do mundo, a parar com a auto-sabotagem.

Hollis identifica aqui as principais desculpas a que as mulheres se agarram para justificar a inação, e sintetiza os principais hábitos e competências que a ajudaram a crescer, ganhar confiança e acreditar em si mesma.

"Já não me deito em pose de morrer - Poemas escolhidos" de Cláudia R. Sampaio

Editor: Porto Editora

Sinopse: 
«Penso na poesia de Cláudia R. Sampaio como no discurso furioso que apenas alguém de profunda ternura poderia fazer. Sua tragédia, explícita, frontal, é a da saber a delicadeza quando tudo em seu redor propende para o grotesco e sua cabeça desafia para duvidar continuamente. Magnífica poeta, seu impasse é constante: "Quem sabe se não é agora que / possuo toda a loucura / e me faço mulher // Eu que da cintura para cima sou triste / e daí para baixo uma praia / a quem explodiram o mar / para depois o transformarem em / homem e em assombro também".

A expressão de Cláudia R. Sampaio é das mais contundentes da contemporaneidade. Não se ergue panfletária, ergue-se numa urgência íntima que não teme expôr, usando sua vulnerabilidade para força, como alguém que mapeia as feridas procurando cicatrizá-las, e também glorificá-las, com o verso. Toda a poesia abeira a terapêutica, e aqui a terapêutica é fundamental, inclusive como forma de classificar cada detalhe do mundo, como protesto e como alegria do possível. A loucura e a terapia são íntimas e fertilizam, a um tempo, o pensamento e a sabedoria.

Que maravilha o desabrido desta poesia. Que maravilha que não seja demasiado limpa, demasiado educada, e se coloque sobretudo enquanto necessidade além da razão e de qualquer etiqueta. Uma poesia que redime tanta coisa mas que também gratamente infecta: "desta vida à outra / castigaram-nos com abraços / afogando o adeus corcunda / adiantado pelas colisões das / palavras / veneno abençoado / do nosso lar.".»

Valter Hugo Mãe

"Blue Exorcist, Vol. 19" de Kazue Kato

Editor: Devir

Sinopse:
 Os escudeiros têm que lidar com o reaparecimento inesperado de Amaimon, enquanto Lewin Light, mais conhecido por Relâmpago continua a investigar a misteriosa secção 13 e a sua ligação ao acontecimento da noite azul, que parece estar na origem de todos os atuais sobressaltos.

Juntos, penetram nas profundezas sob a Academia da Verdadeira Cruz, lançando luz sobre as câmaras envoltas em escuridão e em segredos que aí foram enterrados por alguma razão…

"E as Estrelas Voltaram a Brilhar" de Jayson Greene

Editor:Edições Asa

Sinopse:
 Jayson Greene pode aparentar ser o típico pai urbano e criativo - mas não é como todos os outros, pois viveu aquilo que ninguém quer viver nunca.
A sua filha de dois anos, Greta, estava a passear com a avó quando uma parte da fachada do edifício atrás delas se desprendeu e atingiu a bebé. A ida de Greta para o hospital e as horas que antecedem a sua morte marcam o início de uma vida nova e inimaginável para Jayson e a mulher, Stacy. Como é que se lida com uma perda tão devastadora?

A sua voz - por vezes desesperada, por vezes inspiradora, mas sempre profunda - guia-nos no mundo que o casal habita agora como que pela primeira vez. O novo percurso que têm pela frente é feito de desgosto, mas também de esperança. No auge da dor, Jayson esforça-se por vislumbrar uma vida para lá da perda. Pois embora possa não haver respostas, há inevitavelmente uma continuidade.

Contada com amor e honestidade, e com momentos inesperados de humor, E as Estrelas Voltaram a Brilhar é um livro que transcende a sua história e nos transmite uma poderosa mensagem universal sobre a fragilidade da vida e a inevitabilidade da morte. É um relato de sobrevivência, um testemunho de perda mas também uma homenagem à força do amor.

"Leve para sempre" de Sandra Ribeiro

Editor: Coolbooks

Sinopse: 
Está cansada de experimentar dietas? Não consegue largar hábitos antigos e acaba sempre por recuperar o peso que perdeu com tanto esforço? Dá por si a pensar que talvez nunca consiga atingir e manter o peso que deseja?

E se a solução não passar por dietas? Talvez esteja na hora de aprender a lidar com a impulsividade alimentar, a frustração e a culpa e saber gerir as emoções e os hábitos a seu favor para uma relação mais harmoniosa com a alimentação, com a balança e consigo própria.
Neste livro, partilho estratégias simples e eficazes para perder peso e mantê-lo de forma permanente sem dietas ou sofrimento: descubra um estilo de vida mais leve e saudável sem ter de se afastar do convívio social, comer alimentos pouco usuais ou passar horas na cozinha.
Aprecie o caminho e divirta-se rumo a uma vida mais leve!

"Mais Que Mil Imagens" de António Mega Ferreira

Editor: Sextante Editora (chancela)

Sinopse:
 Mais Que Mil Imagens não é o «museu imaginário» do seu autor. Não se recolhem nele todas as suas imagens preferidas. Recolhem-se, isso sim, imagens que suscitaram, em diversos momentos, o desejo de escrever. O livro deve ser lido como o resultado de impulsos literários desencadeados por estímulos visuais. De Caravaggio a Ingmar Bergman, de Edward Weston a Elvis Presley, de Picasso a Niemeyer, da pintura ao design, da arquitetura ao cinema, da fotografia à autorrepresentação, esses estímulos estão na raiz dos textos que deles se desataram.


Ao todo, são mais, muito mais, do que mil palavras; mas as imagens que aqui se reproduzem, e as que elas pressupõem, são também mais, muito mais, que mil imagens.

Uma forma de olhar; e uma forma de pensar o que se vê.


"Gerir o seu Dia a Dia: Crie a sua rotina, defina os seus objetivos & estimule a sua mente criativa" de Jocelyn K. Glei

Editor: Dom Quixote

Sinopse: 
Deve responder ao email que acabou de entrar ou deve prosseguir conforme ao planeado? Ligar-se às redes sociais ou ligar-se à sua voz interior? Responder às necessidades dos outros, ou activamente estabelecer o seu próprio plano? No que toca ao trabalho criativo, todas as decisões, todos os dias, são importantes.

"Naruto N.º 34 - O reencontro" de Masashi Kishimoto

Editor: Devir

Sinopse: 
Naruto encontra finalmente Sasuke! Mas trazê-lo de volta a Konoha pode ser uma tarefa difícil de concretizar para a equipa de Kakashi.

"Até ao Último Suspiro - Um romance da série Sob Suspeita" de Mary Higgins Clark e Alafair Burke

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: 
A gala do Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque é considerada uma das mais glamorosas festas de angariação de fundos do mundo. É uma noite de confraternização irrepetível, recheada de ricos e famosos que se exibem vestidos pelos mais notáveis estilistas. Muitas pessoas seriam capazes de matar para receberem um convite para esta festa. Há três anos, Virginia Wakeling, administradora do Metropolitan Museum of Art e um dos seus doadores mais generosos, foi encontrada morta, na rua, junto ao museu.

Apurou-se que presumivelmente foi empurrada do telhado durante a gala, mas a polícia nunca acusou ninguém pelo seu assassínio. A suspeita sempre pairou sobre o namorado de Virginia, muito mais jovem do que ela, mas há uma multidão de outros suspeitos.

Um caso não resolvido que constitui um novo desafio para a produtora televisiva Laurie Moran, que, quanto mais se embrenha no assassínio mais se confronta com o perigo que pode rodear um convite para a gala do Metropolitan...

"Influência e Persuasão - Inteligência Emocional"

Editor: Devir
Sinopse: 
As provas finais do Festival desportivo da Academia de Heróis prometem ser explosivas, com a batalha entre Uraraka e Bakugou.

A multidão sustém a respiração à medida que a batalha se desenrola, porque Bakugou tem fama de não perder com ninguém.

"Ideias Decisivas sobre Gestão do Ano 2020"

Editor: Actual Editora

Sinopse: 
Um ano de sabedoria em gestão, num só lugar.

Analisamos as ideias, as perceções e as melhores práticas do ano passado publicadas na Harvard Business Review para o manter atualizado sobre os pensamentos mais modernos e influentes que impulsionam atualmente os negócios. com autores como Michael E. Porter e Katrina Lake e exemplos de empresas desde o Alibaba à 3M, este volume traz ao seu alcance as mais atuais e importantes opiniões sobre gestão.

Este livro irá inspirá-lo a:

- Levantar questões mais apropriadas para aumentar a sua aprendizagem, convencer os outros e negociar com mais eficiência.
- Criar condições no local de trabalho onde a igualdade de género possa prosperar.
- Aumentar os resultados ao permitir que os humanos e a Inteligência Artificial realcem os pontos fortes uns dos outros.
- Fazer melhores conexões com seus clientes, ao dar-lhes uma visão interna da sua empresa.
- Escalar os seus processos ágeis desde poucas para centenas de equipas.
- Estabelecer um compromisso com os valores económicos e sociais da sua organização.
- Preparar a sua empresa para uma força de trabalho e uma sociedade em rápido envelhecimento.




























cardapio.pt @ 22-1-2020 16:05:53


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros