Novidades Livros (6 a 12 de fevereiro de 2020)

cardapio.pt @ 5-2-2020 17:44:08

Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp

"Sete Guardanapos" de Zara Raheem

Editor: Quinta Essência

Sinopse: 
Leila adora os pais mas sente uma dificuldade crescente em aceitar as exigências deles. Embora vivam nos Estados Unidos, os seus pais mantêm-se fiéis aos costumes da sua Índia natal. E ambos consideram que já foram demasiado modernos com a filha… agora que Leila fez 26 anos, não querem que ela se arrisque a ficar para tia.

Leila, por seu lado, sonha em encontrar o tal e tem uma criteriosa lista de atributos e qualidades que o namorado perfeito terá de possuir. Não está disposta a ficar com qualquer um!
O problema é que os pais lhe fizeram um ultimato: Leila tem 3 meses (apenas!) para encontrar o amor, senão terá mesmo de se submeter a um casamento arranjado…

No seu desespero, ela vai tentar de tudo: deste o speed dating (valha-nos Deus!) aos encontros às cegas (só podia estar cega, mesmo!), sempre em vão… Mas o tempo escasseia! Terá ela expectativas demasiado altas? O que será de si se o homem perfeito não aparecer?

Ao longo do seu inspirador (e hilariante!) percurso, repleto de momentos constrangedores, aventuras para esquecer e dissabores, Leila vai descobrir muito sobre si mesma, sobre o amor, e sobre as coisas pelas quais vale mesmo a pena lutar…

"A Caixa Vermelha" de Rex Stout

Editor: Livros do Brasil

Sinopse: Llewellyn Frost está preocupado com a segurança da sua prima Helen, uma jovem modelo que testemunhou a morte de uma colega de trabalho. Reunindo o apoio dos melhores cultivadores de orquídeas da América, consegue então do detetive privado Nero Wolfe algo excecional: que saia de casa para iniciar a investigação na loja de modas McNair, onde uma estranha caixa de bombons, contendo um caramelo envenenado, rapidamente se descobre ser a arma do crime. Mas será que era destinada à vítima? E donde terão provindo esses doces mortais? Num caso com muitas pontas soltas e poucas pistas que conduzam a investigação, é quando um dos suspeitos entra pelo escritório de Wolfe, revelando que o nomeou testamenteiro e lhe legou uma caixa vermelha contendo todas as respostas, que o desenlace parece aproximar-se. Resta descobrir onde se encontra a misteriosa caixa... Nero Wolfe e o seu jovem parceiro Archie Goodwin veem-se no meio de uma trama tecida por antigos ódios familiares e heranças escondidas nesta que foi a quarta história policial de Rex Stout, publicada originalmente em 1937, adaptada ao teatro e à televisão e ainda hoje lida em todo o mundo.

"Mais Poderosa que a Espada" de Jeffrey Archer

Editor: 11 X 17

Sinopse: Uma bomba do IRA explode durante uma viagem transatlântica do Buckingham. Quantos passageiros terão perdido a vida?

Quando está de visita à sua editora nova-iorquina, Harry Clifton fica a saber que foi eleito presidente do PEN britânico e começa imediatamente uma campanha para libertar outro escritor, Anatoly Babakov, preso na Sibéria. Por que crime? Por escrever um livro intitulado Uncle Joe, um relato arrasador da sua experiência a trabalhar para Estaline. Harry está tão empenhado em salvar Babakov que arrisca a própria vida.
Emma, presidente da Barrington Shipping, é obrigada a enfrentar as repercussões do ataque do IRA. Alguns membros da direção acham que ela se deve demitir, e Lady Virginia Fenwick não vai descansar até conseguir a queda de Emma.

Uma saga apaixonante, que se estende ao longo do século xx, com toda a intriga, paixão e golpes do destino a que Jeffrey Archer, um dos maiores contadores de histórias da atualidade, nos habituou.

"O Último Oráculo Força Sigma" de James Rollins

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Em Washington, D.C., um sem-abrigo morre nos braços do comandante Gray Pierce, atingido pela bala de um assassino. Mas a morte deixa para trás um mistério ainda maior: uma moeda ensanguentada uma relíquia antiga relacionada com o oráculo grego de Delfos. Enquanto perseguidores implacáveis procuram o artefacto roubado, Gray Pierce descobre que a moeda é a chave para desvendar uma conspiração que remonta à Guerra Fria e ameaça os próprios alicerces da Humanidade.


Desde os templos da Grécia Antiga aos mausoléus mais deslumbrantes, dos bairros pobres da Índia às ruínas radioativas da Rússia, dois homens têm de correr contra o tempo para resolver o mistério que remonta ao primeiro grande oráculo da História o oráculo grego de Delfos.

Mas uma questão permanece: Será o passado suficiente para salvar o futuro? Mestre na arte de combinar a intriga histórica e religiosa com as aventuras mais alucinantes, James Rollins traz de volta a Força Sigma para lutar contra um grupo de cientistas sem escrúpulos que lançaram um projeto de bioengenharia capaz de conduzir a Humanidade à sua extinção.

O Lado Negro da Mente Histórias Reais da minha Vida como Psicóloga Forense de Kerry Daynes

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: «Toda a minha carreira se baseia no trabalho que desenvolvo com indivíduos que cometeram crimes graves e no apoio que presto às vítimas na sua tentativa de superar o trauma. Vítima ou criminoso, lido com seres humanos nos seus momentos de maior desespero.»


 Bem-vindo ao quotidiano de uma psicóloga forense. Não há dois dias iguais. Não há pacientes previsíveis. O trabalho é muitas vezes perigoso e quase sempre inquietante.
Kerry Daynes trabalha de perto com alguns dos criminosos mais violentos e desafiantes das prisões e hospitais psiquiátricos do Reino Unido - e também com as vítimas dos seus crimes. O seu dia é passado olhos nos olhos com o lado negro da mente humana, a tentar entender as ações brutais de homens e mulheres que foram condenados pelo sistema judicial e a ajudá-los a encetar o caminho para se tornarem cidadãos respeitadores da lei.

Mas olhar para o abismo todos os dias tem os seus custos, e o testemunho lúcido e rico de Daynes mostra-nos os perigos pessoais e profissionais que ela incorre e as experiências e pessoas que mais a influenciaram como psicóloga forense. O Lado Negro da Mente é uma viagem inesquecível às causas do comportamento humano mais extremo e a um conjunto de sistemas mal adaptados para lidar com ele.

"Em Nome do Amor" de Kristin Hannah

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Quando Mikaela Campbell, esposa e mãe amada, entra em coma, cabe ao seu marido, Liam, manter a família unida e cuidar dos filhos desolados e assustados. Os médicos dizem-lhe que não tenha esperança de que ela recupere, mas ele acredita que o amor é capaz de fazer o que a medicina não consegue. Todos os dias, senta-se ao lado dela, conta-lhe histórias da vida preciosa que construíram juntos, na esperança de que ela acorde. Mas depois descobre provas do passado secreto da mulher: um primeiro casamento com a estrela de cinema Julian True.


Desesperado por trazer Mikaela de volta a qualquer custo, Liam sabe que tem de pedir ajuda a Julian. Mas irá essa decisão custar-lhe a mulher, a família e tudo o que estima?

"Até ao Último Suspiro Um romance da série Sob Suspeita" de Mary Higgins Clark e Alafair Burke

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: A gala do Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque é considerada uma das mais glamorosas festas de angariação de fundos do mundo. É uma noite de confraternização irrepetível, recheada de ricos e famosos que se exibem vestidos pelos mais notáveis estilistas. Muitas pessoas seriam capazes de matar para receberem um convite para esta festa. Há três anos, Virginia Wakeling, administradora do Metropolitan Museum of Art e um dos seus doadores mais generosos, foi encontrada morta, na rua, junto ao museu.


Apurou-se que presumivelmente foi empurrada do telhado durante a gala, mas a polícia nunca acusou ninguém pelo seu assassínio. A suspeita sempre pairou sobre o namorado de Virginia, muito mais jovem do que ela, mas há uma multidão de outros suspeitos.

Um caso não resolvido que constitui um novo desafio para a produtora televisiva Laurie Moran, que, quanto mais se embrenha no assassínio mais se confronta com o perigo que pode rodear um convite para a gala do Metropolitan...

"A História de Uma Serva - Novela Gráfica" de Margaret Atwood

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: 
Defred é uma Serva na República de Gileade, onde o trabalho, a leitura e a formação de amizades estão vedados às mulheres. Está ao serviço do Comandante e da sua mulher e, na nova ordem social, tem um único propósito: uma vez por mês, tem de se deitar de costas e rezar para que o Comandante a engravide, porque, numa era de nascimentos em declínio, Defred e as outras Servas são valorizadas apenas se forem férteis. Mas Defred lembra-se dos anos antes de Gileade, em que era uma mulher independente, com um emprego, uma família e um nome seu. Agora, as suas memórias e a sua vontade são atos de rebelião.

Provocador, chocante, profético, A História de Uma Serva transformou-se há muito num fenómeno global. Com esta belíssima adaptação do clássico contemporâneo de Margaret Atwood, executada de forma extraordinária pela artista Renée Nault, o mundo aterrador de Gileade ganha vida como nunca antes.

"Cerimónia Mortal" de J. D. Robb

Editor: Edições Chá das Cinco

Sinopse: 
Eve Dallas, tenente da polícia de Nova Iorque, é encarregada de uma missão secreta: investigar a morte de um colega. Nunca hesitando em cumprir o dever e colocá-lo acima das lealdades pessoais, ela acha que está pronta para tudo. Mas estará mesmo? Quando um cadáver é deixado à porta de sua casa, Eve sabe que só com toda a sua força e inteligência poderá sobreviver.

Estará ela preparada para o caso mais complicado e perigoso da sua carreira? Poderá o seu marido, Roarke, ajudá-la quando a jovem começar a questionar as suas crenças sobre o que está certo e errado? É que confrontar a forma mais sedutora de maldade não será fácil… nem mesmo para Eve Dallas.


"Pelo Teu Coração" de Laura Kinsale

Editor: Edições Asa

Sinopse: 
Houve um tempo em que Ruck d’Angleterre julgou estar desgraçado para sempre. Acabara de perder a mulher e a fortuna para a Igreja e atravessava um momento de profundo desespero. Mas uma misteriosa benfeitora brindou-o com duas esmeraldas - e foram essas preciosas pedras que o salvaram.

Treze anos depois, os seus caminhos voltam a cruzar-se. Mas Melanthe di Monteverde, ainda que esteja mais bela do que nunca, já não é a inocente mulher que Ruck recordava com ternura. Endurecida pelas adversidades da vida, encontra-se agora a caminho de Inglaterra. Daí em diante, o cavaleiro jura que tudo fará para proteger a mulher que o salvou da ruína.

Será ele capaz, no entanto, de salvaguardar o seu próprio coração? Ruck sabe que não pode ceder à tentação mas, de cada vez que olha para ela, o desejo intensifica-se… e o perigo aumenta…

Com os personagens complexos e inesquecíveis que só Laura Kinsale consegue retratar, Pelo Teu Coração é a leitura perfeita para aqueles que ainda acreditam no inabalável poder do amor.

"A Primeira Viagem em Redor do Mundo" de Antonio Pigafetta

Editor: Oficina do Livro

Sinopse:
 Em agosto de 1519, Fernão de Magalhães içou âncoras do porto de Sevilha, ao serviço da Coroa espanhola. Tinha início a primeira viagem em redor do Mundo, que descobriria novas rotas de navegação e alteraria todos os mapas da Terra existentes até então. Comandava cinco navios e 237 homens.

Embarcado como representante da corte de Veneza na expedição espanhola, Antonio Pigafetta sobreviveu à terrível viagem e celebrizou-se como cronista da grande aventura. Cruzaram aquele que seria batizado de estreito de Magalhães, descobriram o maior oceano da Terra (o Pacífico), passaram pela Ásia - onde Magalhães foi tragicamente morto por nativos filipinos -, contornaram a África e então regressaram a Espanha, em setembro de 1522.

A armada havia sido reduzida a um só navio, o Victoria, e 18 homens famintos, entre eles Pigafetta

"O Domínio de Angola - Um retrato do poder de José Eduardo dos Santos" de Estelle Maussion

Editor: Oficina do Livro

Sinopse: 
Cada família tem a sua história. No caso da família dos Santos é uma história extraordinária, em que entram um pai autoritário, uma filha milionária, um filho presidiário, um general ameaçador e um número enorme de intriguistas. O cenário é Angola, onde a grande maioria da população vive com menos de dois dólares por dia, e em particular a sua capital, Luanda, conhecida durante muito tempo como a Dubai de África.

Depois de ter chegado ao poder quase por acaso, o patriarca distribui os recursos do país entre os seus próximos ao longo de trinta e oito anos. Com isto torna-se o todo-poderoso de um clã que em pouco tempo se tornou muito rico. Os seus membros são intocáveis e o seu reino anuncia-se eterno.

Até ao dia em que é forçado a passar o testemunho. O novo homem forte, que, no entanto, faz parte da mesma família política, quer mudar as coisas. O seu alvo é o sistema dos Santos. Reviravoltas, golpes baixos e manipulação são os ingredientes de uma saga familiar de tirar a respiração. Uma história em que, infelizmente, tudo é verdade.

"Deixa-te de mentiras" de Philippe Besson

Editor: Sextante Editora (chancela)

Sinopse: 
Este premiado romance de Philippe Besson, «o Brokeback Mountain francês», como o classificou a revista Elle, conta a história de amor entre dois rapazes adolescentes na França de 1984. À entrada de um hotel em Bordéus um conhecido escritor cruza-se com um jovem estranhamente parecido com o seu primeiro amor, Thomas. Olha então para trás, para uma relação nunca esquecida, uma relação escondida do último ano do liceu. O erotismo e a ternura de um primeiro amor e a dor da perda e da passagem do tempo.
Publicado em 2017 e galardoado com o Prémio Maison de la Presse, Deixa-te de Mentiras está a ser adaptado para o cinema. A sua versão em língua inglesa obteve um assinalável êxito internacional: Melhor Livro LGBTQ da Oprah Magazine, Escolha do Editor da New York Times Book Review e Melhor Romance Gay da The Advocate.

Casamentologia A Ciência e a Arte de Permanecer Juntos de Belinda Luscombe

Editor: Edições Chá das Cinco

Sinopse:
 Ao longo dos tempos, o conceito de casamento evoluiu de algo que era expectável para algo que é, atualmente, desnecessário. A sociedade e a tecnologia foram alguns dos responsáveis por esta transformação, mas será o casamento assim tão dispensável?
Belinda Luscombe, jornalista e especialista na área das relações, apresenta-nos um olhar divertido e fundamentado sobre o estado das nossas relações, como elas se transformaram desde o tempo dos nossos pais e o que essas mudanças significam para a felicidade da mais íntima e importante das nossas relações.

Em Casamentologia, a autora revela os seis grandes erros que podem levar à rutura do casamento contemporâneo. Apresenta factos, desconstrói mitos e oferece técnicas simples para melhorar um relacionamento a longo prazo, quer a relação em causa esteja à beira do colapso ou apenas precise de uma manutenção aos alicerces. A boa notícia é que permanecer juntos numa relação é mais fácil do que parece.

"Voando sobre a Vida - O impressionante e inspirador testemunho de um médico e doente oncológico" de Miguel Mota Carmo

Editor: Contraponto Editores

Sinopse:
 Como reage um médico quando descobre estar gravemente doente? A que se agarra um cético homem da ciência quando se vê às portas da morte?

«Não é muito frequente um médico escrever sobre a sua própria doença. Muito menos vivendo-a por dentro, sofrendo-a intensamente passo a passo e, finalmente, vencendo-a em circunstâncias heroicas. É emocionante.
Este subtítulo [O Impressionante e Inspirador Testemunho de um Doente Oncológico, mas Médico] não consegue, por si só, dizer nada do que a leitura vai despertando ao virar de cada página em vertiginosa sucessão de sentimentos, solidariedades e estímulos.

Neste impressionante testemunho de vida vivida nas suas expressões mais violentas, o Doutor Mota Carmo, figura de relevo na galeria cimeira dos melhores cardiologistas, médico de raro prestígio e professor universitário das ciências da vida na saúde e na doença, ensina-nos, nessa cátedra e cartilha que é a experiência pessoal, a ressituar a hierarquia dos valores e o sentido mais profundo e positivo da própria vida.

Este testemunho saído da mais genuína verdade interior acentua bem o lugar e importância do sobrenatural, divino ou paranormal, em todo este processo e em todas as vidas, interpretando-o como o único e mesmo Deus.
Este livro é um autêntico e justíssimo hino de louvor ao Serviço Nacional de Saúde português e à competência e generosidade dos seus agentes. Só por esta atitude de justiça e reparação o livro já merecia ser escrito e lido. Bem-haja quem o escreveu. Feliz quem o souber ler.»
Do prefácio de Vítor Melícias

«Nós, médicos, somos invencíveis. Formamos uma classe que se tem como superior e acima de tudo e, por vezes, de todos. Mas a realidade é bem diferente. A minha experiência "do outro lado" foi impressionante em termos de sofrimento, mas também de relações humanas. Uma viragem na perspetiva que tinha do mundo, das relações pessoais e profissionais. Um reacreditar de que existe algo superior que nos ajuda nos momentos de desespero. Uma abertura a terapêuticas não clássicas passando pelas mais sobrenaturais. Uma sedimentação forte das relações familiares e com alguns amigos.

Há seres humanos extraordinários. Os enfermeiros são disso exemplo. Mudei a minha opinião, a minha visão acerca daquela classe de profissionais, e só posso dizer muito obrigado. Graças a eles, estou vivo.

Hoje, vejo tudo de uma forma diferente. Não vale a pena andar preocupado com coisas de lana caprina. São tudo elementos menores. Não vale a pena perder tempo com pessoas negativas. Recuso a negatividade. O que me interessa exaltar é a saúde, o Serviço Nacional de Saúde e as relações interpessoais. A riqueza de poder comunicar com pessoas que veem sempre o lado positivo, mesmo nos momentos mais atrozes, é sublime. Aprendi isso.

De facto, temos de ver o lado bom em tudo o que parece mau. Há sempre quem, seguramente, esteja pior.

Renasci. Tenho agora cinco anos. Tenho confiança no meu futuro e acho que matei a causa da minha doença. O dia de amanhã será promissor e florescente.»
Da Introdução

"Rectificação da Linha Geral" de José Alberto Oliveira

Editor: Assírio & Alvim

Sinopse: 
Após a publicação de De Passagem em 2018, considerado por alguns críticos como o melhor livro de poesia publicado nesse ano, Rectificação da Linha Geral é o mais recente livro de José Alberto Oliveira, do qual aqui deixamos um poema:

ARCHIE SHEPP

Digam o que disserem
os pirrónicos, os diletantes,
os libertinos, mesmo
os ateus, é límpido
que a vida tem sentido:
ouvir Archie Shepp,
beber whisky, fumar
cigarros, escrever propostas
que não afirmo...

"Bora Lá - O Livro do Filme"

Editor: Dom Quixote

Sinopse:
 Quando completa 16 anos, a mãe de Ian, um simpático elfo, oferece-lhe um presente que o pai lhe deixou e que vai alterar o rumo da sua vida.

Juntamente com o seu irmão Barley, partem numa grande aventura cheia de magia e de encantamento.

Não percas as peripécias que estes dois irmãos elfos vão viver.

"O Informador" de Jan-Erik Fjell

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Nova Iorque, década de 1960. Vincent Giordano foi admitido na máfia italiana, na infame família Locatelli, e é submetido ao seu batismo de fogo: executar um informador.

Fredrikstad, na atualidade. Wilhelm Martiniussen, dono de uma petrolífera norueguesa, é assassinado logo após ter anunciado uma mudança inesperada na política da sua empresa. Motivado por preocupações ambientais, havia decidido abandonar um projeto bastante lucrativo e investir nas energias renováveis, o que traria grandes perdas aos membros da direção. Há, por isso, razões para acreditar que o seu assassinato teve motivos financeiros.

Anton Brekke, famoso detetive do departamento de homicídios da Kripos, irá liderar a investigação. Brekke é um homem de contrastes, com uma paixão secreta pelo póquer. Sem grande jeito para lidar com pessoas, a sua personalidade provocadora e rude rendeu-lhe poucos amigos na polícia. No entanto, as suas competências são inegáveis e, por baixo da fachada, tem um coração bondoso.

Acompanhado pelo diligente cadete da polícia Magnus Torp, para resolver este caso, Brekke terá de trazer à tona uma série de eventos do passado e encontrar os pontos que unem um número desconcertante de pessoas muito diferentes, de diferentes épocas e lugares.

"Perdido e Achado" de Stephen King

Editor: 11 X 17

Sinopse: 
Um thriller arrepiante sobre um leitor com uma obsessão por um escritor… protagonizado pelo mesmo trio de heróis improváveis apresentados em Sr. Mercedes.
1978: Morris Bellamy está tão obcecado por John Rothstein, um icónico autor norte-americano, que era capaz de matar para conseguir um livro inédito do escritor.

2009: Pete Saubers, um rapaz cujo pai foi brutalmente ferido por um Mercedes roubado, descobre uma mala cheia de dinheiro e os cadernos de Rothstein.

2014: Depois de trinta e cinco anos na prisão, Morris sai em liberdade condicional. E está determinado a recuperar o seu tesouro.

Cabe agora a Bill Hodges, detetive reformado que gere uma empresa de investigação chamada Finders Keepers, salvar Pete de um Morris cada vez mais desvairado e com sede de vingança...


O Dia em que James Bossangwa Chegou à América de João Melo

Editor: Editorial Caminho

Sinopse: 
«[…] Os contos de João Melo põem em cena relações de personagens masculinas e femininas, no estado adulto mais desapiedado, cruel e sacana que se possa imaginar.
Desmantelam não só as ideias feitas sobre a pós-independência, que outros também trataram, mas sobretudo derruindo sem qualquer centelha de exotismo a instituição familiar e as relações aparentemente livres e igualitárias de homens e mulheres numa nova sociedade, atingindo assim o cerne da célula burguesa. O autor faz isso com uma verve e acutilância de levar o riso às lágrimas, conjugando, como poucos escritores no mundo (digo bem, sem receio), o humor crítico da coisa social, política, sexual, ideológica, com a deliciosa ironia sobre a própria organização narrativa, em jeito pós-moderno inquieto e atrevido de quem lembra constantemente ao leitor que o real nunca entra no texto, mas este pode mudar a realidade de quem lê.»

Pires Laranjeira

"Confia Como acreditar em nós e no futuro" de Ulrich Schnabel

Editor: Lua de Papel

Sinopse: 
O que diz a Medicina, a Neurobiologia, a Psicologia e Filosofia.

Depois da devastação da II Guerra Mundial, a Europa viveu décadas de crescimento económico e as pessoas começaram a olhar para o futuro com esperança. Esse tempo glorioso acabou. Hoje, em termos estatísticos, temos mais do que os nossos pais tinham; mas falta-nos a confiança no dia de amanhã, e não acreditamos que os nossos filhos vão viver melhor do que nós.

Ulrich Schnabel, um premiadíssimo físico e jornalista alemão, começou à procura de uma resposta para essa crescente angústia. A partir de estudos e ensaios no campo da neurobiologia, da medicina, da psicologia e da filosofia, chegou à conclusão de que o nosso desespero radica no ego. Deixámos de olhar para fora de nós, desistimos de procurar um sentido para a nossa vida e contentámo-nos, na melhor das hipóteses, com um otimismo artificial.

Como antídoto para o desânimo, o autor recupera aqui o trabalho do psicoterapeuta Viktor E. Frankl (o sobrevivente de Auschwitz que escreveu O Homem em Busca de um Sentido) e dá-nos pistas para recuperarmos aquilo a que chama Confiança. Mesmo que estejamos a viver condições adversas - e muitos de nós estarão -, podemos encontrar numa vida com sentido a força motriz que nos falta.

Com muitas histórias inspiradoras (ficamos a conhecer desde o astrofísico Stephen Hawking ao fotógrafo Sebastião Salgado), Confia é uma obra no cruzamento da divulgação científica com a filosofia - onde não faltam recomendações práticas para incentivar uma vida com sentido.

"Atletas das Contas 50 Desafios Matemáticos Desportivos" de Hélder Pinto e Cristina Silva

Editor: Cultura Editora

Sinopse: 
Atletas das Contas oferece cinquenta enigmas matemáticos relacionados com vários desportos. Com dezenas de imagens e exemplos desportivos, os enunciados dos desafios são divertidos, emocionantes e acessíveis a quase todos os leitores.

Pretende-se assim, com o desporto, um tema tão empolgante como universal, captar o interesse dos estudantes pela matemática através de problemas/desafios apelativos e diferentes dos que se praticam usualmente nas escolas, mas tendo em conta a matéria curricular.

" Muito Mais do que Saudade Do que falamos quando falamos de regresso?" de Joel Neto e Catarina Ferreira de Almeida

Editor: Cultura Editora

Sinopse: 
Está no ADN dos povos o modo como abordam a viagem, e os Açorianos são um povo de viagem. Viajam porque é a viagem o que os separa do mundo. Viajam porque é a viagem o que os separa da sobrevivência. Viajam porque não podem confinar-se, por mais um momento que seja, às fronteiras da ilha — àquela pequenez, àquele horror. E, contudo, sucumbem à falta dela ao fim de poucos dias. Mas onde está o verdadeiro regresso? No que regressa de facto ou no que o foi atrasando, porque nunca partiu? Dito mais à maneira de Chatwin: onde está o nómada? O nómada é aquele que viaja ou, pelo contrário, aquele que fica? É o que leva a casa consigo para onde quer que vá ou o que permanece no mesmo sítio, a sonhar com a viagem?

E que papel representa nisso a ideia de casa? Que casa é essa a que se regressa? Que casas existem? Onde fica a nossa casa durante a nossa ausência? Que género de casa podemos construir nesse outro lugar de onde não somos? E é de regresso mesmo que falamos, afinal, ou é outra a palavra?
Durante um ano, Joel Neto e Catarina Ferreira de Almeida viajaram pelas ilhas dos Açores e os principais destinos da diáspora açoriana, à procura da pirâmide lexical do regresso a casa. Realizado sob a égide da FLAD — Fundação Luso-Americana Para o Desenvolvimento, o projecto deu origem ao filme O Caminho de Casa (www.vimeo.com/ocaminhodecasa), com realização de Arlindo Horta e estreia na RTP, e conclui-se agora com Muito Mais do Que Saudade.

O futebolista Pauleta ou a museóloga Andreia Silva, o casal operário Maria e António Linhares ou o gestor Ângelo Garcia, braço direito de George Lucas: as entrevistas recolhidas percorrem extractos sociais, géneros e idades, além de geografias. Afinal, o que prende essas pessoas, todas essas pessoas, todos esses tipos de pessoas (se disso alguma vez se poderá falar), àqueles "nove torrões espalhados no mar" por que, na flor da idade e no topo da carreira, o executivo Roberto Lino trocou o Silicon Valley?

Inventário Desabafos e divagações de um céptico de José Cutileiro

Editor: Dom Quixote

Sinopse: 
Colectânea de artigos de José Cutileiro, escritos entre 2014 até à actualidade, sobre assuntos tão diversos quanto a geopolítica, os amigos desaparecidos há muito, a poesia, os anos de estudo em Oxford, a diplomacia, a experiência de envelhecer e o 25 de Abril.

Selecção de textos de Ricardo Soares de Oliveira e escolha de ilustrações por Vera Futscher Pereira.

"A Dieta do que Se F*da - Comer devia ser fácil" de Caroline Dooner

Editor: Edições Chá das Cinco

Sinopse: 
Fazer dieta não funciona. Pelo menos, a longo prazo. Já reparou que, quando a sua dieta falha, em vez de pensar que o problema está na dieta, pensa que a culpa é sua? Afinal, é assim tão difícil seguir um simples plano de toranjas e atum? Porque é que tem tanta fome? O que há de errado consigo? A verdade é que não há nada de errado consigo. Mas a tentativa constante de comer o menos possível é uma forma miserável de viver e nem sequer vale o esforço. Por isso, que se f*da a dieta.

Em A Dieta do Que Se F*da, a autora apresenta as falhas comuns a todas as dietas e oferece um caminho simples e contraintuitivo para resolver a sua relação física e emocional com a comida. Muito irreverente e divertida, esta obra é um apelo à ação para quem tem problemas com a comida, o peso ou o corpo.

Chegou o momento de deixar a vergonha - uma relação saudável com a comida leva a que tenha uma relação mais saudável consigo. Bem-vindo à Dieta do Que se F*da. Vamos comer?

"Bia N.º 1 Aguarelas no meu coraçã"o

Editor: Dom Quixote

Sinopse: 
O Fundom organiza uma mega-festa de inauguração para o lançamento do seu canal online, e a Bia, a Chiara e a Celeste estão dispostas a tudo para conseguir ir à festa!

O mistério surge quando a Bia, enquanto pinta um mural no terraço do Fundom, ouve uma canção com a qual estabelece uma ligação muito profunda e que faz despertar a sua imaginação em cintilantes ondas de cor.

A Bia não descansará até descobrir quem é que toca aquela bela melodia.

"Aprender a Falar com as Plantas" de Marta Orriols

Editor: Dom Quixote

Sinopse: 
Paula Cid é uma neonatologista de 42 anos. Apaixonada pelo seu trabalho e mergulhada na rotina de um relacionamento que dura há quinze anos, perde o companheiro num acidente poucas horas depois de ele a ter convidado para um almoço em que lhe disse que havia outra mulher na sua vida e ia sair de casa.

Juntamente com o choque de uma morte estúpida e prematura, Paula terá, pois, de enfrentar o desgosto de ter sido abandonada e de lidar não apenas com o luto, mas sobretudo com o ressentimento e o rancor.

Aprender a Falar com as Plantas confirmou Marta Orriols, que já tinha publicado contos, como uma das autoras espanholas mais interessantes da atualidade.

Vencedor dos prémios Òmnium e L’Illa dels Llibres, o romance revela os pormenores da alma feminina, levando-nos em segundos da dor à ternura, do sorriso à emoção mais dramática.






















cardapio.pt @ 5-2-2020 17:44:08


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros


Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp