Novidades Livros (19 a 25 de março de 2020)

cardapio.pt @ 18-3-2020 12:47:01

"Os Testamentos" de Margaret Atwood

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: 
A obra-prima distópica de Margaret Atwood, A História de Uma Serva, tornou-se um clássico do nosso tempo cuja conclusão conhecemos nesta deslumbrante sequela.
Quinze anos depois de A História de Uma Serva, o regime teocrático da República de Gileade mantém-se no poder, mas há sinais de que está a começar a cair por dentro.
Neste momento crucial, os percursos de três mulheres radicalmente diferentes cruzam-se com resultados potencialmente explosivos. Duas cresceram em diferentes territórios, separadas por uma fronteira: uma, a filha privilegiada de um Comandante de alta patente, em Gileade, e a outra no Canadá, onde acompanha ativamente os horrores praticados pelo regime do país vizinho. Às vozes destas duas jovens, saídas da primeira geração que cresceu sob a nova ordem, junta-se a voz de uma terceira, uma mulher que é um dos carrascos do regime de Gileade, cujo poder se baseia nos segredos que foi reunindo sem escrúpulos e que usa de forma cruel.

São estes segredos, há muito enterrados, que irão aproximar estas três mulheres, forçando-as a aceitarem-se e a defenderem as suas convicções mais profundas.

"A Vingança Serve-se Fria - Parte Um" de Joe Abercrombie

Editor: Saída de Emergência

Sinopse: Depois de ser traída, a mercenária mais temida do reino está em busca de vingança…


Durante quase vinte anos, a guerra provocou uma devastação sangrenta. O implacável grão-duque de Orso está preso numa violenta disputa com a Liga dos Oito. Enquanto os exércitos marcham, as cabeças rolam e as cidades ardem, banqueiros, sacerdotes e poderes ocultos jogam nos bastidores um jogo mortal para escolher quem governará. A guerra pode ser um inferno, mas para Monza Murcatto, conhecida como a Serpente de Talins, a mais famosa e temida mercenária ao serviço do grão-duque de Orso, a guerra também é uma bela forma de fazer dinheiro. As suas vitórias tornaram-na imensamente poderosa e popular - demasiado popular, na opinião do grão-duque e dos seus conselheiros.

Traída, esfaqueada, atirada de uma falésia e deixada como morta, a recompensa de Monza é um corpo quebrado e um desejo ardente de vingança. E agora, qualquer que seja o preço, os sete culpados terão de morrer.

"O General do Exército Morto" de Ismail Kadaré

Editor: Sextante Editora (chancela)

Sinopse: Publicado em França em 1970, este foi o romance que revelou ao mundo um dos mais importantes escritores do nosso tempo. Vinte anos após a derrota da Itália na Segunda Guerra Mundial, um general italiano é enviado à Albânia para recuperar os corpos dos soldados italianos aí abandonados. Aí se cruzará com um general alemão incumbido de tarefa semelhante. Ismail Kadaré observa com ironia feroz o espetáculo de drama e comédia que é a tarefa dos generais dos exércitos mortos.

"O Estranhão - O dia em que as vacas voaram" de Álvaro Magalhães

Editor: Porto Editora

Sinopse: Para onde vai o tempo perdido? Os cães têm uma vida secreta? Fred encontra as respostas para essas perguntas. E lida com um fantasma na fila dos bilhetes para um concerto, faz uma visita de estudo que corre mal e participa num concurso na televisão com um final inesperado. Por fim, descobre o seu lado negro: o Fred Malvado. E ele que só queria ter uma vida normal, sem sobressaltos... Mas isso não é tarefa fácil para um Estranhão. Pois não?

"Ascensão e Queda Uma História do Mundo em Dez Impérios" de Paul Strathern

Editor:  Temas e Debates

Sinopse: Do Império Acádio aos EUA, este livro percorre a história do mundo por meio dos seus dez maiores impérios. Através deles examina o desejo de poder da humanidade, sob as suas formas mais infames ou mal compreendidas, e traça a evolução do impulso imperial, desde a agressão militar primária dos impérios antigos até à subtil mas eficaz influência cultural das atuais superpotências.


Acima de tudo, demonstra-nos que em todo o mundo a ambição de grandeza imperial - dos imperadores romanos a Hitler - se baseia em sonhos de utopia e imortalidade, mas também que todos os impérios contêm a semente da autodestruição desde o primeiro instante.

"Pensamentos do Coração Um Tesouro de Sabedoria Interior" de Louise L. Hay

Editor: Pergaminho

Sinopse: «Uma rosa está sempre linda, sempre perfeita, sempre em mudança. É assim que nós somos. Sempre perfeitos, onde quer que nos encontremos na vida.»


Pensamentos do Coração reúne diversas meditações, tratamentos espirituais e excertos das palestras de Louise Hay. Tem por objetivo oferecer orientação e apoio nas áreas em que podemos ter mais dificuldade em cultivar o amor próprio - desde a saúde à vida profissional, passando pelos relacionamentos e pela vida familiar. Ao longo destas páginas, encontrará afirmações destinadas a valorizar a maior riqueza que cada um de nós possui - o nosso amor, força e sabedoria interiores.

"A Glória dos Traidores As Crónicas de Gelo e Fogo - Vol. 6 (Edição especial limitada)" de George R. R. Martin

Editor: Saída de Emergência

Sinopse: O sopro do Inverno já se sente. Quando Jon Snow regressa à Muralha, perseguido pelos antigos companheiros do povo livre, só tem uma certeza: há coisas bem piores do que a hoste de selvagens que se aproxima. O Jovem Lobo também está de viagem para reconquistar duas coisas fundamentais para os Stark: as terras do Norte e o apoio da Casa Frey. A primeira será mais fácil quando conseguir a segunda. Mas todos sabem como Walder Frey é traiçoeiro.


Em Porto Real, há dois casamentos em perspectiva, ambos fundamentais para o destino do reino. Jaime Lannister, mutilado, regressa para junto dos seus sem saber o que o aguarda. E, do outro lado do mar, o poder dos dragões renasce, com Daenerys à cabeça de uma hoste de eunucos treinados para a guerra. Mas serão todos de confiança?

"A Tormenta de Espadas As Crónicas de Gelo e Fogo - Volume 5 (Edição especial limitada)" de George R. R. Martin

Editor: Saída de Emergência

Sinopse:
Os Sete Reinos estremecem quando os selvagens se aproximam da Muralha numa onda interminável de homens e gigantes. Jon Snow encontra-se entre eles, debatendo-se com a consciência e o papel que é forçado a desempenhar. Robb Stark, o Jovem Lobo, venceu todas as batalhas, mas será capaz de superar as mais subtis, que não se travam pela espada? Na corte de Joffrey, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra, e Sansa, livre do compromisso com o rapaz cruel que ocupa o Trono de Ferro, tem de lidar com as consequências de ser segunda na linha de sucessão de Winterfell.

Mas, no Leste, Daenerys navega na direcção das terras da sua infância. A menina indefesa transformou-se numa mulher poderosa. Quanto tempo falta para se transformar numa conquistadora impiedosa?

"A Vida Depois da Quase-Morte Histórias reais milagrosas de cura e transformação" de Debra Diamond

Editor: Alma dos Livros

Sinopse :
Este livro apresenta uma visão revolucionária para compreender a experiência de quase-morte e a transformação que ela pode trazer à nossa vida. Debra Diamond descreve a sua jornada pessoal e apresenta-nos os encontros impressionantes com pessoas que tiveram uma experiência de quase-morte, relatando-nos a sua permanente e esmagadora transformação psicológica, espiritual e física. Através do estudo de dezenas de casos reais, acompanhamos relatos incríveis de pessoas que desenvolveram talentos musicais e artísticos, raciocínio matemático fora do comum, audição extremamente aguçada, QI superelevado, cura espontânea, ou até a capacidade de interferir no funcionamento de aparelhos eletrónicos.

Ninguém precisa de ser declarado clinicamente morto para ter uma experiência de quase-morte e voltar dela transformado para sempre. Ao concentrar-se na aprendizagem que pode fazer, como ser humano, dos ensinamentos espirituais recebidos, fruirá de uma nova luz relativamente ao seu próprio caminho espiritual e ao nosso propósito coletivo enquanto humanidade.

"Um Tempo Sem Idades - Ensaio sobre o envelhecimento da população" de Maria João Valente Rosa

Editor: Tinta da China

Sinopse: 
A população está a envelhecer. Porque é que isso tem de ser um problema?
O envelhecimento é um facto inegável, irreversível e transnacional. Mas se isto é uma conquista sobre a morte das populações, porque não encará-la com optimismo? Se envelhecer é ganhar tempo, não faz sentido que viver mais anos seja sinónimo de existências mais preenchidas, felizes e plenas de sentido?

Um Tempo Sem Idades reflecte sobre as tendências em curso, questiona as angústias associadas ao envelhecimento e, com um tópico por página, apresenta ideias em prol de uma sociedade mais inteligente e coesa, que deixe de encarar a velhice como um inconveniente social e seja capaz de tirar maior proveito deste bónus de vida conquistado por todos.

«The Age of no age® é um conceito social que não usa a idade como marca para determinar o posicionamento dos indivíduos adultos, de qualquer idade, no mercado de trabalho e na sociedade. O aumento do tempo médio de vida tem de deixar de significar ser-se velho por mais tempo, para passar a ser entendido como ter-se mais tempo para viver. Vidas mais longas têm implicações sobre toda a vida e não unicamente sobre o seu fim. […]

Este conceito é uma proposta para integrar esse fantástico bónus de vida, importante dividendo que as sociedades modernas adquiriram. Utopia? Como disse Oscar Wilde, ‘o progresso é a concretização das utopias’.»

Edição bilingue

"Haven" de Simon Lelic

Editor:  Porto Editora

Sinopse:
 Longe dos olhares dos adultos, os túneis da cidade escondem uma organização secreta.

Sozinho e em fuga, Ollie Turner não tem como se esconder. Nos recantos mais escuros de Londres, encontra uma última oportunidade de sobreviver.
Haven, o refúgio, é uma organização secreta formada por adolescentes que alimentam um único propósito: travar a terrível Maddy Sikes, que quer destruir o pouco que resta da cidade de Londres, marcada pela corrupção e pelo crime.
O tempo está a esgotar-se para Ollie e os seus novos amigos. E para milhões de pessoas.

Esta é a nova aventura alucinante.

"Sementes Mágicas" de V.S.Naipaul

Editor: Quetzal Editores

Sinopse: 
Willie Chandran é um homem de identidade incerta que, aos quarenta anos, tem atrás de si uma vida de peregrino: saiu da Índia, onde nasceu, viveu em Londres, Berlim e num país africano de língua portuguesa, provavelmente Moçambique.
A meio da vida, instigado pela irmã - e em consequência da sua própria lassitude -, regressa à Índia e resolve juntar-se a um grupo revolucionário clandestino. Mas mais uma vez, como acontecera no passado, Chandran sente-se fora da sua própria história.

Quando volta ao Reino Unido, onde a sua demanda começara trinta anos antes, encontra um país que virou costas ao seu passado e que, como ele, está deslocado da sua própria história. Porém, num momento de grotesca revelação, chega ao entendimento daquilo que poderá, finalmente, libertar o seu verdadeiro eu.

"Dylan Dog - Volume 5 Após um longo silêncio" de Tiziano Sclavi; Ilustração: Giampiero Casertano

Editor: A Seita

Sinopse:
Criado por Tiziano Sclavi, Dylan Dog é o célebre investigador do paranormal, o detective do pesadelo, uma das mais conhecidas personagens de BD de sempre, cujas aventuras ao mesmo tempo aterradoras, inquietantes e melancólicas, têm encantado leitores - e leitoras - em todo o mundo.

Uma história de amor e de fantasmas irá arrastar o herói para uma espiral de auto-reflexão, ao mesmo tempo que o seu mais novo amor, bem terreno, o leva de volta ao abismo do alcoolismo.

O seu mais recente cliente é um homem assombrado (ou não) pelo fantasma e pela memória da esposa que o deixou prematuramente.

Um pesado fardo que deixará marcas nestes dois homens.

"O Poder do Nunchi" de Euny Hong

Editor: Albatroz

Sinopse:
Os coreanos descobriram, há mais de cinco mil anos, o segredo para o sucesso nas mais diversas áreas, desde os negócios ao amor - a prática do Nunchi.

Saber observar e ouvir, em silêncio, as pessoas e os ambientes que nos rodeiam é o princípio essencial para melhorarmos as nossas relações. Neste livro encontrará ferramentas simples e úteis que o ajudarão a criar conexão, confiança e influência sobre os outros.

Melhore o seu Nunchi. Melhore a sua vida.

"Dylan Dog - Volume 4 - O imenso adeus" de Tiziano Sclavi; Ilustração: Carlo Ambrosini e Mauro Marcheselli

Editor: A Seita

Sinopse:
 Criado por Tiziano Sclavi, Dylan Dog é o célebre investigador do paranormal, o detective do pesadelo, uma das mais conhecidas personagens de BD de sempre, cujas aventuras ao mesmo tempo aterradoras, inquietantes e melancólicas, têm encantado leitores - e leitoras - em todo o mundo.

O Imenso Adeus fala do regresso de uma paixão antiga, através de uma viagem onírica que se desenvolve entre o presente e o passado, entre a felicidade e o amor. Uma recordação melancólica do longo adeus à adolescência, aquele período da vida de cada um de nós, rico em ilusões, projectos e esperanças.

Dylan reencontra uma das mais importantes mulheres da sua vida, que o conduz a uma estranha odisseia cheia de recordações e de esoterismo.

"Magia Rituais, poções e feitiços para descobrir a sua força interior" de Sarah Bartlett

Editor: Pergaminho

Sinopse:
 Hoje em dia, sabemos que as chamadas bruxas eram curandeiras, mulheres sábias e cuidadoras, portadoras de um legado ancestral de cura e ligação com a natureza. As bruxas dos nossos dias recuperam tanto essa designação como esse legado, e identificam-se como mulheres fortes e capazes de desafiar as convenções.

Magia é um livro prático e interativo destinado às mulheres que não temem o seu próprio poder… mas precisam de alguma ajuda para descobrir todo o seu potencial. Recorrendo às tradições wiccanas, apresenta pequenos rituais e feitiços destinados a aumentar a autoconfiança, o carisma e a autoestima.

Com práticas que visam enriquecer a vida profissional, o amor, a saúde e o bem-estar em geral, este livro vai ajudá-lo a descobrir todo o poder da magia que já existe dentro de si.

"África em Transformação - Desenvolvimento económico na era da dúvida" de Carlos Lopes

Editor: Tinta da China

Sinopse: 
Na última década e meia, as economias africanas registaram um crescimento na ordem dos cinco por cento. Contudo, essa tendência tem-se revelado insuficiente. Não obstante a riqueza dos recursos naturais e humanos, a pobreza e a desigualdade persistem no continente, assim como perduram visões demasiado simplistas sobre o «Despertar Africano».

Em busca de soluções e com o foco na industrialização, o economista guineense Carlos Lopes estabelece neste livro os oito ingredientes para uma verdadeira, e necessária, transformação estrutural, e para uma profunda reflexão sobre o significado do desenvolvimento económico na era das dúvidas democráticas, das crises de identidade e das ameaças à sustentabilidade.

"Os pássaros" de Célia Correia Loureiro

Editor: Assírio & Alvim

Sinopse:
Volvidos seis anos da separação, Diogo e Manuela refletem, em voz alternada, sobre os acontecimentos que levaram a esse desfecho. Ao ritmo a que a mágoa lhes permite recordar, vão revelando os contornos do seu trauma indizível num discurso intimista e confessional. É-lhes vital esquecer, superar. Mas será que ainda há vida depois de uma perda desta dimensão?

Um breve encontro de mãos. O corpo a ser-me cingido num abraço e depois largado. Os olhos envenenados de sonhos e o teu pai à distância, a repelir-me, a fugir-me por entre os dedos. Água a escapar-se-me da palma da mão. A boca dele era o Pacífico no seu ponto mais profundo, onde a Terra é um abismo de escuridão e de pressão indomável. Eu desejava-o, irracional e imoralmente, inconsciente do que era a ânsia física e do muito que me entorpecia cada movimento. Era jovem e crente. O tempo revolve-se como uma onda sobre esse desejo enterrado, que ainda pulsa. Lateja sete palmos abaixo da superfície. Somando todos os meus dias, vejo que tudo o que foi meu se agita sob pazadas de terra. Um império de pó.

"A Matéria Escura e outros poemas" de Jorge Sousa Braga

Editor: Assírio & Alvim

Sinopse:
 Galáxias distantes, enxames de estrelas, quasares, poemas quânticos, princípios de incerteza. Sobretudo acerca daquilo que nos rodeia: «Olhar uma pedra / até que ela / floresça // Ao redor / duma pedra / azáleas vermelhas». A Matéria Escura e Outros Poemas é o mais recente livro de poesia de Jorge Sousa Braga, marcando o fim de um longo interregno, após a publicação de O Novíssimo Testamento e Outros Poemas, em 2012.

O CÉREBRO

O cérebro tem dez milhões de células em contacto
umas com as outras e dez triliões de conexões

Tanta conexão
e tanta solidão

"O Poder dos Números - Como estatísticas, percentagens e análises nos enganam e desenganam" de Sanne Blauw

Editor: Bertrand Editora

Sinopse:
 A vida de Sanne Blauw começou no 10.º mês do ano de 1986. Número auspicioso, pois a acreditar no «efeito do mês de nascimento», isso dar-lhe-ia uma maior probabilidade de ingressar no ensino superior. Aos 11 anos entrou, com uma nota elevada, naquela que pouco antes fora eleita a melhor escola dos Países Baixos, e anos depois chegou ao curso de Econometria com uma média de 15,4. Dizia-se que um em cada três licenciados deste curso se tornava milionário. Blauw estava predestinada a trabalhar num banco, até aos 67 anos, a ganhar um salário 3 vezes acima do rendimento modal. Parecem-lhe boas previsões?

Neste livro, Blauw explora as falácias escondidas nos números que tanto gostamos de citar e analisar - números que foram usados para reduzir a mortalidade nos hospitais durante a Primeira Guerra Mundial, para justificar o racismo, para descrever o nosso comportamento sexual, para esconder os malefícios do tabaco e para fundamentar decisões políticas. Este livro é sobre números, mas é acima de tudo sobre as pessoas por detrás dos números e aquelas que eles vão influenciar: nós.


"Sonetos de Luís de Camões - escolhidos por Eugénio de Andrade" de Luís de Camões

Editor: Assírio & Alvim

Sinopse:
 «Volto às palavras iniciais: este é o mais fascinante livro da nossa poesia, a suprema festa da língua. E não apenas isso: estão aqui alguns dos raros versos — como dizer? — que participam da respiração do mundo e da pulsação das estrelas. Temos de pensar em nomes máximos, Virgílio, Dante, Shakespeare, S. João da Cruz, para encontrar igual esplendor. Igual, não maior. E não são exageros nacionalistas, que nunca tive, nem creio que venha a ter.» [Eugénio de Andrade]

" Vamos Falar de Dinheiro - Como dividir a conta, falar de dinheiro numa relação, discutir salários e injetar liquidez nas suas finanças" de Alex Holder

Editor: Bertrand Editora

Sinopse:
 O dinheiro desempenha um papel importante nas nossas amizades, relacionamentos amorosos, vida profissional e até na nossa saúde mental. Contudo, a forma como fomos educados ou algum pudor pessoal impedem-nos muitas vezes de falar deste assunto crucial.

Este livro franco, empático e pragmático, liberta-nos do estigma de falarmos sobre dinheiro - o nosso e o dos outros - e está recheado de conversas da vida real sobre como o ganhamos, gastamos e poupamos. Desde dizer que não a uma despedida de solteira(o) esbanjadora, ser honesto(a) com a sua cara-metade sobre as suas dívidas (ou as dela), dividir a renda consoante o que cada um ganha, planear uma carreira como freelancer e descobrir o seu verdadeiro valor, as respostas estão todas aqui.

Falar (mais e melhor) sobre dinheiro vai mudar a sua vida.

«Não é minha intenção encorajar o leitor a falar de dinheiro por o dinheiro ser a única coisa que importa; digo para falar de dinheiro, porque, ao torná-lo inominável, permitimos-lhe que cresça e se torne um monstro maior do que realmente é. Nós não somos o nosso salário, o nosso último aumento salarial, a nossa dívida, ou o destino de férias que conseguimos pagar. Esses números não são tão constrangedores que não devam nunca ser conhecidos por ninguém, e, à semelhança da idade de uma mulher ou do peso de alguém, ao proteger os números tornamo-los mais constrangedores. Escondermo-nos do dinheiro deixou de ser uma opção. Espero que se sinta preparado para pôr o dinheiro ao seu serviço.»












cardapio.pt @ 18-3-2020 12:47:01


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros