Novidades Livros (21 a 27 de maio de 2020)

cardapio.pt @ 20-5-2020 18:40:32

"O Dia em que Perdemos o Amor" de Javier Castillo

Editor: Suma de Letras

Sinopse: 
O inspector Bowring, chefe da unidade de Criminologia, tentará descobrir o que escondem a jovem e as notas amareladas que traz consigo e desvendar também a sua ligação com o caso de uma mulher cujo nome figura numa das notas e que aparece, horas depois, decapitada num campo.

Esta investigação vai envolver Bowring numa trama na qual o destino, o amor e a vingança estão entrelaçados numa história horrível que abrirá antigas feridas difíceis de fechar.

"E, de Repente, a Alegria" de Manuel Vilas

Editor: Alfaguara Portugal

Sinopse: Desde o coração das suas memórias, um homem que arrasta tantos anos de passado como ilusões de futuro, recorre às suas recordações para iluminar a sua história. A história de um filho que tem de aprender a viver sem os pais, e de um pai que precisa de aceitar a viver mais longe dos filhos. Uma história que por vezes dói, mas que sempre acompanha.


Neste romance, a meio caminho entre a ficção e a confissão, o protagonista viaja pelo mundo e pelas suas memórias. É uma viagem com duas faces: a face pública, em que o protagonista-autor encontra os seus leitores; e o lado íntimo, em que aproveita cada momento de solidão para procurar a sua verdade.

Uma verdade que começa a despontar – dolorosa e inesperadamente - depois da morte dos pais, do divórcio, do afastamento do vício. Uma verdade que ganha novos matizes à medida que toma forma uma nova vida ao lado de um novo amor, uma vida em que os filhos se transformam na pedra angular sobre a qual gira a necessidade inadiável de encontrar a felicidade. Ou a alegria.

Se Em tudo havia beleza procurava no passado o caminho para regressar ao presente, aqui Manuel Vilas escreve uma história que vai buscar ímpeto ao passado para se lançar para o futuro e tudo o que ele pode trazer de inesperado. Depois da dor do auto-conhecimento, esta é a história da busca esperançada da alegria, essa reivindicação de fé e coragem em tempos convulsos, essa força maior da vida, que, como a beleza, pode estar em qualquer lugar.

"Manual de Sobrevivência de um Escritor - ou o Pouco que Sei sobre Aquilo que Faço" de João Tordo

Editor: Companhia das Letras

Sinopse: Partindo das suas memórias do ofício, João Tordo esboça neste livro uma espécie de manual para todos aqueles que se interessam pelo mundo da escrita — sejam escritores a dar os primeiros passos ou leitores curiosos. Misturando humor e pragmatismo, memórias de vida e conselhos úteis, o autor abre as portas da sua actividade — e da sua relação com a literatura e a vida — a todos aqueles que experimentam a magia da ficção.

Esta viagem pelos meandros de um ofício que recusa deixar-se ensinar — e de muitas das suas vertentes e consequências, como a técnica, o enredo, as personagens, a edição, a crítica, o fracasso, a sobrevivência — é também uma incursão no lado mais íntimo de um escritor entregue à sua mais dilacerante paixão. Este volume percorre os autores, a tradição e o processo que fazem um autor, mas é também uma confissão dos tempos difíceis, das angústias e das dúvidas que assaltam sem piedade tanto os jovens escritores como os mais experimentados.
Manual de Sobrevivência de um Escritor é uma aventura pelo lado menos conhecido de uma forma de arte que encanta a Humanidade desde os seus primórdios. Com coragem e humildade, com ironia e sinceridade, João Tordo conduz-nos nesta viagem, cujas páginas gostariam de ser um guia (ou um amparo) para os amantes de literatura.

«Falta-me alguma coisa, o mundo não é suficiente. Quero acrescentar-lhe e acrescentar-me a ele; e, por isso, escrevo.»

"O Mundo da Inês - Quem disse que namorar era simples?" de Sara de Almeida Leite

Editor: Porto Editora

Sinopse: A vida de Inês muda completamente quando ela passa a frequentar um colégio interno para raparigas, a partir do 7.º ano. A adpatação não é fácil, pois algumas colegas parecem empenhadas em dificultar-lhe a vida - incluindo as próprias primas. No entanto, Inês consegue integrar-se num grupo divertido, faz boas amizades e torna-se bastante popular...

Conseguirá ela lidar com todos os desafios que se lhe deparam e ainda desfrutar em pleno da sua adolescência?
No 2.º período do 8.º ano, começam os dramas sentimentais: Inês e as amigas vivem momentos de grande tensão emocional, à medida que se descobrem atrações e se geram ciúmes, por vezes causados por mal-entendidos. Conquistar e ser conquistado é algo que quase todos desejam, mas a insegurança torna tudo mais difícil… Afinal, quem acha que namorar é simples?

"The Wicked + The Divine - Volume 4 Escalada" de Kieron Gillen e Jamie Mckelvie

Editor: G. Floy Studio

Sinopse: A cada noventa anos, doze deuses aceitam reencarnar em forma humana. São carismáticos. São amados. São odiados. E morrem passados dois anos. E está tudo a acontecer agora. A acontecer de novo. Kieron Gillen, Jamie McKelvie e Matthew Wilson concluem o primeiro grande arco de história da sua saga de fantasia moderna, em que os deuses são as estrelas pop supremas, e as estrelas pop são as derradeiras divindades.


The Wicked + The Divine: ESCALADA reúne os números dezoito a vinte e dois do comic original, bem como algum material suplementar.

"Os Pombos da Senhora Alice Envelhecer em Portugal - Um retrato sobre os idosos" de Ana Catarina André

Editor: Fundação Francisco Manuel dos Santos

Sinopse: Somos um país cada vez mais envelhecido. Daqui a três décadas, quase metade dos portugueses terão mais de 60 anos.


Alice alimenta pombos dentro de casa para estar entretida. Fernanda aceitou ir para um lar para não dar trabalho aos filhos. (...) Neste livro relatam-se histórias de quem, ainda autónomo, é vítima da pressão imobiliária, da falta de afecto e da pobreza, ou de quem, por doença, vive num lar ou já não sai de casa.

Retratam-se casos de solidão e discriminação, dificuldades e carências dos idosos em Portugal. Mas também se contam finais felizes, porque a esperança é a última a morrer.

"A Dieta que Resulta" de Alexandre Fernandes e João Lapa

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: Esta é a solução para quem está cansado de dietas restritivas e de exercícios desgastantes, impossíveis de manter durante muito tempo e que põem em causa a saúde e o bem-estar. O nutricionista Alexandre Fernandes e o preparador físico João Lapa uniram os seus conhecimentos e criaram e testaram um plano personalizável, para resultados duradouros, que inclui:

- um programa alimentar saudável e de fácil manutenção, sem glúten, sem lactose e sem organismos geneticamente modificados;
- receitas práticas e deliciosas, para facilitar o seu dia-a-dia;
- um plano de treino de força de alta intensidade, para ser feito em movimentos lentos.
O objectivo é perder massa gorda, melhorar a sua saúde e a sua auto-estima e, o mais importante, manter os resultados.
Mais do que uma dieta, este é um estilo de vida!

"Filosofia do Direito e do Estado - História & Teorias" de Paulo Ferreira da Cunha

Editor: Edições Almedina

Sinopse: 
Direito e Estado são realidades diferentes, mas inseparáveis. Como refletir sobre um sem pensar no outro? Nesta obra se procura o permanente diálogo entre o Poder e a Norma, o Justo e o Político, passando em revista autores clássicos, a partir de sua vida e obra. Como comenta, em seu Prefácio, o Professor Doutor Tercio Sampaio Ferraz Junior: "Na verdade é, de uma perspectiva didática, uma exposição apresentada na sequência histórica da filosofia ocidental.

Mas, de outro lado, de uma grande erudição, acompanhada de aprofundada finura reflexiva. E cada momento pontua ora a obra, ora a vida, o que faz da exposição de autores um texto que ultrapassa os limites de uma lição didática. Seus comentários são exercícios conceituais entremeados de fatos e teorias, o que faz de sua obra no mínimo um exercício pedagógico do próprio filosofar

"Jessica Jones - Volume 3 O Regresso do Homem-Púrpura" de Brian Michael Bendis e Michael Gaydos

Editor: G. Floy Studio

Sinopse:
 A única coisa que é pior do que ser perseguida pela verdadeira figural do Mal que o Homem-Púrpura representa, é ser perseguida por essa figura maléfica quando se tem uma bebé pequena. O maior inimigo de Jessica Jones, o vilão que a definiu e que assombra a sua mente e o seu passado, regressa para acertar contas com ela. Será que Jessica consegue finalmente encerrar este capítulo da sua carreira?

Os criadores originais de Jessica Jones, Brian Michael Bendis e Michael Gaydos, despedem-se da sua personagem, numa história que é a conclusão de anos de aventuras da mais conhecida detective privada do universo Marvel. A nova série de Jessica Jones, a personagem que deu origem à série de TV da NETFLIX!

"Finanças Elementares para Gestores Conheça a linguagem. Temo decisões informadas. Aprenda a gerir a rentabilidade."

Editor: Actual Editora

Sinopse: 
Consegue fazer uma análise ao tempo de rentabilização de um negócio?
Conhece a diferença entre demonstração de resultados e folha de balanços?
Ou percebe porque é que um negócio rentável pode mesmo assim correr mal?
A sua compreensão dos números ajudou - ou prejudicou - a sua carreira?

Quer seja novo nisto das finanças ou precise apenas de refrescar a memória, este guia vai dar-lhe as ferramentas e a confiança de que precisa para dominar os básicos, como todos os bons gestores devem.

Guia HBR Finanças Elementares para Gestores vai ajudá-lo a:

- Dominar a linguagem financeira
- Comparar os números da sua empresa com os da concorrência
- Mudar o foco da sua equipa das receitas para os lucros
- Analisar a vulnerabilidade da sua empresa perante a indústria
- Usar informação financeira para defender os orçamentos
- Investir de forma inteligente de acordo com uma análise de custo/benefício

"Pela Mão dos Anjos Manual para viver (5ª Edição)" de María Elvira Pombo Marchand

Editor: Editorial Planeta

Sinopse: 
Os anjos estão sempre connosco e acompanham-nos desde antes de nascermos. Este livro disponibiliza-nos um guia para aprendermos as técnicas de comunicação com os seres de luz.
María Elvira Pombo Marchand escreveu-nos este manual para praticar uma espiritualidade baseada na Leis Universais da Energia, que são a verdadeira magia dos anjos, para viver com o propósito e nos enchermos de claridade para tomar decisões que se aproximam dos nossos sonhos. Para a autora, a espiritualidade é uma experiência de vida e não uma crença. Por isso convida-nos a viver pela mão dos anjos uma aventura transformadora, a partir de histórias, meditações, exercícios e cartas.

"Estou a Saber Como Esperar-te" de Salvador Coutinho

Editor: Glaciar

Sinopse: 
Uma grande antologia de um dos mais interessantes poetas do amor.

"estou a saber sentir o que é esperar-te
podes nem vir podes nem vir só
podes vir na pele de outra criatura
que não a que me filou os calcanhares na floresta que não sei
podes vir igual sem que eu te saiba a identidade
podes vir diversa e eu não saber de qualquer réplica."

Salvador Coutinho - ao longo de mais de 60 anos publicou romances, novelas, contos e poesia. É esta última que aqui se antologia, celebrando uma vida também dedicada aos versos.

"Os Indomáveis F. C. - Não façam a bola chorar" de Álvaro Magalhães

Editor: Porto Editora

Sinopse:
 Os Indomáveis vão jogar a sua segunda final four da Superliga. Da primeira vez, chegaram à final, que perderam. Agora, espera-os uma missão ainda mais difícil. Pelo meio, o Ricardo envolve-se numa missão dos Invisíveis, uma organização secreta, e ajuda a resolver um caso bicudo: o rapto do Cristianinho, o filho do CR7, na véspera de um jogo da nossa Seleção. Que grande aventura! Só é pena não poder contar a ninguém, ou deixará de ser um Invisível.

"A Resistência Íntima - Ensaio de uma Filosofia da proximidade" de Jose Maria Esquirol

Editor: Edições 70

Sinopse:
 A Resistência Íntima é um atento e profundo ensaio sobre a condição humana. Contra as forças desagregadoras que nos condenam a um exterior superficial e a um interior volúvel, Esquirol propõe uma experiência e uma ética da proximidade, da valorização da quotidianidade e do cuidado de si.

«Reconhecemos que resistência íntima é o nome de uma experiência, própria da região da proximidade; região que não é visita de um dia, mas habitual permanência. Porém, hoje custa permanecer nela. a proximidade não se mede em metros nem em centímetros. o seu oposto não é a distância, mas antes a ubíqua monocromia do mundo tecnificado.»

"A Ideologia Afrocentrista à Conquista da Europa - A Memória em Leilão" de François-Xavier Fauvelle

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: 
Poucos temas estão tão minados para o historiador como a história de África. Qual é a fronteira entre História e Memória? A memória selecciona, remenda, ornamenta, oculta. Será possível «descolonizar» a história sem subverter a própria noção de História? Há uma corrente, umas vezes académica, outras popular, o afrocentrismo, que defende África como o berço da própria civilização, assumindo a civilização egípcia como uma civilização negra, acusando de racismo os historiadores ocidentais e atribuindo aos judeus um papel no tráfico de escravos. Este livro afirma que essa corrente é ideológica, e não histórica. Das teorias especulativas às tradições inventadas, vê-se, da parte dos afrocentristas, um enorme esforço para a criação de uma «identidade negra africana», mesmo que as comunidades sejam já nadas e criadas noutros continentes. François-Xavier Fauvelle assume uma voz crítica e rejeita os perigos a que nos condena a ingénua e superficial leitura dos factos feita pelos afrocentristas.

" de Karina Zegers de Beijl

Editor: A Esfera dos Livros

Sinopse: 
Assustar-se com facilidade? Angustiar-se quando tem muito para fazer em pouco tempo? Tem a necessidade de ser aceite, de agradar? Não saber estabelecer limites? Sente dificuldade em tomar decisões? É muito meticuloso e perfecionista? Leva a mal que o observem quando está a fazer alguma coisa? Angustiar-se com a agitação à sua volta? Sente-se muitas vezes incompreendido? É possível que, se se sentir identificado com estas situações, seja uma pessoa altamente sensível (PAS), um traço de personalidade que afeta 15 a 20% da população mundial. Não significa ser especial ou melhor do que as restantes pessoas, apenas que tem uma forma diferente de encarar determinados aspetos da sua vida. Se tiver consciência da sua condição, mais facilmente poderá viver com esta característica, perceber quais são os seus limites e por que razão tantas vezes parece que o mundo inteiro está contra si e prestes a atacá-lo. Tirar partido deste seu traço de carácter depende apenas de si e de trabalho individual que poderá levar a cabo para aprender a lidar com a sua condição de pessoa altamente sensível, o que lhe vai permitir aprender a aproveitar a vida. A autora, ela própria uma PAS que optou por aprofundar os seus conhecimentos nesta área para poder encarar a vida de outra forma e fundou a Associação de Pessoas Altamente Sensíveis em Espanha, explica-nos, de uma forma prática e simples, de que modo nos deveremos posicionar nas relações amorosas e no trabalho para podermos manter a nossa personalidade, sem que sejamos continuamente magoados por ela, ou como poderemos ajudar uma criança altamente sensível.

"O Elmer e as Emoções" de David McKee

Editor: Nuvem de Letras

Sinopse: 
O Elmer vive muitas aventuras com os seus amigos, todas elas cheias de emoções... na selva, todos os dias são diferentes. Há espaço para a felicidade e a coragem, a surpresa e o orgulho, mas também para a tristeza, o medo, a vergonha.

Neste livro, cada aventura vai levar-te a explorar uma emoção, enquanto pintas, desenhas, percorres labirintos ou fazes sopas de letras.

Diverte-te.

"Wicca - Um Guia Moderno de Bruxaria e Magia" de Harmony Nice

Editor: Editorial Planeta

Sinopse: 
Para mim, a Wicca foi sempre uma questão de viver a terra, trabalhar com o que conseguimos encontrar e praticar as artes mágicas pelo seu verdadeiro significado. Promove a igualdade em todos nós e tem-me trazido grandes benefícios: aceitação, gentileza e amor-próprio.

Harmony Nice, uma estrela do YouTube e do Instagram, está no centro de uma comunidade cada vez maior de jovens wiccanos que praticam a magia para enriquecer as suas vidas e o mundo à sua volta. Uma magia que nada tem a ver com maldições assustadoras ou adorações maléficas, mas que é uma ferramenta para superar obstáculos e encontrar a felicidade.
Neste livro, Harmony encoraja-nos a explorar o impacto positivo que o ritual, a meditação e o abraçar da natureza podem ter sobre a nossa criatividade, confiança, resiliência e sentido de autovalorização.
Aprenda a lançar feitiços, a usar o poder dos cristais, das runas, a fazer altares em casa e a utilizar utensílios mágicos. Descubra ainda o poder das cores e das plantas. Comece o seu Livro das Sombras para documentar tudo o que aprender e descobrir ao longo da sua jornada. Sozinha ou numa assembleia sinta-se confiante para seguir um caminho que seja confortável e verdadeiro para si.

"Um Mundo Aflito - Memória de um tempo de ausência" de José Jorge Letria; Fotografia: Inácio Ludgero

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: 
Magnífica combinação de texto e imagem reflectindo e dialogando com o confinamento e os efeitos que ele teve na nossa paisagem psicológica e física. José Jorge Letria escreveu e Inácio Ludgero fotografou.

Neste livro e nesse encontro da escrita e da fotografia somos surpreendidos e comovidos pela incrível mudança das ruas, dos jardins, dos transportes públicos, dos seres humanos.

A Covid-19 e o confinamento que ela causou deram lugar a um mundo de ausência e abandono, como nunca o tínhamos lido, como nunca o tínhamos visto.

"Fazer Oó" de Dorothee De Monfreid

Editor: HarperKids

Sinopse: 
Uma abordagem cómica e fresca acerca de dividir o quarto e conseguir dormir, num formato de livro cartonado invulgarmente alto. O livro ideal para a hora de ir dormir.

É de noite, toda a gente está a dormir exceto o Ninó, pois o Popov não para de ressonar. Ele pede ao Micha para lhe ler uma história. O Pedro acorda, a Zazá estremunha. Enquanto o Caqui abre um olho, o Omar não quer ficar na sua cama.

Que balbúrdia no quarto enquanto o Popov continua a ressonar!


Editor: HarperKids

Sinopse: 
Uma abordagem cómica e fresca acerca de dividir o quarto e conseguir dormir, num formato de livro cartonado invulgarmente alto. O livro ideal para a hora de ir dormir.

É de noite, toda a gente está a dormir exceto o Ninó, pois o Popov não para de ressonar. Ele pede ao Micha para lhe ler uma história. O Pedro acorda, a Zazá estremunha. Enquanto o Caqui abre um olho, o Omar não quer ficar na sua cama.

Que balbúrdia no quarto enquanto o Popov continua a ressonar!

"Os Impérios do Internacional - Perspectivas, genealogias e processos" de Hugo Gonçalves Dores, Ana Filipa Guardião, José Pedro Monteiro e Miguel Bandeira Jerónimo

Editor: Edições Almedina

Sinopse: 
De que modo é que as diferentes organizações internacionais, das Nações Unidas à UNESCO e à Organização Mundial de Saúde, assumiram um papel de relevo nos anos finais do colonialismo europeu e nos distintos processos de descolonização?

De que forma é que o novo regime global de direitos humanos, crescentemente institucionalizado a partir de 1948, influenciou as lutas pela emancipação colectiva dos povos coloniais ou a forma como os impérios europeus resistiram aos ventos de mudança?

Qual o papel desempenhado pelos diferentes espaços coloniais na modelação de regimes internacionais de apoio aos refugiados ou de políticas de saúde e combate às endemias?

Os Impérios do Internacional visa dar resposta a estas questões.

"O Macaco Rabugento" de Suzanne Lang; Ilustração: Max Lang

Editor: Nuvem de Letras

Sinopse: 
Quim Panzé, o chimpanzé, está de PÉSSIMO HUMOR... Como reagirão os seus amigos? E de que será que o Quim Panzé precisa para se sentir melhor?

Quim Panzé, o chimpanzé, está de péssimo humor - sem razão aparente. Os amigos dele não conseguem compreender. Como pode ele estar de mau humor num dia tão bonito? Todos o incentivam a levantar a cabeça, a sorrir, a fazer coisas que os fazem felizes. Mas o Quim não aguenta ouvir tantos conselhos e acaba por perder o controlo. Será que só precisa que o deixem em paz quando fica rabugento? O hilariante bestseller do New York Times sobre como lidar com sentimentos inexplicáveis - e o perigo de os reprimir.

"Quanto Tempo Tem um Dia - Experiências de maternidade" de Susana Moreira Marques

Editor: Fundação Francisco Manuel dos Santos

Sinopse: 
Num livro íntimo, Susana Moreira Marques regista os seus dias com as suas filhas e partilha em diálogos inovadores as histórias e perspectivas que foi ouvindo de outras mães. Atento aos detalhes mais reveladores do quotidiano, aos pequenos e grandes gestos, aos momentos previsíveis e imprevisíveis da vida doméstica, este é um retrato único, franco e complexo de uma experiência simultaneamente comum e extraordinária.

Um livro que se guia pela minúcia do amor para reflectir sobre as angústias e as alegrias de ser mãe.

"O Círculo de Júpiter" de Mark Millar, David Gianfelice e Wilfredo Magno Torres

Editor: G. Floy Studio

Sinopse: 
Solitários. Alcoólicos. Infiéis. Dissimulados. Ciumentos. Perfeitos. Mesmo os nossos pais foram jovens em tempo. Na América da era dourada dos anos 50, os maiores super-heróis do mundo triunfam sobre ameaças cósmicas em batalhas épicas, mas são diariamente testados nas suas lutas privadas. Os acontecimentos sociais e políticos daqueles anos vão ter um custo pessoal pesado, à medida que as desconfianças e a traição ensombram relacionamentos que pareciam eternos.

"A Fraude Perfeita" de Ellen LaCorte

Editor: HARPER COLLINS

Sinopse: 
Ser mãe é difícil. Mas ser filha também. Quando conhecemos Claire, ela vive com o namorado Cal em Sedona, no Arizona, e evita as chamadas da mãe. A mãe é uma reputada médium da Costa Leste e Claire não quer que descubra a verdade. É que apesar de Claire trabalhar na mesma profissão e se intitular médium, na realidade não tem o «dom». E não o tem há muito tempo. É uma fraude.
Entretanto, no outro lado do país, a jovem mãe Rena também tem problemas familiares. É divorciada e a sua filha de quatro anos, Stephanie, sofre de misteriosos problemas de estômago, aparentemente incuráveis. Por mais que Rena a arraste a diversos especialistas, por muitas publicações que faça no seu blogue de mamãs sobre os problemas de saúde da filha, tentando arranjar ajuda e apoio da sua comunidade online, Stephanie não deixa de piorar. Quando Claire e Rena se encontram por acaso num avião, as suas vidas cuidadosamente construídas começam a explodir. Será que estas duas mulheres se podem ajudar uma à outra? Poderão ajudar Stephanie antes que seja tarde de mais?

"Os Crocodilos Também Choram - Histórias que os animais nos contam sem tugir nem mugir" de Javier Gimeno

Editor: A Esfera dos Livros

Sinopse: 
Sabe por que choram os crocodilos?
E porque é que os chimpanzés sorriem?
Imagina macacos numa farra ou um elefante fora de si porque quer comer determinados frutos?

Neste original e divertido livro, Javier Gimeno, naturalista e biólogo-conservador no parque natural de Faunia, localizado em Madrid, revela-nos as histórias que os animais contam, sem tugir nem mugir: singularidades, curiosidades e anedotas de um mundo apaixonante.

"Patrulha Pata - O Chase Vai ao Dentista"

Editor: Nuvem de Letras

Sinopse: 
Uma emocionante aventura da Patrulha Pata escrita com letra manuscrita, para facilitar a leitura, e com atividades que ajudarão os mais novos a conhecer o mundo que os rodeia.

De que tens medo?
O pequeno Alex tem medo de ir ao dentista.

Felizmente, a Patrulha Pata vai ajudá-lo!
O Chase e os outros cachorros vão mostrar ao Alex que também eles têm medo de algumas coisas e que é possível ultrapassá-lo!

E ainda vão deixar alguns conselhos úteis para lavar bem os dentes.

"Photographos Pioneiros de Moçambique" de Paulo Azevedo

Editor: Glaciar

Sinopse: 
Trabalharam e fotografaram em Moçambique pelos motivos mais diversos. Eram de várias nacionalidades, índoles e crenças. Mas excetuando Manuel Romão Pereira, o mais importante fotógrafo de Moçambique do século XIX, pouco ou nada se sabia sobre as suas vidas, algumas delas com histórias dignas de romance.
Este livro é o segundo resultado de um projeto iniciado em 2013 que procura reconstruir pela primeira vez e de forma integrada os passos biográficos dos fotógrafos pioneiros de Moçambique, sistematizando a obra dos que deixaram mais vestígios e revelando autores até agora desconhecidos.

"A Torre da Barbela" de Ruben A.

Editor: Livros do Brasil

Sinopse: 
Na margem esquerda do rio Lima, existe uma antiga torre de vigia, tão antiga quanto o nascimento da nação lusitana (e a única torre triangular de toda a Península!). Nos dias que correm, a Torre da Barbela é um velho monumento, memória do Portugal inventado pelas patranhas de um fantasioso caseiro-guia. O que a centena de turistas enganados não sabe é que, após o horário de visita, os antigos Barbelas, vindos de oito séculos diferentes, ressuscitam e habitam os seus arredores. Publicado em 1964, A Torre da Barbela é um espantoso retrato psicológico do país desde a sua fundação, que mereceu a Ruben A. o prémio Ricardo Malheiros, atribuído pela Academia de Ciências de Lisboa, em 1965.









cardapio.pt @ 20-5-2020 18:40:32


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros