Novidades Livros (18 a 24 de junho de 2020)

cardapio.pt @ 17-6-2020 19:01:42

"O golfinho" de Mark Haddon

Editor: Porto Editora

Sinopse: 
Uma recém-nascida é a única sobrevivente de um desastre aéreo. O pai, um homem demasiado protetor e com um segredo terrível, cria-a em total isolamento, o que a leva a refugiar-se num mundo de livros e aventuras antigas.Porém, um dia, esta menina é visitada por Darius, um jovem que compreende bastante mais do que devia sobre o pesadelo em que ela vive, o que o deixa em grande perigo. Perseguido por alguém que o vê como uma ameaça, a fuga por mar torna-se a única opção. Daí em diante, Darius será Péricles – o príncipe de Tiro – e a sua vida encher-se-á de lances arriscados, de acasos, mas também de amor.Assim começa uma aventura épica que vai dos nossos dias ao mundo antigo, passando por Londres nos tempos de Shakespeare. Deusas vingativas, ninfas protetoras, mitos antigos e os eternos e insondáveis desígnios das Parcas atravessam também as páginas deste livro.No novo romance de Mark Haddon, as fronteiras entre o real e o imaginado diluem-se para dar lugar a uma narrativa única e imperdível, com ecos de histórias distantes, e onde a força e a resiliência femininas ecoam a cada momento.

"Voar Depois de Cair - Não tenhas medo dos finais, há muito mais vida nos recomeços" de Isabel Baía Marques

Editor: Alma dos Livros

Sinopse: Porque damos tanto? Porque recebemos tão pouco quando damos tanto? Porque nos desgastamos em relações tóxicas? O que falta? O que não estamos a ver? Serão as relações amorosas um género de jogo com regras? Como melhorar as nossas relações amorosas? Será que temos de começar primeiro por nós? Voar depois de Cair é muito mais do que um simples livro de desenvolvimento pessoal, trata-se de um livro de superação na primeira pessoa! Vai colocar à prova toda a tua visão, os teus pensamentos, crenças e ideias! Vai dar-te a conhecer o outro lado da história e fazer perceber porque afinal tudo tem dado errado nas tuas relações. Cansada do padrão repetitivo dos seus relacionamentos - dar demais, receber de menos; atirar-se de cabeça e parti-la sempre; fazer do amor a única prioridade; encolher o peito para caber noutro e apaixonar-se perdidamente pela pessoa «errada» -, a autora iniciou um caminho de descoberta sobre a saída do labirinto em que se encontrava fazia muito tempo.


As linhas de Voar depois de Cair percorrem de forma prática todo esse processo, incluindo mais de duas centenas de textos inspiradores escritos no decorrer desse caminho. Se queremos mudar algo fora, é imprescindível começar por mudar algo dentro. E, inevitavelmente, alguma coisa vai mudar. Porque tu vais finalmente mudar! Eu sei que sentes que a vida é sempre a perder.

Mas não será que é preciso perder para ganhar?

Eu sei que sentes que, por mais que faças, há sempre algo que falha.
Mas não será que sempre que falhas, falhas melhor?

Eu sei que sentes que, por mais que dês aos outros, acabas sempre por ser tu a cair.
Mas será que não há quedas que te fazem voar?

Na verdade, não se trata das vezes que cais, quando cais, e se cais.
Trata-se da raça com que te levantas.

Não é o quanto apanhas da vida.
É a coragem majestosa de, mesmo ferida, agarrares em ti, curares cada dor, renovares-te, e voltares ao combate! Mais forte!

Sim, este livro é para ti.
Sim, tu mesmo que estás a ler isto.
Nada acontece por acaso, sabes?

Este livro chamou-te porque tu tens algo muito importante dentro de ti: chama-se coragem.
Estás pronta para a descobrir?

Então respira fundo… abre as tuas asas… e começa a voar

"A Cidade das Mulheres" de Elizabeth Gilbert

Editor: Suma de Letras

Sinopse:No Verão de 1940, aos 19 anos, empurrada pelo desespero dos pais, Vivian Morris chega a Manhattan levando consigo apenas uma mala e uma máquina de costura. Embora pouco apreciados na prestigiada Faculdade de Vassar, o seu especial talento com as agulhas e a sua dedicação para lograr o penteado perfeito acabaram por transformá-la na estilista estrela de Lily Playhouse, o decadente teatro de variedades da sua nada convencional tia Peg.


Apesar da guerra, os dias em Nova Iorque são tudo menos aborrecidos. Nesta cidade das mulheres, Vivian e as suas amigas tentam ser livres e beber a vida até à última gota. Mas ela também descobrirá que tem lições para aprender e amargos erros para cometer e que, para viver a vida que verdadeiramente deseja, terá de se reinventar a cada passo.

"Quando eu Estava na Tua Barriga" de Eduardo Sá

Editor: Lua de Papel

Sinopse: Um bebé nunca vem só. Ainda antes de nos entrar em casa, já a virou de pernas para o ar. É o berço que se ajeita, o quarto que se vai vestindo, velhas rotinas que se perdem. Ainda imagem difusa na ecografia, já ele se faz sentir em todos os poros, é um cansaço que se instala, uma ternura que cresce com o peso dos dias. Não é um mar de rosas. É antes como um rio, que começa num ponto pequenino algures lá longe. E que depois se aproxima, cresce, agiganta-se, até se juntar a esse mar imenso que são os pais - e o mundo - cá fora.


É esse o rio que Eduardo Sá persegue neste livro, essa gravidez de pai e mãe, aqui descrita com delicadeza, com sabedoria, sem dramas ou medos. É um caudal complexo, que se multiplica e desdobra. E que o autor decifra em todas as suas nuances e afluentes. Temos aqui a futura mãe, jovem ou menos jovem, casada ou solteira, a viver com outra mulher ou com outro homem, a ter o primeiro filho ou os seguintes.

O autor conduz-nos a todos os pontos, bons e menos bons, de uma gravidez que não é, nem pode ser, apenas técnicaQuando Eu Estava na tua Barriga é uma porta para esse mundo tão longe e tão perto, para esse estado de graça, tão estudado e, no entanto, tão secreto, essa gravidez que é só começo e que dura uma vida.

"Bolsa - Investir nos Mercados Financeiros (9ª Edição)" de Miguel Gomes da Silva

Editor: Bookout

Sinopse: Edição atualizada com impacto COVID-19, com dados a maio 2020.


Este é um dos títulos de maior sucesso editados em Portugal sobre mercados e instrumentos financeiros e é o mais abrangente e atualizado, escrito por autor português que exerce no mercado.

Esta edição, foi totalmente atualizada com dados a maio de 2020, com análise ao impacto da Pandemia, além das referências à era do investimento online e fiscalidade.

"Acredita- A vida sabe o que faz" de Júlia Domingues

Editor: Ego Editora

Sinopse:Acreditar. Precisamos de voltar a acreditar. Em nós, nos outros, no presente, no futuro. Cada um de nós traz consigo uma luz interior imensa que, na fadiga do dia-a-dia, vai deixando esmorecer. Agora mais do que nunca, tem que voltar a deixá-la brilhar. É essencial retirar o entulho que acumulámos no nosso íntimo em forma de medos e inseguranças para percebermos que não há nada, nem ninguém, que nos impeça de sermos felizes e realizarmos os nossos sonhos.

É apenas isso que pretendo com este livro: mostrar a cada pessoa que ela é muito mais do que pensa. Que as flores são para regar e as ervas daninhas para arrancar. Que a vida tem de ser vivida ao máximo, porque o dia de amanhã é uma incógnita e porque, acredito, a vida sabe o que faz!

"Os Pilares do Céu - O espírito de Deus. O poder dos homens. A guerra vai começar." de Tom Pugh

Editor: Alma dos Livros

Sinopse: No início do século XV, a vida na Europa era sustentada por um sistema de crenças que se manteve inalterado durante milhares de anos. O longo monopólio da Igreja sobre o conhecimento foi apenas quebrado na primeira metade do século, quando se redescobriu os trabalhos de Lucrécio e Platão. As ideias contidas nas suas obras desempenharam um papel fundamental na libertação de uma espantosa onda de pensamento novo conhecida como a Renascença, que conduziu ao colapso da visão do mundo promovida e refinada pela Igreja Cristã durante o milénio anterior.


Quando Isabel I foi coroada rainha de Inglaterra, a Europa católica não demonstrou muita preocupação com a súbita aparição de uma monarca protestante no trono de Inglaterra. Porém, à medida que os meses se transformaram em anos, os governantes da Europa católica começaram a ficar impacientes…

Uma complexa teia de intrigas adensa-se. Em Londres, o chefe dos espiões suspeita de um traidor no Conselho Privado da Rainha Isabel. Em França, um médico ilustre é mantido num lugar secreto e forçado a produzir falsificações que podem desencadear uma guerra. Em Roma, o Papa prepara a excomunhão da Rainha.

Rumores selvagens e apocalípticos adiantam-se - um Evangelho perdido nas mãos de Cristo, rainhas hereges, profetas prisioneiros… Apenas uma coisa parece estar certa: a guerra está a chegar e um inferno profano ameaça consumir toda a Europa.

"Caderno de Encargos Sentimentais" de Inês Meneses

Editor: Contraponto Editores

Sinopse: 
«A Inês é a mais perigosa das mulheres. Fica-nos com o coração.»
Valter Hugo Mãe

Neste livro, Inês Meneses juntou o fôlego do quotidiano que muitas vezes deixamos transpirar para o Facebook. A autora recolheu-o e publicou-o. A conceção gráfica esteve a cargo da Lavandaria. Depois de várias edições de autor, o Caderno chega agora ao grande público, com chancela da Contraponto.

«O que aqui se escreve é para as pessoas, essa condição nem sempre certeira que distingue bichos entre irracionais e humanos.»
Do prefácio de Valter Hugo Mãe

"As Sete Mortes de Evelyn Hardcastle" de Stuart Turton

Editor: Editora Minotauro

Sinopse:
 O que começa como uma celebração termina em tragédia. Os Hardcastle organizaram uma festa em Blackheath, a sua casa de campo, para anunciar o noivado da filha Evelyn. no final da noite, quando fogos de artifício explodem no céu, a jovem é morta.

Mas Evelyn não vai morrer uma vez. Até que Aiden Bishop, um dos convidados, não resolva o seu assassinato, o dia vai repetir-se constantemente, sempre com o mesmo final triste.

A única maneira de quebrar este ciclo é identificar o assassino. Sempre que o dia fatídico recomeça, Aiden acorda no corpo de um convidado diferente. E alguém está determinado a impedir Aiden de escapar de Blackheath.

"Contos Budistas para Mentes Zen" de Mestre Cheng Yen

Editor: Self PT

Sinopse: 
Pegue neste livro e explore o seu próprio universo interior, preparando-se para uma nova descoberta individual. Esta seleção de contos é o resultado de uma paixão da Self pela Ásia e pela busca do conhecimento ancestral.

Apresentamos aqui histórias dos sutras budistas, reunidas pela Mestre Cheng Yen, e contadas numa linguagem simples e fácil de compreender. Poderemos aprender a semear a boa sorte, praticar boas ações e apreciar e criar novas bênçãos. E a valorizar cada momento, de forma a darmos mais significado e valor às nossas vidas.

"Tentação" de Beth Kery

Editor: Edições Chá das Cinco

Sinopse: 
Beth Kery está de regresso com um romance em que as regras do desejo estão prestes a ser redefinidas.

O trabalho de Emma Shore como enfermeira de cuidados paliativos sempre lhe reservou algumas surpresas. Quando é contratada para trabalhar na mansão do enigmático e atraente milionário Michael Montand não imagina quão rapidamente será arrastada para os sombrios jogos sexuais do milionário, onde as suas próprias fantasias a deixarão refém de desejos inconfessáveis.

Michael sabe que não deveria ter aliciado uma mulher tão inocente para os seus jogos. Mas Emma cativou-o desde o primeiro instante e agora ele está disposto a aceitar qualquer condição para a manter perto de si. Inclusive deixar que seja Emma a definir as regras. De uma luxuosa mansão à beira-mar à sensual costa da Riviera francesa, Emma submete-se uma e outra vez ao poder de Michael.

Mas quando a relação se torna demasiado intensa e um segredo do passado ameaça destruir Michael, caberá a Emma tomar uma decisão que poderá ter consequências devastadoras.

"O Grande Pagode" de Miguel Szymanski

Editor: Suma de Letras

Sinopse: 
Ancorado no rio Tejo, entre a Trafaria e Belém, o iate de um bilionário chinês é o principal tema de conversa em cafés e nos corredores do poder. O acordo histórico que Portugal está prestes a assinar com a China ameaça tudo e todos: do meio ambiente à liberdade, dos habitantes dos bairros clandestinos na margem sul aos políticos que se opõem à hegemonia de Beijing.

A maior resistência vem da CliMax, um pequeno grupo de ambientalistas radicais.
De regresso a Portugal, fragilizado por meses de solidão e uma crise emocional, Marcelo Silva só pensa em refazer a sua vida.
Mas, sem perceber como, acaba, em poucos dias, por se ver envolvido na série de crimes que ameaçam a sua existência.

Enquanto a rede lançada sobre o país se fecha, todas as peças em jogo se movem para defender os seus poderes. Um livro desaparece de circulação. Uma ministra torna-se vítima de chantagem. e um homem aparece morto numa praia de Sintra.

"Descender - Volume 5 - Ascensão das máquinas" de Jeff Lemire e Dustin Nguyen

Editor: G. Floy Studio

Sinopse:
 O universo conhecido está à beira de uma guerra total, e o jovem androide TIM-21 é o centro desse conflito. Enquanto os seus aliados e inimigos chegam aos céus por cima do planeta oceânico Mata, nada poderá preparar TIM para os segredos escondidos sob os seus mares alienígenas.

O penúltimo volume desta aclamada série de ficção científica reúne os números 22 a 26 desta série de sucesso, criada por dois dos maiores nomes dos comics, o escritor Jeff Lemire (Black Hammer, Gideon Falls) e o artista Dustin Nguyen, que já conquistou dois Prémios Eisner para Melhor Arte com Descender.

E, no momento em que o caos galáctico vai irromper, uma coisa parece certa: as máquinas irão erguer-se!

"O Verdadeiro Discípulo" de Antoine Chevrier

Editor: Alêtheia Editores

Sinopse: 
A obra de referência do Beato Antoine Chevrier, fundador da Associação dos Padres do Prado.
Esta obra é a base para a formação dos padres diocesanos e fundamental para conhecer o padre francês que foi beatificado por João Paulo II.

"Poder e Impacto Inteligência Emocional"

Editor: Actual Editora

Sinopse: 
Com a autoridade formal vem o poder.
Mas poucas pessoas percebem que o poder informal - do tipo que não vem com um título - pode ter o mesmo impacto.
Como usar o seu poder para obter maior influência?

Este livro explica como o poder afeta as nossas emoções e o nosso comportamento e como trabalhamos com os outros.

Aprenderá a usar a autoconsciência para manter o seu poder sob controle, estabelecer contactos com as pessoas certas para criar mais valor, responder a abusos de poder e deixar uma impressão duradoura.

"O Coração das Mulheres- Para agir antes que seja demasiado tarde" de Claire Mounier-Véhier

Editor: O Castor de Papel

Sinopse: 
Ainda hoje, muitos médicos ignoram que os sintomas de enfarte nas mulheres podem apresentar-se de forma distinta num em cada dois casos. E muitas mulheres também o ignoram!
Essa realidade leva a atrasos de diagnósticos e a uma assistência médica mais tardia.
Na verdade, é mais fácil classificar um enfarte quando este já foi declarado, reconhecido e rotulado como tal, com exames complementares e análises biológicas que o confirmam. Mas durante e antes de um ataque cardíaco, o diagnóstico revela-se mais delicado devido à não especificidade ou à atipia dos sintomas femininos.

Uma cardiologista de renome faz soar o alarme:
Em França, uma mulher em cada três morre de problemas cardíacos.
As mulheres são as grandes esquecidas das doenças cardiovasculares.
Não, as doenças cardiovasculares não afetam mais os homens do que as mulheres.
Não, os sintomas de enfarte não são os mesmos para ambos os sexos.
Sim, existem especificidades no coração da mulher e, por conseguinte, medidas preventivas a pôr em prática.

As mulheres, o coração e os cuidados médicos constituem o trio principal deste livro, no qual uma mulher conta o seu percurso repleto de desafios para se impor como uma especialista reconhecida na sua área ( muito dominada pelos homens) e a sua luta para despistar as doenças cardíacas femininas e consequente tratamento, segundo uma abordagem humanista.

"Renascer" de Luísa Jeremias

Editor: Casa das Letras

Sinopse: 
Carminho, 40 anos, uma vida (quase) de sonho. De repente tudo muda. Decide que precisa renascer. Noutro lugar, em segredo, redescobrir tudo, reaprender a viver. Mas para conseguir tudo isto… tem de morrer primeiro.

Carminho tinha tudo o que qualquer mulher pode desejar: amor, carreira de sucesso, dinheiro… Na verdade, tinha quase tudo, já que após dez anos de casamento continuava a não conseguir engravidar do seu príncipe encantado, Pedro. Até que numa, numa noite de Natal, tudo começa a mudar. Desde então, uma sucessão rápida de acontecimentos trágicos e inesperados transforma radicalmente a sua vida.

De um momento para o outro, Carminho sente que perdeu tudo e entra numa espiral de loucura. Está sem emprego, sem família, sem casamento, sem chão, a autodestruir-se. É nesse momento que decide que precisa renascer. Noutro lugar, em segredo, redescobrindo tudo, reaprendendo a viver… aos 40 anos. Mas para conseguir isso… tem de morrer primeiro.

  A história de Carminho é a história de uma mulher, como qualquer outra, que entra em colapso e que precisa pôr um ponto final no passado para começar do zero. Só que isso não é simples. É que quando alguém «desaparece» deixa sempre um rasto. Quem o vai seguir é Francisco de Assis, o polícia que acredita não há morte sem corpo e tudo faz para encontrar Maria do Carmo que, acredita, forjou a sua própria morte e está viva.

Narrado a duas vozes, num misto de thriller e romance, Renascer é a história da procura do amor. Questiona a vida de aparências, vazia, que levamos, e faz pensar sobre o que é realmente importante para se ser feliz. Ao mesmo tempo mergulha no passado do Portugal pós-revolucionário para exorcizar os fantasmas do que é perder tudo, sobreviver e recomeçar.

"Os Campos Gelados da América" de José Miranda Rodrigues

Editor: Glaciar

Sinopse: 
«Os sonhos reproduzem-se, invadem o corpo, ficam lá dentro, mergulhados, sem que se possa tomar conta deles. Eleanor, que está dormindo, não consegue levantar-se pois a cabeça pesa-lhe, está pendurada, como se lhe tivessem atado um nó à volta do pescoço, e por isso, debaixo desse peso, os sonhos multiplicam-se, enrolam-na, como se o destino fosse ambíguo, e descrevesse um arco sobre um lugar que era perigoso, porque era escuro e inacessível, e porque estavam acontecendo crimes no parque todos os dias, constantemente, sem pausas, e duma forma que ninguém conseguia explicar.»

"Três Diálogos sobre a Morte" de Pedro Galvão; Ilustração: Frederico Rogeiro

Editor: Gradiva

Sinopse: 
Será a morte realmente um mal para quem morre? Na esteira de Epicuro e de Lucrécio, alguns filósofos negam que a morte seja má. Muitos outros, discordando dessa posição contrária ao senso comum, propõem explicações diversas do mal da morte. O desacordo filosófico estende-se à natureza da própria morte. Será que esta consiste no termo da existência de um organismo? Ou consistirá antes, por exemplo, na cessação da consciência? Em Londres, no último quartel do século XVIII quatro pessoas muito diferentes encontram-se três vezes para discutir estas questões intrigantes. Fazem-no na casa de Lady Lucy. Além dela, dão corpo aos diálogos o arguto reverendo Royce, o professor Pohl, versado em ciências da natureza, e o jovem literato Pierre Perrier. Um gato observa-os o tempo todo. O pensamento dos grandes filósofos modernos — Descartes, Leibniz, Locke e Hume, entre outros — está muito presente nos diálogos. Estes, todavia, reflectem também a discussão filosófica mais recente sobre a morte, que se tornou particularmente rica nas últimas décadas. O livro termina com uma secção de referências comentadas, um guia bibliográfico actual e criterioso. Entre os temas que os interlocutores são levados a examinar, contam-se a existência da alma, a natureza das pessoas, a sua identidade ao longo do tempo, a importância dessa identidade, e os fundamentos do dever de não matar e do interesse pessoal esclarecido. Num registo bem-humorado mas rigoroso, realçado com ilustrações oportunas e esclarecedoras, este livro tira partido das potencialidades do diálogo filosófico sem cair nas suas armadilhas, proporcionando uma introdução única à filosofia da morte.


"Prosa — Antologia Mínima" de Fernando Pessoa

Editor: Tinta da China

Sinopse: 
Depois do sucesso do volume com a poesia (já editado em inglês), descubra o essencial da prosa de Fernando Pessoa (ortónimo e heterónimo) numa selecção única do conceituado pessoano Jerónimo Pizarro. Nos últimos anos, Fernando Pessoa passou a fazer parte de um cenário urbano e comercial. Neste contexto, é preciso desaprender Pessoa, para citar Caeiro, e lê-lo como se o estivéssemos a descobrir pela primeira vez.

Para ler esta antologia, é preciso aceitar primeiro aquela que pode ser uma estranha constatação para os admiradores do poeta: «A maior parte do espólio pessoano está em ‘prosa’», diz a introdução. Ou seja, aqui vai-se além do Livro do Desassossego, rumo a «escritos sociopolíticos, filosóficos, esotéricos, epistolares, teóricos». Há alguns mais conhecidos, como a carta a João Gaspar Simões sobre a génese dos heterónimos, outros mais divertidos, como aforismos ou cartas a Ofélia, mas também há surpresas, até para os mais conhecedores — é o caso da «Crónica Decorativa», um bom pretexto para embarcar nesta nova forma de «experimentar» Pessoa.

«Lembro-me de ter relido o texto de Fernando Pessoa: ‘Organizar’, e de ter sido incapaz de não sorrir: ‘Todo o pensador de sistemas fixos, todo o organizador de conjuntos definidos, sofre fatalmente desilusões, quando não desastres. Em toda a organização prática há pois que contar com o inesperado e indefinido da vida.’ […] Pessoa não só escreveu poesia e prosa (em português, inglês e francês), como discutiu sobre ‘as duas formas da palavra escrita’, considerando a primeira própria de uma maior inadaptação ao ambiente, como o afirma num texto inédito que começa: ‘A writer is either essentially a prose writer, or a poet, or a combination of the two.’»
Jerónimo Pizarro, Introdução

"O Guia Moderno da Magia" de Skye Alexander

Editor: Albatroz

Sinopse:
Gostaria de criar o seu espaço sagrado para promover a boa energia? Quer aprender a fazer uma poção de amor? Ou um amuleto de proteção?

A especialista do mundo dos feitiços Skye Alexander vai ajudá-la a explorar a magia que existe dentro de si para que possa criar poções, altares, amuletos, talismãs e outros encantamentos.
Mais do que um manual de artes mágicas, este é um livro que a fará descobrir o seu poder interior e a importância da conexão com a Natureza.
Com a ajuda das plantas, dos cristais e das pedras preciosas, desbloqueie aquilo que a está a impedir de alcançar os seus desejos mais profundos.
Tire partido deste talento natural e atraia o bem e a felicidade para si e o mundo à sua volta.

"Leve para sempre" de Sandra Ribeiro

Editor: Ideias de Ler

Sinopse:
Está cansada de experimentar dietas? Não consegue largar hábitos antigos e acaba sempre por recuperar o peso que perdeu com tanto esforço? Dá por si a pensar que talvez nunca consiga atingir e manter o peso que deseja?
E se a solução não passar por dietas? Talvez esteja na hora de aprender a lidar com a impulsividade alimentar, a frustração e a culpa e saber gerir as emoções e os hábitos a seu favor para uma relação mais harmoniosa com a alimentação, com a balança e consigo própria.
Neste livro, partilho estratégias simples e eficazes para perder peso e mantê-lo de forma permanente sem dietas ou sofrimento: descubra um estilo de vida mais leve e saudável sem ter de se afastar do convívio social, comer alimentos pouco usuais ou passar horas na cozinha.
Aprecie o caminho e divirta-se rumo a uma vida mais leve!

"O Poder do Jejum Intermitente" de Alexandra Vasconcelos

Editor: Editorial Planeta

Sinopse: 
Reduz a inflamação e previne doenças. Aumenta a vitalidade e a longevidade. Reduz o stress. Ajuda na perda de peso.

Quando falamos de jejum intermitente, as dúvidas são quase sempre as mesmas: não vou ter fome? Como vou conseguir concentrar-me no trabalho? Não posso fazer ginástica, pois não? Como é que engano a fome? Posso beber café em jejum? Não faz mal ficar tantas horas sem comer? O que devo comer depois?

Alexandra Vasconcelos, farmacêutica e terapeuta natural integrativa, explica-lhe tudo neste livro que vai revolucionar a sua vida e a sua saúde: não vai ter fome, até porque das horas que passa em jejum, oito são a dormir, o seu nível de concentração e funções cognitivas aumentam, pode fazer ginástica que não vai sentir fraqueza e pode sempre disfarçar a fome bebendo chá, café e muita água…

Estudos científicos atuais garantem: para além de ser uma forma de perder peso, porque ensina o seu corpo a queimar a gordura acumulada, o jejum é uma ferramenta poderosa no combate à diabetes e outras disfunções metabólicas. O jejum ativa também a produção da hormona do crescimento, fundamental para o envelhecimento saudável e a longevidade e tem um efeito anti-inflamatório poderoso, prevenindo doenças crónicas como doenças autoimunes, cardiovasculares e oncológicas.

Este guia prático irá ensinar-lhe a fazer jejum da forma mais adequada ao seu perfil, mostrando-lhe quantas horas pode ficar sem comer, o que é permitido durante o jejum, quais as opções alimentares para a saída do jejum e como ultrapassar pequenas dificuldades que possam surgir.

Alexandre - O Raposinho N.º 3 O presente de aniversário de Aline de Pétigny; Ilustração: Estelle Maddedu

Editor: Edições Asa

Sinopse: 
Em pleno dia de aniversário, o Alexandre decide que… não quer fazer anos!

Não quer ter as responsabilidades de um raposinho crescido nem quer deixar de fazer as brincadeiras que os raposinhos mais pequeninos fazem. Então resolve esconder-se. Assim não cresce!

Mas, felizmente, depressa percebe que ser crescido tem muitas vantagens…

1794 de Niklas Natt Och Dag

Editor: Suma de Letras

Sinopse: 
1794, Estocolmo. Uma mãe chora a filha brutalmente assassinada na noite de núpcias. Desesperada, sem ninguém que atenda o seu pedido, acaba por bater à porta do vigia com um só braço e que chora amargamente a morte do amigo.

No hospital de Danviken, nos arredores da cidade, um jovem nobre é atormentado pelo crime repugnante que cometeu. A investigação de Cardell leva-o de novo ao abismo de Estocolmo e à descoberta de que a cidade está mais perversa e perigosa do que nunca.

Neste novo episódio, o leitor reúne-se com Mickel Cardell e Anna Stina Knapp no seu mundo barulhento e depravado, onde o que fica do esplendor gustaviano está prestes a entrar em colapso. Estocolmo verá os seus dias tornarem-se mais sombrios e o antigo esplendor dará lugar à escuridão escondida nos cantos e recantos da corrupta cidade.

Na Farmácia do Evaristo de Fernando Pessoa

Editor:  Editora Guerra & Paz

Sinopse: 
Que Farmácia do Evaristo teria Fernando Pessoa escrito sobre o 25 de Abril, com a sua trémula mão dos 85 anos, se ainda estivesse vivo nesse «dia inicial inteiro e limpo» de 1974? Uma coisa é certa, escreveria. São inúmeros os textos de Fernando Pessoa sobre os acontecimentos políticos a que assistiu.
Na farmácia do Evaristo, encontram-se cidadãos mais ou menos comuns, que, em diálogo, reagem, comentam e dissecam a tentativa de golpe de Estado de 18 de Abril de 1925. Para além de Evaristo, entram na conversa Mendes, um republicano democrático, o Justino dos coiros, o Canha das barbas, o coronel Bastos e José Gomes, mais conhecido por Gomes Pipa, que passa a dissecar o sistema eleitoral, a organização dos partidos e a condução destes por directórios minoritários.
Se entramos na Farmácia com certezas, saímos dela com dúvidas e perplexidades. Na Farmácia do Evaristo, admirável conto de filosofia política de Fernando Pessoa, é um texto perturbador e incomodativo: está vivo. E quem o lê percebe porquê: é que às vezes dói.

O Desaparecimento de Stephanie Mailer Edição limitada de Joël Dicker

Editor: Alfaguara Portugal

Sinopse:
Na noite de 30 de julho de 1994, a pacata vila de Orphea, na costa leste dos Estados Unidos, assiste ao grande espectáculo de abertura do festival de teatro. Mas o presidente da Câmara está atrasado para a cerimónia.

Ao mesmo tempo, Samuel Paladin percorre as ruas desertas da vila à procura da mulher, que saiu para correr e não voltou. Só pára quando encontra o seu corpo em frente à casa do presidente da Câmara. Dentro da casa, toda a família do presidente está morta.

O que aconteceu a Stephanie Mailer?
E o que aconteceu realmente no Verão de 1994?

Viagens de uma Vida 25 Bloggers de Viagem Portugueses

Editor: Idioteque

Sinopse: 
Pela primeira vez, 25 dos mais seguidos bloggers de viagem portugueses juntaram-se num livro para partilhar as viagens mais marcantes das suas vidas.

A obra é uma seleção de duas dezenas e meia de olhares - distintos e variados - sobre destinos espalhados pelos quatro cantos do mundo e que desafiam a plenitude dos nossos sentidos. Vai da alegria colorida do Festival Holi, em Varanasi, Índia, à angustiante luta pela sobrevivência no campo de refugiados Cox’s Bazar, no Bangladesh. Passa pela sensação de liberdade e pequenez que emana da mítica Ruta 40, no Sul da Argentina, como pelas paisagens inóspitas da Gronelândia e de Madagáscar.

Estas páginas, complementadas com um encarte de fotografias ilustrativas, são um hino ao ato de viajar e à vida - a celebração da diversidade cultural e da salutar comunhão entre povos.

Pirata de Simon Scarrow e T. J. Andrews

Editor: Saída de Emergência

Sinopse: 
Ano 25. Os navios piratas semeiam o terror nos corações daqueles que enfrentam os mares do Império Romano.

Quando Telémaco se junta à tripulação do navio mercante Selene fica feliz por escapar às ruas difíceis de Pireu. Mas o jovem conhece pouco dos perigos da vida no mar e nem as dificuldades do passado o prepararam para o terror quando são abordados por um navio pirata.

A luta é sangrenta, mas o resultado é claro. O chefe pirata vitorioso, Bulla, oferece aos homens derrotados uma escolha cruel: juntarem-se a eles ou morrerem. Depois de sobreviver a um ritual de iniciação brutal, o jovem impressiona o novo capitão com o seu engenho e força, e rapidamente ascende na hierarquia dos piratas. Mas rivais perigosos falam de motim e assassinato. Pior, Telémaco descobre que o futuro da irmandade pirata está em risco: Canis, um célebre comandante da frota imperial em Ravenna, jurou libertar o Adriático dos piratas.

Quem se atreverá a desafiar a supremacia crescente de Roma?
Poderá Telémaco ser o homem que irá liderar os piratas e desafiar o Império?

Boa Noite, Pequena Coruja de Debi Gliori; Ilustração: Alison Brown

Editor: Minutos de Leitura

Sinopse: 
A Pequena Coruja não quer ir para a cama. A almofada parece-lhe desconfortável, o cobertor demasiado quente… E que som estranho e roncante é aquele que está a ouvir? Talvez mais uma história ajude, ou talvez, talvez apenas, a Mamã Coruja tenha uma ideia brilhante para acalmar a sua Pequena Coruja inquieta, para que tenha uma boa noite de sono.

Reduza, Reutilize, Economize Os segredos para um estilo de vida sustentável sem ameaçar o planeta de Alexa Kaye

Editor: IN

Sinopse:
Este livro é um guia prático para um estilo de vida mais ecológico e económico. Explora a arte da reciclagem e da reutilização criativa, a modernização de vestuário antigo, a produção de menos desperdício e revela os segredos de um estilo de vida consciente e criativo sem esbanjar dinheiro.

Desde sofisticadas dicas de limpeza e decoração, a cuidados de beleza 100% naturais, este livro incluiu inúmeras formas de reduzir a pegada ecológica e o prazer de se viver uma vida mais sustentável.

Objetivo, Significado e Paixão Inteligência Emocional

Editor: Actual Editora


Sinopse: 
Num mundo ideal, a nossa vida profissional seria completamente gratificante e intrinsecamente motivadora.
Mas e se estiver preso a um emprego onde o seu coração já não está?
Ou se a missão da sua empresa não parece relacionar-se com o seu trabalho diário?
Este livro mostra o poder da paixão - e como você e a sua equipa a podem encontrar no trabalho.

Este volume inclui trabalhos de:

Morten T. Hansen
Teresa M. Amabile
Scott A. Snook
Nick Craig

Quebrados de Don Winslow

Editor: HARPER COLLINS


Sinopse: 
Don Winslow regressa aos temas que se transformaram na sua referência: o crime, a corrupção, a vingança, a justiça, a perda, a traição, a culpa e a redenção, para explorar o lado mais selvagem, mas também o mais nobre da natureza humana.

Em Quebrados, Winslow cria um mundo de ladrões de luva branca, mas também de bandidos, de polícias obcecados, de detetives sem limites, de caçadores de recompensas...

Negação da Morte Obra poética 1955-2000 de Casimiro de Brito

Editor: Glaciar

Sinopse: 
Aqui se reúne a poesia de um dos mais importantes poetas portugueses contemporâneos.

Casimiro de Brito foi um dos colaboradores do movimento Poesia 61, durante muitos anos Presidente do PEN Clube, e um dos mais reconhecidos divulgadores de poesia em Portugal.

Um livro fundamental para o bom entendimento da poesia portuguesa feita nos últimos anos.

TAL A VIDA

Em declive trepamos pela nuvem
dos dias — em declive circundamos
obscuros cristais
transportados no sangue — e somos e
levantamos
as cores primitivas da fonte a luz
que resvala corpo a corpo
a semente sazonada de quem roubou
o fogo — em declive canto
a ternura diluída a luz reflectida
neste muro onde vejo
a secreção da fala onde ouço
um caminho de metáforas: tal
a vida —

A Arte da Salada de Julie Deffense

Editor: Casa das Letras

Sinopse: 
Os meus leitores conhecem-me pelas minhas receitas de bolos, tartes, doces, cupcakes, cheesecakes… enfim, por tudo o que é docinho! Mas não se espantem por ter nas mãos um livro de saladas da minha autoria. Cá em casa praticamos o que chamamos A Dieta dos Bolos: comemos bolos ao pequeno-almoço, mas durante o resto do dia tentamos encher o prato com tudo o que é saudável. E comigo tem funcionado!

São essas receitas mais saudáveis, as que faço para o resto do dia, que estou agora a partilhar convosco. Há mais de 70 saladas para todos os gostos. Umas são de influência americana, outras afrancesadas, algumas com um toque oriental, umas totalmente vegetarianas, já outras aliam ao colorido dos legumes frango, salmão ou atum, muitas com receitas de vinagretes e molhos deliciosos… até à Salada César, uma das minhas favoritas! Todas têm algo em comum: são fáceis de fazer, rápidas de confecionar, deliciosas de comer e saudáveis.

Ao fazerem estas receitas já podem comer aquela fatia de bolo com aspeto delicioso e irresistível sem culpa nem remorso!

Obra poética - I de Artur do Cruzeiro Seixas

Editor: Porto Editora


Sinopse: 
Artur do Cruzeiro Seixas é agora um homem com o tamanho de cem anos. Cada um dos seus gestos é um século em movimento. Penso nisso em todos os encontros, penso em como os génios sempre independem do tempo e se definem pelo incrível.
Na ansiedade de Cruzeiro Seixas, essa imparável pulsão começadora, nada se exclui. Tantas vezes lhe ouvi o protesto contra qualquer existência estúpida, aquela incapaz do sensível e do criativo, aquela incapaz da humanização que a arte e o conhecimento comportam. Para o grande e genial mestre a vida é uma gula que se revela em todas as formas de maravilha, a partir do fascínio ou do susto, a partir do belo e do que se torna belo em seu genuíno tremendismo.
elogio da sombra repõe agora os volumes organizados por Isabel Meyrelles e que atónito, há umas décadas, encontrei inéditos na casa do mestre, ainda na carismática casa da Rua da Rosa. Mais adiante, daremos à estampa um quarto volume recolhendo os poemas dispersos. Nesta vasta obra se encontra um surrealismo pleno, a relação mais indomável que ao espírito humano revela sobretudo o que tem de inexplicável e, ainda assim, profundamente necessário.
Uma das figuras maiores do surrealismo do mundo, Artur do Cruzeiro Seixas ergue a poesia como "a boca que olha". Tão feita do improvável quanto de presciência. Graça alquímica. A transcendência dos que foram eleitos para ver.

Valter Hugo Mãe

Senhora do Amor e da Guerra de Sebastião Alves

Editor: Cultura Editora

Sinopse: Uruk, Mesopotâmia, 3000 a. C. Séculos antes do famoso Gilgamesh, uma bela mulher aparece a comandar os destinos da maior cidade do mundo.
Sete extraordinárias plaquetas de barro cozido sugerem a sua história: a inteligência, a coragem, o poder de sedução que a conduzem ao poder vencendo todas as adversidades; a luta contra a corrupção dos sacerdotes de Inanna; a vitória sobre os invasores amorritas; e finalmente o dia em que embarca para o reino das trevas, vitimada pela pestilência, após inundações que cobriram a terra como após um dilúvio bíblico...

As plaquetas chegam-nos assinadas por Zamug, o Coxo, que abandonou a cidade maldita levando consigo os ensinamentos de Nisaba, ou seja, o segredo da escrita.

A Importãncia da Nutrição na Gravidez Alimentação e exercício físico da preconceção até ao aleitamento materno de Mónica Pitta Grós Dias

Editor: Livros Horizonte

Sinopse: Adotar uma alimentação adequada e bem orientada, desde a preconceção ao aleitamento materno, é fundamental para uma gravidez e um bebé saudáveis. A nutricionista Mónica Pitta Grós Dias, em colaboração com uma equipa pluridisciplinar e baseada na sua experiência diária, esclarece de forma muito prática as principais dúvidas, propõe também planos nutricionais, receitas saudáveis e equilibradas e orientações para a atividade física mais adequada para cada uma destas fases - preconceção, gravidez, pós-parto, bem como uma visão diferenciada sobre aleitamento materno.

Um livro útil para as futuras mães, obstetras, pediatras e enfermeiros de saúde materna.

Big Nate - Na Maior de Lincoln Peirce

Editor: Nuvem de Letras

Sinopse: Da batalha diária contra professores hiperzelosos à comida malpassada do refeitório, Big Nate capta de maneira única, e com muito humor, a experiência da juventude - em situações com que todos os leitores, até os mais relutantes, facilmente se identificam.

Nate Wright tem onze anos, um metro e meio de altura e é o recordista de todos os tempos em castigos escolares. Mas isso não o impede de andar na maior e de sonhar alto. Quando mais não seja, para chegar ao topo da lista dos criadores de problemas.


Mais 150 Jogos para a Longevidade do Seu Cérebro

Editor: Self PT

Sinopse: As investigações mais recentes mostram que o cérebro deve ser estimulado, tal como um músculo. Os seus limites e a sua longevidade dependem muito do quanto o exercitar.

O cérebro pode evoluir e aperfeiçoar-se ao longo de toda a sua vida. Aprenda, invente coisas novas, desafie o seu cérebro e ele, tornar-se-á uma fonte de novas aptidões.

Desconecte-se da rotina diária e treine o cérebro de forma simples e divertida!

Ensina-me a Voar sobre os Telhados Edição limitada de João Tordo

Editor: Companhia das Letras

Sinopse: Japão, 1917. Por desonrar o nome da família, o jovem Katsuro é exilado pelo seu próprio pai, um poderoso governador, num ilhéu inóspito. Abandonado, o rapaz irá deparar-se, pela primeira vez, com o terrível segredo da família Tsukuda, enquanto luta para sobreviver à fome, à sede e à culpa.

Lisboa, cem anos depois. No Liceu Camões, um dos mais antigos da cidade, um professor de Geografia suicida-se numa sala de aula. O nosso narrador, funcionário do liceu e alcoólico em recuperação, decide inaugurar uma reunião semanal para ajudar os colegas a superar o choque.
Numa noite de Inverno, um misterioso desconhecido aparece no encontro. É japonês e chama-se Tsukuda. O seu estranho comportamento desperta no narrador um fascínio doentio. Ambos são perseguidos pelo passado, ambos desejam o impossível.
Algures entre o sonho e a mais pura realidade, Ensina-me a voar sobre os telhados é um lugar onde um pai e um filho aprendem a amar-se, é um espaço onde se procura aceitar dores antigas e abraçar a fragilidade humana. Um romance que é uma elegia à beleza imperfeita da vida.

Recordações do Futuro de Siri Hustvedt

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Com 23 anos e o objectivo de escrever um livro, S. H. troca o interior rural dos Estados Unidos por um esquálido apartamento na exuberante Nova Iorque do final dos anos 70. Todos os dias, para combater a solidão e a fome, a rapariga parte à descoberta da cidade, que na época é suja e perigosa e repleta de aventuras. Tem como única companhia os heróis literários da sua adolescência - Dom Quixote e Tristram Shandy - e a voz de uma vizinha, Lucy Brite, que todas as noites lhe chega através da parede da sala, entoando um triste cântico e longos monólogos bizarros, que S. H. aponta num diário. A misteriosa Lucy rapidamente se torna uma obsessão.

Quarenta anos depois, a reputada escritora S. H. encontra o seu velho diário e o rascunho de um romance inacabado. Justapondo os diversos textos, ela cria um diálogo entre os seus diferentes eus ao longo das décadas, num jogo que transforma a narradora - e o leitor - numa espécie de Sherlock Holmes (S.H.) em busca da verdade possível entre a memória e a imaginação.

Neste retrato da artista enquanto jovem, misto de thriller psicológico e bildungsroman, Siri Hustvedt questiona a nossa relação com a realidade, a capacidade da arte de mudar a nossa percepção do mundo, os limites da ficção e os mistérios da personalidade e da memória. Um romance profundamente feminista, que analisa o papel da mulher na sociedade patriarcal e as diferentes formas de violência a que está sujeita, e recupera uma figura fascinante da História, a excêntrica baronesa Elsa von Freytag-Loringhoven, a artista dadaísta de cuja obra Marcel Duchamp se apropriou.

Nós de Amor de Helena Sacadura Cabral

Editor: Clube do Autor

Sinopse: Nós de Amor reúne uma seleção de pequenas ficções escritas por Helena Sacadura Cabral sob diversos estados de alma. Trata-se de uma obra muito pessoal e intensa, revelando o lado mais intimista, delicado e sensível da autora. As suas páginas contêm histórias envolventes, marcadas por personagens com quem facilmente todos nós nos identificamos, aprofundando sentimentos, evocando memórias de outras vivências.

Este é um livro que fala de amor. Não necessariamente de amores simples, daqueles cuja trajetória é uma longa reta que culmina sempre num final feliz. Fala, sobretudo, de sentimentos íntimos, de sonhos, de desejos, de pedaços de um quotidiano que todos, a dado momento da vida, experimentaram

Os Filhos dos Nazis de Tania Crasnianski

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: Até 1945, os seus pais eram heróis. Depois da derrota alemã, o mundo passou a chamar-lhes carrascos. Gudrun, Edda, Niklas, entre outros, são filhos de Himmler, Göring, Hess, Frank, Bormann, Höss, Speer e Mengele, apelidos que são sinónimos do terror nazi. Estas crianças alemãs passaram a II Guerra Mundial no meio do luxo, acarinhados por pais afectuosos, que ao fim do dia regressavam a casa após uma jornada de morte. Para eles, o fim do III Reich foi um desastre. Inocentes, tiveram de lidar com os crimes perpetrados pelos pais: uns condenaram-nos, outros continuaram a reverenciá-los. Crianças assombradas por uma herança que não puderam repudiar. Que ligações mantiveram com os seus pais? Como se vive com um nome diabolizado pela História e pela Humanidade? Sentir-se-ão responsáveis pelas atrocidades nazis?

O Que Perde Quando Não Está a Ouvir O poder de escutar, de compreender e ser compreendido de Kate Murphy

Editor: Editorial Planeta

Sinopse: Quando foi a última vez que ouviu alguém, ou que alguém o ouviu a si, com toda a atenção?

No trabalho, somos ensinados a liderar as conversas. Nas redes sociais, moldamos as nossas narrativas pessoais. Nas festas, falamos uns por cima dos outros. O mesmo fazem os nossos políticos. Não estamos a ouvir. E ninguém nos está a ouvir. Num mundo onde a tecnologia permite a comunicação constante e oportunidades para nos conectarmos, parece que ninguém está realmente a escutar e esta incapacidade está-nos a tornar cada vez mais solitários, menos tolerantes e isolados.

Kate Murphy, colaboradora do New York Times , habituada - graças à sua profissão - a ouvir, conversou com pessoas tão diferentes como padres, agentes da CIA, moderadores de grupos de discussão, empregados de bar, vendedores, a sua tia-bisavó… Aliou estas conversas a estudos de psicologia, sociologia e neurociência para mostrar, num tom bem-humorado, num livro recheado de exemplos práticos, como podemos aprender e aperfeiçoar esta competência fundamental chamada: ouvir. Só assim seremos capazes de melhorar o conhecimento de nós próprios, aumentar a nossa criatividade e felicidade e nos relacionarmos verdadeiramente com os outros.

É tempo de parar de falar e começar a escutar. O Que Perde Quando Não Está a Ouvir vai mudar a sua vida e alterar as suas conversas para sempre.

Fui Soldado e Morri de Paulo Sande

Editor: Gradiva

Sinopse: Há um tempo português em África. Todos os velhos colonos recordam a história da escassa gente que do cabo do continente velho se fez ao mundo e depois voltou. Pelo caminho encontrou povos, dominou-os, foi dominado. Sofreu horrores, praticou-os. E viveu o que torna humanos os seres humanos: amor, paixão, desamor, desdém, guerra, promessas, desilusões. Fez revoluções, para mudar, para libertar, para sonhar, sonhos por vezes manchados. Alguns não souberam voltar. Outros, o acaso, uma inspiração, resgataram-nos. Nesse tempo português em África. Esta é a história de um soldado português entre messes militares. Amou, matou, foi traído, torturado, exilou-se. Esta é uma história portuguesa situada para além de ideologias e interesses, do politicamente correcto e dos disparates radicais. E há tantas por contar…

Quatro Flagelos que Ameaçam Portugal Corrupção - Violência doméstica - Terrorismo - Pandemia de Tiago Gonçalves da Silva

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: Portugal é um dos países mais seguros e pacíficos do mundo, mas não deixa, por isso, de ser assolado por flagelos que o ameaçam, pondo em risco a segurança e o desenvolvimento do país: a corrupção, a violência doméstica, o terrorismo e as epidemias, agora a covid-19.

O autor, major da GNR, propõe uma acção imediata e preventiva para estes quatro flagelos:

- A corrupção generalizada, que mina as organizações e ameaça a democracia, e a importância da aprovação da delação premiada e da protecção de denunciantes no sistema jurídico português. De Rui Pinto aos paióis de Tancos, o autor esclarece alguns dos acontecimentos mais mediáticos.

- A violência doméstica é um triste retrato de uma política de negligência para com as vítimas, que não vêem asseguradas as condições necessárias para se libertarem de uma situação opressora. O que podemos fazer para inverter esta situação?

- O terrorismo de inspiração islâmica, que, aparecendo sob a forma de ondas de ataques, gera um período de acalmia que propicia o esquecimento do fenómeno e um relaxamento de que resulta o ambiente ideal para novas investidas.

- A mais recente ameaça é a covid-19. Como enfrentar esta e futuras pandemias?

Defender o Futuro Manual para o cidadão consciente de Leila Teixeira

Editor: Livros Horizonte

Sinopse: O estilo de vida atual das sociedades ocidentais está a levar o planeta a um estado de rutura: quanto mais extraímos, produzimos e consumimos, mais frágil se torna e mais comprometido fica o nosso futuro - assim como o das próximas gerações. Todos temos direito a viver num planeta saudável e com um ambiente sadio, assim como o dever de o proteger e de lutar para que isso aconteça. Diminuir o consumo e tentar viver com o mínimo desperdício possível são duas das coisas que pode começar a fazer já hoje, mas será que bastam? Ao longo das páginas deste livro vai ficar a conhecer os principais problemas de cariz ambiental da atualidade, e perceber que, para conseguirmos viver em comunhão com o planeta, precisamos de alterar de forma estrutural o nosso modo de estar na vida - mas não deixe que isso o assuste. Em Defender o Futuro - Manual para o Cidadão Consciente vai encontrar dicas simples e práticas que o irão ajudar a adotar novas mudanças e comportamentos rumo a um mundo mais sustentável, para que também possa ser um herói pelo planeta. Mas, mais que mostrar os problemas, é um livro que apresenta soluções e que o guia pelos caminhos a seguir. Afinal, está do seu lado dar o primeiro passo. Aceita o desafio?

Literatura e Orientalismo Cartas de Escritores Portugueses a Angelo de Gubernatis (1877-1906) de Filipa Lowndes Vicente e Ana Rita Amaral

Editor: Tinta da China

Sinopse: A correspondência inédita entre os mais relevantes escritores portugueses da segunda metade do século XIX e o intelectual italiano Angelo de Gubernatis, em torno de um tema intemporal: afinal, quem merece ficar na história da literatura?

Angelo de Gubernatis (1840-1913) é uma figura cimeira da história intelectual, cultural e política italiana da segunda metade do século XIX. Entre a sua correspondência, preservada na Biblioteca Nacional de Florença, encontram-se cartas de alguns dos mais relevantes intelectuais portugueses deste período, como Oliveira Martins, Teófilo Braga, Antero de Quental, Sampaio Bruno, Vasconcelos Abreu e Cândido de Figueiredo. Inéditas até hoje em todo o mundo, nelas se fala de livros ou de «latinidade», faz-se comentário político ou pura má-língua, e persegue-se sempre a ideia de cânone.

Com ensaios introdutórios de Rui Ramos e das editoras, Filipa Lowndes Vicente e Ana Rita Amaral.

Alexandre - O Raposinho N.º 4 Um dia na quinta de Aline de Pétigny; Ilustração: Estelle Maddedu

Editor: Edições Asa

Sinopse: Há quanto tempo o Alexandre e os seus companheiros de aventuras ansiavam por este dia!

O Avô Veado organizou um passeio até à quinta de uma ovelha sua amiga, quinta essa que ele diz ser mágica.

Curiosos e interessados, os visitantes vivem um dia para lá de mágico!

O Diário de Tita de Laura Esquível

Editor: Edições Asa

Sinopse: Todas nós, cozinheiras, sabemos que dentro das panelas acontecem coisas maravilhosas. Há amor. Há união. Há fogo. Há paixão. Tudo se dissolve. Tudo se mistura. Tudo se transforma. E é isso que eu ofereço a Pedro todas as manhãs. O meu amor transformado em cheiro, em sabor, em calor. Quem diz que isso não é fazer amor?

Tita de la Garza cumpre a tradição do seu país e dedica a sua vida a cuidar da mãe. No seu rosto, sempre um sorriso. No coração, uma mágoa profunda que apenas o seu diário conhece…

Nas páginas gastas deste caderno, Tita revela a sua alma. De receitas a recordações, desenhos a fotografias, amores torturados a infidelidades, é neste local sagrado que Tita partilha os segredos do seu coração.

Um livro íntimo que acompanha todos os passos da família De la Garza - e em que Laura Esquivel nos mostra os mágicos e secretos fios com que se teceu a trama de Como Água para Chocolate, a maravilhosa história que encantou o mundo.

O Drama do Plástico & Outras Ameaças Ambientais de Hannah Wilson

Editor: Edições Asa

Sinopse: O mundo está a ficar cheio de lixo e isso está a fazer mal ao nosso planeta!

Afinal, o que é que acontece àquilo que deitas ao lixo?
Para onde vão esses despejos e de que forma é que eles afetam o mundo que te rodeia?

Este livro dá-te essas e outras respostas!
Está recheado de dicas úteis que te explicam como podes reutilizar materiais como o plástico, o vidro, o papel e o metal.
Inclui ainda várias ideias práticas para a reciclagem de diferentes artigos lá em casa.

Nos Sonhos Começam as Responsabilidades de Delmore Schwartz

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: Nos Sonhos Começam as Responsabilidades é uma obra-prima da literatura americana. Uma avaliação confirmada pelos leitores em todo o mundo, mas também por grandes escritores como Vladimir Nabokov, T. S. Eliot ou Saul Bellow.

Um adolescente, cujo nome nunca saberemos, assiste à projecção de um filme mudo num velho cinema de Nova Iorque. Para seu espanto e agitação, as imagens que desfilam na tela são as do romance dos seus próprios pais.
Tal como o protagonista, Delmore Schwartz tinha 21 anos quando escreveu esta história. Nascido em Brooklyn, Delmore foi, acima de tudo, um retratista de Nova Iorque e dos jovens heróis à descoberta do seu mundo. Este livro é uma ode nostálgica à cidade que nunca dorme. A mais bela, alucinatória e comovente que alguma vez terá sido escrita.

Ms. Marvel - Volume 4 Os últimos dias de G. Willow Wilson e Adrian Alphona

Editor: G. Floy Studio

Sinopse: A heroína convidada que todos esperavam: Capitã Marvel e Ms. Marvel Enfrentam o fim do mundo lado a lado!

Desde o momento em que ganhou os seus poderes e envergou o seu fato, Kamala tem sido permanentemente confrontada com os mais variados desafios. Mas nada a preparou para isto: o colapso do universo Marvel.

Felizmente, pode contar com a ajuda de Carol Capitã Marvel Danvers! Mas entre juntar-se à sua heroína de sempre para salvar o seu irmão, e tentar impedir que a cidade caia no caos, Kamala mal tem tempo de se dar conta que o mundo se está a desmoronar à sua volta. Mas vai perceber, e terá de decidir: quando o mundo está a acabar, vale a pena continuar a lutar? Kamala sabe a resposta. Vamos a isto, Nova Jérsia!

Reúne os comics Ms. Marvel (2014) #16-19, escritos por G. Willow Wilson e desenhados por Adrian Alphona, e materiais retirados de Spider-Man (2008) #7 e 8.

O Livro da Sabedoria de Kahlil Gibran

Editor: Albatroz

Sinopse: «Seria mais sábio falar menos de Deus,
que não podemos entender, e mais uns dos outros,
que podemos compreender.»

Kahlil Gibran, um dos mais célebres autores do mundo, partilha neste livro a sabedoria simples para uma vida feliz e gratificante.

O quotidiano oferece-nos muitas oportunidades para aprendermos com os erros, só precisamos de saber transformar essas experiências em crescimento pessoal. Com uma escrita profundamente sensível, Gibran oferece respostas para as grandes perguntas que inquietam o ser humano. Saber viver em comunidade e saber tirar partido da solidão e do contacto com a Natureza são dois dos grandes segredos.

Um livro que encanta, informa e nos inspira a seguir por um caminho espiritual autêntico.

Panda - Adeus, Fraldas! Livro de histórias

Editor: Zero a Oito

Sinopse: O Panda vai apresentar-te o Manuel e a Maria, dois irmãos muito amigos e muito parecidos!
Só que o Manuel já é crescido e não quer usar fralda.

Com a ajuda do Panda, o Manuel vai aprender a usar o bacio e a dizer adeus às suas fraldas para sempre!

Vem aprender a fazer o mesmo com o teu amigo Panda!

Tonalidades da Literatura Transmontana de Norberto Veiga

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: Simulando o próprio processo criativo «com a mestria com que os pintores da época áurea retratavam a realeza», Norberto Veiga apresenta dezasseis ensaios sobre literatura e cultura, que são, em si mesmos, uma pujante obra literária. Da poesia à narrativa, do drama aos ritos, são analisadas obras de autores transmontanos como A. M. Pires Cabral, Ernesto Rodrigues, Fernando de Castro Branco, José Mário Leite, Carlos d’Abreu, Francisco José Lopes, Fernando Mascarenhas ou António Sá Gué.
O lugar de honra é reservado à poesia, «a única que se pode levantar contra as subtis formas de usurpação da liberdade do Homem», mas o autor não esquece os restantes géneros literários, abrindo o apetite a quem ainda não conhece as obras aqui retratadas e permitindo novas leituras a quem já as saboreou.

E Se Fosses Tu? de Tristão de Andrade

Editor: Matéria Prima

Sinopse: Nada é mais forte do que o amor. Seja o que está vivo, o que já passou, o que se idealiza ou o que nunca se chegou a ter.

Este é um livro que fala de amor, com histórias que ilustram a busca de um homem pela mulher dos seus sonhos, alguém que não conhece mas vai encontrando em todas aquelas com quem se relaciona.

Pedaços de quotidiano e de vida, contos de esperança, de encontro e de desilusão. São páginas repletas da possibilidade e da vontade de acreditar e viver um amor.

cardapio.pt @ 17-6-2020 19:01:42


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros