Novidades Livros (17 a 23 de setembro de 2020)

cardapio.pt @ 16-9-2020 19:24:18

"Diz lá, Beatriz - Isto não é um Manual de Instruções para Ser Humano" de Rita Fatela

Editor: Influência

Sinopse: Quem nunca quis, a dada altura, ter nascido com um manual como aqueles que vêm com os telemóveis, cheio de regras ilustradas nos mais diversos idiomas e uma panóplia de botões com funções claras e previsíveis?


Quem nunca quis prolongar eternamente um dia bom, ou impedir que um dia mau acontecesse de todo? Quem nunca se sentiu sozinha nas curvas e contracurvas da vida?

Este livro não é um manual de instruções para seres humanos, até porque isso é coisa que não existe, mas é um livro com um propósito infinitamente mais bonito: permitir-te sentir, pensar e, sobretudo, perceber que, sejas quem fores, estejas onde estiveres, não estás sozinha.

Inspira-te e desafia-te, sempre que precisares.

Primeiro livro da psicóloga Rita Fatela, criadora da página de Instagram Diz lá, Beatriz, que fala sobre saúde mental de uma forma descontraída e acessível.

"O Regresso" de Nicholas Sparks

Editor: Edições Asa

Sinopse: 
Trevor Benson não planeava voltar a New Bern, na Carolina do Norte. Mas quando uma explosão perto do hospital onde trabalha no Afeganistão o deixa com ferimentos devastadores, a velha casa que herdou do avô parece um bom lugar para recuperar.

Decidido a regressar à faculdade de Medicina, Trevor não está minimamente disponível para amar… mas o primeiro encontro com Natalie abala as suas convicções. A ligação entre ambos é impossível de ignorar, mesmo que Natalie se esforce por manter uma distância inexplicável.

Igualmente difícil de compreender é Callie, a adolescente solitária que mantinha com o avô de Trevor uma profunda relação de amizade. Trevor espera que a jovem o ajude a desvendar o mistério que paira sobre a misteriosa morte do avô, mas com pouco sucesso… até que a verdadeira natureza do passado de Callie ameaça ser revelada, deixando Trevor perante um segredo que nunca poderia ter antecipado.

Na sua missão para decifrar os segredos de Natalie e de Callie, Trevor irá descobrir o verdadeiro significado do amor e do perdão… e que na vida, para seguir em frente, temos muitas vezes de voltar atrás.

"A Faca" de Jo Nesbø

Editor:  Dom Quixote

Sinopse: Harry Hole está em maus lençóis. Rakel, a única mulher que algum dia amou, deixou-o de vez. A Polícia de Oslo ofereceu-lhe uma nova oportunidade, mas para resolver casos menores, quando na realidade o que ele pretendia era investigar Svein Finne, o violador e assassino em série que, em tempos, pusera atrás das grades. E agora, Finne está livre depois de mais de uma década na prisão, e Harry determinado a investigar todas as suspeitas que continuam a recair sobre ele.


Mas nada lhe corre como gostaria e a cada dia que passa só vê piorar a sua situação. Quando, depois de uma noite de embriaguez total, Harry acorda de manhã completamente desmemoriado e com sangue nas mãos, percebe que algo de estranho se passou. Porém, o que nessa altura Harry ainda não sabe, é que acordou apenas para viver o pior pesadelo de toda a sua vida.

Em A Faca, Jo Nesbø faz-nos entrar numa montanha-russa de emoções em que o medo, o suspense, a morte, a vingança, mas também a força redentora do amor, se entrelaçam para nos deixar arrepiados da primeira à última página.

"Balada para Sophie" de Filipe Melo e Juan Cavia

Editor: Assírio & Alvim

Sinopse: Cressy-la-Valoise, 1933


Dois jovens pianistas, nascidos numa pequena vila francesa, cruzam-se num concurso local. Julien Dubois, o herdeiro privilegiado de uma família rica, e François Samson, o invisível filho do responsável pela limpeza do teatro. Nessa noite, um deles venceu.
Cressy-la-Valoise, 1997

Uma enorme mansão é abalada pela inesperada visita de uma jornalista. Numa nuvem de cigarros e memórias, algures entre a realidade e a fantasia, Julien vai compondo, como numa partitura, uma história sobre o preço do sucesso, rivalidade, redenção e pianos voadores. Afinal, algum deles alguma vez terá vencido? E haverá ainda alguma música por tocar?

"O Bebé de Auschwitz" de Lily Graham

Editor: TopSeller

Sinopse: Mais de 700 bebés nasceram em Auschwitz.

Muito poucos sobreviveram.
Este livro conta a história de um deles.

Em 1942, Eva Adami embarca num comboio com destino a Auschwitz. Apesar das condições hediondas, ela só pensa em reencontrar o marido, Michal, enviado para aquele campo de concentração seis meses antes. Quando chega ao destino, a dura realidade do campo abate-se sobre ela, e Eva encontra apenas algum consolo na amizade que faz com Sofi e, sua companheira de beliche.

À medida que os dias avançam, as duas mulheres conhecem as esperanças uma da outra, unindo-se para sobreviverem nas mais desumanas circunstâncias. Eva quer encontrar Michal vivo naquele lugar implacável. Sofie sonha reunir-se com o filho, Tomas, do qual perdeu o rasto. Contra todas as leis de Auschwitz, Sofie consegue um encontro entre Eva e Michal. Mas isso obrigá-la-á a aproximar-se do inimigo…

Quando Eva descobre que está grávida, coloca a vida de ambas as mulheres em risco. As duas prometem proteger os filhos uma da outra, caso o pior venha a acontecer. Mas num campo de extermínio onde sobreviver a cada dia é, em si, um prodígio, como proteger o milagre da vida?

Uma narrativa comovente de sobrevivência passada num dos lugares mais cruéis da história da humanidade.

Romance para o público interessado pela temática do Holocausto, em particular histórias reais passadas no campo de concentração de Auschwitz, inspirado na extraordinária história verídica de uma mulher judia que, em dezembro de 1944, deu à luz uma bebé prematura num beliche do campo C de Auschwitz.

"A Melhor Coisa que me Aconteceu - A Pior Coisa Que Me Aconteceu Foi" de Luís Fernando

Editor: Contraponto Editores

Sinopse: Pode um acontecimento altamente traumático ser o ponto de partida para uma vida mais bem-sucedida e feliz?


Neste livro, a palavra-chave é ressignificação. A partir de um caso real, o coach Luís Fernando narra uma história que mostra a importância da modificação de significados para o alcançar do sucesso e a concretização dos sonhos.
Todos nos debatemos com acontecimentos passados cuja revisitação pode ser dolorosa. Essas marcas condicionam-nos e limitam o nosso potencial. Por isso, aprendermos a transformar os significados que atribuímos a eventos do passado pode alterar por completo toda a nossa atitude no presente, modificando os nossos resultados e a nossa vida, revolucionando o nosso futuro.
Por outro lado, muitos dos episódios aos quais é importante atribuir novos significados estão, de algum modo, ligados à nossa família. Tal quer dizer que, ao procedermos à ressignificação desses acontecimentos, estaremos também a melhorar as nossas relações familiares – e elas são absolutamente imprescindíveis para uma felicidade plena.
A Melhor Coisa Que Me Aconteceu demonstra que, trabalhando-nos a nós próprios, podemos ir ao encontro dos nossos sonhos. E, para isso, basta abrir caminho, alterando a interpretação que fazemos de acontecimentos passados e melhorando, emocional e espiritualmente, a relação com a nossa família. Porque, muitas vezes, a pior coisa que nos aconteceu pode vir a revelar-se a melhor coisa que nos aconteceu.

"Estados Desunidos da América - A ascensão do Populismo" de Oliver Stone e Peter Kuznick

Editor: Vogais

Sinopse: Escrito em co-autoria pelo aclamado realizador Oliver Stone.


De acordo com o Relógio do Juízo Final, um contador simbólico que reflete a perigosidade do mundo, mantido pelo Bulletin of the Atomic Scientists, nos últimos anos estivemos mais perto de um Armagedão nuclear do que durante toda a Guerra Fria. Vivemos tempos históricos e disso não restam dúvidas. Como se ergueu o impensável em que agora vivemos? A resposta poderá ser encontrada nas transformações a nível mundial que ocorreram entre os anos de 2012 e 2018, e que tiveram os Estados (des)Unidos da América como ator principal.

Da autoria de Oliver Stone e Peter Kuznick, este livro relata-nos esse período da vida do país, com foco na sua política externa, nas relações com os diferentes países do Médio Oriente e nas tensões mais evidentes com a China, a Coreia do Norte e a Rússia.

Relatando o fim da era Obama e a ascensão de Trump, esta obra traz-nos um melhor entendimento de como o populismo se tornou o cerne da atual vida política. Mesmo que muitas vezes sejam referidos factos que se podem confundir com ficção, este é um livro que nos relata a dura realidade que foi (e é) percorrer o caminho para o momento que agora se vive.

«Andávamos às voltas, para a frente e para trás. E então apaixonámo-nos, OK? Não, a sério. Ele escreveu-me cartas muito bonitas, e são ótimas cartas. Apaixonámo-nos.» - Declarações de Donald Trump em setembro de 2018, referindo-se ao líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

A continuação e conclusão do monumental trabalho iniciado pelo historiador e pelo cineasta, que resultou no livro História Não Contada dos Estados Unidos, publicado pela Vogais, e num documentário com dez episódios.

"Hoje, Nada - Today, Nothing" de Daniel Blaufuks

Editor: Tinta da China

Sinopse: Hoje, Nada é o catálogo bilingue da exposição homónima de Daniel Blaufuks, que esteve patente na Galeria Pavilhão Branco, entre Setembro e Novembro de 2019. Um livro que reúne vistas de exposição e textos de Tobi Maier (director das Galerias Municipais), de Sérgio Mah (curador), do artista plástico Rui Chafes, e do escritor João Miguel Fernandes Jorge.

"The Promised Neverland N.º 5 - Evasão" de Kaiu Shirai; Ilustração: Posuka Demizu

Editor: Devir

Sinopse: Emma e Ray criam uma manobra de diversão para esconder a fuga de todas as crianças da Casa de Grace Field, mas a mãe não desiste.


Com um exército de demónios à sua espera, a que sacrifícios será Emma obrigada para conseguirem fugir do orfanato?

"Fim de Turno" (Livro de Bolso) de Stephen King

Editor: 11 X 17

Sinopse: Bill Hodges, que agora gere uma agência com a colega Holly Gibney, fica intrigado com a letra Z escrita a marcador na cena de um crime para a qual são chamados.

À medida que se vão acumulando casos idênticos, Hodges fica espantado ao perceber que as pistas apontam para Brady Hartsfield, o célebre «assassino do Mercedes» que eles ajudaram a condenar. Não devia ser possível: Brady estava confinado a um quarto de hospital num estado aparentemente vegetativo.

Mas Brady Hartsfield tem novos poderes letais, e planeia uma vingança, não só contra Hodges e os seus amigos, mas contra a cidade inteira.
O relógio bate de formas inesperadas…

"Saberes do Passado - Receitas de higiene, beleza e limpeza doméstica para toda a família" de Claudia Costa e Tiago Lucena

Editor: Edições Chá das Cinco

Sinopse: Como complemento ao livro A Senhora do Monte - O regresso à tradição e a uma vida mais natural, os autores do blogue A Senhora do Monte trazem Saberes do Passado, uma proposta de receitas naturais para cuidados de higiene pessoal, limpeza doméstica, dicas para crianças e até receitas para os filhos de quatro patas. São mais de 120 receitas para todos os gostos, perfeitas para quem procura uma vida mais sustentável e natural. Fáceis de fazer, económicas e ecológicas, cobrem todas as necessidades do dia-a-dia de uma família:


• gel para o cabelo com sementes de linhaça
• desodorizantes
• toalhitas reutilizáveis ou descartáveis
• creme para assaduras de bebés
• detergente de loiça sólido
• champô e spray antipulgas para os seus animais de estimação
• acendalhas ecológicas
• e muito mais…

Utilizando produtos caseiros que, provavelmente, já se encontram na sua despensa. Vamos recuperar os melhores saberes do passado?

"Tyll. O Rei, o Cozinheiro e o Bobo" de Daniel Kehlmann

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Na Alemanha do séc. XVII, numa aldeia como qualquer outra, em cima de uma corda esticada entre duas árvores, um rapaz esquelético mantém-se em equilíbrio. Treina. Treina perto do moinho, treina junto aos ferreiros; treina à noite na floresta, onde a Fria sussurra e os duendes vagueiam. Quando partir, nunca mais será o mesmo.


Evitará as aldeias que são como quaisquer outras. Nas minas, enfrentará a morte. No campo de batalha, será mais rápido do que as balas de canhão. Nos tribunais, enganará os chefes de Estado. Na sua caminhada enquanto saltimbanco, irá enfrentar uma guerra sem fim que mergulha num manto sombrio o Rei do Inverno, a Boémia e os principais exércitos europeus. Entre nobres gordos, caçadores de bruxas e rainhas intrigantes, a dança de Tyll revelará a loucura dos reis e a sabedoria dos tolos numa história sobre a devastação da guerra e a decisão tomada por um artista sedutor de nunca morrer.

Pautado por um humor e humanidade tocantes, Daniel Kehlmann retira essa lenda do folclore medieval alemão e entra no palco da Guerra dos Trinta Anos. Quando os cidadãos se tornam as marionetes da política, Tyll, na sua graça demoníaca e sede de liberdade, é o próprio espírito de rebelião - uma rolha na água, uma gargalhada na escuridão, um herói para todos os tempos.

Um romance monumental sobre Tyll, um dos loucos mais ilustres da tradição literária europeia, numa invulgar fusão entre a ficção histórica, o picaresco e o realismo mágico que levam alguns a comparar Daniel Kehlmann a Umberto Eco, posicionando-o como um dos grandes embaixadores da literatura em língua alemã dos nosso dias.

"Agenda Literária 2021" de Helena Vasconcelos

Editor: Quetzal Editores

Sinopse: Descubra o que escreveu Malcolm Lowry no seu próprio epitáfio; como morreu Christopher Marlowe; o que fez Lord Byron pela Grécia e o que fizeram os gregos com o coração dele; quem foi a primeira mulher a ganhar o prémio Pulitzer; que escritor inglês fez a cobertura da coroação de Heile Selassie na Abissínia; o que disse e bebeu Tchékhov antes de morrer; quem foi o último escritor feliz.


Estas e centenas de outras histórias para engrandecer e iluminar os seus dias.
Todos conhecemos o prazer de descobrir (ou de nos lembrarmos de) um autor, um livro, uma história, um verso, uma frase, um episódio, um mexerico, uma efeméride. Nesta agenda, poderá ter esse prazer todos os dias, sempre no extraordinário mundo dos livros e da literatura. Autores e suas personagens, livros publicados e livros inventados, paisagens reais e imaginárias. Factos e ficções vão equivaler-se em relevância e destaque ao longo de todo o ano.

Com um pequeno texto diário, um texto de destaque por mês e muitas citações, esta agenda cumpre todas as funcionalidades práticas de uma boa agenda, acrescentando-lhes informação sempre variada e interessante. Em 2021 com novos conteúdos e novas cores.

"O Bando das Cavernas - Heróis do Mundo N.º 6 - O Segredo do Totem! Os Apaches" de Nuno Caravela

Editor: Booksmile

Sinopse: Olá! Somos um grupo de amigos muito especial que, juntamente com o nosso bando rival, vive aventuras e peripécias vindas dos confins do tempo. Nesta coleção, a professora de História desafiou- -nos a fazer uma série de filmes pré-históricos com o tema: Heróis do Mundo. Claro que não vão faltar as trapalhadas e gargalhadas do costume. Por isso, já sabes como é: diverte-te a aprender e… junta-te ao Bando!

br> Gerónimo, o mais famoso dos índios norte-americanos, tornou-se um símbolo da cultura indígena pela sua coragem, bravura e sentido de honra. Para descobrir o segredo do misterioso Totem que certa noite surgiu no seu acampamento, o lendário chefe Apache e os amigos Cochise, Mangas Coloradas, Pocahontas, Urso Espírito e S. Pidy Gonzales deram início a uma aventura de gargalhadas épicas. Junta-te a eles, grita: Gerónimoooooo… e aprende com o Bando!
Nota para pais e educadores!
Esta aventura pode ser hilariante, mas todos os conteúdos foram revistos e aprovados por uma professora de História. Aprender também é divertido!

"Introdução ao Pensamento Matemático" de Keith Devlin

Editor: Gradiva

Sinopse: «Este é um pequeno-grande manual introdutório ao prazer de pensar matematicamente.»

Jorge Nuno Silva, prof. de Matemática da Universidade de Lisboa e membro do seu Centro de História das Ciências

«O público-alvo deste livro são os alunos dos anos terminais do ensino secundário e dos cursos pré-universitários e politécnicos de introdução às matemáticas, os chamados cursos de transição. Distingo três características singulares da obra: a parte relacionada com o rigor (ou precisão) da linguagem e alguns aspectos da lógica elementar; a explanação acessível mas rigorosa dos conceitos lógicos básicos (conectivos e quantificadores), com destaque para a distinção entre a implicação causal e a implicação material; uma breve introdução a alguns métodos de prova mais comuns, exemplificados com resultados simples e muito claros. O livro não é só para ajudar os instrutores a preparar as suas aulas dos cursos de transição. É para ser estudado persistente e intensamente pelos alunos de transição. Além disso, pela sua natureza e concepção, pode constituir um instrumento cultural útil para outros públicos cuja formação matemática não ultrapassou os anos terminais do secundário. »
A. J. Franco de Oliveira «Os matemáticos, cientistas e engenheiros precisam de «fazer matemática». Mas, para a vida no séc. XXI, toda a gente beneficia em certa medida de ser capaz de pensar matematicamente. (O pensamento matemático inclui o pensamento lógico e analítico, bem como o raciocínio quantitativo, todos eles constituindo aptidões cruciais). É por isso que tentei tornar este livro acessível a qualquer pessoa que quer ou precisa estender e melhorar as suas aptidões de pensamento analítico. [...] O objectivo principal deste livro, como de todos os livros de «transição» e dos «cursos de transição», é ajudar a aprender como se deve abordar um problema novo, que não se encaixe perfeitamente em qualquer modelo já familiar. Tudo se resume a aprender a pensar (sobre um dado problema).»
Keith Devlin

"Alamedas Escuras" de Ivan Búnin

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Alamedas Escuras é um conjunto de contos delicadamente poéticos sobre o amor. Histórias que retratam pequenas epifanias, instantes fugazes marcados pelo prazer sensual da existência e a fragilidade da vida.


Em cada uma delas é-nos contado um episódio da vida de uma personagem completamente diferente e, em todas elas, os heróis de Búnin veem o seu amor testado pelo drama da separação, provocada pela loucura, a guerra, a morte ou, simplesmente, pela ambição pessoal e os acasos da vida.

Em Alamedas Escuras encontramos também a angústia pelo tempo perdido, a dor pelo destino da Rússia, o peso da memória, a beleza dos sentimentos e os recantos mais obscuros da alma humana, que colocam obstáculos à luta pelo que é bom e amado.

"Pontuação em Português - Guia prático para escrever melhor" de Marco Neves

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: Quem nunca hesitou perante uma vírgula? Conheça as regras de uso, as excepções e as ratoeiras dos sinais de pontuação.

Quando usar a vírgula? E o ponto e vírgula?
Quando devemos usar maiúsculas a seguir às reticências?
Qual é a diferença entre o hífen e o travessão?
Quais são as diferentes formas de assinalar o diálogo?
Quais são as regras do uso dos espaços na nossa língua?

Esclareça todas as suas dúvidas de pontuação: escreva melhor! Um livro essencial, com exemplos práticos, sugestões úteis e resposta a mil questões.

Uma vírgula pode fazer toda a diferença!

"Regras de Isolamento" de Djaimilia Pereira de Almeida e Humberto Brito

Editor: Fundação Francisco Manuel dos Santos

Sinopse: Uma escritora e um fotógrafo, um casal, vivem em torno da casa, fechados em casa, durante o estado de emergência. Combinando anotações fotográficas com ficções, ensaios e crónicas, compõem este Regras de isolamento, o registo muito pessoal da passagem desses dias. Reflexão sobre a pandemia, a conjugalidade e a vida fora do centro, este livro é não só um diário do confinamento e da quarentena, mas também uma reflexão existencial. Porque foi composto e escrito «na barca do presente», à procura do que nos ajuda a vivermos o tempo que nos foi destinado. Quem nos ajuda, desde que abrimos os olhos pela primeira vez e, depois, quando estamos frágeis nos nossos abrigos? Quem nos estende e a quem estendemos a mão, quando temos medo, apesar de o céu estar na mesma? Talvez precisemos de uma vida inteira para o perceber.

"Portugal na Era dos Homens Fortes - Democracia e autoritarismo em tempos de Covid" de Bernardo Pires de Lima

Editor: Tinta da China

Sinopse: Este ensaio procura tirar uma fotografia panorâmica ao momento político que vivemos e encontrar um posicionamento para Portugal que maximize os seus atributos de pequeno Estado numa globalização competitiva e o preserve como democracia liberal madura no meio do alastramento populista e autoritário que nos rodeia.


É analítico, opinativo e defende convictamente um modelo de sociedade aberta e de país cosmopolita. Recusa acomodar uma ideia de declínio inexorável das democracias e de ascensão fatal dos nacionalismos. Reconhece o momento-fronteira que atravessamos e as evidentes tentações partidárias por correntes radicais, à direita e à esquerda. Recusa-as frontalmente, favorecendo uma proposta moderada em prol de uma social-democracia contemporânea.

Mas, para que ela saia vencedora, é preciso dizer «presente», defendê-la sem hesitações, quer em Portugal quer nas suas redes de alinhamentos externos. Porque toda a política é internacional.

"Positivo" de Camryn Garrett

Editor: Edições Chá das Cinco

Sinopse: A história inspiradora de uma adolescente seropositiva que tem de enfrentar medos e a aceitação radical de si mesma quando experiencia a paixão e o desejo pela primeira vez.


Simone está a começar do zero numa nova escola e desta vez as coisas serão diferentes. Está a fazer bons amigos e a escrever uma peça para Miles, o rapaz que a faz derreter sempre que o vê. A coisa que menos deseja é que se saiba que ela é seropositiva, porque da última vez... Bem, da última vez as coisas ficaram feias. Manter a sua carga viral sob controlo é fácil, mas preservar o segredo do seu diagnóstico não é tão simples. À medida que Simone e Miles começam a avançar na sua relação - com beijos tímidos a evoluir para algo mais -, ela sente uma inquietação que é mais do que borboletas na barriga.

Ela sabe que tem de lhe contar que é seropositiva, mas está apavorada com a forma como ele poderá reagir. Até que encontra um bilhete anónimo no seu cacifo: Sei que tens VIH. Tens até ao Dia de Ação de Graças para deixar o Miles. Ou toda a gente vai ficar a saber.

O primeiro instinto de Simone é proteger o seu segredo a todo o custo, mas quando vai descobrindo os medos e preconceitos na sua comunidade, começa a perguntar-se se a única forma de os superar não será enfrentando os inimigos de cabeça erguida...

"O Poder dos Mitos" de Joseph Campbell e Bill Moyers

Editor: Lua de Papel

Sinopse: Para o homem primitivo, o mito era a forma de explicar o mundo onde vivia. Essas histórias, comuns a todas as civilizações, atualizaram-se ao longo dos tempos. Hoje, ao vermos A Guerra das Estrelas, estamos a convocar mitologias antigas, que vão da Odisseia à demanda do Rei Artur.


Poucas pessoas no mundo exploraram tão bem esse tesouro de conhecimentos mitológicos como o professor universitário Joseph Campbell. Para ele, ontem como hoje, os mitos conferem um sentido às nossas vidas. Mesmo que sejamos agora técnica e cientificamente evoluídos, a morte atormenta-nos e ansiamos pela imortalidade.

As mitologias continuam a responder a muitos dos nossos anseios, enquadram a nossa cultura, criam elos, reforçam o sentimento de pertença à tribo. Conhecer essas histórias ajuda-nos a compreender o que fomos e somos, quer falemos da mitificada morte de John Kennedy, de Jesus ou de John Lennon.

Obra de referência mundial, reflexo da extraordinária erudição de Joseph Campbell, O Poder dos Mitos proporciona-nos uma viagem pelo tempo e espaço. Passamos pelo Olimpo, reencontramos tradições enraizadas no Budismo, Hinduísmo e Cristianismo, assistimos a um diálogo onde cabe desde a virgindade de Maria aos laços sagrados do casamento. E encontramos a contagiante paixão do autor pelas mitologias, a que chamava o cântico dos deuses.

«Um mito é também uma máscara de Deus, uma metáfora para o que se esconde para lá do mundo visível.»
Bill Moyers, Introdução

"O Físico Prodigioso" de Jorge de Sena

Editor: Livros do Brasil

Sinopse: Foi ao recordar dois episódios do Orto do Esposo, obra moralística portuguesa do início do século xv, que Jorge de Sena se viu tentado a cruzar duas das suas personagens: um físico, médico-bruxo, que sangra o seu corpo para curar os males de outros, e o endemoninhado que sobrevive à vertigem da morte no cadafalso. Contudo, em O Físico Prodigioso, entrelaçam-se muito mais que duas narrações medievais. Nele desenrola-se uma história ungida pelo erotismo e pelos desejos da carne, ainda que epítomes da sagração da liberdade e do amor. Uma novela, como gostava de a apelidar o autor, publicada inicialmente na coletânea Novas Andanças com o Demónio (1966), que viria a ser reeditada individualmente, em 1977. Um livro onde encontramos a força da inconfundível escrita de Jorge de Sena.


"Mrs. Caliban" de Rachel Ingalls

Editor: Cavalo de Ferro

Sinopse:Publicação inédita em Portugal de Rachel Ingalls, uma das vozes mais importantes da literatura norte-americana do séc. XX, com Mrs. Caliban, considerada a sua obra-prima.


Numa pacata cidade dos subúrbios, Dorothy leva uma existência apagada e rotineira, que somente um velho rádio consegue suspender com as suas mensagens consoladoras: não te preocupes, Dorothy, vai tudo correr bem. É também uma notícia de última hora da rádio que lhe dá conta que um monstro aquático anda a monte pela cidade, o mesmo que consegue entrar sorrateiramente na cozinha de Dorothy.

Porém, ela, uma dona de casa demasiado infeliz para pedir um divórcio, abatida por sucessivos lutos e entorpecida por uma resignação pacífica e silenciosa, tem uma visão totalmente distinta do perigoso anfíbio. Diante dos seus olhos, Larry surge como uma criatura bela e terna à qual não hesita em oferecer guarida…

Publicado em 1983, Mrs. Caliban é a obra-prima de Rachel Ingalls, uma das vozes mais importantes da literatura norte-americana, recentemente redescoberta pela crítica internacional. Um romance que explora os temas da solidão, do amor, e as convenções sociais que escondem o mais sombrio e profundo desespero doméstico.

"Big Nate e Companhia" de Lincoln Peirce

Editor: Nuvem de Letras

Sinopse: Francis e Teddy são os melhores amigos de Nate Wright e, como tal, acompanham-no nos bons e nos maus momentos (sendo os maus mais recorrentes).


Conhecem-no como ninguém: a sua desastrosa vida amorosa, a bazófia nos torneios de xadrez e até a sua tentativa falhada de ser um mauzão.

Mas há quem esteja presente na vida de Nate de outras formas. É o caso de Artur, um amável aluno de intercâmbio que agrada a quase toda a gente, e de Gina, a favorita da professora, que merece a nota máxima em ser irritante.

Nate e companhia vivem todo o tipo de peripécias, na escola, no parque de diversões ou na praia. Qualquer que seja o contexto, a diversão é garantida!

"As Minhas Invenções - O Homem que Inventou o século XXI" de Nikola Tesla

Editor: Alma dos Livros

Sinopse: Este livro apresenta a fascinante autobiografia do lendário Nikola Tesla, considerado um dos inventores e cientistas mais importantes da história. Famoso pelas suas contribuições pioneiras para a era da eletrónica, pelo seu conflito ao longo da vida com Thomas Edison e pelo seu comportamento errático, Nikola Tesla foi um visionário e uma das mais brilhantes personalidades de sempre.


Ao longo destas páginas emerge um ser humano peculiar, um cérebro altamente imaginativo e dono de um processo criativo invulgar. Tesla concebeu o sistema de corrente alternada, que possibilitou a transmissão de energia elétrica, e lançou as bases do desenvolvimento da tecnologia moderna — as comunicações sem fios, a robótica, o controlo remoto, o radar, a ciência computacional, a balística, etc.

Desde os seus primeiros anos aos seus primeiros esforços como inventor, passando pelos seus projetos posteriores — a descoberta da bobina, do transformador tesla e a arte da teleautomação —, este é um olhar raro do maior génio da era industrial, que fascinará historiadores, cientistas, inventores e fãs curiosos.

"Ninja - Guia Completo para os Verdadeiros Fãs de Gaming" de Tyler Blevins

Editor: Edições Asa

Sinopse: Tyler Blevins, mais conhecido no mundo online como Ninja, reuniu neste livro um conjunto de dicas para todos os fãs de gaming que queiram tornar-se imbatíveis! Sendo o mais importante e o mais bem-sucedido gamer profissional do mundo, este seu guia inclui tudo o que o próprio Tyler Ninja Blevins gostaria de ter sabido antes de ter enveredado seriamente pela vida de gamer.


Os videojogos vão e vêm, mas as lições do Ninja são intemporais e universais. Se as seguires saberás sempre qual a melhor solução para qualquer situação de jogo, independentemente de se tratar de um jogo que já dominas ou de um que tenha sido acabado de lançar. E, quem sabe, um dia poderás até ser capaz de derrotar o próprio Ninja! Como ele mesmo diz: está nas tuas mãos.

"«Virar Travesti» - Trajetórias de vida, prostituição e vulnerabilidade social" de Nélson Alves Ramalho

Editor: Tinta da China

Sinopse: As travestis trabalhadoras do sexo são representadas no imaginário social como «aberrações»: pessoas «doentes», com personalidade instável, sexualmente «promíscuas», «violentas», que frequentemente se encontram envolvidas em roubos e drogas. São, no fundo, pessoas a evitar. A difusão reiterada destes discursos, produzidos na sua maioria a partir de um contacto superficial com a realidade das travestis, tem tido um efeito profundamente estigmatizador, incitando ao ódio, promovendo um clima de violência socialmente aceite, empurrando-as para territórios periféricos, marginais e ligados ao submundo. Tentando contrariar esta tendência, ao longo de cinco anos, Nélson Alves Ramalho mergulhou no mundo da prostituição travesti para compreender as suas trajectórias pessoais, a sua identidade, os seus modos de vida e os processos de exclusão social a que diariamente estão sujeitas.

"Libertação" de Imogen Kealey

Editor: Editorial Planeta

Sinopse: Para os Aliados, uma destemida combatente pela liberdade. Uma superespia, uma mulher apaixonada, muito à frente do seu tempo. Para os nazis, uma sombra, a pessoa mais procurada do mundo. Para a história ficou uma lenda.


Ao início, Nancy Wake era apenas uma jovem que vivia em Marselha, casada com Henri Fiocca, o grande amor da sua vida. Mas, quando França cai aos pés da Alemanha, a sua vida muda para sempre. Nancy Wake passa a ser conhecida como Rato Branco, alcunha dada pela Gestapo àquele que consideravam o membro da Resistência mais difícil de capturar. Sobre a sua cabeça um prémio de cinco milhões de francos.
Quando o marido é preso por traição e torturado pelos nazis, Nancy decide fugir para Inglaterra e junta-se ao Special Operations Executive (SOE). O seu objetivo é salvar o homem que ama, lutar contra a injustiça e o horror e mudar definitivamente o rumo da guerra. É largada de paraquedas em Auvergne e, num mundo de homens, vê-se obrigada a lutar pelo respeito de alguns dos mais duros combatentes da Resistência francesa. Enquanto ela e os seus maquisards enfrentam os nazis, cada uma das ações que levam a cabo torna mais próximo o fim da guerra, mas ao mesmo tempo agrava a situação de perigo em que o marido de Nancy se encontra.
Libertação é um extraordinário romance que faz renascer uma das mais fascinantes e ignoradas heroínas da Segunda Guerra Mundial, com toda a sua força, tenacidade e complexidade. Esta é a história de uma das mulheres mais condecoradas da guerra, contada como nunca antes.

"O Caminho do Homem Superior" de David Deida

Editor: Nascente

Sinopse: O clássico do desenvolvimento pessoal para homens.


O guia definitivo para dominar os desafios colocados pelas mulheres, pelo trabalho e pelo desejo sexual.

Qual é o seu verdadeiro propósito na vida?
O que querem realmente as mulheres?
O que é um bom amante?
Estas são algumas das perguntas com que certamente já se deparou, mas talvez não tenha tido a sorte de encontrar uma resposta.

O Caminho do Homem Superior explora os pontos mais importantes na vida de um homem — a carreira, a família, as mulheres, a intimidade, o amor e a espiritualidade — e define-se como um guia para viver uma vida de integridade, autenticidade e liberdade.

As lições apresentadas neste livro explicam o derradeiro desafio, e recompensa, ao homem atual: unir determinação e emoção na mais plena expressão do amor e da consciência.

"O Lobo que Escalou as Montanhas - Livro de Histórias" de Orianne Lallemand

Editor: Zero a Oito

Sinopse: Novo livro da Coleção O Lobo Que... com capa almofada e formato maior.

Uma coleção imperdível, com várias histórias que falam da partilha de sentimentos e convidam a sonhar, através do simples prazer da leitura.

Nesta história o pai da Menina Yeti deixou de lhe responder às cartas mas, como ela partiu o braço, não pode ir procurá-lo. Por isso, o Lobo, como bom amigo que é, aceita a missão de ir em busca dele. Claro que acaba por percorrer meio mundo, escalar montanhas e viver mil e uma aventuras para o encontrar.

Será que vai conseguir?

"Atlas Almirante Reis"

Editor: Tinta da China

Sinopse: A Almirante Reis é uma das mais extensas avenidas da cidade de Lisboa, uma das mais diversas e também uma das menos estudadas.

Sendo uma das principais artérias de ligação entre a cidade da segunda metade do século XX e a Baixa de Lisboa, tratando-se de uma via com características singulares, onde numa única linha de expansão são visíveis as várias épocas do crescimento urbano da capital, faltava fazer este estudo, que abarca toda a sua extensão e densidade.

Este atlas, estruturado em quatro partes que se dividem fisicamente por plantas desdobráveis, constitui um recenseamento dos diversos aspectos (urbanos e urbanísticos) desta icónica Avenida, congregando perspectivas históricas e geográficas, dados inéditos, análise arquitectónica e até, olhando mais à frente, uma abordagem projectual.

"30 Dias - Para Mudar de Vida" de Marc Reklau

Editor: Pergaminho

Sinopse: Alguma vez pensou porque é que certas pessoas conseguem facilmente o que querem, e outras, por muito que se esforcem, não conseguem? Sente-se uma vítima das suas circunstâncias? Está cansado de esperar que a sua vida mude? Descubra como tomar a responsabilidade e o controlo da sua vida - alguns pequenos passos por dia são o suficiente para mudar tudo. Este livro ensina-lhe a criar a vida que quer. É baseado na neurociência, na psicologia positiva e em casos reais, e contém exercícios para criar o ímpeto necessário para construir uma vida mais feliz, saudável e próspera. 30 dias fazem toda a diferença… se se exercitar com consistência e criar novos hábitos!


Este livro não o vai fazer feliz - vai dar-lhe as ferramentas para VOCÊ construir a sua felicidade.

"A Chama de Adrião Blávio" de Joana M. Lopes

Editor: Alêtheia Editores

Sinopse: Adrião Blávio, um solitário vigilante nocturno de um museu de arte, fica misteriosamente paralisado, passando a viver isolado num quarto de hospital. É neste espaço de confinamento que descobre a existência de uma mulher chamada Lázara, vítima da mesma estranha enfermidade. A partir dessa descoberta começa a sonhar e a ouvir a voz dessa mulher, com quem passa a conversar e por quem se apaixona. A expectativa da salvação das garras da doença, os sonhos e planos para um futuro partilhado com Lázara, são as janelas de liberdade que Adrião usa para suportar os seus dias de imobilidade e solidão. Através de memórias fragmentadas e pensamentos dispersos, que aparecem como peças aleatórias de um puzzle, desvenda-se gradualmente quem era este homem, antes da doença.


Por fim, quando a desejada salvação chega, todas as peças dispersas se agrupam, revelando a verdadeira face de Adrião Blávio e até onde pode chegar a chama do seu amor ou o incêndio da sua loucura.

"Sem saída" de Cara Hunter

Editor: Porto Editora

Sinopse: Este é um dos casos mais perturbadores em que o Inspetor Fawley já trabalhou


São férias de Natal e duas crianças acabam de ser retiradas dos destroços de uma casa em chamas no norte de Oxford. O bebé está morto e irmão foi transportado para o hospital onde luta pela vida. Como é que duas crianças tão pequenas são deixadas sozinhas em casa? Onde está a mãe? E porque é que o pai não atende o telefone?
Quando novas provas são descobertas, o pior pesadelo de DI Fawley torna-se realidade.
Porque este incêndio não foi um acidente.
E o assassino ainda anda lá fora.

"O Heterónimo de Pedra" de Henrique Castanheira

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: Da Bósnia e Herzegovina ao Camboja, do Brasil ao Afeganistão, de Moçambique a Macau, são dezenas as viagens retratadas nesta obra vencedora do Prémio Literário UCCLA - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa. Contos, muitas vezes em diálogo com os desenhos do próprio autor, revelam-nos histórias dos mais variados recantos do mundo, numa obra que proporciona múltiplas experiências sinestésicas, pelas descrições exuberantes. Das paisagens urbanas aos locais mais recônditos, são exploradas múltiplas culturas, mas também temas universais como a solidão, a velhice e a morte.

"O Futuro que Escolhermos - Como Sobreviver à Crise Climática" de Christiana Figueres e Tom Rivett-Carnac

Editor: Temas e Debates

Sinopse: Este é um livro para todas as pessoas, adolescentes e adultos, que se sentem impotentes para travar a emergência climática. Esta pode ser a nossa hora final: mas também poderá ser a nossa hora mais bela. É possível resolver a emergência climática, mas temos de agir de imediato.


 «Ao longo da história, a Humanidade tem-se unido para solucionar o que parecia não ter solução. Acreditamos que se dermos as ferramentas certas a um número suficiente de pessoas, o seu otimismo e a sua força inspirarão muitas outras à ação, e conseguiremos vencer este desafio. Nas negociações que conduziram à aprovação unânime do Acordo de Paris, a opção pelo otimismo, depois de anos de fracassos, convenceu 195 países de que era possível um acordo internacional complexo. Passaram cinco anos desde a assinatura do Acordo de Paris e o cumprimento das suas resoluções está em sério risco. Temos de agir agora. A importância do momento que vivemos não tem precedentes. Cada dia é uma oportunidade que não se repete.»

"Culatra - Uma ilha com gente dentro" de Ana Cristina Leonardo

Editor: Fundação Francisco Manuel dos Santos,

Sinopse: O mundo está cada vez mais indiferenciado, mas na ilha da Culatra, ponto habitado mais a sul de Portugal continental, há uma comunidade piscatória que resiste. Humor. Irreverência. Jogo de cintura. Desafio à autoridade. Instinto de sobrevivência. Solidariedade à prova de canhão. Não é sem consequências que e reúnem estas características numa mesma comunidade. De território quase desconhecido à pressão turística, de ilha votada ao abandono a berço de projecto ecológico selecionado pela União Europeia, a Culatra, uma das ilhas-barreira algarvias da Reserva da Ria Formosa, tem vivido transformações significativas e profundas nos últimos anos. Este livro pretende ser um retrato desta ilha, da sua história, das pessoas que a habitam hoje e da sua relação com a Natureza de que, aliás, dependem. Este é um retrato raro do espírito de um lugar, entre a autenticidade e o progresso.

"K-Pop - Uma História de Amor" de Ae-Jung

Editor: TopSeller

Sinopse: O primeiro romance sobre K-Pop a chegar a Portugal!

O fenómeno musical do momento.

Conheceres o teu BIAS e viveres com ele uma intensa história de amor? Nada é impossível no mundo K-Pop!

Quando Alice vai ao concerto dos 7X, a banda de K-Pop mais famosa do momento, não imagina que está prestes a conhecer um dos seus ídolos nos bastidores: o fascinante e popular Heejoon. Também não está à espera de se apaixonar por ele…

Mas os seus olhares cruzam-se, as palavras ficam presas na garganta e a atração é inevitável. Alice não quer que o momento acabe, e a verdade é que a história de ambos está apenas a começar…

Ao ser reconhecida nos bastidores, Alice é convidada pelo produtor dos 7X a acompanhá-los durante a tour pela Coreia do Sul, mas com uma condição: ela terá de fingir ser namorada de Sun, o vocalista principal, e assim abafar os rumores que ameaçam a reputação do cantor. Alice aceita. Desta forma, poderá pagar a universidade e ainda conviver com a sua banda favorita!

Mas pelo meio está Heejoon, que, movido pelos ciúmes, se torna insuportável para Alice. De repente, ela tem de tomar uma importante decisão…

Lutar pelo rapaz por quem esta apaixonada ou deixar que a verdade arruíne o futuro da banda de K-Pop mais famosa do mundo! Omona!

Uma história sobre descobrirmos até onde estamos dispostos a ir para alcançarmos os nossos sonhos.

Eletrizante!
Inesquecível!
Emocionante!
Irresistível!

"Odisseia Magnífica - Uma Volta ao Mundo, com Magalhães e Covid-19" de António Graça de Abreu

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: António Graça de Abreu, um dos poucos sinólogos portugueses, viajante impenitente da China, por cujas cidades e províncias e regiões viajou e conheceu ao longo de 40 anos, começou, em Janeiro de 2020, uma singular jornada marítima, a sua segunda volta ao mundo. Foi a vez de Itália, França, Espanha, Portugal, Cabo Verde, Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Polinésia Francesa, Nova Zelândia, Austrália… A intenção era, de novo, saciar o fulgor do olhar, ir em busca da complexidade dos quotidianos das gentes espalhadas pelos mil recantos do globo, navegando ao sabor de todos os mares, na abertura a horizontes esparramados pela imensidão dos oceanos. E, em silêncio, contemplar a sombra da sua própria sombra.

A navegação teve também a mão e a orientação do périplo de Fernão de Magalhães, há quinhentos anos sulcando quase as mesmas águas. Depois, meio à deriva, durante mais de um mês, pelo Pacífico, pelo Índico, pelo mar Vermelho, pelo Mediterrâneo, ainda e sempre no navio Magnífica, em tempo de pandemia, rasgavam-se os mares em busca de um acolhedor bom porto. Este é o diário de bordo de uma fantástica aventura interrompida pela covid-19.

"Os Intelectuais em Portugal na Idade Média - O retrato das suas maiores figuras, de Santo António a Gil Vicente" de Armando Norte

Editor: A Esfera dos Livros

Sinopse: Na Idade Média, com o aparecimento das primeiras universidades europeias, entre as quais a portuguesa, surgiu uma nova categoria de indivíduos, sem precedentes no tempo.

Distinguiam-se pela elevada formação, pelo estreito contacto com os livros e pelo uso exímio da palavra, oral e escrita.

Numa sociedade em profunda mutação, a sua ampla cultura e conhecimentos em artes liberais, medicina, direito ou teologia tornavam-nos cobiçados pelas autoridades e desejados pelas comunidades.

Foi esse o tempo de Tomás de Aquino e de Dante Alighieri; da redescoberta de Aristóteles e da filosofia escolástica; dos códices com manuscritos em pergaminho e das grandes catedrais; do confronto entre a fé e a razão.
Nessas circunstâncias, também um número significativo de portugueses teve acesso ao mundo da alta cultura. Alguns adquiriram uma invulgar importância intelectual. Foi o caso de Santo António, do papa João XXI, do rei D. Duarte, do cronista Fernão Lopes e do dramaturgo Gil Vicente. É deles, dos seus livros, da sua cultura e da sua época, de que fala este livro. O passado, ao contrário do que se diz, não é um país distante.

"Manipular Darwin - Como a engenharia genética está a transformar o futuro da humanidade" de Jamie Metzl

Editor: Desassossego

Sinopse: Depois de 3,8 mil milhões de anos, a Humanidade está prestes a evoluir segundo novas regras. Com a atual revolução genética, o nosso ADN está a tornar-se tão legível e manipulável como as tecnologias da informação. Porém, à medida que começamos a desvendar o nosso próprio código genético, as escolhas que fazemos atualmente irão marcar a diferença entre testemunhar avanços espetaculares no bem-estar humano… ou entrar numa perigosa corrida às armas genéticas. Bem-vindo aos laboratórios onde os cientistas estão a transformar a ficção científica em realidade.


Caminhamos para um futuro em que as nossas mais profundas crenças, a moral, a religião e a política são desafiadas como nunca, e a essência do que significa ser humano está em jogo. Numa era em que somos capazes de projetar as crianças do futuro, prolongar o tempo de vida, criar vida a partir do zero ou recriar o mundo das plantas e animais, impõe-se a questão: Há limites para a liberdade de manipular a genética?

"Vegetariano Todos os Dias com os Mais Pequenos - Receitas vegetarianas simples para toda a família" de David Frenkel e Luise Vindahl

Editor: Casa das Letras

Sinopse: Tal como a maioria dos pais, David Frenkiel e Luise Vindahl sabem que o caminho para alimentar os filhos nem sempre é o mais linear. Com três filhos, já tiveram a sua quota de greves aos legumes, comida atirada para o chão e tigelas de sopa intocadas. Mas também aprenderam como dar a volta a tudo isso.


Em Vegetariano Todos os Dias Com os Mais Pequenos partilham mais de 70 receitas vegetarianas deliciosas, nutritivas e simples para toda a família, criadas com as crianças em mente.
Quer tenha uma alimentação vegetariana ou pretenda apenas que a sua família coma mais vegetais, este livro oferece bastante inspiração, receitas para jantares, lanches e ideias para lancheiras, sobremesas divertidas e dicas práticas.

Prepare uma dose de Waffles de Espinafres e Queijo Cottage, faça uma Cobra Börek de Abóbora para uma festa (acompanhada por uma cama de erva de salada) ou celebre com um Bolo de aniversário de panquecas. A maioria das receitas inclui opções melhoradas para adultos (como servir com um ovo escalfado, adicionar um molho picante ou juntar mais ervas aromáticas), pelo que não precisará de cozinhar duas refeições diferentes; além de dicas sobre como incluir as crianças na preparação para despertar o seu interesse.

Mais importante, David e Luise gostam de ensinar aos seus filhos que os vegetais nos tornam mais fortes, as sobremesas fazem-nos mais felizes e todos merecem uma boa dose dos dois, como mostram os capítulos deste livro.

"António Variações - Uma Biografia" de Bruno Horta e Helena Soares

Editor: Suma de Letras

Sinopse: Diz-se que António Variações era um artista à frente do seu tempo. Que era talvez demasiado moderno para um Portugal ainda tão cinzento e conservador, um país cujas aldeias perdidas no interior tinham parado no tempo e não tinham espaço para espíritos inquietos como o de António Joaquim Rodrigues Ribeiro. Variações, que assim decidiu chamar-se, fez-se sozinho. E quando conseguiu aquilo que sempre sonhou, quando todos na rua o cumprimentavam, quando a sua música explodiu nas rádios, morreu. Demasiado cedo, dizemos todos. Mas mesmo com pouco tempo de vida e música, deixou-nos a todos um legado único e extraordinário que ainda hoje inspira tantos músicos e artistas portugueses. Este livro é resultado dessa inspiração e também uma homenagem a um homem que nos deu tudo o que tinha para dar.


"Viveu sozinho, à sua maneira, muito incompreendido, se é que ele próprio se compreendeu. Exigente e dono da razão, exótico, louco, apontado, foi até ao fim o mesmo miúdo que chegou a Lisboa sem nada, que falava baixinho e tinha vergonha e por isso desejou tantas vezes regressar à origem: "Adeus que me embora vou/ Vou daqui prà minha terra/ Que eu desta terranão sou."

"Mário Cláudio - A Verdade e a Beleza Continuarão a Existir" de José Jorge Letria

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: Numa longa conversa com José Jorge Letria, Mário Cláudio fala dos livros e da vida, das memórias da infância, dos anos em que estudou Direito em Lisboa e Coimbra, da vivência da Guerra Colonial na Guiné-Bissau e ainda do fascínio suscitado pela estada em Londres, onde estudou Ciências Documentais, e da sua tese sobre o analfabetismo e a relutância à leitura em Portugal.

Recorda a descoberta da pintura, os colegas de adolescência, como Adriano Correia de Oliveira ou Mário de Sottomayor Cardia, e a importância que teve para si a candidatura do general Humberto Delgado à Presidência da República.
Do presente e do futuro, fala do desaparecimento do livro enquanto objecto, do talento de novos autores, como Afonso Reis Cabral, e da necessidade de estarmos atentos ao papel desempenhado por líderes populistas como Donald Trump.

"Deus no Alcorão" de Jack Miles

Editor: Farol

Sinopse: Quem é Alá e o que pede Ele aos que se submetem aos Seus ensinamentos?


Do galardoado autor Jack Miles, chega-nos agora esta obra emblemática que oferece um revelador retrato do Islão, aquela que é a religião com maior crescimento a nível global e a segunda maior em número de fiéis em todo o mundo.

Este livro revela o que há de único em Alá — Deus, para os islâmicos —, os Seus ensinamentos e o Seu temperamento misericordioso, mostrando que, muitas vezes, são infundadas as afirmações proferidas sobre a fé islâmica.

Jack Miles, com a sensibilidade que lhe é caraterística e um domínio prodigioso do assunto, demonstra toda a continuidade espiritual entre a tradição islâmica, o judaísmo e o cristianismo. E consegue também algo a que se propõe: «Venerarmos deste modo o Sagrado Alcorão, enquanto literatura, é uma forma de o abrir, com empatia, a novos leitores.»

Livro com uma linguagem muito clara, cativante tanto para entendidos em questões teístas como para curiosos do tema, de um autor vencedor de um Prémio Pulitzer e internacionalmente reconhecido pelo seu trabalho na área da Religião.


"A Orquestra" de Avalon Nuovo; Ilustração: David Doran

Editor: Fábula

Sinopse: Tendo a orquestra como ponto de partida, este livro é a iniciação perfeita ao mundo da música.


Em bandas sonoras de cortar a respiração ou em emocionantes apresentações ao vivo, a atuação de uma orquestra é, sem dúvida, um espetáculo único.

Vem conhecer alguns dos mais famosos compositores de todos os tempos, os instrumentos que constituem uma orquestra sinfónica e importantes salas de concerto que vale a pena visitar.

Com ilustrações de grande qualidade, num estilo original, elegante e sóbrio, este é o livro ideal para iniciar as crianças no mundo da música.

"Tempo Extra - 10 Lições para um Mundo em envelhecimento" de Camilla Cavendish

Editor: Vogais

Sinopse: De uma jornalista premiada, conselheira do primeiro-ministro britânico David Cameron, uma análise profunda de um dos maiores desafios que a população humana enfrenta atualmente.


O mundo está a passar por uma mudança demográfica dramática. Pela primeira vez na história, o número de pessoas com mais de 65 anos supera o das crianças com menos de 5 anos. Mas os sistemas de saúde e de segurança social não estão a acompanhar esta realidade. Precisamos de ser mais ambiciosos.

É fundamental deixar de pensar que alguém com 60 anos é velho, na reforma antecipada como algo desejável, na demência como inevitável e em boas ideias e energia a virem apenas dos jovens.

Neste livro, a autora embarca numa viagem para ver como diferentes países estão a responder a estes desafios sem precedentes, abrindo um debate sobre como os governos, as empresas, os meios de comunicação e cada um de nós deve lidar com a segunda metade da vida. Longe de serem um fardo, os mais velhos, pela sua experiência e sabedoria, podem contribuir de forma positiva para a resolução de todos os tipos de problemas sociais.

Para tal, é necessária uma mudança radical de mentalidade. Estaremos preparados para dar esse passo?

"O Silêncio da Minha Mãe" de Lauren Westwood

Editor: TopSeller

Sinopse: Regressar a casa não é fácil, principalmente quando tudo aquilo em que acreditávamos parece não ser verdade.


Skye devia ter estado lá na noite em que Ginny caiu dos rochedos, devia ter sido capaz de impedir a morte da irmã, mas falhou, e a sua família não voltou a ser a mesma. Acreditando que a mãe a culpava pelo acidente, Skye abandonou a terra natal, nas Terras Altas escocesas, e quase deixou de falar com a família durante 15 anos. Até ao dia em que recebe um pedido da mãe para regressar, a oportunidade por que tanto esperara para reconstruir a relação entre as duas.

Contudo, assim que chega a casa, percebe que algo não está bem. A mãe mantivera o quarto de Ginny intocado, como se esperasse o regresso da filha a qualquer momento. Como se não bastasse, Skye começa a ouvir rumores sobre a noite em que Ginny morreu. Sempre acreditara que a morte da irmã havia sido um acidente, mas começa a aperceber-se de que nem toda a gente disse a verdade sobre aquela noite fatídica, e que todos parecem ter algo a esconder.

Determinada a descobrir a verdade, Skye começa a desenterrar os segredos ocultos ao longo dos anos e descobre que a teia de mentiras é tão densa que poderá levar à destruição da sua família para sempre.

Uma leitura altamente viciante, com a capacidade de manter a curiosidade do leitor até ao fim, que mereceu a nomeação para Melhor thriller Romântico pela conceituada Romanctic Novelists’ Association.

"À Direita da Revolução - Resistência e Contrarrevolução no PREC (1974-1975)" de Riccardo Marchi

Editor: Objectiva

Sinopse: Entre o 25 de Abril de 1974 e o final de 1975, foram vários os actores políticos que se mobilizaram para influenciar o processo de descolonização em África e travar o avanço do comunismo em Portugal. A presente obra de história política reconstrói o percurso destes actores, civis e militares, alinhados à direita da Revolução de Abril.

Através de fontes escritas e orais, muitas delas até agora inéditas, Riccardo Marchi põe-se em campo para reconstruir e sistematizar uma história da qual pouco se sabe, das suas organizações, dos seus protagonistas, das suas redes, das estratégias desenhadas e das repressões sofridas, tanto à luz do dia como na luta armada clandestina.
À direita da revolução pretende contribuir para o desvelar de uma área política muito debatida mas pouco estudada e, assim, ajudar a compreender um dos períodos mais conturbados, e interessantes, da história contemporânea de Portugal.
Um trabalho de enorme fôlego investigativo e narrativo que lança luz sobre uma série de eventos deixados na penumbra pelo curso da História.

"O Poder Transformador do Jejum" de André Amorim

Editor: Idioteque

Sinopse: Escrito por um médico, Dr. André Amorim, este livro apresenta um método de cura Natural, Milenar e Científico, potenciador da perda de peso, da prevenção de doenças, rejuvenescimento, aumento da vitalidade, combate ao stress e indução de um melhor sono, bem como descanso mental mais profundo, desenvolvimento espiritual, fortalecimento do sistema imunitário e da desintoxicação do organismo.


É um manual que aborda os benefícios do Jejum de uma forma acessível, holística e cientificamente sustentada. Para além da perspetiva médica, o livro é também inovador na medida em que aborda caminhos inexplorados da ciência, conjugando a experiência com resultados mensuráveis e com uma visão mais integrativa da saúde, ou ainda com a espiritualidade, sempre com referência a grandes figuras da história da humanidade que defenderam e aplicaram o Jejum com sucesso.

Como refere o autor do prefácio, Doutor Manuel Pinto Coelho, autor do best-seller "Chegar novo a velho", "traz-nos uma abordagem mais funcional e personalizada do ser humano, virada sobretudo para as causas e só depois para as consequências das maleitas que o afligem. Por tudo isto este livro do meu colega André Amorim é de leitura obrigatória."

"Guia das Super Raparigas" de Aurore Meyer, Myrtille Tournefeuille e Amandine

Editor: Editorial Planeta

Sinopse: Este livro fervilha de ideias e atividades para te tornares mais criativa, desembaraçada e segura:


- sugestões criativas
- histórias de mulheres inspiradoras
- dicas para cuidares melhor de ti
- ideias para jogos e receitas
- desafios de todos os géneros
- conselhos para seres fixe com as tuas amigas e a tua família.

"Pretérito Imperfeito - Histórias do mundo desde o Antigamente até à atualidade" de Nieves Concostrina

Editor: A Esfera dos Livros

Sinopse: Este livro começa no tempo do arco da velha e termina nos nossos dias, passando, como não podia deixar de ser, pelos papas de Avinhão e pela dinastia filipina.


Nestas histórias do mundo poderá descobrir como funcionou o tráfico de relíquias, o que se propuseram fazer as 95 teses de Lutero, qual foi o papel de Ana de Áustria, infanta de Portugal e Espanha, na formação do rei Luís XIV, a invenção do para-raios por Benjamin Franklin e surpreender-se com a pontualidade do filósofo Immanuel Kant.

"Seis Formas de Morrer no Texas" de Marina Perezagua

Editor: Elsinore

Sinopse: China, 1984: o coração de Zhou Hongqing é-lhe retirado ainda em vida, na prisão, para ser enviado para um comprador necessitado nos Estados Unidos. A partir desse dia, filho e neto levarão a cabo a busca desesperada pelo hospedeiro desse coração, para que o possam recuperar e devolver ao seu dono, permitindo assim que o seu espírito possa descansar.


Texas, 2017: Robyn, de 32 anos, está no corredor da morte, à espera do dia da sua execução. Cega, acusada de um homicídio que julga ter cometido, acaba por receber os olhos do seu pai, redescobrindo assim o significado do mundo, de si mesma e da relação que tem com o seu passado.

Através das cartas que as personagens trocam entre si, Seis Formas de Morrer no Texas torna-se tanto um documento, real e contundente, sobre a violenta realidade do sistema penal norte-americano e do submundo do tráfico de órgãos, como uma história ousada e visceral que desafia as regras comuns do romance.

"O Indomável Mackenzie - The Mackenzies & McBrides - Livro 6" de Jennifer Ashley

Editor: TopSeller

Sinopse: Poderá uma dama da alta sociedade depositar o seu destino nas mãos de um homem humilde e indomável?


Depois de o pai de Lady Louisa Scranton ter destruído a sua reputação, ela parece não encontrar outra solução para limpar o nome da família a não ser casar-se. O bispo de Hargate, um homem rico e altamente respeitável, oferece-se para casar com Louisa, mas esta apercebe-se de que Hargate, na verdade, quer chantageá-la de modo a saldar as dívidas que o pai tinha contraído.

Só que, no momento em que o pedido de casamento é feito, o bispo cai morto aos pés dela, vindo a descobrir-se que foi envenenado. Todas as suspeitam recaem sobre Louisa, e ela é acusada de homicídio. O caso chega aos ouvidos do inspetor Lloyd Fellows, filho ilegítimo da família Mackenzie, que trabalha na Scotland Yard.

No passado, ambos trocaram beijos apaixonados, e agora ele promete limpar o nome dela. Fellows está certo de que Louisa é inocente, mas o facto de se sentir cada vez mais apaixonado por ela interfere com a sua missão.

Louisa deposita em Fellows todas as suas esperanças de restaurar a honra da família. Mas poderá ela confiar no filho ilegítimo de um duque?

Autora vencedora do prémio RITA para melhor romance histórico e bestseller internacional do New York Times e USA Today, com mais de cinco milhões de livros vendidos.

"África no Mundo - Livre das Imposturas Identitárias" de Jonuel Gonçalves

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: As teorias das identidades transformaram-se em versões atuais dos velhos discursos discriminatórios. Exacerbam diferenças e separatismos em detrimento das afinidades humanas, servindo projetos ditatoriais. África sofre duplamente os efeitos destes disfarces ideológicos. Internamente vários regimes procuram legitimar políticas de atraso e repressão com apelos «identitários» que inviabilizam a integração africana necessária ao desenvolvimento e inserção justa no mundo. Externamente, é atribuído um papel a África que também inviabiliza esse desenvolvimento e inserção, enquanto africanos e seus descendentes em outros continentes sofrem discriminações e negação de direitos de cidadania. As políticas identitárias são inimigas da cidadania e as sociedades africanas têm de sair das lamentações e partir para lutas criadoras de força própria capaz de derrubar as imposturas locais ou globais.

"Ouro Azul - Trajectos - Memórias e abraços" de Ilda Pinto Almeida

Editor: Tecto de Nuvens

Sinopse: O que faltava do percurso biográfico iniciado em Quando o sol deixa de brilhar.


São histórias da emigração / imigração mas, de repente, são muito mais do que isso. (…) Mas é também a vida da esperança e do desejo que o trajecto que iniciámos nos leve para uma vida melhor, que nos permita um dia matar saudades e voltar a abraçar os nossos.

Era um livro só para uns, mas acabou por ser para todos, basta acreditar no arco-íris e que do lado de lá há ouro e que até pode ser Ouro Azul...

cardapio.pt @ 16-9-2020 19:24:18


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros