Novidades Livros (1 a 7 de outubro de 2020)

cardapio.pt @ 30-9-2020 15:18:00

"Mulan"

Editor: Dom Quixote

Sinopse: 
Curiosa e aventureira, Mulan não obedece aos padrões tradicionais da sua aldeia. Após uma catastrófica visita à casamenteira, a jovem fica preocupada com a possibilidade de nunca poder trazer à sua família a honra que esta merece.

Contudo, quando o Imperador decreta que cada família deverá dispensar um homem ao exército que irá enfrentar o invasor, Mulan decide disfarçar-se de homem e tomar o lugar do pai. Assim, Mulan terá de esconder o seu segredo e treinar ao lado dos seus companheiros.

Com o inimigo a aproximar-se, irá Mulan tornar-se o herói que a China precisa?

"Alguém Está a Mentir - Podemos confiar naquilo que vemos?" de Rachel Amphlett

Editor:  Alma dos Livros

Sinopse: Bec, David, Hayley, Simon e Lisa são amigos desde sempre. No aniversário de Lisa, decidem organizar uma aventura especial e emocionante – o desafio de se evadirem de uma escape room. Aquilo que pensavam que viria a ser uma aventura perfeita tornar-se-ia o maior pesadelo das suas vidas.


Só sabemos quem são os nossos amigos ao enfrentarmos a morte juntos.

Lisa acorda no hospital com uma terrível sensação de angústia e vazio. As suas últimas memórias são de estar naquela escape room a comemorar o seu aniversário com os amigos. Porém, descobre agora que um deles está morto – e que lhe salvou a vida – e os restantes parecem querer evitá-la.

Sem se lembrar do que aconteceu, Lisa está determinada a descobrir a verdade, mas, quanto mais se questiona, mais confusa fica. É então que mergulha nas profundezas do passado do resto dos sobreviventes e se depara com revelações aterradoras.

À medida que recupera, Lisa desvenda um rasto de segredos bem guardados, rumores perturbadores e mentiras desconcertantes. Alguém está a fazer tudo para encobrir a verdade.

Contado em vozes alternadas, Alguém Está a Mentir é um thriller de ritmo intenso, com capítulos rápidos e personagens intrigantes. Repleto de reviravoltas, mistérios e pistas que se vão desvendando com o desenrolar do enredo, é um livro emocionante que mantém o leitor agarrado a ele do princípio ao fim, sempre com vontade de devorar o capítulo seguinte.

"Demasiado e Nunca Suficiente - Como a minha família criou o homem mais perigoso do mundo" de Mary L. Trump

Editor: Porto Editora

Sinopse: Neste rigoroso e revelador retrato de Donald Trump e do ambiente tóxico em que nasceu, Mary L. Trump, uma psicóloga clínica experiente e a sua única sobrinha, dá a conhecer a obscura história da própria família, com o objetivo de explicar como o tio se tornou o homem que agora ameaça a saúde, a segurança económica e a estrutura social do mundo.

Mary Trump passou boa parte da infância na imponente casa dos avós, no coração de Queens, em Nova Iorque, onde Donald Trump e os seus quatro irmãos cresceram. Descreve traumas terríveis, relações destrutivas e uma trágica combinação de negligências e abusos. Explica em que medida eventos específicos e padrões familiares comuns criaram o homem perturbado que atualmente ocupa a Sala Oval, incluindo a estranha e perniciosa relação entre Fred Trump e os seus dois filhos mais velhos: Fred Jr. e Donald.
Enquanto testemunha privilegiada ao longo de inúmeras refeições e interações festivas, Mary oferece aos confusos e por vezes desconcertantes eventos familiares uma vivacidade de espírito cortante e um humor inesperado. Tudo é relatado com implacável detalhe, desde o lugar de Donald Trump no centro das atenções da família até ao modo terrível como ele, o filho favorito de Fred Trump, despediu e ridicularizou o pai quando adoeceu.
Numerosos especialistas, psicólogos amadores e jornalistas procuraram analisar com minúcia os perigosos defeitos de Donald Trump. Mas Mary L. Trump tem a formação, o discernimento e a intimidade familiar necessários para revelar o que faz correr Donald e o resto do clã. Apenas ela consegue contar esta fascinante e desconcertante saga, não só devido à sua perspetiva articular no centro dos acontecimentos, mas também porque é a única Trump disposta a contar a verdade sobre uma das famílias mais poderosas e disfuncionais do mundo.

"Sorte do Diabo - A história da operação Valquíria" de Ian Kershaw

Editor: Dom Quixote

Sinopse: A conspiração para matar Hitler de Julho de 1944 foi a tentativa desesperada por parte de altas patentes do exército alemão, liderados pelo herói de guerra Claus von Stauffenberg, de recuperar a dignidade da Alemanha e de pôr um fim à Segunda Guerra Mundial.


Aquela que ficou conhecida por Operação Valquíria seria um estrondoso fracasso e acabou com a execução sumária de todos os implicados.

Conheça esta extraordinária história - os intervenientes, motivações, planos, execução e razões do fracasso - escrita por Ian Kershaw, o maior especialista em Nazismo.

"Deuses Americanos - O Momento da Tempestade - Volume" 3 de Neil Gaiman, P. Craig Russell e Scott Hampton

Editor: Saída de Emergência

Sinopse: Os novos e os velhos deuses aceitam encontrar-se no centro da América para a entrega do corpo do líder caído dos velhos deuses, a caminho da inevitável guerra de deuses nesta conclusão da série galardoada!


O romance vencedor dos prémios Hugo, Bram Stoker, Locus, World Fantasy e Nebula e que deu origem à série televisiva de sucesso da Starz, com autoria de Neil Gaiman, é adaptado como novela gráfica pela primeira vez.

"A Caixa de Correio de Nossa Senhora" de António Marujo

Editor: Temas e Debates

Sinopse: Correio de Nossa Senhora, em Fátima. Este arquivo do Santuário, até hoje desconhecido, guarda as cartas que os devotos da Virgem de Fátima, de todas as idades, condições sociais e origens geográficas, lhe têm dirigido ao longo do tempo.


Nele encontramos muitos mistérios e declarações, pedidos de saúde ou de emprego para o próprio ou para outras pessoas, amores proibidos e confessados, crimes escondidos, desilusões amorosas, angústias existenciais, orações pela paz no mundo e pela «conversão dos pecadores» ou da Rússia, pelo fim da Guerra Colonial na sua dimensão política (a derrota dos terroristas ou do «comunismo») ou mais pessoal (o regresso de um filho, um namorado, um neto mobilizados)...

«O acesso a documentos, por vezes pessoais, faz parte da rotina de investigação jornalística, académica ou judicial, mas este Correio de Nossa Senhora, como é denominado no Santuário, não tem paralelo com outro material do género.
A riqueza destes documentos, que em boa hora o Santuário entendeu preservar e agora disponibilizar para estudo, permitem, por exemplo, analisar a evolução da religiosidade portuguesa vivenciada em Fátima ou com Fátima, a relação com a entidade Nossa Senhora de Fátima ou até a história das ideias sobre Fátima e a religião, em Portugal e no mundo.
Este espólio tem um elevado potencial de investigação. São testemunhos quentes e, até por isso, por vezes inquietantes. Alguns conteúdos cortam-nos a respiração. Entre as cerca de 50 mil mensagens que nos passaram pelas mãos, como não ficar inquieto com testemunhos de vida, na primeira pessoa, sem constrangimentos ou mediações?»

Joaquim Franco, jornalista e coautor da investigação que deu origem a este livro

"Filosofia para Exploradores Polares" de Erling Kagge

Editor: Quetzal Editores

Sinopse: A exposição a situações de sobrevivência extremas ensina-nos a viver uma vida mais cheia e a encontrar-lhe sentido. E ninguém melhor para nos ensinar como se faz do que Erling Kagge - que transporta para este livro toda a sabedoria e competências que adquiriu ao longo das suas explorações até aos limites da Terra e da resistência humana.


As 16 lições meditativas, embora práticas - levantar cedo, praticar o otimismo, não procurar a felicidade, aprender a estar só, aceitar o insucesso, encontrar liberdade na responsabilidade, etc. -, mostram-nos caminhos que, sejam quais forem os nossos objetivos ou destinos, nos levam a um maior equilíbrio interior e à harmonia com o mundo que nos rodeia.

Depois do silêncio e da caminhada, aprendamos e lembremo-nos todos os dias das duas regras fundamentais que Erling Kagge nos transmite neste Filosofia para Exploradores Polares: ser amável e deixar o lugar do nosso acampamento como o encontrámos — ou ainda melhor.

"Os Ensinamentos Secretos de Todos os Tempos - Volume II - As Ciências Sagradas" de Manly P. Hall

Editor: Alma dos Livros

Sinopse: Como nenhum outro livro escrito no século XX, o lendário Os Ensinamentos Secretos de Todos os Tempos, de Manly P. Hall, é um códice que reúne toda a informação sobre as mais importantes antigas tradições ocultistas e esotéricas do mundo inteiro. A profundidade com que analisa os temas que aborda, ilumina, sob uma luz rara, alguns dos segredos mais fascinantes e bem guardados da mitologia, da religião e da filosofia, que ressoam desde os tempos antigos até ao presente.


UMA VERDADEIRA ENCICLOPÉDIA DA FILOSOFIA SIMBÓLICA MAÇÓNICA, HERMÉTICA, CABALÍSTICA E ROSACRUCIANA

Incomparável na sua beleza e perfeição, este livro destila conhecimento sobre os grandes enigmas da humanidade, por exemplo, os princípios da astronomia pitagórica, o simbolismo do pentagrama, a esfinge, a Arca da Aliança ou pelos segredos de Ísis. Mergulha profundamente em assuntos diversos, como a cabala, a alquimia, o tarot, a filosofia neoplatónica, as escolas de mistérios, a Maçonaria e a Rosacruz, entre outros temas.

"Capital e Ideologia" de Thomas Piketty

Editor: Temas e Debates

Sinopse: Partindo de dados comparativos com uma dimensão e uma profundidade inéditas, este livro segue, numa perspetiva simultaneamente económica, social, intelectual e política, a história e o devir dos regimes desigualitários, desde as sociedades trifuncionais e esclavagistas antigas até às sociedades pós-coloniais e hipercapitalistas modernas, passando pelas sociedades proprietaristas, coloniais, comunistas e sociais-democratas.


Ao arrepio da narrativa hiperdesigualitária que se impôs a partir dos anos 1980-1990, mostra que foi a luta pela igualdade e a educação, e não a sacralização da propriedade, que permitiu o desenvolvimento económico e o progresso humano.

"Às 9 no Meu Livro" de Sofia Castro Fernandes

Editor: Marcador

Sinopse: Muitas vezes o final feliz e (so) seguir em frente.

Este é um livro sobre descerrar janelas e deixar o sol entrar. É sobre esperança, resiliência e fé. Mas também sobre as muitas voltas que o mundo dá e os lugares onde nos deixa sem chão. É sobre encontrar forças todos os dias para nunca desistir de ser feliz. É sobre acreditar que para cada um de nós existe um íman de coisas boas e cheias de amor. Porque merecemos coisas boas.

É fazer da narrativa uma terapia, a mindfulness dos meus dias, o meu espaço de silêncio e o lugar onde olho para dentro de mim e me ponho a zeros, de novo, com a vida. São coisas pequeninas que a vida me ensinou, num exigente desafio de foco no essencial. São textos desorganizados pela ordem que os dias vão trazendo, num quase diário de quem atravessa a vida com a certeza de que existe sempre uma boa razão e um lado bom para tudo o que nos acontece. Uma esperança, uma luz, o acreditar que a vida vale sempre a pena.

É sobre pessoas, as minhas pessoas, as que são sol e as outras, as que chegam e ficam, as que passam e vão, as que sim, as que não, as que nunca. É sobre a pessoa que sou. A que persiste em ser feliz todos os dias.

"O Maior Líder da História" de Augusto Cury

Editor: Pergaminho

Sinopse: Um novo volume da saga do pensador Marco Polo, protagonista dos bestsellers O Homem Mais Inteligente da HistóriaO Homem Mais Feliz da História e A Saga de um Pensador.


Ao deparar-se com um plano que procura substituir todos os professores por inteligência artificial, Marco Polo precisará provar aos reitores das maiores universidades do mundo que é capaz de reabilitar jovens considerados irrecuperáveis - algo que as máquinas jamais serão capazes de fazer. Para isso, ele colocará em prática as ferramentas de gestão da emoção desenvolvidas há 2 mil anos pelo carpinteiro de Nazaré.

Ao mesmo tempo, terá que enfrentar a inveja de um poderoso reitor, que fará de tudo para frustrar seus esforços.

Nessa difícil tarefa, o psiquiatra irá despertar a humanidade destes alunos rebeldes, ensinando dia a dia, a cada um deles, poderosas técnicas para torná-los autores da própria história e gestores da própria mente. Uma jornada desafiante e inspiradora que abalará profundamente os alicerces da educação mundial.

"Suave Conquista" de Nicole Jordan

Editor: Marcador

Sinopse: Lilian não acredita no amor, nem no casamento. Desconfia dos homens e da sua sedução, mesmo quando Heath Griffin, o marquês de Claybourne, entra na sua vida. Quando sente correr o risco de não resistir aos seus beijos sensuais, decide fugir. Heath já conquistou diversos corações, mas desta vez depara-se com um grande desafio: conseguirá conquistar Lily e torná-la sua mulher?


Bonita e confiante, Lilian Loring acredita que o amor é uma aventura muito arriscada e que é melhor evitar o casamento a todo o custo. No entanto, o seu indesejado pretendente é o encantador Heath Griffin, marquês de Claybourne, um dos solteirões mais cobiçados de Londres, que nunca encontrou uma mulher que desencorajasse os seus avanços.

Depois de descobrir que não é insensível à sensualidade de Heath, Lily decide esconder-se no último lugar em que um cavalheiro pensaria procurá-la: uma pensão frequentada por pessoas de moral duvidosa. A verdade é que o marquês consegue localizá-la e Lily deixa-se envolver num desafio de sedução que tem a certeza de conseguir vencer. Mas, à medida que os ataques do seu fascinante opositor se tornam mais ousados, a jovem percebe que em jogo, além do orgulho e da independência, está também o seu coração.

"Outras Inquirições" de Jorge Luis Borges

Editor: Quetzal Editores

Sinopse: Outras Inquirições reúne alguns dos ensaios mais brilhantes de Jorge Luis Borges - constituem um diálogo permanente com o mundo e fazem do seu nome uma referência indispensável para a cultura do século xx.


Os textos reunidos em Outras Inquirições abordam temas importantes e quase obsessivos na obra de Jorge Luis Borges: as relações entre o espaço e o tempo, a previsão do futuro, a eternidade, o suicídio e a redenção, o infinito, a existência do inferno, o papel da alegoria, os nomes de Deus, a leitura cabalista da Bíblia, a filosofia e a poesia chinesas, o panteísmo, os clássicos e a sua importância, a lenda de Buda ou a refutação do tempo - e ainda uma lista de autores que sempre amou, de Cervantes a Chesterton, de Coleridge ou Quevedo a Kafka e Oscar Wilde.

Publicado pela primeira vez em 1952, Outras Inquirições é um título que nos devolve o seu génio criador e solitário, onde Borges reúne alguns dos seus mais importantes ensaios, como Magias Parciais do QuixoteKafka e os Seus Precursores ou Do Culto dos Livros.

"O Amante do Vulcão" de Susan Sontag

Editor: Quetzal Editores

Sinopse: Esgotado há muito, o grande romance histórico de Susan Sontag é uma história sobre um triângulo amoroso, a condição das mulheres, a arte, a política - e Nápoles no século XVIII.


amante do vulcão referido no título é Sir William Hamilton, diplomata, arqueólogo, vulcanólogo e antiquário britânico - um temperamento erudito e curioso que é também recordado como o marido complacente de Emma Hamilton, amante do Almirante Nelson, famoso pelas suas intervenções nas Guerras Napoleónicas e depois vitorioso na batalha de Trafalgar. A história decorre em Nápoles, onde, de 1764 até 1800, Sir William, conhecido como Cavaliere, foi o embaixador britânico no reino das Duas Sicílias.

O romance é uma espécie de tríptico, dividido entre Hamilton, a sua esposa e Lord Nelson. No amor que irrompe entre Emma e Lord Nelson, o Cavaliere encontra outro daqueles fenómenos naturais da vulcanologia que ele só pode observar, nunca experimentar - Emma, cheia de alegria e uma certa vulgaridade, egoísmo, amor à vida, e crueldade; Nelson, uma fonte de mistério, herói militar e também um homem contraditório e um tirano impiedoso. O resultado, na visão de Sontag, só pode ser prodigioso. Um romance inesquecível.



cardapio.pt @ 30-9-2020 15:18:00


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros