Novidades Livros (15 a 21 de outubro de 2020)

cardapio.pt @ 14-10-2020 17:04:37

"Felicidade" de João Tordo

Editor: Companhia das Letras

Sinopse: 
Lisboa, 1973
Nas vésperas da revolução, um rapaz de dezassete anos, filho de um pai conservador e de uma mãe liberal, cai de amores por Felicidade, colega de escola e uma de três gémeas idênticas.
As irmãs Kopejka são a grande atracção do liceu: bonitas, seguras, determinadas, são fonte de desejos e fantasias inalcançáveis.

Respira-se mudança - a Europa a libertar-se das suas ditaduras e Portugal a despedir-se da velha ordem - e vive-se a promessa da liberdade, com todos os seus riscos e encantos. É neste tempo e neste mundo, indeciso entre tradição e modernidade, que o nosso narrador cai num abismo pessoal.

A primeira noite de amor com Felicidade acaba de forma trágica, e o jovem vê-se enredado na malha inescapável das trigémeas Kopejka, três Fúrias que não tem poderes para controlar. À semelhança de uma tragédia grega, o herói encontra-se subjugado por forças indomáveis, preso entre dois mundos.

Felicidade é uma história de amor e assombração nas décadas que transformaram Portugal. Um romance enfeitiçante, repleto de ironia e humor, de remorso e melancolia, em que João Tordo aborda os temas do amor e da morte, e das pulsões humanas que os unem.

"Roma Obscura - A Saga de Marco Lemúrio I" de Luis Manuel López Román

Editor:  A Esfera dos Livros,

Sinopse: Roma, ano 67 a. C.


A escuridão rodeia-nos numa das vielas mais recônditas da cidade. O nosso passado persegue-nos e o nosso futuro, ainda mais sombrio do que a própria escuridão, diz-nos que temos que nos envolver naquilo que jamais quereríamos. Olhamos para um lado e para outro, pensamos que já não temos outra opção: corremos para o nosso destino. O que nos trará o dia seguinte, isso só os deuses o sabem. Roma Obscura é uma fascinante viagem à Roma mais desconhecida, a cidade noturna onde as bruxas, os feiticeiros, os assassinos, os sicários e todo o tipo de criaturas se escondem nas sombras.

"Tudo o que Nunca Fomos - Deixa Acontecer 1" de Alice Kellen

Editor: Editorial Presença,

Sinopse: Leah está destroçada. Leah já não pinta. Leah é um fantasma desde o acidente que lhe levou os pais.


Axel é o amigo do seu irmão mais velho e, quando aceita recebê-la em casa durante uns meses, quer ajudá-la a encontrar e a colar os pedaços da rapariga cheia de vida e cor que outrora foi. No entanto, Axel não sabe que ela sempre esteve apaixonada por ele, apesar de serem quase família… nem sonha que a sua vida está prestes a mudar.

Porque ela lhe está proibida, mas desperta-lhe os sentidos.

Porque há o mar, as noites estreladas e os discos de vinil dos Beatles.

Porque, às vezes, basta um deixa acontecer para ter tudo.

Este é o primeiro livro de uma série de dois volumes repleta de emoções!

"Sapiens: A Origem da Humanidade (Novela Gráfica, vol. 1)" de Yuval Noah Harari e David Vandermeulen; Ilustração: Daniel Casanave

Editor: Elsinore

Sinopse: Há cem mil anos, caminhavam pela Terra pelo menos seis espécies diferentes de humanos. Nos dias de hoje, existe apenas uma: o Homo sapiens. O que aconteceu aos outros? E o que nos acontecerá a nós?


Neste primeiro volume da adaptação do brilhante Sapiens: História Breve da Humanidade para novela gráfica, feita em parceria com o escritor David Vandermeulen e o ilustrador Daniel Casanave, Yuval Noah Harari conta -nos a história de um simples símio que acabaria por se tornar o rei do planeta Terra, capaz de dividir o átomo, voar até à Lua e manipular o código genético da vida.

Carregado de humor e originalidade, Sapiens: A Origem da Humanidade permite-nos assistir, em tempo real, ao primeiro encontro entre sapiens e neandertais, à extinção dos mamutes e dos tigres dentes-de-sabre, e às descobertas que acabaram por definir-nos enquanto caso único na Natureza.

Com 248 páginas ilustradas a cores, este é o livro perfeito para alargar o diálogo iniciado em Sapiens:História Breve da Humanidade,e para apresentar o universo e as ideias de Yuval Noah Harari a novos leitores, curiosos pelo que tem sido a longa e agitada história do ser humano.

"Menina, Mulher e Mãe" de Tânia Correia

Editor: Oficina do Livro

Sinopse: Em cada mulher podem viver 3 M’s: da menina que já foram, da mulher que são e da mãe em que se tornaram. Tânia Correia, psicóloga e autora do blogue e página de Facebook 3m’s, fez da sua maternidade uma das alturas de aprendizagem mais importantes da sua vida, optando ao mesmo tempo por partilhar com outros esse percurso, através da sua escrita, com o objectivo de ajudar outras mulheres a viver em pleno e sem culpa esse equilibro entre essas três facetas que constroem cada mulher.

Este livro é a sumula de conhecimentos, ideias, dicas, formas de estar, agruras, resoluções, momentos, desafios, alegrias e tristezas não só da sua autora, mas das muitas mulheres que tem vindo a acompanhar e que agora partilha com as leitoras por forma a conseguir amparar cada vez mais mães a perceberem que não estão sozinhas nesta viagem.

"Um Tempo a Fingir" de João Pinto Coelho

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Toscana, Itália, 1937. O burgo de Pitigliano assenta, como um ninho de águia, no cume de um rochedo; mas nem a cidade, de túneis e catacumbas, escavada nos seus alicerces consegue abafar os segredos à superfície. É no aperto das suas muralhas que Annina Bemporad, uma judia rebelde, se despede da infância quando acorda a meio da noite com o estampido de um tiro.


Se os estilhaços da tragédia acabam por atingi-la, será a partir de então que ambicionará os sonhos mais arrojados, seja na companhia de Cosimo - um rapaz disposto a dar a vida por ela -, de Alessia - a colega excêntrica que não parece encontrar um fato à sua medida, ou mesmo do enigmático Peppino, que monta espetáculos com o lixo que apanha nas ruas e a quem basta uma palavra para resgatar Annina aos seus momentos mais duros.

Mas, se a beleza da rapariga gera paixões doentias e ódios desmesurados, nada faria supor que pudessem resultar num ato tão tresloucado… Restam-lhe, pois, o desejo de vingança e a queda para o fingimento para sobreviver no mundo virado do avesso em que se transformou a Itália de Mussolini, onde as Leis Raciais, que têm por alvo os judeus, anunciam a chegada dos nazis.

Profundamente imaginativo e rigorosamente documentado, Um Tempo a Fingir é um romance magistral onde desfilam personagens memoráveis e cujo enredo tem a rara qualidade de ser ao mesmo tempo absolutamente inesperado e completamente verosímil.

"Por Ladrar Noutra Coisa - Diário de uma Bitch" de Guilherme Duarte

Editor: Ideias de Ler

Sinopse: Zaya foi maltratada, abandonada e presa a uma árvore, resgatada e colocada no canto mais recôndito de um canil, onde os pitbulls e outros cães "perigosos" ficam até morrer. Mas o destino levou até aquele lugar um ser bondoso e extremamente belo*, que a adotou. Agora, com novos donos, nova casa, nova vida... tudo mudou! As relações com outros animais, o seu ódio de estimação por gatos, a vida como influencer, o estranho modo de viver dos humanos, tudo é relatado no diário que alimenta. E já que falamos em alimentar: para a Zaya, bacon é vida.


Por Ladrar Noutra Coisa – Diário de uma bitch é um registo sarcástico e bem-humorado do mundo canino e humano, segundo o ponto de vista de uma cadela que, para além de comer e dormir, gosta de escrever coisas inconvenientes.

*O humorista Guilherme Duarte. Os adjetivos usados são da Zaya.

"O Bisavô" de Maria João Lopo de Carvalho

Editor: Oficina do Livro

Sinopse: Talvez por culpa da mãe, Cândida Patrício, o jovem Manoel Caroça fez-se um sonhador. A pesada e granítica cidade da Guarda já não lhe bastava, nem o vale rochoso onde o pai imperava. Ambicionava mais do que aquela terra e os seus frutos, queria conhecer mundo. E o mundo era Lisboa, era Paris, eram as Colónias onde enriqueciam os portugueses…


O Bisavô é a história de Manoel Caroça, bisavô da autora. É ele o elo que une três gerações de uma família poderosa, que a partir da Guarda conquistou Portugal. O percurso do milionário confunde-se com o de um país em convulsão, abalado pela queda da monarquia, a eclosão da Grande Guerra, a tuberculose e a pneumónica, a grande depressão. E, numa época quem que se fizeram e desfizeram grandes impérios financeiros, vemos como os antepassados da autora marcaram os rumos do país.

Da sobrevivência ao esplendor, da espionagem à intriga nos palácios da família, dos amores improváveis aos casamentos contrariados, do riso às lágrimas, esta é a saga inédita de um espírito rebelde - rigorosamente reconstruída graças às memórias, ainda vívidas de uma descendência vasta, bem como às cartas e documentos desenterrados dos baús de família.

Ironicamente, ao escrever a sua obra mais íntima e pessoal até à data, a autora de Marquesa de Alorna oferece-nos o seu mais conseguido fresco do nosso país - esta família é o retrato de Portugal.

"Portugal na Idade Média- Uma viagem pelos primeiros 400 anos da nossa história" de Sérgio Luís de Carvalho

Editor: Clube do Autor

Sinopse: Como se vivia na Idade Média? O que se vestia e o que se comia (e o que não se podia comer ou vestir)? Como se viajava? O que se fazia em caso de doença? Como se faziam as leis e se aplicava a justiça? Como se rezava e em que é que não se podia acreditar? Que idioma se falava? Qual era o aspeto das vilas e das casas? Como se vivia a dor e o prazer?


Esta é uma viagem à Idade Média portuguesa. Nestas páginas redescobrimos um Portugal aparentemente perdido nas brumas do tempo, mas que pode ser reencontrado em cada esquina das nossas terras mais antigas e em cada recanto da nossa memória coletiva.
Uma descoberta surpreendente de uma época marcante da nossa História, através de uma linguagem coloquial, mas rigorosa. Uma época considerada tantas vezes tenebrosa, mas que, afinal…

"Para lá de Marte e Vénus" de John Gray

Editor: Albatroz

Sinopse: O maior especialista internacional na área dos relacionamentos está de volta.

Há mais de 20 anos que John Gray ajuda casais de todo o mundo a fortalecerem a comunicação e a cumplicidade.
Na azáfama dos dias de hoje, as mulheres trabalham lado a lado com os homens e os homens assumem mais responsabilidades em casa e na educação dos filhos, por isso os desafios nas relações são ainda maiores. Tanto os homens como as mulheres têm novas necessidades, que passam pela satisfação emocional, respeito, afeto, partilha, romance e liberdade. Mas, ainda que a dinâmica das relações se tenha alterado, a nossa biologia permanece a de sempre.
Com a sua vasta experiência e o recurso a exercícios simples, John Gray traz-nos novas ferramentas e conselhos que nos ajudam a manter a chama acesa.
Para lá de Marte e Vénus é uma leitura obrigatória para quem quer levar a sua relação a um nível mais profundo de intimidade.

"Silvana - A Saga de Marco Lemúrio I" de Cristina Cosme

Editor: Gradiva

Sinopse: Uma geração marcada por uma educação austera e paternalista vê-se impelida a gerir o obscurantismo do passado com uma nova visão do mundo e a nova liberdade oferecida. Afonso é um homem atormentado, exemplo da incapacidade de encontrar o equilíbrio entre os dois opostos. Silvana enfrenta um relacionamento cruciante fruto desse desajuste e regenera-se, delineando um plano dinâmico, com o qual terá reveses e glórias. A história sem sentido de Bruneida, personagem ambígua, mensageira de um destino incauto ou perverso, apenas a distrai e retarda o seu intento. O encontro com Bártolo remete-nos para o leitmotiv do seu futuro. Silvana é o fio condutor da narrativa que concentra a essência da sua temática - o desafio em transpor o que se proclama impossível. Um olhar sobre a natureza humana, os sobressaltos da vida, o sofrimento, a vontade de ser ator do seu próprio destino. E o amor, nas suas várias facetas. E o futuro, capaz de descolar-se do passado. Ou conceder-lhe uma nova leitura.


De acordo com o júri do Prémio Literário Agustina Bessa-Luís, este é «um romance que articula, com desenvoltura, o jogo de prudências e astúcias das relações humanas».

"Operação Red Rabbit" de Tom Clancy

Editor: Saída de Emergência

Sinopse: Jack Ryan está de regresso numa extraordinária intriga política a nível global.


Estamos no início dos anos 80. O ex-marine Jack Ryan é um historiador que está em Inglaterra a fazer investigação para um livro sobre o IRA. Uma série de perigosos encontros com membros desta organização terrorista chamam a atenção do diretor da CIA, que propõe a Jack trabalhar como analista para a agência. Logo no primeiro dia de trabalho um documento importante chega à sua mesa: o novo Papa, João Paulo I I , enviou um ultimato privado a Varsóvia: se o regime continuar com a repressão, ele será obrigado a renunciar ao papado e a regressar à Polónia para lutar contra o bloqueio soviético.

Em Moscovo, Yuri Andropov, diretor do KGB, está seriamente preocupado com tudo o que isto significa para si e para o governo soviético: um só homem pode fazer fracassar todo o trabalho da sua vida. O Papa é muito poderoso, mas também é um mortal… Nas semanas seguintes, Jack Ryan deverá enfrentar uma reação em cadeia que jamais teria imaginado, um jogo de gato e rato entre a URSS e os Estados Unidos que ameaça não só os líderes mundiais mas também a estabilidade do mundo ocidental.

"As Aventuras, Dicas e Segredos dos Viajantes Mais Famosos do Instagram" de Miguel Mimoso e Raquel Janeiro

Editor: Manuscrito Editora

Sinopse: Namoravam há apenas quatro meses quando Raquel partiu para Erasmus e Miguel ficou em Portugal. Nesse dia, fizeram um acordo: nos meses seguintes, iriam encontrar-se para matar saudades sempre num país diferente.


Assim foi. com pouco dinheiro mas muita vontade de conhecer o mundo a dois, fizeram as primeiras viagens, apaixonaram-se ainda mais um pelo outro e descobriram que estavam tramados: era aquilo que queriam fazer para o resto da vida.

Com quase 1 milhão de seguidores, Raquel e Miguel são os viajantes mais famosos do Instagram.
Sabes como é que eles conseguiram?
E como é que tu podes fazer o mesmo?

Neste livro, Raquel e Miguel contam como tudo começou, desde as primeiras aventuras e fotografias virais até ao dia em que apareceram na imprensa internacional pelos piores motivos. E porque a história deles também pode ser a tua, dão-te dezenas de dicas para viajar em low budget, dizem-te quais são os sítios mais instagramáveis de Portugal e do mundo e ainda te explicam como é possível definir um plano de ação e concretizar estes sonhos!

Estás preparado para embarcar nesta viagem?

Tu podes ser o próximo grande sucesso do Instagram!

"Contra mim" de Valter Hugo Mãe

Editor: Porto Editora

Sinopse: «Estamos sempre à procura das nossas grandes crianças. Essas que começámos por ser e que se tornam paulatinamente inacessíveis, como irreais e até proibidas. Crianças que caducaram, partiram, tantas por ofensa, tantas apenas por esquecimento.»


Na vida de alguns escritores tudo parece conspirar para a inevitabilidade da escrita. Cada detalhe, por mais errático ou disfarçado de desimportante, já é a construção do fascínio pelo texto, algo que se confunde com a sobrevivência, com toda a dificuldade e alegria.
Valter Hugo Mãe, num "ano introspectivo", como diz, regressa com a história da sua própria infância e a magia profunda de crescer fazendo das palavras alimento, companhia, lugar, espera ou bocados de Deus.
Este livro é uma criança às páginas. Um escritor em menino.

"A Balada dos Pássaros e das Serpentes" de Suzanne Collins

Editor: Editorial Presença

Sinopse: A ambição é o seu estímulo.

A competição a sua força motriz.
Mas o poder tem um preço.

É a manhã da ceifa, que dará início aos décimos Jogos da Fome. No Capitólio, Coriolanus Snow, então com dezoito anos de idade, está a preparar-se para o seu momento de glória como mentor nos Jogos. A outrora poderosa casa de Snow vive tempos difíceis e o seu futuro depende da possibilidade de Coriolanus usar o seu charme, inteligência e engenho para vencer os seus colegas na luta por um tributo vencedor.

As probabilidades estão contra ele, pois recebeu a humilhante tarefa de orientar a rapariga do Distrito 12, a tributo menos desejada. Os seus destinos encontram-se definitivamente interligados - cada decisão que Coriolanus tomar poderá levar ao sucesso ou insucesso, ao triunfo ou à ruína.

Dentro da arena, a luta será até à morte. Fora da arena, Coriolanus começa a afeiçoar-se à sua tributo condenada e tem de confrontar a necessidade de obedecer às regras com o seu desejo de sobreviver a todo o custo.

"A Cidade que Não Existia" de Alfredo Cunha

Editor: Tinta da China

Sinopse: «Este não é um livro de imagens (só) sobre a Amadora. É um retrato de Portugal e dos portugueses. Revejo aquelas caras dos anos 70 na minha Escola Primária do Alentejo, todos índios, sujos e (sejamos sinceros) um pouco ranhosos. A pobreza era o denominador comum — sendo que havia um grande fosso entre o ‘remediado’ e o pobre, entre a janela do apartamento e o outro lado da ribeira. Estes são os portugueses de antes, mas também os de hoje. Nos anos 70, Alfredo fotografou na Amadora um país que já não podia existir, mas que teimosamente queria estar só no mundo.


Voltou 50 anos depois para fotografar o país a ser, a rir — a querer ousar. Apanhou um país suspenso, num pânico enclausurado — a antítese do que quer para o seu trabalho. Viu ruas sem gente, caras tapadas por máscara e sem expressão, aquele momento em que se está a cair no abismo e ainda não se sabe como vai ser o impacto.»
— Luís Pedro Nunes (autor do texto do livro)

"Astérix - O Menir de Ouro" de René Goscinny; Ilustração: Albert Uderzo

Editor: Edições Asa

Sinopse: Reina a agitação na aldeia gaulesa: Cacofonix decidiu participar no famoso Festival da Canção dos Bardos Gauleses para conquistar o Menir de Ouro!


Para o protegerem neste certame seguido de perto pelos Romanos, Astérix e Obélix ficam encarregados de o acompanhar: eles não devem perder Cacofonix de vista, mesmo correndo o risco de… ficarem surdos!

Para completar a experiência de leitura, não perca também a magnífica versão sonora deste álbum, disponível online, gratuitamente, a partir de um código QR inserido no final do livro.

"Mortina e o Namorado Fantasma" de Barbara Cantini

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Quem será o misterioso rapaz-fantasma que anda a tentar entrar no Casarão Decadente há dias? A Mortina queria muito descobrir, mas ele não se lembra de nada... nem do seu próprio nome!

Se ninguém o ajudar, o pobre espetro acabará por desaparecer — e logo na altura em que a tia Falecida está a organizar uma tenebrosa festa de Feliz Ano Defunto, no casarão.

Juntamente com o Tristonho, o seu fiel galgo albino, a Mortina procura pistas que lhe permitam descobrir de onde vem o seu novo e pálido amigo, lançando-se numa investigação hilariante que fará o teu coração bater acelerado...

Uma coleção que se tornou um sucesso internacional, já traduzida para 23 idiomas.

"Encontrar o Amor em Auschwitz" de Francesca Paci

Editor: Vogais

Sinopse: Uma história de coragem e de esperança


A história real, mas injustamente esquecida, de um prisioneiro polaco e de uma judia que se apaixonaram no campo de extermínio de Auschwitz é aqui reconstruída pela jornalista Francesca Paci, tendo por base os arquivos do Museu de Auschwitz, bem como documentos da época e relatos das já poucas testemunhas deste amor.

Mala Zimetbaum é carismática, culta e altruísta, dando provas disso ao ajudar as suas companheiras de infortúnio. Edek Galinski é um indivíduo extraordinário: um dos primeiros deportados para Auschwitz-Birkenau, preso menos de dois meses após a abertura do campo de concentração, vê a máquina de genocídio nascer e crescer, mas nunca se deixa vergar.

Um dia, os seus caminhos cruzam-se no campo e o amor nasce, assim como a esperança de uma vida em comum. É então que, a 24 de Junho de 1944, Mala e Edek conseguem fugir ao inferno e viver alguns dias de preciosa liberdade.

Este relato de um conto de fadas, «sem final feliz, como às vezes acontece com os verdadeiros contos de fadas», dá a conhecer uma comovente história inexplicavelmente perdida no tempo.

"O Problema Não És Tu, Sou Eu - e outras grandes mentiras das relações amorosas" de Ana Garcia Martins

Editor: Matéria Prima

Sinopse: Os relacionamentos amorosos, e sobretudo as grandes mentiras que homens e mulheres inventam para sair airosamente de uma qualquer chatice com o outro, dominam este livro de Ana Garcia Martins.

Por muito que as mulheres reclamem para si um lugar de destaque no mundo, as relações amorosas ainda são um reduto de ideias feitas, dúvidas adolescentes e desculpas esfarrapadas. Cada paixão é um tombo, cada interesse um terramoto, cada relação o mote para questões que parecem não ter resposta.
- Será que um dia vai aparecer “o tal”? - O que vem primeiro: a relação ou o sexo?
- Podemos mudar um homem’?

São perguntas imprescindíveis que todas as mulheres já fizeram a si mesmas… mas nem sempre quiseram enfrentar a resposta. Este livro vai pôr o dedo na ferida.

"O Barulho das Coisas ao Cair" de Juan Gabriel Vásquez

Editor:  Alfaguara Portugal

Sinopse: A crónica de uma amizade interrompida e de uma dupla história de amor em tempos funestos.

No instante em que conhece Ricardo Laverde, o jovem Antonio Yammara intui que o passado do seu novo amigo esconde vários segredos. A atracção de Yammara pela misteriosa vida de Laverde, nascida de encontros ocasionais num salão de bilhar, transforma-se em verdadeira obsessão quando Laverde cai a seu lado, ferido de morte por uma bala, horas depois de ter recebido uma misteriosa cassette.
Convencido de que resolver o enigma de Laverde revelará um novo caminho na encruzilhada da sua vida, Yammara empreende uma investigação que o levará à década de 70 do século XX, quando uma geração de jovens idealistas assistiu ao nascimento do negócio da droga, que acabaria por conduzir a Colômbia - e o mundo - à beira do abismo.
Passados vários anos sobre o tiroteio fatal, Yammara depara-se com a notícia da fuga de um hipopótamo do decadente jardim zoológico de Pablo Escobar, incontornável barão da droga. A bizarra fuga do animal é o pretexto que leva Yammara a contar a sua história e a de Laverde. Histórias comuns às de tantos outros colombianos que, por terem nascido com o narcotráfico, se viram irremediavelmente enredados nos seus danos colaterais. Histórias que encerram em si o destino da própria Colômbia.
Um mistério sedutor entrelaçado com uma reflexão inquietante, O barulho das coisas ao cair é uma obra magistral de um dos mais proeminentes autores de língua espanhola do presente.


"O Pastor Ferido - O Papa Francisco e a sua luta para converter a Igreja Católica" de Austen Ivereigh

Editor:  Vogais

Sinopse: O grande debate sobre o futuro da Igreja.


Na tentativa de criar uma Igreja mais acolhedora e atenta, que envolva a humanidade na misericórdia de Deus, o primeiro Papa latino-americano da História despertou medos profundos entre aqueles que se opõem ferozmente ao mundo moderno.

São vários os motivos que estão na base das rebeliões que o Papa Francisco tem enfrentado, entre permitir que os católicos divorciados tenham acesso aos sacramentos, a tentativa de criar um catolicismo mais «ecológico», a defesa dos migrantes ou o historial de abuso sexual dentro da Igreja Católica.

Delas tem emergido como um líder de visão e de capacidades notáveis, com um foco espiritual implacável — um líder em paz no tumulto que o rodeia —, cujo objetivo é colocar Cristo, e não o poder, no centro do catolicismo. Com divertidas pequenas histórias, informações privilegiadas e análise especializada, Austen Ivereigh viaja pelos episódios-chave da reforma de Francisco em Roma, e em toda a Igreja, colocando em foco as frustrações e a fúria, assim como as alegrias e os sucessos de um dos mais notáveis pontificados da era contemporânea.

"O Livro dos Segredos" de Kahlil Gibran

Editor: Albatroz

Sinopse: «A reminiscência é uma forma de encontro.

O esquecimento é uma forma de liberdade.»

Kahlil Gibran, um dos pensadores mais aclamados de todos os tempos, reflete neste livro sobre os grandes mistérios da vida.
Com a sensibilidade e a profundidade que as suas palavras conseguem transmitir, Gibran conduz-nos por um caminho interior onde tudo faz sentido. Percorrendo os enigmas maiores, partilha a sua sabedoria sobre o bem e o mal, a vida e a morte, as aparências e a realidade, os altos e baixos do labirinto da humanidade.
Ao escrever sobre estas questões que tanto nos atormentam como nos deslumbram, o autor oferece respostas que não podem ser proferidas em voz alta, mas apenas reconhecidas e confirmadas aos olhos da experiência individual de cada leitor.
Deixe-se inspirar e entregue-se sem medo a uma autêntica viagem espiritual.

"A Geração Perdida - Airborne 44 N.º 7" de Philippe Jarbinet

Editor: Edições Asa

Sinopse: O Führer tinha prometido ao povo alemão vingar a afronta do tratado de Versailles. E os nossos pais amavam-no por isso. Como prova desse amor, deram-lhe o que tinham de mais precioso: os seus filhos e filhas. 1945. A nossa infância e adolescência dissolveram-se neste sonho transformado em pesadelo. Os nossos inimigos esmagam a Alemanha, tanto a leste como a ocidente. Berlim está em chamas. Só me resta fugir sem olhar para trás. Uma outra vida se desenha para lá da noite.

"Com Amor, do Amigo Secreto" de S.A. Domingo

Editor: Edições Gailivro

Sinopse: É quase Natal, mas Angel Green não está com espírito para grandes festejos. Anda muito ocupada a estudar para o exame final para conseguir uma bolsa de estudo, para ser médica. Além disso, está a organizar a campanha escolar de angariação de fundos para o Hospital Bluebell. Infelizmente, o seu parceiro na angariação de fundos é Caspar Johnson - um jovem bonito, namoradeiro, muito criativo e divertido, mas nada fiável.


A mãe de Angel tem um novo amor e a sua melhor amiga apaixonou-se por um rapaz mais velho. Parece que, com o espírito natalício, estão todos a encontrar o amor, excepto Angel.

Graças a Deus, o seu Amigo Secreto tem-lhe deixado presentes incríveis e especiais que lhe animam os dias.

O melhor de todos eles foi um intrigante calendário de advento artesanal que a incentiva a correr riscos e a abrir o seu coração.

"As Emoções do Gastão - Estou a Sentir-me Culpado" de Aurélie Chien Chow Chine

Editor: Nuvem de Letras

Sinopse: O Gastão não é um unicórnio qualquer. A sua crina arco-íris muda de cor consoante as emoções!

As Emoções do Gastão é uma coleção de histórias para aprender a identificar e a gerir as emoções.

O Gastão não se sente nada bem. Fez um disparate e não se atreve a dizer à mamã, porque tem medo que ela lhe ralhe. Sente-se culpado.

Descobre como o Gastão vai recuperar o bom humor e aclarar as ideias!

"Murro no Estômago - Violência doméstica na primeira pessoa" de Paulo Jorge Pereira

Editor: Influência

Sinopse: Mais de 500 mulheres nos últimos 15 anos. Na esmagadora maioria, as vítimas são mortas por homens em contexto de relações de intimidade ou familiares.


Paulo Jorge Pereira reúne, neste livro, as histórias de vítimas e sobreviventes. Relatos emocionantes, duros e crus na primeira pessoa; exemplos deixados com a esperança de que a história de quem os lê possa ser diferente. A estas histórias juntam-se, pela primeira vez em livro, os testemunhos de profissionais que combatem o fenómeno e se empenham na defesa de quem sofre.

Murro no Estômago apresenta a violência doméstica sob diferentes perspetivas e numa dimensão inédita. Este livro é um apelo à ação, para que todos saibamos como podemos ajudar.

Está nas mãos de todos nós acabar com o fenómeno da violência doméstica.
Com a participação de:

- Ana Teresa Silva
- Aurora Dantier
- Carlos Farinha
- Carolina Reis
- Cátia Rodrigues
- Cristina Soeiro
- Daniel Cotrim
- Maria Fernanda Alves

"Sinta-se em Casa" - O manual de decoração de interiores de Frida Ramstedt

Editor: Lua de Papel

Sinopse: Frida Ramstedt já era uma conhecida designer quando se mudou de um charmoso prédio centenário, para uma nova casa. Foi um choque. De repente, já não tinha um pé direito de três metros, nem uma arquitetura marcante, mas antes um quadro em branco à espera de ser preenchido. Apesar da sua experiência, foi um período de reaprendizagem que a levou a chegar a uma importante conclusão: não devemos decorar em função do que os outros pensam, mas sim daquilo que nos faz sentir bem.


Sinta-se em Casa, o mais vendido livro de decoração de interiores da Escandinávia, é uma revelação. Em vez de nos apresentar fotografias de espaços e mobílias, ensina-nos a decorar, começando com aquilo que temos.

Que proporção deve ter a mesa de apoio em relação ao sofá?
Que bibelots devemos agrupar e como?
Qual é altura certa para pendurar candeeiros?
Aqui encontrará todas as respostas, todo um modo de pensar a decoração, baseado em regras testadas pelo tempo - como a mítica proporção áurea, que a autora pôs em prática em centenas de casas e empresas.

Traduzido em mais de 25 países, e escrito pela mais influente e premiada decoradora de interiores da Suécia (autora do blog Trensender, premiado com o Elle Decoration Award), Sinta-se em Casa vai ajudar a transformar aquilo que tem, no lar que sempre desejou ter.

"José e os Seus Irmãos - III: José no Egito" de Thomas Mann

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Thomas Mann considerou esta monumental narrativa da história bíblica de José como a sua magnum opus. Concebeu-a em quatro partes - As Histórias de JaacobO Jovem JoséJosé no Egito e José, o Provedor - como uma narrativa unificada, um «romance mitológico» da queda de José na escravidão e da sua ascensão a senhor do Egito.


Baseado num profundo estudo da História, e utilizando detalhes pródigos e convincentes, Mann evoca o mundo mítico dos patriarcas e dos faraós, as antigas civilizações do Egito, da Mesopotâmia e da Palestina - com as suas divindades e rituais religiosos -, e a força universal do amor humano em toda a sua beleza, desespero, absurdo e dor.

O resultado é uma brilhante amálgama de ironia, humor, emoção, perceção psicológica e grandeza épica.

"Bela" de Ana Cristina Silva

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: A 8 de dezembro de 1930, Florbela Espanca tirou a própria vida. Era o dia do seu aniversário. Fazia 36 anos.

A vida de Florbela é um retrato de um espírito criativo, insatisfeito, complexo, com laivos de luz e sombra no Portugal na viragem do século XX.
Nesta biografia ficcionada, Ana Cristina Silva faz mais do que contar-nos a história de Florbela, abre-nos a porta para os seus sentimentos, pensamentos e paixões.

Florbela foi uma mulher não convencional, que ousou viver plenamente, ainda que muitas vezes tenha sido infeliz. Encontrou na poesia, desde tenra idade, a natural expressão das suas paixões, das suas mágoas, de um erotismo sublime e sempre, sempre da procura do Grande Amor. Recusou viver pela moral dos outros e teve a coragem de abrir o seu próprio caminho.

Um romance psicológico envolvente, arrebatado e original que narra as paixões, os desencontros, os reveses e a força criativa de uma poeta cuja vida terminou cedo demais mas cuja obra perdura.

"A Arte de Mergulhar" de Lili Reinhart; Ilustração: Curt Montgomery

Editor: Edições Asa

Sinopse: A atriz Lili Reinhart, protagonista da célebre série de televisão Riverdale, explora neste seu primeiro livro de poesia a euforia do primeiro amor, a ansiedade associada à fama, a depressão, e o inevitável desgosto que advém de uma grande paixão.


Universais e ao mesmo tempo íntimos, breves e no entanto profundos, estes poemas surpreendentes falam sobre crescer, cair, e erguer-se de novo. Falam-nos do que é ser uma jovem mulher num mundo obcecado pela imagem, sempre com a perspetiva sincera, otimista e única de Lili.

Magnificamente ilustrado, A Arte de Mergulhar revela-nos a complexidade da experiência feminina, e dá voz a uma exímia contadora de histórias que começa a reclamar o seu lugar enquanto escritora.

"Sapatos de Corda - Agustina" de Mónica Baldaque

Editor: Relógio D'Água

Sinopse: Em Sapatos de Corda - Agustina, Mónica Baldaque, filha única de Agustina Bessa-Luís, conta-nos as impressões da sua vida. a autora fala-nos do tempo passado com os seus pais em Coimbra, no Porto, em Vila do Conde e na região do Douro.


A sua narrativa é feita com delicadeza, evitando o sentimentalismo, revelando aspectos inéditos de Agustina, mas preservando o mistério que foi a vida e a criação da escritora de A Sibila e Fanny Owen.

O livro é ilustrado com várias fotografias.

"Amanhã na Batalha Pensa em Mim" de Javier Marías

Editor: Alfaguara Portugal

Sinopse: Victor Francés, um guionista frustrado, é convidado a jantar em casa de Marta Telez, uma bela mulher casada que mal conhece e cujo marido está em viagem. Sem saber bem o que esperar, Victor apercebe-se, a dada altura, do carácter romântico deste convite… No entanto, antes de consumar o adultério, Marta sente-se mal e cai morta à sua frente. Numa Madrid invernosa e nocturna, Victor foge daquela casa para nunca mais ser o mesmo. Para trás, deixou sozinha uma criança de dois anos, filho de Marta, que dormia num dos quartos. Que fazer com o cadáver? Deverá avisar as autoridades? E a criança? E o marido?

A sua reacção e a infidelidade que não chega a cometer irão consumir-lhe os pensamentos. Javier Marías revela-nos uma narrativa imbrincada acerca das várias questões que a todos nos consomem.

"A Cultura Moderna" de Roger Scruton

Editor: Edições 70

Sinopse: Nesta obra polémica desde o primeiro parágrafo, Roger Scruton apresenta uma defesa da alta cultura contra os ataques do desconstrutivismo e demais correntes dos chamados Estudos Culturais.


Para o autor, toda a cultura tem raízes religiosas, elemento civilizacional fundador. Scruton vê na alta cultura o substituto da fé num mundo descrente como aquele a que o Iluminismo deu lugar.

Scruton faz ainda um ataque cerrado ao pós-modernismo e uma lúcida crítica da cultura pop massificada, apresentando um panegírico de Baudelaire ou T. S. Eliot, e desautorizando figuras como Derrida e Foucault, na filosofia, ou Oasis, Nirvana e The Prodigy, na cultura popular.


cardapio.pt @ 14-10-2020 17:04:37


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros