Novidades Livros (14 a 20 de janeiro de 2021)

cardapio.pt @ 13-1-2021 18:58:40

"Indomável" de Glennon Doyle

Editor: Cultura Editora

Sinopse: 
Qualquer mulher tem uma ânsia dentro de si. Empenhamo-nos ao limite em ser boas: boas mães, boas filhas, boas companheiras, boas cidadãs, boas amigas. Acreditamos que todo este empenho nos fará sentir vivas. Em vez disso, deixa-nos desgastadas, presas, saturadas e desiludidas. Olhamos para as nossas vidas, as nossas relações, o nosso mundo, e perguntamos a nós mesmas: Não era suposto que tudo fosse mais deslumbrante do que isto?

Há quatro anos, Glennon Doyle - autora, ativista e filantropa, esposa e mãe de três - preparava-se para dar uma conferência quando uma mulher entrou na sala. Glennon olhou para ela e foi amor à primeira vista. Três palavras inundaram-lhe o pensa- mento: Ali Está Ela. Ao início, Glennon assumiu que estas palavras lhe chegavam vindas de uma instância superior. Mas depressa compreendeu que lhe chegavam de dentro.

Glennon estava por fim a ouvir a sua própria voz: a voz que fora silenciada por décadas de condicionamento cultural, vícios entorpecentes e lealdades institucionais. Jurou não voltar a abandonar-se e decidiu construir uma vida própria, baseada nos seus desejos, intuições e imaginação. Glennon iria reivindicar a sua autêntica e indomada individualidade.

"O Primeiro Ano" de Nora Roberts

Editor:  Edições Chá das Cinco

Sinopse: Com uma gota de sangue, o mundo como o conhecemos perdeu-se para sempre. No seu lugar começa algo extraordinário…


Chamam-lhe Flagelo - uma pandemia mortal que começa numa fria véspera de ano novo na zona rural da Escócia. A doença surgiu de repente e disseminou-se rapidamente. Poucas semanas depois, a rede elétrica falhou, a lei e o governo colapsaram, e mais de metade da população mundial foi dizimada. Enquanto as pessoas adoecem e morrem, o terror e a loucura estendem-se por todo o planeta.

Mas entre as ruínas e o caos há uma centelha de esperança: um grupo de sobreviventes aparentemente imunes ao vírus inicia uma viagem em direção ao esconhecido. Ninguém sabe como terminará, nem se haverá sobreviventes. A única coisa que se sabe é que alguns deles desenvolveram estranhos poderes que talvez os possam ajudar a instaurar uma nova ordem. Porque se o mundo antigo chegou ao fim, o que se segue é um novo começo. Começa agora o Primeiro Ano.cordaria com o seu plano escandaloso, mas Lorde Jeremy Roden não é um cavalheiro. É um libertino sarcástico e pecaminoso. Ambos decidem fazer uma aposta. Se Betsy ganhar um jogo de bilhar, ele levá-la-á numa viagem ousada por Londres, onde ela poderá desfrutar de alguns privilégios apenas reservados aos homens. Mas, se ele ganhar, ela será dele por uma noite, sem reservas. O que acontecerá se Jeremy perceber que uma noite não será suficiente?

"Esquecida" de P. C. Cast e Kristin Cast

Editor: Saída de Emergência

Sinopse: A Outra Neferet pode ter deixado a sua Casa da Noite, mas está longe de desistir dos seus objetivos de dominar o mundo. Enquanto tenta aceder à Magia Antiga, Anastasia, a nova Sumo-Sacerdotisa, trabalha em prol da paz e da aceitação dos vampyros do Outro Mundo. Mas tal como o coração partido do Outro Kevin precisa de tempo para sarar, trazer a paz àquele mundo também exige tempo e trabalho - e nem todos os vampyros do Outro Mundo querem essa paz. Entretanto, Zoey está desesperada por livrar o Outro Mundo de Neferet de uma vez por todas, e não saber o que lá se passa está a consumi-la.


No entanto, tal como alerta a Manada dos Marados, é extremamente perigoso invocar a Magia Antiga. O que acontece quando mundos diferentes se confrontam e poderes que deveriam ser ignorados são despertados? Conseguirá o Outro Kevin e o seu mundo recuperar das feridas que Neferet lhes infligiu? Será possível controlar e utilizar a Magia Antiga para o bem? Ou irão as Trevas extinguir a Luz e deixar os nossos heróis destruídos, desesperados e esquecidos?

"Manhãs Milagrosas" de Hal Elrod

Editor: 11 X 17

Sinopse: O que têm em comum Tom Cook, diretor da Apple, Anna Wintour, diretora da Vogue americana, e o fundador da Virgin, Richard Branson? O sucesso? Claro. Mas, sobretudo, um segredo muito bem guardado: todos eles se levantam antes do amanhecer e dedicam algum tempo a si mesmos antes de começar o dia de trabalho. Umas horas para fazer desporto, meditar, aprender, crescer… melhorar! É o que propõe Hal Elrod com o seu triunfante método Manhã Milagrosa: levantarmo-nos algumas horas mais cedo para fazermos atividades que nos tragam mais energia e motivação ao longo do dia. Está na hora de despertar todo o seu potencial!

"O Cardeal" de Nuno Nepomuceno

Editor: Cultura Editora

Sinopse: A pacata cidade de Cambridge estremece, ao ser confrontada com os pormenores monstruosos do crime. Mas tudo piora quando uma criança desaparece a caminho da escola. O menino é encontrado numa mata, nu e estrangulado. Adam Immanuel, um escritor inglês, é visto a fugir do bosque. E todos, exceto uma jornalista e um professor universitário, acreditam que é culpado.


Simultaneamente, um cardeal chega à Cidade do Vaticano num ambiente de grande polémica. O novo Papa foi assassinado, o mundo prepara-se para mais um conclave e um delator continua a publicar informações comprometedoras sobre a Santa Sé. Todavia, será que o religioso recém-chegado veio para ficar? Porque esconde a associação a um assassino profissional? Será ele capaz de resistir à aproximação de uma bela, mas nada inocente, mulher?

Após A Morte do Papa, Nuno Nepomuceno regressa finalmente e apresenta-nos O Cardeal. Passado entre Cambridge e a Cidade do Vaticano, inspirado em crimes reais, este thriller envolve-nos numa espiral psicológica perturbadora, que só Nuno sabe criar. Um livro arrebatador e de leitura compulsiva.

"O Amigo "de Sigrid Nunez

Editor: Clube do Autor

Sinopse: A protagonista desta obra é uma escritora que perde o grande amigo e mentor e se vê forçada a cuidar do seu cão: um enorme grand danois. Este livro narra a comovente história de amizade que se cria entre uma mulher solitária e um cão traumatizado pela inesperada perda do dono.


Para enfrentar a dor, ela começa a escrever. Ao fazê-lo, reflete sobre a literatura e a arte de escrever, além de relembrar o passado. Enquanto os mais próximos temem que esteja mergulhada numa depressão profunda, a mulher, cada vez mais isolada e obcecada com o bem-estar do cão, recusa-se a separar-se do novo amigo, pois encara esse vínculo como a única hipótese de redenção para ambos.

"A Noite Está a Chegar" de Robert Bryndza

Editor: Alma dos Livros

Sinopse: Quando o corpo de um jovem é encontrado a flutuar no reservatório de Shadow Sands, as autoridades classificam-no como um trágico acidente. Mas os detalhes não batem certo. O que fazia a vítima ali, a meio da noite? Se era um excelente nadador, porque se afogou?


Quando a detetive Kate Marshall começa a seguir as pistas do caso, descobre um trilho sangrento que aponta na direção de um assassino em série ativo, escondido da vista de todos. A vítima é, tão-só, a última de várias mortes misteriosas e desaparecimentos ligados a uma mítica figura da região conhecida por se esconder entre a névoa.

Várias pessoas desapareceram sem deixar rasto durante os últimos anos e, quando mais uma jovem desaparece, Kate entra numa corrida contra o tempo para apanhar o responsável e evitar outra morte.
O problema é que o perturbador assassino que ela procura não é o único a estar um passo à frente da polícia. Existe mais alguém interessado em certificar-se de que os segredos de Shadow Sands se mantêm esquecidos e bem enterrados.

Depois do alucinante Mistério em Nine Elms, Robert Bryndza está de regresso com um novo thriller que promete conquistar os leitores de todo o mundo.

"O Triunfo dos Porcos" de George Orwell

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Uma quinta é tomada pelos seus explorados e maltratados animais. Com um idealismo apaixonado, decidem criar um paraíso de progresso, justiça e igualdade. E assim se monta o cenário de uma das fábulas mais influentes de sempre: um conto de fadas angustiante para adultos, que regista a evolução da revolução contra a tirania para um totalitarismo igualmente terrível.


Hoje é devastadoramente claro que onde e quando a liberdade é atacada, sob qualquer bandeira, a clareza cortante e a comédia indómita da obra-prima de George Orwell têm um significado e uma mensagem ainda ferozmente recentes.

"Génese" de Robin Cook

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Quando o corpo da assistente social de 28 anos, Kera Jacobsen, aparece na mesa de autópsias da médica-legista Laurie Montgomery no Instituto de Medicina Legal de Nova Iorque, tudo leva a crer que foi vítima de uma trágica overdose. Porém, para Laurie e a sua nova interna de Patologia, a brilhante mas enigmática doutora Aria Nichols, há pormenores que não se encaixam numa overdose. A família e amigos de Kera garantem que ela nunca consumiu drogas. Os administradores do hospital onde Kera trabalhava insistem para que o caso seja abafado. E, apesar de Kera estar grávida de dez semanas, ninguém parece saber quem é o pai — e se ele possui a chave para os últimos momentos de Kera.


Quando uma emergência médica afasta Laurie temporariamente, a impulsiva Aria decide recorrer a uma nova e controversa técnica: usar as bases de dados de ADN ancestral para localizar os que não querem ser encontrados. Trabalhando com especialistas de uma start-up, ela planeia seguir o ADN do feto até prováveis parentes do sexo masculino, na esperança de identificar o misterioso pai. Porém, quando a melhor amiga de Kera e também sua colega é assassinada, a necessidade de respostas torna-se ainda mais urgente. Claramente, há alguém que não quer que o segredo de Kera seja revelado . . . e se Aria se aproximar mais da verdade, ela e Laurie podem ser os próximos alvos do assassino.

"Duas Irmãs em Auschwitz" de Roxane Van Iperen

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Um Bestseller internacional que conta a história das irmãs Brilleslijper e da amizade com Margot e Anne Frank, nos derradeiros dias de Auschwitz-Birkenau.


Eles sabiam que dependeriam uns dos outros para sobreviverem.
Teriam de viver uns para os outros.

Corria o ano de 1940 e a Solução Final estava prestes a ser posta em marcha. Os nazis haviam ocupado os Países Baixos, mas a resistência crescia e duas irmãs - Janny e Lien Brilleslijper - arriscaram a vida para salvar quem era perseguido no seu refúgio clandestino, o Alto Ninho. Viria a ser um dos principais abrigos do país, mas quando o Alto Ninho e os seus residentes foram denunciados, começou o mais aterrador período das suas vidas. Era o princípio do fim.

Com a derrota alemã à vista, Janny e Lien foram postas no último comboio para Auschwitz juntamente com Anne Frank e a sua família. o que aconteceu a seguir desafiou as duas irmãs muito além do que a imaginação humana pode conceber, tendo sido despojadas de tudo menos da coragem, da resiliência e do amor que sentiam uma pela outra.

Uma história de coragem, amor e humanidade.

"A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça e outros contos" de Washington Irving

Editor: Porto Editora

Sinopse: Há lendas que conduzem a lugares sombrios, a vales atormentados e a bosques amaldiçoados. O Diabo, o tesouro escondido, a juventude perdida, um cavaleiro que assombra uma pacata vila... Os heróis que encaram o sobrenatural tentam sobreviver, mas a ameaça real que enfrentam troca-lhes as voltas mesmo quando tudo parece correr bem. Junta-te ao padre Brown e acompanha esta história de perder a cabeça!


A coleção #Clássicos reúne as mais fantásticas obras da literatura juvenil e apresenta um momento em que os heróis e as heroínas falam dos livros uns dos outros! Numa linguagem deliciosa e com ilustrações surpreendentes, estas histórias são absolutamente irresistíveis!

"A Sombra que Ilumina" de Ricardo Gil Soeiro

Editor: Tinta da China

Sinopse: Abordando temáticas como a oscilação, a metamorfose ou o devir na poesia de António Franco Alexandre, Ricardo Gil Soeiro compulsa um heteróclito conjunto de tópicos: da cinza ao fogo, da sombra ao sonho, do primado da matéria ao direito dos objectos, do abismo da pergunta à memória do enigma. Socorrendo-se da reflexão teórica de autores como Bachelard, Merleau-Ponty, Deleuze ou Braidotti, o autor enceta ainda diálogo com outros escritores - Kafka, Walser, Calvino ou Ponge -, procurando assim contribuir para a criação de novas chaves de leitura da obra alexandrina.


«O sentido desmorona. A tal página incapturável foge por todos os lados. É dessa ruína, da magia de todos os destroços, que se ergue, dilacerada e imperfeita, uma frágil promessa de errância. O abismo da pergunta a que, por falta de palavras, chamamos poesia. António Franco Alexandre di-lo melhor, sussurrando, assim, a mais bela despedida: ‘digam que amei, na terrestre toalha, / o tosco amor do corpo. Digam / uma verdade, que o poema não existe. / Digam que arderam mãos, do poder que possui / o prazer de outro corpo. Digam, como sempre, / terra, água, colina. […] Digam que me conhecem, / assim mudado, a tinta permanente. […] Digam que usava estrelas nos cabelos, / podem crer.’»

"Um Tambor Diferente" de William Melvin Kelley

Editor: Quetzal Editores

Sinopse: Um autor «esquecido» comparável a Faulkner. Uma história de coragem, de independência - e um emblema da luta pela dignidade humana.


Um dia, Tucker Caliban, descendente de um lendário escravo rebelde, abandona simplesmente as suas terras - não sem antes salgar os campos, abater o cavalo e a vaca e incendiar a própria casa. Parte para o Norte, com a mulher grávida e o filho pequeno, dando, com este gesto, origem a um inesperado êxodo de toda a população negra do estado. Este episódio de desobediência não violenta - que decorre num estado segregado (ficcional) do Sul dos Estados Unidos no fim dos anos 50 - é contado pelas testemunhas brancas, totalmente estupefactas e impotentes.

A trama constrói-se em torno da história dos Willsons, um clã de proprietários de escravos no passado, cujo último herdeiro, David Willson, vendeu uma parcela da antiga plantação ao criado, Tucker Caliban: ou seja, as terras em que os pais e avós deste viveram em escravidão.

Publicado pela primeira vez em 1962 e redescoberto em 2018, o icónico romance que William Melvin Kelley escreveu com apenas vinte e quatro anos catapultou o seu autor para a galeria dos grandes clássicos americanos. A revista The New Yorker referiu-se-lhe como «o gigante perdido da literatura americana».

"Viagem ao Centro da Terra" de Júlio Verne

Editor: Porto Editora

Sinopse: Os três viajantes que partem em busca do centro da Terra não imaginam o que se esconde debaixo do solo. Para lá dos túneis e caminhos formados pela lava, habitam seres vivos que até então só percorriam a sua imaginação. Plantas gigantes, monstros enormes, mares nunca dantes navegados... Mas descobrir um paraíso perdido pode ser um atalho para o inferno. Conseguirão regressar das profundezas da Terra sãos e salvos? Ivan, o Tolo, ainda está a tentar perceber o que aconteceu. A coleção #Clássicos reúne as mais fantásticas obras da literatura juvenil e apresenta um momento em que os heróis e as heroínas falam dos livros uns dos outros! Numa linguagem deliciosa e com ilustrações surpreendentes, estas histórias são absolutamente irresistíveis!

"George Orwell - Ensaios" de George Orwell

Editor: Edições 70

Sinopse: O Orwell ensaísta que o público português conhece é essencialmente o Orwell político. Sem descurar essa dimensão incontornável do autor, a presente coletânea pretende dar a conhecer várias das suas outras facetas que frequentemente ficam esquecidas ou são menosprezada.


Assim, a coletânea inclui ensaios sobre o policial, a literatura infantojuvenil e outras manifestações da cultura de massas, bem como outros sobre a natureza, o imperialismo e as questões identitárias.

"O Caminho Secreto da Alma" de James Allen

Editor: Alma dos Livros

Sinopse: O Caminho Secreto da Alma é um livro breve, mas poderoso, destinado a quem aspira a uma vida calma e plena de significado. Uma síntese brilhante sobre como encontrar e viver segundo os desígnios mais profundos do ser humano. A chave para uma vida melhor não é complexa, mas exige dedicação e entrega. Segundo James Allen, quando se alcança a realização no quotidiano, toda a vida se transforma e pode-se experimentar uma alegria incomensurável, extensível a qualquer ser. Somente os sábios, aqueles cujos pensamentos são retos e purificados, conseguem que os ventos e as tempestades da alma lhes obedeçam.


A alma não lamenta aquilo que foi, é ou será. Antes procura perpetuamente o bem e encontra sabedoria no que acontece. O medo não pode viver onde existe sabedoria. Dúvida, ansiedade e preocupação são sombras sem substância da personalidade e não incomodam quem sobe as luminosas montanhas da alma.

"Kamala Harris - Uma Vida Americana" de Dan Morain

Editor: Actual Editora

Sinopse: Uma biografia reveladora da primeira mulher negra a candidatar-se a vice-presidente dos Estados Unidos, descrevendo como a filha de dois imigrantes na Califórnia segregada se tornou um dos atores políticos mais poderosos do país. Há muito pouco de convencional em Kamala Harris, e, no entanto, a sua história representa o melhor da América.


Neste livro, o jornalista Dan Morain descreve a carreira de Harris desde que, enquanto procuradora do Ministério Público, teve de lidar com casos de abusos de crianças e homicídios, até à sua recente eleição. Morain conduz-nos através dos anos de Harris na Procuradoria Distrital de São Francisco, explora o seu audacioso apoio ao então desconhecido Barack Obama e mostra como teve de conquistar a pulso o seu lugar no Senado dos EUA.

Analisa o seu fracasso como candidata presidencial e a campanha de bastidores que empreendeu para conseguir o lugar de vice-presidente. Pelo caminho, pinta um quadro vívido dos seus valores e prioridades.

"O Fim dos Tempos - Previsões e profecias sobre o fim do mundo" de Sylvia Browne e Lindsay Harrison

Editor: Pergaminho

Sinopse: Todos nós tememos as catástrofes que assolam a humanidade nos nossos dias. As constantes notícias sobre atentados terroristas, genocídios, instabilidade política e económica, desastres ambientais e novas doenças e pandemias podem levar-nos a perguntar: estaremos realmente a testemunhar o fim do mundo?


Neste livro, a célebre médium Sylvia Browne ajuda-nos a não temer o fim dos tempos. Demonstrando que o conhecimento é poder, analisa a forma como diversos povos e religiões consideram o fim do mundo, desde as antigas crenças sobre o Juízo Final até as previsões de profetas de diversas tradições.

A autora aborda temas potencialmente assustadores com clareza, sabedoria e serenidade, respondendo a perguntas difíceis como: O que nos aguarda nos próximos cinquenta anos? Que sentido têm as profecias de Nostradamus e do Apocalipse? Se o mundo irá realmente acabar, o que acontecerá nos nossos momentos finais? Desde as profecias antigas dos Incas até à pandemia de 2020, O Fim dos tempos esclarece todas as suas dúvidas sobre o fim dos dias e o que está por vir.

Uma leitura fascinante e perspicaz, ideal para todos aqueles que já se perguntaram o que o futuro nos reserva e o que podemos fazer para impedir uma catástrofe.

"À Descoberta do Universo - Tudo o que precisas de saber para viajar no espaço e no tempo" de Stephen Hawking e Lucy Hawking

Editor: Editorial Presença

Sinopse: «Chegou o momento de olhar para o Universo em vez de olharmos para dentro de nós…»


Como teria sido caminhar na Terra cheia de lava há 4,5 mil milhões de anos?
Como te sentirias ao lado de um vulcão em erupção? Ou se desses o primeiro passo na superfície da Lua?
E o que farias se os robôs viessem a dominar o mundo?

A série das aventuras de George criada por Lucy e Stephen Hawking foi um êxito a nível mundial. Pela primeira vez, os factos da vida real e as fascinantes teorias científicas apresentados nesses livros foram compilados num único volume, juntamente com novos conteúdos da autoria de destacados cientistas de todo o mundo.

Repleto de ilustrações, factos e números, este é o guia perfeito para tudo o que alguma vez quiseste saber sobre o Universo.

"Femicídio" de Pascal Engman

Editor: Saída de Emergência

Sinopse: Não há mulheres inocentes. Com o feminismo e o movimento #metoo a ganharem força, está a crescer igualmente uma rede digital de homens que odeiam as mulheres. Eles autodenominam-se «Incels», refugiam-se nos recantos mais obscuros da Internet e estão unidos no seu desejo de vingança contra as mulheres que nunca olharam para eles. A norte de Estocolmo, uma mulher é encontrada morta no seu apartamento, num ataque brutal que aponta para um único suspeito.


No entanto, quando a detetive Vanessa Frank assume a investigação fica com a sensação de que está em falta um elemento fundamental. Quando a investigação começa a apontar para o possível envolvimento da sinistra rede de Incels nos crimes, Vanessa questiona-se se o ódio destes misóginos os poderá levar a um ataque em massa, imprevisível e num lugar supostamente seguro para as mulheres…

"Joe Biden - Do Homem ao Presidente" de Evan Osnos

Editor: Actual Editora

Sinopse: Este retrato revela a longa e agitada carreira de Biden no Senado, os oito anos como vice-presidente de Obama, a sua travessia no deserto político depois de ser preterido por Hillary Clinton, em 2016, a decisão de desafiar Donald Trump e a escolha da senadora Kamala Harris como sua companheira de corrida. «Por um dos mais talentosos repórteres da The New Yorker, Joe Biden é um hábil retrato do homem e do político, apresentando uma imagem do candidato democrata algo inesperada.»

The Washington Post


"Como é Linda a Puta da Vida" de Miguel Esteves Cardoso


"A História Secreta dos Templários - Os grandes mistérios da mais famosa ordem militar do mundo" de Canal História

cardapio.pt @ 13-1-2021 18:58:40


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros