Abertura das inscrições para o Prémio António de Macedo

De forma a promover a ficção especulativa em Portugal na forma de romance em Língua Portuguesa e homenagear um grande nome da nossa literatura e cinematografia, a Editorial Divergência abre as inscrições o Prémio António de Macedo 2021.

cardapio.pt @ 17-2-2021 20:09:55

Na edição de 2020 foram recebidas um recorde de 33 submissões, e a vencedora foi a autora Maria Roque Martins, com a obra «Um Mundo às Escuras».

O regulamento pode ser consultado aqui.

Concursos abertos 

Numa perspetiva punk, os concursos para as antologias de Dieselpunk, Winepunk e Solarpunk estão na reta final. Agora é a altura de submeter o conto punk guardado na gaveta:


Dieselpunk

O Dieselpunk caracteriza-se por um predomínio do diesel na sociedade futurista dos anos 40 e 50. Primo mais novo do Steampunk, olha para a sobrevivência como o objetivo principal, numa sociedade desfeita por duas guerras mundiais e pelo advento da bomba atómica.

O regulamento pode ser consultado aqui.


Winepunk

Em 1919 foi fundada a Monarquia do Norte (facto real e verídico) no meio das convulsões republicanas portuguesas. Neste universo, ela não durou semanas, mas sim três anos. Três anos extraordinários em que a junção de um passado british e a casta Touriga de uvas do Douro fundiu-se numa realidade Winepunk. Um mundo com energia e tecnologia a partir das caves do vinho do Porto. Um mundo rebelde e com morte anunciada, com fleuma nortenha, linguagem desbragada e ferozmente anti-republicano.


 O regulamento pode ser consultado aqui.

Solarpunk

Fortemente inspirado no Steampunk, o subgénero Solarpunk explora os temas de sociedades dominadas pelas energias renováveis (entre elas, a solar), fruto da esperança de um futuro melhor para a humanidade, onde a tecnologia é usada a favor dos humanos e das suas necessidades ambientais. Ao invés da distopia, surge a utopia. O crescimento das comunidades locais, a harmonia entre as pessoas e a habitabilidade sustentável permite que este género literário aborde um futuro cheio de esperança, longe dos inimigos do progresso, tais como governos corruptos e grandes empresas capitalistas.


O regulamento pode ser consultado aqui.

cardapio.pt @ 17-2-2021 20:09:55


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros