Novidades Livros (25 de fevereiro a 3 de março de 2021)

cardapio.pt @ 24-2-2021 20:39:00

"O Problema dos Três Corpos" de Liu Cixin

Editor: Relógio D'Água

Sinopse: 
Tendo como pano de fundo inicial a Revolução Cultural chinesa, uma cientista de uma base militar secreta envia sinais para o espaço, tentando estabelecer contacto com extraterrestres.

Quando uma civilização alienígena, quase extinta, capta o sinal, começam os preparativos para invadir a Terra, onde, enquanto isso, diferentes grupos se começaram a formar.

"Reiniciar - Por vezes, é preciso parar e começar noutro ponto de partida" de Katherine May

Editor:  Clube do Autor

Sinopse: Ao longo da vida, sofremos revezes inesperados, como uma doença grave, a morte de um ser amado, uma rutura sentimental ou a perda de emprego. Estes períodos podem ser solitários e dolorosos. No caso de Katherine May o marido adoeceu, o filho deixou de ir à escola e os seus problemas de saúde forçaram-na a renunciar ao emprego.


Este livro explora a maneira como ela suportou estes momentos difíceis, mas também como aproveitou as oportunidades únicas que eles lhe ofereciam.

Esta comovente narrativa, entrecortada com lições retiradas da literatura, da mitologia e da natureza, oferece uma perspetiva inspiradora sobre o poder regenerador do descanso e do isolamento. A luz provém de fontes surpreendentes, e a mudança, inevitavelmente, ocorrerá.

"A Economia XX - O épico potencial das mulheres" de Linda Scott

Editor: Actual Editora

Sinopse: O século XX foi de enormes conquistas para as mulheres, mas o caminho ainda é longo. Os homens têm duas vezes mais hipóteses de ocupar uma posição de liderança do que as mulheres e, nas economias mais avançadas, ser mulher significa receber apenas 62% do salário de um homem, para um trabalho e posição iguais. Estamos a negar a metade da humanidade o direito à emancipação plena e a causar danos sociais, económicos e até ambientais irreparáveis.


As páginas deste livro desenham uma história feita de violência, escravidão e marginalização. Desigualdades com um custo humano incalculável, mas que segundo o Banco Mundial também retiram 160 mil milhões de dólares todos os anos à economia. Esta é a Economia XX: uma fonte incomparável de bem-estar — em todos os sentidos do termo — e que é desperdiçada por preconceito.

Linda Scott recorda-nos o caminho a trilhar para um mundo melhor. Porque a mudança não é só possível: é necessária.

"A Condição de Ilhéu - Arquipélago da Madeira" de Nelson Veríssimo e Catarina Duff Burnay

Editor: Universidade Católica Editora

Sinopse: Quatro anos após o lançamento da obra A Condição de Ilhéu, hoje vemos o quarto volume, A Condição de Ilhéu - O Arquipélago da Madeira, a ganhar vida.


A alguns dos textos publicados na obra-mãe, juntaram-se novas contribuições, perfazendo 25 reflexões sobre a realidade arquipelágica Porto-Santense e Madeirense nas suas múltiplas abordagens disciplinares.

O volume está dividido em cinco capítulos - Ser Ilhéu; Duas vezes Ilhéu; Pela Ilha…; com a Ilha às Costas; Insularidade e Identidade - e oferece ao leitor uma viagem sinestésica pela vivência, individual e comunitária, do ser-se ilhéu.

"Desculpa" de Eve Ensler

Editor: Editora Minotauro

Sinopse: Eve Ensler esperou demasiado tempo por um pedido de desculpas. Abusada sexual e fisicamente pelo pai, debateu-se com essa traição, desejando um acerto de contas com um homem morto há muito.


Após anos de trabalho enquanto ativista contra a violência, decidiu pôr fim a essa espera; esse pedido de desculpa podia escrevê-lo ela, por e para ela.

Desculpa, escrito do ponto de vista do pai, nas palavras que Eve Ensler desejava ouvir, transforma o abuso que sofreu em compaixão, numa inquebrável e ampla visão para o futuro. 

"A Quinta dos Animais" de Odyr

Editor: Relógio D'Água

Sinopse: Uma sátira mordaz sobre uma sociedade oprimida que caminha para o totalitarismo.


Alegórico e intemporal, o livro de George Orwell, agora em romance gráfico, adaptado e ilustrado por Odyr.

"A Arte da Guerra de Sun Tzu para Mulheres" de Catherine Huang e A. D. Rosenberg

Editor: Arena PT

Sinopse: A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar.


Seguindo os antigos ensinamentos chineses d'A Arte da Guerra, vai descobrir como usar as competências naturais para encontrar o seu caminho na vida.

Os ensinamentos de Sun Tzu, aqui adaptados para as mulheres, foram ajuda preciosa para estas encontrarem o caminho pacífico para o sucesso por meio de estratégias e abordagens que ficaram famosas no antigo texto chinês: a arte da guerra.

A sabedoria feminina, ou o bom senso, trata de evitar confrontos desnecessários, conservar energia para as coisas que importam e procurar um resultado em que todos saiam vencedores. e para as mulheres, como para Sun Tzu, o sucesso não vem simplesmente de saber o que fazer, mas de saber quem somos.

A Arte da Guerra de Sun Tzu para Mulheres vai ajudá-la a considerar o que deseja alcançar e porque deseja alcançá-lo. Cobrindo os princípios intemporais de Sun Tzu ponto a ponto, num tom simples e prático, mostra como pode encontrar os seus pontos fortes, enfrentar os seus pontos fracos, lidar com os obstáculos e forjar a sua própria e única identidade através da carreira e da vida pessoal.

Seja qual for o caminho a seguir, este livro dar-lhe-á estratégias, tácticas e exemplos práticos daquilo que precisa para aumentar a sua probabilidade de sucesso - e desfrutar durante todo o processo.

"Vencer a Batalha com a Comida - Emagreça sem Dieta" de Magda Gonçalves

Editor: Matéria Prim

Sinopse: «Vivi muitos anos a experimentar inúmeras dietas, sem ter sucesso a longo prazo. Oscilei entre os 58 e os 115 quilos, até perceber que o inimigo não era a comida, mas sim a forma como a utilizava na minha vida» confessa a autora.


Magda Gonçalves, especialista em Psicologia Alimentar formada nos Estados Unidos, mostra neste livro que a grande questão não é o que comemos. Ela própria passou muitos anos a debater se com a oscilação de peso, saltando de dieta em dieta, com resultados imediatos mas pouco duradouros.

O segredo está em perceber de que forma a comida existe na nossa vida e como a usamos para ultrapassar questões que vão muito além da fome. Só assim podemos controlar, para sempre, os 5 10 ou 30 quilos que teimam em não desaparecer.

"Ao Colo de Virgílio" de Manuel da Silva Ramos

Editor: Parsifal PT

Sinopse: Virgílio Quintela acaba de perder a mulher. Sexagenário erudito, homem de cultura, extravagante e humanista, acredita que é no auxílio e na protecção dos outros que está a sua redenção. Por essa razão, o luto constitui a oportunidade ideal para valorizar quem o rodeia, sem abdicar, no entanto, de continuar a desfrutar da vida.


Entre passeios meditativos por uma Lisboa que ama profundamente, surpreendentes aventuras nas distantes fortalezas cátaras ou nostálgicas viagens pelo Portugal rural da sua infância, Virgílio estabelece, com facilidade, relações humanas marcadas por uma profunda amizade, uma inflamada luxúria ou pelo auxílio aos mais necessitados.

Desta forma, em Ao Colo de Virgílio, a brevidade da vida não constitui motivo de desconsolo; pelo contrário, é uma oportunidade para aproveitar a vida plenamente cada dia que passa.

Obra optimista de Manuel da Silva Ramos, nela o escritor aborda ainda com lucidez e resiliência literária algumas das questões centrais da sociedade contemporânea: os cuidadores informais, a bondade e a dignidade humanas.

"As Pontes de Madison County" de Robert James Waller

Editor: Clube do Autor

Sinopse: Em agosto de 1965 Robert Kincaid de 52 anos, carrega a sua carrinha e parte para Madison County no interior dos Estados Unidos, onde ficam as sete pontes cobertas que ele tem de fotografar para a revista National Geographic. A existência plácida de Francesca Johnson, casada e com dois filhos, é completamente abalada com a chegada inesperada do fotógrafo.


Neste clássico da literatura contemporânea, James Waller põe em cena o amor profundo entre Robert e Francesca Inicialmente, nenhum deles espera que este encontro fortuito conduza a uma aventura, porém, a atração que ambos sentem é inegável e dará lugar a um amor profundo e duradouro.

A sua história prova ao mundo que o valor das coisas está na intensidade que elas carregam e não no tempo que duram.



"Como é Linda a Puta da Vida" de Miguel Esteves Cardoso


"A História Secreta dos Templários - Os grandes mistérios da mais famosa ordem militar do mundo" de Canal História

cardapio.pt @ 24-2-2021 20:39:00


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros