Novidades Livros (8 a 14 de abril de 2021)

cardapio.pt @ 7-4-2021 19:33:07

"A Rapariga do Fim" de Leslie Wolfe

Editor: Alma dos Livros

Sinopse: 
Depois de o corpo de uma modelo famosa ter sido encontrado sem vida, Tess Winnett recusa-se a aceitar a tese de suicídio e inicia uma investigação para descobrir os verdadeiros motivos daquela morte. Não pode ser de ânimo leve que alguém decide pôr termo à própria vida e ainda menos quando parece ter o mundo aos seus pés.

À medida que se propaga uma onda de crimes assustadora, muitas questões se vão colocando, mas poucas são as respostas concretas. Ninguém sabe que existe um serial killer à solta. Ninguém, exceto Tess. A sua investigação revela mistérios há muito enterrados e mostra uma relação entre as diversas mortes. A agente especial do FBI retira apenas uma conclusão: alguém tem o controlo deste jogo perigoso. E não é ela. Com pouca informação e ainda menos pistas, Tess Winnett tenta encaixar todas as peças de um cenário mortal com um grande número de vítimas em potência. Quanto mais tempo se atrasa, mais uma belíssima jovem se prepara para morrer. Há um plano macabro em execução e a próxima vítima está a ser atraída para um labirinto sem paz nem retorno. Afinal, como se pode fugir de um assassino que não se sabe que existe?

"O Clube Jane Austen" de Natalie Jenner

Editor:  Edições Chá das Cinco

Sinopse: Um romance poderoso e comovedor que explora as tragédias e triunfos da vida.


Depois da Segunda Guerra Mundial, na pequena vila de Chawton, em Inglaterra, um grupo invulgar de pessoas arrasadas pela guerra reúne-se em prol de um objetivo maior: preservar o lar e o legado literário de Jane Austen, uma das melhores romancistas inglesas de todos os tempos. Ao fundarem o Clube Jane Austen, os membros deste grupo tão diverso — um agricultor, uma jovem viúva, o médico local, uma estrela de cinema, entre outros — estão unidos no mesmo ideal. Enquanto se debatem numa luta silenciosa com as suas próprias mágoas e traumas, encontram no amor à literatura e nas palavras de uma das autoras mais celebradas da História uma razão para seguirem em frente, relembrando-nos assim do poder universal da literatura para redimir e curar.

Tal como uma história escrita pela própria Austen, o primeiro romance de Jenner está repleto de momentos charmosos, personagens cativantes e relacionamentos cheios de nuances…

"A Psicologia da Estupidez" de Jean-François Marmion

Editor: Desassossego

Sinopse: Sejamos honestos, estamos rodeados pela estupidez: o colega gabarolas que aturamos todos os dias, o amigo do Facebook que partilha teorias da conspiração, a vizinha de cima que usa saltos às quatro da manhã. E a estupidez mais difícil de todas - a nossa - é um fardo bem difícil de ultrapassar.


Tentar acabar com a estupidez seria estúpido - afinal, ela é tão natural no ser humano como o respirar e o falar. Mas isso não quer dizer que não tentemos compreendê-la. É precisamente isso que A Psicologia da Estupidez faz, convidando alguns dos mais eminentes pensadores e psicólogos — incluindo um Prémio Nobel e vários autores bestsellers — a explicar, com humor e boa disposição, os seguintes enigmas:
• Porque é que as pessoas inteligentes por vezes acreditam nos maiores absurdos
• Como é que os nossos cérebros preguiçosos nos levam a tomar as decisões erradas
• Porque tentar debater com os tolos é uma armadilha
• Como a manipulação dos media e a superestimulação da Internet nos tornam mais burros
• Porque é que as pessoas mais estúpidas não sabem que são estúpidas

Acreditamos que a sabedoria e a inteligência destes especialistas são um bálsamo para as nossas almas feridas e um farol de esperança num mundo de… pois, vocês sabem.

"Estás aí?" de Dolly Alderton

Editor: Cultura Editora

Sinopse: Nina Dean não está especialmente incomodada por estar solteira aos trinta. Tem o seu próprio apartamento, é uma escritora de culinária bem-sucedida e tem suficientes amigos para manter a agenda social cheia.

Ao instalar uma aplicação de encontros, o impossível acontece: conhece o homem certo logo no primeiro encontro. As conversas são espirituosas e irónicas, partilham um ódio por desporto, dançam juntos como dois loucos, criam um universo inteiro de piadas particulares e têm uma química inigualável.
Mas, quando Max deixa de lhe responder, Nina é forçada a lidar com tudo o que tem tentado esquecer...

Engraçado e dolorosamente relacionável, o romance de estreia de Dolly Alderton está repleto de observações inteligentes sobre relacionamentos, família, memória e a maneira como vivemos hoje.

"Descubra o Seu Destino" de Robin Sharma

Editor: Pergaminho

Sinopse: Julian Mantle, o monge que vendeu o seu Ferrari, está de volta, com lições novas e reveladoras para descobrir e estimular a sua verdadeira grandeza. Descubra o Seu Destino conta a história de Dar Sandersen, um gestor de recursos humanos de meia-idade que tem um bom emprego, uma casa agradável e um rendimento estável. Apesar do seu aparente sucesso, Dar sente-se profundamente infeliz: sabe que esta «boa vida» o está a impedir de conquistar uma vida ainda melhor. Depois de um inesquecível encontro com Julian Mantle, parte numa odisseia, ao encontro de uma existência mais autêntica e à conquista do seu destino. Na sua jornada, descobre os sete passos que o conduzirão à felicidade duradoura e à liberdade pessoal.


Combinando a antiga sabedoria oriental com princípios de sucesso modernos, Descubra o Seu Destino é uma narrativa cativante que o ajudará a viver a vida em pleno, conquistando a felicidade, a prosperidade e a harmonia que merece.

"Arsène Lupin, Cavalheiro Ladrão" de Maurice Leblanc

Editor: Porto Editora

Sinopse: França, início do século xx. A Belle Époque está no seu auge e Paris é a cidade que melhor encarna o verdadeiro espírito desses anos dourados. No clima de efervescência cultural e diversão que marca a vida cosmopolita francesa, crimes fantásticos e intrigantes revelam Arsène Lupin, um ladrão hábil, carismático e sedutor. No entanto, pobres e inocentes, nada temam de Lupin! Pois só os ricos, os poderosos e o previsível inspetor Ganimard, polícia que nunca larga o encalço do herói, é que precisam de se pôr à prova. Porque muito mais do que um genial larápio, Arsène Lupin é sobretudo um detetive audaz e irreverente, escapando a todas as armadilhas e estratagemas dos seus inimigos.

Arsène Lupin, Cavalheiro Ladrão reúne as primeiras nove aventuras do rocambolesco Lupin, protagonista de mais de vinte títulos da autoria do escritor francês Maurice Leblanc.

"Dez Césares" de Barry Strauss

Editor:  Bertrand Editora

Sinopse: Durante três séculos e meio, o Império Romano cresceu em esplendor e extensão, e acabou por perder ambos. As transformações geográficas, étnicas, religiosas e culturais sofridas durante estes 350 anos foram tão grandes que Augusto, o seu primeiro imperador, não teria reconhecido o território que Constantino veio a governar.


Dez Césares - Volume I: De Augusto a Trajano cobre mais de um século e meio de história, desde a extinção da República, em 44 a.C., aos últimos dias de Trajano, em 117 d.C. São cinco os imperadores aqui retratados: Augusto, Tibério, Nero, Vespasiano e Trajano, mas esta história é também um retrato das mulheres mais poderosas da época. De Lívia, mulher de Augusto, passando por Agripina, mãe de Nero, e Antónia Cénis, que se diz ter sido amante de Vespasiano, o poder das mulheres na Roma Antiga não era menos real por ter de ser escondido.

Dez Césares - Volume I: De Augusto a Trajano torna a história antiga próxima e vívida, explorando em detalhe as qualidades e os defeitos dos grandes vultos que protagonizaram as conquistas e as derrotas do Império Romano. Esta é a história de um império que chegou a estender-se da atual Bretanha ao Iraque e cuja influência continua viva hoje, na arquitetura, na Lei, na arte, na filosofia.

"Os Indomáveis F. C. - Agora é que são elas!" de Álvaro Magalhães

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Recém-promovido, o inspetor William Warwick vai ser transferido para uma unidade de elite no combate ao tráfico de droga. O seu primeiro caso: investigar um notório traficante do sul de Londres conhecido como Víbora.

Mas enquanto William e a sua equipa fecham o cerco à volta de uma rede criminosa diferente de todas as que já encontraram, também se deparam com um velho inimigo, Miles Faulkner. Será necessária toda a astúcia de William para conceber uma maneira de levar os dois homens à justiça; uma armadilha que ninguém espera, escondidos à vista de todos...

Repleto de voltas e reviravoltas, características das histórias de Jeffrey Archer, este é o próximo capítulo emocionante na vida de William Warwick.

"Procura-se Lucky Luke" de Matthieu Bonhomme

Editor: A Seita

Sinopse:«No jogo do amor é cada uma por si e à primeira que o beijar»


Lucky Luke regressa pela mão do artista Matthieu Bonhomme!

Cobiçado por três belas mulheres, com a cabeça a prémio, como é que o nosso cowboy preferido se vai conseguir safar desta situação?

Depois do imenso sucesso de O Homem Que Matou Lucky Luke, esta é mais uma das aventuras imperdíveis do cowboy que dispara mais depressa que a sua própria sombra!

"Instinto" de Ashley Audrain

Editor: Suma de Letras

Sinopse: Blythe Connor está determinada a ser a mãe afectuosa e solidária que nunca teve. No entanto, no auge dos esgotantes primeiros dias de maternidade, Blythe convence-se de que alguma coisa não está bem com Violet.


Com o passar do tempo, a sensação agrava-se: a filha é distante, rejeita o afecto e revela-se cada vez mais perturbadora. Ou estará tudo apenas na cabeça de Blythe?

O marido diz que ela está a imaginar coisas. Quanto mais Fox ignora os seus receios, mais ela se questiona sobre a sua própria sanidade mental.

Quando nasce o filho mais novo, tudo parece melhorar: Blythe sente com Sam a ligação que sempre imaginou; Violet acalma e parece adorar o irmão mais novo.

Mas, de repente, tudo muda e Blythe não poderá mais ignorar a verdade sobre o seu passado e sobre a sua filha. Onde está a verdade quando tudo tem duas caras?

"Mulheres na História do Mundo" de Bonnie G. Smith

Editor: Temas e Debates

Sinopse: «Este livro condensa a história das mulheres do mundo num único relato, que se desenrola ao longo dos últimos cinco séculos. Fala de escritoras chinesas aclamadas do século XVII e de estrelas de cinema chinesas igualmente aclamadas da década de 1930; de princesas indianas e de humildes camponesas iletradas da Índia que aprendiam sozinhas a ler e a escrever. Imperatrizes russas dos inícios da Idade Moderna aparecem ao lado de mulheres soviéticas que foram pilotos de caças na década de 1940; mulheres ameríndias chefes e ativistas políticas brancas e negras dos Estados Unidos afirmam o seu poder.


O livro é também um mosaico de tecelãs, curandeiras, escravas, patroas, assassinas, artistas, trabalhadoras do sexo, mães, manifestantes e chefes de governos modernos. Uma amostra de tudo o que as mulheres produziram e viveram ao longo dos últimos quinhentos anos.»

"The Stand - A Dança da Morte - Livro I" de Stephen King

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Um guarda foge de uma instalação de testes biológicos, levando consigo, sem o saber, uma arma mortal: uma estirpe modificada de supergripe que destruirá 99% da população mundial em algumas semanas. Os que sobrevivem estão assustados, confusos e precisam de um líder. Dois emergem - a Mãe Abagail, uma bondosa mulher de 108 anos que os exorta a formar uma comunidade pacífica em Boulder, Colorado; e Randall Flagg, o nefasto Homem Sombrio, que se deleita no caos e na violência. À medida que o homem sombrio e a mulher pacífica ganham poder, os sobreviventes terão que escolher entre eles - e finalmente decidir o destino de toda a humanidade.

"A Arte Subtil de Saber Seduzir" de Mark Manson

Editor: Desassossego

Sinopse: Um livro revolucionário que explica a sedução sem mentiras nem manipulação


As técnicas de sedução tradicionais são uma treta. Para Mark Manson, a sedução é um processo emotivo e não físico ou social, um processo que envolve criar empatia com as mulheres em vez de as impressionar. O que importa é a intenção, a motivação e a autenticidade. Para melhorar a sua vida amorosa, deve melhorar a sua vida emocional - a forma como se sente e como se exprime perante os outros. Divertido, irreverente e atrevido, A Arte Subtil de Saber Seduzir não é apenas mais um livro com técnicas de sedução e frases feitas prontas a usar. É um guia honesto sobre a forma como um homem pode atrair uma mulher sem fingir comportamentos, sem mentir e sem imitar os outros.

"Andar a Pé" de Henry David Thoreau

Editor: Alma dos Livros

Sinopse: Andar a Pé é um dos mais belos textos de Thoreau. Expõe a sua filosofia de vida e estabelece a arte de caminhar como a forma mais intensa de despertar os sentidos e a alma humana. Um verdadeiro hino de amor à natureza profunda e original, um manifesto pela liberdade que foi escrito muito para lá do seu tempo. A vida reside no lado selvagem. O mais vivo é o mais selvagem. O que ainda não se subjugou ao homem, a terra retempera-o. Aquele que avança em frente incessantemente, nunca descansando das tarefas, se desenvolve depressa e exige infinitamente à vida, irá sempre encontrar-se num novo país ou no meio selvagem, rodeado da matéria-prima da vida.


É como se se transpusesse os troncos das árvores derrubadas das florestas primitivas. Esperança e futuro não estão nos relvados ou nos campos cultivados, nem nas vilas ou cidades, mas nos pântanos impermeáveis e instáveis. É preciso caminhar e prestar atenção, não é preciso ir muito longe. Afinal, o essencial da condição humana reside na simplicidade e não no acumular persistente de coisas.

"Apocalipses" de Joaquim Fernandes

Editor: Contraponto Editores

Sinopse: Ao longo da história, e inclusive antes da sua fundação, Portugal foi por inúmeras vezes atormentado pelas angústias dos «fins do mundo» que as crendices e superstições populares desde sempre associaram a calamidades de diversa ordem. De epidemias a secas e terramotos que provocaram maior ou menor grau de destruição no país, fenómenos astronómicos como passagens de cometas perto da Terra ou eclipses, ou mesmo acontecimentos imaginários como o desembarque de marcianos de que muitos ainda se recordam, foram muitos os momentos do «Juízo Final» que espalharam o terror pela população.


Com base numa pesquisa exaustiva de fontes diversas das épocas abrangidas, Joaquim Fernandes reúne neste seu mais recente trabalho alguns desses «apocalipses» e «fins do mundo». Momentos dramáticos como os vividos no seguimento do terramoto de 1755 ou durante a epidemia de gripe espanhola que dizimou dezenas de milhares de pessoas são aqui abordados. Mas também não faltam profetas e seitas, tenebrosas chuvas de «sangue», cometas em rota de colisão e até uma invasão extraterrestre que tantas dores de cabeça provocou à PIDE.
Com prefácio de Miguel Real.

"Noites Azuis" de Joan Didion

Editor: Cultura Editora

Sinopse: De uma das autoras mais brilhantes do mundo da literatura, um trabalho de franqueza impressionante sobre a perda de uma filha.

Carregado de memórias da sua própria infância e da vida de casada com o seu marido, John Gregory Dunne, e a filha, Quintana Roo, o novo livro de Joan Didion é um relato intenso e comovente dos seus pensamentos, medos e dúvidas sobre a maternidade, a doença e o envelhecimento. 

Ao mesmo tempo que reflete sobre a vida da sua filha e sobre o seu papel como mãe, Didion luta com as dúvidas que todos os pais enfrentam, e contempla a sua idade, algo que para ela é difícil de admitir, e ainda de aceitar. Noites Azuis — as longas noites em que os crepúsculos se tornam longos e azuis e sinalizam o solstício do verão, "o oposto da morte da claridade, mas são também o seu alerta" — como O Ano do Pensamento Mágico, este é um livro icónico, de uma honestidade incisiva e elétrica, memorável e profundo.

"Cães de Chuva" de Daniel Jonas

Editor: Assírio & Alvim

Sinopse: Mesmo lendo-o longe da fórmula do soneto, Daniel Jonas faz uso do verso livre não como uma muleta arbitrária para melhor exprimir o que inquieta o seu universo, mas como uma arma sem paralelo na poesia portuguesa. Em Cães de Chuva, é precisamente na malha rigorosa que é tecida através da topografia do espaço, da arqueologia da palavra exata, que a sua voz marca o compasso.


A geometria desfaz-se
desmorona-se

como onda
em decomposição.

"A Máquina do Ódio" de Patrícia Campos Mello

Editor: Quetzal Editores

Sinopse: A Máquina do Ódio mostra de que forma as redes sociais são manipuladas por líderes populistas e as campanhas de difamação funcionam como uma censura trabalhada por exércitos de trolls, depois espalhados por robôs no Twitter, Facebook, Instagram e WhatsApp.


Os bastidores dessas reportagens e os ataques de que Patrícia Campos Mello foi alvo servem de moldura para um quadro mais amplo sobre a liberdade de imprensa no mundo, numa prosa simultaneamente pessoal e objetiva. Acompanhando eleições na Índia, nos EUA e no Brasil, mas também campanhas violentas na Venezuela, Nicarágua ou Hungria, a repórter mostra como combate e que armas possui esse exército na sua guerra contra a verdade. Relato envolvente de um dos capítulos mais turbulentos de história recente das democracias, A Máquina do Ódio é também um manifesto em defesa da informação.

Prefácio de Ricardo Costa

"O Melhor Amigo do Cão" de Simon Garfield

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: O Melhor Amigo do Cão, investiga a ligação única que une cães e seres humanos, levando o leitor numa viagem cultural, científica e histórica aos momentos mais importantes desta História partilhada. Partindo do registo mais antigo, numa gravura rupestre, até terminar no laboratório onde se sequenciou pela primeira vez o genoma de um cão, este livro vai fazer uma paragem no lar do primeiro labradoodle (Austrália), conhecer o leal akita (Japão), entrevistar um azarado treinador de caniches (EUA) e apresentá-lo a um cão de resgate estranhamente desobediente (Reino Unido). Entre outros são também nossos companheiros de viagem os corgis e dorgis da família real inglesa, os muttniks da exploração espacial soviética, um dálmata que imita Hitler e um border collie que sabe o nome de mais de mil brinquedos.


Este livro é uma homenagem à histórica amizade entre cães e seres humanos, escrita com toda a inteligência e sentido de humor de Simon Gargield. Uma leitura deliciosa, divertida e fascinante.

"Um Planeta de Vírus" de Carl Zimmer

Editor:  Desassossego

Sinopse: Os vírus dominam o planeta e transformam as nossas vidas. Estamos mais familiarizados com o vírus da gripe, e agora com o responsável pela COVID-19, mas os vírus são responsáveis por muitas outras doenças. Estão presentes na nossa vida há tanto tempo que, neste momento, o genoma humano contém mais ADN de vírus do que dos nossos próprios genes. Para onde quer que olhem, os cientistas descobrem novos vírus: no solo, no oceano, e até em grutas a quilómetros de profundidade.


Um Planeta de Vírus desvenda o mundo escondido dos vírus, incluindo o responsável pela disseminação da COVID-19. Apresenta as últimas investigações sobre como os vírus dominam a nossa vida e a nossa biosfera, como estão a produzir novas doenças, como podemos aproveitá-los para nosso benefício e como irão continuar a controlar o nosso destino durante séculos. Uma viagem fascinante a um mundo que todos devemos compreender melhor.


"Os Aventureiros - Os Piratas da Falésia" de Isabel Ricardo

Editor: Saída de Emergência

Sinopse: Aproveitando um fim de semana prolongado, os AVENTUREIROS viajam até Vila do Bispo, no Algarve, para participarem no Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza.

Alojados no tranquilo Forte do Belixe, escutam durante a noite sons estranhos que não conseguem explicar e veem luzes na falésia. Embora ocupados durante o dia com as muitas atividades do Festival, não lhes passam despercebidas algumas situações bem invulgares…

É então que OS AVENTUREIROS decidem pernoitar num lugar simplesmente encantador e misterioso, a Ponta da Grota. No entanto, a meio da noite, são surpreendidos por vozes masculinas que falam em surdina, o que os leva a suspeitar que uma quadrilha procura algo nas falésias escarpadas relacionado com o Infante D. Henrique, ao mesmo tempo que parecem vigiar a costa, talvez esperando algum acontecimento.

Por entre grutas e trilhos ambientais, lendas de piratas e santos, príncipes e reis, espiões e corvos, os jovens acabam por mergulhar numa inesperada e empolgante aventura, recheada de ação e muito perigo.

"A Estreia do Auto da Índia" de João Paulo Oliveira e Costa

Editor: Temas e Debates

Sinopse: Zeferino, um antigo degredado, regressa da Índia e encontra a sua esposa casada com o sobrinho do alcaide; o degredado percebe então que a sua morte tinha sido anunciada havia sete anos. E, embora seja atirado de novo para os calabouços, Zeferino não desiste da sua Filipa. No mesmo dia começam a chegar à vila Gil Vicente e os atores que iriam representar dentro de poucas semanas o Auto da Índia. A protagonista do auto é uma cristã-nova, de memórias tristes, que tem o seu marido na Índia. Entretanto, o desassossego toma conta da vila: Vasco de Melo, chefe dos espiões d’el-rei, e os seus auxiliares montam o cerco a um pirata e em poucos dias ocorrem quatro assassinatos, envoltos num mistério insolúvel; a única pista é uma velha, logo transformada em bruxa, mas o alcaide também levanta suspeitas. Finalmente, a vila sossega e a rainha D. Leonor assiste à estreia do Auto da Índia sem saber que perto de si está a pessoa responsável pelos terríveis quatro crimes que atemorizaram a vila…




cardapio.pt @ 7-4-2021 19:33:07


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros