Novidades Livros (15 a 21 de abril de 2021)

cardapio.pt @ 14-4-2021 19:25:22

"Depois do Escândalo" de Julia Quinn

Editor: Edições Asa

Sinopse :
Ela tinha duas opções…
Georgiana Bridgerton nunca foi avessa à ideia do casamento, longe disso! O problema é que sempre julgou que fosse ter voto na matéria. Mas com a sua reputação em frangalhos após ter sido raptada, das duas uma: ou Georgie permanece solteira o resto da vida, ou casa-se com o patife que lha arruinou.

Até que surgiu a opção três...
Sendo o quarto filho de um conde, Nicholas Rokesby sabe que terá de traçar o seu próprio caminho. Vive em Edimburgo, onde está prestes a formar-se em Medicina, e não lhe resta tempo - nem interesse - para arranjar uma esposa. Mas assim que percebe que a vizinha, Georgie Bridgerton, enfrenta a ruína, sabe o que tem de fazer.

Um casamento de conveniência?
Verdade seja dita, o pedido não foi propriamente romântico - mas jamais ocorreu a Nicholas que Georgie fosse recusar! É que rapariga não quer ser um fardo para ninguém - além disso, nunca conseguiriam encarar-se um ao outro senão como amigos de infância, certo?

Mas à medida que o tempo passa, as dúvidas intensificam-se. Será possível que depois do escândalo… venha o amor…?

"Tiny Pretty Things" de Sona Charaipotra e Dhonielle Clayton

Editor:  Editorial Presença

Sinopse: Quem conseguirá realmente brilhar?


Gigi, Bette e June, três das melhores alunas na escola de ballet em Manhattan, estão habituadas a alguma dose de drama. A descomplicada Gigi só está interessada em dançar, mas esse simples desejo pode ser fatal. Bette é uma menina privilegiada que pretende sair da sombra da irmã, uma estrela do ballet, e isso torna-a, por vezes, perigosa. A perfecionista June tem de conseguir um lugar de destaque este ano ou a mãe controladora acabará com o seu sonho.

Quando todos os bailarinos são, ao mesmo tempo, amigos e inimigos, estas três raparigas irão sacrificar, manipular e trair quem for preciso para serem consideradas as melhores das melhores.

O primeiro volume de uma história incrível, onde ação, ciúme, mentira e traição vivem lado a lado com a amizade, o amor e a competição.

"A Ciência do Destino" de Hannah Critchlow

Editor: Temas e Debates

Sinopse: Muitas pessoas acreditam que são livres de criar o próprio destino. Mas, e se o livre-arbítrio não existir? E se a nossa vida estiver em grande medida predeterminada, programada no nosso cérebro? E se as escolhas que fazemos do que comemos, de quem amamos ou mesmo daquilo em que acreditamos não forem de modo algum escolhas?

A neurociência desafia tudo o que pensamos saber acerca de nós próprios e revela a maneira como tomamos decisões e criamos a nossa própria realidade, ignorando o papel da mente inconsciente.

Saberá, por exemplo, que:
* É possível que as ansiedades e as fobias passem de geração em geração numa família?
* Os genes e os recetores do prazer e da recompensa do cérebro determinam quanto comemos?
* Conseguimos «farejar» o parceiro sexual ideal graças aos genes que dão à nossa prole a melhor probabilidade de sobrevivência?

"Um Estranho Caso de Culpa" de Harlan Coben

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Com um ritmo galopante, Um Estranho Caso de Culpa é uma leitura absorvente e compulsiva que não deixará ninguém indiferente.


O horror daquela noite ficará gravado para sempre na memória de Matt Hunter: numa festa, tentou acalmar uma luta e acabou por matar uma pessoa - acidentalmente. Agora, passados nove anos e após ter cumprido pena de prisão, a vida parece estar a entrar nos eixos: a sua mulher, Olivia, está grávida e vão comprar uma casa na cidade de Matt. Mas a ilusão está prestes a terminar.

Matt recebe um vídeo chocante, que ameaça acabar com tudo o que reconstruiu. Para piorar, começa a ser perseguido por um homem misterioso, que aparece morto pouco tempo depois. Quando o quadro parecia não poder ficar mais negro, uma freira adorada por todos é assassinada… e as pistas apontam para Matt.

É então que Matt e Olivia entram numa espiral de pânico e desconfiança, sentindo-se forçados a desafiar a lei, numa tentativa desesperada de salvar o futuro.

"Tempo de fuga" de Amadeu Lopes Sabino

Editor: Porto Editora

Sinopse: Para Jorge Mathias, a espionagem é um divertimento. Melómano por vocação e alto funcionário do ministério da Economia do salazarismo por indiferença, vende aos serviços secretos do exército espanhol pequenos segredos que faz passar por grandes. Através do Partido Comunista, em que milita com pouca convicção, muda de vida e parte para a República Democrática Alemã, redator na Radio Berlin International. Curioso e hedonista, acabará por se envolver numa conspiração contra o regime da Alemanha de Leste, implicando opositores e homens do aparelho, agentes secretos da Alemanha Ocidental e sabe-se lá de onde mais. Tempo de fuga, a confissão de Jorge Mathias, é um relato de eventos extraordinários, ora irónicos, ora hilariantes, ora audazes, sempre impensáveis.


Combinando a antiga sabedoria oriental com princípios de sucesso modernos, Descubra o Seu Destino é uma narrativa cativante que o ajudará a viver a vida em pleno, conquistando a felicidade, a prosperidade e a harmonia que merece.

"Diz-me Só a Verdade" de Luísa Castel-Branco

Editor: Clube do Autor

Sinopse: A descoberta de uma carta antiga vai transformar o presente de uma família e mudar o futuro de uma mulher. Diz-me Só a Verdade é um romance intenso e avassalador sobre aquilo que acontece quando enfrentamos os fantasmas do passado.


Francisca tem quarenta e dois anos, três filhos e um casamento com o seu primeiro amor. Mas a sua vida aparentemente feliz encontra sombras do passado e um presente sem as luzes que sonhara para si.

A vida desta mulher cruza se com a saga de duas famílias unidas pelo passado e divididas por um presente armadilhado por desejos de vingança e revelações esmagadoras. Entretanto, a chegada de uma carta inesperada denuncia um segredo e muda o destino de Francisca.

"A Rapariga no Espelho" de Rose Carlyle

Editor: Marcador

Sinopse: As gémeas Iris e Summer são lindas e surpreendentemente parecidas. No entanto, para lá do que os olhos veem, existe uma escuridão que as diferencia. Cínica e insegura, Iris inveja há muito a boa sorte aparentemente interminável de Summer, incluindo o seu marido perfeito, Adam. Convocada para a Tailândia a fim de ajudar a navegar o iate da família até às Seychelles, Iris alimenta as suas próprias esperanças secretas em relação ao que pode acontecer na viagem.


Mas quando se encontra inesperadamente sozinha no meio do Índico, tudo muda. Agora é a sua oportunidade de ficar com a vida idílica que sempre cobiçou.

Mas até onde irá para conseguir atingir o seu objetivo?
E como vai certificar-se de que ninguém descobre a verdade?

"Uma Aventura Numa Noite de Tempestade" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

Editor: Editorial Caminho

Sinopse: Os nossos amigos vão desta vez até uma aldeia, que parece fantasma, muito perto com da fronteira, ajudar o proprietário na sua recuperação para turismo rural.


Empenham-se então na recuperação de um antigo teatro, onde, nessa tarefa, se tinha também proposto para ajudar um meliante de um grupo de malfeitores que planeava roubar umas peças muito valiosas numa propriedade do lado de lá da fronteira.

O objetivo do meliante era encontrar um local onde guardar as peças roubadas para depois as transacionar. O assalto corre bem e conseguem guardar as peças roubadas numa casa abandonada na serra, mas uma valente enxurrada vai deixá-los isolados.

Os nossos heróis descobrem aquelas pessoas em perigo e tentam ajudar: chamam os bombeiros e a polícia. É então que descobrem a grande tramoia dos assaltantes.

"Rodeado de Psicopatas" de Thomas Erikson

Editor: Lua de Papel

Sinopse: Pouco depois de ter publicado o seu primeiro livro, Thomas Erikson foi abordado no Facebook por uma jovem aspirante a escritora a quem respondeu de forma quase automática. Alguns meses depois, a suposta fã enviou um e-mail à companheira do autor a dizer que eram amantes. Foi o início de uma perseguição implacável, de mentiras e ameaças, que só terminariam com a intervenção da polícia. Mas o mal já estava feito. A família não resistiu à pressão e Erikson acabou por se separar.


Anos mais tarde escreveria o extraordinário bestseller Rodeado de Idiotas. O livro é um guia de relacionamentos centrado num sistema que atribui uma cor a cada uma das personalidades tipo: vermelho (dominância), amarelo (inspiração), o verde (estabilidade) e azul (capacidade analítica). Há, no entanto, pessoas que não se reconhecem em nenhuma das cores. Agem como camaleões, e espelham a personalidade das vítimas para melhor as manipularem. Por outras palavras, são psicopatas. E este livro mostra como lidar com eles.

O autor volta a usar o sistema cromático DISA (criado pelo psicólogo William Marstom), não tanto para desmascarar os predadores (que não têm cor) mas sim para melhor identificar as forças e fraquezas das potenciais vítimas. Ou seja, se eu for amarelo, qual é a minha maior vulnerabilidade? E que armas poderei usar para me defender?

"Uma Nova História do Mundo Clássico" de Tony Spawforth

Editor: Alma dos Livros

Sinopse: A magnífica civilização fundada pelos antigos gregos e romanos é o maior legado do mundo clássico e o verdadeiro berço da civilização tal como a conhecemos hoje. No entanto, as descrições vulgarmente aceites sobre ambos os impérios estão longe de ser precisas.


Uma Nova História do Mundo Clássico, de Tony Spawforth, professor de História Antiga e uma figura proeminente no campo da História do Mundo Antigo e da Arqueologia, oferece-nos uma imagem verdadeiramente original dos povos e culturas que deram origem à nossa civilização.

Desde a ascensão do mundo micénico, no século XVI a. C., Spawforth traça um caminho através do antigo Egeu até ao culminar do estado helénico e a ascensão do Império Romano, a chegada do cristianismo, e as consequências do primeiro califado.

Este livro conta-nos a história de uma «civilização» da qual sem dúvida que subsistem a beleza e, certamente, o fator humano: a subtileza estética dos artistas que ainda hoje nos cativam; o entendimento da Humanidade e a sua descrição objetiva do que constitui as nossas breves vidas, são aspetos que suspendem o desespero face às limitações da natureza humana. Trazem-nos alegria e esperança.

Profundamente informativa e cativante, esta é uma obra única e acessível, que relata a extraordinária História do mundo clássico em toda a sua extensão e grandiosidade.

"A Lenda dos Liontári" de M.S. Vieira

Editor: Lugar da Palavra

Sinopse: Esta é a primeira parte da Lenda dos Liontári, que narra a história de três irmãos - dois rapazes muito idênticos e uma rapariga - que têm de percorrer a Terra em busca das três partes do medalhão que contém o poder de um antigo mago agraciado com dons extraordinários. Porém, acabou por se revoltar e, ao fazê-lo, o seu mentor teve de conter o seu poder no medalhão e, com muita dor no coração, aprisioná-lo na Montanha Escura.


Para proteger a Terra, os magos tentaram destruir o medalhão, mas todo o esforço foi em vão, já que só conseguiram parti-lo em três partes, que foram separadas e escondidas, em três diferentes cidades. e agora os três irmãos predestinados precisam de as encontrar e unir para que a paz volte a reinar.

Uma história que conta com a presença de Magdi, filho de Melahel, representando os mestiços; Alon III, filho de Alon II, representando os anões; Behael, o mago Branco, representando os magos; e Borys, Yidish e Brand Liontári, representando os humanos.

Um livro sobre grandes jornadas, imensas aventuras, criaturas fantásticas e reinos nunca dantes conhecidos. Esta é a história deslumbrante e inesquecível de um pequeno grupo para a paz, porque, como acreditam, "a única forma de se guardar a espada é tendo-a desembainhado".

"Presos por um Fio" de Nuno Gonçalo Poças

Editor: Casa das Letras

Sinopse: Com Presos por um Fio chega-nos finalmente o relato livre e documentado de uma das páginas mais negras da história do Portugal recente. É o trabalho de investigação que vem resgatar do esquecimento colectivo a trágica tentativa de impor - pela força das armas e do terror - ao povo português um projecto político que ele explicita e reiteradamente rejeitara.


Estudo histórico que conta pela primeira vez toda a verdade sobre as FP-25 de Abril, Presos por um Fio é também uma chamada de atenção para como uma outra vez na história contemporânea portuguesa forças de extrema-esquerda passaram do combate político ao extermínio físico daqueles que considerava seus inimigos.

Este imperdível livro de estreia de Nuno Gonçalo Poças conta ainda com o prefácio de Paulo Portas.

"A Catedral dos Evangelhos Perdidos" de Fabio Delizzos

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Roma, Dezembro de 1564

Na cidade eterna, um misterioso assassino traça uma cruz de sangue na testa das suas vítimas. no Vaticano, alguém conspira para matar o Papa.

Raphael Dardo, agente secreto do duque Cosimo de' Medici, encontra-se em Roma com uma missão: proteger a vida de Pio IV e descobrir quem mexe os cordelinhos da conspiração.

A investigação levá-lo-á a procurar indícios entre caçadores de tesouros, magos, profetas heréticos, nobres crivados de dívidas e cardeais muito poderosos - desde os altos vértices do poder às profundezas labirínticas das catacumbas paleocristãs. São precisamente estas galerias que escondem algo muito precioso - e perigoso - de que todos parecem desejosos de se apoderar, de modo a poderem exercer uma chantagem.

Raphael Dardo, para se salvar a si mesmo, às pessoas que ama, ao Papa e a toda a Igreja, tem de descobrir o que se encontra sepultado nas entranhas de Roma. E deve fazê-lo o mais depressa possível.

"Andar a Pé" de Henry David Thoreau

Editor: Quinta Essência

Sinopse: Joanna Teale vive isolada na sua casa de campo. Após a morte da mãe e a sua própria batalha com o cancro, preza a solidão e a calma acima de tudo. Um dia, porém, a rotina é perturbada pelo aparecimento de uma criança misteriosa.


A menina surge descalça e ferida… e diz ter sido enviada pelas estrelas para testemunhar cinco milagres. Jo aceita relutantemente deixá-la ficar, apenas até descobrir mais sobre o passado dela e decidir o que fazer. Para a ajudar a resolver o mistério, conta com a ajuda do vizinho, o igualmente solitário Gabriel Nash. Mas Gabriel tem os seus próprios traumas, e guarda segredos que mudaram irremediavelmente o curso da sua vida.

E à medida que passam mais tempos juntos, os enigmas sucedem-se. Como é que uma criança tão pequena lê e compreende Shakespeare? Porque é que a sua presença parece desencadear acontecimentos maravilhosos e inexplicáveis? E porque é que não aparece no website das crianças desaparecidas?

Apesar de os três se sentirem cada vez mais unidos, sabem que terão de fazer escolhas difíceis… e muito rapidamente. O verão aproxima-se do fim, a menina começa a vislumbrar o último milagre e o seu perigoso passado aproxima-se, ameaçador. Quando finalmente os apanha, todos os seus segredos dolorosos serão forçosamente revelados, e os seus destinos serão deixados à mercê das estrelas.

"Shadow and Bone - Luz e Sombra" de Leigh Bardugo

Editor: Edições Asa

Sinopse: A outrora grande nação de Ravka, rodeada por inimigos, dividida em duas pelo Sulco da Sombra, uma densa névoa de escuridão quase impenetrável habitada por monstros canibais, encontrará em Alina Starkov, uma órfã, depositado o destino e a salvação do reino.


Alina recrutada pelo Exército para acompanhar os Grishas, mágicos poderosos que lutam para salvar Ravka, Cartógrafa do regimento militar, assiste a um brutal ataque, numa das expedições que tem de fazer ao Sulco da Sombra. Vitima dos monstros volcra o seu seu melhor amigo e inconveniente paixão, Maly sofre vários ferimentos. Na tentativa de o proteger Alina descobre um enorme poder até aí adormecido, que pode ser a chave para libertar o seu país.

É assim levada para a corte real, para exercer esse poder, arrancada de tudo o que conhece e para ser treinada pelos Grishas, onde conhece o líder desta elite mágica, o misterioso Darkling.

Mas nada é o que parece naquele mundo e com a escuridão a aproximar-se vertiginosamente, Alina terá de enfrentar as ameaças e os segredos dos Grishas e do seu coração.

"A Caçadora com Águia" de Aisholpan Nurgaiv e Liz Welch

Editor: Casa das Letras

Sinopse: A Caçadora com Águia é uma história marcante de determinação - de uma rapariga que desafiou as expectativas e alcançou aquilo que outros pensavam impossível.


Na cultura cazaque, a caça com águia é um rito de passagem masculino. Historicamente, os pais ensinam aos seus filhos como caçar. Embora, no passado, algumas mulheres tenham caçado, Aisholpan foi a primeira da sua família a fazê-lo. Com o apoio do pai, ela capturou e treinou a sua própria águia-real, e participou no Festival da Águia Real de Ölgii. Foi a primeira rapariga a competir neste festival, e a primeira a ganhá-lo.

A história de Aisholpan Nurgaiv é ao mesmo tempo única e universal: sobre sobrevivência, emancipação, e o impacto positivo do triunfo pessoal.

Aisholpan Nurgaiv, o tema do premiado documentário A Caçadora e a Águia (The Eagle Huntress), conta a sua história pela primeira vez, falando diretamente com a escritora Liz Welch.

"O Estranho Caso do Cão Morto" de Mark Haddon

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Christopher Boone, o narrador deste magnífico romance, tem apenas 15 anos e sofre de autismo. É excelente a matemática e ciências, adora o Sherlock Holmes, mas custa-lhe compreender a espécie humana; tem uma memória fotográfica, detesta o amarelo e o castanho, e não gosta de ser tocado por ninguém.


Christopher nunca tinha ido mais longe do que ao final da rua - até encontrar o cão da sua vizinha morto, no meio do jardim, com uma forquilha atravessada. Este crime despertá-lo-á para uma longa odisseia que o irá ajudar a descobrir o seu verdadeiro papel no mundo.

"Extraterrestres" de Avi Loeb

Editor: Oficina do Livro

Sinopse: O principal astrónomo de Harvard expõe a sua teoria controversa de que o nosso sistema solar foi visitado recentemente por tecnologia extraterrestre avançada proveniente de uma estrela distante.


No final de 2017, cientistas num observatório do Havai avistaram um objecto que atravessava o nosso sistema solar, deslocando-se tão rapidamente que só poderia ser proveniente de outra estrela. O astrofísico Avi Loeb demonstrou que não se tratava de um asteróide; deslocava-se demasiado rapidamente numa órbita estranha e não deixava qualquer rasto de gás ou detritos. Havia apenas uma explicação possível: o objecto era um fragmento de tecnologia avançada criado por uma civilização extraterrestre longínqua.

Em Extraterrestres, Loeb traz aos leitores a história entusiasmante do primeiro visitante interestelar avistado no nosso sistema solar. Expõe a sua hipótese pouco ortodoxa sobre o objecto, que se tornou conhecido como 'Oumuamua, e descreve as suas implicações profundas para a ciência, para a religião e para o futuro da nossa espécie e do nosso planeta.

Uma viagem através dos limites da ciência, do espaço-tempo e da imaginação humana, Extraterrestres desafia os leitores a procurar alcançar as estrelas - e a pensar de forma crítica sobre o que poderá existir no universo, por mais estranho que pareça.

"O Vício dos Livros" de Afonso Cruz

Editor: Companhia das Letras

Sinopse: Na biblioteca do faraó Ramsés II estava escrito por cima da porta de entrada: «Casa para terapia da alma». É o mais antigo mote bibliotecário. De facto, os livros completam-nos e oferecem-nos múltiplas vidas. São seres pacientes e generosos. Imóveis nas suas prateleiras, com uma espantosa resignação, podem esperar décadas ou séculos por um leitor.


Somos histórias, e os livros são uma das nossas vozes possíveis (um leitor é, mal abre um livro, um autor: ler é uma maneira de nos escrevermos).

Nesta deliciosa colheita de relatos históricos e curiosidades literárias, de reflexões e memórias pessoais, Afonso Cruz dialoga com várias obras, outros tantos escritores e todos os leitores.

Este é, evidentemente, um livro para quem tem o vício dos livros.

"Duelos" de Denis Lapière e Benjamin Beneteau

Editor: Edições Asa

Sinopse: Daniel Farid, jovem prodígio francês, é escolhido para pilotar o segundo Vaillante Cervin no WRC, o Campeonato Mundial de Ralis.


Fazendo equipa com Michel Vaillant, ambos se vão bater ao longo de toda a temporada contra Neuville, Ogier e Tänak… Mas Michel Vaillant depressa se apercebe de que o seu verdadeiro adversário não é senão o seu companheiro de equipa, já que o objetivo deste último é efetivamente "mandar o veterano para a reforma"!

Conseguirá Michel Vaillant refrear as ambições desmedidas do seu jovem rival?


"Rio Profundo" de Shusaku Endo

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Entre um grupo de turistas japoneses que partiu para uma viagem à Índia, quem encontrará a paz e a regeneração da alma e do coração de que cada um tanto precisa?

Romancista católico, Endo escolheu deliberadamente os lugares sagrados de uma outra religião para melhor transmitir aquela que foi a sua derradeira mensagem: a de um Deus universal que aceita todos aqueles que sofrem.

Tudo se passa nas margens do Ganges, o rio sagrado da Índia, em torno de cinco japoneses que para aí convergem numa viagem que é tanto física quanto espiritual. Assombrados pelo seu passado, todos eles enfrentam uma ampla gama de dilemas morais e vão em busca de algo que perderam. Isobe, que chora a morte da mulher, procura um sinal da sua reencarnação.

Kiguchi, um sobrevivente dos horrores da guerra na selva da Birmânia, tem esperança de poder dar descanso às almas dos camaradas que viu morrer na Autoestrada da Morte. Numada, escritor de contos para crianças que se separou dos animais que amava e sobreviveu a uma doença grave, procura conforto junto da Natureza.

Mas o Ganges é também o local do reencontro de Otsu, um padre japonês rejeitado pelos seus irmãos católicos, e Mitsuko, a mulher que o seduziu nos seus tempos de estudante universitário e que o tentou arrancar à sua fé cristã.

"Honjok" de Francie Healey e Crystal Tai

Editor: Pergaminho

Sinopse: Honjok significa, em coreano, «tribo de um». Esta palavra surgiu para designar um fenómeno crescente na Coreia: uma sociedade intensamente gregária assiste a um número cada vez maior de pessoas a escolher viver sozinhas, não constituir família nos moldes tradicionais e, basicamente… passar tempo consigo mesmas.


No mundo hiperconectado em que vivemos, quanto tempo passamos realmente na nossa companhia? Mesmo sozinho em casa, estamos muitas vezes imersos em redes sociais ou distrações de natureza vária. Honjok é um convite a redescobrir o prazer da sua própria companhia e a desfrutar do silêncio e da tranquilidade que resultam de saber estar bem consigo mesmo.

«Nos seus Ensaios Completos, Michel de Montaigne - o importante filósofo da Renascença Francesa - declara: "O maior feito do mundo consiste em sabermos pertencer a nós mesmos." Os honjok convidam-nos a considerar este sentimento, e a descobrir quem somos para lá das normas sociais e culturais. Neste livro, partilharemos reflexões sobre a beleza da solitude e a profunda satisfação que decorre de investirmos na nossa vida interior. Será uma viagem de autorreflexão que conduzirá o leitor à sua interioridade através de um processo de observação diligente e de um cuidado questionamento. A leitura deste livro, ao explorar os temas da solidão, do amor-próprio e da liberdade exercida do interior para o exterior, oferecer-lhe-á a oportunidade de aprender mais sobre o seu eu verdadeiro e sobre os seus desejos e necessidades.»

"Poemas e Fragmentos" de Safo

Editor: Assírio & Alvim

Sinopse: Nas versões que Eugénio de Andrade fez dos seus Poemas e Fragmentos, Safo transporta-nos com um enlevo mágico para o reino do amor extático, onde cada matiz impresso pela mestria do poeta português realça e multiplica a natureza sublime da poeta grega.

De novo me tortura e quebra os membros,
Eros, doce-amarga indomável serpente.

"Histórias de Liberdade e Outras" de Filomena Marona Beja

Editor: Parsifal

Sinopse: Histórias de Liberdade e Outras marca o regresso de Filomena Marona Beja ao conto, uma área de escrita ficcional que revisita regularmente e na qual se move com particular maestria. Neste livro, apesar de serem muitos os temas que dão forma às suas histórias, a liberdade constitui um traço comum à generalidade dos contos.


Esse poder, ou essa emancipação, confere assim aos protagonistas a coragem de não resistir à urgência do amor («Correio para o Corvo»), de persistir perante as adversidades («Circum-navegar»), o direito a uma nova oportunidade («Há quanto, quanto tempo!»), de contrariar preceitos sociais («Eu não sei como te chamas») ou, no limite, a liberdade de decidir sobre a própria vida («Desengano»).

Desta forma, Filomena Marona Beja alia a diversidade temática à qualidade literária e à singularidade narrativa que a distinguiram, fazendo de Histórias de Liberdade e Outras uma extraordinária obra de ficção de uma das mais originais vozes da literatura portuguesa actual.

"O Labirinto de Ossos" de James Rollins

Editor: 11 X 17

Sinopse: O Labirinto de Ossos é uma obra-prima de engenho e intriga que atravessa 50 000 anos da história da humanidade. James Rollins, autor bestseller do New York Times, leva-nos até ao próximo grande passo da humanidade. Mas será que ele precede mais um marco no nosso desenvolvimento… ou a nossa extinção?


Nas remotas montanhas da Croácia, um arqueólogo faz uma estranha descoberta: uma capela católica subterrânea, escondida há séculos, onde se encontram os ossos de uma mulher do Neandertal. Nessas mesmas grutas, elaboradas pinturas rupestres contam a história de uma imensa batalha entre tribos neandertais e umas figuras obscuras e sinistras. Quem será esse misterioso inimigo? Antes da possibilidade de quaisquer respostas, a equipa de investigação é atacada ao mesmo tempo que um centro de investigação de primatas. Haverá ligação entre os dois ataques? Quem está por detrás deles?

A procura da verdade levará Gray Pierce, da Força Sigma, 50 000 anos atrás, para chegar à origem da inteligência humana. Porém, ver-se-á mergulhado numa batalha cataclísmica pelo futuro da humanidade, uma batalha que se estende a todo o globo… e além dele.

"Queres Ser Meu Amigo?" de Sam McBratney

Editor: Editorial Caminho

Sinopse: A Pequena Lebre Castanha foi à Montanha das Nuvens.


E que grande surpresa encontrou na urze!

"Homem-Cão - Livro n.º 7 - Por quem a bola rebola" de Dav Pilkey

Editor: Marcador

Sinopse: Os Supercompinchas tentam ajudar o Homem-Cão a vencer os seus maus hábitos. Mas, quando as suas obsessões se transformam em fobias, o Homem-Cão torna-se alvo de um novo vilão!


Entretanto, Petey sai da prisão e começa uma nova vida com o Pequeno Petey. Porém, quando o pai de Petey aparece, este terá de enfrentar o seu passado para compreender a diferença entre ser bom e fazer o bem.

"As 10 Questões da Pandemia" de João César das Neves

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Pode a pandemia da Covid ser uma oportunidade para o nosso futuro?

Em si própria, ela é algo intrinsecamente mau.
Trata-se não de uma crise, mas de uma desgraça.

Apesar disso, qualquer coisa, por pior que seja, pode ser uma oportunidade para quem souber aproveitá-la. O que conta na vida não é o que nos acontece, mas o que fazemos com o que nos acontece.

Assim, as dez perguntas económicas da pandemia são:

1. Qual a dimensão da crise?
2. De onde veio isto?
3. Como classificar esta crise?
4. Como é que isto se trata?
5. Como reagiu a nossa economia?
6. Que efeitos no (des)equilíbrio financeiro?
7. Como funcionaram as políticas?
8. Quanto sofreu a nossa sociedade?
9. Que efeitos da pandemia no desenvolvimento?
10. Que futuro para Portugal?

"Filhas de uma Nova Era" de Carmen Korn

Editor: Editorial Planeta

Sinopse: A história emocionante de quatro mulheres que enfrentam juntas as suas próprias batalhas Hamburgo, 1919. A Primeira Guerra Mundial acabou e a cidade começa agora, finalmente, a despertar.


Henny e Käthe, amigas desde a infância, sonham tornar-se parteiras e acabam de iniciar a sua formação. Henny deseja deixar de viver na sombra da mãe, e a rebelde Käthe, convicta comunista, está apaixonada por um jovem poeta.
Outras duas mulheres se cruzarão nos seus caminhos: Ida, rica e mimada, filha de um importante empresário falido que pretende casá-la com um herdeiro rico; e Lina, uma jovem e humilde professora, que guarda um segredo do passado.

As quatro amigas tornam-se inseparáveis e, apesar das suas diferenças, crescem e enfrentam juntas os golpes e as alegrias do destino, a transformação do mundo, o fim das liberdades e a chegada da terrível ameaça nazi.
Grandes e pequenos feitos que ficarão para sempre ligados pelo elo da amizade.

Filhas de uma Nova Era é a primeira parte de uma emocionante saga sobre liberdade, amor e coragem que através de uma geração de mulheres que não se deixou arrastar pelas circunstâncias que lhes calharam em sorte, nos narra a fascinante história do século XX.

"As Regras de um Cavaleiro" de Ethan Hawke

Editor: Alma dos Livros

Sinopse: Temendo não voltar da batalha, um cavaleiro escreve uma carta aos filhos, na tentativa de lhes deixar registado tudo o que aprendeu durante a vida. Numa série de reflexões sobre a solidão, a humildade, o perdão, a honestidade, a coragem, a graça, o orgulho e a paciência, entrega-lhes um verdadeiro tesouro de ética e sabedoria. A intenção é tão-somente dar aos filhos uma bússola para um caminho que terão de fazer sozinhos. As Regras de um Cavaleiro é um livro inspirador que nos faz pensar sobre aquilo que realmente importa e colocar em perspetiva as dificuldades e os problemas que enfrentamos todos os dias.


Repleto de sabedoria e de ensinamentos valiosos, e com uma narrativa comovente, mas simples e completa, é um autêntico guia espiritual sobre as questões filosóficas da existência humana.

"Chamada para o Morto" de John le Carré

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Após uma rotineira entrevista de segurança, George Smiley concluiu que o afável funcionário público Samuel Fennan não tinha nada a esconder. Mas, pouco tempo depois, o homem do Ministério dos Negócios Estrangeiros aparece morto e todas as circunstâncias são coerentes com um suicídio.


Quando Smiley percebe que Maston, o chefe do Circus, está a tentar culpabilizá-lo por esta morte, desencadeia uma investigação por sua conta, procurando a viúva de Fennan a fim de averiguar o que o teria levado a semelhante ato de desespero. Quando expõe as suas descobertas a Maston, este afasta-o da investigação, mas nesse mesmo dia Smiley recebe uma carta urgente do falecido. Será que os alemães de Leste - e os seus agentes - sabem mais sobre a morte daquele homem do que o Circus imaginava?

Primeiro livro de John le Carré, Chamada para o Morto é o apaixonante relato de espionagem e embustes que deu a conhecer George Smiley, o tenaz espião à beira da reforma.

"As Leis Fundamentais da Estupidez Humana" de Carlo M. Cipolla

Editor: Cultura Editora

Sinopse: Desde tempos imemoriais, uma poderosa força negra tem impedido o crescimento do bem-estar e da felicidade humana. É mais poderosa do que a Máfia ou a Milícia. Tem efeitos catastróficos globais e pode ser encontrada em qualquer lugar. Esta é a força imensamente poderosa da estupidez humana.


Carlo M. Cipolla, notável professor de história económica, criou um modelo de vital importância que nos permite detetar, conhecer e neutralizar esta ameaça: As Leis Fundamentais da Estupidez Humana. Simultaneamente hilariante e mortalmente sério, este livro irá prepará-lo para realidades políticas desconcertantes, colegas irracionais ou a desgraça desenfreada de jantar com os sogros.

"Tempos de Tempestade: The Witcher - Volume IX" de Andrzej Sapkowski

Editor:  Saída de Emergência

Sinopse: Venha conhecer a saga que deu origem à série The Witcher da NETFLIX Geralt de Rívia. Um bruxo cuja missão é proteger as pessoas comuns dos monstros criados através de magia. Um mutante que tem a tarefa de matar seres que não são naturais. Ele usa um símbolo mágico, poções e o orgulho de qualquer bruxo - duas espadas, metal e prata. Mas o que aconteceria se Geralt perdesse as suas armas?


Neste romance, Geralt luta, viaja e ama de novo, Jaskier canta e continua a atrair problemas, os feiticeiros conspiram… e por todo o mundo as nuvens estão a juntar-se - estão a chegar tempos de tempestade! Tempos de Tempestade é o aguardado regresso de Andrzej Sapkowski ao mundo de Geralt de Rívia, a personagem que o catapultou para a fama mundial.

Nesta prequela da saga voltam a brilhar as virtudes que o converteram, possivelmente, no melhor escritor contemporâneo de fantasia: o seu estilo inimitável e o seu rude realismo temperado com humor negro.

"Passo a Passo" de Helena Sacadura Cabral

Editor: Objectiva

Sinopse: Durante os longos dias de confinamento, a esperança foi a luz que iluminou o caminho escuro do medo e da incerteza. Entre a saudade de um abraço e a antecipação de voltar a sentir a brisa no rosto, coube o desejo imenso de retomar os pequenos prazeres que nos preenchiam os dias e a alma e que faziam com que a vida valesse a pena ser vivida.


Este é o diário de um ano difícil para todos, que nos apanhou de surpresa, suspendeu a vida de todos os dias, adiou sonhos e aguçou medos. Um ano, também, em que tivemos oportunidade de olhar para dentro, parar para reflectir, repensar, recomeçar, encontrando dentro de nós forças e capacidades que talvez não suspeitássemos ter. Afinal, éramos fortes e não sabíamos.

Num exercício de enorme intimidade, Helena Sacadura Cabral registou o passar do tempo e as muitas emoções que sentiu, sempre com uma certeza: seja qual for o obstáculo que temos pela frente, a vida não pára, as estações sucedem se e o medo e a incerteza dão, invariavelmente, lugar à alegria da redescoberta. Porque a alegria é sempre um caminho que podemos escolher.

"Antes que o Café Arrefeça" de Toshikazu Kawaguchi

Editor: Editorial Presença

Sinopse: O que faria se pudesse voltar atrás no tempo?

Um romance tocante e inspirador.

Um rumor circula por Tóquio. Escondido num pequeno beco da cidade, dentro de uma cave, há um café com mais de cem anos. Com uma chávena bem quente, se nos sentarmos no lugar certo, oferecem-nos algo mais: a hipótese de voltar ao passado. Em Antes Que o Café Arrefeça, acompanhamos as viagens de quatro mulheres que procuram regressar a momentos determinantes das suas vidas para os mudar: falar com o namorado que partiu, ler a carta do marido com Alzheimer, ver a irmã pela última vez e conhecer a filha que nunca viu. Mas as viagens no tempo têm condições e riscos… e nada do que façam vai alterar o presente.

Uma mesa, um café e uma decisão.
Uma história sobre o amor, o tempo perdido e as oportunidades que o futuro nos reserva.

"Diário de uma Miúda Como Tu" de Maria Inês Almeida

Editor: Nuvem de Letras

Sinopse: Será que alguma coisa vai conseguir estragar a boa disposição da Francisca na festa de aniversário?

Foi difícil convencer os pais a ir para o campo de férias de teatro.
O problema é quando começam a acontecer coisas estranhas.

Estará o teatro assombrado?
E que bicho mordeu o David, que agora quase não fala com a Francisca?

Novas aventuras do imperdível Diário de uma Miúda Como Tu.

Para miúdas como tu!

"Queres Ser Ator?" de Beatriz Frazão

Editor: Nuvem de Tinta

Sinopse: Com apenas 17 anos Beatriz Frazão tem já uma longa carreira no teatro, televisão e cinema. Ganhou o Globo de Ouro, ganhou prémios internacionais e não para de surpreender com o seu talento.


Quem a vê representar, não imagina que por detrás daquele talento todo está uma rapariga tímida. O caminho de Beatriz é feito com muita dedicação, técnica e coração. Neste livro ela explica o que é preciso ter e fazer para ser ator ou atriz. Desde dicas para exercícios de representação ou de como fazer uma self tape para um casting, até ao que se deve procurar numa agência de atores. Para isso conta com a ajuda de atores e realizadores conhecidos, diretores de agências de casting, entre muitos outros, que aceitaram dar o seu testemunho neste verdadeiro guia rumo ao estrelato.

«Este livro conta um pouco da minha experiência, sobre como se desenvolveu este sentimento de ser atriz. Vou dar te uma ideia por onde começar, onde te deves dirigir e como tudo funciona!»

E tu? Queres ser ator?

"Uma Série de Felizes Coincidências" de Sean B. Carroll

Editor: Desassossego

Sinopse: Porque é o mundo como é? E como chegámos aqui? Será que tudo acontece por uma razão ou algumas coisas são fruto do acaso? Há milénios que filósofos e teólogos discutem estas questões, mas as descobertas científicas mais recentes revelam que vivemos num mundo criado pela aleatoriedade. Uma Série de Felizes Coincidências mostra-nos o incrível poder do acaso e de como este está na origem de toda a beleza e diversidade do mundo vivo.


Tal como todas as outras espécies, os humanos estão aqui por acidente. Mas é chocante perceber a quantidade de fatores que tiveram de acontecer para que qualquer um de nós exista. Desde um impacto de asteroide extremamente improvável às oscilações alucinantes da Idade do Gelo ou aos acidentes invisíveis nas gónadas dos nossos pais, existimos apenas devido a uma extraordinária série de felizes coincidências. E é o acaso que continua a reinar todos os dias sobre a fina linha que separa a vida e a morte.

Este é um livro relativamente pequeno acerca de uma grande ideia. Mas é também uma história animada. Inspirada em Monty Python, Kurt Vonnegut e em outros grandes pensadores, e escrita por um dos cientistas e divulgadores de ciência mais talentosos da atualidade, Uma Série de Felizes Coincidências é uma narrativa irresistivelmente divertida sobre um dos mais importantes mas menos valorizados factos da vida.



cardapio.pt @ 14-4-2021 19:25:22


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros