Novidades Livros (17 a 23 de junho de 2021)

cardapio.pt @ 16-6-2021 18:16:49

"Isabel de Aragão - A Nossa Rainha Santa" de Isabel Stilwell

Editor: Editorial Planeta

Sinopse: 
Isabel nasceu em Saragoça em 1270 e cresceu a ouvir as histórias dos grandes feitos do seu avô, Jaime I de Aragão. Queria muito ser corajosa como ele.

Aos dez anos ficou noiva do rei D. Dinis e dois anos depois chegou a Portugal.

Com a nova rainha, vinha a sua melhor amiga, a princesa Vataça.

Isabel era muito inteligente e dedicou todo o seu amor aos mais fracos, aos doentes e a tentar manter a paz entre Portugal, Castela e Aragão. O pior foi quando o seu único filho se zangou com o pai...

Isabel Stilwell, a autora best-seller de romances históricos, traz aos seus leitores mais novos um livro apaixonante sobre mulheres inspiradoras que fizeram a História de Portugal.

Um livro apaixonante, dedicado aos leitores mais novos, sobre a história da nossa rainha santa.

"Torne-se um Decifrador de Pessoas Truques e dicas para ler e influenciar pessoas" de Alexandre Monteiro

Editor: Editorial Planeta

Sinopse: «Eu não vejo mais do que ninguém, apenas aprendi a decifrar aquilo que vejo.»


O movimento das mãos, a posição das pernas, as rugas no rosto, os rabiscos num papel feitos durante uma reunião, os objetos da mala, os sapatos que escolhe, o coçar a cabeça, a sua assinatura, a decoração da casa ou a arrumação da secretária de trabalho.

Tudo isto são sinais que não pode ignorar. Conseguirá descobrir muito mais através deles do que através das palavras.

Por exemplo, se uma pessoa tem mau feitio, se gosta de socializar, se foi educado por pais autoritários, se é uma pessoa agressiva, se está a dizer a verdade ou a ocultar informação, se está a tentar manipular, se é confiável, um bom líder, se é ansioso, um amigo verdadeiro ou um cônjuge fiel.

Alexandre Monteiro desvenda, pela primeira vez, as técnicas ensinadas pelas maiores escolas de espionagem mundiais, como CIA, FBI, MOSSAD, MI6, CIA e MOSSAD.

E explica-lhe os métodos de que precisa para obter das pessoas a informação que necessita, como ler, interpretar e influenciar comportamentos, proteger-se de pessoas manipuladoras e tóxicas, saber dizer não, ser mais sedutor e detetar a mentira.

O autor, especialista em linguagem corporal, ensina-lhe neste livro prático, com fotografias, dicas e exercícios, como descodificar tudo o que vê e descobrir quem realmente tem à sua frente, observando os sinais e gestos que o nosso corpo revela.

"Feliciano" de A. M. Pires Cabral

Editor: Tinta da China

Sinopse: Ninguém pense que o nosso protagonista, lá por ter recebido na pia o nome de Feliciano, reforçado pelo sobrenome de Boaventura, foi um homem feliz. Pelo contrário, foi a mais infeliz das criaturas, a quem tudo de mal aconteceu na sua existência breve, desde o berço até à cova. Seria caso para dizermos que o nome da personagem é tragicamente irónico — se não soubéssemos que é antes um inofensivo divertimento do autor.

Feliciano é em primeiro lugar a história das mil desventuras de um homem malfadado, que aos poucos o vão levando à loucura e à morte. É também o retrato de uma vila do interior, com as suas figuras típicas e os seus tiques, e do seu confronto com os novos tempos que desembocam no 25 de Abril. E é ainda uma reflexão sobre o mistério da sorte e do azar.

"D. Amélia - A Rainha que Deixou o Coração em Portugal" de Isabel Stilwell

Editor:  Editorial Planeta

Sinopse: Amélia de Orleães era bisneta do rei de França, e filha do pretendente ao trono. A família vivia em Londres, no exílio, e só por isso é que ela não nasceu em Paris, onde deviam nascer todos os príncipes de França.


Aos cinco anos, quase a fazer seis, chegou a notícia de que poderiam regressar à sua pátria.

A princesa e os irmãos viveram, então, num palácio na Normandia, e Amélia cresceu e cresceu e ficou muito alta. Quando era mais velha apaixonou-se por Carlos, herdeiro do trono de Portugal que até fazia anos no mesmo dia que ela - só podia ser um bom sinal! O dia 22 de maio de 1886, quando casaram em Lisboa, foi o mais feliz da sua vida.

Estava longe de adivinhar as dificuldades que viveria enquanto Rainha de Portugal.

Isabel Stilwell, a autora best-seller de romances históricos, traz aos seus leitores mais novos um livro apaixonante sobre mulheres inspiradoras que fizeram a História de Portugal.

"Cortina de Fumo - Blix & Ramm - Livro 2" de Jørn Lier Horst e Thomas Enger

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Oslo, véspera de Ano Novo. A celebração anual com o espetáculo de fogo de artifício é abalada por uma explosão e a Noruega é colocada em alerta terrorista.

O detetive Alexander Blix e a obstinada jornalista de celebridades Emma Ramm estão no local e, quando uma sobrevivente gravemente ferida é retirada da água gelada diante do cais da Câmara Municipal, Blix reconhece-a de imediato como a mãe de Patricia Smeplass, uma criança de dois anos que foi raptada no caminho para casa dez anos antes... e que nunca foi encontrada.

Na altura, Blix esteve fortemente envolvido na investigação, mas apesar da busca intensa não foi descoberto qualquer vestígio da menina desaparecida. Agora, à medida que o caso ganha uma vez mais a atenção do público, a jornalista Emma Ramm fica também intrigada com o mistério. E haverá alguma ligação entre a bomba da passagem de ano e o rapto de Patricia?

Quando se torna claro que nada é o que parece, Blix e Ramm unem forças penetrando na cortina de fumo que foi concebida para esconder a verdade por trás do desaparecimento de Patricia.

"Vegan para a Família" de André Nogueira e Rita Parente

Editor:  IN

Sinopse: Os autores do blog Cocoon Cooks regressam, depois do sucesso do primeiro livro Vegan para Todos, juntando novas delícias ao seu já vasto leque de sugestões vegan, com receitas apropriadas para todas as idades e fases da vida.


Vegan para a Família junta sugestões de menus para várias ocasiões, incluindo festas em família e marmitas para a escola ou para o trabalho, e muitas dicas e informações sobre a cozinha vegan, não esquecendo o testemunho pessoal sobre Baby Lead Weaning (BLW ou, em português, introdução alimentar guiada pelo bebé).

Pequenos e grandes, vamos todos para a mesa!

"Intervenções" de Michel Houellebecq

Editor:  Alfaguara Portugal

Sinopse: Literatura, religião, fé, arte, filosofia, feminismo, conservadorismo, amor neste volume de textos, Michel Houellebecq regressa aos temas que sempre lhe interessaram, para dar a conhecer os pontos de vista que o têm celebrizado: frequentemente polémicos, quase sempre provocadores, sempre estimulantes.


Numa obra de ficção, é impossível separar completamente o escritor do pensador, e é inevitável atribuir a crença ou o ponto de vista de uma personagem ao seu criador. Notável prosador, Michel Houellebecq é frequentemente alvo de críticas ou polémica sempre que um seu romance toma partido ou antevê possibilidades que nos são dolorosas.

Neste primeiro livro de opinião publicado em Portugal onde encontramos o escritor a fazer um elogio a Trump ou numa conversa íntima com um amigo escritor, a defender o conservadorismo moderado ou a exaltar a literatura e o amor, temos um Michel Houellebecq mais directo, mais despido do filtro da ficção, sempre fascinante. Vemos um homem que calha ser um dos escritores mais relevantes do presente de pensamento absolutamente livre, impossível de definir com rótulos simplistas, um analista implacável daquilo a que chama a comunidade humana.

"A Biblioteca da Piscina" de Alan Hollinghurst

Editor:  Clube do Autor

Sinopse: Londres, 1983. Aos 25 anos, William Beckwith é exuberantemente gay e escandalosamente sedutor. Durante um engate numa casa de banho pública, o jovem salva a vida de um homem mais velho. Este revela ser Charles, Lord Nantwich, igualmente gay e suficientemente colunável para aparecer nos diários de Evelyn Waugh.


Quando voltam a encontrar-se, Charles pede ao jovem para escrever a sua biografia e entrega-lhe os diários em que confiou o melhor e o pior da sua multifacetada e emocionante vida. É com relutância que William aceita lê-los. Mas o que vai descobrir abala a sua pose altiva, pois Charles é uma figura extraordinária e emblemática da elite homossexual inglesa. Juntas, as histórias dos dois homens compõem um retrato meticuloso e irónico da vida e da cultura gay inglesas.

  A Biblioteca da Piscina é uma agridoce crónica de costumes, onde o passado e o presente exibem os seus objectos de desejo, os seus códigos mais ou menos secretos, usos e práticas sexuais e amorosas.

"A Ilha Sagrada" de L.J Ross

Editor:  Cultura Editora

Sinopse: Após ser forçado a tirar uma licença sabática, o detetive inspetor-chefe Ryan refugia-se na Ilha Sagrada, na costa nordeste de Inglaterra, para recuperar de um caso policial que o atormentou.

Contudo, poucos dias antes do Natal, o detetive é forçado a regressar ao mundo tenebroso do crime quando uma jovem é encontrada morta nas ruínas do mosteiro de Lindisfarne, tudo levando a crer ser um sacrifício ritual.
A Dra. Anna Taylor regressa à Ilha Sagrada, sua terra natal, como consultora criminal e as memórias atormentam-na, fazendo-a confrontar-se com o seu passado traumático. Anna e Ryan trabalham em conjunto para caçarem um assassino que se esconde à vista de todos, enquanto rituais pagãos e a vida comunitária turvam as águas da sua investigação.

A Ilha Sagrada é o primeiro livro da série do detetive Ryan, uma coleção que já conta com 18 títulos e que invariavelmente ocupa os lugares do top de vendas com mais de 4 milhões de exemplares vendidos.

"A Metamorfose" de Franz Kafka

Editor: Relógio D'Água

Sinopse: «Prestemos atenção ao estilo de Kafka. Na sua claridade, no seu tom preciso e formal, em agudo contraste com o assunto tenebroso do conto. Não há metáforas poéticas a adornar esta severa história a preto-e-branco. A nitidez do seu estilo sublinha a riqueza perversa da sua fantasia. Contraste e unidade, estilo e assunto, trama e forma, alcançam aqui uma coesão perfeita.»


[Do Prefácio de Vladimir Nabokov]

"Pontos de Pressão Pequena biblioteca de autocuidados" de Amanda Oswald

Editor: Texto Editores

Sinopse: Descobertas científicas recentes revelaram que a dor sentida numa determinada parte do corpo pode muitas vezes ter origem em nódulos musculares ou de tecido conjuntivo situados noutra parte do corpo. Ao localizar e manipular esses pontos de pressão é possível aliviar drasticamente a dor e prevenir o seu reaparecimento - desde as enxaquecas às dores nas costas, passando pelas lesões por esforço repetitivo.


Com a ajuda de ilustrações pormenorizadas e de indicações fidedignas aprenda a identificar e localizar com rigor os vários pontos de pressão, bem como a massajá-los corretamente e com a máxima eficácia. Aposte num autotratamento regular e desfrute de um alívio imediato e duradouro.

  Assuma o controlo da sua dor crónica ou recorrente e mude a sua vida para sempre!

Simão - Vem aí a Primária! Caderno de Férias 6-7 Anos

Editor:  Nuvem de Letras

Sinopse: Chegou o Simão!

O Simão é um coelhinho alegre, bem-disposto e, às vezes, um pouco traquinas embora acabe sempre por dar ouvidos à mãe e ao pai. Adora ir à escola, para aprender e brincar com os amigos.

As atividades deste livro vão ajudar-te a relembrar o que já aprendeste e a fazer novas descobertas. Com o Simão, vais preparar-te para o próximo ano letivo da maneira mais divertida!

Os cadernos de atividades do Simão estão pensados para que as crianças possam consolidar capacidades e conceitos adquiridos ao longo do ano letivo, com o objetivo de se prepararem para a etapa escolar seguinte.

O universo do Simão oferece-lhes uma ferramenta ideal para a aquisição de conhecimentos, adotando uma perspetiva lúdica e variada.

"Introdução ao Cálculo em Banda Desenhada" de Grady Klein e Yoram Bauman

Editor: Gradiva

Sinopse: Com Grady Klein e Yoram Bauman como nossos guias, escalamos os dois picos da Montanha Derivada e da Montanha Integral, e dos seus cumes vemos como o cálculo se relaciona com o resto da matemática.


Começando pelos problemas da velocidade e da área, Klein e Bauman mostram como a disciplina é unificada por um teorema fundamental. Conhecemos génios como Arquimedes, Liu Hui e Bonaventura Cavalieri, que sobreviveu aos declives da intuição, mas que nos preparou para a avalancha de perigos postos pelo rigor matemático. Depois escalamos mais, mexendo-nos entre limites, valores extremos, otimização e integração, e aprendemos como o cálculo pode ser aplicado à economia, física e tanto mais. Klein e Bauman completam o livro com um prático glossário de símbolos de forma que não mistures constantes com restrições. Com uma narrativa viva e envolvente repleta de graças e esclarecimentos, A Introdução ao Cálculo em Banda Desenhada é um início essencial para estudantes ou para alguém curioso sobre matemática.

"Depressa, Sete, Depressa! - Os Mini-Sete N.º 5" de Enid Blyton

Editor: Oficina do Livro

Sinopse: Um homem envolvido num acidente tenta passar uma mensagem a quem o acudiu, mas só Os Sete a conseguem decifrar!

Conseguirão eles chegar a tempo de impedir uma tragédia?

Uma iniciação à leitura perfeita para os mais pequenos e uma forma emocionante de lerem os clássicos de Enid Blyton.

"Sétimo Dia" de Daniel Faria

Editor: Assírio & Alvim

Sinopse: Cinco seres, cinco dias. No começo do mundo, Daniel Faria leva-nos no caminho enigmático dos primeiros homens. São breves fragmentos de um projeto que o poeta ainda revisitava nas vésperas da sua morte, um livro inédito de uma contenção exemplar e luminosa: «Em Sétimo Dia, os cinco homens repartem perspectivas sobre a ideia de ocupação e coincidem no desejo de alcançar uma certa ideia de existência transcendente sem depor a medida humana a partir da qual cada um se foi fazendo lugar. Cada homem permanece em redor da raiz da sua condição, mesmo quando na enunciação das dúvidas, dores e amarguras se faz pressentir o rumor da mudança aguardada.» [Francisco Saraiva Fino, em «A raiz do corpo glorioso»]

"O Grande Livro dos Ismos" de Pedro Vieira

Editor: Clube do Autor

Sinopse: Pedro Vieira descreve-nos 150 ismos históricos com doses generosas de eloquência, acidez e reflexão, numa síntese histórica do tanto que o mundo já viu e da infinita criatividade do ser humano para contrariar os pais.



Fascismo, comunismo, cavaquismo, altruísmo, socialismo, surrealismo, escotismo, bota-abaixismo, amiguismo, cristianismo, niilismo, trumpismo, realismo, feminismo...

Cavar trincheiras e abraçar afinidades electivas é um dos grandes passatempos da Humanidade. Agrupamo-nos de acordo com convicções partilhadas, diferentes modos de estar, de encarar o mundo, de interpretar sonhos e augúrios, de desconstruir a realidade, de construir utopias, de desenhar um rosto, de ver o invisível, de receber a chuva, o dia do Juízo Final ou uma Lua cheia. Agregamo-nos em torno de ideologias e batemo-nos por elas, ou, pelo contrário, rejeitamo-las com unhas e dentes. Às vezes só porque sim.

Vivemos contaminados por ideias, preferências e embirrações, consoante as circunstâncias da vida, e declaramos guerra à mudança. Mas também à imobilidade. Difícil mesmo se não impossível - será passar por entre os pingos da chuva e viver uma vida livre de ismos, de filosofia, de política, de arte, de espiritualidade. Ou dos seus contrários. Se não fosse assim, viveríamos realmente em liberdade?

"O Milionário Automático" de David Bach

Editor: Lua de Papel

Sinopse: O que é que tem de fazer para se tornar um milionário?


Durante anos, milhares de seguidores de David Bach fizeram-lhe a mesma pergunta: o que tenho de fazer para ficar rico? Agora, numa versão totalmente revista, aumentada e atualizada do mega bestseller O Milionário Automático, o guru das finanças pessoais revela o seu segredo.

O livro começa com a história de um casal americano com um rendimento anual típico da classe média.  No entanto, marido e mulher conseguiram comprar duas casas (e pagá-las por inteiro), conseguiram pagar cursos universitários aos dois filhos e… aposentar-se aos 55 anos com mais de um milhão de dólares de poupança. 

Ao acompanhar a história desse casal, vamos aprender uma verdade surpreendente: não é a contar tostões que se enriquece! O primeiro passo é criar um plano que permita automaticamente pagar as despesas de hoje e garantir a riqueza de amanhã.

David Bach oferece um sistema absolutamente prático e realista, baseado em princípios comprovados, com tudo o que precisa de saber para - a partir do conforto da sua casa - se tornar um Milionário Automático.

"Contexturas e Texturas Sobre o Anti-Dühring de Engels" de José Barata-Moura

Editor: Editorial Avante

Sinopse: Livro que nasce da autonomização do estudo introdutório à tradução do Anti-Dühring, desenvolve-se em estreita articulação com o texto de Engels.


Estruturado em torno de uma escolha de temas relevantes na obra traduzida, convoca ainda passagens de Dühring que Engels não cita (mas conhece), e que, junto com outras aportações de Marx, contribuem para uma aclaração do horizonte em que a disputa se instala.

"Introdução ao Cálculo em Banda Desenhada" de Grady Klein e Yoram Bauman

Editor: Gradiva

Sinopse: 
Com Grady Klein e Yoram Bauman como nossos guias, escalamos os dois picos da Montanha Derivada e da Montanha Integral, e dos seus cumes vemos como o cálculo se relaciona com o resto da matemática.

Começando pelos problemas da velocidade e da área, Klein e Bauman mostram como a disciplina é unificada por um teorema fundamental. Conhecemos génios como Arquimedes, Liu Hui e Bonaventura Cavalieri, que sobreviveu aos declives da intuição, mas que nos preparou para a avalancha de perigos postos pelo rigor matemático. Depois escalamos mais, mexendo-nos entre limites, valores extremos, otimização e integração, e aprendemos como o cálculo pode ser aplicado à economia, física e tanto mais. Klein e Bauman completam o livro com um prático glossário de símbolos de forma que não mistures constantes com restrições. Com uma narrativa viva e envolvente repleta de graças e esclarecimentos, A Introdução ao Cálculo em Banda Desenhada é um início essencial para estudantes ou para alguém curioso sobre matemática.

"Dar ao Pedal - Um guia para a vida toda" de Jorge Sequeira

Editor: Contraponto Editores


Sinopse: Jorge Sequeira, um dos mais importantes speakers motivacionais do país, mostra-lhe neste livro como DAR AO PEDAL pode melhorar a sua vida e a dos que o rodeiam. Mas este não é um manual de ciclismo; é, sim, um guia para o ajudar a potenciar o seu desempenho, seja qual for a sua área.

A receita é simples:
- Deixe-se de Desculpas;
- Aprenda a Acreditar em si e a confiar nos outros;
- Seja Resiliente perante as dificuldades;
- Mantenha-se Atento;
- Trace Objetivos concretos;
- Veja sempre o lado Positivo;
- Arranje uma Equipa para o ajudar;
- Seja Determinado e motivado;
- Desenvolva a Autonomia;

E, se fizer tudo isto, alcançará facilmente a Liderança. Professor universitário, investigador e doutorado em Treino Mental e Superação Pessoal, Jorge Sequeira desenvolve ao longo destas páginas inúmeras estratégias para ajudar os seus leitores a desenvolverem as suas capacidades ao máximo e a intensificarem as suas performances.


"Piranesi" de Susanna Clarke

Editor: Marcador

Sinopse: Dia após dia, Piranesi regista clara e cuidadosamente nos seus cadernos de apontamentos as maravilhas da casa invulgar onde habita: o infindável labirinto de salões, os corredores sem fim à vista, os milhares de estátuas que se alinham pelas suas paredes, nenhuma igual à anterior, as marés que irrompem escadas acima, as nuvens que se deslocam em lenta procissão pelos salões do piso superior. Piranesi vive para explorar a própria casa. Às terças e sextas-feiras, recebe a visita de o Outro, que o auxilia no estudo do Grande Conhecimento Secreto.

Contudo, começam a surgir estranhas mensagens escritas a giz no pavimento da Casa.
Há seres novos na Casa.
Mas quem são e o que pretendem?
São amigos ou trarão a destruição e a loucura como o Outro defende?

Textos perdidos têm de ser encontrados. Há segredos que têm de ver a luz do dia. E o mundo que Piranesi que pensava até então conhecer, começa a tornar-se estranho e perigoso.

"Cântico dos Cânticos" de Salomão

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: «Tanto David como Salomão foram famosos pelos seus provérbios e salmos, pensamentos e cânticos. Acima de toda esta obra portentosa está, porém, o Cântico dos Cânticos. É um poema da juventude, leve como a flor da vinha de Engadi. São sete cantos que fazem tremer o coração, e o sétimo parece o mais enigmático. Por uma única vez fala de ciúmes. São dardos, setas incendiadas. São chamas de Yavé. Alguém, que está à parte do drama, o autor, consagra a Salomão o canto nupcial. Sai, filhas de Sião, a ver o rei Salomão, como diadema com que o coroou sua mãe no dia dos esponsais, no dia da alegria do seu coração. Trata-se dum canto nupcial [] O Cântico dos Cânticos continuará a oferecer-nos os seus mistérios e as suas graças para as quais contribuem todos os perfumes da Arábia.»


Agustina Bessa-Luís

"Veste o Panda e os Amigos! - Livro de atividades com oferta de autocolantes

Editor: Zero a Oito

Sinopse: Neste livro, as crianças podem vestir o Panda e os amigos com as roupas que quiserem.

Vão poder acompanhar viagens até ao tempo dos reis e das rainhas numa aventura pela época medieval, desde a pré-história até ao futuro numa aventura intemporal, e ainda conhecer alguns monstros que roubam gargalhadas assustadoras!

Com mais de 150 autocolantes e muitas atividades para a diversão total!

"O Ministério do Bom Senso - Para acabar de vez com a burocracia, as desculpas esfarrapadas e as tretas empresariais" de Martin Lindstrom

Editor: Gestão Plus

Sinopse:  Parece simples, não é? Mas basta olhar em volta para perceber que a falta de bom senso é realmente pandémica.
Como medida de segurança sanitária contra a COVID-19, a maior parte das autoridades de aviação mundiais permitiram o transporte de quantidades ilimitadas de gel sanitário em malas de mão - mas mantiveram o limite de 100 ml para embalagens de todos os outros líquidos.
Cada vez mais pessoas usam apps de navegação para evitar o trânsito - o que resulta em concentrações de trânsito, cheias de condutores que usam a mesma app.
Consegue abrir uma embalagem de auscultadores sem uma motosserra? Ou passar uma reunião no Zoom sem interromper (ou ser interrompido) uma dúzia de vezes?
E, seja em ecrã ou ao vivo, porque continuamos a preencher reuniões com apresentações de PowerPoint que ninguém leu - e que podiam ser resumidas numa só página?

O que aconteceu ao bom senso? E como o poderemos recuperar? As empresas parecem ter ficado tão absorvidas pela gestão dos seus próprios processos internos que se deixam paralisar por burocracia e perdem de vista o seu propósito fundamental. E quando isso acontece, há um preço (bem elevado) a pagar…

Martin Lindstrom, um dos especialistas em branding e marketing mais conceituados do mundo, fez uma extensa investigação sobre o que acontece quando as empresas apanham o vírus da falta de bom senso, e apresenta ao longo destas páginas exemplos que todos certamente reconheceremos - bem como engenhosas estratégias para devolver a lógica e a sanidade ao local de trabalho. Uma leitura tão divertida quanto indispensável, para todos os gestores, executivos e trabalhadores que alguma vez pensaram: «Estarão todos loucos menos eu?»

"Blue Exorcist, Vol. 21" de Kazue Kato

Editor: Devir

Sinopse: Um ataque a Tóquio marca o início de um surto de atividade demoníaca sem precedentes em todo o mundo.

Enquanto os Cavaleiros da Verdadeira Cruz e o governo japonês lutam para conter os danos e a investigação de Lightning sobre os Illuminati tem novos desenvolvimentos, Yukio confronta Mephisto, determinado em saber a verdade sobre as circunstâncias do seu nascimento e de Rin mas, para Yukio e Rin, não haverá respostas fáceis...

"O Futuro da Terra Diálogos com o Papa Francisco sobre Ecologia Integral" de Carlo Petrini

Editor: Casa das Letras


Sinopse: Há cinco anos, com a sua segunda Encíclica Praise Be to You! (Laudato Si’), o Papa Francisco deu a conhecer ao mundo a sua visão de justiça social, baseada no respeito por todos os seres vivos, por uma economia justa que não agrave o declínio ambiental, a pobreza e a exclusão. Para a sua encíclica social, o Papa Francisco foi inspirado por cientistas, intelectuais e filósofos sobre os temas da sustentabilidade; um deles foi Carlo Petrini, o fundador do movimento Slow Food e inspirador do movimento Terra Madre.

A partir deste texto fundamental, nasceu a amizade entre o Papa Francisco e Carlo Petrini; entre o chefe Jesuíta da Igreja Católica e um «agnóstico crente», como o primeiro descreveu espirituosamente o último. Num gesto raro, o Papa Francisco pediu a Carlo Petrini para ser o seu guia neste projeto.

Da colaboração de ambos, nasceu O Futuro da Terra, um livro que apresenta três diálogos importantes e relevantes, orientados por cinco temas basilares: biodiversidade, economia, comunidade, migração e educação. Estas conversas destinam-se às gerações mais novas para lhes permitir refletirem e organizarem ações coletivas pacíficas com vista a novos modelos de coexistência num ambiente «bom, limpo e justo».

"O Estranho Caso de Benjamin Button" de F. Scott Fitzgerald

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: Para escrever esta história inspirei-me num comentário de Mark Twain, em que dizia que era uma pena que a melhor parte da vida viesse no início da vida e a pior parte viesse no fim.

Realmente, Benjamin Button é um caso estranho. Ele é um bebé, mas um bebé que fuma charutos, anda de bengala e detesta leite quente. Porquê? Porque anda com o relógio às avessas: nasceu com 70 anos e, aparentemente ao contrário de toda a humanidade, fica cada dia mais novo.

Esta é uma história sobejamente conhecida devido à sua adaptação para o cinema pelo realizador David Fincher e protagonizada por Brad Pitt e Cate Blanchett, mas é também uma das mais fascinantes ficções curtas de um dos maiores escritores americanos do século XX, F. Scott Fitzgerald, que, mais uma vez, nos retrata com mestria os anos e as convenções sociais do início do século passado, do qual foi um acérrimo retratista e crítico.

"Como Ensinar as Crianças a Arrumar Um método eficaz e divertido para alcançar a harmonia familiar" de Patricia Ferrández

Editor: A Esfera dos Livros


Sinopse: Todos desejamos que os nossos filhos ou as crianças à nossa guarda sejam arrumados, mas não sabemos educá-los para tal. Através de um método prático e divertido, este pragmático livro escrito por uma especialista em organização infantil irá ajudar-nos a consegui-lo, contribuindo simultaneamente para a harmonia familiar.

Dedicado a todas as mães, pais e educadores que lidam com crianças até aos dez anos de idade, este livro oferece um conjunto de ferramentas, soluções e exemplos para educar na ordem, sem gritos nem guerras, nem uma sensação generalizada de caos, desfrutando, de igual modo, da própria aprendizagem.

Preparados para os descobrir?

"A Caçadora" de Kate Quinn

Editor: Porto Editora


Sinopse: Neste romance envolvente e emocionante, Kate Quinn fala das consequências da guerra nas vidas individuais e do preço que pagamos pela busca da justiça e da verdade.
Ousada e destemida, Nina Markova sempre sonhou voar. Quando os nazis atacam a União Soviética, ela arrisca tudo para se juntar às lendárias Bruxas da Noite, um regimento de bombardeiros noturnos formado apenas por mulheres. Apanhada atrás das linhas inimigas, Nina torna-se a presa de uma assassina nazi letal conhecida como A Caçadora.
Afetado pelos horrores que testemunhou, o correspondente de guerra britânico Ian Graham transformou-se num caçador de nazis. Mas há um alvo que lhe escapa: um predador cruel conhecido como A Caçadora. Para a encontrar, o feroz e disciplinado investigador une esforços com a única vítima que lhe conseguiu escapar com vida: a atrevida e arrogante Nina.
Jordan McBride sonha ser fotógrafa, tem dezassete anos e vive em Boston. Quando o pai viúvo chega a casa com uma noiva, Jordan fica emocionada. Mas há algo desconcertante na viúva alemã. Certa de que o perigo está à espreita, Jordan mergulha no passado da madrasta, disposta a tudo para proteger aqueles que ama.

"As Resistentes Mulheres judias que combateram nos guetos de Hitler. A história não contada." de Judy Batalion

Editor: CRITICA


Sinopse: Uma das mais importantes histórias até agora não contadas da Segunda Guerra Mundial.

As Resistentes, traz para a luz do dia os feitos extraordinários e corajosos de um grupo de mulheres judias que se tornaram combatentes da Resistência.
Testemunhas do brutal assassínio das suas famílias e da violenta destruição das suas comunidades, um grupo de mulheres judias na Polónia, algumas ainda adolescentes tornaram-se o coração de uma vasta rede de resistência que lutou contra os nazis.

Com coragem, astúcia e nervos de aço, estas raparigas do gueto esconderam revólveres dentro de pães, mensagens codificadas nos seus cabelos, ajudaram a construir sistemas de bunkers subterrâneos e esconderam milhares de judeus em refúgios seguros. Namoriscaram soldados alemães, subornaram-nos com vinho e uísque, usaram a sua aparência para os seduzir e matar. Dinamitaram vias-férreas e sabotaram as linhas de abastecimento alemãs.

Judy Batalion, neta de sobreviventes polacos do Holocausto, leva-nos até 1939 para nos apresentar Renia Kukielka, que arrisca a sua vida a viajar, a pé ou de comboio, pela Polónia ocupada. Batalion segue a vida de Renia e todas estas outras incríveis mulheres que foram contrabandistas, mulheres correio, lutadoras, espiãs, sabotadoras...

Poderoso e inspirador, As Resistentes é um relato verdadeiro e inesquecível acerca da luta pela liberdade, da coragem excecional, da amizade entre mulheres e da sobrevivência perante a adversidade.

"O Ovo - Descascar Mitos da Galinha ao Garfo" de Madalena Lordelo e Justa Nobre

Editor: Livros Horizonte

Sinopse: 
O que comemos é cada vez mais escrutinado, e são precisos esclarecimentos científicos, verdadeiros, provados sobre um dos alimentos mais completos e nutritivos que existe, o ovo!

O ovo, as galinhas que o põem, a indústria, são temas de inegável interesse, mas os mitos e a desinformação sobre a qualidade e produção deste alimento são abundantes. Desvendamos que os ovos biológicos podem não ser de qualidade superior aos das galinhas criadas noutros sistemas de produção. Esclarecemos que se o ovo flutuar não significa que está estragado.

Explicamos a verdadeira diferença entre os ovos de casca castanha e os de casca branca e entre as gemas mais alaranjadas e mais pálidas. A tão malfadada palavra ração é também desmistificada. Já para não falar do maior mito de todos: as hormonas!

"O Adeus a Zoë | A Terra, o Meu Rabo e Outras Coisas Grandes e Redondas" de Alyson Noël e Carolyn Mackler

Editor: IN

Sinopse: 
O Adeus a Zoë A Echo é uma típica adolescente de 15 anos que tenta sobreviver à escola sem ficar traumatizada. E, como se isto não bastasse, está ainda a recuperar do assassínio da sua irmã Zoë, uma tragédia que mudou a sua vida por completo. Zoë era o pilar da família e, embora as duas irmãs fossem muito diferentes, tinham uma ligação especial que a Echo não consegue esquecer. Quando o antigo namorado da Zoë lhe entrega o diário da irmã, a Echo pensa que não há lá nada que ela já não saiba, mas, à medida que vai cedendo à curiosidade e o vai lendo, descobre que a sua irmã guardava um segredo que ninguém poderia imaginar… nem mesmo ela.

A Terra, o Meu Rabo e Outras Coisas Grandes e Redondas
Virginia Shreves, de 15 anos, tem um peso acima da média, poucos amigos, e um complexo de inferioridade enorme, especialmente quando comparada com a sua família perfeita e magra. Até que um dia recebe um telefonema chocante e uma acusação horripilante sobre o irmão, o deus do râguebi, que mudará tudo.

"Escravidão" de Laurentino Gomes

Editor: Porto Editora

Sinopse: 
Resultado de seis anos de pesquisa e observações que incluíram viagens por 12 países e três continentes, Escravidão explica as raízes da escravidão humana na Antiguidade e em África antes da chegada dos portugueses, o início do tráfico de cativos para a América e suas razões, os números, os bastidores e os lucros do negócio negreiro, além da trajetória de alguns dos seus personagens mais importantes, como o Infante D. Henrique, patrono das grandes navegações e descobrimentos do século XV e também um dos primeiros grandes traficantes de escravos no Atlântico. Esta é uma história de dor e sofrimento cujos traços são ainda visíveis atualmente em muitos dos locais visitados pelo autor.
"A escravidão é um fenómeno tão antigo quanto a própria história da humanidade. No mundo inteiro, desde a mais remota Antiguidade, da Babilónia ao Império Romano, da China Imperial ao Egito dos Faraós, das conquistas do Islão na Idade Média aos povos pré-colombianos da América, milhões de seres humanos foram comprados e vendidos como escravos. Provinham de todas as regiões, raças e linhagens étnicas, incluindo eslavos (designação que originou a palavra “escravo”) de olhos azuis das regiões do Mar Báltico. A descoberta e a ocupação de um novo continente pelos europeus na virada do século XV para o XVI, porém, adicionaria ingredientes inteiramente novos a essa história.
Nada foi tão volumoso, organizado, sistemático e prolongado quanto o tráfico negreiro para o Novo Mundo: durou três séculos e meio, promoveu a imigração forçada de milhões de seres humanos, envolveu dois oceanos (Atlântico e Índico), quatro continentes (Europa, África, América e Ásia) e quase todos os países da Europa e reinos africanos, além de árabes e indianos que nele participaram indiretamente."
Laurentino Gomes

"O Sonho da Crisálida" de Vanessa Montfort

Editor: Porto Editora

Sinopse: 
Uma grave crise de ansiedade obriga Patricia a repensar a sua vertiginosa vida profissional, responsável por problemas com a família, os amigos e o namorado. É nesta altura que conhece Greta, uma misteriosa mulher que, no passado, foi obrigada a rebelar-se contra a sociedade que a rejeitava. Graças ao seu apaixonante relato, Patricia descobre que, num mundo inseguro, a única coisa capaz de a salvar é a crença em si própria.
Com uma narrativa empolgante e cheia de esperança, O Sonho da Crisálida é uma crónica de rebeldia, uma bonita história de amizade e um retrato verdadeiro e necessário sobre a sociedade do século XXI, uma sociedade que, devido à pressa, ao consumismo, às dependências digitais e à autoexigência, nos levou a esquecer o que realmente importa, convertendo-nos em eternos escravos da urgência.

"O Belo Verão" de Cesare Pavese

Editor: Livros do Brasil

Sinopse: 
Vive-se um verão quente, festivo, leve, e Ginia, de dezasseis anos, anseia por aventura. Conhece então Amelia, jovem sofisticada que se move pelo meio cultural boémio, e com ela descobrirá um mundo novo de liberdade intoxicante, repleto de prazeres reservados apenas àquela estação – andar pelos campos para lá das colinas, abrir as janelas e sentir o perfume da noite, descobrir o que há por detrás de um cortinado vermelho. O Belo Verão é uma história intensa e delicada sobre a perda da inocência e o primeiro amor, narrada por um dos mais talentosos autores italianos do século xx. Escrito na primavera de 1940, mas publicado apenas em 1949, O Belo Verão foi distinguido em 1950 com o Prémio Strega.

"Novelas" de Mário Castrim

Editor: Página a Página

Sinopse: 
Estas Novelas foram uma rubrica diária publicada no segundo semestre de 1999, no jornal 24 Horas. Nestes cerca de 150 pequenos contos encontramos tudo aquilo que podemos esperar em textos de Mário Castrim: um olhar aguçado para as minudências do comportamento humano, o ridículo e a fragilidade dos presunçosos, a perseverança dos que querem mudar o rumo da vida. Amores e paixões, espertices e vigarices, vaidades e desilusões, tudo isto espirituosamente partilhado com o leitor, como se fosse contado em segredo para ele em especial.

Foram pela primeira vez publicadas em livro, no ano em que se assinalou o centenário do nascimento de Mário Castrim.

"O Companheiro de Sidónio Muralha

Editor: Página a Página

Sinopse: 
O Companheiro é um livro sobre um país sem liberdade, mas onde as ideias boas e justas e os corações generosos não desaparecem e voltam sempre para devolver o futuro ao Povo.

Uma edição publicada no ano em que se comemorou o centenário do nascimento de Sidónio Muralha, com ilustração de Irene Sá.

"Faz-se Caminho ao Andar" de António Avelãs Nunes

Editor: Página a Página

Sinopse: 
«Confesso que nunca fui um grande viajante. Mas os textos que aqui reuni também não são textos de viagem. São marcos modestos de caminhadas que fui fazendo, ao longo dos anos, pelos caminhos onde a vida me levou.
E, como sabemos, papéis leva-os o vento. Os textos que vão a seguir foram todos escritos para apoio a eventos realizados já depois do 25 de Abril. a maior parte foram usados nas lutas cívicas e partidárias em que me tenho envolvido como universitário-cidadão. Outros são textos de homenagem a (e de confraternização com) Amigos que a vida me ofereceu e de quem gosto de ser amigo. Continuo a não dispensar a companhia dos que já partiram. Sinto-me mais forte por saber que eles caminham ao lado deles.»

" Pequenas e Grandes Invenções"

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: 
Já imaginou a vida sem automóveis nem aviões, sem telemóveis nem livros? Esse mundo já existiu e, se hoje podemos desfrutar destas magníficas invenções, devemo-lo à imaginação e perseverança dos seus criadores. Afinal, a necessidade aguça o engenho e é a mãe de todas as invenções: dos objectos do dia-a-dia a instrumentos e materiais revolucionários, nos transportes, na medicina, na comunicação, nos electrodomésticos ou na alimentação. Se algumas surgiram quase por acaso, a maioria resultou de um longo trabalho de aperfeiçoamento nos mais diversos cantos do mundo, incluindo Portugal.

As invenções não se medem aos palmos: da roda ao foguete espacial, da escova de dentes ao Viagra, descubra a história de pequenas e grandes invenções e muitas curiosidades nesta obra de divulgação prática. e divertida: sabia, por exemplo, que tanto o vibrador quanto o Viagra foram criados com outros fins?

Conheça estas histórias incríveis.

"A Guerra de Hedy" de Jenny Lecoat

Editor: Porto Editora

Sinopse: 
No fim de junho de 1940, as Ilhas do Canal, ao largo da costa francesa, são ocupadas pelas forças nazis.
A jovem Hedy Bercu, uma judia vienense que chegara a Jersey dois anos antes, fugindo da anexação da Áustria pela Alemanha, encontra-se novamente encurralada. Porém, desta vez, parece não haver como escapar.
Apesar de judia, Hedy encontra trabalho como tradutora junto das autoridades ocupantes e começa a participar em atos de resistência. É então que se apaixona pelo tenente alemão Kurt Neumann, iniciando uma relação proibida da qual rapidamente a sua vida passa a depender.
A Guerra de Hedy acompanha a vida desta jovem mulher e a luta que travou para sobreviver à ocupação nazi e evitar a deportação. Baseada em factos verídicos, esta é uma história de coragem, amor e esperança numa época em que a crueldade imperou: a Segunda Guerra Mundial.

"Terna é a Noite" de F. Scott Fitzgerald

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: 
Rosemary Hoyt, jovem estrela de cinema americana, vai de férias com a mãe para a Riviera francesa, onde conhece o casal Dick e Nicole Diver, dois exemplares de graciosidade e sofisticação que circulam com glamour no meio de pessoas extraordinárias. Rosemary entra nesse mundo e a sua admiração pelos Divers transforma-se em algo mais íntimo. Mas Nicole tem um segredo.

Terna É a Noite foi o filho favorito de Scott Fitzgerald, ao qual dedicou vários anos da sua vida; por essa razão, e por ser um romance (semi)autobiográfico em que as personagens do livro e as personagens da vida real se misturam e se confundem, é um romance que se torna «sempre melhor e melhor.», sendo «o melhor dos seus livros», diz-nos Ernest Hemingway.

Romance psicológico com um toque de suspense, precisamos de ir descobrindo as várias camadas para chegarmos aos seus significados mais profundos.


"O Encantador de Anjos - Livro de bolso" de Kyle Gray

Editor: 11 X 17

Sinopse: 
Kyle Gray tem um dom. Desde os quatro anos que é abençoado com a presença dos anjos: consegue vê-los, ouvi-los e comunicar com eles. Foi graças à presença dos anjos na sua vida que conseguiu desenvolver os seus talentos e tornar-se o médium mais novo de Inglaterra, aos 16 anos.
Neste livro intensamente pessoal, Kyle leva os leitores numa viagem emocionante e inspiradora pelo mundo dos anjos, e partilha a comovente história de como começou a comunicar com o Além, depois da morte da sua querida avó. Esta comunicação tornar-se-ia a sua vocação e o seu destino, e Kyle, hoje em dia, é conhecido pela incrível precisão das suas leituras mediúnicas e espíritas. Ao longo destas páginas, partilha também com o leitor:

• Histórias verdadeiras de pessoas que Kyle ajudou, canalizando mensagens dos seus entes queridos;
• Conselhos para comunicar com os espíritos;
• Palavras de sabedoria dos anjos que irão mudar a maneira como encara a vida, a morte e o amor.

O Encantador de Anjos é uma verdadeira dádiva dos céus, que lhe permitirá aceder a um nível mais elevado de ligação espiritual e usufruir ao máximo da presença das energias divinas na sua vida.

"Friedrich Engels - Pequena biografia" de Evguénia Stepánova

Editor: Editorial Avante

Sinopse: 
Um dos méritos de Friedrich Engels foi ter sido co-fundador do socialismo científico, a teoria que não só se tornou a arma teórica dos oprimidos e explorados de todo o mundo, mas que também é o guia directo para uma prática revolucionária transformadora da realidade.
Friedrich Engels, tal como o seu amigo e companheiro de luta Karl Marx, pôs toda a sua vida, toda a sua força física e espiritual ao serviço da luta de libertação do proletariado internacional. A vida e a obra de Engels constituem uma unidade que se reflecte na unidade de teoria e prática do marxismo.
Edição comemorativa do segundo centenário do nascimento de Friedrich Engels.

"Mademoiselle Chanel e o Perfume do Amor" de Michelle Marly

Editor: Editorial Planeta

Sinopse: 
«Uma mulher sem perfume é uma mulher sem futuro.»

Paris, 1919. A cidade vive rendida ao estilo de Gabrielle Coco Chanel. A sua moda revolucionária tornou a sua criadora num verdadeiro símbolo da elegância. Mas, quando Coco perde o grande amor da sua vida num acidente de viação sucumbe à tristeza.
Muitos temem que seja o fim da sua carreira.

No entanto, um novo e ambicioso projeto arranca-a do profundo estado de depressão e angústia em que vivia: a ideia de criar um perfume que junte uma fragrância misteriosa, moderna e o cheiro do amor.

Gabrielle parte, então, numa verdadeira aventura em busca do perfume perfeito, capaz de imortalizar o amor que vivera. Enquanto procura a essência certa, Gabrielle visita Veneza, onde encontra Dimitri Romanov, um grão-duque russo exilado, e fica a conhecer a história do perfume criado em honra de Catarina, a Grande. E estas serão duas das inspirações que marcarão o antes e o depois da vida de Coco e o aroma do seu perfume: o icónico Chanel N.º 5, que se tornará o perfume mais famoso do mundo até aos dias de hoje.

Baseado em factos reais, este romance apaixonante conta-nos a história do mítico Chanel N.º 5 e mostra-nos a mulher por trás da criadora. O seu lado sensível, apaixonado e generoso num período fascinante e ainda misterioso da vida de Coco Chanel.

"Desinformação e Pandemia - A nova realidade" de Raúl Magallón Rosa

Editor: Media XXI

Sinopse: 
Este livro centra-se no ecossistema de informação como uma janela a partir da qual se pode tentar relacionar e explicar os outros.

A normalização dos processos de desinformação, o medo como condutor de overdoses informativas, o cansaço e a fadiga como mecanismo que gera autoproteção informativa ou polarização como ferramenta estratégica para a distorção da realidade são os problemas mais evidentes.

Neste contexto, e durante as primeiras semanas da pandemia, foi mais importante parar a desinformação do que fornecer informação parcial e incompleta sobre a evolução da crise.

"Vasco da Gama - O Bastardo Indomável e Outras Estórias" de Francisco do Ó Pacheco

Editor: Página a Página

Sinopse: 
Estes contos abordam dimensões históricas e lendárias do Litoral Alentejano, da Antiguidade Clássica ao século XVI, passando por romanos, egípcios, gregos, cartaginenses, visigodos, portugueses e castelhanos. Como o título indica, tem especial preponderância Vasco da Gama e os membros da sua família, que se fixaram ou nasceram em Sines.

Muito do que aqui se conta resulta de leituras várias feitas a partir de obras de historiadores sobre todas estas figuras, sendo aqui trabalhadas para efeitos literários.

"10 Segredos para Alcançar os Seus Sonhos - Livro de bolso" de Mónica Esgueva

Editor: Self PT

Sinopse: 
Com um cruzamento sugestivo entre o coaching e filosofia oriental, e através de uma linguagem clara e acessível, este livro vai revelar-nos as chaves para nos compreendermos melhor, atingirmos o equilíbrio pessoal e vivermos com maior plenitude.

Através de casos reais, especialmente selecionados pela autora, vamos perceber as armadilhas em que caímos muitas vezes, só porque tentamos evitar os desconfortos.

Mónica Esgueva propõe-nos caminhos para superar o sofrimento e sarar feridas do passado e preparar-nos para um futuro mais luminoso e mais feliz.

"Genética para Todos Vacinas Genéticas - Edição revista e aumentada" de Heloísa G. Santos e André Dias Pereira

Editor: Gradiva

Sinopse: 
Poderemos compreender as principais potencialidades e limitações dos conhecimentos hoje adquiridos em genética humana?
O que é o ADN?
O que são testes genéticos?
E testes genómicos?

No nosso país, são escassas as publicações que procuram dar resposta a estas questões candentes no contexto da actual 4ª Revolução Industrial.

Na esperança de ajudarem a suprir essa coluna, os autores convidam o leitor a acompanhá-los numa fascinante viagem, desde a descoberta das células e dos cromossomas até às mais recentes inovações da genética humana.

"Prosas em Tempos de Peste" de José Goulão

Editor: Página a Página

Sinopse: 
Vivemos num ambiente de peste sanitária com expressões sociais que vêm de muito antes e se agravam no presente, ameaçando deteriorar ainda mais o futuro.
Por isso este livro está muito longe de ser apenas sobre o novo coronavírus, mas não deixa de ser sobre a peste: uma peste alimentada por muitos e diferentes vírus.

Nele expõe-se o vírus da guerra com os seus cortejos de horrores planetários como pilar dessa coisa modernaça e criminosa chamada globalismo; o vírus da mentira oficial institucionalizada por um aparelho universal orwelliano; o vírus da milagrosa economia de mercado, capaz até de fazer enriquecer os obscenamente ricos em tempos de pandemia; o vírus da filantropia com que esses mesmos obscenamente ricos compram, manipulam e neutralizam causas sociais decisivas como por exemplo as lutas contra as alterações climáticas e o racismo.

"Ele & Ela - Alguém Está a Mentir" de Alice Feeney

Editor: Porto Editora

Sinopse: 
Anna Andrews tem finalmente aquilo que sempre desejou, ou quase… Ao fim de muitos anos de trabalho árduo, conseguiu enfim tornar-se apresentadora do noticiário da BBC. Mas, porque o acaso se encarrega muitas vezes de desarranjar os sonhos, Anna vê-se novamente como repórter, a cobrir o assassinato de uma mulher em Blackdown, uma pacata vila inglesa onde ela própria viveu a sua infância e adolescência.
O inspetor-chefe Jack Harper deixou Londres por um motivo, mas nunca pensou que acabaria a trabalhar em Blackdown, e muito menos como principal suspeito do crime que está a investigar e que, de dia para dia, se reveste de contornos cada vez mais sinistros.
Narrado a duas vozes, cada uma com a sua versão da história, Ele & Ela é um thriller psicológico complexo e sombrio, que manterá os leitores na expectativa até à última página. Porque alguém está a mentir.

"Segredos" de Lesley Pearse

Editor: Edições Asa

Sinopse: 
Com a partida da mãe, ela ficou sem ninguém…

Após uma tragédia inimaginável, Adele, de doze anos, é afastada da mãe e colocada numa instituição. Mas o Destino reserva-lhe ainda mais desgostos, e ela vê-se obrigada a fugir.
Sozinha e desamparada, dirige-se para o Sussex em busca da avó que nunca chegou a conhecer. Mas a longa e difícil viagem deixa-a desnutrida e debilitada.

Será nos pântanos de Rye que Adele recupera o seu vigor, vivendo uma vida simples na companhia da avó e rodeada pela natureza. Atrever-se-á a sonhar com uma nova vida? Mas agora a mãe está de volta, e traz com ela os segredos da família…

Adele passou anos a ultrapassar o desamparo da sua infância e a construir uma nova vida. Cuida da avó, estuda, está feliz e apaixonada por um piloto da força aérea. As agruras do passado ficaram para trás. Com a chegada da mãe, a jovem percebe que o seu mundo irá desabar.

Poderá a verdade ficar oculta para sempre?

Bem ao estilo da autora, Segredos conta a história da luta de uma mulher para vencer a adversidade e conquistar a tão merecida felicidade.

"Três Contos" de Eugenio Carmi e Umberto Eco

Editor: Gradiva

Sinopse: 
Este livro reúne três contos clássicos do autor que é considerado um dos maiores intelectuais da actualidade: Umberto Eco. A guerra é posta no banco dos réus nestes três contos alegóricos, em que, por meio de linguagem adequada ao público adolescente, o autor, apoiado por belíssimas ilustrações do abstracionista Eugenio Carmi, faz reflectir sobre a necessidade da tolerância na solução de conflitos e de se legar a todos e às gerações futuras um planeta preservado e sustentável. As consequências do ódio nas relações sociais e do consumo desenfreado são questionadas por Umberto Eco com lirismo, mas também ironia e até sarcasmo.

"Soberania - Dos seus usos e abusos na vida política" de Miguel Morgado

Editor: Dom Quixote

Sinopse: 
«A soberania foi o destino do Estado moderno. Foi a sua coroa e o seu oxigénio. Na soberania há algo da vitalidade do político que os seus detractores desconhecem. E há algo da perigosidade do político que os seus proponentes desvalorizam. A soberania pode ser vista como refúgio de segurança ou fonte de ameaça mortal. A soberania é nociva e supérflua, igualitária e hierárquica, moderna e obsoleta, uma arma e uma ilusão. A soberania já foi, já não é, mas volta sempre a ser. Ela é e não é.
Este livro tenta fazer justiça a detractores e a proponentes da soberania. Aqui, não se hesitará em dar razão a quem a tiver, nem a declarar vitória provisória se uma das partes estiver a levar a melhor. A fasquia é pura e simplesmente demasiado alta para registos de indiferença. O tema é demasiado actual e historicamente importante para discussões distantes. Está ligado a um sem número de problemas políticos clássicos e outros que insistimos em criar na nossa era. Teremos de seguir esse debate onde nos levar nos seus movimentos livres. Ou, pelo menos, tentaremos acompanhá-lo nalgumas das suas diferentes vagas.»

"De Coração Arrancado do Peito" de Radu Paraschivescu

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: 
De Coração Arrancado do Peito levou para a Roménia a história de Pedro e Inês, pelas mãos de Radu Paraschivescu, o escritor best-seller romeno que, numa visita a Coimbra, não resistiu a «um dos maiores e mais românticos casais da história da humanidade, a par de Romeu e Julieta ou de Tristão e Isolda».

Agora, o autor devolve-nos esta história repleta de deliciosos pormenores de um tempo sem tempo em que amar uma aia galega poderia destruir as relações entre países, abalar uma corte, apartar uma família e arrancar corações, através da belíssima tradução de Corneliu Popa.

Num «romance em que cada palavra está no seu lugar», Paraschivescu dá nova vida a este enredo real (de reis e de gente de carne e osso) recontando brilhantemente uma velha história de uma corte portuguesa do século XIV, onde a riqueza, a luxúria, o grotesco e a intriga palaciana nos fazem o retrato de como se vivia e de como se amava perdidamente, «como se alguém me tivesse arrancado o coração»

"Eu Fico em Portugal - 25 Bloggers de viagem portugueses"

Editor: Idioteque

Sinopse: 
Neste livro, pela primeira vez 25 dos mais influentes bloggers de viagem nacionais juntaram-se para um objetivo concreto: com os seus textos promover o turismo em Portugal, atenuando o brutal impacto da pandemia no setor, com especial ênfase nos territórios de baixa densidade.

A obra é uma seleção de duas dezenas e meia de olhares e experiências muito diversificados sobre destinos espalhados pelo território português.

Desce de Melgaço, onde um Outro Portugal começa, e segue em busca de histórias encantatórias como a da baleação na Ilha do Pico, apeando-se por várias páginas junto ao calor das gentes e dos sabores alentejanos, enquanto vai regando a narrativa com os ainda pouco conhecidos vinhos da Beira Interior. Passa também pelas minas abandonadas de São Domingos, acenando de caminho aos garranos no Gerês e levando-nos a conhecer os Castelos de Sintra, bem como os montes de Alvarenga, a lagoa de Óbidos, o rio Tejo ou a empreita em Loulé, entre outras inúmeras belezas, menos exploradas, do nosso país.

cardapio.pt @ 16-6-2021 18:16:49


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros