Novidades Livros (15 a 21 de julho de 2021)

cardapio.pt @ 14-7-2021 19:35:37

"O Senhor e a Serva^" de Madeline Hunter

Editor: Edições Asa

Sinopse: 
Moira Falkner nasceu na condição de serva, ensinada pela vida a não esperar nada. Cedo se apaixonou por Addis de Valence, um homem prometido a outra mulher. O seu desaparecimento e subsequentes notícias da sua morte deixaram Moira devastada. Durante anos, a jovem contentou-se com uma meia-vida a cuidar do filho dele como se fosse seu. Mas um dia, tudo muda. Addis está de regresso.

O jovem escudeiro que antes fora o seu herói é agora o seu senhor, um homem endurecido pelo campo de batalha e por anos de escravidão. O que ele encontra é desolador: o seu pai e a sua mulher estão mortos, as suas terras foram usurpadas pelo meio-irmão e o seu país está à beira da rebelião. Mas Addis tem em Moira tudo o que precisa para começar de novo. Só que, para cumprir o seu destino e vingar o pai, não se pode dar ao luxo de seguir o coração, nem mesmo quando este ameaça levá-lo à loucura.

De acordo com a lei, Moira pertence-lhe… mas conquistar o seu coração será muito mais difícil.

"A Princesa e o Plebeu" de Nora Roberts

Editor: HARLEQUIN

Sinopse: Aquele homem fá-la-ia conhecer o amor...

Escondido entre as colinas e sobre o Mediterrâneo, Cordina parece o cenário de um de conto de fadas...
Porém, entre os seus habitantes, encontra-se uma personagem perversa, à espera para atacar a qualquer momento...
Depois de ter sido raptada, a princesa Gabriella sofre de amnésia, no entanto, nos braços de Reeve MacGee, um belíssimo guarda-costas, descobrirá uma paixão indescritível.

"Os Meus Compatriotas" de Luís Valente de Oliveira

Editor: Gradiva

Sinopse: Os Portugueses são, por certo, das criaturas culturalmente mais plásticas que há no mundo. Por isso, com facilidade se encaixam nos mais diversos países, adoptando os costumes dos ambientes de acolhimento mas mantendo-se estruturalmente como os da sua terra.


As condições têm permitido evoluir e alcançar posições elevadas em domínios como a ciência, o desporto, as artes e mesmo os negócios, surgindo elementos de elite em numerosos sectores.
Têm falhado, contudo, as relações de arrastamento da massa pelas elites, que assegurariam um movimento de conjunto passível de se reflectir sobre as condições de evolução do grupo, como um todo, e impedissem os retrocessos.

Neste livro passa -se em revista os atributos, qualidades e defeitos que estimulam ou atrasam aquele movimento.

"Monstress - Filha da Guerra - Volume cinco" de Marjorie Liu e Sana Takeda

Editor:  Saída de Emergência

Sinopse: A animosidade latente entre Humanos e Arcânicos renasce violentamente e uma nova guerra toma conta do Mundo Conhecido. Maika Meiolobo apercebe-se de que outro conflito, de proporções cósmicas, está próximo… mas primeiro há que sobreviver a esta batalha. Neste quinto volume de Monstress, Maika deve colocar de lado traições pessoais e revelações privadas para defender a cidade arcânica de Ravenna, o primeiro grande alvo da Federação. Com a batalha iminente, Maika e os seus amigos enfrentam decisões difíceis, forçados a escolher a justiça ou a misericórdia, a segurança ou a liberdade, a família ou a sociedade - e a viver com as consequências.

"O Livro dos Amores Risíveis" de Milan Kundera

Editor: Dom Quixote

Sinopse: O Livro dos Amores Risíveis é um conjunto de histórias relacionadas com o amor, ou melhor, com a complexidade dos jogos eróticos e dos estratagemas usados por mulheres e homens ao tentarem aceitar necessidades e impulsos que podem desencadear uma terrível sequência de eventos.


Um jovem casal de férias começa um jogo de faz de conta que ameaça destruir a relação; dois homens de meia-idade vão à procura de raparigas que, no fundo, não querem; um homem jovem retoma a ligação com uma mulher mais velha que se sente humilhada pelo seu corpo envelhecido; um médico idoso usa a sua bela mulher para aumentar a sua atração e servir a sua vaidade.

Jogos, fantasias e esquemas abundam nestas histórias onde Milan Kundera nos mostra como diferentes personagens reagem de formas variadas aos súbitos impulsos eróticos. Escrito entre 1959 e 1968, O Livro dos Amores Risíveis constitui um todo coerente e perfeito, não obstante a sua forma aparentemente dispersa. E o tema da obra, mau grado a ilusão de leveza que o próprio título sugere, é não tanto o risível, o ridículo e o riso, quanto o limiar a partir do qual todo o jogo se converte em realidade, toda a ironia se torna um pesadelo.

"A Amizade Leva-nos Mais Longe" de Kevan Chandler

Editor: Casa das Letras

Sinopse: A Amizade Leva-nos Mais Longe é, como o título sugere, uma história sobre o poder incrível da amizade, sobre como os amigos são, efetivamente, o maior tesouro que podemos conquistar e preservar ao longo da vida.


O autor e narrador deste livro, o norte-americano Kevan Chandler, sofre de uma doença rara e altamente incapacitante, que o obriga ao uso de uma cadeira de rodas. A doença limita drasticamente os seus movimentos e a sua liberdade. Condiciona-o a vários níveis e, apesar da sua alegria, bom humor e vitalidade admiráveis, impede-o de realizar muitos dos seus sonhos. Um deles era viajar.

Contudo, este livro conta-nos como, com a ajuda de um grupo de amigos e da sua personalidade combativa, Kevan realizou o sonho de conhecer o mundo. Graças a uma espécie de mochila construída para o efeito, livrou-se da cadeira de rodas e visitou durante semanas vários países, como França, Inglaterra, Irlanda e até a China, transportado às costas dos seus amigos na odisseia incrível que resolveu contar neste livro.

Uma narrativa comovente com o poder de nos relembrar que, seja num sentido mais ou menos literal (e este não podia ser mais), A Amizade Leva-nos Mais Longe.

"A Escrava Isaura" de Bernardo Guimarães

Editor: Editora Guerra & Pa

Sinopse: A Escrava Isaura é uma das principais obras do romantismo brasileiro e um marco na literatura a favor do fim da escravatura.

Isaura é uma escrava lindíssima, criada como filha pela mulher do comendador Almeida, numa magnífica fazenda do século XIX, em Campos de Goitacases, no Rio de Janeiro. A sua beleza desperta múltiplas paixões e desejos libidinosos, dos quais Isaura tenta escapar, particularmente dos avanços de Leôncio, o filho do comendador, um fazendeiro autoritário que não admite ser contrariado. A fuga com a ajuda do pai, o feitor português Miguel, parece ser a única solução. Serão eles bem-sucedidos nos seus planos? Poderá Isaura encontrar a liberdade e o amor?

Escrito em plena campanha pelo fim da escravatura, este romance tornou-se rapidamente num êxito editorial, dando a Bernardo Guimarães o reconhecimento que até aí não granjeara na proporção merecida.

"No Mato Ninguém Morre em Versão John Wayne - Guiné, o Vietname português" de Jorge Monteiro Alves

Editor: Livros Horizonte

Sinopse: Portugal teve o seu Vietname na Guiné. Ali, ao longo de 11 anos, num território do tamanho do Alentejo, morreram mais de três mil soldados portugueses, vítimas de um adversário temível e de um clima impiedoso. Muitos mais ficaram estropiados e com feridas na alma para toda a vida. Lutaram em condições pavorosas e, apesar de tudo, muitos foram além do que exigia o dever. O contexto adverso deste relato é o que ficará para a História.


Para os seus homens, Marcelino da Mata foi um líder e um herói. Para o PAIGC, um temível inimigo.
Para nós, Portugueses, alguém cuja memória merece uma análise desapaixonada e contextualizada.

"Amari e os Irmãos da Noite" de B. B. Alston

Editor:  Editorial Planeta

Sinopse: Amari Peters nunca deixou de acreditar que Quinton, o seu irmão desaparecido está vivo. Nem mesmo quando a polícia lhe disse o contrário, ou quando teve de enfrentar todos os que lhe diziam que ele tinha partido para sempre.


Quando Amari encontra uma pasta no armário do quarto do irmão, contendo uma nomeação para o programa de verão na Agência dos Assuntos Sobrenaturais, ela tem a certeza de que aquela organização secreta é a chave para localizar Quinton.

Amari está determinada a competir por um lugar, mesmo que tenha de enfrentar outras crianças que, ao contrário dela, sabem tudo sobre magia, fadas, alienígenas e criaturas sobrenaturais desde que nasceram. Enfrentando as suas próprias dúvidas, os seus colegas que a olham como uma inimiga e um mágico que a persegue, Amari nunca se sentiu tão sozinha. Mas ela sabe que se não resistir e passar nas provas de seleção nunca descobrirá o que realmente aconteceu com Quinton.

Best-seller do New York TimesAmari e os Irmãos da Noite é uma aventura empolgante cheia de magia e imaginação. Embarca nesta aventura com Amari, a heroína que todos desejamos conhecer.

"Heartstopper: Volume 2 O nosso segredo" de Alice Oseman

Editor: Cultura Editora

Sinopse: Nick e Charlie são melhores amigos. Nick sabe que Charlie é gay, e Charlie tem a certeza de que Nick não o é.

Mas um beijo espontâneo muda tudo: Charlie pensa que cometeu um erro terrível e Nick está mais confuso do que nunca... Mas o amor funciona de maneiras surpreendentes e Nick começa a ver o mundo de uma nova maneira, descobrindo uma série de coisas... especialmente, sobre si próprio.
Este é o segundo volume Heartstopper, a banda desenhada premiada (Goodreads Choice Awards 2020) de Alice Oseman.

"Vera Lagoa - Um Diabo de saias" de Maria João da Câmara

Editor: Oficina do Livro

Sinopse: Poucas mulheres marcaram tanto o século XX português como Vera Lagoa. De carácter destemido e opiniões fortes, a sua voz livre foi uma lufada de ar fresco no jornalismo português. Na coluna Bisbilhotices, no Diário Popular, comentou a sociedade do final do Estado Novo de forma atrevida, mordaz, indiscreta ao ponto de provocar o escândalo. No pós-25 de Abril, foi das raras vozes independentes, dissonantes, sem compromissos nem cálculo, que se atreveu a criticar os novos poderes instituídos.


Pela mão da historiadora Maria João da Câmara chega-nos finalmente a sua biografia. De uma menina marcada pela figura trágica do pai até à jovem precoce no trabalho, no casamento e na maternidade; de uma habitué dos ambientes intelectuais e artísticos sofisticados da Lisboa do pós-guerra - onde encontra Amália Rodrigues, Sttau Monteiro, Cesariny, Natália Correia, Ary dos Santos e José Manuel Tengarrinha, o amor da sua vida - à sua entrada nos meios oposicionistas e apoio à candidatura de Humberto Delgado, em 1956.

Da invenção por desespero do pseudónimo Vera Lagoa para o Diário Popular de Pinto Balsemão, à sua grande esperança, e posterior desilusão, com o regime democrático, registadas de forma corajosa e contundente no seu jornal O DiaboVera Lagoa - Um diabo de saias é o registo do percurso tão notável quanto acidentado de uma mulher à frente do seu tempo.

Fruto de uma pesquisa admirável com recurso a diversas fontes históricas, nomeadamente ao arquivo pessoal de Vera Lagoa e a entrevistas com familiares, amigos e colaboradores que a conheceram de perto, através da história desta mulher, Maria João da Câmara dá a conhecer uma sociedade, se não desconhecida, pelo menos esquecida, que vale a pena conhecer: a sociedade portuguesa na segunda metade do século passado.

"Ó Trindade que Adoro - O mistério de Deus revelado por Jesus" de Guido Marini

Editor:  Paulus

Sinopse: «As páginas deste livro apresentam meditações sobre o mistério da comunhão de amor entre as Pessoas divinas. Mistério que nos toca, nos transforma e nos assume em si. Mistério insondável nas suas profundidades, mas no qual nos é possível fixar o olhar, porque o Senhor Jesus Se fez para nós Caminho e Porta».

"O Ano de 12 Semanas" de Brian P. Moran e Michael Lennington

Editor: Self PT

Sinopse: Porque é que algumas pessoas conseguem fazer tantas coisas e a maioria tem tanta dificuldade em concretizar todo o seu potencial?

O que mudaria na sua vida, se fizesse uso de todas as suas capacidades?
A única barreira entre si e a sua vida ideal é a falta de consistência na execução. A consistência é o caminho para conseguir concretizar os seus objetivos.
Estudos provam que a definição de "metas anuais" é uma abordagem ineficaz para atingir objetivos para mais de 80% das pessoas.

Este livro redefine o seu “ano” para etapas de 12 semanas, usando metodologias para criar foco e clareza sobre o que é mais importante e sobre o que é mais urgente. No final, fará mais coisas importantes e o impacto nos resultados é exponencial.

Este livro irá mostrar-lhe:<
Como redefinir os seus objetivos para ser mais eficaz a alcançá-los;
Como criar planos para as suas metas;
Os 3 blocos de tempo que deve definir no seu dia a dia: bloco estratégico, bloco de reserva e bloco de descanso;
Os 3 princípios fundamentais que formam os alicerces do seu sucesso pessoal e profissional;
Quais as 5 disciplinas fundamentais para ser eficaz na execução do seu plano;
Como irá alcançar os seus objetivos, mudando para uma mentalidade de compromisso e empenho com o que pretende alcançar.

Recupere o controlo do seu dia a dia, aumente os seus rendimentos, equilibre as prioridades na sua vida, reduza o stress e alcance os seus objetivos em tempo recorde.

"Como Superar as Preocupações e Lidar com o Stress" de Dale Carnegie

Editor: Objectiva

Sinopse: Inclui um marcador exclusivo, limitado ao stock existente.


A preocupação ou ansiedade são expressões naturais do ser humano e fazem parte da vida. A maioria das nossas preocupações tem uma solução simples e acaba por desaparecer ao fim de pouco tempo. No entanto, nem sempre é assim: por vezes, esta sensação persiste no nosso espírito e rouba-nos vitalidade, entusiasmo e energia, conduzindo-nos, eventualmente, ao colapso físico e mental. A preocupação crónica é, inclusivamente, responsável por inúmeras doenças, como a asma, as alergias, os problemas cardíacos, a hipertensão...

Uma mente ansiosa é uma mente confusa, dispersa por uma série de pensamentos falsos, sem relação com a realidade. Felizmente, é possível treinar o nosso cérebro para que se concentre noutras sensações: na harmonia, na paz, na leveza, na acção, no amor, na empatia. Para isso, é urgente substituir os pensamentos negativos por outros, mais construtivos.

Neste livro, Dale Carnegie examina os muitos factores que nos levam a vivermos soterrados em inquietação, seja na vida familiar, seja na vida profissional, e, através de orientações muito simples de pôr em prática, aprendemos a trilhar um caminho diferente, em direcção ao bem estar e a uma maior auto estima.

Lidar com o stress, evitar o burnout e desenvolver e manter uma atitude positiva são os grandes objectivos deste livro que já inspirou milhões a abandonar a preocupação constante e a começar, finalmente, a viver em pleno.

"Pandemia - Livro de bolso" de Robin Cook

Editor: 11 X 17

Sinopse: Quando uma jovem anónima, aparentemente saudável, perde os sentidos no metro de Nova Iorque e morre ao chegar ao hospital, Jack Stapleton, o médico-legista, encontra semelhanças inquietantes entre este caso e a gripe de 1918. Temendo uma repetição da fatídica pandemia ocorrida há um século, Jack faz a autópsia poucas horas depois da morte da mulher e descobre anomalias estranhíssimas: em primeiro lugar, ela tinha sido submetida a um transplante do coração; em segundo, o seu ADN corresponde ao do coração transplantado.


Contudo, os factos não apontam para o vírus da gripe, e Jack vê-se envolvido numa corrida contra o tempo para determinar que tipo de vírus poderia provocar aquela morte, uma tarefa que se torna mais urgente quando outras duas vítimas sucumbem de forma idêntica. Mas nada faz sentido até a investigação o conduzir ao mundo fascinante do CRISPR/CAS9, uma biotecnologia de edição de genes que conquistou a comunidade médica… e a atenção dos seus membros menos escrupulosos. Arrastado para o submundo do mercado de transplante de órgãos, Jack depara-se com um homem de negócios megalómano disposto a arriscar vidas humanas para poder conquistar uma nova e lucrativa fronteira da medicina. E se Jack não tiver cuidado, a próxima vida sacrificada pode muito bem vir a ser a sua.

"Educar é Amar - Para o pacto educativo global do Papa Francisco" de José Ribeiro Dias

Editor: Paulus

Sinopse: Este livro apresenta o Pacto Educativo Global que é um projeto do Papa Francisco lançado oficialmente em 2020. Tem como proposta "reavivar o compromisso em prol e com as gerações jovens, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão". Nessa perspectiva, o professor José Ribeiro Dias apresenta o seu livro: Educar é Amar e aponta caminhos de reflexão sobre os principais pontos de atuação e desenvolvimento deste grande pacto global.


Um livro muito interessante e indicado aos pais, educadores, catequistas e todos os que se preocupam pela formação das gerações futuras.

"As Canções das Árvores - Histórias sobre as grandes redes da Natureza" de David George Haskell

Editor: Gradiva

Sinopse: Haskell visitou por diversas vezes uma dúzia de árvores, explorando ligações entre pessoas, micróbios, fungos e outras plantas e animais. Leva-nos a conhecer árvores em cidades (de Manhattan a Jerusalém), em florestas (amazónica, norte-americana, boreal) e em zonas que estão na linha da frente da mudança ambiental (erosão do litoral, encostas ardidas, zonas de guerra). Em cada um destes lugares, o autor mostra como a história humana, a ecologia e o bemestar estão intimamente interligados com a vida das árvores.

"Alix Senator - Volume 2 - O último Faraó" de J. Martin e Valerie Mangin

Editor: Gradiva

Sinopse: Roma, ano 12 a. C. O imperador Augusto é todo-poderoso. Alix tem mais de cinquenta anos e é senador. Mas a paz que reina em Itália não é senão aparente. O próprio imperador por pouco não foi morto por um louco que dizia agir em nome de... César! Trinta anos após o seu assassínio no Senado, o ditador teria alegadamente reaparecido no Egito. Loucura, logro ou verdadeiro regresso? Alix e os seus filhos vão ter de o descobrir, numa odisseia que os conduzirá desde os sumptuosos palácios de Alexandria até à misteriosa Mãe das Pirâmides.

"António José Saraiva - A intimidade de um intelectual indomável (Fotobiografia)" de António Manuel P. Saraiva, Pedro António P. Saraiva e José António Saraiva

Editor: Gradiva

Sinopse: 
Mas esta Fotobiografia, embora inclua uma breve antologia de textos do autor e um emocionante texto do seu irmão José Hermano Saraiva, escrito na ocasião da sua morte, é sobretudo um roteiro de vida através de imagens e factos menos conhecidos. As relações com a mulher e com os três filhos, as férias passadas em parques de campismo em Espanha e França, os cafés que frequentava em Paris, os seus amigos, as mulheres com quem viveu e que tiveram um importante papel no seu percurso, tudo isto é descrito de uma forma viva, como numa reportagem jornalística

"Noite de Núpcias Adiada | Inocência Selvagem" de Natalie Rivers e Sara Craven

Editor: HARLEQUIN


Sinopse: NOITE DE NÚPCIAS ADIADA
Uma vez que Lorenzo Valente punha os olhos em algo ou em alguém, nunca voltava atrás. A sua mulher, Chloe, podia dizer que o odiava, mas apenas algumas semanas antes dizia que o adorava, e isso demonstrava o que sempre tinha acreditado: que o amor era uma emoção instável.Chloe estava disposta a adoptar a filha da sua defunta amiga e queria começar do zero e isso incluía a anulação do seu casamento.

INOCÊNCIA SELVAGEM
Marin Wade, que estava prestes a perder o emprego, estava alojada em casa da sua meia-irmã, Lynne, quando o chefe desta, Jake Radley-Smith, se apresentou em sua casa sem aviso prévio. Como Lynne não estava e ele precisava de uma acompanhante para essa noite, insistiu em que ela o acompanhasse. Marin não teve outro remédio senão aceitar, mas a farsa transformou-se em algo mais importante quando Diana, a ex-namorada de Jake, convidou o casal para uma festa na sua casa de campo no fim-de-semana seguinte.


"Retaliação" de Fern Michaels

Editor: Marcador

Sinopse: Retaliação, o segundo livro da série bestseller Irmandade, continua a história de sete mulheres ligadas pela sua amizade inquebrável, o seu passado sombrio e o seu desejo de vingança.

Uma delas é Julia Webster, cirurgiã plástica de enorme sucesso, com uma vida aparentemente feliz. Mas nem sempre o que parece é, como a Irmandade bem sabe...

O marido é um senador prestes a alcançar a sua maior vitória política. Usou o encanto e a dignidade da mulher a seu favor ao longo de toda a carreira. Mas, na intimidade, tratou-a com uma grande falta de respeito e traí-la foi a gota de água.

O senador pode ter antagonizado uma mulher forte, mas há mais seis de onde ela veio e estão prestes a ensinar-lhe o que é a vingança.

"Loba Negra" de Juan Gómez-Jurado

Editor: Editorial Planeta

Sinopse:  Continuar viva
Antonia Scott não tem medo de nada. Só de si mesma.

Nunca foi
Mas há alguém ainda mais perigoso do que ela. Alguém que até a pode vencer.

Tão díficil
A Loba Negra está cada vez mais próxima e Antonia, pela primeira vez, está assustada.

Depois do sucesso de Rainha Vermelha, com mais de 800 mil exemplares vendidos em Espanha, o autor best-seller Juan Gómez-Jurado regressa com mais um livro empolgante. O livro de que todos estavam à espera.

"A Sangrada Família" de Sandro William Junqueira

Editor: Editorial Caminho


Sinopse:  A Sangrada Família é o romance que traz Sandro William Junqueira pela primeira vez para um território concreto, sujo de terra e cinza, com árvores e ar nos pulmões em vez de betão e muros altos. Um território habitado apenas por personagens com nome e apelido, com vozes que nos interpelam diretamente, que nos são próximas, como se as ouvíssemos, agora, a sair da janela ao lado.

Este livro é baseado em factos, mas podia não ser. Ou então não é baseado em factos, mas podia muito bem ser.

A família é um convite à doce burrice.
À perda de memória. À engorda da hipocrisia.
Se fossem ditas todas as palavras sem filtros
E organizadas num livro de contabilidade todas
As ações e vontades, a maioria das famílias
Não ficaria de pé.

"A Causa das Coisas" de Miguel Esteves Cardoso

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: «A Causa das Coisas é um almanaque e um ensaio de ontologia social; é um inventário de espécies e uma ambiciosa pesquisa etnográfica; é uma história (e não simplesmente uma história cultural) através dos objectos, um álbum enciclopédico, um showroom ambulante; é a autobiografia de uma época, um compêndio de imagens para memória futura, um folhetim sentimental, uma machine à voir, um diário repleto de anotações de passagem e um interminável trabalho de arquivação.

Dom Afonso Henriques e o Totoloto, o mata-bicho nacional e Joyce, a neura e o sebastianismo, a farinha Predilecta e Lévi-Strauss, a maledicência e o mimo, o verbo "haver" e as couves, a Cartilha Escolar de Domingos Cerqueira e Strindberg, o chá e o papel selado, a lista telefónica e o luto.

Mas A Causa das Coisas aborda um tema apenas, insiste numa única preocupação, investiga somente a causa de uma coisa: Portugal. E constitui, como que a brincar, como se não o quisesse, um dos ensaios mais sérios, mais originais sobre o que somos.»
  Do prefácio de José Tolentino Mendonça

"A Viagem do Caminheiro da Alvorada - Nº 5 "de C. S. Lewis

Editor: Editorial Presença


Sinopse: Uma história mágica, repleta de aventura, humor e fantasia, com milhões de leitores em todo o mundo.

Em A Viagem do Caminheiro da Alvorada, quinto volume da série As Crónicas de Nárnia, Lucy e Edmund vão passar umas aborrecidas férias a casa de um primo que é insuportavelmente certinho. Quem lhes dera ter ido com Peter, o irmão mais velho, para casa do professor Kirke! Lá, poderiam tentar visitar Nárnia de novo - ou, ao menos, ter ido com os pais e a irmã aos Estados Unidos…

Eustace, o primo, é mesmo um chato de primeira, mas as férias estão longe de ser o que os irmãos esperavam. É que, enquanto discutem em frente a um quadro da tia Alberta, são os três transportados para Nárnia, para o mar alto, onde reencontram o príncipe Caspian e são recolhidos pelo seu barco: o Caminheiro da Alvorada.

"O Hotel de Vidro" de Emily St. John Mandel

Editor: Editorial Presença

Sinopse: 
Um enredo em que suspense, sobrevivência e culpa medem forças lado a lado com amor, desilusão e consequências absolutamente inesperadas.

Vincent é a bela empregada de bar do Hotel Caiette, um palácio de vidro e cedro na extremidade mais a norte da Ilha de Vancouver. Jonathan Alkaitis, um financeiro de Nova Iorque, é o proprietário do hotel. Quando entrega a Vincent o seu cartão de visita acompanhado de uma gorjeta, começa assim uma vida em conjunto.

Nesse mesmo dia, uma figura encapuçada escrevinha um recado na parede de vidro do hotel: «Porque não engoles pedaços de vidro?» Leon Prevant, executivo de transportes marítimos de uma firma chamada Neptune-Avramidis, vê o recado no bar do hotel e fica profundamente abalado.

Treze anos mais tarde, logo após a implosão de um imenso esquema Ponzi em Nova Iorque, Vincent desaparece misteriosamente do convés de um navio da Neptune-Avramidis.

Cruzando as vidas destas personagens, O Hotel de Vidro alterna entre o navio, as torres de Manhattan e a natureza selvagem da região remota da Colúmbia Britânica, pintando um retrato avassalador de ganância e culpa, de fantasia e ilusão, de arte e dos fantasmas do passado.

"O Bebé Montessori Os primeiros 12 meses" de Simone Davies e Junnifa Uzodike

Editor: Editorial Presença

Sinopse: 
O companheiro para os primeiros doze meses do seu bebé.

O Bebé Montessori chegou para ajudar os pais, dando-lhes o apoio de que precisam e a paz que procuram.

Escrito pela autora de A Criança Montessori, também publicado pela Editorial Presença, este livro oferece-nos o abc dos princípios Montessori, para que possamos educar os nossos filhos, no primeiro ano de vida, com um método que assenta no amor, no respeito, na compreensão- e sim, que resulta numa surpreendente sensação de tranquilidade.

A primeira coisa que temos de interiorizar é que, com os nossos bebés, menos é mais - menos coisas, mas também menos pressa: na hora de comer, de mudar a fralda, e em tantas outras rotinas diárias. Depois, é crucial estabelecer um espaço sim, onde o bebé possa explorar tudo em segurança, seja com as mãos ou com a boca, e criar atividades para estimular o desenvolvimento; mas, logo a seguir, deixar acontecer: o papel dos pais é preparar o terreno, e não ser a distração do bebé.

Neste guia encontramos dicas e respostas a muitas questões, além de um vasto conjunto de atividades a desenvolver. E mais: a leitura deste livro pode inspirar-nos a transformar a nossa casa num porto seguro muito mais tranquilo para toda a família.

"Os Meus Problemas" de Miguel Esteves Cardoso

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: 
«As crónicas aqui reunidas são de tal forma extraordinárias que é difícil escolher a melhor. Li Os Meus Problemas de ponta a ponta, acabando por nomear dezoito. Após várias releituras, consegui atribuir o prémio a «A felicidade». Os motivos que me levaram à escolha são variados, mas julgo que o factor decisivo foi o ter descoberto que existia alguém na minha pátria com a ousadia suficiente para se declarar feliz. Os portugueses de quem o Miguel nos fala são analisados com ternura, o que exige um tipo de prosa diferente da usada pelos intelectuais lusos obcecados com a questão da identidade nacional. Ele nunca teve de viver dentro de um labirinto da saudade, não foi obrigado a sentir medo de existir, nem se entregou à autoflagelação.

A certa altura, o Miguel conseguiu escapar ao destino de um professor catedrático para se instalar na menos prestigiada profissão de jornalista. Foi uma escolha acertada. Nos jornais é hoje clara a divisão entre a época pré-MEC e a pós-MEC. Por outro lado, o que escreve sobrevive ao tempo, o que deve estar ligado ao facto de nunca se ter interessado pela conjuntura política. O que o fascina é o quotidiano.»
Do prefácio de Maria Filomena Mónica

"O Trono de Prata - Nº 6" de C. S. Lewis

Editor: Editorial Presença

Sinopse: 
Uma história mágica, repleta de aventura, humor e fantasia, com milhões de leitores em todo o mundo.

O Trono de Prata é o sexto volume da série As Crónicas de Nárnia, um clássico da literatura infantojuvenil apreciado em todo o mundo e que J.K. Rowling, a célebre autora da saga Harry Potter, elege como a sua principal inspiração na criação do mundo potteriano.

Neste volume, entramos novamente no maravilhoso reino de Nárnia e acompanhamos Jill e Eustace numa aventura tão empolgante quanto imprevisível. Nada faria prever que, num dia igual a tantos outros passados naquela escola aborrecida, os dois colegas vissem abrir-se diante de si a porta que os iria levar, num sopro de magia, para a maior odisseia das suas vidas.

A missão?
Salvar um príncipe que há muito se encontra preso ao feitiço maléfico de uma dama belíssima.

O trono de Nárnia está sem sucessor e os corações dos seus súbditos entristecem-se com a longa ausência do jovem príncipe. Mas não será por muito mais tempo… Os seus salvadores estão a caminho do castelo da cidade subterrânea e enfrentam já os muitos inimigos que os ameaçam.

"O Futuro Já Não É o que Nunca Foi - Uma teoria do presente" de Francisco Louçã

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: 
«Todo o futuro é fabuloso», escreve Alejo Carpentier. Será? E será uma fábula feliz ou uma efabulação quimérica? A resposta está no presente, aquele que hoje vivemos, que é o de uma sociedade de medo. Foi isto que desaprendemos com a pandemia: o medo dos outros ou de nós próprios fechou-nos numa vida em zapping, mergulhou-nos em identidades ilusórias no Facebook, avassalou-nos com imagens dominadas pelo tribalismo - seja de religiões fanatizadoras, seja de supremacismo agressivo. O nosso mundo está a mudar e ressurgem fantasmas do passado, a necropolítica, que usa a destruição como normalização, e a bufonaria, que eleva títeres ao poder fazendo com que, como adivinhava Foucault, «o grotesco seja um dos procedimentos essenciais da soberania arbitrária».

O Futuro Já Não É o Que Nunca Foi discute esta modernidade destroçada. Mostra como o predomínio da intoxicação nas redes sociais constitui uma tecnologia da razão sonâmbula, com um regime de avalancha que esgota a informação e que se constitui como arma do capitalismo tardio, com a plataformização do trabalho e a vigilância dos dados da nossa vida. Tornámo-nos cobaias do maior espaço social que existe, sem regras que não sejam as da privatização por um mercado totalitário, e é nele que nasce a agressividade da extrema-direita trumpista, ou da multidão dos seus seguidores. A resposta, urgente, é a luta pela democracia como força emancipatória e como responsabilidade social. Este livro propõe-lhe que nem espere nem desespere: é no presente que definimos a nossa vida.



"Prova-me" de Lúcia Vaz Pedro

Editor: Manuscrito Editora

Sinopse: 
Ao fim de dez anos de casamento, Raquel sente-se cansada da rotina sexual. Para manter acesa a chama da paixão, decide desafiar o marido a proporcionar-lhe uma nova experiência. Ele acede ao pedido e oferece-lhe uma noite inesquecível com outro homem. Só impõe uma condição: Raquel terá de estar sempre de olhos vendados.

O que era para ser um simples jogo transforma-se numa obsessão. Raquel não consegue esquecer o homem com quem esteve, aquele que o marido lhe colou à pele. Agora, tudo o que ela mais deseja é descobrir a pessoa que mudou a sua vida para sempre. Quem é ele? Que memórias terá daquela noite? E, mais importante ainda, conseguirá o seu casamento sobreviver ao momento em que finalmente o encontrar?

Numa trama viciante, a autora Lúcia Vaz Pedro leva-nos numa viagem erótica e envolvente pelas fantasias mais secretas e profundas das mulheres.

Uma história inesquecível de mistério, romance e, claro, muito sexo.

"Portugal e o Mundo numa Encruzilhada Para onde vamos no século XXI?" de António Costa Silva

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: 
Dos recursos naturais ao clima, à tecnologia e à geoestratégia, uma visão inspiradora para o futuro de Portugal.
Para onde vamos no século XXI? Quais as tendências que estão a formatar a evolução da geopolítica, da economia, da luta contra a ameaça climática, dos riscos e crises que nos assolam? Porque é que não temos sido capazes de responder à altura? Qual o motivo para não conseguirmos evitar que milhões de pessoas passem por um sofrimento indizível cada vez que um acontecimento imprevisto paralisa o funcionamento das nossas sociedades? Porque é que não nos preparamos? E Portugal? O que podemos nós fazer por este país? Que problemas e desafios temos de superar na próxima década?

Portugal e o Mundo numa Encruzilhada analisa estas e outras questões e procura obter respostas. Mas muitas vezes essas respostas suscitam novas perguntas. Nunca devemos deixar de perguntar. O espanto, como escreveu Platão, é o motor do conhecimento. Este é um livro urgente e essencial, que nos convoca a refletir, a envolvermo-nos e a fazermos parte da mudança necessária.

"Um Bom Casamento" de Kimberly McCreight

Editor: Editorial Presença

Sinopse: 
Uma mulher violentamente assassinada.
As perigosas cedências que fazemos para continuar juntos.
E todos os segredos que guardamos para mostrar ao mundo Um Bom Casamento.

Lizzie Kitsakis está a fazer serão quando recebe uma chamada. Horas extraordinárias são a norma na Young & Crane, uma firma de advogados de topo, mas seriam mais fáceis de aceitar se Lizzie lá estivesse por vontade própria.

Antes, trabalhara como procuradora federal, mal remunerada mas feliz. Tinha tudo o que sempre desejara - o emprego de sonho e um marido inteligente e dedicado. Mas, de repente, tudo se desmoronara. Não, é mentira. Não fora repentino, pois não? Há muito que os problemas no casamento de Lizzie tinham começado a revelar-se. Só que ela tinha imenso jeito para olhar para o lado.

A última coisa de que Lizzie precisa agora é do telefonema de um preso a pedir-lhe ajuda - mesmo que Zach Grayson seja um amigo de longa data. Porém, ele está desesperado: a mulher, Amanda, foi encontrada morta ao fundo das escadas da sua casa em Brooklyn. E Zach é o principal suspeito.

Quando é arrastada para o coração sombrio do idílico bairro de Park Slope, Lizzie descobre que Zach e Amanda não são o que parecem - e que os amigos do casal, um grupo restrito de pais da elitista escola Brooklyn Country Day, talvez também tenham os seus próprios segredos perturbadores. Depois de tudo isto, Lizzie pergunta a si mesma se o seu casamento poderá ser salvo.

E, para começo de conversa, o que é um bom casamento?

cardapio.pt @ 14-7-2021 19:35:37


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros