Novidades Livros (1 a 8 de dezembro de 2021)

cardapio.pt @ 30-11-2021 17:50:28

"Harry Potter e a Câmara dos Segredos" de J. K. Rowling; Ilustração: MinaLima

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Harry Potter mal pode esperar para voltar a Hogwarts depois de um verão solitário e sem magia. Mas o segundo ano escolar estará repleto de novos desafios, desde um arrogante professor, de seu nome Gilderoy Lockhart, passando por um espírito que assombra a casa de banho das raparigas, chamado Murta Queixosa, até à atenção indesejada da irmã mais nova de Ron Weasley, Ginny.


Porém, todos estes problemas parecem insignificantes quando alguém - ou algo - começa a transformar os estudantes de Hogwarts em pedra. Será Draco Malfoy, um rival cada vez mais perigoso, o responsável? Poderá ser Hagrid, cujo misterioso passado é finalmente revelado? Ou o culpado será aquele de quem toda a escola suspeita? O próprio Harry Potter?

Com fantásticas ilustrações e elementos interativos em papel criados pelo premiado estúdio MinaLima, esta edição do segundo volume da saga Harry Potter irá certamente deslumbrar leitores de todas as idades.

"Sinopse de Amor e Guerra" de Afonso Cruz

Editor: Companhia das Letras

Sinopse: Theobald Thomas e Bluma Janek estão fadados a ficar juntos desde que vêm ao mundo. Os livros são o seu ponto de encontro. Mas a Berlim do pós-guerra, uma cidade enlutada e dividida, haverá de contrariar o que o destino parecia ter escrito.


Numa noite de Agosto, sem aviso, o chão de Berlim é rasgado pelos alicerces de um muro o mais famoso da História e a promessa do primeiro beijo fica adiada.

O novo romance de Afonso Cruz parte de uma trama real em que o amor e a guerra se entrelaçam para questionar certos limites, encontrando no fado individual de dois amantes o reflexo de algo universal: o que seríamos capazes de fazer por paixão, que barreiras ultrapassaríamos? Pode o amor saltar muros sem que alguém se magoe?

"Era Uma Vez Jorge Sampaio - Histórias e imagens"

Editor: Tinta da China

Sinopse: Esta homenagem visa celebrar as qualidades humanas de um ser excecional e consensualmente reconhecido como tal nos mais diversos quadrantes da nossa sociedade. Cada um dos autores escreveu um pequeno texto inédito que, a partir de uma experiência de contacto pessoal com Jorge Sampaio, permite realçar aspetos mais ou menos conhecidos e marcantes da sua personalidade tão cativante e multifacetada. A maior parte dos autores são bem conhecidos: da política, da diplomacia, da cultura, da cidadania.


Com enfoque nos laços pessoais, participam a família e os amigos de seis e sete décadas, cumplicidades forjadas nos bancos do liceu e da faculdade, na luta académica de 1962, na resistência ao Estado Novo, no exercício da advocacia, na construção de democracia. No mesmo espírito, participam também mais de uma centena de fotojornalistas. Através das suas imagens, acompanha-se a atividade frenética e muitíssimo variada do homenageado: como secretário-geral do PS, presidente da Câmara de Lisboa, Presidente da República e, depois, cidadão empenhado em múltiplas iniciativas, dentro e fora do país.

COORDENAÇÃO DE JOÃO BONIFÁCIO SERRA, JORGE SIMÕES, JOSÉ GAMEIRO, JOSÉ PEDRO CASTANHEIRA, COM A COLABORAÇÃO DE PAULO PETRONILHO

"No Sonho Selvagem do Alquimista" de Mariana Mortágua

Editor: Tinta da China

Sinopse: 
Como se cria o dinheiro? Quem é que controla a criação do dinheiro? E quem o detém? Como é que as nossas vidas são condicionadas pelo sistema financeiro mundial?

Neste livro destinado ao grande público, Mariana Mortágua explica os principais processos de criação de moeda e o modo de funcionamento dos bancos. Acompanhando a sua evolução desde a Idade Média, a autora reflete sobre o poder associado às relações financeiras e de dívida. E sobre as novas formas de poder financeiro, nomeadamente a «banca-sombra» e as criptomoedas. O principal argumento é que a moeda, a banca e a finança são demasiado importantes para se manterem fora do espaço de discussão e decisão democráticas.

"Auschwitz como nunca foi contado. Um romance em dois volumes - O Mágico de Auschwitz | O Manuscrito de Birkenau | inclui Dossiê Histórico" de José Rodrigues dos Santos

Editor: Gradiva

Sinopse: O Mágico de Auschwitz e O Manuscrito de Birkenau mostra-nos a Shoah como ela jamais foi mostrada.


Baseando-se em acontecimentos verídicos e em personagens reais, José Rodrigues dos Santos leva-nos até ao coração das trevas e revela-nos episódios desconhecidos do Holocausto, incluindo o papel que o misticismo e o esoterismo desempenharam na Solução Final.

Duas das mais importantes obras da literatura portuguesa contemporânea.

"Uma Vez Não São Vezes! - 90 receitas de sobremesas das 50 às 750 kcal" de Ariana Costa e Ana Goios

Editor: Caminho das Palavras

Sinopse: Noventa receitas de sobremesas, diferentes do ponto de vista nutricional, mas com um ingrediente em comum: uma pitada de bom senso.


Mais do que as receitas das suas sobremesas favoritas, neste livro vai encontrar tudo o que precisa de saber sobre açúcar e respetivos substitutos, orientações nutricionais para a seleção de ingredientes e, ainda, alguns truques e dicas práticas para o sucesso das receitas.

"Quatro Contos Consonantes" de Margaret Atwood

Editor: Ponto de Fuga

Sinopse: Na esteira das tradicionais histórias de encantar, a multipremiada escritora Margaret Atwood inventou Quatro Contos Consonantes, ilustrados, nesta tradução portuguesa, com o traço distintivo de Sebastião Peixoto. Através da aliteração — isto é, de repetições propositadas e recorrentes de determinadas consoantes (como neste texto de apresentação repleto de T) —, a autora construiu narrativas curtas, ora tenebrosas, ora hilariantes, que prometem estimular e divertir leitores de todos os estratos etários.

"A História da Filosofia - Toda a sabedoria das grandes mentes da humanidade" de Will Durant

Editor: Cultura Editora

Sinopse: A História da Filosofia é uma viagem pelas mentes mais desafiantes da humanidade: Platão, Sócrates, Aristóteles, Francis Bacon, Espinosa, Descartes, Voltaire, Rousseau, Immanuel Kant, Hegel, Arthur Schopenhauer, Herbert Spencer, Friedrich Nietzsche...


Destes autores, devidamente contextualizados e com subtis referências de interconexão, o celebrado filósofo e historiador americano Will Durant retira uma admirável simplicidade discursiva, levando conteúdos densos aos leitores menos experimentados nestas matérias.

Para lá da pesquisa e do conhecimento teórico, Durant viajou, na prática, aos locais onde os referidos pensadores desenvolveram as respetivas ideias, elaborando um mapa cultural incrivelmente detalhado.
Toda a sequência de pensamento do Mundo Ocidental está resumida por Durant.

"A Metamorfose do Comunismo na China" de Xulio Ríos

Editor: Kalandraka

Sinopse: O primeiro centenário do Partido Comunista Chinês (PCC), fundado em 1921, oferece a oportunidade de realizar um balanço não só da sua evolução, como da do próprio país. Com o triunfo da revolução liderada por Mao Tsé-Tung em 1949, a China iniciou uma nova etapa caracterizada pela procura de uma modernização que lhe permitisse deixar definitivamente para trás séculos de decadência. O PCC, com os seus erros e acertos, é o artífice da surpreendente transformação da China. A ideologia e as políticas do PCC sofreram, durante os mais de setenta anos em que o Partido esteve à frente do país, importantes mudanças que situaram a China no topo das superpotências.


Xulio Ríos analisa com minucioso rigor as transformações ao longo da história do PCC; uma história marcada por etapas ideológicas fundamentais: maoismo, denguismo e xiismo,que fizeram - e fazem - com que a China prossiga por um caminho próprio e original.

"Do Chiado a Veneza" de Júlio César Machado

Editor: Tinta da China

Sinopse: Júlio César Machado ruma a Veneza em vésperas da Terceira Guerra da Independência italiana (1886). Ao cronista em viagem, contudo, a convulsão política pouco interessa. Aquilo que o move, fazendo jus à sua dedicação às artes de palco, é acima de tudo poder frequentar os teatros, rendido ao sentimento musical dos italianos. Com enorme graça, acutilância de observação e linguagem apurada, as crónicas e as efabulações desta viagem - um bestseller no seu tempo - fizeram as delícias dos leitores oitocentistas, e é de elementar justiça dá-las a conhecer ao século XXI.

"Harry Potter - Um Ano Mágico" de J. K. Rowling

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Deixem que a arte de Jim Kay vos conduza numa viagem mágica...


As ilustrações de Jim Kay para as edições do tão adorado Harry Potter, de J.K. Rowling, encantaram gerações. Cheio de magia, este magnífico anuário reúne uma seleção de algumas das mais icónicas ilustrações - incluindo esboços e desenhos inéditos -, juntamente com 366 citações da série Harry Potter.

Neste anuário, podemos ver as estações mudar, celebrar aniversários e reencontrar as nossas personagens favoritas, enquanto a incomparável feitiçaria artística de Jim Kay conjura um ano mágico em Hogwarts a tinta, lápis e píxeis.

Experimenta um pouco da magia de Harry Potter todos os dias do ano.

"Receitas do Dia a Dia com a Companion - Guia de sobrevivência para famílias ativas" de Moulinex

Editor: Moulinex

Sinopse: Um estilo de vida saudável passa por uma boa alimentação. Uma boa alimentação passa por ingredientes frescos e por métodos de cozedura que preservem as suas propriedades. Por isso, não há comida mais saudável do que a caseira e não há melhor Chef do que nós próprios!


Por isso, a Moulinex, marca líder no segmento dos pequenos eletrodomésticos para a cozinha, desde as suas origens, desenvolve produtos com o objetivo de tornar o cozinhar mais fácil. A Companion, o robot de cozinha multifunções da marca, foi desenvolvida para simplificar a confeção de pratos, dos mais simples aos mais elaborados, delegando ao robot a execução de passos completos ou receitas completas, poupando tempo para se dedicar ao que mais gosta.

Contudo planear uma refeição e pensar em ideias é, para muitos, a parte mais difícil do processo: a organização de uma ementa semanal e o planeamento das refeições é uma das chaves para uma alimentação equilibrada e saudável. Este livro nasce com o propósito de inspirar com receitas do dia a dia e de ajudar a organizar a sua cozinha: com 100 receitas divididas entre entradas, pratos principais e sobremesas, 6 vídeo receitas e 2 vídeos de dicas culinárias acessíveis por QRCode e um planner de 4 semanas pensado para alternar as 100 receitas, vai ser um aliado adicional e muito valioso para ter e proporcionar à sua família uma alimentação variada e equilibrada.

"O Império - Uma História Política do Cristianismo - Livro 2 - Sodoma e Gomorra" de Olivier Bobineau

Editor: Gradiva

Sinopse: O Império é a primeira história política em banda desenhada da mais antiga instituição do mundo: a Igreja.


Sodoma e Gomorra (séculos XIII a XVI), segundo volume da série, encena o horror da Inquisição, das cruzadas, da Reforma, das guerras de religião, da decadência dos papas Bórgia, ou o nascimento da universidade e a obra de Miguel Ângelo Vários acontecimentos fundamentais que ainda ecoam hoje.

Esta narrativa gráfica cruza a história de Deus e do Diabo, de ganância e miséria, de graça e libertinagem sexual, de serenidade e violência.

"Caderneta de Lembranças" de A. M. Pires Cabral

Editor: Tinta da China

Sinopse: Caderneta de Lembranças é o terceiro título do autor na Colecção de Poesia dirigida por Pedro Mexia. Este é também o segundo livro que Pires Cabral publica em 2021, depois do romance Feliciano.

O QUE DIZ O GALO DO CATA-VENTO
Eis-me reduzido a demonstrar
a inconstância dos ventos.

Nunca na vida fui tão maltratado.
Fazerem-me isso a mim
— a mim, que tenho cóleras e brios
como nenhuma outra ave tem;
a mim, que me visto, como os reis,
de sedas, veludos e arminhos;
a mim, que cantando na manhã
dou o sinal sem o qual o Sol
não se atreve a nascer;
a mim, que governo o meu reino
de vinte metros quadrados
com assídua lascívia, aptamente exercida
sobre o meu harém de vinte e tal
cloacas prestimosas.

E — só por escárnio! — fazerem de mim alcoviteiro do vento!

"Civilização - O contributo da Europa para a civilização universal" de Kenneth Clark

Editor:  Gradiva

Sinopse: Uma narrativa arrebatadora do percurso da Europa Ocidental na sequência do colapso do Império Romano, produzindo ideias, livros, edifícios, obras de arte, gerando os grandes criadores e personagens marcantes da civilização europeia e, por isso, no mundo.


Um roteiro singular para uma viagem pela arte, as realizações materiais, o património imaterial, um encontro com grandes figuras históricas da Europa que fizeram a civilização. Num momento em que novos obscurantismos ameaçam a civilização, a leitura desta obra única é uma bênção e uma esperança.
Civilização ocupa-se de algo que está a cair em desuso: o papel do legado europeu no desenvolvimento do espírito humano. Em especial de grandes homens como Dante, Miguel Ângelo, Bernini, Bach ou Voltaire, embora a lista não se limite aos nomes óbvios. E sendo o enfoque a Europa Ocidental, o autor não ignora o contributo de outras latitudes para o progresso da humanidade. Kenneth Clark foca-se nos episódios cruciais da civilização. Conduz o leitor numa visita emocionante pelas obras do génio europeu, em arquitectura, escultura e pintura, filosofia, literatura e música, ciência e engenharia. Com base numa abrangente contextualização histórica, leva-nos a conviver com o extraordinário elenco dos homens e mulheres que deram nova energia à civilização e alargaram a nossa compreensão do mundo e de nós próprios.

"Como Ler Pessoas" de Patrick King

Editor: Nascente

Sinopse: Descodifique o comportamento humano, compreenda-se a si mesmo e decifre as pessoas que o rodeiam.


Como Ler Pessoas não é só mais um livro sobre a leitura da linguagem corporal e de expressões faciais. Sim, também inclui essa competência, bem como novas técnicas para detetar mentiras no dia a dia, mas debruça-se mais sobre a compreensão da psicologia humana.

Temos de admitir que a maioria dos nossos problemas diários não estão relacionados com a situação em si, mas com a pessoa com quem lidamos. Seja ela um familiar, um colega ou a nossa cara- -metade, é provável que haja lacunas na compreensão dessa pessoa. Imagine que conseguia ler os outros, as suas motivações, como agem… No fundo, imagine que se conseguia relacionar melhor com toda a gente.

Patrick King reúne neste livro o seu instinto natural para a análise humana e as últimas pesquisas científicas nesta área, para o ajudar a alcançar melhores relacionamentos, maior autoestima, mais confiança, autoconhecimento e realização.

Com este livro será capaz de:

Compreender os sinais subtis que está a transmitir e aumentar a sua inteligência emocional;
Aprender estratégias rápidas para se familiarizar com estranhos;
Influenciar os outros;
Melhorar as aptidões para a negociação, e muito mais.

Considerado o Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas dos tempos modernos.

"Não Acredito Senão em Deus" de José Diogo Madeira

Editor: Ego Editora

Sinopse: Uma coletânea de textos escritos durante os meses da pandemia refletindo as dificuldades e tensões provocadas pelo confinamento a que todos fomos obrigados.


Neste livro, José Diogo Madeira reflete sobre o sentido da vida, daquilo a que vulgarmente chamamos alma, sobre as dificuldades de viver em sociedade e no grande mistério que desde sempre encanta a humanidade: quem ou o quê nos criou e com que propósito? Afinal de contas, não é isso que todos queremos saber?

"Genuinamente a Sorrir - A minha vida dentro e fora das redes" de Constanza Ariza

Editor: Nuvem de Tinta

Sinopse: «O que te faz feliz? O que gostas de fazer? Tenho a certeza que vamos conseguir responder a essas perguntas. O que eu mais gosto de fazer é dançar. Entrei nas redes sociais e comecei a publicar vídeos meus a fazer aquilo que gosto, que já fazia desde pequenina. Eu estou sempre a sorrir nos vídeos, porque estou genuinamente a gostar de fazer aquelas danças. É o meu lugar feliz. Seja qual for o teu, não te esqueças: diverte-te.»


Constanza Ariza chegou aos mais de 900 mil seguidores no TikTok a dançar e a sorrir. A ser ela mesma, sem medos nem vergonhas. E quer contar-te como tudo aconteceu e como se tornou a pessoa que é hoje. Pelo caminho vai revelar alguns segredos e fotografias de infância nunca vistas. Ah! E diz aos teus pais que aqui também há dicas para eles, de como lidar com as redes sociais, escritas pelos pais da Constanza!

"Arsène Lupin: A Coleção Essencial" de Maurice Leblanc

Editor: Cultura Editora

Sinopse: Arsène Lupin, o mais célebre ladrão do início do século XX, lendária personagem criada pelo génio de Maurice Leblanc, habita um mundo de vinte e um títulos publicados, além de presenças em várias coleções de contos. Mas a essência charmosa do espaço parisiense onde se movimenta, a encantadora inteligência com que se desenvencilha da polícia e de outros inimigos, concentra-se nas histórias apresentadas em Lupin: A Coleção Essencial.


Arsène Lupin — O Cavalheiro Ladrão e Arsène Lupin contra Herlock Sholmès trazem-lhe todas as referências da ficção policial clássica.

Esta coleção que agora segura, bonita, de capa dura, valiosa… se o leitor conhecesse Lupin, talvez ele lha levasse sem que desse por isso, ou talvez o iludisse a crer que tinha em sua posse uma edição especial quando na verdade tinha uma falsa, ou talvez preparasse um plano, com a elegância de um aristocrata, para que não tivesse alternativa a não ser entregar-lha de livre vontade.

Lupin é tão fascinante que, por absurdo, seria um prazer ser roubado por ele.

"A Expansão Portuguesa Um prisma de muitas faces" de Luís Filipe F. R. Thomaz

Editor: Gradiva

Sinopse: A expansão portuguesa constituiu um fenómeno histórico de grande diversidade e de muito maior heterogeneidade do que a espanhola. Teve lugar à escala de três oceanos e três continentes, onde as condições geográficas, sociais, económicas e políticas eram muito mais variadas, conferindo lhe desde o início uma imensa complexidade. As crónicas da época, no entanto, não permitem divisar isso de modo claro por diversas razões.


Os projectos fracassados e os êxitos fortuitos repõem a dimensão humana dos ideólogos e dirigentes de antanho; se os ignorarmos, os seus artesãos parecem transcender a natureza humana e transformam-se em super homens dotados de uma visão profética e praticamente infalível do futuro o que, na realidade, só raras vezes ocorreu.

Este livro é uma tentativa de os reduzir às suas reais dimensões e de escrever a história das massas e não apenas a das suas figuras de proa; e, ao mesmo tempo, de situar o fenómeno expansionista português, em cada uma das suas múltiplas vertentes, no seu contexto geográfico, político e cultural.

Fruto de uma conferência proferida na Universidad de los Andes, este livro foi originalmente redigido em castelhano, tendo sido depois publicado em francês. Aparece agora em português, em versão cuidadosamente revista pelo autor.

"Oráculo das 7 Energias" de Colette Baron-Reid

Editor: Farol

Sinopse: Colette Baron-Reid é conselheira intuitiva.

Autora do bestseller Sabedoria do Oráculo.

A sabedoria da energia do número 7 pode encontrar-se em inúmeras culturas por todo o mundo, nos sistemas de crença existentes ao longo de toda a História e, também, na sua vida atual.

A influência do 7 reflete-se na forma como pensa, como toma decisões, como se encontra em si mesmo e nas condições do mundo à sua volta. Recorrendo à energia do 7, este oráculo revela de que modo, enquanto indivíduos, experienciamos as nossas vidas, proporcionando-nos um enquadramento mais completo para podermos tomar decisões fundamentadas.

Com a orientação da mestre intuitiva e especialista em oráculos Colette Baron-Reid poderá despertar para o poder da fonte dentro de si, tornando-se num canal para a abundância divina e seus milagres.

Oferta de um baralho de 49 cartas.

"Afeganistão - Episódios de uma Guerra Perdida" de Carlos Branco

Editor: Instituto da Defesa Nacional

Sinopse: Publicado pelo Instituto da Defesa Nacional (IDN), o livro Afeganistão - Episódios de uma Guerra Perdida, da autoria do Major-General Carlos Branco, é o resultado de uma observação atenta à estratégia da intervenção militar multifacetada dos EUA e da NATO no Afeganistão.


Tomando como ponto de partida a sua experiência no terreno, na qualidade de porta-voz do Comandante das forças da NATO no Afeganistão e, simultaneamente, Chefe da Secção de Coordenação da Informação, o autor oferece-nos uma perspetiva diferenciada e rica sobre os episódios relacionados com as estratégias e sua evolução, designadamente no campo da contrassubversão, comunicação estratégica, opções políticas, dinâmicas regionais e rivalidades, debruçando-se também sobre as lições aprendidas e melhores práticas.

Carlos Branco é investigador do IPRI e investigador associado do IDN. Desde 2009 escreveu mais de quatro dezenas de artigos e ensaios sobre os problemas da subversão e do combate contra subversivo aplicado ao caso do Afeganistão.

Em reconhecimento dos seus serviços no Afeganistão foi condecorado pelo presidente Hamid Karsai com a Medalha Baryal (1º grau).

"Devoção" de Dean Koontz

Editor: TopSeller

Sinopse: Woody Bookman nunca proferiu uma palavra nos seus 11 anos de vida. Nem quando o pai morreu num estranho acidente. Nem quando a mãe, Megan, lhe diz que o ama. Woody acredita, no entanto, que a morte do pai não foi acidental, mas causada por um mal monstruoso que agora o ameaça a ele e à mãe. E Woody não está sozinho nos seus pensamentos: algures, um aliado desconhecido ouve-o, como mais ninguém consegue.


Kipp, um golden retriever com um dom incrível, é guiado por um sentimento de devoção ímpar pelos humanos. Quando capta os pensamentos de Woody e percebe o risco que ele corre, Kipp tudo faz para o encontrar e ajudar, antes que seja tarde demais.

As suspeitas de Woody concretizam-se. Um homem impelido por um desejo incontrolável de poder está atrás dele e de Megan para colocar em prática um plano terrível. Pelo caminho, vai deixando um brutal rasto de morte e destruição, e a cada dia os seus poderes vão crescendo. Será necessária uma força do bem muito especial para o conseguir travar.


"Desbravando... Alma e Coração" de Diogo Lourenço

Editor: Heteronimus

Sinopse: Nesta obra, o autor retrata sentimentos e situações que fazem parte da vida de todos nós. O leitor, poderá sentir como suas as palavras descritas, que lhe são dirigidas diretamente ao coração, provocando um elencar de sensações, sobrevoando cada poema, como que sobrevoando a sua própria vida.


Sem dar por isso, vagueia dentro de si, desbravando a sua alma, e tudo o que por vezes está refundido e poucas vezes pensado. Irá sentir-se parte viva dos poemas, dos versos, das palavras…navegando na sua leitura.

Numa escrita poética, o leitor irá mergulhar no seu eu, sentir alegria, tristeza, sorrir, chorar…mas no fim, encontrará sempre força e vontade para lutar e viver, nunca somente sobreviver.

"Acredita Coisas Boas Acontecem - Edição aumentada" de Sofia Castro Fernandes

Editor: Editorial Planeta

Sinopse: A M O R

Manter a certeza de que no fim só vai mesmo importar o quanto cuidámos de nós, o quanto lutámos por nós e o quanto fomos corajosos para saber manter o que é de manter e para saber deixar ir o que não nos faz sorrir.

F É
Nem sempre precisamos de um plano. Às vezes, só precisamos de parar, respirar, olhar em frente e acreditar com toda a fé: a vida sabe sempre onde é o nosso lugar. Seguimos.

C O R A G E M
Aconteça o que acontecer, venha o que vier: nunca nada está perdido.

Estão são para mim as três bússolas que norteiam a vida: Amor, Coragem, Fé. Acredito que é impossível separá-las, dividi-las, ordená-las ou viver sem elas. São combustível para a vida.

Sofia Castro Fernandes, autora do às 9 no meu blog, traz-nos um livro escrito com o coração, recheado de esperança e otimismo. Crescer doí, a vida muitas vezes é injusta, mas podemos escolher procurar sempre o raio de sol que nos diz que há recomeços, há futuro à nossa espera. Podemos sempre acreditar que coisas boas acontecem.

NOTA DO AUTOR«Há que olhar para dentro e reinventar o que somos, o que queremos da vida. Há que deixar para trás tudo o que demos como adquirido, todas as verdades que achámos absolutas e usar as ferramentas que a vida nos vai trazendo para seguir caminho. E enquanto houver um novo dia à nossa espera, haverá sempre possibilidades. E então, vale a pena seguir. Ir e tentar, uma e outra vez.»

"O Diário de um Banana 1 - Edição Especial Filme de Animação" de Jeff Kinney

Editor: Booksmile

Sinopse: Com mais de 250 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo — 79 edições traduzidas pelo mundo, em 65 línguas — O Diário de um Banana é a coleção infantojuvenil mais lida em Portugal.


O primeiro livro da coleção O Diário de um Banana foi publicado em 2007. Nesse momento, os leitores puderam, finalmente, conhecer o incrível Greg Heffley, a sua família, o seu melhor amigo, Rowley Jefferson, e o incomparável toque do queijo.

250 milhões de livros mais tarde, O Diário de um Banana é a coleção mais lida e adorada por crianças e jovens de todo o mundo. E, agora, numa produção inacreditável do Disney+, o diário do Greg ganha uma nova vida: um filme de animação, a cores e em 3d. Bem fixe, não é?

"Portugal Pandémico - Um olhar diferente sobre os acontecimentos no nosso país durante a pandemia" de Manuel Lopes da Costa

Editor: Multipublicações

Sinopse: Um olhar diferente sobre os acontecimentos que assolaram Portugal durante o período de confinamento que durou entre janeiro e maio bem como nos meses subsequentes de 2021.


O Autor, ao longo desse período foi dando a sua visão diferente, assertiva, mas sempre bem-humorada sobre o principal tema mediático da semana. Assim conseguiu-se uma opinião independente sobre o futuro da TAP, os excessos de velocidade dos carros do governo, a atuação nesse período dos parlamentares dos vários políticos da extrema-direita à extrema-esquerda bem como as incongruências das várias emanações da DGS.

Desde ao apontar deficiências claras à resposta governamental inicial à pandemia e suas consequências económicas para o país até ao enaltecer da instituição militar no seu papel fundamental ao combate deste flagelo que assolou o país, o leitor encontrará nestas páginas várias razões para esboçar um sorriso ou mesmo soltar várias gargalhadas provando que se pode falar de temas muitos sérios com humor e perspicácia.

"A Melhor Lembrança" de Vi Keeland e Penelope Ward

Editor: TopSeller

Sinopse: Terceiro livro em coautoria de duas das autoras com maior sucesso em Portugal.


Será que tudo não passou de um romance de férias?

Mesmo com o casamento cancelado, decidi não me ir abaixo e aproveitar a viagem que já estava marcada, mas um enorme temporal estragou-me os planos e deixou-me sem lugar onde ficar hospedada. Na mesma situação que eu estavam centenas de outras pessoas, entre elas um homem que vi a fazer-se passar por outra pessoa para conseguir vaga num hotel. Ao perceber que a reserva incluía dois quartos, reagi de modo impulsivo e, em vez o denunciar, fingi ser a irmã dele. E foi assim que nos tornámos a Maddie e o Milo Hooker.

Passámos os dias seguintes juntos a explorar a cidade. Quando chegou o momento de nos separarmos, nenhum de nós queria fazê-lo, pelo que decidimos continuar a aventura com uma viagem de carro. Mas, por mais intensa que fosse a química entre nós, eu não estava preparada para me envolver, por isso fizemos um acordo: voltaríamos a encontrar-nos dali a três meses. Só que o regresso a casa foi mais difícil do que eu tinha pensado. Será que havia lugar para ele no meu futuro ou seriam as memórias da nossa viagem apenas uma boa lembrança?

Bestseller do New York Times

"Parceiros Desiguais - A Defesa nas Relações Europa-EUA" de Maria Carrilho

Editor: Instituto da Defesa Nacional

Sinopse: Editado pelo Instituto da Defesa Nacional (IDN), o livro Parceiros Desiguais - A Defesa nas Relações Europa-EUA, incide sobre o relacionamento entre a Europa e os Estados Unidos, seguindo como fio condutor diacrónico a questão crucial da defesa, inserida num contexto que compreende indissociáveis questões de segurança e de envolvimento social.


Apoiada em ampla documentação e investigação, com atenção ao aspeto pedagógico, esta obra inclui informação própria, destinando-se a um público alargado.

"Tomás Nevinson" de Javier Marías

Editor: Alfaguara Portugal

Sinopse: Dois homens - um deles na ficção, o outro na vida real - tiveram oportunidade de assassinar Hitler antes que ele desencadeasse a Segunda Guerra Mundial. Um mal menor teria impedido um mal maior. Se é legítimo pensar que aqueles dois homens deveriam ter disparado sobre o Führer para evitar a morte de milhões, até que ponto podemos decidir quem merece viver ou morrer?


Tomás Nevinson, marido de Berta Isla, cai na tentação de regressar aos Serviços Secretos após uma temporada de ausência. Estamos no ano de 1997. Tomás é incumbido de se deslocar a uma cidade do Noroeste de Espanha para identificar uma pessoa que, dez anos antes, participara em atentados do IRA e da ETA.

A missão é-lhe atribuída pelo seu ex-chefe, Bertram Tupra, figura ambígua que já anteriormente lhe atrapalhara a vida. Ambos são anjos desagradáveis que devem velar pela tranquilidade dos demais. Feito espião que sonda a verdade, Javier Marías constrói uma intriga inquietante, uma reflexão profunda acerca do alcance e das consequências das nossas acções.

Quão longe podemos ir para evitar o triunfo do mal? E, num mundo de claro-escuro, como podemos estar certos do que é o mal?

Tomás Nevinson é o retrato do que acontece a alguém a quem já tudo aconteceu, o retrato de um homem que tenta intervir na História e acaba desterrado do mundo.

"Vamos Todos Morrer - Edição Limitada - Biografias breves de gente que já lá está" de Hugo van der Ding

Editor: Objectiva

Sinopse: Joana dArc, Pablo Escobar, Maria Antonieta, Santo António, Rosa Parks, Napoleão, Ada Lovelace, Saramago, Lucrécia Bórgia, Jesus Cristo, Sartre, Lady Di, Bob Marley: todos mortos.


Não vale a pena esperar outra coisa da vida a não ser o seu fim. Porém, como dizia Camões, há aqueles que se vão da lei da morte libertando e, em vez de irem fazer tijolo, fazem História nem sempre pelas razões mais nobres, mas é, provavelmente, para o lado que dormem melhor.

Com as suas notas necrológicas dignas de antologia, Hugo van der Ding demonstra, todas as manhãs, na rubrica Vamos Todos Morrer da Antena 3, e, agora, com este livro, que nem a História tem de ser um relato aborrecido e soporífero dos grandes feitos e acontecimentos, nem o entretenimento tem de ser um atentado a todos os nossos neurónios.

Até ao fecho do presente livro, das 141 almas que foram desta para melhor e cujas venturas são aqui descritas, nem uma reclamou do obituário que lhe calhou em sorte.





cardapio.pt @ 30-11-2021 17:50:28


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros