Novidades Livros (20 a 26 de janeiro de 2022)

cardapio.pt @ 19-1-2022 17:32:34

O Livro dos Homens sem Luz de João Tordo

Editor: Companhia das Letras

Sinopse: O cenário é uma Londres vibrante, cidade de todas as possibilidades, e onde é, contudo, fácil afundarmo-nos na solidão, no descaminho, no escuro. Aí se entretecem histórias enigmáticas, a espaços claustrofóbicas, de gente cheia de segredos: um desconhecido com quem o protagonista mantém conversas telefónicas; um casal que fica soterrado numa casa destruída durante o blitz; um estudante que sofre de insónias e mergulha num mundo bizarro, sentindo-se ameaçado pelo vizinho do quarto contíguo; um médico que constrói uma máquina de tortura.


O livro dos homens sem luz revisita os clássicos da literatura de mistério e evidencia ecos de Franz Kafka, Paul Auster ou Edgar Allan Poe, com personagens densas, enredos intricados e desenlaces inesperados. Neste que foi o seu romance de estreia, João Tordo revelava já o fulgor e a solidez que haveriam de o confirmar como um dos mais relevantes escritores do presente.

«No segundo dia de maio de 1941 recebi uma carta do hospital de Brighton. Escrevia-me uma enfermeira em nome de um homem chamado Robert Burke, médico de profissão, e era um pedido formal para comparecer e discutir a situação de um paciente recém-internado. A carta terminava com um estranho pedido: que eu fosse acompanhado da minha família, sem qualquer justificação para tal. Na altura, eu vivia num terceiro andar no Norte de Londres, que partilhava com a minha filha Magda e uma mulher chamada Helena que se encontrava grávida de sete meses de um homem chamado Joseph. Esse homem, que cruzou a minha vida diversas vezes e por caminhos quase sempre obscuros, era sem dúvida o paciente referido na carta, e, durante dias, após recebê-la, tive de a manter em segredo, apesar do meu desejo de partilhar a novidade com a mulher que eu então amava.»

Mudam-se os Tempos, Mantêm-se os Desafios de Fernando Teixeira dos Santos

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Num livro de economia destinado ao público em geral - aos que desejem iniciar-se nos temas económicos e financeiros e, também, àqueles já familiarizados com estes assuntos -, Fernando Teixeira dos Santos desenvolve uma análise rigorosa, assente em dados estatísticos, da evolução da economia portuguesa desde meados do século xx até aos nossos dias. Fá-lo com o propósito de ilustrar a situação de Portugal quanto a três desafios fundamentais que têm condicionado o seu progresso ao longo das últimas décadas: produtividade, equilíbrio externo e finanças públicas.


Apoiado em diversas fontes de informação, com recurso a vários gráficos, quadros ilustrativos e sínteses conclusivas que ajudam a melhor compreender a evolução dos indicadores utilizados, Mudam-se os Tempos, Mantêm-se os Desafios é um olhar objetivo sobre o passado com os olhos postos no futuro, tendo como preocupação definir estratégias para vencer estrangulamentos estruturais que persistem há décadas.

Violeta de Isabel Allende

Editor: Porto Editora

Sinopse: Violeta del Valle é a primeira rapariga numa família de cinco irmãos truculentos. Nasce num dia de tempestade, em 1920, quando ainda se sentem os efeitos devastadores da Grande Guerra e a gripe espanhola chega ao seu país natal, na América do Sul.

Graças à ação determinada do pai, a família sairá incólume desta crise, apenas para ter de enfrentar uma outra: a Grande Depressão. A elegante vida urbana que Violeta conhecia até então muda drasticamente. Os Del Valle são forçados a viver numa região selvagem e remota, onde Violeta atinge a maioridade e viverá o primeiro amor.
Décadas depois, numa longa carta dirigida ao seu companheiro espiritual, o mais profundo amor da sua longa existência, Violeta relembra desgostos amorosos e apaixonadas relações, momentos de pobreza e de prosperidade, perdas terríveis e alegrias imensas. A sua vida será moldada por alguns dos momentos mais importantes da História: a luta pelos direitos da mulher, a ascensão e queda de tiranos, os ecos longínquos da Segunda Guerra Mundial.
Contado a partir do olhar de uma mulher determinada, de paixões intensas, com uma vida plena de sobressaltos, Violeta é um romance épico, inspirador e emotivo, ao melhor estilo de Isabel Allende.

A Pianista de Auschwitz A força da esperança. A coragem de resistir. de Fania Fénelon

Editor: Alma dos Livros

Sinopse: 
15 de abril de 1945. A execução dos músicos estava marcada para a parte da tarde. Fania definhava, sem esperança e à beira da morte, quando o exército aliado entrou no campo de Bergen-Belsen. Por insistência dos soldados, tocou, no único piano disponível e durante cerca de meia hora, uns improvisados God Save the King, A Marselhesa e A Internacional.

Antes de se tornar prisioneira, Fania Fénelon tocava piano e cantava em Paris. Capturada pelos nazis, foi levada para Auschwitz, onde se juntou à orquestra feminina que existia no campo, composta exclusivamente por reclusas. E ora tocava para os prisioneiros que rumavam às câmaras de gás, ora para os oficiais alemães que relaxavam das suas macabras tarefas.

Com uma capacidade surpreendente de encontrar humor e sentido onde apenas o desespero devia prevalecer, a autora relata a sua história no campo de concentração e escreve sobre o amor, o riso, o ódio, o ciúme e a tensão que atormentavam este grupo «privilegiado» de mulheres. Cada qual à sua maneira, faziam música para sobreviver num lugar onde o horror inimaginável se misturava com os pesadelos mais terríveis.

A Pianista de Auschwitz narra, denuncia e preserva a memória do que aconteceu num dos momento mais terríveis da história, e também motiva a reflexão para o contraste entre os valores éticos necessários, válidos e defensáveis diante da iminente ameaça de morte.

Uma Lady Escandalosa Série Hell’s Belles – Volume I de Sarah MacLean

Editor: TopSeller

Sinopse: Após anos a ser considerada a mulher mais escandalosa de Londres, Lady Sesily Talbot decidiu abraçar a reputação e a liberdade que acompanham esse título. No entanto, a vida que Sesily escolheu está longe de ser exclusivamente dedicada à ociosidade e aos prazeres da vida... Londres está repleta de homens perigosos e vis, e as Hell’s Belles, o grupo de mulheres reunido pela Duquesa de Trevescan ao qual Sesily se juntou, tem como missão identificá-los e puni-los.


Apesar de a impertinente Sesily chamar a atenção dos homens com quem se cruza, Caleb Calhoun, sócio da sua irmã, passou anos a tentar ignorar a sua presença, a sua beleza selvagem e os problemas que ela parece atrair... só que alguém tem de a manter fora de sarilhos durante as suas escapadelas noturnas.

Porém, ao ver-se envolvido num submundo perigoso, Caleb terá de lidar com um terrível segredo do passado que sempre tentou esconder — tudo enquanto procura não ceder à irresistível tentação de se apaixonar e entregar a Sesily. Irremediavelmente.

Escavação de James Rollins

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: No cume dos Andes, o doutor Henry Conklin descobre uma múmia com cerca de 500 anos - um cadáver que não devia estar ali… Embrenhado no interior da selva sul-americana, o sobrinho de Conklin, Sam, depara com um local absolutamente fascinante, aninhado entre dois picos de grandes proporções, uma visão oculta do olho humano há milénios.


Foram dispostas armadilhas engenhosas, letais, com o intuito de afastar os mais destemidos e imprudentes, e um tesouro para lá da imaginação de qualquer um de nós pode ser a recompensa para aqueles que manifestam a coragem face ao terrível desconhecido. Esta perigosa jornada em direção ao interior da Terra desemboca, contudo, no coração gélido e funesto de uma necrópole ancestral - onde há algo que aguarda a chegada de Sam Conklin e da sua equipa de exploradores, algo criado pela mão do Homem, mas, em simultâneo, alheio a tudo o que é humanamente possível. Uma maravilha espantosa… e aterradora.

Faz de Conta de Holly Bourne

Editor: TopSeller

Sinopse:April é simpática, é bonita e considera-se uma pessoa relativamente normal. No entanto, não consegue passar do quinto encontro romântico. Sempre que pensa que encontrou um homem em quem pode confiar, ele acaba por partir-lhe o coração. E deixá-la furiosa. Ela está farta da forma como os homens tratam as mulheres, e não percebe porque é que as mulheres continuam a querer ser amadas por eles e a fazer tudo para lhes agradar.


Se ao menos pudesse ser mais parecida com Gretel… Ela é exatamente o que todos os homens querem: uma mulher perfeita e descomplicada. É linda, descontraída, divertida, nunca se apega demasiado nem traz consigo qualquer carga emocional.

Só que Gretel não é real. E April está a fazer-se passar por ela. Assim que April «se torna» Gretel, os encontros passam a ser muito mais divertidos, sobretudo depois de ela começar a sair com Joshua, que não faz a mínima ideia do que se está a passar. Agora é April quem assume o controlo. Mas será ela capaz de controlar os seus sentimentos? E à medida que se aproxima cada vez mais de Joshua, será possível continuar a fazer de conta?

Uma leitura atual sobre feminismo, trauma e relações amorosas, que nos traz reflexões perspicazes sobre temas difíceis, sem nunca perder o sentido de humor.

O Livro da Esperança Um guia de sobreviência para tempos difícies de Jane Goodall e Douglas Abrams

Editor: Nascente

Sinopse: No mundo tão conturbado em que vivemos, como manter a esperança?

Se considerarmos o agravamento da crise climática, uma pandemia, a perda da biodiversidade e a crescente instabilidade política, manter o otimismo pode ser um grande desafio. No entanto, a esperança nunca foi tão necessária.

Neste livro imperioso, Jane Goodall e Douglas Abrams refletem, num diálogo estimulante e intimista, sobre um dos elementos da natureza humana mais desejado e menos compreendido. A lendária primatologista britânica explana, através do seu percurso de vida, os seus «quatro motivos de esperança»: O Maravilhoso Intelecto Humano, A Resiliência da Natureza, O Poder dos Jovens e o Indomável Espírito Humano.
Com base nas experiências que influenciaram as suas descobertas e crenças, Jane Goodall conta-nos como se tornou uma mensageira da esperança e deixa uma reflexão sobre algumas questões vitais:
• Como manter a esperança quando a causa parece perdida?
• Como podemos cultivar a esperança nos nossos jovens?
• Qual é a relação entre a esperança e a ação?

Este é um olhar raro e profundo sobre a natureza da esperança, mas também sobre o coração e o espírito de uma mulher que revolucionou a visão do mundo que nos rodeia.
Um guia de sobrevivência para tempos difíceis.

Limites da Fundação Fundação - Livro 4 de Isaac Asimov

Editor: Saída de Emergência

Sinopse: A guerra entre as duas Fundações terminou. Os vitoriosos cientistas da Primeira Fundação regressam ao plano há muito definido por Hari Seldon para construir um novo Império sobre as ruínas do antigo. Contudo, persistem os rumores de que a Segunda Fundação não foi afinal destruída… e de que os seus sobreviventes estão a preparar a vingança.


Exilados em Trantor, Golan Trevize e Janov Pelorat esperam encontrar pistas sobre a localização do mítico planeta que deu origem à raça humana. A crença de Pelorat na existência da Terra é considerada tão inverosímil quanto a de Trevize de que a Segunda Fundação resiste. E as verdades que ambos acabam por descobrir revelam-se muito mais estranhas do que alguma vez poderiam ter imaginado. Em 1966, a série Fundação foi eleita a melhor série de ficção científica de todos os tempos

O Escravo de Anand Dílvar

Editor: Nascente

Sinopse: Após sofrer um terrível acidente, o protagonista desta história vê-se preso a uma cama de hospital. Apesar de todos pensarem que se encontra em coma, tem os olhos abertos e está consciente, vendo e ouvindo tudo o que se passa à sua volta. Incapaz de comunicar com quem o rodeia, é tomado por um sentimento de ódio e impotência que o leva ao desespero e a invocar a morte, para acabar com o seu sofrimento.


Nesse momento, ouve uma voz interior, com quem conversa procurando encontrar um sentido para a vida. Começa então a compreender que, ao tentar fugir dos seus problemas e ao não controlar os seus pensamentos e emoções, se tornou escravo de si próprio, vivendo infeliz e carregando um pesado fardo de medos e ressentimentos.

Parte então numa viagem interior para recuperar a sua liberdade, tomando consciência de que a sua felicidade depende apenas de uma reconciliação consigo mesmo.

Sem Medo do Escândalo de Nicola Cornick

Editor: Harlequin

Sinopse: Aquela dama pouco convencional seria perfeita para o ajudar a atingir os seus objetivos!


Depois do divórcio, Lottie Cummings, uma das damas mais célebres da sociedade londrina, teve de se converter em cortesã até que um perigoso libertino decidiu resgatá-la fazendo-lhe uma oferta escandalosa. Ethan Ryder, um oficial do exército de Napoleão, foi capturado e enviado para Inglaterra como prisioneiro de guerra. Uma vez em liberdade sob fiança, Ethan começou a planear o mais audaz dos seus golpes. Mas, para isso, necessitava da ajuda de Lottie. E aquele pacto acendeu uma paixão capaz de escandalizar inclusive aquelas duas almas indecorosas.

Como Usar o Poder da Mente para Ultrapassar o Medo e a Ansiedade de Joseph Murphy

Editor: Pergaminho

Sinopse: Todos nós passamos por momentos da nossa vida dominados pelo medo e pelas mais variadas preocupações, que geram uma constante sensação de ansiedade. Esta sensação pode ter origem em fatores externos e globais, tais como as crises financeiras, o desemprego, a instabilidade social e política ou os desastres naturais e ambientais; e pode também resultar de fatores internos e pessoais, como doenças na família, problemas no emprego, falta de dinheiro, um ambiente familiar instável ou frustrações sentimentais.


Sejam quais forem os fatores que a motivam, a ansiedade pode levar-nos a viver numa constante inquietação e privar-nos de qualquer paz de espírito ou tranquilidade. Nem sempre podemos contornar ou resolver todos os problemas que dão origem ao medo e à ansiedade, mas podemos certamente impedir que esses sentimentos dominem a nossa vida.

Ao longo destas páginas, o Dr. Joseph Murphy ensina como podemos, através da oração e da meditação, lidar com os problemas que dão origem ao medo e à ansiedade e ultrapassar os estados de espírito negativos deles resultantes. Repleto de inspiração e otimismo, este livro permitir-lhe-á redescobrir o verdadeiro alcance da sua força interior, para viver com mais energia, alegria e tranquilidade.

As Suas Próximas 5 Jogadas A arte de planear e tomar decisões de Patrick Bet-David e Greg Dinkin

Editor: Self PT

Sinopse: Do criador do Valuetainment, o canal de YouTube para empreendedores com mais de 215 milhões de visualizações, chega-nos um guia prático e eficaz para pensar com mais clareza e alcançar os seus objetivos profissionais mais audaciosos.


Neste livro, Patrick Bet-David "ajuda os empreendedores a entender exatamente o que precisam de fazer a seguir" (Brian Tracy, autor de Engula esse Sapo!), transformando essa habilidade numa metodologia valiosa. Quer se sinta estagnado, sem entusiasmo ou esteja à procura de estratégias inovadoras para levar o seu negócio ou carreira ao próximo nível, As Suas Próximas 5 Jogadas tem as respostas.

Com este livro irá: ter clareza sobre o que quer e sobre quem quer ser; ter estratégias para o ajudar a raciocinar numa zona de guerra e perante uma administração; ter táticas de crescimento para bons e maus momentos; ter capacidade de construir a equipa certa, com base em valores sólidos; ter discernimento em jogos de poder e na arte de ser influente.

Squid Game de Park Minjoon

Editor: Edições Asa

Sinopse: O manual para os fãs, cheio de provas, testes e informações que vão permitir demonstrar habilidades e saber mais sobre a série que é um fenómeno mundial. SQUID GAME é uma das séries televisivas de maior êxito da história. Com cerca de 150 milhões de espectadores, tornou-se num fenómeno que vai muito mais além da Netflix, invadindo ecrãs de televisão, dispositivos móveis, redes sociais e imprensa… do mundo inteiro.

Esta mistura perturbadora de jogos infantis, sangue, luta pela sobrevivência e crítica contra o sistema é inspirada em Battle Royale e no universo dos livros de manga. Em muito pouco tempo rompeu todos os paradigmas, conseguindo transcender a própria série e mostrar que as regras do jogo mudaram.

Inclui: revelações inéditas, tudo sobre cada personagem, cada episódio, informações exclusivas, jogos dentro do jogo e possíveis caminhos para a segunda temporada.

Amatka de Karin Tidbeck

Editor: TopSeller

Sinopse: Vanja é uma funcionária do Estado destacada para um estudo de mercado sobre o consumo de produtos de higiene na austera e gélida colónia de Amatka. Aí, encontra um mundo diferente do que tinha em Essre, a sua cidade natal. Em Amatka, as pessoas não agem da mesma maneira, e todos os cidadãos são monitorizados, em busca de indícios de subversão.


Embora não tencionasse demorar-se em Amatka, Vanja acaba por se apaixonar por Nina, a sua colega de casa, e decide ficar. Contudo, pouco tempo depois, começa a encontrar provas de que a administração da colónia encobre uma ameaça iminente. Incapaz de ficar de braços cruzados, Vanja lança-se numa investigação com consequências que ela nunca conseguiria imaginar.

Numa colónia em que a linguagem tem o poder de moldar a realidade e onde tudo irá desmoronar-se se não for devidamente nomeado e catalogado, Vanja sonha em usar essa mesma linguagem para se libertar do sistema opressivo que a rodeia, mas o seu individualismo poderá acabar por ameaçar a própria realidade.

História de Uma Fraude de E. Lockhart

Editor: Edições Asa

Sinopse: Imogen é herdeira de uma fortuna, uma cozinheira talentosa e uma hábil impostora.

Jule é atleta, uma lutadora e um fascinante camaleão social.
Entre elas, há uma amizade intensa. Quase obsessiva. O verão que passam juntas é feito de revelações e mistérios.
Mas isso foi antes…
Agora, alguém desapareceu.
Algo de fundamental mudou.
E uma rapariga brilhante vive em segredo o seu Sonho Americano.
A autora do inesquecível Quando Éramos Mentirosos brinda-nos agora com um romance de suspense psicológico - a história de uma jovem que se recusa a ser quem em tempos foi.

Agora de Morris Gleitzman

Editor: Fábula

Sinopse: Felix, um órfão judeu, polaco, que sobreviveu aos horrores da Segunda Guerra Mundial, tem 80 anos. A vida na Austrália, como refugiado de guerra, permitiu-lhe constituir família e estudar medicina, mas as lembranças do passado continuam presentes e são dolorosas. Felix acolhe temporariamente a neta Zelda, de 12 anos, porque os pais estão numa missão de ajuda humanitária. Esta é uma boa oportunidade para ela conhecer melhor o avô, que continua a receber homenagens pelos atos heroicos que praticou.


Até que os acontecimentos se precipitam e também ela terá de estar à altura. Quase tão mau como um cenário de guerra, é um cenário de incêndio de grandes proporções, incontrolável, sobretudo quando as temperaturas são muito elevadas. O mundo mudou, o clima está a mudar, mas há coisas que não mudam. Há que saber lidar com os desafios que surgem: violência, exclusão, injustiça, desastres naturais, perigo de vida e… arrependimento. Não somos os mesmos depois de vivermos situações tão difíceis

Felix é um herói que nos comove pela sua esperança e bondade. Uma história emocionante que não deixará ninguém indiferente.

Terapia das Plantas de Dra. Katie Cooper

Editor: Casa das Letras

Sinopse: Costumamos pensar que a natureza precisa de nós, mas, na realidade, somos nós que precisamos da natureza e das plantas para nos dar um propósito e esperança para o nosso futuro.

Todos sabemos que é bom para a nossa saúde física e mental, estar em contacto com ou rodeado por natureza, mas apenas alguns de nós se dão ao trabalho de compreender porquê. Nesta obra, Terapia das Plantas, a psicóloga Katie Cooper desenvolve este conceito e explica como todos podemos melhorar o nosso bem-estar através das plantas domésticas.

Dividido em cinco capítulos — Relação Humanidade-Natureza, Plantas e Saúde, Plantas e Pessoas, Viver com Plantas e, finalmente, uma Plantopédia —, o livro está repleto de fascinantes estudos psicológicos, sugestões práticas para se criarem ambientes domésticos e profissionais mais verdes, e, como não poderia deixar de ser, imagens deslumbrantes de várias espécies de plantas.
Terapia de Plantas irá mudar para sempre a forma de pensar sobre a interação com a natureza.

As Piores Invenções da História de Eric Chaline

Editor: Marcador

Sinopse: As pessoas referidas neste livro propuseram-se mudar o mundo com a sua nova descoberta ou invenção. Na melhor das hipóteses, falharam monumentalmente; na pior, mudaram o mundo de uma forma que ninguém lhes agradecerá.


As Piores Invenções da História é um olhar divertido sobre os fracassos de inventores célebres e pioneiros menos conhecidos (por um bom motivo). O livro inclui o sobretudo paraquedas (o seu inventor saltou da Torre Eiffel para demonstrá-lo e mergulhou para a morte), a locomotiva de Trevithick (demasiado pesada para os carris e partiu-os) e cãos antitanques soviéticos (com minas amarradas no dorso, voltaram-se contra os seus proprietários e fizeram explodir uma divisão inteira do Exército Vermelho).

Um compêndio de disparates, As Piores Invenções da História fornece um aviso claro: é muito fácil entrar para a História como um idiota!

O Livro dos Prazeres Inúteis de Dan Kieran e Tom Hodgkinson

Editor: Quetzal Editores

Sinopse: «O objetivo deste livro é provar que as melhores coisas da vida são realmente de graça. Nos dois últimos séculos, mais coisa menos coisa, o nosso mundo ocidental acreditou na ilusão de que o divertimento é um negócio caro. Trabalhamos arduamente em coisas que não gostamos de fazer a fim de ganhar dinheiro para gastar em algumas das coisas que gostamos de fazer. Pois bem, o prazer inútil ajuda-o a evitar essa confusão dispendiosa e o desapontamento. O prazer inútil ajuda-nos a evitar com elegância todo o clamor, agitação e pressão do mundo.»


E são coisas simples, imateriais ou não, acessíveis a todos: contemplar nuvens, tomar um banho, dormir uma sesta, caminhar na praia, observar mapas, ler poemas, subir às árvores, deambular pelas ruínas, pescar, ver o granizo estatelar-se no passeio ou assobiar.
Este livro ajuda-nos (e aos nossos amigos) a reencontrar as coisas mais simples da vida e a partir em busca do inesperado.

O Adeus às Virgens de Alexandre Pinheiro Torres

Editor: Editorial Caminho

Sinopse: Por que não volta Jonas Açucena ao Brasil e aos Estados Unidos onde, ainda bastante novo, se encheu de dólares? Vem de férias, em 1915, a Portugal, o tal país que o poveirinho Eça de Queirós apelidou de choldra. Mas que deusa impede Jonas de regressar? Poderá a choldra, por suas mãos, transformar-se em Eldorado? Por que não? Alguma doença estranha corromperá de morte Portugal? E que destino o leva à Póvoa de Varzim, berço de Eça, já na década de 30, a Póvoa do Café Chinês e do Guarda-Sol, da Rua dos Cafés, cenário de Las Vegas, roletas, bacarás, bilhares, a batota generalizada? Que fazem por ali os anarquistas catalães refugiados? Serão eles os devoradores de virgens ou mais alguém? E quem são elas? Cecília? Maria Pureza? Lilian? Sara? Leonor? Berta? Helena? Fátima?


Perguntas e mais perguntas que às vezes nem o mar responde porque o sangue de quem morre, ou de quem começa a vida, tolda em excesso as ondas erguidas sempre altas pelos músculos do vento norte.

A Porta Estreita de André Gide

Editor: Cavalo de Ferro

Sinopse: Jérôme é um jovem parisiense que passa os meses de férias na casa de campo do tio, na Normandia. Num desses verões em que o mundo inteiro parecia impregnado de azul, Jérôme apaixona-se por Alissa, sua prima mais velha.


O amor de ambos, constrangido por uma educação religiosa puritana, é sublimado com as leituras que partilham, as cartas que escrevem um ao outro e a resolução que tomam em conjunto: entrar pela porta estreita. Contudo, assombrada pelas palavras do Evangelho, Alissa vai-se convencendo de que esse amor terreno os condenará à perdição e o único caminho que vislumbra diante de si é o da renúncia, do sacrifício e da abnegação.

Romance curto, publicado originalmente em 1909, A Porta Estreita é o primeiro grande êxito literário do Prémio Nobel André Gide e uma das obras mais representativas da literatura francesa. Um romance de formação e do desencontro amoroso, por via da sublimação dos sentimentos, que inaugura uma temática presente no resto da obra do autor: o conflito entre ética e instinto, a revolta contra a hipocrisia católico-burguesa, a exploração dos espaços secretos do Eu.

Estoico Todos os Dias 366 Reflexões sobre sabedoria, preseverança e arte de viver de Ryan Holiday e Stephen Hanselman

Editor: Lua de Papel

Sinopse: Marco Aurélio, Epicteto, Séneca - um imperador romano, um antigo escravo que se tornou professor e um dramaturgo e conselheiro político. Juntos formam a santíssima trindade do estoicismo. E é sobretudo nas suas obras que Ryan Holiday e Stephen Hanselman se inspiraram para escrever este diário.


Neste livro há uma citação por dia, para cada dia do ano. E uma explicação, ou uma história ou um comentário, que atualiza a sabedoria milenar. Esses ensinamentos, que moldaram o caminho de presidentes como George Washington ou de imperadores como Frederico, o Grande, recusam-se a envelhecer. E são hoje uma moda tanto em Hollywood como em Silicon Valley.

O que ensinam é simples: A Disciplina da Perceção (ver o mundo com clareza); A Disciplina da Ação (como e porquê tomar decisões) e A Disciplina da Vontade (como lidar com as coisas que não podemos mudar). Por outras palavras, os autores socorrem-se dos pensadores da Antiguidade para nos dizerem que é sempre possível converter qualquer obstáculo num meio para atingir objetivos.


A Noiva Judia de Nuno Nepomuceno

Editor: Cultura Editora

Sinopse: O corpo de um homem espancado até à morte é encontrado numa praia deserta. O cadáver pertence a um escritor, presente na cidade para assistir à antestreia da adaptação cinematográfica do seu livro mais famoso. Na mesma noite, um jovem confessa o homicídio, mas é nesse momento que uma questão se coloca: por que motivo as provas recolhidas apontam para que esteja inocente? O mistério adensa-se quando a noiva da vítima, uma colecionadora de arte com os seus próprios planos, decide vir a público. Ela tem algo a dizer, mas poderá estar implicada?


Depois do sucesso de O Cardeal, Nuno Nepomuceno regressa e apresenta finalmente o muito aguardado desfecho da série Afonso Catalão. Entre Cambridge, Amesterdão e Veneza, inspirado pela morte do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini, construído segundo os cinco elementos de um filme, A Noiva Judia é um thriller psicológico inteligente, sedutor e ousado, de leitura voraz, que só conseguirá pousar quando chegar à última página.

O Último Xeque-Mate de Gabriella Saab

Editor: Casa as Letras

Sinopse: Uma jovem colaboradora da resistência polaca, encarcerada em Auschwitz como presa política, joga xadrez em troca da sua vida. E luta para levar à justiça o homem que assassinou a sua família.


Maria Florkowska é muitas coisas: filha, jogadora ávida de xadrez e, como membro do grupo clandestino de resistência polaco numa Varsóvia ocupada pelos Nazis, uma jovem com uma coragem para lá da sua idade. Capturada pela Gestapo, é detida em Auschwitz, mas enquanto a sua família é enviada para a sua morte, Maria é poupada. Apercebendo-se da sua capacidade de jogar xadrez, o sádico delegado do campo, Karl Fritzsch, decide usá-la como adversária para entreter os guardas. No entanto, quando se cansar de explorar as suas capacidades, tem intenção de a matar.

Com o apoio da amizade de um padre católico, Maria tenta ultrapassar a sua dor, jura vingar o homicídio da sua família, e joga pela sua vida. Durante quatro anos sombrios e esgotantes, a sua estratégia é simples: Viver. Lutar. Sobreviver. Ao provocar de forma inteligente a natureza volátil de Fritzsch à frente dos seus superiores, Maria tenta orquestrar a sua queda. Só assim terá a oportunidade de se evadir ao destino que a espera e ver Fritzsch punido pela sua maldade.

À medida que o seu plano avança e a guerra se aproxima do fim, Maria descobre que Fritzsch sobreviveu e desafia-o para um jogo final, que acabará em vida ou morte, falhanço ou justiça. Isto se Maria conseguir encarar Fritzsch - e o seu passado - uma última vez.

As Partículas Elementares de Michel Houellebecq

Editor: Alfaguara Portugal

Sinopse: Bruno e Michel são meios-irmãos. Foram abandonados pela mãe, que cristalizou nos anos sessenta, num mundo saturado de drogas e de amor livre. Bruno, o mais velho, é professor de Literatura, consumidor de pornografia, misógino, racista e promíscuo. Michel, biólogo e investigador, leva uma existência monástica, renunciou ao sexo e vive imerso na solidão do seu trabalho. A cada um deles é oferecida uma derradeira oportunidade de amor verdadeiro.


A trama que se desenrola, contudo, é cáustica e imprevisível, ilustrando genialmente a crise afetiva e sexual da sociedade ocidental.
Um romance desconcertante e demolidor, que mergulha de cabeça na realidade de uma geração derrotada e descreve a doença da vida contemporânea.

Crime Num Quarto Fechado de Hans Olav Lahlum

Editor: Edições Asa

Sinopse: Num prédio em Oslo onde todos os moradores se conhecem, dá-se um crime impossível.

Harald Olesen é assassinado a tiro na sua sala de estar. A arma não é encontrada. A divisão está fechada à chave por dentro, o apartamento vazio. Admirado por todos, Harald era um lendário herói da resistência a Hitler. É difícil imaginar quem terá cometido um crime tão vil. Mais complicado ainda é imaginar como terá sido executado.

O detetive inspetor Kristiansen é chamado ao local. À medida que interroga os vizinhos da vítima, ele começa a desenredar uma teia de mentiras que parece não ter fim. Felizmente, tem uma aliada: Patrícia Borchmann. A jovem está confinada a uma cadeira de rodas mas a sua mente prodigiosa não se detém perante essa limitação. Juntos, são a única esperança de deslindar este enigma aparentemente insolúvel.

"O Amor Venceu" de Zibia Gasparetto

Editor: Farol

Sinopse: Uma apaixonante história de amor que, embora seja passada no antigo Egito, atravessa todos os tempos


Primeiro romance espiritual de Zibia Gasparetto, ditado por Lucius, e que marcou o início de uma longa carreira enquanto autora, com milhões de livros vendidos e muitas mais almas tocadas pelas suas palavras.
Tendo como cenário o Antigo Egito, por volta do ano 1200 a. C., durante a fascinante época dos faraós, O Amor Venceu conta-nos a história da bela Nalim, uma princesa escravizada pelo guerreiro Pecos e que, por isso mesmo, tenciona vingar-se do seu opressor. Se esse plano inicial estava delineado, a envolvente narrativa vem demonstrar que a vida, sábia nas suas lições, aproveita todas as oportunidades para estreitar os laços entre as pessoas. E, no final, mesmo depois de todos os obstáculos, é o amor que sai vencedor.

Uma história surpreendente, que deu já mote a diversas representações teatrais, e que não só revela o lado mais perverso do ser humano, com a inveja, a procura do poder e a vingança, mas também nos oferece a luz do perdão, da fé e da esperança.

A Afirmação Negra e a Questão Colonial Textos, 1919-1928 de Mário Domingues

Editor: Tinta da China

Sinopse: Foi em 1919, há mais de um século, que Mário Domingues publicou num jornal o seu primeiro texto em defesa dos negros, intitulado «Colonização». Jornalista, cronista, escritor, nascido em S. Tomé e Príncipe, atento ao activismo do movimento negro por todo o mundo, foi construindo a partir daí, e até 1928, uma precursora obra de «rebeldia negra» na imprensa em Portugal. Este livro recupera a maioria dos textos de Mário Domingues, injustamente esquecidos, onde este escreve, muito à frente do seu tempo, sobre a condição dos negros, o racismo e a colonização, denunciando de forma arrojada preconceitos e discriminações, e expondo corajosamente a violência do colonialismo e de todas as formas de subjugação. Além disso, José Luís Garcia, que reuniu estas crónicas, apresenta-nos um ensaio introdutório sobre a obra, a vida e o contexto de Mário Domingues, «um dos maiores símbolos da passagem do negro de uma condição de subalternidade na sociedade portuguesa para autor da sua vida», e um verdadeiro «antecessor da afirmação negra».

Pacto Mortal de J. D. Robb

Editor: Edições Chá das Cinco

Sinopse: Há ligações que podem ser mortais…


Em 2060, as mortes escandalosas continuam a vender jornais. Especialmente aquelas em que a vítima é um respeitado homem de negócios encontrado no seu apartamento de Park Avenue amarrado à cama… e estrangulado com cordões de veludo preto. A tenente Eve Dallas não fica surpreendida por este homicídio ser mais uma fonte de especulação para o público, mas questiona-se: terá este sido um crime passional ou um jogo que correu mal? As provas são inconclusivas. A vítima não se debateu e todos os suspeitos têm um álibi. Contudo, quando um comentário casual revela um segredo horrível, Eve percebe que o que está em causa é muito mais do que justiça, e que há estranhos que podem estar ligados das formas mais inesperadas e mortais…









cardapio.pt @ 19-1-2022 17:32:34


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros