Novidades Livros (16 a 22 de junho de 2022)

cardapio.pt @ 15-6-2022 16:41:57

O Código Katharina de Jørn Lier Horst

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Chegou, de novo, aquela altura do ano. Há vinte e quatro anos, Katharina Haugen desapareceu.

Tudo o que deixou para trás foi o marido, Martin Haugen, e aquilo que a polícia batizou de código Katharina: números, linhas e uma cruz rabiscados numa folha de papel encontrada na sua cozinha.

Desde então, sempre que chega a 9 de outubro, o inspetor-chefe William Wisting relê os arquivos do caso mas, este ano a casa de Haugen encontra-se vazia e às escuras. No aniversário do desaparecimento da mulher, também Martin Haugen desapareceu.

Ao mesmo tempo, um jovem investigador da Kripos chega de Oslo à procura de Wisting. Especializado em casos arquivados, desconfia do envolvimento de Martin no desaparecimento de outra jovem mulher no fim da década de oitenta, mas precisa da ajuda de Wisting para o conseguir provar.

Ambientado nas ruas geladas e nas florestas sombrias da Noruega, O Código Katharina é uma história de cortar a respiração sobre a obsessão de um homem com um enigma. Atmosférico, emocionante e cheio de suspense, é um policial nórdico de primeira água.

Venceu o Prémio Petrona para o Melhor Policial Escandinavo do Ano (Reino Unido).

Como Se Fôssemos Vilões de M. L. Rio

Editor:  Edições Asa

Sinopse: Éramos sete nessa altura, sete almas fulgurantes com futuros prodigiosos à nossa frente. Estávamos sempre rodeados por livros e palavras e poesia, todas as paixões ferozes do mundo…


Oliver Marks era um jovem ator a estudar Shakespeare numa escola de artes de elite, um sítio mágico, isolado e elegante onde o calor ainda provinha da lareira e as palavras se guardavam entre capas de couro. Oliver cedo reparou no quanto os seus colegas se assemelhavam na vida real aos papéis que assumiam em palco - o vilão, o herói, o tirano, a sedutora.

Ele, porém, parecia condenado a representar personagens secundários. Mas quando os professores decidiram agitar as águas e trocar a ordem pré-estabelecida, a rivalidade amigável depressa deu lugar a sentimentos mais mesquinhos, e a ação ultrapassou a esfera do teatro… para culminar numa trágica morte em plena noite de estreia.

Dez anos passaram, e Oliver acaba de cumprir pena de prisão pelo assassinato de um dos seus melhores amigos. À sua espera está o homem responsável pela sua detenção, que não desiste de saber o que realmente aconteceu. Pois algo naquela história não bate certo… Estará Oliver finalmente preparado para contar e verdade?

Romance de estreia de M. L. Rio, este thriller psicológico foi considerado um dos Melhores do Ano pela revista Bustle. Carta de amor a Shakespeare, perturbante intriga de traição, loucura e obsessão, Como se Fôssemos Vilões explora a ténue linha que separa a vida da arte.

As Sete Marias que Matavam Franceses de Domingos Amaral

Editor: Casa das Letras

Sinopse: Em março de 1809 inicia-se a segunda invasão francesa e o marechal Soult entra com as tropas de Napoleão por Chaves e dirige-se para o Porto, lançando o terror no Norte de Portugal. Com receio de que a sua quinta em Amarante seja também assaltada, as sete filhas ilegítimas do general Galopim regressam à casa onde sempre viveram para a defenderem dos franceses.


Vindas de Lisboa, onde tentavam convencer o pai a perfilhá-las, as sete marias - Maria do Céu, Maria dos Anjos, Maria das Dores, Maria da Fé, Maria da Glória, Maria do Amparo e Maria Madalena - preparam-se para lutar, enquanto o pai, o general Galopim, é colocado no Porto a chefiar os exércitos portugueses, acompanhado da bela Francisca, uma antiga criada por quem se apaixonou. Porém, apesar dos esforços das tropas nacionais, junto das quais lutam o capitão Lobo, Frei António e milhares de populares, o Porto não resiste ao poderoso exército francês.

Derrotados, enquanto esperam pela chegada dos ingleses, os portugueses têm de fugir das pilhagens e dos massacres que fustigam as povoações do Norte, executados pelo mais cruel dos generais franceses, Loison, o célebre Maneta, que já aterrorizara Portugal durante a primeira invasão, e que é ajudado por um famoso assassino de mulheres, o Príncipe de Salm. E será em Amarante, que Loison tenta conquistar e que Salm aterroriza, onde as sete marias, ajudadas por Francisca, pelo capitão e pelo frade, irão ficar célebres por terem defendido a sua terra com bravura, matando a tiro muitos soldados napoleónicos e resistindo com tremenda coragem aos assassinos franceses que as perseguem

A Filosofia Resolve de Margot Cardoso

Editor: Oficina do Livro

Sinopse: «A filosofia é como uma grande farmácia que apresenta remédios específicos para dores e males.»


São inúmeras as aplicações práticas que a filosofia nos oferece para enfrentarmos os desafios da vida e apaziguarmos o sofrimento. Porque a filosofia não é apenas pensamento abstrato. É também cura e consolo. Afinal, os dramas humanos estão na origem desta ciência nascida na Antiguidade que, depois de séculos hibernada entre estudiosos, voltou nos últimos anos a despertar o interesse das pessoas comuns, tal como acontecia na Grécia há mais de dois milénios.

O que é que a filosofia pode fazer por nós? Eis a pergunta a que este livro responde. Dividido em pequenos textos, numa linguagem simples e elucidativa, mostra-nos claramente como esta fascinante área do conhecimento nos pode ajudar a encarar, travar e resolver a esmagadora maioria dos problemas que nos afligem no quotidiano, estimulando-nos a abraçar virtudes como a coragem, a empatia, a resiliência e a esperança. a resposta vem de longe e está nos ensinamentos de Platão e Séneca, Nietzsche e Schopenhauer, entre tantos outros sábios aqui interpretados que nos apontam o caminho do equilíbrio e da paz interior.

Cartas de Amor de Virginia Woolf e Vita Sackville-West

Editor: Relógio D'Água

Sinopse: Num jantar a 15 de Dezembro de 1922, Virginia Woolf conheceu a escritora e aristocrata Vita Sackville-West, que lhe haveria de inspirar mais tarde a personagem de Orlando.


Virginia Woolf parece não ter apreciado particularmente as opiniões de Vita, mas a impressão que esta lhe causou foi intensa. Foi o início de uma relação amorosa, de amizade e colaboração literária.

A correspondência entre elas prolongou-se por quase vinte anos, até ao suicídio de Virginia Woolf em 1941. Através desta antologia, conhecemos a evolução dessa relação sentimental.

Mínimos 2 - A Ascensão de Gru - Narrativa Juvenil

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Os Mínimos unem-se a um jovem Gru, causando o caos no seu bairro suburbano dos anos 1970. Quando Gru tem a oportunidade de se juntar aos piores vilões do mundo, os Seis Selvagens, tem de escolher entre o seu trabalho de sonho e os Mínimos. Kevin, Stuart e Bob fazem um grande esforço para reconquistar o seu Mini Chefe, fazendo caminhadas pelo deserto, pilotando um avião, e até aprendendo kung fu com uma professora pouco ortodoxa.


Mas ao conhecer o seu vilão favorito, Waldo Kobra, Gru aprende que a lealdade e a amizade tornam os vilões mais fortes e que, juntos, ele e os Mínimos formam a equipa mais desprezível de sempre!

Lisboa Árabe de Sérgio Luís de Carvalho

Editor: PARSIFAL

Sinopse: Depois dos sucessos Lisboa Nazi e Lisboa Judaica, uma viagem pela memória árabe da capital.


Os árabes… Desde o século VIII que a sua presença se fez sempre sentir entre nós. Primeiro, como conquistadores e senhores; depois, como vizinhos; mais tarde, como gente apenas tolerada ou perseguida; e por fim, como cidadãos de direito pleno.

As ruas de Lisboa têm a sua marca oculta em muitos cantos, que este livro nos convida a desvendar. Uma marca que, tantas vezes de forma inesperada, ainda hoje vislumbramos num troço de muralha, da dolência de um fado, numa casa da Mouraria ou de Alfama, no sabor de um petisco.

Esta é a história multissecular dos árabes de Lisboa e em Lisboa, uma história rica e nobre, tantas vezes olvidada e tantas vezes diminuída, mas que se reergue sempre, nesta cidade que preza o seu passado e o seu património.

Esta é uma história de Lisboa…

Uma maravilhosa viagem por uma cidade de tolerância e liberdade.

Stranger Things - Acampamento de Ciências de Jody Houser

Editor: Edições Asa

Sinopse:  Dustin chega ao acampamento de ciências Know Where e tem de lidar com hierarquia instituída sem a ajuda do seu grupo de amigos de Hawkins. Porém, ao mesmo tempo que enfrenta o bullying de alguns dos novos colegas, uma outra ameaça assombra os jovens cientistas e os monitores do acampamento: uma figura misteriosa, com uma máscara de Albert Einstein, aparece naquele cenário bucólico com intenções sinistras. Quando os monitores começam a desaparecer uns atrás dos outros, Dustin percebe que não conseguirá resolver o mistério sozinho e terá de se pôr em sintonia com Suzie e os outros participantes antes que a tensão se torne insuportável.


Escrita por Jody Houser (Critical RoleStranger Things - Em Chamas) e desenhada por Edgar Salazar e Keith Champagne (Stranger Things - SEIS), esta banda desenhada do universo Stranger Things é de leitura obrigatória para os fãs desta série da Netflix.

Nadar no Escuro de Tomasz Jedrowski

Editor: Clube do Autor

Sinopse: Da embriaguez do primeiro amor à melancolia silenciosa do crescimento e da separação, este livro é uma combinação potente de romance, intriga e história. Lírico e sensual, envolvente e intenso, Nadar no Escuro explora a liberdade e o amor em todas as suas encarnações.


Tudo começa durante um verão mágico e irrepetível, em que dois jovens descobrem a paixão e uma certa liberdade. Mas com o fim da época estival chega o escrutínio, a intolerância e a censura. Dilacerados pelas suas escolhas, os dois têm de decidir qual o futuro que desejam.

Poético e comovente, este romance é perfeito para os leitores de André Aciman ou Alan Hollinghurst.

Os Grandes Desastres Militares de Julian Spilsbury

Editor: Clube do Autor

Sinopse: O historiador Julian Spilsbury analisa algumas das batalhas mais catastróficas da História, mostrando o que falhou, como e porquê.


Na vasta História Militar encontramos vários exemplos de campanhas bem-sucedidas e que celebrizaram os seus comandantes. Menos conhecidos são os erros, as fragilidades e os acasos que acabaram em tragédia. Conhecer a causa por trás de um grande desastre militar ajuda a perceber melhor uma realidade histórica complexa e com consequências a vários níveis.

Que batalhas foram perdidas por um dos lados depender de uma vantagem tática?
Conhece os desastres causados pela subestimação do inimigo?
Quantos exércitos foram derrotados por não estarem suficientemente preparados?
Qual o impacto real da localização no desfecho de um conflito?
Conhece os responsáveis derrotados pelo seu excesso de confiança?

Lisboa Nazi de Sérgio Luís de Carvalho

Editor: PARSIFAL

Sinopse: Bem-vindo a uma lisboa que desconhece!


Pelas ruas da cidade, inúmeros portugueses lutam em prol do III Reich. Dão o rosto à causa nazi e às ideias de Hitler, espiam, polemizam e difundem defendem a Nova Alemanha fazendo suas as vitórias do Eixo e sofrendo bastante com as suas derrotas. Serão fiéis até ao fim…

Este livro leva-nos numa viagem por esses anos de chumbo e de combate, conduzindo-nos aos mesmos locais que eles frequentavam e que hoje ainda subsistem. Este livro expõe-nos também os jornais, folhetos e revistas que eles redigiam e vendiam, nos quais, com grande frontalidade, usam os mais fortes entusiásticos argumentos nazis.

Desta forma, através destes homens, da sua ação e percurso, uma nova Lisboa surge aos nossos olhos. Uma Lisboa que se sumiu discretamente após a rendição alemã, mas que, todavia, ainda pode ser encontrada se soubermos para onde olhar. Uma Lisboa que ainda está lá.

Mas porque o passado persiste sob a patine do tempo, o leitor verá também o que desse tempo e desses homens resistiu até hoje. E decerto haverá muitas surpresas…

Alma de Pássaro de Margarida Rebelo Pinto

Editor: Clube do Autor

Sinopse: Um romance intenso e nostálgico sobre o amor e a vida.


Alma de Pássaro narra com sensibilidade e humor vidas comuns, revelando as diferentes fases de uma relação e os momentos vividos por duas pessoas apaixonadas, que procuram no outro respostas para os seus respetivos corações. Há momentos na vida que valem por uma eternidade.

Não existe uma fórmula secreta para aquecer o coração, mas o amor anda lá perto. Quando Inês e Miguel se apaixonam, tudo parece fazer sentido. Contudo, à medida que a relação evolui, outras dúvidas e inquietações abalam o casal, pondo à prova o sonho que construíram.

O Homem que Passeava Livros de Carsten Henn

Editor: Lua de Papel

Sinopse: Todos os dias, ao fim da tarde, Carl carrega a mochila com uma série de livros embrulhados com esmero. Fecha a porta da livraria e começa a ronda pelos clientes habituais, a quem secretamente dá nomes de personagens (Olá, Mr. Darcy!). Entrega as obras porta a porta ao milionário recluso, à jovem melancólica, à última freira do convento. É assim há décadas, até ao dia em que uma miúda de nove anos lhe aparece no caminho...


Mal se apresenta, Schascha começa a fazer perguntas: o que leva nessa mochila? Que histórias são essas? A quem se destinam? E começa ali uma inesperada relação. Ela, órfã de mãe, passa os dias sozinha, aborrece-se; ele vive preso a rotinas, envelhece. Juntos descobrem, nos passeios pela pequena cidade, um novo sentido para as suas vidas e para as vidas de quem visitam. E enquanto ambos arriscam um itinerário diferente, o horizonte carrega-se de nuvens cada vez mais pesadas e ameaçadoras.

O Homem que Passeava Livros, de Carsten Henn, é um romance inesquecível sobre vidas que são transformadas pela magia dos livros. Polvilhado de referências literárias (a começar pelos títulos dos capítulos), transporta os leitores da tristeza mais funda para o mais profundo encantamento (e vice-versa).

Um bestseller extraordinário, que vendeu mais de duzentos mil exemplares na Alemanha e está a ser traduzido em 25 países.

Quando o Futuro Vier Será Presente de Maria Luísa Santos

Editor: Editorial Novembro

Sinopse: «A coletânea de contos Quando o Futuro Vier Será Presente é uma incursão pelo universo realista e fantasista da escrita. As personagens encontram-se em tramas simples ou complexas, dialogando entre si ou confinadas pelo isolamento, revelando o que de inocente ou perverso existe no ser humano. As paisagens sucedem-se na sua multiplicidade, constituindo um cenário mais ou menos interveniente no desenrolar das histórias que podem ser as histórias de qualquer um. Personagens silenciosas que fazem da palavra um tesouro, figuras astuciosas ou com uma inocência enternecedora, seres solitários que deambulam pelas ruas movimentadas das cidades, pelos montes despidos ou pelas paisagens pintadas de verde, enchem as páginas brancas da história. Quando o Futuro Vier Será Presente é um livro sobre pessoas, sobre lutas esquizofrénicas travadas contra si próprias, sobre dissidências individuais e coletivas que constroem um mundo de punição ou absolvição.»


In contracapa Quando o Futuro Vier Será Presente

300 Mil Anos de Ansiedade Porque herdámos o stress e a ansiedade e o que podemos fazer para os gerir de Gustavo Jesus

Editor: Lua de Papel

Sinopse: Imagine-se a passear numa rua escura e isolada. De repente, ouve alguém a aproximar-se… o coração acelera, a respiração fica mais rápida, sente as mãos frias e suadas. Já está prestes a fugir, mas é apenas uma das suas vizinhas a fazer jogging. O medo que sentiu é absolutamente natural.


Durante perto de 300 mil anos, os antepassados reagiram da mesma maneira a ameaças que punham em causa a sua sobrevivência. Essa resposta aos perigos foi transmitida de geração em geração até hoje. o mesmo se passou com a ansiedade e com a depressão. Acontece que os tempos mudaram. E é notório o desajuste entre o modo como fomos programados e as exigências da vida contemporânea.

Um simples exame de Matemática ou uma fila no trânsito são percebidos como uma ameaça (predadores!) e podem desencadear respostas excessivas (como ataques de pânico). Em 300 Mil Anos de Ansiedade, Gustavo Jesus explica-nos porque ainda hoje temos stress, ansiedade e depressão. Fala-nos dos fatores ambientais e genéticos por detrás das perturbações psicológicas, das hormonas, do funcionamento do cérebro, da farmacologia, da atividade física e da alimentação. Assim, mais facilmente percebemos quando precisamos de pedir ajuda - ou quando é preciso ajudar alguém que nos é próximo.




"Páscoa e Seus Dois Maridos de Charlotte" de Castelnau L'Estoile

Editor: Edições Asa

Sinopse: No verão de 1700, a negra Páscoa é presa no Brasil e embarca rumo a Lisboa para ser julgada pelo Tribunal do Santo Ofício. Enfrenta a acusação de bigamia, de ter casado uma segunda vez quando o primeiro marido estava vivo em Angola. A investigação percorreu três continentes e revelar-se-á implacável.


Numa sociedade dominada pelos valores tradicionais, o processo de Páscoa Vieira assume contornos de escândalo. Primeiro escravizada em África e depois na América do Sul, esta mulher vai ser julgada pela sociedade lisboeta, à época religiosa e conservadora, mas paradoxalmente ela tem no julgamento movido contra si uma rara oportunidade de fazer valer a sua voz.

Páscoa enfrentara com valentia a violência imposta pela sua condição e, mesmo presa nos porões inquisitoriais, submetida ao medo e a repetidas sessões de interrogatório, não se dobra perante os juízes da Inquisição.

Uma apaixonante história de vida que releva a condição feminina durante o Império português setecentista, Páscoa e Seus Dois Maridos resulta de uma pesquisa histórica baseada no processo inquisitorial de Páscoa Vieira - conservado há trezentos anos nos arquivos eclesiásticos portugueses.

A historiadora francesa Charlotte de Castelnau-L’Estoile narra, antes de mais, o destino desta africana, e traz-nos um relato fascinante e rigoroso sobre o longo período da Inquisição em Portugal e as sociedades esclavagistas do Atlântico Sul.

"A Música das Abelhas" de Eileen Garvin

Editor: Casa das Letras

Sinopse: Alice Holtzman, de 44 anos, vive numa cidade rural do Oregon e está presa a um emprego sem futuro, a recuperar emocionalmente da morte inesperada do marido. Começa a sofrer ataques de pânico pela reviravolta que a sua vida deu e nem mesmo as adoradas abelhas que cria na sua quinta, nos seus tempos livres, conseguem aliviá-la.


O encontro chocante com Jake, um problemático adolescente paraplégico, e o subsequente interesse sincero dele pelas suas abelhas levam-na a tentar resgatá-lo da vida tóxica que leva em casa. Na vida de Alice surge igualmente Harry, um jovem de 24 anos desesperado por trabalho, que responde ao anúncio publicado por ela quando procura alguém para ajudá-la na quinta.

Destes encontros nasce uma amizade inesperada que, com uma ameaça que paira sobre a comunidade em que vivem e sobre a população local de abelhas, leva o improvável trio a unir-se em defesa das abelhas e, no processo, Alice, Jake e Harry acabam por descobrir uma oportunidade para ultrapassar os seus problemas e talvez até conseguir, quando menos esperam, uma segunda oportunidade na vida.

Comovente, caloroso e animador, A Música das Abelhas fala do poder da amizade, da compaixão face à perda, e de encontrar a coragem de recomeçar, em qualquer idade, quando as coisas não correm como se espera.

"O Poder da Lua - Tudo sobre a Magia Lunar" de Stacey Demarco

Editor: IN

Sinopse: Este livro é o mais completo manual de cerimónias lunares, feitiços, mitos e ciência.


Stacey Demarco é uma respeitada bruxa e educadora pagã, que mostra como os ciclos da lua funcionam para a magia, equilíbrio e saúde. com rituais antigos e modernos para cada ciclo lunar, O Poder da Lua é uma ferramenta indispensável para quem quer tirar o máximo proveito da energia da lua.

Inclui meditações ou feitiços autênticos para cada uma das 28 fases da lua; diretrizes de jardinagem ao luar e uma tabela com as três principais fases da Lua durante os próximos anos para fácil referência.

"A Cidade Quadrificada" de Luís Corrêa d’Almeida

Editor: Projecto Foco

Sinopse: Quatro paredes gigantescas Quadrificam a Cidade e quatro paredes gigantescas Quadrificam a Realidade e a Verdade. A Cidade é um Quadrado. A Realidade é um Quadrado. A Verdade é um Quadrado. É a Cidade Quadrificada numa Realidade Quadrificada, numa Verdade Quadrificada, em cabeças Quadrificadas. A Quadrificação é filha do Quadrado e o Quadrado é uma figura geométrica perfeita, logo a Quadrificação é perfeita. E fora dela nada mais interessa, é mesmo perigoso, é o caos, matéria informe imoldável.


O homem tem quatro lados. O lado económico, o lado político, o lado civilizado e o lado do Eu. O Quadrado contém a totalidade do homem. Justaposição perfeita. O homem sente-se em casa na Cidade. Quatro lados iguais, a conjugação perfeita para um equilíbrio perfeito, quatro faces da mesma Realidade, quatro ângulos para a mesma Verdade, quatro perspectivas, mas sempre a mesma de onde quer que se olhe. A diversidade perfeita numa unidade perfeita. Nenhum outro lado a descobrir, nenhuma outra parede necessária.

São nove e meia da manhã na Cidade. E depois. Um espaço, uma Cidade. Um tempo, uma Cultura, uma Civilização. Uma religião: o Quadrado. Os citadinos têm fé e esperança no Quadrado e beijam e rezam ao Quadrado.

E vêm os Heróis e vêm os Vilões.

"O Último Agente" de Robert Dugoni

Editor: TopSeller

Sinopse: Exonerado, amargurado e finalmente em segurança, este pai de família não quer ter mais nada que ver com jogos duplos de espionagem. Isto é, até saber da existência de uma mulher detida em Lefortovo, uma prisão em Moscovo célebre pelas suas brutais técnicas de interrogatório. E perante a suspeita de que essa mulher é Paulina Ponomayova, a agente que sacrificou a própria vida para salvar a dele, Charles Jenkins não pode abandoná-la — mesmo sem garantias de que seja ela, ou sequer de que ainda esteja viva.


O passo seguinte: chantagear Viktor Federov, o ex-agente russo que o perseguiu através de três continentes, de modo a que este o ajude a infiltrar-se na prisão. Mas a cada passo — de Moscovo à Escandinávia e até em alto-mar — terá no seu encalço um violento agente russo, que o persegue na sua própria missão assassina. Impelido pela lealdade a Paulina, Charles Jenkins terá de arriscar tudo e entregar-se àquela que poderá vir a tornar-se a sua última missão.

"A Princesa Espia" de Larry Loftis

Editor: Vogais

Sinopse: Quando os Estados Unidos entram na Segunda Guerra Mundial, Aline Griffith, uma jovem recém-licenciada, sente o apelo para participar no esforço de guerra, mas ninguém demonstra interesse numa mulher cuja única experiência profissional é desfilar nas passarelas.


A vida de Aline muda quando conhece Frank Ryan, agente do Gabinete de Serviços Estratégicos (OSS, precursor da CIA), e lhe revela que deseja servir o seu país. Em poucas semanas, ele ajuda-a a integrar o OSS. Após um treino especializado, Aline é enviada para Madrid com um nome de código para procurar colaboradores nazis entre as elites sociais. É nesse contexto que conhece Luis de Figueroa, futuro conde Romanones, por quem se apaixona.

Num cenário tão glamoroso quanto perigoso, Aline integra missões de espionagem ultrassecretas para combater as táticas nazis, arriscando tudo pelo seu país, mesmo depois de se tornar um membro da nobreza espanhola.

"A Mão e a Luva" de Machado de Assis

Editor:  Editora Guerra & Paz

Sinopse: A Mão e a Luva é o segundo romance de Machado de Assis que nos conta a bonita história romântica do rapaz que conhece uma rapariga pobre apadrinhada por uma velha senhora rica, por quem se apaixona perdidamente. Tem é de a disputar com outros dois pretendentes: resta saber quem é que, entre o homem de espírito, o tolo e o calculista, a heroína irá escolher…


Mas A Mão e a Luva é muito mais do que isso, podendo até ser o primeiro romance realista brasileiro - será?

"As Três Vidas" de João Tordo

Editor: Companhia das Letras

Sinopse: História de amor, saga familiar, mistério policial, retrato de um mundo que ameaça resvalar da corda bamba, Três Vidas é um dos mais importantes romances de João Tordo, tendo-lhe valido o Prémio Literário José Saramago.

António Augusto Milhouse Pascal vive longe do mundo, num velho casarão alentejano, com os três netos pouco dados a regras e um jardineiro taciturno. O isolamento é quebrado pelas visitas de clientes abastados que procuram ajuda do velho patriarca, em tempos um importante espião e contra-espião, testemunha activa das grandes guerras do século XX. O nosso narrador - um lisboeta de origens modestas - entra na história quando Milhouse Pascal o contrata como arquivista dos segredos que envolvem os seus clientes. Não poderia adivinhar o rapaz, ao aceitar o trabalho, que este acabaria por consumir a sua própria vida. A partir do momento em que se apaixona por Camila, neta do patrão com sonhos de ser funambulista, que desaparece após uma viagem a Nova Iorque, o destino do narrador enreda-se irreversivelmente nos mistérios da família, partindo a sua existência em três.

"Cartas do Pai Cartas dos pais reclusos no Gulag aos filhos"

"Qual é o Nosso Lugar no Universo?" de David Sobral

Editor: Planeta

Sinopse: Estaremos sozinhos no Universo? O que existe para além da Terra? O Universo é infinito? Quantas galáxias existem? As estrelas vivem para sempre? De onde vimos, afinal? Qual é o nosso lugar no universo?


Estas são algumas das muitas perguntas a que David Sobral tenta responder neste livro fascinante que nos leva numa verdadeira viagem cósmica pelo mundo da astronomia em busca das nossas origens. Astrónomo e astrofísico português na área da Astrofísica extragaláctica e cosmologia observacional e professor associado de Astrofísica na Universidade de Lancaster, no Reino Unido, David Sobral descobriu em 2015 a galáxia CR7, a mais luminosa do Universo primordial.

Há cerca de 110 anos achávamos que só existia uma galáxia no Universo, a nossa. Hoje sabemos que existem mais de 2 biliões de galáxias. Em 1995 não conhecíamos um único planeta fora do nosso sistema solar a rodar à volta de uma outra estrela. Desde então, descobriram-se mais de 4 mil, e identificaram-se, até, candidatos a planetas como a Terra, com distâncias das suas estrelas que os podem tornar potencialmente habitáveis. Hoje, sabemos mais, mas há ainda tanto por descobrir.

Embarque nesta viagem extraordinária em direção ao céu e para além dele em busca do nosso lugar no Universo.

"George Lucas: Uma Vida" de Brian Jay Jones

Editor:  Desassossego

Sinopse: A 25 de maio de 1977, um filme de ficção científica com um orçamento elevado e problemas de produção estreou em apenas 32 cinemas americanos. Idealizado, escrito e realizado pelo, até então, pouco conhecido George Lucas, Star Wars bateu recordes de bilheteira e deu início a uma nova forma de produzir, vender e comercializar filmes.


Lucas foi igualmente responsável por outro blockbuster - Indiana Jones -, transformando completamente o universo dos efeitos especiais e sonoros. A sua ambição e visão inovadora estiveram na origem de empresas revolucionárias como a Pixar e a Lucasfilm.

Brian Jay Jones conta em detalhes a incrível trajetória do homem que criou Darth Vader, Han Solo e Indiana Jones. Em George Lucas: Uma Vida, os colegas, familiares e concorrentes de Lucas oferecem um olhar fascinante sobre a vida do cineasta, os seus sucessos e fracassos profissionais e sobre a criação de um império cinematográfico independente com uma influência incomparável.

"Jakob, o Mentiroso" de Jurek Becker

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: Jakob, o Mentiroso é um dos mais notáveis romances sobre o Holocausto, escrito por um dos gigantes da literatura alemã do pós-guerra, que nos mostra o extraordinário poder do heroísmo e da ilusão.


Entre o suspense, o sarcasmo e o humor, este é um livro que bebe das horríficas experiências do autor nos campos de concentração, mas que se foca na esperança e nos faz pensar no papel que a ficção tem para a nossa sobrevivência: um dos únicos sobreviventes, o narrador, fala-nos de Jakob Heym, um homem que se tornou herói por acaso.

O que é que Jakob fez? Mentiu! Fabricou notícias falsas!

Usou as suas parcas e inimaginativas palavras, sem brilho ou articulação, como arma imaterial que se revelou como o pão para a boca, essencial à sobrevivência de milhares de companheiros judeus prisioneiros.

Numa narrativa comovente, quase alucinante, Becker transmite-nos, com a sua contenção, o poder emocional de uma história que se desdobra com o impacto de uma parábola moral ou de uma lenda popular.

"Kama Sutra para Amantes Modernos - O Guia Definitivo dos Segredos do Prazer Erótico" de Kamini Thomas e Kirk Thomas

Editor:  Nascente

Sinopse: «Se os homens e as mulheres agirem de acordo com aquilo de que o outro gosta, o amor entre eles nunca diminuirá, nem numa centena de anos.»

Kama Sutra

Escrito há mais de 2000 anos, o Kama Sutra é considerado a obra mais famosa de sempre do erotismo. Esta interpretação moderna do clássico inclui 40 posições explícitas ilustradas com fotografias de alta qualidade, orientações detalhadas, graus de dificuldade e citações da obra original. As posições aqui descritas irão satisfazer qualquer desejo e preferência sexuais, tanto do homem como da mulher.

Kama Sutra para Amantes Modernos é dirigido tanto para amantes experientes como para principiantes. Aprenda a aumentar a consciência do seu corpo e do seu parceiro, e alcance uma intimidade emocional e uma intensidade sexual nunca antes experimentadas. Descubra diferentes formas criativas para aprofundar a arte da sedução utilizando os cinco sentidos.

- Banhos e massagens
- Respirar em uníssono
- Imaginação e antecipação
- Preliminares
- Masturbação
- Sexo oral

"O Mundo de Quatuorian – Volume I Cheiro a tempestade" de Cristina Pezel

Editor:  Editorial Divergência

Sinopse: Quatuorian é um mundo repleto de criaturas fantásticas e paisagens de flora e fauna invejáveis, constituído por quatro terras: Crystallos, Caldária, Probatus e Jucundus. Os habitantes de Quatuorian são também pessoas especiais, com poderes extraordinários e vidas empolgantes. Mas o destino de Quatuorian está em risco e está nas mãos de Teriva, Vinich e Julenis, três jovens amigos com grande potencial, salvar as suas terras do mal.


Com a ajuda dos seus Mestres e do Códice dos Mestres, o grupo terá pela frente um longo percurso repleto de obstáculos e peripécias mágicas e surpreendentes, seguindo a profecia que anuncia o retorno do Imperador milenar.

"A Rússia de Putin - A ascensão de um ditador" de Darryl Cunningham

Editor:  Lua de Papel

Sinopse: Dos pátios atulhados de lixo e ratazanas em Leningrado, onde cresceu, às guerras na Síria, Geórgia e na Ucrânia. Esta é a história de Vladimir Putin. Uma história imperdível ­- e genialmente ilustrada - para quem quer perceber de onde vem e o que quer aquele que hoje é um dos homens mais poderosos do mundo: como chega à KGB, como cresce dentro dos serviços secretos russos, como forma um cartel de crime à sua volta e como vê o seu nome envolvido nos brutais assassinatos de Boris Nemtso (opositor político), Anna Politkovskaya (jornalista) e do ex-espião Alexander Litvinenko.


A Rússia de Putin - A ascensão de um ditador é mais um retrato gráfico brilhante de Darryl Cunningham, o premiado ilustrador britânico para quem Putin só tem uma ambição na Ucrânia: restabelecer a época dourada do poderio soviético. "O medo foi assimilado e todos são agora seus inimigos".

Os envenenamentos, as influências políticas mundiais, a relação com um Ocidente - que, até à invasão da Ucrânia, fez vista grossa ao que se passava na Rússia -, as interferências do Kremlin nas eleições norte-americanas, os ciberataques e a corrupção a uma escala quase inimaginável. Tudo isto faz parte deste livro. Faz tudo parte deste brutalíssimo ditador.


"A Planta do Mundo - Aventuras de plantas e pessoas" de Stefano Mancuso

Editor:  Pergaminho

Sinopse: A terra é um mundo verde; é o planeta das plantas. As plantas constituem um sistema nevrálgico ou um mapa - uma «planta» sobre a qual se escreve o mundo humano. Este livro relata histórias de plantas que, entrelaçando-se com a história humana, se juntam para formar a grande narrativa da vida na Terra. Que papel tiveram as árvores na Revolução Francesa ou na Astronomia? Porque é que as árvores num bosque cooperam em vez de competir? Que relação têm as árvores com a música? Como é que a madeira foi usada para resolver alguns dos crimes mais famosos? Quais foram as primeiras plantas a viajar no espaço? Estas e outras perguntas são levantadas e respondidas através das histórias deste livro, que vai certamente transformar a forma como vê a paisagem ao seu redor.

sso.




cardapio.pt @ 15-6-2022 16:41:57


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros