Novidades Livros (15 a 21 de setembro de 2022)

cardapio.pt @ 14-9-2022 17:43:19

Liga às Tias" de Jesse Q. Sutanto

Editor: Clube do Autor

Sinopse: O que acontece quando se mistura um assassinato (acidental) com uma festa milionária e uma antiga maldição de família? Liga às Tias, elas vêm em teu socorro!


Um encontro às cegas termina mal, muito mal, com um morto no porta-bagagens do carro de Meddy. Pragmáticas, inventivas e ferozmente protetoras uma das outras, a mãe e as tias organizam-se para se livrarem do corpo.

Infelizmente, o cadáver revela-se difícil de descartar, seguindo junto com o bolo de casamento para o resort onde vai decorrer a festa. As coisas vão de inconvenientes a angustiantes quando o grande amor de Meddy faz uma aparição surpresa em pleno caos.

Será possível escapar das acusações de assassinato, reconquistar o ex e ainda preparar um casamento deslumbrante no mesmo fim de semana?

"Um Sonho Só Nosso" de Nicholas Sparks

Editor: Edições Asa

Sinopse: Houve um tempo em que Colby Mills acreditou no seu futuro como músico - até ao dia em que uma tragédia deitou por terra todas as suas aspirações. Ocupado agora a gerir uma pequena quinta na Carolina do Norte, é num impulso que aceita tocar num bar na Florida, buscando apenas uma breve pausa na dureza da vida rural. Não contava era que a encantadora Morgan Lee entrasse na sua vida e o fizesse questionar tudo…


Filha de médicos proeminentes de Chicago, e com formação musical, também ela sonha com o estrelato, e a sua paixão pela vida é contagiante. Morgan e Colby parecem completar-se na perfeição. Os dois jovens não são os únicos a iniciar uma viagem de autodescoberta. Beverly também tenta encontrar o seu caminho, ainda que de maneira bem diferente. Tendo fugido com o filho de 6 anos ao marido violento, procura começar de novo num local tranquilo e discreto.

Mas com o dinheiro a escassear e o perigo a espreitar a cada esquina, o desespero obriga-a a tomar uma decisão que vai mudar tudo. Enquanto o jovem casal vive os altos e baixos do primeiro amor, a centenas de quilómetros de distância, Beverly vai pôr à prova a sua devoção pelo filho. E o destino depressa se encarrega de fazer o resto, colocando estas três pessoas em rota de colisão - e obrigando-as a questionar o poder dos sonhos perante a ameaça das amarras do passado.

"Realiza-t - Um manual para alcançares a autoconfiança, a realização e o controlo da tua vida" de Joel Silva

Editor: Edição do Autor

Sinopse: Queres mudar de vida, mas não sabes por onde começar? Sentes-te descontente no trabalho, mas tens medo de dar o salto? Queres ter mais tempo para ti e a para a tua família, mas não sabes como?


Joel Silva, formador e coach, Master Trainer em Programação Neurolinguística (PNL), nem sempre foi feliz. Também ele andou perdido e teve de lidar com perdas ao longo do caminho. Mas, hoje em dia, orgulha-se de ter a vida com que sempre sonhou.

Neste livro, o autor partilha técnicas práticas e poderosas da PNL e do coaching que aplicou na sua vida pessoal, mas também na dos seus clientes e formandos, com resultados espantosos. As mesmas que te vão ajudar a alcançar tudo aquilo que desejas.

Parece impossível? Não é. Com este método e uma série de exercícios práticos vais descobrir o teu potencial e aquilo que dá sentido à tua vida. Vais aprender a traçar objetivos e a focar-te neles para os atingires, saindo da tua zona de conforto. E vais perceber que todos os sonhos são possíveis de concretizar.

Realiza-t… e alcança a vida com que sempre sonhaste, mais plena e feliz.

"O Nosso Irmão" de Clara Dupont-Monod

Editor: Editorial Prsença

Sinopse: Havia uma família — pai, mãe e irmãos. Depois, nesse microclima único e irrepetível — como são todas as famílias —, nasceu um menino. Uma criança de olhos bem negros, que se perdem no vazio; uma criança sempre deitada, com bochechas rosadas e pernas translúcidas, nas quais se veem pequenas veias azuis; um bebé com um fio de voz puro e feliz, pés arqueados e palato elevado — um bebé eterno, uma criança inadaptada que traça uma linha invisível entre a família e o resto do mundo.

Esta é a história de uma família: da que existia antes; da que se confronta com um bebé que descobrem diferente; da família que parece ir desabar e depois se transforma e reconstrói, lenta, dolorosa e amorosamente em redor de uma criança; da família que se adapta ao que cada um sente, na pele, no corpo, na alma; e da família que fica, depois daquele menino, que criou um laço inquebrantável, entre irmãos, para sempre.
Esta é a história desse menino pelos olhos dos três irmãos: do mais velho, que o adora e protege; da irmã do meio, que se revolta e quer proteger a família; e do mais novo, que reconcilia as três vozes e une as histórias de O Nosso Irmão.

"Romain Rolland - Uma consciência livre" de Jorge Reis

Editor: Parsifal PT

Sinopse: Após o falecimento de Jorge Reis, António Mota Redol, presidente da Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo foi contactado pela viúva do escritor, Hélène Reis, para selecionar o espólio e a biblioteca a transportar de França, no seu automóvel e em várias viagens, para o Museu do Neo-Realismo.


«O escritor contou ao autor do presente texto que o original de um livro sobre Romain Rolland estava escrito há vários anos, que já o tentara levar à estampa, mas que a editora que já trouxera a público outros livros seus não o desejava publicar com a dimensão que tinha. E as coisas ficaram por aí! Todavia, nunca esqueceu o desejo do autor e entendeu que era chegada a hora de se publicar o livro sobre um dos mais importantes escritores franceses, reconhecido influenciador dos neo-realistas portugueses.»
António Mota Redol, in «Considerações sobre Jorge Reis e a presente monografia»

"A Casa Ocupada" de Graça Videira Lopes

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Um brasileiro torna-viagem mandou construir um palacete à Junqueira, em Lisboa, em 1889, para nele instalar a numerosa prole que não cessou também de aumentar fora de casa. O edifício - abandonado pelos anos 1950 e ocupado na sequência da revolução de abril de 1974 - está hoje transformado num condomínio de luxo onde moram Pedro e Júlia, um jovem casal de economistas.


É pela voz de Júlia - curiosa sobre o passado da casa -, mas também da sua cunhada Sofia, do namorado desta e de outros narradores, que vamos conhecendo não só as histórias das próprias personagens, mas também as que elas vão gradualmente descobrindo: a do republicano José Anastácio, o primeiro proprietário do palacete; e a do pai de Pedro e de Sofia, maoista em tempos da Revolução de 1974 e empresário de sucesso muitos anos depois.

Inteligente, divertido e cheio de surpresas, este romance - finalista do Prémio LeYa em 2021 - toma as décadas anteriores à implantação da República, os anos da Revolução de Abril e os tempos atuais como contexto e cenário, para nos oferecer um retrato breve e irónico de algumas elites portuguesas, desde finais do século XIX até aos nossos dias.

"A Vaca Púrpura "de Seth Godin

Editor: Editorial Presença

Sinopse: O clássico moderno que revolucionou o marketing.

Imagine-se a atravessar uma paisagem bucólica, replete de campos verdejantes onde pastam centenas de vacas amorosas. A princípio, não consegue ignorar a sua beleza, mas alguns quilómetros depois tudo se torna incrivelmente enfadonho. A não ser, claro, que uma vaca púrpura se tivesse infiltrado no cenário. Isso, sim, seria difícil de deixar escapar.

Ora, com o mundo do marketing passa-se algo semelhante: a avalanche de informação redundou no desinteresse por parte dos consumidores. Portanto, se é uma vaca púrpura que lhe está a faltar, Seth Godin ajuda-o a criá-la através de conselhos sólidos e de uma análise frontal e objetiva do mercado atual. Um livro que desvenda os segredos para ser simplesmente… extraordinário.

"O Homem do Ciúme" de Jo Nesbø

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Repletos de emoções sombrias, mentes perversas e corações vingativos, estes thrillers do rei do policial nórdico, e criador do icónico detetive Harry Hole, vão levar-nos a ler pela noite fora.


Na Grécia, encontramos um detetive que se tornou perito em ciúme graças a algumas lições duramente aprendidas na sua vida privada. Longe, num outro país, um taxista encontra o brinco da sua mulher num carro pertencente ao patrão e parte à descoberta de como ele lá foi parar. No alto dos céus, uma mulher que contratou o seu assassínio está a bordo de um avião em direção a Londres. E quem é o homem que está sentado ao seu lado?

No seu primeiro livro de thrillers mais curtos, Nesbo, o mestre da literatura policial nórdica, atrai habilmente o leitor enquanto folheia as emoções mais poderosas e fatais da humanidade.

"Sedução Absoluta - Série Paraíso - Livro 2" de Nicole Jordan

Editor: Marcador

Sinopse: Diana Sheridan, uma talentosa pintora, sabe o que significa ser enganada por um certo tipo de homem - anos antes, alguém destroçara o seu coração, deixando-a no meio de um escândalo sob o olhar de toda a boa sociedade londrina. Portanto, deve manter-se distante do encantador Thorne, um solteiro impenitente e um sedutor nato. Mas a atração que sente por ele é inegável. Aquele homem parece conhecer todos os segredos do seu corpo: cada carícia, cada beijo são convites irresistíveis para ela ir mais longe...


Até para Thorne, o interesse por Diana é novo. Apesar de ter tido muitas mulheres, nunca conheceu uma como ela, tão criativa, pouco convencional e ingénua apesar do passado. Agora já não consegue ficar longe dela: a vontade de lhe arrebatar beijos e conduzi-la no caminho do prazer torna-se o seu objetivo. E até pondera a ideia de casar com ela! Entre intrigas, momentos apaixonados e sociedades secretas; entre as festas de Londres e as praias ensolaradas de Cirene, a vida de Thorne e de Diana mudará para sempre.

"O Luto por Um Animal de Estimação Guia para superar a perda" de Millie Jacobs

Editor: Edições Asa

Sinopse: Quando um animal de estimação entra na nossa vida, fá-lo incondicionalmente, passa a fazer parte da nossa família. É por isso que a sua morte nos abala de forma tão profunda. As emoções provocadas por esta perda são difíceis de verbalizar e de superar. É uma dor silenciosa, solitária e frequentemente incompreendida.


Neste guia para o luto de um animal de estimação, Millie Jacobs recorre a testemunhos de pessoas que passaram por uma dor semelhante, à sua própria experiência pessoal com animais, bem como à sua experiência profissional no processo do luto.

A autora apresenta-nos um programa de 31 dias, ao longo do qual acompanha os donos - incluindo as crianças, a quem dedica um capítulo específico -, ajudando-os a lidar com as emoções, a ultrapassar a perda e a honrar os nossos companheiros.

"Corredor e Rota - Uma Ordem Mundial Chinesa" de Bruno Maçães

Editor: Relógio D'Água

Sinopse: A estratégia chinesa Corredor e Rota é considerada a mais ambiciosa iniciativa geopolítica contemporânea. Envolvendo mais de uma centena de países por terra e mar, tem consequências em todos os aspetos da sociedade global, da economia ao turismo e à cultura, das pescas à agricultura.


Simboliza a nova fase das ambições chinesas enquanto superpotência que pretende refazer a economia mundial e fazer de Pequim o novo centro do capitalismo e da globalização.

Bruno Maçães aborda as diferentes etapas desta iniciativa, apontando as realizações já conseguidas e as complexidades do processo. Interroga-se sobre se o Corredor e Rota é apenas uma questão de projeção internacional e lucro.

Não existirá também uma tentativa de criar novos valores, capazes de rivalizar com os do Ocidente?

"D. Manuel II A biografia do último Rei de Portugal" de João Miguel Almeida

Editor: Manuscrito Editora

Sinopse: Foi uma tragédia que levou um jovem de 18 anos ao trono português... e para reinar durante um dos períodos mais conturbados da nossa História.

A 1 de fevereiro de 1908, D. Manuel viu o pai, o rei D. Carlos, e o irmão, D. Luís Filipe, príncipe herdeiro, morrerem num violento tiroteio. De repente, o infante que só queria «reger uma orquestra» tornava-se rei. O último rei de Portugal.

Homem charmoso, amante e mecenas da cultura, D. Manuel II marcou a História de Portugal na diplomacia, na política e nas artes. No entanto, o seu legado acabaria distorcido e manchado pela perseguição constante de republicanos e pela traição de monárquicos, que julgava serem-lhe próximos.

Quem foi, afinal, D. Manuel II?
Noventa anos depois da sua morte, o historiador João Miguel Almeida procura responder a essa pergunta numa biografia fascinante, a de um homem que nunca deveria ter sido rei, mas que acabou por subir ao trono para, dois anos depois, assistir à implantação da república e ser atirado para o exílio da pátria que nunca deixou de amar.

"Um Sonho do Tio" de Fiódor Dostoiévski

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Escrita entre 1856 e 1859, a novela O Sonho do Tio foi originalmente concebida para teatro e é um dos textos de Dostoiévski onde o cómico atinge níveis tais que se transforma numa espécie de origem do mal.

Mária Aleksândrovna, grande dama de província, quer casar Zina, a sua filha de 23 anos, com um velho senil e muito rico, o príncipe K., recém-chegado à sociedade a Mordássov. Porém, há muito rivais, de parte a parte, e o plano parece difícil de concretizar.

Retratando a elite provinciana, na qual o vazio parece circular livremente dentro dos espíritos - como uma grande corrente de ar -, Dostoiévski pinta um retrato acutilante da amoralidade e hipocrisia, onde os mexericos grassam e as intrigas florescem em todo o seu esplendor, pelas mãos de personagens tão rasteiras quanto inesquecíveis.
Traduzido diretamente do russo por Nina Guerra e Filipe Guerra, vencedores do Grande Prémio de Tradução Literária APT/Pen Clube Português.

"Querida Kitty" de Anne Frank

Editor: Relógio D'Água

Sinopse: Querida Kitty é um romance na forma de cartas que Anne Frank escreveu a uma amiga imaginária.


Situando-se entre a obra literária e o documento histórico, mostra como a adolescente Anne Frank foi capaz de desenvolver capacidades narrativas e de construção de personagens mesmo nas condições de medo e isolamento em que se encontrava para escapar das perseguições nazis.

"Os Grandes Conflitos Mundiais" de John Andrews

Editor: Clube do Autor

Sinopse: O nosso mundo assenta em bases cada vez mais instáveis. Nos últimos anos enfrentámos uma pandemia global, assistimos a novas convulsões no Médio Oriente e questionámos a liderança global dos Estados Unidos. As mudanças climáticas e os desastres naturais ameaçam cada vez mais o planeta, e as zonas de perigo alargam-se num mundo intensamente conectado, mas ainda fragmentado. Andrews analisa antigas inimizades e as colisões iminentes para nos apresentar um retrato dos grandes conflitos em pleno século XXI.

"Como Investir em NFT Tudo o que precisa de saber sobre tokens não fungíveis" de Mike Hager

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Os NFT são um dos mais recentes e mais apetecíveis fenómenos das novas áreas de investimento, com grande procura em todo o mundo. Este é o guia mais simples, completo e prático sobre o tema. No início de 2021, Mike Hager entrou no mundo dos NFT. Seis meses depois, a sua coleção de obras digitais - ou «carteira» - valia mais de 4 milhões de euros, com um investimento total de cerca de 300 mil euros. Para atingir este objetivo, o autor fez mais de 2 mil horas de pesquisa intensiva. Agora, partilha tudo connosco, de forma clara e acessível, neste livro.


NFT (Non-Fungible Tokens) são obras de arte digitais únicas. Pela primeira vez, a arte digital disponível online pode ser claramente atribuída a um proprietário, e isto está a revolucionar o mercado: os preços dispararam e as peças são leiloadas na Christie's ou na Sotheby's por milhões. O melhor de tudo é que qualquer pessoa pode investir em NFT, no conforto de sua casa. Sim, os NFT são um investimento de risco, mas em que se os riscos são grandes, as oportunidades também são. Para ter sucesso, o leitor precisa de um conhecimento profundo sobre o mundo das criptomoedas e sobre o mercado de ativos digitais, sobre os players e as regras do jogo. Este livro oferece tudo isso para que todos possam começar a investir hoje mesmo.

"Poderes e Tronos - Uma nova história da Idade Média - Volume 1" de Dan Jones

Editor: Editorial Presença

Sinopse: Esta é a absolutamente notável nova história da Idade Média, pela mão de um dos melhores e mais lidos historiadores da atualidade. Aquela a que chamamos Idade das Trevas surge iluminada, apontado o caminho da era moderna.


Quando a poderosa Roma foi tomada pelos Bárbaros em 410, ficando reduzida a ruínas, acabava uma era - e começavam mais de mil anos que nos transformariam profundamente. Numa narrativa fascinante, onde os grandes nomes inundam as páginas - de Santo Agostinho a Átila, o Huno, passando pelo profeta Maomé e Leonor de Aquitânia - Dan Jones toma conta de um milénio da nossa história e oferece-nos uma perspetiva fresca, poderosa e surpreendente da Idade Média. Século após século, vemos o nascimento da Europa, as grandes capitais da Antiguidade, as cidades mais influentes do Ocidente Islâmico e as primeiras viagens europeias à América.

O mundo medieval foi - lembremo-nos - forjado pelas grandes forças que ainda são combustível da atualidade: alterações climáticas, pandemias, migração em grande escala, revoluções tecnológicas. Aquele tempo foi o que viu nascer as grandes nacionalidades europeias; foi a era do aparecimento das bases ocidentais dos sistemas legais e governativos; foram os séculos de estabelecimento das igrejas cristãs como grandes e poderosas instituições reguladoras da moral ocidental; foi a época em que arte, arquitetura, filosofia e ciência passaram por enormes e importantes transformações.

O Ocidente, tal como hoje o vemos e concebemos, foi construído sobre as cinzas da Idade Média - e emergiu de uma crise e de um sentimento de fracasso que dominavam o mundo.
Nas primeiras décadas do século XXI, quando nos encontramos, novamente, num ponto crítico, Poderes e Tronos mostra-nos como o passado - percebê-lo, iluminá-lo, debatê-lo - importa mais do que nunca.

"SOS Lixo: Vamos Reciclar" de Geronimo Stilton

Editor: Editorial Presença

Sinopse: As ruas de Ratázia foram, subitamente, invadidas por lixo. Pratos de plástico, garrafas vazias, bandeirolas de papel no chão... que coisa tão estranha! Parece que alguém se esqueceu das boas maneiras e de respeitar o meio ambiente. Mas com a ajuda dos amigos, o Geronimo Stilton vai ter muitas ideias para manter a cidade sempre limpa. Ah, que maravilha! Vem daí viver esta aventura e aprender mais sobre o desperdício e a reciclagem. Porque salvar o planeta está nas mãos de todos nós!

"Chefs sem Reservas - Segundo Prato" de Nelson Marques

Editor: Clube do Autor

Sinopse: «Em suma, tudo se resume ao cérebro. Quem come é o cérebro e não o estômago. O mesmo cérebro servirá para ler este livro. Talvez com ele a comida nos saiba a outra coisa, talvez nos saiba até melhor. (…) Talvez nos lembremos de que atrás de um/a chef está tudo o que o/a fez chegar até ali.»

César Mourão in PREFÁCIO

Depois de ter revelado a receita por detrás do sucesso de chefs como Bourdain, Bottura, Avillez e Lubomir, entre outros, Nelson Marques desvenda agora o percurso, segredos e ambições de 12 novos talentos gastronómicos.
Como é que se apaixonaram pela cozinha?
Que obstáculos tiveram de ultrapassar?
Quanto vale, afinal, o talento?
Este livro responde a estas e a muitas outras perguntas através de doze conversas intimistas com alguns dos mais bem-sucedidos cozinheiros da atualidade, incluindo 3 destacadas mulheres.

"O Livro dos Sonhos Roubados" de David Farr

Editor: Oficina do Livro

Sinopse: Quando a Rachel e o Robert ajudam o seu pai bibliotecário a roubar um livro proibido, entram num mundo perigoso. Toda a gente quer apanhar O Livro dos Sonhos Roubados e, com o pai preso, eles são forçados a fugir. Desesperados por sobreviver, a Rachel e o Robert têm de esconder e proteger secretamente o Livro, e têm de procurar a misteriosa página desaparecida.


O cruel e calculista presidente Charles Malstain quer O Livro e irá fazer tudo ao seu alcance para o conseguir. Mas, quando as crianças descobrem a estonteante verdade sobre o Livro mágico, vão fazer de tudo para que ele não vá parar às suas mãos - porque, se for, ele pode governar para sempre.
Entra nas páginas de uma aventura imortal…

"O Segredo do Vaticano" de David Leadbeater

Editor: Clube do Autor

Sinopse: O Segredo do Vaticano é um thriller imperdível que mistura o ambiente de O Código Da Vinci com a adrenalina do filme Die Hard. Suspense, mistério e velocidade: são estes os ingredientes principais deste livro arrojado e provocador. À aura de mistério do Vaticano, desde sempre um dos lugares mais fascinantes do planeta, junta-se o talento de Leadbeater, hoje considerado uma referência internacional da literatura policial. A união é perfeita.


Nesta aventura, repleta de ação e mistério, tudo começa quando um antigo agente do MI5 é incumbido de uma missão rotineira: acompanhar um professor e a sua filha ao Arquivo Apostólico do Vaticano. Mas nem tudo é o que parece. Quando estão embrenhados na leitura dos valiosos livros à guarda do Vaticano, um homem mascarado invade a biblioteca, atira a matar e foge com um antigo manuscrito. O professor é morto, e Joe persegue o atirador, sem compreender o que poderia estar nessas páginas que justificasse tal crime.
Joe, a sua parceira e a filha do professor decidem procurar respostas pelos seus próprios meios numa corrida vertiginosa contra o tempo. Só eles poderão resgatar o Livro de Segredos do Vaticano antes que um inimigo secular consiga derrubar Roma e macular a história da Igreja Católica. Os Amori são uma sociedade secreta proscrita disposta a tudo para a derradeira vingança.

"Quando Danças com o Coração" de Nicola Yoon

Editor: Porto Editora

Sinopse: Evie tem um poder muito especial: consegue ver o que o futuro reserva, a cada um, no que toca ao amor. Mas e quando, finalmente, vir o seu?

Evie já não acredita no amor. Sobretudo desde aquela tarde em que estava a olhar para um casal a beijar-se e, subitamente, viu não só como começou a história deles, mas como iria terminar. Sim, todas as histórias de amor têm um fim, e muitas vezes é o nosso coração que se parte em mil pedaços.

Enquanto Evie tenta perceber o que lhe está a acontecer, dá por si no La Brea Dance Studio a aprender danças de salão com um rapaz chamado X. Ele é tudo o que ela não é: aventureiro, apaixonado, audaz. X tem uma filosofia de vida: dizer sim a tudo - incluindo entrar num concurso de dança com uma rapariga que acabou de conhecer.

Apaixonar-se por X não é, de todo, o que Evie quer. Se as visões que tem sobre o final das histórias de amor dos outros lhe ensinaram alguma coisa, foi isto: ninguém consegue escapar à dor, ninguém sai ileso. Mas quando Evie e X dançam juntos, se tocam e rodam na pista, entrelaçados, ela vê-se obrigada a questionar tudo o que pensava saber sobre a vida e o amor. Vale a pena correr o risco? Pode o amor ser a coisa mais preciosa - mesmo se não eterna - da vida, quando aprendes a dançar com o coração?


"O que Procuras Está na Biblioteca" de Michiko Aoyama

Editor: Lua de Papel

Sinopse: Poucas pessoas sabem, mas no coração de Tóquio há uma pequena biblioteca comunitária, e ali trabalha a imponente senhora Sayuri Komachi. Dizem que tecla no computador a uma velocidade estonteante. Nos momentos mortos, com agulha e lã, constrói amorosamente pequenas figuras em feltro que oferece como brinde aos leitores - pode ser um pequeno avião ou um caranguejo, uma colher ou uma flor. Diz-se também que faz a mesma pergunta a todas as pessoas que entram na biblioteca: "O que procuras?"


A sua voz tem um estranho magnetismo, que leva os clientes a confessarem-lhe os seus sonhos mais secretos. Saem de lá com uma lista de livros, onde há sempre um título inesperado. Mais tarde, quando o leem, descobrem portas e janelas onde antes só viam paredes, encontram desvios, onde antes só viam obstáculos.

 O Que Procuras Está na Biblioteca, o romance da premiada jornalista Michiko Ayoama, apresenta-nos as histórias de várias personagens cujo destino se vai ligando por fios quase invisíveis. Nelas revemos a nossa própria história, os nossos desejos por cumprir. E, tal como elas, percebemos que os livros são mágicos, têm o poder de abrir novos caminhos.

"Personalidade e Poder Construtores e Demolidores da Europa Moderna" de Ian Kershaw

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Construtores e destruidores da Europa Moderna. Assistimos na era moderna ao aparecimento de indivíduos que controlaram um conjunto aterrador de instrumentos de controlo, persuasão e morte. Sociedades inteiras foram reconfiguradas e guerras foram combatidas, muitas vezes no desrespeito cruel pelas regras mais elementares. Na cúpula dessas sociedades estavam líderes cujas personalidades de alguma forma lhes possibilitaram fazer o que quisessem.


O novo livro de Ian Kershaw é uma tentativa cativante, lúcida e provocadora de entender esses líderes, quer operassem a nível global (Lenine, Estaline, Hitler, Mussolini), quer tivessem um impacto sobretudo nacional (Tito e Franco). Que tinham estes líderes, e que tempos foram aqueles em que viveram, que lhes permitiu terem um poder irrestrito e mortífero? E o que suscitou o fim dessa era? Num grupo contrastante de personalidades (Churchill, De Gaulle, Adenauer, Gorbatchev, Thatcher e Kohl), Kershaw emprega as suas excepcionais qualidades para reflectir sobre como estas outras figuras tão diferentes chegaram a poder

"Vou Gostar de Ti, Aconteça o que Acontecer" de Debi Gliori

Editor: Editorial Presença

Sinopse: «- O amor alguma vez se gasta - perguntou o Pequeno -, parte-se ou vai-se desfazendo?

Podes consertá-lo, voltar a colá-lo, tem remendo? - Ora, ora - disse a Mãe -, não sou assim tão inteligente.
Eu só sei que vou gostar de ti para sempre.»

O Pequeno tem muitas perguntas sobre o amor. O Pequeno não sabe se vão gostar dele para sempre. Mas a Mãe explica-lhe que o amor entre pais e filhos nunca tem fim. Um livro tão simples quanto tocante sobre o maior sentimento do mundo. A história que encanta milhões de leitores em todo o mundo.

"Guia Popular de Vinhos 2023" de Aníbal Coutinho

Editor:  Editorial Presença

Sinopse: Com o Guia Popular de Vinhos 2023, Aníbal José Coutinho e Neil Pendock vêm uma vez mais satisfazer as expectativas de um público que já cativaram com o rigor e o conhecimento evidenciado nas edições anteriores. Prático e fácil de consultar, o leitor sabe que aqui encontrará sugestões de vinhos para todas as ocasiões, com a garantia de qualidade dada por dois provadores profissionais. Este guia é uma ferramenta imprescindível para fazer uma boa escolha no supermercado, diante das muitas prateleiras de vinhos, com um preço justo entre os 2 e os 15 euros. Desfrute de vinhos portugueses de qualidade, de norte a sul do país, seguindo a criteriosa seleção que lhe é disponibilizada.

"Solo Leveling - Volume 1" de Chugong

Editor:  Editorial Presença

Sinopse: O fenómeno do Webtoon coreano, bestseller mundial, chega finalmente a Portugal.

Um dia aconteceu: apareceram portais desconhecidos a ligar o nosso mundo a uma realidade totalmente extraordinária e alternativa, cheia de monstros e seres fantásticos… O seu objetivo? Matar humanos.

Era preciso atacar este novo perigo. Assim surgiram os Caçadores, humanos que foram «despertados» e ganharam poderes para enfrentar aquelas criaturas medonhas. Mas, entre estes, há um que se destaca e é conhecido como «o mais fraco de todos os caçadores». O seu nome é Seong Jinu, e a sua sorte está prestes a mudar: a incursão que tem pela frente devia ser fácil, mas torna-se um verdadeiro pesadelo…

"Dores Menstruais Não São Normais - Endometriose: a doença desconhecida que afeta 1 em cada 10 mulheres" de Catarina Maia

Editor:  Manuscrito Editora

Sinopse: Durante vários anos, Catarina Maia sofreu com dores menstruais agonizantes. Era como se, todos os meses, tivesse uma varinha mágica a trabalhar dentro do seu corpo, sem dó nem piedade. Continuamente, procurou ajuda. Continuamente, os médicos desvalorizaram: era mulher, estava a menstruar e as dores faziam parte. Era tudo «normal».


Não era. Nove anos após a primeira menstruação, Catarina foi diagnosticada com endometriose, uma patologia desconhecida e de difícil diagnóstico que afecta uma em cada dez pessoas que menstruam. Determinada a divulgar a doença, criou a página O Meu Útero, um espaço de partilha sobre endometriose e de combate à normalização das dores menstruais.

Baseando-se na evidência científica mais actual, e com recurso a testemunhos de médicos e especialistas, a autora reúne, agora, em livro, toda a informação a que gostaria de ter tido acesso, com noções úteis e claras sobre o que é a endometriose e quais os seus sintomas endometriose, como e onde procurar ajuda e quais os tratamentos para enfrentar a doença.

"O Clube de BD do Supergatinho Livro 1" de Dav Pilkey

Editor: Marcador

Sinopse: Nas aventuras do Homem-Cão, já todos sabem que o Supergatinho é um grande supercompincha. Agora chegou o momento desse gatinho esperto ganhar destaque (e independência!) para mostrar os seus dotes artísticos.

Num clube dedicado à arte de fazer banda desenhada, o Supergatinho ensina um grupo de sapos simpáticos a expressarem-se através de boas aventuras.
Explorando diferentes técnicas de ilustração e criação narrativa, Dav Pilkey convida todos os seus leitores a experimentar a arte de contar e desenhar as suas próprias histórias.








cardapio.pt @ 14-9-2022 17:43:19


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros