Novidades Livros (17 a 23 de novembro de 2022)

cardapio.pt @ 16-11-2022 17:35:45

"Uma Paixão Simples" de Annie Ernaux

Editor: Livros do Brasil

Sinopse: Prémio Nobel da Literatura 2022


De um lado, uma mulher culta, independente, divorciada e já com filhos adultos. Do outro, um homem casado, estrangeiro, mais jovem, por quem ela perde completamente a cabeça. E por quem espera, dia após dia. Se o tema parece trivial, não o é, de todo, o modo como os dois anos que dura esta «paixão simples» são contados: no seu estilo frontal, acutilante, despido de vergonhas e julgamentos, Annie Ernaux desfoca a linha ténue entre ficção e autobiografia e põe na voz da narradora as confidências da história de uma relação que toma conta de tudo, que extasia e rebaixa, fonte da maior felicidade e da mais dolorosa solidão. Viver algo assim será, talvez, o maior privilégio da existência. Lançado em 1991, Uma Paixão Simples surpreendeu o panorama literário francês, quebrando os estereótipos do romance sentimental pelo seu erotismo e pela sua honestidade. Em 2020, foi adaptado ao cinema por Danielle Arbid.

A partir do mês de setembro do ano passado, não fiz mais nada a não ser esperar um homem: esperar que ele me telefonasse e que viesse a minha casa.

"Billy Summers" de Stephen King

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: - É uma pessoa má?

Nick ri-se, abana a cabeça e olha para Billy com genuíno afeto.
— Fazes-me sempre a mesma pergunta…
Billy assente. Só se dedica a gente má. É o que lhe permite dormir à noite.

Billy Summers é um homem com uma arma. Assassino contratado, é o melhor naquilo que faz e só leva o trabalho a cabo se o seu alvo for um tipo realmente perverso - é a regra que não está disposto a quebrar.

Um veterano condecorado da Guerra do Iraque, é um dos melhores snipers do mundo e um verdadeiro Houdini quando se trata de desaparecer após a bala ser disparada. Mas agora Billy quer pôr as armas de lado e, para o fazer, há apenas uma última missão a cumprir. Uma proposta demasiado boa para ser recusada… Com este currículo, o que pode correr mal?

Talvez tudo. Quando Billy se instala numa pequena cidade americana - apenas um escritor que procura superar um bloqueio criativo, enquanto mantém a mira apontada ao seu alvo -, a verdade é que está longe de imaginar a teia de traição, perseguições e vingança que terá à sua espera.

"Verity Edição - especial de colecionador" de Colleen Hoover

Editor: TopSeller

Sinopse: O livro mais inesperado e perturbador de Colleen Hoover.


Agora numa edição de colecionador limitada com um epílogo inédito e exclusivo.

Lowen Ashleigh é uma escritora que se debate com grandes dificuldades financeiras, até que aceita uma oferta de trabalho irrecusável: terminar os três últimos volumes da série de sucesso de Verity Crawford, uma autora de renome que ficou incapacitada depois de um terrível acidente.

Para poder entrar na cabeça de Verity e estudar as anotações e ideias reunidas ao longo de anos de trabalho, Lowen aceita o convite de Jeremy Crawford, marido da autora, e muda-se temporariamente para a casa deles. Mas o que ela não esperava encontrar no caótico escritório de Verity era a autobiografia inacabada da autora. Ao lê-la, percebe que esta não se destinava a ser partilhada com ninguém.

São páginas e páginas de confissões arrepiantes, incluindo as memórias de Verity relativas ao dia da morte da filha. Lowen decide ocultar de Jeremy a existência do manuscrito, sabendo que o seu conteúdo destroçaria aquele pai, já em tão grande sofrimento. Mas, à medida que os sentimentos de Lowen por Jeremy se intensificam, ela apercebe-se de que talvez seja melhor ele ler as palavras escritas por Verity. Afinal de contas, por mais dedicado que Jeremy seja à sua mulher doente, uma verdade tão horrenda faria com que fosse impossível ele continuar a amá-la.

"Tempestade" de Ragnar Jónasson

Editor: TopSeller

Sinopse: Claustrofóbico e perturbador, Tempestade reafirma Ragnar Jónasson como um dos mais entusiasmantes e respeitados escritores de policiais da atualidade.


Prestes a chegar o fim de semana de Páscoa, Siglufjörður, a cidade mais a norte da Islândia, é invadida por turistas, desejosos de experimentarem as majestosas pistas de esqui. Três dias antes da festividade, contudo, uma jovem de 19 anos cai de uma varanda, na rua principal, tendo morte imediata.

No seu diário, porém, uma das entradas dá a entender que poderá não se ter tratado de um acidente. E quando um residente de uma casa de repouso da cidade escreve «Ela foi assassinada» vezes sem conta nas paredes do seu quarto, os contornos deste caso ganham proporções profundamente sinistras.

Ari Thór, inspetor da polícia, a braços com vários problemas na vida familiar, terá de recorrer a todas as suas forças para lidar com um terrível enigma que, peça a peça, parece revelar uma verdade brutal e implacável...

"A Aventura do Bolo de Natal Agatha Christie N.º 20" de Agatha Christie

Editor: Edições Asa

Sinopse: Uma casa de campo inglesa durante a época de Natal, com a lareira a crepitar e comida deliciosa, não parece ser o sítio mais indicado para um crime, mas um bilhete sinistro deixado na almofada de Hercule Poirot diz-lhe que nem tudo é o que parece ser. E os mistérios não ficam por aqui…. Há a terrível descoberta de um corpo num local estranho, uma discussão que acaba em morte, o caso do morto que alterou os seus hábitos alimentares e ainda o enigma da vítima que sonhou com o seu próprio suicídio.


  Uma sucessão de casos mirabolantes nos quais os poderes de dedução de Hercule Poirot e Miss Marple são a cereja em cima do bolo…

"Independente Demente" de Miguel Esteves Cardoso

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: As crónicas de O Independente nunca publicadas em livro. Com prefácio de Paulo Portas e posfácio de MEC.


Como sobreviveram as ideias veiculadas por MEC, há mais de 30 anos, nas suas muito aguardadas crónicas no semanário O Independente? O autor está hoje perto dos 70 anos, mas, naquela altura, antecipava que, à conta de perdas de tempo, chegaria aos 60 vivendo apenas 30. E, embora já fizesse previsões e promessas, também já dizia que o que lhe valia eram os restaurantes e o amor.

O que terá dito MEC, em 1989, sobre a fatwa decretada pelo Ayatollah Khomeini contra Salman Rushdie? E como terá sido a carta que dedicou a Álvaro Cunhal, dois anos depois, que começa com «Meu caro camarada» e termina com «um abraço, do seu admirador e amigo Miguel»? Sabia que, nesse mesmo ano de 1991, «o ano da depressão», Miguel Esteves Cardoso sonhou com a prisão de Paco Bandeira, 21 anos antes de este ter sido condenado por violência doméstica? E o que sabe de geografia? Sabia que Belize é a terra de Álvaro Size? Ou Burundi, a terra imundi? Ou ainda que a Suíça é o país da feijoca e da chouriça? E o que sabe da porno-toponímia internacional? Fique a saber tudo isso, bem como as 101 promessas de MEC para o ano de 1992, neste Independente Demente.

"Fala com Ela Conversas marcantes com personalidades que admiramos" de Inês Meneses

Editor: Contraponto Editores

Sinopse: Neste livro, reúnem-se finalmente algumas das mais extraordinárias conversas de Inês Meneses no seu icónico e premiado programa de rádio Fala com Ela. São catorze encontros com personalidades cujos talentos admiramos e formas de estar no mundo nos fascinam.


Da franqueza desarmante de Paula Rego ao entusiasmo com que Miguel Esteves Cardoso continua a pensar o futuro; do mundo que Carlos Tê põe nas canções à forma generosa com que Maria Rueff está na vida; do lado bicho-do-mato de Adriana Calcanhotto, que a leva a encontrar-se entre os animais e a música, à procura do novo, do fazer diferente que sustentou o trabalho de Julião Sarmento; da liberdade que Ana Moura aprendeu a ter como companhia à forma como o rock levou Rui Reininho a olhar para dentro; da intensidade com que Pedro Cabrita Reis vive e cria ao humor que Gregório Duvivier aprendeu a usar como altifalante; de como as canções arrumam o modo como Fausto observa e está no mundo à relação visceral que Herman José tem com o público português; do tom maior com que Carlos do Carmo cantou o amor e a cidade ao brilhantismo que Bernardo Sassetti deixa como legado.

Tudo tem espaço nestas conversas intimistas, conduzidas por uma comunicadora ímpar, e que agora temos o privilégio de ler. Porque há sempre uma resposta para todas as questões.

"Agradece - O Livro Essencial para uma Vida Mais Feliz" de Júlia Domingues

Editor: Ego Editora

Sinopse: Agradecer as bênçãos diárias, não as tomando por garantidas, é o caminho certo para encontrar a felicidade. A gratidão abre-nos os olhos para o que temos, tirando o foco do que nos falta.


Neste novo livro, Júlia Domingues, autora com mais de um milhão de seguidores nas redes sociais, propõe-nos refletir e agradecer o lado positivo de cada dia, fazendo da nossa vida, um lugar (mais) feliz.

"D. João II" de Luís Adão da Fonseca

Editor: Temas e Debates

Sinopse: Nascido em Maio de 1455, D. João é filho de D. Afonso V e de sua mulher, D. Isabel de Urgel. Pelo lado paterno, é neto de D. Duarte. Neto e sobrinho-neto da chamada «Geração de Avis», casa com sua prima D. Leonor, filha do infante D. Fernando, irmão de D. Afonso V.


Embora tenha governado relativamente pouco tempo (entre 1481 e 1495), D. João II ocupa um lugar fundamental na história portuguesa da transição dos tempos medievais para os modernos. Analisados de perto, comprova-se terem sido anos pouco pacíficos, com graves conflitos internos e externos, que chegam mesmo a dividir a própria família real. Os êxitos de algumas expedições marítimas e das negociações diplomáticas com elas relacionadas não devem, no entanto, fazer-nos esquecer que, no plano da política interna, com o inesperado falecimento do herdeiro D. Afonso, D. João II acaba por se encontrar numa situação sem saída.

De qualquer modo, o rei tem uma imagem bem enraizada na recordação dos Portugueses. Os contornos desta imagem nem sempre coincidem totalmente com a realidade, mas resultam de rasgos e de circunstâncias que, relacionados com a sua figura, têm razão de ser. Além disso, alguns dos problemas que o monarca tem de enfrentar, pela sua dimensão e implicações, correspondem a vetores fulcrais da nossa experiência coletiva, pelo que as soluções encontradas condicionarão por muito tempo a história posterior. Assim, compreende-se que D. João II seja, de facto, um dos nomes determinantes da memória lusitana.

"Viagem ao Coração de uma Guerra Futura Ucrânia, Rússia, Leste da Europa 1995-2022" de Paulo Moura

Editor: Objectiva

Sinopse: No seu novo livro, Paulo Moura reúne apontamentos das várias viagens que fez, à Rússia, Ucrânia e Leste Europeu, em busca da origem do conflito a que assistimos hoje, com a invasão da Ucrânia pela Rússia de Putin.


Vistas do futuro, todas as guerras são absurdas.

Uma máquina fotográfica que talvez tenha pertencido a Hitler.
Uma cidade de cientistas, no meio da Sibéria, que desencadeou o fim da guerra fria.
Um banqueiro comunista.
O star-system da mafia russa.
O regresso do rei búlgaro.
A prisão do ditador sérvio, Milosevic.
Os bastidores da indústria porno húngara.
As fronteiras polacas de todos os tráficos.
O clube noturno mais ousado de Moscovo.
Um jogador de póquer em Maidan.
Reuniões secretas dos nazis ucranianos.
Oligarcas revolucionários na Crimeia.

Da Rússia à Ucrânia, passando pelas várias fronteiras físicas e culturais que dividem os verdadeiramente europeus daqueles que o não serão ainda, esta é a narrativa de uma série de viagens feitas entre 1995 e 2022.

A perspetiva é a de um viajante do futuro, que se desloca para observar as raízes da discórdia, encontrar abominações, diferenças irredutíveis, ódios antigos - ideias e sentimentos pelos quais valha a pena matar e morrer.

As razões para se começar uma guerra são sempre muitas. E são precisamente as mesmas que tornam a paz obrigatória e urgente.

"Cuéle - O Pássaro Troçador" de Jorge Arrimar

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: De meados do século XIX a finais do século XX, este romance histórico recria factos e pessoas do Sudoeste angolano, uns marcantes no espaço público, outros que apenas deixaram sinais nas famílias, memórias reforçadas por precários vestígios escritos ou conservadas apenas na oralidade.


António José de Almeida, um dos mais relevantes moradores do Humbe e da Chibia, nascido em Caconda (1856), surge como uma personagem marcante da narrativa, numa manobra que o autor classifica de resgate literário ao esquecimento.

Este resgate estende-se a muitas personagens, umas mais ficcionadas do que outras, mas todas reais em algum momento, todas fictícias sempre, tanto moradores de povoações e vilas, como elementos das sociedades tradicionais. E é com o hamba Nande, do Cuanhama, que este livro se dá à leitura, numa viagem onírica que é, afinal, a condensação metafórica dum tempo em que esta narrativa se amarra.

"Tesouro Escondido | Dia e Noite à Sua Disposição" de Sharon Kendrick

Editor: Harlequin

Sinopse: Loukas Sarantos já foi guarda-costas dos homens mais poderosos do mundo. Como modelo publicitário da joalharia de Loukas, Jessica tem de acatar todas as suas ordens... e ele aproveitará cada segundo para tê-la sob controlo. Mas quando a antiga paixão ressurge, Loukas percebe que ela é a joia mais preciosa que já vira... e fará de tudo para possuí-la novamente.


Dia e Noite à Sua Disposição
Conall Devlin era um homem de negócios implacável, disposto a chegar ao topo. Para conseguir o prédio com o qual pensava coroar a sua fortuna, aceitou uma cláusula que não era usual num contrato… Domar a desdenhosa e caprichosa filha do dono da propriedade! Amber Carter parecia levar uma vida luxosa e frívola, mas, no fundo, sentia-se sozinha e perdida no mundo materialista em que vivia. Até que uma manhã, o novo senhorio apareceu no seu apartamento para lhe fazer um ultimato. Se não quisesse ficar sem um sítio onde viver, devia aceitar o primeiro trabalho que ia ter na sua vida...

"A Era da Incerteza - Como um grupo de grandes cientistas mudou a nossa forma de ver o mundo" de Tobias Hürter

Editor: CRITICA

Sinopse: A história épica de como, nas primeiras décadas do século XX, um conjunto de mentes privilegiadas mudou para sempre a nossa compreensão da realidade.


Marie Curie, Max Planck, Niels Bohr, Werner Heisenberg, Erwin Schrödinger e Albert Einstein não revolucionaram apenas a Física. Eles redefiniram o nosso mundo e a realidade em que vivemos.

Em A Era da Incerteza, Tobias Hürter dá vida à época de ouro da Física e aos seus inesquecíveis heróis e heroínas. O trabalho dos físicos mais importantes do século XX produziu descobertas científicas que levaram a uma visão inteiramente nova da Física - e a uma visão do universo que, ainda hoje, não é inteiramente compreendida, mesmo que as provas da sua exatidão estejam à nossa volta.

Os homens e mulheres que fizeram estas descobertas foram aventureiros intelectuais, renegados, dandis e nerds, alguns unidos por uma profunda amizade; outros, por uma amarga rivalidade. Mas a era da teoria da relatividade e da mecânica quântica também foi a era das guerras e revoluções. A descoberta da radioatividade transformou a ciência, mas também levou aos horrores de Hiroxima e Nagasáqui.

Ao longo deste livro, o investigador Tobias Hürter relembra-nos de forma magistral do cruzamento entre a ciência, as suas descobertas e os acontecimentos mundiais, uma vez que não podemos observar o mundo sem o mudar.

"Ruination – Um Livro League of Legends" de Anthony Reynolds

Editor: Nuvem de Tinta

Sinopse: O primeiro livro ambientado no universo de league of legends, um dos videojogos mais populares de sempre.


Quando o tio de Kalista, o jovem e narcisista Viego, se torna rei, ela promete moderar os seus instintos destrutivos, tornando-se sua leal confidente, conselheira e general militar. No entanto, Kalista vê os seus desígnios gorados quando a lâmina envenenada de um assassino atinge a esposa de Viego, Isolde, contagiando-a com uma doença incurável. À medida que o estado de Isolde piora, Viego desce à loucura e à dor, ameaçando arrastar Camavor consigo. É então que Kalista tenta uma jogada desesperada para salvar o reino, lançando-se em busca das Ilhas Abençoadas.

As ilhas, há muito desaparecidas, poderão ser a chave para a salvação da rainha — isto é, se Kalista conseguir encontrá-las. A corrupção cresce na capital das Ilhas Abençoadas, onde um guardião vingativo procura enredar Kalista nas suas cruéis intrigas. Ela será forçada a escolher entre a sua lealdade a Viego e fazer o que ela sabe que é certo… Porque, mesmo perante a escuridão absoluta, um gesto nobre pode acender a luz que salvará o mundo.

"O Sol, o Mar e as Estrelas Sabedoria ancestral para um caminho de cura" de Iulia Bochis

Editor: Iguana

Sinopse: Seguindo a história de uma viajante enquanto se move da escuridão para a luz através do ritmo das estações e usando a sabedoria antiga e citações filosóficas de todo o mundo — desde Rumi até Emily Dickinson — para ancorar a sua impressionante narrativa visual, Iulia Bochis (@iuliastration) tece uma história intemporal de crescimento pessoal e amor próprio.


O sol, o mar e as estrelas é uma jornada de autodescoberta, sempre contada através de ilustrações relaxantes e originais.

As cores, os grafismos e as frases de sabedoria convivem harmoniosamente neste livro.

"Boitempo" de Carlos Drummond de Andrade

Editor: Tinta da China

Sinopse: Livro icónico de Carlos Drummond de Andrade na colecção de poesia


Livro de carácter memorialístico e muito pessoal (o título é um jogo de palavras que vem da infância rural do autor), a edição portuguesa reúne num só volume esta obra fundamental de Carlos Drummond de Andrade, que foi originalmente publicada numa sequência de três títulos, entre 1968 e 1973.

Boitempo

Entardece na roça
de modo diferente.
A sombra vem nos cascos,
no mugido da vaca
separada da cria.
O gado é que anoitece
e na luz que a vidraça
da casa fazendeira
derrama no curral
surge multiplicada
sua estátua de sal,
escultura da noite.
Os chifres delimitam
o sono privativo
de cada rês e tecem
de curva em curva a ilha
do sono universal.
No gado é que dormimos
e nele que acordamos.
Amanhece na roça
de modo diferente.
A luz chega no leite,
morno esguicho das tetas
e o dia é um pasto azul
que o gado reconquista.

"Tu És um Campeão - Como ser o melhor que se pode ser" de Marcus Rashford e Carl Anka

Editor: Clássica Editora

Sinopse: Antes de ser jogador de futebol do Manchester United e da Seleção de Inglaterra, e muito antes de iniciar a sua campanha inspiradora para acabar com a pobreza alimentar infantil, Marcus Rashford era apenas um miúdo comum de Wythenshawe, no sul de Manchester. Agora, Marcus quer mostrar aos mais jovens leitores como podem alcançar os seus sonhos. Nasce assim este guia, positivo e inspirador — o livro infantil de não ficção mais vendido em Inglaterra, em 2021.


Foi também eleito Livro de Não Ficção Infantil do Ano, pelo British Book Awards, que o classificou de autêntico e singular, retendo de forma impressionante a voz de Marcus Rashford.

Escrito em parceria com o jornalista Carl Anka, o livro está repleto de histórias pessoais de Marcus, conselhos inspiradores e dicas da psicóloga de performance Katie Warriner.

"A Magia das Boas Palavras" de Margarida Marinho

Editor: Bertrand Editora

Sinopse: Era uma vez, num país distante, uma princesa que ficou famosa por provocar grandes dores de cabeça e pequenos milagres. Uma história cheia de aventura e de magia.


Alexis, o filho do mercador Youri, não precisou de um caldeirão nem de poções mágicas para lançar uma maldição sobre a princesa Olívia. Bastaram umas quantas palavras para que a vida de sonho da princesa se transformasse no pior dos seus pesadelos; bastou uma única frase para que a princesa mimada ficasse à beira do nada. Para a manter em segurança, bem longe de tudo e de todos, o rei Altazar aceitou enviar Olívia para a aldeia do Poço do Assobio. O que o rei não previra era que o destino da sua filha seria decidido ali, num derradeiro confronto com o maior inimigo dela. Mas a magia das boas palavras acabaria por ensinar aos jovens uma grande lição: «Nunca dês troco a palavras menos boas!»

"Ontem à Noite no Telegraph Club" de Malinda Lo

Editor: Desrotina

Sinopse: «O livro. Era sobre duas mulheres apaixonadas uma pela outra. — E então, proferiu a pergunta que se enraizara nela e que agora desenrolava as suas folhas e exigia mostrar-se à luz do Sol: — Alguma vez ouviste falar de tal coisa?»


Lily Hu não se consegue recordar do momento exato em que a pergunta se enraizou na sua mente, mas a resposta surgiu, como se um candeeiro de rua se acendesse numa noite negra, quando ela e Kathleen Miller caminharam sob o letreiro néon de um bar lésbico chamado Telegraph Club.

Em 1954, Chinatown, nos Estados Unidos da América, não é um lugar seguro para duas raparigas se apaixonarem. A Ameaça Vermelha intimida a população, sobretudo pessoas sino-americanas como a família de Lily. Com o risco de deportação a pairar sobre o seu pai, apesar da cidadania duramente conquistada, Lily e Kath arriscam tudo para que o seu amor possa sair da escuridão e ver a luz do dia.

"Fake News - Questiona tudo! - Combate as notícias falsas!" de Susan Martineau

Editor: Lilliput

Sinopse: Aprende estratégias para combater as notícias falsas!


Usa o teu espírito crítico e sê ágil, só assim conseguirás identificar o que é verdadeiro e falso. Aprende a pensar por ti próprio e a fazer perguntas sobre tudo o que lês.

Todos os dias somos bombardeados com informação. Está em todo o lado, desde as redes sociais até aos transportes públicos. Algumas destas informações são muito úteis e interessantes e é verdade que aprender factos sobre o mundo que nos rodeia é fundamental.

No entanto, há que aprender a filtrar com critério e espírito crítico o que é informação e o que é desinformação. Este manual, simples, assertivo e disruptivo, vai ajudar-te neste combate às Fake News!

Autoras vencedoras do Blue Peter Book Award









cardapio.pt @ 16-11-2022 17:35:45


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros