Novidades Livros (26 de janeiro a 1 de fevereiro de 2023)

cardapio.pt @ 25-1-2023 17:17:10

"70072: A menina que não sabia odiar" de Lidia Skibicka Maksymowicz e Paolo Rodari

Editor: Porto Editora

Sinopse: A comovente e inspiradora história de uma criança enviada para Auschwitz, que sobreviveu às infames experiências de Josef Mengele. Com prefácio de Sua Santidade, o Papa Francisco.

Lidia Maksymowicz tinha três anos quando, em dezembro de 1943, entrou com a mãe no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, onde foi marcada com o n.º 70072. Durante treze meses, sobreviveu àquele inferno como uma das pequenas cobaias de Josef Mengele, conhecido como «o Anjo da Morte».
Em janeiro de 1945, após a libertação, sai de Auschwitz na companhia de uma mulher polaca, que decidiu adotar um dos «órfãos» deixados num local repleto de cadáveres.
É na casa desta mulher que Lidia vive e cresce. No entanto, a pequena sobrevivente não esquece o seu nome nem a mãe biológica: não deixa de acreditar que a mãe está viva, nem de a procurar. E, de forma quase miraculosa, as duas irão reencontrar-se, dezassete anos depois.
Do campo de concentração, Lidia recorda-se do silêncio necessário para sobreviver, sem poder sequer permitir-se uma emoção. Hoje, volvidos quase oitenta anos da sua prisão, dedica-se a preservar a memória do Holocausto, testemunhando «o que foi o Mal e que o Bem pode sempre prevalecer».

"O Circo da Noite" de Erin Morgenstern

Editor: Casa das Letras

Sinopse: Um circo misterioso, de itinerário imprevisível, aparece sem qualquer anúncio ou aviso prévio. Simplesmente aparece. O interior das tendas listradas dá lugar a um alucinante espetáculo, que conquista o público através de variados números artísticos: é Le Cirque des Rêves.


No entanto, nos bastidores é travado um estranho jogo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco. Sem o conseguirem evitar, Celia e Marco apaixonam-se de forma ardente, mas nem este amor é capaz de pôr fim ao jogo em que todos os envolvidos no circo são participantes.

Sem o saberem, a competição terminará quando apenas um deles sobreviva, pelo que o circo acaba por se tornar palco de uma fascinante batalha de imaginação e ambição. Tudo está em causa e assente num equilíbrio tão instável quanto o dos corajosos acrobatas que conduzem os seus números numa corda bamba, bem lá no alto.

Com uma escrita lírica e contagiante, que apela aos sentidos e ao coração, este universo de magia e imaginação consegue tornar-se belo, com as suas listas brancas e pretas, sem vestígios de dourado ou vermelho. O Circo da Noite é uma obra fascinante que fará com que o mundo real pareça mágico, e o mundo mágico, real.

" Por Onde Irá a História?" de Miguel Monjardino

Editor: Clube do Autor

Sinopse: Uma análise lúcida e fundamentada sobre a geopolítica internacional por um dos comentadores políticos mais respeitados do país.


A guerra continua a ser possível na Europa. O poder é o que sempre foi a força mais importante. O que está a acontecer no mundo? Porquê?

Partindo do passado para a exploração do presente e dos possíveis futuros, Miguel Monjardino, especialista em geopolítica e geoestratégica, explica as razões do desequilíbrio do sistema internacional, analisa os mais importantes factos da geopolítica e antecipa o que se pode esperar em Portugal e no mundo.

Por onde irá então a história? A fixação no presente e a desvalorização do passado é, hoje em dia, um dos principais obstáculos intelectuais à compreensão do nosso tempo. Acreditamos que vivemos um momento único na história. Na realidade, Portugal e os países europeus já viveram períodos semelhantes. Assim, o conhecimento do passado histórico é crucial para a escolha e decisão sobre possíveis futuros. Precisamos de um novo mapa conceptual para avaliarmos os acontecimentos internacionais.DETALHES

"Espinosa e Leibniz" de António Borges Coelho

Editor: Editorial Caminho

Sinopse: Os filósofos movimentam-se no mundo dos conceitos e das doutrinas. Complexo de doutrinas universais. É deste modo que Leibniz caracteriza a Filosofia. Olha as coisas do ângulo da Eternidade e do Todo. E dessas alturas como cantou Lucrécio, como que se apagam o tempo, a mudança, o particular. Certamente também o tempo e a mudança são categorias filosóficas mas despidas já da carga terrena dos acontecimentos, despidos da multiplicidade nunca inteiramente classificável do concreto.


Desculpem-me se abro demasiadamente a porta do concreto, se não consigo, preso pelos singulares da História, passar o umbral da visão subspecie aeternitatis de que falava Espinosa (de seus nomes, Baruch, Beneditus, Bento de Espinosa, Bento de Spinosa, B. de S.), para quem «a liberdade da Filosofia […] não pode ser abolida sem se abolir ao mesmo tempo a paz do Estado e a própria Piedade».

"Retrato de uma Senhora" de Henry James

Editor: Clube do Autor

Sinopse: Henry James revela magistralmente nesta obra a subtil tragédia da inocência perdida e dos sonhos desfeitos. O autor constrói sua história como um jogo em que cada coisa se converte no seu oposto: liberdade em destino, afeto em traição, pureza em astúcia e vice versa.


Isabel Archer é uma jovem independente que renuncia ao casamento para experimentar tudo o que a vida tem para lhe oferecer. No entanto, acaba por se casar com com um homem cujas manipulações quase lhe destroem a vida e o espírito de Isabel. A sua esperança é escapar se antes que seja tarde demais.

"O Retiro" de Sarah Pearse

Editor: Porto Editora

Sinopse: Da autora de O Sanatóriobestseller do New York Times e Escolha do Mês do Reese’s Book Club, chega-nos um novo thriller claustrofóbico, onde a promessa de umas férias de sonho se transforma no pior dos pesadelos.

Um oásis de paz… no Rochedo da Morte

Uma exclusiva e luxuosa estância destinada ao bem-estar é inaugurada numa ilha ao largo da costa inglesa, prometendo descanso e relaxamento totais a quem a frequentar – mas a própria ilha, conhecida como o Rochedo da Morte, tem um passado sombrio, e os rumores de que está amaldiçoada são mais do que meros boatos.

Quando um corpo é encontrado nas rochas abaixo do pavilhão de ioga, a detetive Elin Warner é chamada ao local para investigar aquele trágico incidente. Aparentemente, a vítima é uma desconhecida – alguém que não era suposto estar na ilha.

No dia seguinte, uma atividade de mergulho resulta noutra morte, e Elin começa a suspeitar que não há nada de acidental por detrás destes acontecimentos. Mas por que motivo alguém teria na sua mira os hóspedes do retiro? E quem será a próxima vítima?
Elin tem de descobrir quem é o assassino – antes que a história da ilha se repita…

"8 Regras do Amor" de Jay Shetty

Editor: Albatroz

Sinopse: Um guia completo para vivermos cada etapa do amor criado pelo autor bestseller de Pensa como um Monge.

Ninguém nos ensina a amar. Por isso, muitas vezes atiramo-nos para as relações munidos apenas da sabedoria adquirida através das comédias românticas e da cultura pop a que somos expostos. Mas não tem de ser assim.
Jay Shetty não acredita que o amor seja um conceito transcendente ou uma coleção de clichés. Em vez disso, defende que há passos que podemos dar para o fortalecermos e para o vivermos plenamente.
Inspirado na tradição védica e no conhecimento científico atual, o autor guia-nos pelo ciclo de uma vida a dois – os primeiros encontros, a partilha de casa, as vitórias e as derrotas – e mostra-nos como podemos evitar manter um relacionamento que não nos traz felicidade e como uma separação é também um recomeço.
Com este livro absolutamente transformador, Jay Shetty revela que, se observarmos as oito regras do amor, seremos capazes de sentir um amor maior e mais puro - por nós mesmos, pelos outros e pelo mundo.

"Amor à segunda vista" de Alex Light

Editor: Porto Editora

Sinopse: O fenómeno TikTok que vai derreter o teu coração!

Há anos que Becca, uma jovem de 17 anos, acredita no amor verdadeiro.
Mas quando a sua ex-melhor amiga troça dela por não ter um namorado, Becca decide fingir que está a namorar com alguém às escondidas.
Brett Wells é o par perfeito. Capitão da equipa de futebol e um dos rapazes mais populares da escola não deveria ter dificuldade em encontrar alguém com quem sair, mas esteve sempre mais focado no seu futuro do que em quem havia de convidar para o baile de finalistas.
Brett ouve Becca a mentir. E apesar de nem a conhecer bem, decide oferecer-se para ser o seu namorado secreto. É a solução perfeita para os problemas de ambos: os amigos dele deixam-no em paz por não sair com ninguém e Becca consegue alimentar a sua mentirita por mais algum tempo.
Mas fingir que se é o casal perfeito não é fácil, sobretudo quando mal se conhece a outra pessoa. Becca ainda sofre com uma desilusão passada e Brett mal consegue lidar com a vida que tem. Parece que, afinal, o casal tem mais em comum do que poderia imaginar.
Com o tempo, começa a ser difícil separar o romance falso da realidade, e os dois namorados são obrigados a reconhecer que aquela relação inventada talvez seja a mais real das suas vidas…

"O Jovem" de Annie Ernaux

Editor: Livros do Brasil

Sinopse: Uma mulher na casa dos cinquenta envolve-se com um homem quase trinta anos mais novo. Essa relação fá-la regressar a uma cidade do seu passado e ali, entre o entusiasmo do enamoramento, com os seus jogos de sedução e prazer, e os estigmas gerados pela diferença de idades e de posições sociais, é levada a refletir sobre a rapariga «escandalosa» que foi, menina da província, de um meio que já não é o seu e que agora, com estranheza, reconhece no outro. Publicado em 2022, meses antes de ser distinguida com o Prémio Nobel de Literatura, O Jovem é um texto-chave na obra de Annie Ernaux, uma pequena joia finamente cinzelada sobre o tempo e a escrita.


Com ele, percorria todas as épocas da vida, da minha vida.

"De coração para coração" de Dalai Lama e Patrick McDonnell

Editor: Albatroz

Sinopse: Uma conversa de amor e esperança sobre o nosso precioso planeta.

À residência de Dalai Lama em Dharamsala, na Índia, chega um visitante especial. Sua Santidade interrompe a meditação matinal para cumprimentar um transtornado Panda Gigante, que viajara muitos quilómetros para este encontro. Recebendo-o como um amigo, Sua Santidade convida-o para um passeio pela floresta e fala-lhe da importância da bondade e da compaixão para com a Natureza pois dela depende a nossa sobrevivência.
Os textos inspiradores de Dalai Lama, magistralmente ilustrados por McDonnell, refletem sobre o futuro do nosso planeta e clamam por uma revolução compassiva, lembrando-nos de que somos todos membros de uma única família que partilha uma pequena casa chamada Terra.
«Espero que este livro abra os olhos, as mentes e os corações de todos os que o lerem.»
Sua Santidade o Dalai Lama

"A Fera na Selva" de Henry James

Editor: Dom Quixote

Sinopse: Um segredo une o casal de amigos John Marcher e May Bartram.


Depois de se terem conhecido em Itália e passado dez anos sem qualquer contacto, um reencontro inesperado numa visita à mansão de Weatherend faz com que retomem a amizade que julgavam perdida. May irá, a partir de então, acompanhar as expectativas de John, que espera que um acontecimento raro e grandioso se dê na sua vida, e dispõe-se a esperar com ele.

Um sentimento de amor implícito entre ambos atravessa toda a narrativa, cuja trama, passada na Inglaterra do final do século XIX, propicia ao leitor uma infinidade de interpretações sobre a real história de A Fera na Selva.

Justamente considerada um dos momentos mais altos da obra de Henry James, esta novela devastadora e comovente aborda temas universais - o amor, a solidão, a morte e o sentido da vida - de uma forma admirável e inesquecível para qualquer leitor que se cruze com ela. Não é por isso de admirar que este pequeno texto seja um dos grandes clássicos da literatura de todos os tempos.

"A Dança dos Loucos" de Sérgio Luís de Carvalho

Editor: Clube do Autor

Sinopse: No dia 19 de abril de 1506 em Lisboa, em pleno domingo de Páscoa, um homem explicou por que razão uma cruz de prata brilhava intensamente na Igreja de São Domingos, no Rossio. Esse simples facto desencadeou uma das maiores matanças da História de Portugal. Devastado, Mestre Navarro parte com as filhas para longe da perseguição.


No dia 14 de julho de 1518 a senhora Troffea começou a dançar freneticamente e sem razão aparente. Em vão a tentaram ajudar, mas a senhora não conseguia parar. Ao fim de alguns dias, eram mais de quatrocentas pessoas a dançar ininterruptamente, alheadas e desesperadas. Foi o início de uma das mais estranhas e bizarras epidemias da História.

Que ligação haverá entre estes dois acontecimentos, um tão trágico, outro tão pícaro?

"Ruína e Revolta Trilogia Grisha - Volume 3" de Leigh Bardugo

Editor: Edições Asa

Sinopse: Combatente. Invocadora. Santa. O destino da nação depende de uma Invocadora do Sol destruída, de um batedor caído em desgraça e dos restos despedaçados de um exército mágico outrora magnífico. O Darkling governa a partir do seu trono de sombra enquanto Alina Starkov, enfraquecida e sob a proteção dúbia dos zelotes que a veneram como Santa, recupera da batalha que travaram.


A esperança concentra-se numa criatura há muito desaparecida e na possibilidade de um príncipe rebelde ter sobrevivido. Com aliados e inimigos em pé de guerra, só Alina se impõe entre o seu país e uma onda crescente de escuridão capaz de destruir o mundo. Para vencer, terá de conquistar o poder de uma lenda — mas apoderar-se do pássaro de fogo poderá ser a sua perdição.

" Faz Acontecer" de Jordanna Levin

Editor: Albatroz

Sinopse: As coisas não te acontecem; és tu quem as faz acontecer.

Consciente ou inconscientemente, estás sempre a manifestar e, desta forma, a criar a tua realidade.
Durante anos, Jordanna Levin pensava que tinha poderes sobrenaturais. Sempre que se preocupava com algo e colocava força nessa crença, isso acontecia. Um pé torcido, um voo cancelado, uma trágica história de amor, e por aí fora. Rapidamente percebeu que não estava apenas a prever o futuro, estava a criá-lo. Até ao dia em que decidiu mudar as regras. Se ela era capaz de atrair percalços e desastres, porque não atrair as coisas que realmente queria?
Neste livro transformador, Jordanna partilha a equação infalível para que possas alcançar o que desejas, desde o emprego dos teus sonhos até um relacionamento feliz e duradouro.
Aprende a manifestar com intenção e cria a vida dos teus sonhos.

"A Guerra Civil" de Júlio César

Editor: Sementes de Mudança

Sinopse: Escrita por Júlio César no seu estilo preciso e empolgante, A Guerra Civil narra o conflito pela liderança da República Romana que o opôs ao seu grande rival Pompeio, desde a travessia do Rubicão até à morte de Pompeio e ao início da Guerra de Alexandria.


A Guerra Civil inclui ainda, escrita já não por César, mas pelos seus partidários, a narrativa da instalação de Cleópatra como rainha do Egipto, das campanhas na Ásia Menor, em África e na Hispânia que concederam a César a vitória sobre os sucessores de Pompeio e o poder supremo em Roma.

"One-Punch Man N.º 16" de One; Ilustração: Yusuke Murata

Editor: Devir

Sinopse: Garou está em apuros, cercado por heróis. A sua habilidade será suficiente?


Mesmo sendo um contra muitos consegue derrotá-los todos até que aparece Genos. Enquanto isso, Saitama irrita-se numa luta... com King.

"Investe no que te faz feliz 40 lições para o novo empreeendedor" de Derek Sivers

Editor: Ideias de Ler

Sinopse: Derek Sivers criou um negócio de um modo diferente – um modo humano. Fê-lo sem investimento e com base numa série de princípios aparentemente loucos. E funcionou. Ele teve sucesso, e tu também podes ter. Este livro é brilhante.” — SETH GODIN, autor bestseller de Isto é Marketing

Quando Derek Sivers lançou a CD Baby, não planeava construir um grande negócio. Era um músico independente de razoável sucesso que só queria vender os seus CD online. Oito anos depois, vendeu a CD Baby por 22 milhões de dólares – valor que doou por completo para a caridade.
As melhores histórias deste livro contam os piores erros que Derek cometeu, como quando poupar dez minutos lhe custou 3,3 milhões de dólares ou quando foi insultado por Steve Jobs.
Sivers não precisou de um plano de negócios, e tu também não precisas. Não tens de pensar em grande. Na verdade, é melhor se não o fizeres.
Investe no que te faz feliz irá inspirar-te a começares com o que já tens, a preocupares-te mais com os clientes do que contigo mesmo e a gerires o teu negócio como se não precisasses do dinheiro.

Canção Derruída de Mar Becker

Editor: Assírio & Alvim

Sinopse: «tu morres indefinidamente. sem rasto, sem vestígios»


Canção Derruída reúne o conjunto de textos que a poeta Mar Becker havia consagrado em Sal (2022) e, com «ecos e variações», composições revisitadas de A Mulher Submersa (2020). Assim, é possível percorrer cada uma destas páginas como sendo parte de um «novo livro», estrutura unitária que nos revela a força destas paisagens de desolação, fragilidade, mas também de uma beleza escondida nos gestos precisos da construção do poema:
.
sal de minha língua
mar derruído em palavras
extravio de joias no meu vocabulário magro


Padre António Vieira - A Palavra e o Mundo de Alice Vieira

Editor: INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda

Sinopse: «Todos os que andaram na escola primária portuguesa nos anos 40 e 50 liam obrigatoriamente um texto que acabavam por saber de cor. Ninguém imagina o trabalho que dava, uma vez que o autor arranjava palavas diferentes para designar várias ações, e os alunos ficavam de boca aberta — e percebiam muito pouco. Eram, evidentemente, jovens de mais para o entenderem — e acabavam por papagueá-lo vezes sem conta até o saberem de cor — como os professores ordenavam, sem tentarem explicar-lhes o texto, e muito menos fazê-los entender a sua beleza. […] Espero que esta biografia do Padre António Vieira onde, como em todas as biografias, fica muito por contar, leve os leitores a uma busca pessoal e a encontrarem tudo o que falta contar aqui.»

Fardados de Azul. Polícia e Cultura Policial em Portugal, 1860-1939 de Gonçalo Rocha Gonçalves

Editor: Tinta da China

Sinopse: A polícia e os polícias são uma das faces mais visíveis e quotidianas do Estado moderno. Este livro apresenta uma história da polícia em Portugal entre a estabilização da Monarquia Constitucional, na década de 1850, e a consolidação de um regime autoritário, o Estado Novo, nos anos 1930. Através dele analisamos a forma como diferentes regimes - Monarquia Constitucional, Primeira República, Ditadura Militar e Estado Novo - lidaram com a reforma do sistema policial, mas também as dinâmicas da história social dos polícias, a sua identidade profissional e as relações entre a polícia e a comunidade.


São pela primeira vez tratados dois temas que marcaram a polícia portuguesa no século xx: a constituição de forças policiais nas colónias africanas e a inserção da polícia em redes internacionais de policiamento.

"O Gato que Não Tinha Amigos - Um Livro sobre a Impotância da Amizade" de Irene Verdú e Verônica Aranda

Editor: Alma dos Livros

Sinopse: Quando menos esperamos, a amizade acontece.


Certo dia, o vento encontrou uma carta perdida. A chuva tinha apagado todas as letras do envelope não se sabendo quem a escrevera, nem para quem era. Era uma carta muito bonita, que dizia simplesmente «ADORO-TE!».

O vento fê-la soprar alto para bem longe, até que encontrou o seu destino, mesmo em cima da cabeça do Sr. Gato. Receber aquela simples carta fez com que ele se sentisse acarinhado pela primeira vez.

Poderá o poder das palavras mudar a vida de alguém para sempre?

"Galileu em Pádua - Os dezoito melhores anos da minha vida" de Alessandro de Angelis

Editor: Gradiva

Sinopse: Quando, aos 28 anos, Galileu Galilei obtém a prestigiante cátedra de Matemática da Universidade de Pádua, tem tanta fama de cientista genial como de pessoa conflituosa. Não se licenciou, bebe demasiado, frequenta bordéis; um pequeno poema grosseiro contra os professores custou-lhe a renovação do contrato em Pisa, enquanto em Bolonha mentiu sobre o seu currículo. E, no entanto - sem descuidar os prazeres da vida, que adorará partilhar com o amigo Sagredo -, em Pádua, Galileu fará a sua entrada no milieu da cultura e da política mundial; verá nascer os seus três filhos; e apontará o cannocchiale para o céu nas suas primeiras observações, que mudarão a história do mundo.


Alessandro de Angelis revela um Galileu pouco conhecido, imperfeito, memorável, num livro que, assentando numa rigorosa pesquisa história, joga com os mundos da ficção e da não ficção e narra os dezoito anos desregrados e tempestuosos que Galileu definirá como os melhores da minha vida.

"Nelson Mandela" de Maria Isabel Sánchez Vegara;

Editor: Nuvem de Letras

Sinopse: O pequeno Nelson cresceu sofrendo na pele as divisões raciais na África do Sul e o tratamento injusto do seu povo. Já adulto, protestou veementemente contra o Apartheid, um sistema que separava as pessoas com base na cor da sua pele. Até que, um dia, foi preso.


Apesar da sua longa caminhada para a liberdade, o Nelson nunca desistiu da luta pela justiça e pela igualdade. Foi o primeiro presidente Negro da África do Sul, tornando-se um ícone mundial.

"Esperança e Medo - Dois Conceitos de Liberdade" de Isaiah Berlin

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: «Porque é que eu devo obedecer a outrem?» «Porque é que não hei-de viver como quero?» «Tenho de obedecer?» «Se eu desobedecer, posso ser coagido?» «Por quem, em que grau, em nome de quê e a bem de quê?»


Esperança e Medo - Dois Conceitos de Liberdade reúne o essencial do pensamento de Berlin sobre a liberdade. Os ensaios deste livro têm sido matéria constante de debate desde que foram publicados pela primeira vez: o que distingue os conceitos negativo (ausência de coacção) e positivo (o direito de se ser senhor de si mesmo) de liberdade.

Reunindo quatro ensaios essenciais sobre esse conceito, este livro «continua a ser - nas palavras de Ian Harris - a discussão geral mais penetrante sobre o tratamento da liberdade por parte de Berlin».

O livro inclui ainda três apêndices autobiográficos inéditos de Berlin, neles se expondo a sua preocupação de toda a vida com o liberalismo. Esperança e Medo ajuda-nos a compreender a natureza da «cidadela interior» de Berlin - como ele lhe chamou -, o núcleo de convicção pessoal do qual nasceram alguns dos seus escritos mais influentes.

John Gray, importante filósofo político inglês, resume tudo com esta desarmante simplicidade: «Num mundo em que a liberdade humana se espalhou mais lentamente do que a democracia, os escritos de Berlin sobre liberdade e decência básica são mais instrutivos e úteis do que nunca.»

"O Homem Sentimental" de Javier Marías

Editor: Alfaguara Portugal

Sinopse: Decorreram quatro anos desde que o cantor lírico León de Nápoles viu pela primeira vez, no comboio entre Veneza e Madrid, Natalia Manur, acompanhada pelo marido, um abastado banqueiro, e pelo misterioso Dato. É nessa carruagem e entre estas quatro personagens que começa uma história de paixões levada até às últimas consequências. em torno dos protagonistas, gravitam outras figuras: uma prostituta sempre com pressa, uma antiga estrela da ópera, um meticuloso viúvo, um velho amor. Quem será, no fim de contas, o homem sentimental? Um artista e pensador, ou um homem de negócios e de ação?


Frequentemente comparado com obras de Proust e de Unamuno - pelo refinamento literário e pela engenhosa construção das personagens e do enredo - O Homem Sentimental é um romance de amor em que o amor não é visto nem vivido, mas antes intuído e relembrado, como se a sua essência fosse a melancolia e o mistério.

Uma história cujo ritmo se acelera progressivamente, atravessada pela habitual ironia fina de Javier Marías, que a conduz a um imprevisível desfecho.

"Vive Sem Stress e o Resto que se F*da" de Thijs Launspach

Editor: Alma dos Livros

Sinopse: Perante uma vida tão incrivelmente agitada como aquela que vivemos hoje, será possível arranjar tempo suficiente para descansar e relaxar?


Atualmente, sete em cada dez pessoas têm problemas de stress, exaustão e ansiedade. O número de burnouts aumentou de forma alarmante nos últimos dez anos. Estarmos sempre ocupados é o novo normal. Uma agenda preenchida, uma cabeça sobrecarregada e a sensação interminável de andarmos atrás das coisas numa corrida constante contra o tempo, são situações frequentes para a maior parte de nós.

Se não escolhermos como viver a nossa vida, alguém o fará por nós. Aprender a lidar com o stress não é complicado. As maneiras mais eficazes de gerir o stress são, na verdade, bastante evidentes. O desafio não está propriamente em saber o que devemos fazer, mas em manter a consistência: como é que cuidamos de nós quando temos pessoas a exigir-nos alguma coisa constantemente?

Lembre-se: Se não formos capazes de fazer escolhas difíceis, os nossos dias continuarão cheios como uma bolha prestes a rebentar, a nossa vida condenada à azáfama eterna e a um sentimento de urgência sem fim à vista.

Não posso garantir que, após ler este livro, ficará completamente livre de stress. Posso, contudo, prometer-lhe que as dicas que vai encontrar neste livro irão ajudá-lo a gerir o stress de forma mais eficaz. E isso não é uma má perspetiva, na verdade, considerando o quão stressados estamos todos atualmente.

"Super Inteligência O Grande Livro dos Modelos Mentais" de Gabriel Weinberg e Lauren McCann

Editor: Talento Intemporal

Sinopse: As pessoas mais aptas a resolver problemas, prever acontecimentos e tomar decisões dependem de uma série de padrões e atalhos para separar as boas ideias das más. Os modelos mentais são ferramentas de decisão que orientam a nossa percepção do mundo e o nosso comportamento nele. Ajudam-nos a compreender a vida, a tomar decisões e a resolver problemas.


Pode encontrá-los em manuais escolares de psicologia, física, economia... ou então pode ler o Super Inteligência, um guia ilustrado para qualquer modelo mental de que possa precisar.
Quando a lista de tarefas se tornar demasiado longa, precisará da Matriz de Decisão Eisenhower para estabe- lecer as prioridades certas.
Utilize o modelo dos Cinco Porquês para melhor compreender as motivações dos outros ou para encontrar a causa de um problema.
Antes de se convencer de que alguém está a tentar sabotar um projeto, experimente a Navalha de Hanlon para apurar se existe uma explicação alternativa.
Para quem tem de tomar uma decisão difícil ou deseja compreender uma situação complexa, o Super Inteligência é um recurso para fazer as escolhas certas e aprimorar o cérebro através de novos modelos mentais.

"Miseriae" de Ivo Machado

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: Miseriae foi escrito no decorrer de quinze dias, e ao poeta se mostrou como a secreta esperança de manter aberta a porta da sua própria vida. Nestes quarenta e um poemas, segue fiel a si próprio numa inquietante procura de respostas, sempre com o selo da sua origem e linguagem, ou seja, a do quotidiano, interrogando sobre o que é essencial ao ser humano.


É um olhar e reflexão sobre o presente, ou o confronto entre a palavra e o silêncio - por vezes o desalento, outras o medo da noite ou, como no prefácio escreve Mário Cláudio: «Eis que as linhas de Miseriae, de Ivo Machado, se riscam, e se apagam, antes que anoiteça

Nestes brevíssimos poemas, chega até nós guiado pelo olhar da verdade e beleza, onde a vida assume rosto de sol.

"À Conquista de Mim Mesmo! Grandes ferramentas para pequenos guerreiros" de Susanna Isern

Editor: Booksmile

Sinopse: Talvez não sejas perfeito, mas a imperfeição é bonita e permite-te melhorar. Gosta de ti mesmo tal como és, porque és fantástico!


Este livro tem oito histórias com reflexões e atividades que te vão ajudar a melhorar a tua autoestima. Vais encontrar as ferramentas certas para combateres a falta de confiança, o pessimismo, a solidão, e muitos outros comportamentos menos saudáveis!

Esta coleção propõe livros que oferecem ferramentas e estratégias que permitam às crianças estimular a confiança e a autoestima, combater o bullying, saber interpretar da melhor forma os seus pensamentos, os seus medos, e muito mais.

Os conteúdos são trabalhados de forma criativa e inspiradora, com jogos e ilustrações bonitas, que vão cativar e estimular a leitura. Uma coleção essencial ao desenvolvimento emocional dos nossos pequenos guerreiros.

A Espia Real de Rhys Bowen

Editor: TopSeller

Sinopse: O seu nome completo é Lady Victoria Georgiana Charlotte Eugenie (Georgie para os amigos), filha do duque de Glen Garry e Rannoch. em 34.° lugar na linha de sucessão ao trono, aprendeu pouquíssimas coisas úteis na vida, entre as quais como fazer uma vénia perfeita. e está completamente falida.


Quando o irmão lhe corta o rendimento e a tenta convencer a casar com um príncipe romeno com cara de peixe, Georgie vê-se forçada a abandonar a Escócia e a fugir para Londres, onde:

1 - trabalha ao balcão de uma loja de cosméticos, para de lá ser despedida cinco horas depois;
2 - se apaixona por um muito inapropriado membro menor da realeza (tão falido quanto ela);
3 - arranja algum dinheiro como empregada doméstica (incógnita, claro);
4 - finalmente, é convocada pela Rainha de Inglaterra para ser espia do seu filho mais velho, o príncipe de Gales.

Como se não bastasse tudo isto, o francês arrogante que reivindicara a posse da propriedade ancestral da família de Georgie aparece morto na sua banheira. Agora, o trabalho mais importante que tem pela frente é tentar limpar o comprido nome de família.


"O Castigo dos Ignorantes Série Sebastian Bergman - volume 5 (Livro de bolso)" de Hjorth e Rosenfeldt

Editor: Suma de Letras

Sinopse: Mais um caso para o Departamento de Investigação Criminal e o controverso Sebastian Bergman.


A estrela de um reality show é encontrada morta numa escola, com um disparo na cabeça. Amarrado a uma cadeira de sala de aula, posicionado de frente para um canto, com orelhas de burro. Um exame longo, de várias páginas, pregado na parte de trás da cadeira. a julgar pelo número de respostas erradas, a vítima falhou no teste mais importante da sua vida.

Esta morte será o primeiro de uma série de assassinatos contra várias personalidades dos media e o Departamento de Investigação Criminal é chamado. Lutam para encontrar provas e finalmente Sebastian Bergman descobre pistas em chats e cartas anónimas publicadas em jornais.

O autor das cartas opõe-se à falta de educação entre os modelos da nova geração e fala muito sobre os assassinatos. Sebastian desafia-o e fica claro que o seu oponente sem rosto tem informações sobre os assassinatos a que ninguém além da polícia - e do assassino - tem acesso.

Neste novo caso, Sebastian Bergman e sua equipa enfrentam um serial killer complexo e tortuoso, que ameaça a própria existência da equipa.

"P.S. Eu Amo-te - Livro de bolso" de Cecelia Ahern

Editor: Suma de Letras

Sinopse: A história de amor clássica que conquistou o coração de milhares de leitores.


Algumas pessoas esperam a vida inteira para encontrar a sua alma gémea, mas não é o caso de Holly e Gerry. Conheceram-se quando eram estudantes mas sentem que se conhecem desde sempre. Foram mesmo feitos um para o outro. Cada um termina as frases do outro e, mesmo quando discutem, fazem-no a rir. Ninguém consegue imaginá-los um sem o outro.

Até que o inesperado acontece e Holly sente que não pode viver sem Gerry. Três meses depois da morte do amor da sua vida, Holly recebe um pacote misterioso. Gerry deixou uma série de cartas, uma para cada mês após a sua morte, nas quais, com ternura, sabedoria e humor, a encoraja a seguir em frente.

Holly perceberá, carta após carta, que a vida é para ser vivida... e que tudo pode ser muito mais bonito se houver um anjo que nos faça companhia.

Uma história de amor eterna e inesquecível que conquistou milhões de leitores em todo o mundo e continuará a chegar ao coração das novas gerações de leitores. Porque é sempre tempo de uma história de amor verdadeiro.

Contos Cruéis de Villiers de L'Isle-Adam

Editor: Cavalo de Ferro

Sinopse: Nova tradução, em versão integral pela primeira vez, de um dos grandes clássicos da literatura europeia do século XIX. Uma obra marcante de Villiers de L'Isle-Adam, nome incontornável das letras francesas.


Floresce a era do progresso científico, do positivismo e do materialismo. Os escritores observam, relatam, criticam, sonham. Uns descrevem o real, outros dedicam-se ao culto da Arte pela Arte, outros ainda, dotados de furor pessimista, encarniçam-se contra a sociedade burguesa e a sua falsa moral.

Villiers de L'Isle-Adam, contemporâneo de Charles Baudelaire e de Edgar Allan Poe, é um dos seus mais acérrimos críticos, denunciando o vazio de ideias e o conformismo em seu redor. Escreve pequenas obras-primas, ferozes e eruditas, que enaltecem o Ideal, o Sonho, o Espírito.

São contos fantásticos, contos de amor, narrativas históricas, textos satíricos, acolhidos com admiração pelos seus pares, todos eles gizados numa prosa carregada de ironia, revelando a face mais hedionda da natureza humana e do mundo moderno.

Pela primeira vez traduzida na íntegra para língua portuguesa, Contos Cruéis (1883), de Villiers de L'Isle-Adam, uma das figuras mais originais das letras francesas da segunda metade do século XIX, é uma obra de difícil classificação que exerceu uma profunda influência na literatura fantástica do século XX.

A Menina de Neve de Javier Castillo

Editor: Suma de Letras

Sinopse: O thriller perfeito que altera as regras do género do autor que já vendeu mais de 1 milhão de exemplares.


Nova Iorque, 1998. Kiera Templeton, de apenas 3 anos, desaparece no meio da multidão que se juntara para assistir ao desfile de Ação de Graças do Macy’s. Depois de uma frenética busca pela cidade, alguém encontra a roupa que usava, bem como algumas madeixas de cabelo.

Em 2003, no dia em que Kiera faria 8 anos, os seus pais, Aaron e Grace Templeton, recebem em casa uma encomenda com algo inesperado: uma cassete de vídeo VHS com uma gravação de apenas um minuto em que se pode ver Kiera a brincar num quarto desconhecido.

Miren Triggs, uma estudante de jornalismo da Universidade de Columbia, sente-se intrigada pelo caso e inicia uma investigação paralela que a leva a desenterrar aspetos do seu passado que já julgava esquecidos, e apercebe-se que a sua própria história, tal como a de Kiera, está repleta de incógnitas.

"Meu Portugal Brasileiro" de José Jorge Letria

Editor: Editora Guerra & Paz

Sinopse: A partida da família real para o outro lado do Atlântico, em 1807, mudaria para sempre a História de Portugal e do Brasil. A vida de António Pereira Vicente, o protagonista deste romance, também tomaria um rumo inesperado. Uma história apaixonante.


Destacado para acompanhar a corte de D. Maria I e do príncipe regente, D. João, na viagem para o Brasil, António Pereira Vicente é um jovem oficial que deixa tudo em Lisboa - a família, a noiva e muitos sonhos - para cumprir um dever para com a nação, não imaginando que iria testemunhar um dos momentos mais marcantes da História de Portugal e do Brasil.

Estas são as memórias ficcionadas do jovem militar, pela pena do escritor José Jorge Letria, que nos envolve num ambiente de época único. Estando próximo da família real, o protagonista deste romance histórico conhece as suas grandezas e misérias, mas também observa de perto o drama da escravatura.

Entre as perversidades de uma rainha que nunca gostou do Brasil, as conspirações e boatos sobre a sexualidade ambígua de um rei que gosta de música e de frango assado e a personalidade única de um príncipe que se tornaria imperador do Brasil, esta é uma longa viagem ao fundo da memória de um homem que não desiste de sonhar, de acreditar e de amar.

"Para Onde Quer que Vás, Aí Estarás - O clássico da aplicação do mindfulness à vida quotidiana" de Jon Kabat-Zinn

Editor: Nascente

Sinopse: «Seja o que for que lhe tenha acontecido, já aconteceu. e a pergunta importante é: como lidar com isso? Por outras palavras: Então, e agora?»


Publicado originalmente há mais de vinte anos, este continua a ser um dos mais importantes livros sobre o coração da meditação budista: prestar atenção de uma forma especial e objetiva no momento presente e sem julgar.

O Dr. Jon Kabat-Zinn divide o livro em três partes: a conceptualização do mindfulness; a prática formal da meditação; e, finalmente, as aplicações na vida quotidiana. Nesta obra de referência são definidos mecanismos e exercícios de mindfulness que lhe permitirão gerir melhor comportamentos, pensamentos e emoções desafiantes no dia a dia.

"Prática Democrática e Inclusão Política: Origens da Clivagem Ibérica" de Robert M. Fishman

Editor: Tinta da China

Sinopse: A partir dos casos de Portugal e de Espanha, Robert M. Fishman, um dos mais destacados sociólogos políticos norte-americanos, propõe uma teoria inovadora sobre a amplitude da inclusão democrática, e retira conclusões sobre as democracias em todo o mundo. Prática Democrática analisa o impacto que a história política e cultural destes países teve no processo de viragem para a democracia e no modelo político que cada um adotou, com destaque para a divergência de pressupostos democráticos e de relacionamento entre os atores políticos.


Com dados factuais minuciosos, Fishman evidencia as grandes vantagens que as democracias contemporâneas podem retirar de uma abordagem inclusiva, em que todos, incluindo os pobres e excluídos, saem beneficiados.

" Bullying - Grandes ferramentas para pequenos guerreiros" de Coni La Grotteria

Editor: Booksmile

Sinopse: Todos os dias há conflitos na escola e, muitas vezes, fingimos que nada se passa. Ficamos calados quando nos dão um empurrão, quando nos insultam ou nos humilham, porque o medo nos paralisa. Mas não estamos sozinhos!


Este livro mostra que, com a ajuda da família, dos amigos e da escola, podemos aprender a reagir de outra maneira e a combater o assédio. Quebra o silêncio e não tenhas medo.

Esta coleção propõe livros que oferecem ferramentas e estratégias que permitam às crianças estimular a confiança e a autoestima, combater o bullying, saber interpretar da melhor forma os seus pensamentos, os seus medos, e muito mais.

Os conteúdos são trabalhados de forma criativa e inspiradora, com jogos e ilustrações bonitas, que vão cativar e estimular a leitura. Uma coleção essencial ao desenvolvimento emocional dos nossos pequenos guerreiros.

" Um Café em Copenhaga" de Julie Caplin

Editor: Quinta Essência

Sinopse: Bem-vindo a Copenhaga, onde o hygge convida ao amor…


Em Londres, Kate Sinclair vive a vida com que sempre sonhou: tem sucesso, está rodeada de glamour e o seu namorado é perfeito. Mas a perfeição não existe, e Kate percebe isso quando ele lhe rouba a promoção que ela pensava estar garantida, deixando-a destroçada e a questionar tudo.

Decidida a não se deixar abater, Kate aceita organizar uma viagem a Copenhaga para um grupo de jornalistas ingleses apostados em desvendar os segredos da felicidade dinamarquesa. Entre eles está Benedict Johnson, jornalista sério involuntariamente transformado em editor de lifestyle.

Benedict nutre um ódio especial por profissionais de relações públicas em geral e por tudo o que rodeia aquela viagem em particular. A tensão inicial entre ambos é óbvia, mas o gelo começa a derreter quando se rendem aos benefícios do hygge, especialmente, na companhia um do outro. Deixando para trás a eterna hora de ponta londrina e as noitadas no escritório, Kate descobre como viver à maneira dinamarquesa.

De ambientes intimistas e noites aconchegantes aos sorrisos genuínos de desconhecidos com que se cruza na rua, a cidade tem muito para lhe oferecer. Para Kate e Benedict, a vida tal como a conhecem nunca mais será a mesma. Poderão os segredos do hygge levá-los a um felizes para sempre?

"Lá Fora Não Há Nada Disto - Contos Gastronómicos" de Maria Luísa Santos

Editor: Editora Epopeia

Sinopse: Em Lá Fora Não Há Nada Disto - Contos Gastronómicos, a gastronomia é o fio condutor dos oito contos da obra, que através da ficção revisita os pratos típicos das diferentes regiões portuguesas numa simbiose entre a cozinha e o ambiente que a envolve.


Neste novo livro, Maria Luísa Santos assume os encontros familiares como elemento fundamental na ligação entre gerações, unidas pelo amor e a paixão culinária, onde os dramas pessoais se entrelaçam com os prazeres culinários, o respeito pelos produtos regionais e a perenidade da gastronomia tradicional.

"Nem Todas as Baleias Voam - Livro de bolso" de Afonso Cruz

Editor: Companhia das Letras

Sinopse: Será possível vencer uma guerra com a música? Em plena Guerra Fria, a CIA engendrou um plano, baptizado Jazz Ambassadors, que tinha como missão cativar a juventude de Leste para a causa americana. Organizando concertos com grandes nomes do jazz nos países do bloco soviético, os americanos acreditavam poder seduzir o inimigo e ganhar a guerra.


É neste pano de fundo que conhecemos Erik Gould, pianista de blues, exímio e apaixonado, que vê sons em todo o lado e pinta retratos tocando piano.

A música está-lhe tão entranhada no corpo como o amor pela única mulher da sua vida, que desapareceu de um dia para o outro, sem deixar rasto, sem deixar uma carta de despedida.

Erik Gould tentará de tudo para a reencontrar, mas não lhe resta mais esperança do que o acaso. Será o filho de ambos, Tristan, cansado de procurar a mãe entre as páginas de um atlas, que fará a diferença graças a uma caixa de sapatos.

«Não abras as gaiolas dos pássaros, senão eles morrem de liberdade.»

As Três Vidas Livro de bolso de João Tordo

Editor: Companhia das Letras

Sinopse: História de amor, saga familiar, mistério policial, retrato de um mundo que ameaça resvalar da corda bamba, As Três Vidas é um dos mais marcantes romances de João Tordo, tendo-lhe valido o Prémio Literário José Saramago.


António Augusto Millhouse Pascal vive longe do mundo, num velho casarão alentejano, com os três netos pouco dados a regras e um jardineiro taciturno. O isolamento é quebrado pelas visitas de clientes abastados que procuram a ajuda do velho patriarca, em tempos um importante espião e contra-espião, testemunha activa das grandes guerras do século XX.

O nosso narrador - um lisboeta de origens modestas - entra na história quando Millhouse Pascal o contrata como arquivista dos segredos que envolvem os seus clientes. Não poderia adivinhar o rapaz, ao aceitar o trabalho, que este acabaria por consumir a sua própria vida.

A partir do momento em que se apaixona por Camila, neta do patrão com sonhos de ser funambulista, desaparecida após uma viagem a Nova Iorque, o destino do narrador enreda-se irreversivelmente nos mistérios da família, partindo a sua existência em três.

"Rosa Ramalho - Fui Eu, Quem é que Havia de Ser?" de Rita Canas Mendes

Editor: INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda

Sinopse: «A vida e a obra de Rosa Ramalho estão envoltas em mistério logo desde o início. Por exemplo, Ramalho não era o seu verdadeiro apelido, e sim uma alcunha herdada do pai (a mãe deste costumava dizer-lhe que se sentasse à sombra dos ramalhos, uns ramos frondosos que haveria junto a casa). Amenina franzina que nasceu em Galegos de São Martinho no dia 14 de agosto de 1888 chamava-se, isso sim, Rosa Barbosa Lopes.

Conta-se que a própria só conheceu o seu nome completo aos 82 anos, quando pela primeira vez foi fazer um documento de identificação, mas entre o seu nascimento e esse instante muita coisa aconteceu. (…)
Em julho de 1956, a barrista estava na sua banca na feira de Paranhos, nos arredores do Porto, quando um jovem se aproximou e começou a admirar a mercadoria. Conta-se que ele, olhando muito para um lagarto, apontou para o dito e perguntou: «Quem fez esta peça?» ao que Rosa respondeu prontamente: «Fui eu, quem é que havia de ser?» a isto seguiu-se nova pergunta: «E como é que o fez?» Vindo logo a resposta: «Com as mãos, como é que havia de ser? (…)
Afinal, aquele não era um cliente qualquer, chamava-se António Quadros e era pintor e professor-assistente na Faculdade de Belas-Artes do Porto. Naquele dia, com aquela troca de palavras, um artista reconheceu que estava diante de outro artista.»

"O Lixo em Portugal" de Andreia Barbosa

Editor: Fundação Francisco Manuel dos Santos,

Sinopse: O ser humano é, e sempre foi, fazedor de lixo. Mas o chamado lixo, e o destino que se lhe dá, mudou muito através dos tempos. Ele é matéria: extraída, transformada, desejada, usada, rejeitada; objeto de processos, tecnologias, políticas, mercados e culturas. Problema ambiental, desafio técnico ou riqueza potencial, o lixo espelha a sociedade. As advertências para o reduzir, reutilizar e reciclar não vão ao fundo da questão.


Este livro parte da história do lixo como problema coletivo de origem urbana para uma radiografia atual da produção nacional e da economia do lixo; das instituições e dos processos que o gerem; e, perante a crise ecológica, das transformações que se anunciam. Para que nos apropriemos do nosso lixo, em vez de simplesmente o deitarmos fora tentando não pensar no seu destino.

"A Teia do BANIF - Dos negócios da Elite Angolana à Lava Jato | Os planos secretos de um Banco Maldito" de António José Vilela

Editor: Casa das Letras

Sinopse: Em A Teia do Banif, são reveladas histórias secretas do caso Banif através de centenas de documentos inéditos, escutas telefónicas e e-mails confidenciais - muitos deles dispersos em dezenas de volumosos inquéritos-crime.


Uma viagem de 15 anos aos acordos de cavalheiros, ao tráfico de influências, às offshores do dinheiro clandestino, às toupeiras na Polícia Judiciária e no Ministério Público, ao plano para dominar o primeiro banco português e aos bastidores das investigações judiciais portuguesas à elite política e económica angolana.

Esta é a outra história de um banco maldito (e do Millennium BCP, BPI, BPA Atlântico e Eurobic e dos seus banqueiros) que terá lavado mais de 1,5 mil milhões de euros. E que acabou intervencionado e vendido pelo Estado português arrastando investidores privados e muito dinheiro público. Um caso que ainda hoje se encontra sob investigação da justiça portuguesa.

Sonata em Auschwitz Livro de bolso de Luize Valente

Editor: 11 x 17

Sinopse: Décadas depois do fi m da Segunda Guerra, Amália, uma portuguesa com ascendência alemã, começa a levantar o véu do passado nazi da sua família a partir de uma partitura que lhe é revelada pela bisavó. A hipótese de que o avô, dado como morto antes do fim da guerra, possa estar vivo no Rio de Janeiro leva Amália a atravessar o oceano e a conhecer um casal de judeus que sobreviveu ao Holocausto.


A ascensão do nazismo em Berlim, os mistérios ocorridos no campo de extermínio da Polónia e o pós-guerra numa casa cheia de segredos oferecem os caminhos que Amália irá percorrer para desvendar o enigma.
Dando corpo a uma narrativa elaborada com extrema sensibilidade e precisão, Luize Valente envolve o leitor em mistério, suspense e nos sentimentos mais profundos.

"O Segredo do Meu Marido" de Liane Moriarty

Editor: Edições Asa

Sinopse: A carta do marido dizia:

"Para ler apenas após a minha morte."
Mas ele estava vivo.
E escondia um segredo aterrador.

Cecilia encontrou a carta acidentalmente. Na penumbra do sótão, soube de imediato que não devia lê-la. Que devia devolvê-la ao seu esconderijo, fingir nunca a ter encontrado e respeitar a vontade do marido. Afinal amava John-Paul. Juntos, tinham três filhos e uma vida sem sobressaltos. Argumentos que de pouco serviram perante a sua curiosidade crescente. E quando começou a ler, o tempo parou.

A confissão de John-Paul fulminou-a como um raio, dividindo a sua vida em dois: o antes e o depois da carta. Cecilia vai ficar agora perante uma escolha impossível.

Se o segredo do seu marido for revelado, tudo o que construíram será destruído. Mas o silêncio terá um efeito igualmente devastador. Porque há segredos com os quais não se pode viver…

"Tita e Trevo - Uma Dupla Imbatível N.º 2 . O mistério do tesouro roubado" de Megan Rix

Editor: Booksmile

Sinopse: Chegou o segundo livro da coleção Tita e Trevo, uma dupla imbatível que promete resolver muitos mistérios.


Um tesouro que todos procuram. Peças que desapareceram do Museu Pirata. Uma aventura na praia.

A Tita e o Trevo vão de férias com a família para uma vila junto ao mar. Assim que chegam, a Tita fica muito entusiasmada com as conversas sobre piratas e um tesouro que ninguém consegue encontrar. Mas passa-se alguma coisa estranha, porque também andam a desaparecer peças do museu da cidade. O que estará a acontecer?

A Tita e o Trevo estão de volta para mais uma aventura divertida e inclusiva. Esta dupla imbatível procura um tesouro roubado. Onde estará ele?

"João Guedes Biografias do Teatro Português" de Francisca Salema

Editor:  INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda

Sinopse: «O teatro em Portugal tem um longo passado, rico em factos e personalidades, cuja memória importa recuperar, preservar e divulgar. Da última destas três vertentes se ocupará esta coleção de biografias, destinada a um público alargado que se interessa por aspetos vários da história do espetáculo teatral. São assim apresentados atores, atrizes, encenadores, companhias, diretores de cena, cenógrafos, empresários, dramaturgos, compositores — enfim, muitos dos profissionais que se distinguiram não só no palco mas também na sociedade portuguesa dos séculos XIX e XX. […] o décimo primeiro volume desta coleção é dedicado a João Guedes (1921-1982), o ator e encenador que chegou tardia, mas apaixonadamente ao teatro, e que durante três décadas saberia responder às ansiadas mudanças que iam sendo tentadas entre nós. O leitor descobrirá a sua dedicação a uma companhia verdadeiramente experimental, o Teatro Experimental do Porto (TEP), o seu progressivo domínio dos instrumentos técnico-artísticos, o percurso conduzido por um intrínseco espírito descentralizador e ainda a sua presença incontornável nas películas e na história do cinema português. […] a presente biografia traz-nos ainda a história de um ator que levou o teatro para o cinema de uma forma incomparável pela espessura da sua imagem, mesmo em papéis secundários, e pela coerência artística que manteve até ao fim, num tempo histórico que nem sempre terá correspondido às expectativas e desejos que moveram o homem e o artista.»

"Encanto - O Outro Dom do Bruno"

Editor:  Dom Quixote

Sinopse: Bruno Madrigal, tal como a maioria dos membros da sua família, tem um dom. Ele consegue ver o futuro. Só que ele tem um outro: representar.


Bruno adora telenovelas e faz várias com os seus ratos, embora ele seja sempre o narrador.

Os membros mais novos da família Madrigal, os seus maiores fãs, fazem de tudo para mostrar ao tio que ele é um excelente ator e convencê-lo para ser a estrela da sua próxima novela.

"Vozdevelha" de Elisa Victoria

Editor:  Dom Quixote

Sinopse: Tem nove anos. Chama-se Marina, mas na escola tratam-na por Vozdevelha, porque nem sempre tem uma relação fácil com os da sua idade. Este verão em Sevilha, o primeiro depois da Expo’92, está a ser tão comprido e seco que ela não sabe se há de rir, se há de chorar; se quer que tudo mude ou que tudo fique na mesma. Porque, embora ainda brinque com bonecas, já folheia revistas para adultos, já sabe o que são beijos de namorados, já pensa na sua primeira vez com palavras que não se dizem em público. Porque tem a mãe muito doente e já se está a imaginar num internato, rodeada de freiras e órfãs - até a obrigaram a batizar-se para o caso de ser preciso. Porque o pai desapareceu há cinco anos e a sua melhor amiga é a avó, que lhe faz petiscos, a deixa ver televisão até às tantas, lhe fala da sua paixão por Felipe González, dorme na cama com ela e lhe costura vestidos de sevilhana ou às flores. Os desejos e os medos de Marina aparecem sempre misturados.


Terno e autêntico, Vozdevelha é um romance fulgurante sobre uma criança muito inteligente num mundo às vezes tão estúpido e, ao mesmo tempo, um retrato nada condescendente dos habitantes das periferias e dos bairros operários da Europa do Sul no final do século XX. Como diz a escritora Elvira Lindo: inesquecível.

"Que a Vida Nos Oiça" de Vicente Alves do Ó

Editor:  Oficina do Livro

Sinopse: Vasco é realizador de cinema, tem um filme novo para estrear e não sabe o que fazer com o futuro.


A braços com uma crise de meia-idade, é apanhado de surpresa quando a mãe, com quem tem uma relação moldada por uma tragédia familiar e pelo divórcio dos pais, vem ao seu encontro para lhe contar que sofre de Alzheimer.

Abalado pela notícia, Vasco começa a trabalhar na ideia de um filme sobre a vida da mãe, para que ela consiga recordar o seu passado quando a memória começar a falhar. No entanto, durante o processo de investigação para esta biografia em forma de cinema, o realizador descobre uma história escondida que põe em causa as suas próprias raízes. Vasco inicia então uma autêntica aventura à procura da verdade, que tem tanto de real como de cinematográfica.

"Os Erros da História - A Construção da História Feita pelos Vencedores" de David Mountain

Editor: Alma dos Livros

Sinopse: Como é construída a história? Quem definiu quais os acontecimentos mais relevantes? Quem interpretou os factos? Quem decidiu o que era realmente importante?


E se aquilo que nos contaram for apenas uma parte, a versão dominante, resultante da lei do mais forte e contada apenas pelos vencedores? As histórias que contamos sobre o nosso passado importam. Contudo, essas histórias foram moldadas por fantasias, preconceitos e interpretações incorretas que deturparam capítulos inteiros da história real, apagaram protagonistas e forjaram civilizações.

Os museus estão cheios de esculturas clássicas brancas, pois ao longo dos anos ignorámos as evidências de que, originalmente, foram pintadas com cores vivas. Os «homens das cavernas» não viviam em cavernas. A transição das sociedades nómadas para as sociedades agrárias não era inevitável nem aconteceu de um dia para o outro. Os povos «bárbaros» tinham, na realidade, complexos códigos de leis e costumes polidos. A Idade Média esteve longe de ser uma obscura idade das trevas.

Explorando alguns dos maiores mitos, mistérios e equívocos sobre o passado - desde os legados de figuras como Pitágoras e Cristóvão Colombo, às escavações arqueológicas que mudaram a nossa compreensão do nascimento da civilização -, David Mountain revela como as revoluções em curso na história e na arqueologia estão, finalmente, a iluminar a verdade.

cardapio.pt @ 25-1-2023 17:17:10


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros