Novidades Livros (23 de fevereiro a 1 de março de 2023)
cardapio.pt @ 22-2-2023 17:52:00
"O Rapaz na Neve - Série Mia Krüger & Holger Munch - Livro 3" de Samuel Bjørk
Editor: Dom Quixote
Sinopse: Inverno de 1999. Um homem conduz de regresso a casa, numa estrada gelada e escura da Noruega, quando de repente os faróis iluminam o que parece ser um animal.
Trava bruscamente e ao aproximar-se começa a perceber que afinal não se tratava do que aparentava, mas de um rapaz, assustado e sozinho, com chifres de veado amarrados firmemente à cabeça.Catorze anos depois, o corpo de uma mulher é encontrado num lago. em poucas semanas, três pessoas morreram.
A cada vez, o assassino deixou uma pista, convidando os detetives Munch e Krüger para jogar um jogo mortal, a uma velocidade estonteante, contra o tipo mais perigoso e aterrorizante de assassino em série: aquele que escolhe as suas vítimas completamente ao acaso.
Para encontrar o assassino, os detetives vão ser obrigados a olhar profundamente para dentro dos seus próprios passados sombrios, e perceberem como se pode parar um assassino quando não se consegue prever o seu próximo movimento?
"A Nossa Casa" de Louise Candlish
Editor: Clube do Autor
Sinopse: Empolgante e de cortar a respiração. Uma história de arrepiar pela sua proximidade e verosimilhança, repleta de reviravoltas. Tensão, mentiras, traições e uma estocada final arrebatadora e imprevisível.
"Charlie e o Grande Elevador de Vidro" de Roald Dahl;
Editor: Oficina do Livro
Sinopse: VUUUCH! O Willy Wonka, o Charlie Bucket e a sua família voam a uma altitude estratosférica dentro do Grande Elevador de Vidro.
Voam tão alto que são capazes de ver a Terra, mas não são os únicos. O Hotel Espacial EUA acabou de ser inaugurado e à espreita dentro dele estão os Cnídeos Vermiciosos - os monstros mais terríveis do universo.
Quando regressam à fábrica de chocolate, o senhor Wonka apresenta-lhes duas das suas invenções: o Wonka-Vite e o Vita-Wonk.
A vida com ele é sempre uma aventura!
"A Arte de Ter Sempre Razão" de Schopenhauer
Editor: Relógio D'Água
Sinopse: «Com Hegel, a dialéctica atinge o seu perfil filosófico mais elevado. Schopenhauer […] replica com uma operação de força igual e contrária, e redu-la ao mínimo, considerando-a a arte de ter razão, a teoria de arrogância humana natural. Operação que, de um ponto de vista filosófico, é provavelmente menos profunda, mas que acaba por se revelar mais bem-adaptada às mudanças dos tempos, porque Schopenhauer não liga a dialéctica a uma filosofia, mas à própria condição do homem enquanto animal dotado de palavra, quer dizer […], enquanto ser a quem os deuses deram a palavra para que possa ocultar o seu pensamento.»
Franco Volpi
"As Crónicas de Lymond - Jogo de Reis" de Dorothy Dunnett
Editor: Porto Editora
Sinopse: “Vívida, cativante, rica em intrigas – esta é uma história destinada a figurar entre os clássicos do seu género.”
NEW YORK TIMESAno de 1547. Após cinco anos de prisão e exílio longe da sua terra natal, Francis Crawford de Lymond, perseguido por traição e assassinato, regressa a Edimburgo. Numa Escócia fraturada e onde abundam conspirações em torno da infanta Rainha Maria, poucos são aqueles que lhe dão as boas-vindas.
Nobre, rebelde e fora da lei, Crawford de Lymond lidera um bando de criminosos e mercenários que lhe obedecem sem hesitar.
Terá regressado para fomentar a rebelião? Procurará vingar-se daqueles que o baniram? Ou voltou para limpar o seu nome?
Combinando a intriga política de A Guerra dos Tronos com o romantismo arrebatador de Outlander, esta saga histórica lendária seduziu leitores durante décadas e reuniu uma legião de fãs sem precedentes.
"Confiança" de Hernán Díaz
Editor: Livros do Brasil
Sinopse: Quase todos preferimos acreditar que somos os sujeitos ativos das nossas vitórias mas apenas os objetos passivos das nossas derrotas. Nós triunfamos, mas não somos de facto nós que falhamos — somos vencidos por forças que escapam ao nosso controlo.
Vencedor do Prémio Kirkus 2022 | Selecionado para o Prémio Booker 2022 | Um dos 10 livros do ano para The New York Times
Na Nova Iorque dos ruidosos e efervescentes anos de 1920, todos conhecem os nomes de Benjamin e Helen Rask. Ele, um magnata de Wall Street; ela, a filha de excêntricos aristocratas. Juntos ascenderam ao topo de um mundo de aparente riqueza infinita, mesmo quando os excessos da especulação fazem ruir tudo à sua volta. Mas a que custo se construiu esta fortuna? É este o mistério no centro de Obrigações, um romance lançado em 1937 e lido amplamente pela comunidade nova-iorquina. Contudo, sobre esta história de privilégio e engano existem outras versões. Confiança põe em confronto diferentes narrativas, e questiona, através da perspetiva de uma mulher, a divisão entre factos e ficção. Romance imersivo, brilhante puzzle literário, conduz o leitor por uma busca que se estende ao longo do século, lançando luz sobre a ilusão que por vezes está no centro das relações, sobre a força do capital capaz de distorcer a realidade e a facilidade com que o poder manipula a verdade.
"Deus Cérebro" de Anabela Almeida e António José Almeida
Editor: Oficina do Livro
Sinopse: Foram dados passos gigantes nos últimos 20 anos na exploração do cérebro humano, mas a dimensão do que está para lá do nosso conhecimento permanece um enigma. À medida que se avança no conhecimento da mais impenetrável fortaleza da humanidade, maior é a perceção de que há um vasto universo por descobrir.
Se os maiores mistérios da Natureza são a mente e o Universo, poderá o cérebro humano responder a diferentes estados de acordo com a influência de algo mais vasto e superior a nós - o próprio Universo?
Neste livro, tal como na série, encontramos as mais recentes abordagens e testemunhos de personalidades e investigadores de referência a nível mundial a partir dos quais são cruzados pontos de vista e dados para uma reflexão sobre os mistérios do cérebro humano.
Como chegámos aqui e o que nos torna únicos?
Qual a origem das emoções e dos mecanismos por detrás do Eu?
Qual o poder da genética e da sociabilidade?
Poderemos influenciar o comportamento humano partindo do estudo do cérebro?
Que consequências poderá trazer ao cérebro humano a fusão com a tecnologia?
"Em Nome da Paixão" de Rodrigo Costa
Editor: MoDocromia
Sinopse: ... Em Nome da Paixão é um conjunto de reflexões que tem por mote a Obra de Tom Nichols, autor americano; livro no qual disserta sobre a A Morte da Competência, sendo, ao mesmo tempo, o título do seu livro —publicado, em Portugal, pela Quetzal editores—, tendo por base de recolha o tempo de descrédito por que a Humanidade passa.
Tom Nichols faz, inclusive, a defesa, intransigente, do conhecimento estabelecido —como se a Ciência, ela própria, não seja sujeita à reformulação de conceitos, na medida em que, no que toca à realidade humana, não há verdades eternas; verdades que, a cada passo, não tenham que ser alteradas.
Em Nome da Paixão é como que resposta ungida de outra verdade, quando se percebe que a morte da competência é devida, em enormíssima parte, ao desinteresse dos sentidos; à falta de apego, por falta de envolvimento de seres que, entre deslocados e preocupados com a sobrevivência, se confrontam com a necessidade de insensível pragmatismo e perversão, num mundo pejado de interesses e conveniências; no qual o prazer tem espaço reduzidíssimo, e em que a felicidade de muitos dos felizes não é mais do que aparente, porque a matéria não enche o espírito...
"A Grande História dos Mitos Gregos" de Stephen Fry
Editor: Clube do Autor
Sinopse: Perspicaz, divertido e acessível, Stephen Fry oferece-nos um livro esclarecedor que traz as histórias dos deuses gregos até aos nossos dias, com toda a sua relevância, magnanimidade e natureza profundamente humana.
Neste livro fascinante percebemos melhor quem somos e qual a origem dos mitos que ainda hoje nos ajudam a explicar o sentido da vida e os mistérios da humanidade.Viciante, lúdica, acessível e espantosamente humana, a mitologia grega explica a ascensão da humanidade e o combate para nos libertarmos da interferência divina. Os mitos revelam que quem criou este mundo desconcertante, com os seus caprichos, crueldades, maravilhas, loucura e injustiça devia ser igualmente caprichoso, cruel, maravilhoso, louco e injusto.
Quem nunca ouviu falar de Zeus, Afrodite ou Apolo? E de Pandora, das musas ou do rei Midas? Passadas de milénio em milénio, as histórias sobre os deuses e os mitos gregos estão profundamente enraizadas na nossa cultura, nas nossas lendas e na nossa língua.
"A Guerra Civil" de Júlio César
Editor: Sementes de Mudança
Sinopse: Escrita por Júlio César no seu estilo preciso e empolgante, A Guerra Civil narra o conflito pela liderança da República Romana que o opôs ao seu grande rival Pompeio, desde a travessia do Rubicão até à morte de Pompeio e ao início da Guerra de Alexandria.
A Guerra Civil inclui ainda, escrita já não por César, mas pelos seus partidários, a narrativa da instalação de Cleópatra como rainha do Egipto, das campanhas na Ásia Menor, em África e na Hispânia que concederam a César a vitória sobre os sucessores de Pompeio e o poder supremo em Roma.
Gravity Falls - Novela Gráfica - Volume 4
Editor: Dom Quixote
Sinopse: As férias de verão de Dipper e Mabel em Gravity Falls estão cada vez mais estranhas. Além de trabalharem na Cabana do Mistério do tio Stan com o Soos e a Wendy, os gémeos fazem novos amigos — incluindo uma figura histórica ressuscitada — e experienciam tudo, desde clonagem a um regresso ao passado.
Juntem-se a Dipper e Mabel enquanto se embrenham ainda mais no mundo misterioso de Gravity Falls.
" Ainda Bem que a Minha Mãe Morreu" de Jennette McCurdy
Editor: Lua de Papel
Sinopse: Jennette McCurdy tinha seis anos quando fez a sua primeira audição. A mãe queria torná-la uma estrela e ela não a queria desiludir, por isso sujeitou-se às restrições calóricas e a vários makeovers caseiros, entre ralhetes do tipo: "Não vês que as tuas pestanas são invisíveis? Achas que a Dakota Fanning não pinta as dela?" Até aos 16 anos era a mãe que lhe dava banho e tinha de partilhar com ela os diários, o e-mail e todo o dinheiro que recebia.
Em Ainda Bem que a Minha Mãe Morreu, Jennette narra tudo em detalhe - e conta o que aconteceu quando o sonho se realizou. ao integrar o elenco de iCarly, uma série da Nickelodeon, é projetada para a fama. Enquanto a mãe anda nas nuvens, Jennette mergulha numa espiral de ansiedade e falta de amor próprio, que se manifesta em distúrbios alimentares, vícios e relações tóxicas.
Os problemas agravam-se quando, depois de entrar na série Sam & Cat (juntamente com Ariana Grande), a mãe morre de cancro. Seriam precisos anos de terapia, e abandonar os palcos, para a atriz recuperar e decidir, pela primeira vez, fazer o que queria.
Este livro, pontuado de humor negro, conta na primeira pessoa esse trajeto, traduzindo-se numa história inspiradora sobre resiliência, independência… e o prazer de lavar o próprio cabelo sem ajuda.
"Uma Herança" de Miguel Bonnefoy
Editor: Edições Asa
Sinopse:A casa na Calle Santo Domingo abrigou três gerações da mesma família. O patriarca chegara no final do século XIX vindo de Lons-le-Saunier, em França. Trazia num bolso um pedaço de videira e no outro um punhado de trocos. Queria emigrar para a Califórnia, mas um golpe do destino desviou-o para o Chile. Ao chegar, um mal-entendido na alfândega fez com que fosse rebaptizado com o nome da sua terra natal - e assim nascia a família Lonsonier.
Anos mais tarde, o filho Lazare regressaria das trincheiras infernais da Primeira Guerra Mundial para se instalar nessa mesma casa com a mulher, Thérèse, construindo no jardim o mais belo aviário dos Andes, que serviria de berço à filha de ambos, Margot. A criança, cuja primeira visão do mundo foi a de cinquenta pássaros nos seus poleiros, cedo começou a sonhar com as alturas, tornando-se uma aviadora pioneira e mãe de um revolucionário, Ilario Da.
Ao longo do século XX, de duas guerras mundiais e de dois continentes, os Lonsonier mantiveram viva a lenda de um misterioso tio desaparecido em França. Mas quando uma tragédia se abate sobre a família, será essa figura mítica a guiá-los de volta a casa.
"Como Educar um Filósofo - As grandes perguntas dos mais pequenos" de Scott Hershovitz
Editor: Lua de Papel
Sinopse: Alguns dos grandes pensadores contemporâneos estão nos infantários e nas escolas primárias. Não estamos a falar de professores, mas sim de miúdos que mal sabem apertar os atacadores e já discutem (sem o saber) questões metafísicas e morais. Como Scott Hershovitz mostra neste livro, as crianças são filósofos de primeira água. E, se pararmos para as ouvir, e para pensar com elas, talvez consigamos despertar o nosso filósofo esquecido.
O autor, professor catedrático de Direito e Filosofia na Universidade de Michigan, tem dois filósofos em casa, os filhos Hank e Rex, que iluminam este livro com a sua curiosidade insaciável. Será que Hank pode beber um refrigerante? Rex tem direitos sobre os seus peluches? Quando é que é legítimo dizer palavrões?
Juntos, pai e filhos, entre caminhadas para a escola e a hora do banho, debatem as Grandes Questões - da natureza da verdade até à existência de Deus. As conversas são pontuadas pela sabedoria de filósofos clássicos e contemporâneos, alguma mitologia e muito humor.
Sem nunca perder Hank e Rex de vista, o aclamado professor propõe-se embarcar nas dúvidas das crianças e assim ajudar-nos a redescobrir o nosso deslumbramento infantil perante o mundo.
"Os segredos de Juvenal Papisco" de Bruno Paixão
Editor: Porto Editora
Sinopse: «Prefiro, por uma questão de respeito, dizer mal pelas costas. Seria uma tremenda falta de educação falar mal de alguém à sua frente.»
Orão é um lugar de sangue quente, cheio de superstições, habitado por personagens memoráveis como a benzedeira Xêpa Alma, o corrupto alcaide Heitor Raimundo ou o diligente boticário Zaqueu Soeiro. Destaca-se, entre eles, Juvenal Papisco, um padre de temperamento espontâneo e cru que sucumbe sem pudor aos prazeres e às imperfeições e que não suporta as injustiças que se perpetuam em Orão, avivadas pelo predomínio dos senhores de sempre.Quando o jornal clandestino A Trama acusa Ismael Macho de andar metido com a mulher de outro, todos temem uma desgraça, e Ismael acaba mesmo por morrer durante a procissão da Virgem Santíssima, em circunstâncias estranhas. Todos as suspeitas recaem sobre o marido enganado, mas este nem à força de porrada admite a autoria do crime, para desespero do coronel Moniz.
Os segredos de Juvenal Papisco é um romance de estreia memorável, que com uma fina ironia e um apurado sentido caricatural se apresenta como uma metáfora social, expondo a traição, a urdidura política, as fraquezas da justiça, o espaço conjugal como campo de sonhos e de utopias e as mezinhas respondendo ao que a medicina não pode.
«Romance emergente, no mais autêntico sentido da palavra, Os segredos de Juvenal Papisco, de Bruno Paixão, abre um capítulo de excelência no quadro da literatura contemporânea.»
Vergílio Alberto Vieira
"As Revolucionárias - Doze mulheres portuguesas desobedientes" de Maria João Lopo de Carvalho
Editor: Sibila Publicações
Sinopse: Elas ousaram ser médicas, advogadas, jornalistas, professoras universitárias, cineastas, intelectuais, numa época em que essas actividades estavam proibidas às mulheres. Desobedecendo aos estereótipos do «feminino», dizendo-se ou não feministas, elas fizeram avançar o mundo. Foram pioneiras, desbravadoras, valentes, ousadas e solidárias.
A escritora Maria João Lopo de Carvalho investigou a fundo a vida e a obra de doze extraordinárias portuguesas que fizeram a travessia do século XIX para o século XX e da Monarquia para a República. São elas Maria Amália Vaz de Carvalho, Carolina Michaëlis de Vasconcelos, Angelina Vidal, Adelaide Cabete, Domitila de Carvalho, Ana de Castro Osório, Virgínia de Castro e Almeida, Carolina Beatriz Ângelo, Virgínia Quaresma, Irene Lisboa, Regina Quintanilha e Maria Lamas.
Muito diferentes entre si, todas elas se cruzaram em algum momento dos seus aventurosos voos existenciais, que Maria João Lopo de Carvalho nos revela com rigor histórico e encantamento revolucionário.
"Enfrentar as Vacas-Z: Diários Zombie 2" de Guy Edmonds e Matt Zeremes
Editor: Edições Gailivro
Sinopse: Olá! Eu sou o Jimmy e estou a viver uma situação completamente estranha, um... Apocalipse de Vacas Zombies!
Toda a gente anda a mugir e a babar-se por todo o lado! E encontrar uma cura para voltar a transformar todas as Vacas-Z em pessoas não é tão fácil quanto pensávamos. Mas eu, o Hooey, a Daisy e a Bobby não vamos desistir. Temos a certeza de que o meu cão, o Urso, e a sua baba superespecial são a chave para resolver toda esta confusão…
"O Livro dos Limites - O poder de dizer não e assumir as rédeas da sua vida" de Melissa Urban
Editor: Albatroz
Sinopse: Mais de 130 estratégias para as situações do dia a dia.
Sente que as suas relações são desequilibradas? Dá por si a ceder constantemente para que as coisas corram bem? Gostaria de conseguir dizer não de uma forma gentil? Está cansado de colocar as necessidades de todos à frente das suas? Se respondeu sim a alguma destas perguntas, então precisa de aprender a estabelecer limites.A definição de limites claros é a chave para uma melhor saúde mental, um aumento de energia e de produtividade e relacionamentos mais satisfatórios. Pare de se justificar, minimizar e de se desculpar e assuma as rédeas da sua vida.
De uma forma direta e compassiva, Melissa Urban partilha:
- mais de 130 estratégias para estabelecer limites no trabalho, no amor e nas relações com pais e sogros, amigos, família, vizinhos, estranhos e consigo mesmo;
- conselhos, afirmações e ferramentas práticas para comunicar as suas necessidades com clareza;
- técnicas para criar hábitos saudáveis em relação à comida, à bebida, à tecnologia e muito mais.
"Hegarty e a Criatividade Não há regras" de John Hegarty
Editor: Clube do Autor
Sinopse: Todos os dias seguimos regras. Mas John Hegarty, a grande referência mundial da publicidade, ensina-nos que na criatividade o que interessa são orientações. Não é exasperante?
Numa escrita instigante, Hegarty promove os benefícios de simplificar, pensar com ousadia e não se deixar intimidar pelos desafios.Afinal, a criatividade é o cerne do que nos torna humanos. É também o grande desafio dos dias de hoje, seja nos negócios, na educação ou no mundo artístico. Ser criativo e inovador, comunicar de forma eficaz e saber persuadir os outros é vital.
Em Hegarty e a Criatividade: Não Há Regras, o autor oferece conselhos perspicazes sobre como potenciar e nutrir a publicidade. Através de 50 provocações, aborda verdades profundas por trás de tópicos enganadoramente simples como a página em branco, a originalidade, o foco ou a perfeição. Porém, lembre-se de que não há regras, apenas orientações.
"Como fazer frente a um ditador - A luta pelo nosso futuro" de Maria Ressa
Editor: Ideias de Ler
Sinopse: O QUE ESTAMOS DISPOSTOS A SACRIFICAR PELA VERDADE?
Maria Ressa, Prémio Nobel da Paz de 2021, dedicou a vida a lutar pela verdade, pela liberdade e pela sobrevivência da democracia.E, por isso, arrisca-se a passar o resto da vida na cadeia.
O seu trabalho jornalístico levou-a a desmontar a rede de desinformação criada pelo Presidente das Filipinas, que espalhou mentiras e ódio para garantir o poder e instaurar um regime sanguinário. Porém, as descobertas que fez revelaram também que a estratégia de Duterte foi a mesma que sustentou os principais movimentos de privação das liberdades democráticas, como o Brexit, a invasão russa da Ucrânia ou o ataque ao Capitólio em Washington.
Por detrás de todos estão entidades aparentemente insuspeitas, como o Facebook e as poderosas instituições de Silicon Valley.
Como Fazer Frente a Um Ditador acompanha a vida e obra de Maria Ressa, para mostrar como as nossas opiniões e os nossos votos são manipulados, destruindo as liberdades individuais.
E traz também um grito de alerta e um pedido urgente da autora: acordemos; aguentemos as pressões; lutemos pelo nosso futuro coletivo – antes que seja tarde de mais.
PREFÁCIO DE AMAL CLOONEY
"Toda a Terra" de Ruy Belo
Editor: Assírio & Alvim
Sinopse: «Se houvesse inferno eu era do inferno / e se à vida alguma coisa me dá um sentido / é ter uma costela de maldito»
Toda a Terra (1976) pode ser lido como uma síntese magistral do percurso de Ruy Belo na poesia portuguesa: aqui, estão manifestos os seus motivos recorrentes – o sentimento de exílio, o mar, a experiência religiosa – impressos em poemas longos, de grande fôlego, que percorrem uma biografia entre as geografias que organizam tematicamente o livro: «Areias de Portugal» e «Terras de Espanha». Nas palavras de Luís Adriano Carlos, prefaciador deste título: «A meu ver, a característica fundamental do poeta, impressiva no presente livro, é a sua capacidade de dominar a arte e a voz da poesia através de um verso de arte maior, exponencial e magistral, o verso livre que em Portugal atingira o seu auge com Álvaro de Campos e que ele sem dúvida transpõe para outra dimensão.»
"Os Indomáveis F. C. - A final europeia Livro 15" de Álvaro Magalhães
Editor: Porto Editora
Sinopse: O Indomáveis vão jogar, em Sevilha, a final da Liga Europeia, com os alemães do München, que são os atuais campeões. A tensão está alta e os problemas acontecem. Na noite anterior ao jogo, o Ricardo vive uma aventura muito arriscada. Mal se segura em pé quando começa a grande final. Será que ganham os favoritos alemães ou aqueles rapazes de Miratejo, que ainda há pouco, se juntavam para jogar à bola num terreno baldio?
Quando o árbitro apitou, uns minutos depois, e a bola começou a rolar, todos os pensamentos, bons e maus, saíram a correr das nossas cabeças. Deixámos de pensar. Só queríamos jogar.
Lês e esqueces que estás a ler.
Pensas que estás a jogar, a viver.
"A Maternidade Não é para Meninos - Como sobreviver a um pós-parto" de Inês Leitão
Editor: Oficina do Livro
Sinopse: Ter um filho é uma jornada extraordinária e única, mas também dura, com constantes provas de entrega, esforço e superação. Uma das etapas mais delicadas nesta viagem é a do pós-parto, com tudo o que envolve de desequilíbrios hormonais, transformações físicas e emoções ao rubro. Na maior parte dos casos, ultrapassamos esse período sem memória de como era a nossa vida antes de trazermos ao mundo o ser minúsculo e mágico que ocupou a nossa barriga durante nove meses para nos ocupar o coração para sempre.
No entanto, o pós-parto pode tornar-se um buraco negro para o qual somos puxadas logo depois do nascimento do bebé ou uma espécie de casulo onde nos refugiamos até ao dia em que a luz finalmente irrompe e a normalidade regressa. O pós-parto não é um conto de fadas. Se for bem preparado e gerido, também não tem de ser um pesadelo. Não existe fórmula mágica que anule as dores, inseguranças e incertezas próprias dessa fase, mas há experiências, partilhas e conselhos que podem torná-la mais leve e com menos sofrimento.
É o que pretende o presente testemunho de uma mãe, com a ajuda de uma médica. Porque a maternidade não é mesmo para meninos, este livro é como uma mão estendida a todas as mulheres que acabaram de ser mães ou estão prestes a sê-lo.
"Os Gregos - Uma história global" de Roderick Beaton
Editor: Edições 70
Sinopse: Há mais de dois mil anos, as cidades-estado gregas, lideradas por Atenas e Esparta, lançaram os alicerces de grande parte da ciência, das artes, da política e do direito modernos. Mas a influência dos Gregos não terminou com a ascensão e queda desta civilização clássica.
Como o historiador Roderick Beaton demonstra, ao longo de três milénios, os falantes de grego produziram uma série de civilizações com raízes no sudeste da Europa mas que, invariavelmente, se espalharam por todo o globo.
Esta é a história dos Gregos e do seu impacto global como nunca antes foi contada.
“Do Contrato Social - ou Princípios do Direito Político” de Jean-Jacques Rousseau
Editor: Edições 70
Sinopse: «O Homem nasceu livre e vive acorrentado por toda a parte.» Desta forma memorável começa do Contrato Social, a obra-prima de Rousseau, texto fundacional da teoria política moderna e que desde a sua publicação, em 1762, não deixou de produzir reações e comentários.
Nesta obra, Rousseau examina as relações complexas entre os indivíduos e o Estado, e defende que o povo deve formar uma sociedade baseada num acordo mútuo no que respeita aos direitos e responsabilidades dos cidadãos. Só assim seria possível criar uma sociedade em que todos os indivíduos fossem livres e iguais.
“Tsunami - Trump, Trumpismo e a Europa” de Vasco Rato
Editor: Actual
Sinopse: Numa reflexão sobre a figura e a presidência que desempenhou, Vasco Rato traça os meandros republicanos, e os temores democratas, na vertigem de mais uma campanha Trump para a Presidência dos Estados Unidos, não descurando as implicações que terá na Europa e na China.
cardapio.pt @ 22-2-2023 17:52:00
Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros