Novidades Livros (16 a 22 de março de 2023)
cardapio.pt @ 15-3-2023 17:37:30
"Segredos de Liderança - Aprender com os melhores líderes nacionais" de Patrícia Matos
Editor: Desassossego
Sinopse: O que caracteriza um bom líder? Será a sua capacidade de decidir rapidamente? Ou, pelo contrário, é a ponderação? É importante saber ouvir ou é melhor avançar, imediatamente, com soluções para cada problema? Será saber escolher as pessoas certas para os lugares certos? E o faro, a intuição, entram nesta equação? Rui Nabeiro, Graça Freitas, Henrique Gouveia e Melo, entre outras personalidades entrevistadas por Patrícia Matos, utilizaram vários adjectivos para caracterizar um líder: assertivo, resiliente, sonhador, eficaz, faminto. Vários estudiosos tentaram fazê-lo, também, ao longo dos anos, o que resultou em diferentes definições e em estilos de liderança distintos.
Neste livro, reunimos dez histórias de liderança, homens e mulheres que nos inspiram, na sociedade actual portuguesa, e que nos habituámos a admirar. Quer conhecer os segredos de liderança e aprender com os melhores líderes nacionais?
"Amor e Outras Palavras" de Christina Lauren
Editor: TopSeller
Sinopse: A rotina de Macy é ambiciosa, embora a sua vida amorosa tenha esmorecido. É pediatra, está a planear casar-se com um homem financeiramente estável, mantém uma vida discreta e o coração guardado a sete chaves. Quando um acaso a faz reencontrar Elliot — o primeiro e único amor da sua vida —, a cuidadosa bolha que tem vindo a construir começa a dissolver-se. em tempos, ele tinha sido o mundo dela, mas tudo se esfumara numa única noite.
Na adolescência, Elliot e Macy transformaram uma grande amizade em algo muito mais forte, passando fins de semana e verões a devorar livros, a partilhar palavras favoritas e a confidenciar um ao outro as suas agruras e conquistas. Em adultos tornaram-se completos estranhos.
Embora as suas memórias estejam obscurecidas pela agonia do que aconteceu naquela noite há tantos anos, Elliot acabará por compreender o silêncio de Macy e ambos tentarão ultrapassar esse passado para conseguir recuperar a confiança um no outro.
Twisted Hate de Ana Huang
Editor: Clube do Autor
Sinopse: Josh Chen é capaz de encantar qualquer pessoa… exceto Jules Ambrose. A bela ruiva tem sido um espinho encravado desde que se conheceram, mas o certo é que domina os seus pensamentos de uma forma que nenhuma outra mulher alguma vez conseguiu...
"É Normal?" de Leonor de Oliveira
Editor: Arena PT
Sinopse: O que é ser Normal? O que significa dentro da sexualidade? Ser normal é a preocupação da maioria das pessoas que procuram Leonor de Oliveira com questões relacionados com sexo. E resposta, na sua grande maioria, é «sim, é normal».
Resposta sexual, orientação, saúde, relações, fantasias, género... Este livro responde a tudo, como uma caixa de perguntas. Dividido por temas que se desenvolvem a partir de questões reais enviadas à autora, É Normal? é (quase) uma enciclopédia sexual que todas as pessoas deveriam ter. Só assim o prazer se poderá tornar um direito e não um privilégio.
"Guerreiro das Trevas — Parte Dois" de Sherrilyn Kenyon
Editor: Edições Chá das Cinco
Sinopse: Nem todos merecem a salvação…
Amaldiçoado desde que nasceu, Urian teve de encontrar o seu caminho num mundo onde a traição e a destruição são a única constante. Assassino e predador, tornou-se numa ferramenta do mal. Até uma hesitação sua custar a vida a Phoebe, a única mulher que amou. Contudo, o mundo de Urian é igualmente feito de ilusões, e, para resgatar a vida que pensava perdida, ele terá de viajar até às profundezas do Hades, um percurso perigoso, onde a sua alma está em risco e o único protetor pertence a uma raça inimiga.Apesar de o caminho para a redenção ser longo e perigoso, é também íntimo e revelador. E se Urian falhar nesta jornada, e em encontrar as respostas para salvar Phoebe, não será apenas a sua mulher que estará perdida… mas toda a Humanidade.
"O Dever de Deslumbrar Biografia de Natália Correia" de Filipa Martins
Editor: Contraponto Editores
Sinopse: Intimidando pela verve de aríete e pela beleza, Natália Correia simbolizou, como poucos, as inquietações do século XX português. Precoce e radical no pensamento feminino, vítima de efabulações e de mitos, incompreendida e amada, lançou um olhar oracular sobre o seu tempo. Em tertúlias, que eram verdadeiras olimpíadas da confraternização lisboeta, o seu traço aglutinador envolvia, juntamente com o fumo dos cigarros, intelectuais e admiradores, que se irmanavam com párias e malditos em ideias e poemas de vanguarda.
Mulher deslumbrante e carismática, equiparada às maiores pensadoras europeias e às estrelas de Hollywood, atacou o Regime onde mais lhe doía - na moral caduca -, elegeu o erotismo como arma política e tornou-se a autora mais censurada da ditadura. Já no bar que fundou em Lisboa, fez e desfez governos à batuta da sua boquilha.
Nesta biografia, da autoria de uma das vozes mais seguras da nova literatura portuguesa, convivem a libertária e a conservadora, avessa a expor a sua atribulada vida íntima, a mulher que desprezava a política partidária e que nela viveu, inclusive como deputada; o espírito frágil e o temperamento intempestivo; o polémico exercício de funções diretivas em órgãos de imprensa e a defesa intransigente das causas maiores; e, em todas as páginas, as contradições e coerências de uma pensadora capaz de criar para si própria uma narrativa que não a torturasse pelas escolhas que fez.
Solução para Noites Tranquilas Método para ensinar o seu filho a dormir bem de Maria Serra Brandão
Editor: Planeta
Sinopse: Adormeço sempre o meu filho ao colo, estarei a fazer mal? Deixei o meu bebé sozinho no berço, será que se sente abandonado? A minha filha com quatro meses dorme sestas de três horas. É normal? O meu filho já tem um ano, não deveria dormir a noite toda?
Estas são algumas das muitas perguntas que todos os dias a psicóloga do sono, Maria Serra Brandão, recebe no seu consultório. Quando chegam à consulta, os pais vêm desesperados por noites mal dormidas, por já terem tentado de tudo sem sucesso, e querem respostas. A autora, especialista em sono infantil, tem a solução para noites tranquilas.
Maria Serra Brandão reúne neste livro todo o seu conhecimento sobre o sono infantil, apresentando casos reais e curiosidades, respondendo às dúvidas mais frequentes, desfazendo mitos e partilhando inúmeras estratégias que vão ajudar os pais a porem os seus filhos a dormir melhor.
Se para um recém-nascido a solução pode estar no contacto pele a pele, na amamentação noturna ou no recurso ao swaddle, para um bebé de 4 meses o importante é criar um bom ritual pré-sono, calmo e previsível. Já para uma criança de 8 meses o segredo está em ensiná-la a lidar com a separação na hora de dormir para assim se sentir segura, enquanto aos 12 meses há que regular o tempo e a frequência das sestas ao longo do dia.
Um guia completo, organizado por idades, para que os pais consigam enfrentar com tranquilidade os desafios que o sono dos mais pequenos trazem a toda a família.
"O Infinito Está nos Olhos do Outro - Diz-lhes quem fomos. Uma história de família" de Fátima Campos Ferreira
Editor: Avenida da Liberdade Editores
Sinopse: «Sempre soube que venho dali, daqueles pais, daquelas raízes, de histórias passadas que me foram só narradas, das casas onde habitei, e que ainda existem dentro de mim, e até de outras que não conheci, mas me foram descritas e contadas. Venho dali, do lugar da Memória transmitida, onde nunca se morre, porque através dela, somos Um só »
Esta é a história de uma família portuguesa, como tantas outras, que se mistura entre o norte e o sul do país, e que vai evoluindo através da luta diária pela sobrevivência, das alegrias e das tristezas, das transformações da sociedade.
Gerações que enfrentaram tempos duros guerras mundiais, epidemias a da pneumónica ceifou inúmeras vidas a queda da monarquia mas também o fim do sonho da república, a ditadura, uma guerra colonial. Assistiram ao aparecimento da televisão, testemunharam a ida do homem à Lua, viveram o 25 de Abril, viram o mundo abrir se para novas tecnologias.
Os que nos passam perto, anónimos ou desconhecidos, são imprescindíveis na construção da vida das famílias, e daquilo que somos, nos jeitos que repetem gerações.
Uma passagem de testemunho às gerações mais novas, na primeira pessoa, para que não esqueçam as suas raízes e os valores transmitidos de geração em geração, até porque, como diz a autora, «a memória é a alavanca do futuro».
"Tudo é Rio" de Carla Madeira
Editor: Infinito Particular
Sinopse: Suor, sangue, lágrimas, saliva, sémen. Tudo flui sem parar.
Lucy é a prostituta mais concorrida da cidade. Dalva, por contraste, é de origem familiar e muito tradicional, mulher de Venâncio, senhor de uns ciúmes doentios.
Lucy e o casal, Dalva e Venâncio, protagonizam um triângulo amoroso que se afasta dos lugares-comuns dos romances e nos faz questionar, sob formas surpreendentemente originais, quais os verdadeiros limites do perdão, até onde pode ir a intensidade de um amor, de que valores se reveste a importância da família e, acima de qualquer outra coisa nesta história, quão forte ou fraca pode ser a afeição entre mulheres.
Neste seu impressionante primeiro livro, a escritora brasileira Carla Madeira socorre-se de uma linguagem sem pudores ou complexos, com uma narrativa madura, mas ao mesmo tempo poética e imagética; e dessa forma incorpora todos os extremos, sem ideias básicas de certo e errado, apresentando-nos o extraordinário mundo de mulheres fortes, fracas, com problemas e soluções, com sentimentos e desejos reais.
"Cocuruto" de Clara Cunha; Ilustração: Vitor Hugo Matos
Editor: Livros Horizonte
Sinopse: Quem é o Cocuruto?
-Ser mágico e raro
-Tem um coração gentil e amável
-Tem poderes incalculáveis
-Só as crianças os veem
-Cada criança tem o seu
-Não é único; há cocurutos com diferentes poderes e cores
-Não falam, mas comunicam com: os olhos, mãos e a mente
Sabias que há Cocurutos por aí? É verdade, eles existem! Às vezes não damos por eles porque andamos distraídos. E os adultos não os veem mesmo! Cada criança tem o seu e cada Cocuruto tem poderes mágicos que podem ajudar a transformar o mundo à nossa volta.
Já encontraste o teu?
"Falsas Memórias" de Blake Crouch
Editor: Suma de Letras
Sinopse: A realidade é feita de memórias.
É nisso que acredita Barry Sutton, um inspetor da polícia de Nova Iorque que se encontra a investigar um fenómeno invulgar chamado Síndrome das Falsas Memórias - uma misteriosa doença que enlouquece as suas vítimas com recordações de uma vida que nunca viveram.
Também Helena Smith acredita nisso. Como neurocientista, tem dedicado a sua vida à criação de uma tecnologia que nos permita preservar as memórias mais preciosas. Se for bem-sucedida, qualquer pessoa poderia revisitar o primeiro beijo, o nascimento de um filho ou o último momento de um ente querido.
Porém, à medida que a realidade começa a fraturar-se, Barry e Helena percebem que talvez exista algo mais sinistro do que a doença a ameaçar o mundo tal como o conhecem — algo que não ataca somente as memórias, mas o próprio passado.
Juntos, iniciam um trabalho em contrarrelógio com o intuito de encontrar uma solução para este fenómeno. Mas como conseguirão fazê-lo, se a própria realidade parece desmoronar-se à volta deles?
"25 de Abril" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada; Ilustração: Sofia Cavalheiro
Editor: Assembleia da República
Sinopse: Este livro faz parte de um conjunto de publicações que leva ao conhecimento das camadas mais jovens os acontecimentos mais marcantes da nossa História.
Este número, dedicado ao 25 de Abril, relata, através de textos e de imagens, a conjuntura que antecedeu e ditou a Revolução de Abril, bem como o período conturbado que se seguiu.
Neste enquadramento, são abordados temas como a guerra colonial, a ditadura, a PIDE e os presos políticos, a democracia e o ato eleitoral e destacados nomes de individualidades que se evidenciaram ao longo deste período.
"Crocodilo e Girafa, Uma Grande Surpresa" de Daniela Kulot
Editor: Kalandraka,
Sinopse: O que poderia ser um dia igual a qualquer outro transforma-se numa emocionante aventura, quando um misterioso cordão vermelho, que aparece por baixo da porta de entrada da família Girafa e Crocodilo, começa a desenhar o trilho de uma viagem que culminará numa "grande surpresa".
O próprio título desta obra de Daniela Kulot antecipa já um desenlace que desperta a curiosidade dos leitores, desde a primeira página, ao deixar no ar uma atmosfera de mistério de que os mais pequenos da casa parecem ser cúmplices. A participação de Krokira e Raffolo reflete o protagonismo da infância num lar onde os afetos e as emoções se sobrepõem aos bens materiais.Atravessando o rio, escalando montanhas, sobrevoando a cidade e andando pelas suas ruas, não só saudarão alguns vizinhos - o pato, a marmota ou o melro -, que se juntarão à comitiva; como ainda viverão novas experiências e enfrentarão desafios em que os mais velhos auxiliarão os mais pequenos a desenvencilhar-se.
Depois de «Um pequeno Crocodilo ternurento que só visto», «O pequeno Crocodilo e o amor de uma vida», «Crocodilo e Girafa, um par de namorados a sério», e «Crocodilo e Girafa, uma família igual às outras», a continuação desta série continua a abordar histórias em torno da tolerância e do respeito pelas diferenças através de animais humanizados encantadores e divertidos. A proposta estética volta a centrar-se no colorido das cenas e na expressividade das personagens, introduzindo, logo nas guardas do livro, grandes perspetivas que permitem representar ações simultâneas que, por sua vez, reforçam o dinamismo da narrativa.
"D. Pedro Carlos - (1786-1812) Um infante de Espanha em Portugal e no Brasil" de Isabel Drumond Braga
Editor: Temas e Debates
Sinopse: Nascido pouco antes da Revolução Francesa, cujas consequências marcaram de forma indelével as vidas quer dos membros das casas reais europeias quer das populações da Europa e do Novo Mundo, D. Pedro Carlos de Bourbon e Bragança, infante de Espanha e de Portugal, filho de D. Mariana Vitória de Bragança e de D. Gabriel de Bourbon e Saxe, foi o primeiro neto de D. Maria I e de D. Pedro III e teve como avós paternos Carlos III e Maria Amália de Saxe. Órfão aos dois anos e meio, chegou à corte portuguesa para uma visita, em 1789, embora, então, se vislumbrasse a possibilidade de vir a ser herdeiro do trono de Portugal, caso os príncipes do Brasil não tivessem descendência. A visita de D. Pedro Carlos passou a uma estada permanente, de tal modo que o resto da curta vida do infante, que não chegou a completar 26 anos, foi com a família materna, sendo especialmente próximo do príncipe regente, mais tarde D. João VI, seu tio e depois sogro, uma vez que veio a casar, no Rio de Janeiro, em 1810, com a princesa D. Maria Teresa de Bragança. Em 1807, vivendo-se um período de tensão entre Portugal e Espanha, acompanhou a corte portuguesa para o Brasil, onde viveu até à sua morte em 1812, tendo deixado um filho, o infante D. Sebastião Gabriel.
«D. Pedro Carlos de Bourbon e Bragança, nascido em Espanha, criado em Portugal e falecido no Brasil, viveu numa época conturbada marcada pela Revolução Francesa e pelo avanço napoleónico, foi um dos protagonistas do primeiro casamento de um membro da realeza no Rio de Janeiro, pai do primeiro infante a nascer na América e igualmente o primeiro membro da casa real a perecer nessa parte do império português.»
"A Idade do Vício" de Deepti Kapoor
Editor: Lua de Papel
Sinopse: É madrugada em Nova Deli. Cinco sem-abrigo são colhidos por um Mercedes-Benz. Entre os mortos há uma grávida e o seu marido. Faz frio, seis graus. Minutos mais tarde a polícia vai descobrir o culpado, alguém que não deveria estar ao volante de um carro daqueles, porque apesar de ser um belo rapaz e bem vestido, é de classe baixa.
O rapaz, viremos a saber, é Ajay. Quando tinha nove anos foi vendido pela mãe para pagar uma dívida. Cresceu na miséria, subiu a pulso e quando o romance começa é o homem de mão de Sunny, um playboy (e herdeiro) da poderosíssima família Wadia. Através dele entramos no outro lado da Índia, governada por uma classe corrupta e violenta.
A Idade do Vício vai navegar sempre entre esses dois universos, os ricos e os pobres; mas também entre diferentes geografias, que vão de uma caótica Nova Deli ao interior rural dos que nada têm. Numa escrita energética, pujante, irresistível, Deepti Kapoor constrói um romance épico onde encontramos todos os sintomas (e doenças) de um mundo que é o nosso, servidos com a exuberância plástica do Quem Quer Ser Bilionário? e o perfume literário de O Tigre Branco.
"Rio, o Cão Preto" de Suzy Lee
Editor: Esquimó
Sinopse: Como explicar a uma criança a perda do seu querido cão? Como sorrir nos momentos mais tristes? É isso que este maravilhoso livro infantil nos permite: abraçar aquele que desapareceu com a lembrança que fica para sempre.
"Ivanhoé" de Walter Scott
Editor: Levoir
Sinopse: Um século depois da batalha de Hastings, onde Guilherme o Conquistador tomou o trono de Inglaterra, persistem no reino as guerras de influência entre Saxões e Normandos. Cedric de Rotherwood, o Saxão, quer restabelecer um rei autóctone no trono, Athelstane de Coningsburg, dando-lhe para esposa a sua filha adotiva Lady Rowena. Mas a filha opõe-se a esta união porque está apaixonada por Wilfred Ivanhoé, o filho de Cedric...
Publicado em 1819, Ivanhoé é sem dúvida a obra mais popular de Sir Walter Scott e continua a ser um dos romances mais vendidos no mundo.
Miraculous: As Aventuras de Ladybug Escreve tu esta história
Editor: Booksmile
Sinopse: Livro para preencher com cartas aos heróis, histórias ou ideias para o final de alguns episódios.
A Ladybug e o Gato Noir esperam por ti!
Esta aventura empolgante conta contigo! Podes dar a tua opinião sobre os acontecimentos, enviar SMS aos teus super-heróis favoritos, escrever-lhes cartas, ilustrar cenas de ação, dar vida a novas personagens, criar momentos entusiasmantes…
Só tens de dar asas à tua criatividade!
Um livro criativo que conta contigo!
"Uma Colheita de Silêncios" de Nuno Júdice
Editor: Dom Quixote
Sinopse: O novo livro de Nuno Júdice, um poeta que é uma referência na literatura portuguesa contemporânea.
Poemas que nos falam de amor, de amores desencontrados e da ausência do ser amado, do silêncio que fica dessa ausência e da passagem do tempo, mas também da observação daquilo que nos rodeia. com muitas referências históricas, literárias e a diversas formas de arte, sobretudo à pintura - com vários poemas a interpretar quadros -, neste livro encontramos Tristão e Isolda, Lancelote, Garrett e a viscondessa da Luz, Ovídio, Ruy Belo, Giacometti, Júlio Pomar, Siza Vieira, Matisse, Corot, etc.
"My Hero Academia Volume 17 - Lemillion" de Kohei Horikoshi
Editor: Devir
Sinopse: A batalha contra a Hassaikai atinge um novo nível de intensidade quando Lemillion envolve Overhaul para tentar resgatar Eri.
Midoriya quer ajudar All Might, mas que destino previu Nighteye para todos eles neste confronto?
"Os Delírios da Cidade - No Romance das Ilhas" de Danny Spínola
Editor: Editorial Novembro
Sinopse: «Eu não vou contar-vos aqui uma história, como sói contar-se geralmente. Vou contar-vos um Canto; um Canto à minha Beatriz, um deus mais forte do que eu, que é como quem diz ao meu Cisne de Luz.
Diziam, de mim, Dante, as mulheres: Olha esse que vai ao inferno e volta quando lhe apetece.Bocaccio, com as senhoras, tergiversou prendendo o seu demónio no inferno.
Rimbaud, também, com a sua época no inferno, mostrara como esteve no inferno; e bem sei eu que de lá nunca voltará, porque o seu inferno foi aqui mesmo na terra.
Quevedo há de dizer que escutara o inferno com muita atenção e que lhe parecera notável coisa - porquanto era a cupidez dos juízes, o ódio dos poderosos, as línguas dos maldizentes, as más intenções... etc..
Orfeu, segundo a mitologia, desceu ao inferno, com a sua flauta, para recuperar a sua amada Eurídice.
Tudo isso sobre o inferno digo eu agora porque eu também tenho algo a contar sobre esse lugar, ou essa simples essência que não sabemos bem o que é, nem como é, nem onde fica.
Mas permitam-me contar este meu Canto em epístola serventesio, pelo que de mais belo pode preencher o peito humano. Creiam-me, não vou contar este Canto como se costuma contar um conto. Nem sei se terá algum sentido ou alguma razão de ser; ou se não será, apenas, um amontoado confuso e banal, tal o caos de Blake…»
"Os Monstros da Calma - Não faz mal sentires-te como te sentes!" de Anna Prudente-Poulton
Editor: Zero a Oito
Sinopse: Os monstros chegaram para ajudar as crianças a lidar com os seus sentimentos!
Com os monstros da calma, as crianças vão entender os seus sentimentos e aprender formas de se sentirem mais calmos! Estes pequenos monstros vão ajudar a explorar as emoções através de atividades superdivertidas, como desenhar os sentimentos como se fossem animais, acompanhar um monstro num dia de spa ou experimentar respiração de dragão.
As atividades propostas baseiam-se na terapia cognitivo-comportamental (TCC) e em técnicas de mindfulness.
"As Aventuras de Pinóquio - Livro de bolso" de Carlo Collodi
Editor: 11 x 17
Sinopse: As Aventuras de Pinóquio foram publicadas em livro pela primeira vez em 1883, conquistaram os leitores e são hoje uma das obras mais traduzidas em todo o mundo. Os seus episódios inspiradores permitem ricas e variadas leituras que centenas de adaptações para teatro, televisão e cinema atestam. O menino de madeira transformou-se numa personagem global e o nariz arrisca-se a crescer àqueles que dizem desconhecê-lo.
Um clássico que devemos ler e reler porque Pinóquio e as outras personagens que o acompanham ao longo do livro são de uma riqueza inesgotável. Os seus valores duradouros, nomeadamente o amor, a honestidade, a bondade e a lealdade, são-nos apresentados, mas sem nunca nos esconderem as suas mais espontâneas emoções e contradições. O texto avança, a leitura envolve-nos e as personagens tornam-se cada vez mais humanas.
cardapio.pt @ 15-3-2023 17:37:30
Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros