Novidades Livros (23 a 29 de março de 2023)
cardapio.pt @ 22-3-2023 17:14:21
"Dor Fantasma" de Rafael Gallo
Editor: Porto Editora
Sinopse: Rômulo Castelo, um pianista virtuoso, dedica-se inteiramente a buscar a perfeição na sua arte e, todas as manhãs, ao acordar, fecha-se na sua sala de estudos e ensaia aquela que é considerada a peça intocável de Liszt, o Rondeau Fantastique. Em breve, Rômulo irá oferecê-la ao mundo, numa tournée pela Europa que o sagrará como o maior intérprete daquele compositor. A vida, porém, tem outros planos e, de um dia para o outro, Rómulo vê fugir-lhe aquele que julgava ser o seu lugar por direito no pódio do mundo.
"Odeio Amar-te" de Ali Hazelwood
Editor: Desrotina
Sinopse: Ali Hazelwood está de volta com uma entusiasmante coleção de três histórias STEMinistas protagonizadas por engenheiras... e os seus ódios de estimação.
Mara, Sadie e Hannah são, em primeiro lugar, amigas. Mas são também cientistas. Ainda que os seus campos de estudo possam conduzi-las a diferentes lugares, as três concordam com uma verdade universal: quando se trata de amor e ciência, os opostos atraem-se e os rivais deixam-te em chamas...
Debaixo do mesmo teto
Mara, uma engenheira ambiental, vê-se forçada a partilhar uma casa com um colega infernal (um detestável advogado, mas bastante atraente...), e descobre que cientistas nunca deveriam ser obrigados a fazer partilhas que desequilibrem os ecossistemas. Sobretudo se a companhia tem o irritante hábito de mexer na temperatura da casa ou de petiscar comida que não lhe pertence.
Presa a ti
Sadie sabe perfeitamente que as engenheiras civis devem, entre outras coisas, construir pontes. Como uma mulher das STEM, também sabe que as variáveis podem mudar bastante. Quando fica presa durante horas num elevador com um homem que já lhe partiu o coração, talvez se sinta no direito de mandar uma ponte abaixo.
Abaixo de zero
Hannah, uma engenheira aeroespacial da NASA, está ferida e presa numa remota estação científica no Ártico. Mas a única pessoa que parece disponível para ir salvá-la é Ian, o seu rival de sempre, o homem que tentou arruinar-lhe a carreira. Por que razão lhe parece a presença dele tão perigosa quanto a tempestade que se aproxima?
"A Guarda-Costas" de Katherine Center
Editor: Porto Editora
Sinopse: Da nova rainha das comédias românticas, chega-nos esta história de um amor improvável entre um autêntico quebra-corações... e a sua guarda-costas
Hannah Brooks tem um ar absolutamente comum, de tal forma que mais depressa seria confundida com uma empregada de limpeza do que com alguém capaz de aplicar um golpe de jiu-jítsu. Mas a verdade é que trabalha como Agente de Proteção Executiva (vulgo «guarda-costas»). Quando a sua vida pessoal desaba de repente, e a profissional ameaça seguir o mesmo rumo, Hannah aceita a contragosto proteger uma superestrela de cinema dos avanços insistentes de uma peculiar perseguidora.Jack Stapleton, um ator muito famoso e, literalmente, um homem de sonho, retirou-se da vida pública após uma tragédia pessoal; agora, um problema de saúde da mãe força-o a regressar ao Texas e a aceitar segurança privada. Temendo com isso aumentar a pressão sobre a frágil situação familiar, Jack cede, com uma condição: nenhum dos Stapletons pode saber que Hannah é paga para o proteger.
E é assim que a vulgar guarda-costas acaba a fingir ser a namorada do Homem mais Sexy do Mundo.
Embora supostamente seja uma farsa, quanto mais tempo passam juntos, mais verdadeiro o relacionamento parece a Hannah, que dá por si a apaixonar-se. Mas será que é correspondida? Ou não passará tudo de uma tremenda ilusão? No final, quem protegerá o seu próprio (e muito negligenciado) coração?
"O Altruísmo não Existe" de Raúl Manarte
Editor: Contraponto Editora
Sinopse: Se achas que o altruísmo é só para os santinhos ou aspirantes a Madre Teresa de Calcutá, deixa-me dizer-te já duas coisas: primeiro, estás completamente enganado e, segundo, nem imaginas o que andas a perder. O altruísmo não só faz bem aos outros como também é muitíssimo benéfico para quem o pratica.
Aliando a sua formação científica ao conhecimento prático de anos de trabalho humanitário, Raul Manarte, ativista e psicólogo especializado em intervenção em situações de crise e catástrofe, mostra como o altruísmo pode trazer mais sentido às nossas vidas.
Neste livro, que é também um guia de ação para voluntariado, trabalho humanitário e ativismo, encontrará uma extensa lista de recursos que lhe permitirão aumentar, diversificar e melhorar o impacto dos seus comportamentos e gestos de altruísmo. Recorrendo ainda a testemunhos de outros trabalhadores humanitários e ativistas como ele, o autor mostra-lhe como procurar fazer do mundo um lugar melhor pode ser gratificante e contribuir para o seu bem-estar.
"Bíblia - Volume V, Tomo I - Antigo Testamento - Os Livros Históricos" de Frederico Lourenço
Editor: Quetzal Editores
Sinopse: O presente tomo da Bíblia conta a história do povo israelita desde a chegada, no século xiii a.C., à terra de Canaã (depois da escravidão no Egito), até à conquista de Jerusalém pelos babilónios, no século vi a.C. É uma história narrada com forte pendor teológico, razão pela qual os estudiosos atuais chamam a estes livros da Bíblia a História Deuteronomística.
É a narrativa de como o Deus de Israel lidou com o Seu povo, ora favorecendo-o em detrimento dos outros habitantes de Canaã, ora castigando-o às mãos de assírios e de babilónios. Além do viés teológico, há outra marca saliente nestes textos: o seu brilhantismo literário. As histórias são narradas com sentido dramático e requinte psicológico, permitindo a delineação memorável de personagens fascinantes como Sansão, Samuel, Saul, David, Salomão, Elias e Eliseu.
Enquanto conjunto, os livros de Josué, Juízes e Reinados (aqui contidos, acrescidos de Rute) são uma chave fundamental para a compreensão do Antigo Testamento.
"Mulheres e Resistência - Novas Cartas Portuguesas e outras lutas" de Rita Rato
Editor: Livros do Brasil
Sinopse: A exposição do Museu do Aljube sobre as Novas Cartas Portuguesas e a luta das mulheres — agora em livro O livro Novas Cartas Portuguesas foi publicado há 50 anos, em 1972. Três dias depois do lançamento, a primeira edição foi recolhida e destruída pela censura, dando origem ao processo das «Três Marias» e a uma muito significativa vitória literária e política. A partir dessa obra singular de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, a exposição Mulheres e Resistência — «Novas Cartas Portuguesas» e outras lutas , no Museu do Aljube, revisitou a actualidade da luta das mulheres e o contributo daquelas que, com origens e percursos diferentes, inventaram e concretizaram batalhas pelos seus direitos, pela justiça social e pela liberdade, desde os anos 1930 até ao 25 de Abril de 1974.
Todos estes processos destacam o papel insubstituível das mulheres ao longo dos 48 anos de resistência ao fascismo e a sua importância na conquista da democracia. O livro que daí resulta, inclui ainda textos originais de Djaimilia Pereira de Almeida e Maria do Rosário Pedreira.
"A Cook's Tour - Em busca da refeição perfeita" de Anthony Bourdain
Editor: Casa das Letras
Sinopse: A única coisa que Anthony Bourdain, gastrónomo gonzo, e um dos autores internacionais da área da gastronomia mais vendidos, amava tanto como cozinhar era viajar. Inspirado pela pergunta «Qual será a refeição perfeita?», Tony iniciou uma busca pelo seu santo graal culinário e, no processo, virou do avesso a noção de perfeição.
Da Califórnia ao Camboja, passando por França, Portugal, Marrocos, Japão e Vietname, A Cook’s Tour - Em busca da refeição perfeita faz a crónica das aventuras imprevisíveis do chef mais destemido e corajoso da América, à procura de comida verdadeira, autêntica e fresca, sem qualquer medo de se juntar aos locais e comer como estes. Não importa qual é a especialidade da casa, sejam os testículos de cordeiro em Marrocos, o coração palpitante de uma cobra no Vietname, haggis na Escócia ou natto no Japão.
Bourdain dispôs-se (embora, por vezes, compreensivelmente de forma relutante) a experimentar tudo, dedicando-se, ao longo de todo o percurso, a descobrir qual é realmente a refeição perfeita.
"Os Mega B.A.Y.T.E.S. - A destruição - Livro 4" de Sara de Almeida Leite
Editor: Porto Editora
Sinopse: A aventura mais improvável e fantástica que podes imaginar!
Bárbara, Afonso, Yara, Tiago e Eduardo são miúdos normais que um dia deparam com algo totalmente invulgar: um ser bizarro, que lhes confere poderes sobrenaturais e uma missão que se torna cada vez mais desafiante, à medida que Os Mega B.A.Y.T.E.S. vão descobrindo no que se meteram. O que farias tu, se tivesses de lutar com os teus amigos contra um inimigo perigoso, que não sabes de onde vem, o que quer, nem do que é capaz?
Os Mega B.A.Y.T.E.S. são finalmente reconhecidos como os heróis de Urbânia, mas nem por isso têm a vida facilitada. O inimigo assume formas cada vez mais poderosas, e as estratégias usadas para o combater acabam por provocar sérios danos na cidade. Os habitantes veem-se obrigados a fugir e a refugiar-se na floresta, que lhes reserva incríveis surpresas...
A Pequena Sereia - Novela Gráfica
Editor: Dom Quixote
Sinopse: Desobedecendo às ordens estritas do seu pai, uma jovem sereia de espírito livre, chamada Ariel, aventura-se até à superfície do oceano. De imediato, apaixona-se por um príncipe humano. Para se tornar humana, Ariel faz um pacto com a poderosa bruxa do mar, Úrsula, colocando-se em perigo, não só a si própria, mas também a todo o reino subaquático do seu pai, o rei Tritão.
Terá Ariel coragem para enfrentar o mal e tornar o seu sonho realidade?
"Histórias Naturais" de Primo Levi
Editor: Dom Quixote
Sinopse: Os quinze divertimentos que compõem este livro transportam-nos para um futuro cada vez mais impulsionado pelo estímulo frenético do progresso tecnológico e, por conseguinte, teatro de experiências inquietantes ou utópicas, nas quais operam máquinas extraordinárias e imprevisíveis. Porém, é simplista classificar estas páginas sob o rótulo da ficção científica. Nelas podemos encontrar sátira e poesia, nostalgia do passado e antecipação do futuro, epopeia e realidade quotidiana, perspetiva científica e atração pelo absurdo, amor pela ordem natural e gosto em subvertê-la com jogos combinatórios, humanismo e perversidade bem-educada.
O autor é um químico, e a sua profissão transparece no interesse que demonstra em saber como são feitas as coisas por dentro, em como estas se podem reconhecer e analisar. Contudo, é um químico que conhece tão bem as paixões humanas quanto a lei de ação das massas, e monta e desmonta os mecanismos secretos que governam a vaidade humana, piscando-nos o olho com as suas alegorias irónicas, com as moralidades sorridentes que nos propõe.
Este é um livro onde também encontraremos momentos inquietantes, nos quais os pesadelos do Lager regressam sob novas formas.
"Toda a Prosa" de Manuel Alegre
Editor: Dom Quixote
Sinopse: «De um lado estão as coisas vividas - infância, adolescência, juventude coimbrã, incorporação no exército - Mafra e Açores (primeira forma de desterro), depois Angola - Guerra Colonial e prisão em Luanda, exílio (Paris e Argel), regresso a Portugal a seguir ao 25 de Abril, exercício de funções diversas em democracia. Do outro lado está a escrita, o princípio ficcional que tudo transfigura e integra, de acordo com vertentes que se encontram também na poesia e na restante obra; na prosa, com efeito, reconhecem-se episódios narrados e entre si articulados, dando lugar em simultâneo à representação do tempo histórico e à criação de uma figura protagonista, crescendo da infância (Alma, o Miúdo que Pregava Pregos numa Tábua) para a adolescência e a juventude (A Terceira Rosa), e depois para a Guerra Colonial, a prisão e o exílio (Jornada de África, Tentação do Norte). Os textos mais curtos, contos ou novelas, desenvolvem margens daqueles núcleos, complementando-os.»
Do prefácio da Professora Paula Morão
"O Raposo" de D. H. Lawrence
Editor: Livros do Brasil
Sinopse: Centenário da publicação de uma história que é, nas palavras da Nobel Doris Lessing, «Lawrence na sua quinta-essência, na iminência entre a luz e as trevas».
Publicado pela primeira vez em livro em 1923, O Raposo é uma das mais célebres histórias narradas por D. H. Lawrence. Jill Banford e Nellie March levam uma vida pacata, retiradas na sua quinta, onde não contam com qualquer ajuda masculina. Quando um raposo começa a atacar a capoeira, Nellie pega na arma, mas, apesar de o ter na mira, é-lhe impossível disparar. Chega então à quinta um jovem soldado, vindo da guerra, e abala definitivamente a estabilidade daquela relação de amor e companheirismo entre as duas mulheres. Explorando temas como a sexualidade, o papel ditado a cada género pelas normas sociais e o fatalismo da transgressão, esta é uma novela breve mas poderosa, reveladora da irreverência que marcou a produção literária de D. H. Lawrence, um dos grandes escritores ingleses do início do século XX.
Quando se vai à caça, a questão é mais da maneira como cada um se sente que da forma como procede. Há que ser astuto e ardiloso, acreditar absolutamente no fatalismo. Tudo sucede como um desígnio do destino. O destino de cada um comanda e determina o destino do veado que se está a caçar.
"Alta Rotação Como acelerar as suas vendas no mercado automóvel" de Nuno Castel-Branco e Daniel Rocha
Editor: Contraponto Editores
Sinopse: Em Alta Rotação — Como acelerar as suas vendas no mercado automóvel, uma obra pensada para ser uma ferramenta indispensável ao serviço de todos os profissionais do sector, poderá encontrar:
• Uma apresentação completa do mercado automóvel português, com grande foco no comércio de carros usados, tanto no lado da oferta como no lado da procura, passando por questões como a evolução da transparência e redução de assimetrias neste sector.
• Uma análise ao impacto da abordagem de «Alta Rotação» (Velocity vs. Tradicional) e como os dados podem ajudar a tomar decisões, que resultam em mais rentabilidade para o negócio, através de métricas como o Market Days Supply, com exemplos e testemunhos de operadores sólidos no mercado.
• Sugestões concretas de como operacionalizar em várias áreas, desde as compras, preparação e precificação, passando pelo marketing, vendas e serviços complementares.
"Lúcialima" de Maria Velho da Costa
Editor: Assírio & Alvim
Sinopse: «Achar sob a cadência da alucinação que ouve, a restrição que coagula a voz, os sentidos, na mobilidade luminescente do mercúrio, o espelho móvel, corrosiva a compactez —»
Lúcialima (1983) é um romance onde «ninguém se encontra»: Lúcia, criança cuja cegueira e fala difícil a condicionam a procurar um outro real à sua volta, conversa com o misterioso Éukié. Lima, homem da guerra, vive dentro dos seus pensamentos de modo a escapar ao que o rodeia. No seu estilo inconfundível, experimental, Maria Velho da Costa desafia-nos a desenovelar a trama onírica das muitas personagens desta história, habitada pelos (muito reais) traumas do passado colonial e do 25 de Abril.
"Tudo o que Sei Sobre o Amor Edição Limitada" de Dolly Alderton
Editor: Cultura Editora
Sinopse: Quando se trata das provações e triunfos da jornada até à idade adulta, a jornalista e ex-colunista do Sunday Times, Dolly Alderton, já viu e experimentou de tudo. Ela descreve-nos vividamente o processo por que passamos quando nos apaixonamos, a luta contra a autossabotagem, a procura de um emprego, o que é dar uma festa desastrosa cuja temática é o Rod Stewart, apanhar uma bebedeira, levar com os pés, perceber que o Ivan da loja da esquina é o único homem com o qual sempre pudemos contar, e descobrir que as nossas amigas estão sempre lá, no fim de cada noite de desgraça. Este é um livro sobre encontros para esquecer, boas amigas e - acima de tudo - sobre sabermos reconhecer que somos suficientes.
Dolly Alderton sobreviveu (à tangente) aos seus Vintes e, em Tudo o Que Sei Sobre o Amor, apresenta-nos uma descrição impávida dos encontros catastróficos e dos apartamentos miseráveis, dos desgostos de amor e das humilhações e, o mais importante, das inquebráveis amizades femininas que a ajudaram a aguentar-se. Cheio de humor, coração e perspicácia, este é um livro para dar a todas as mulheres que já passaram por lá ou que estão prestes a dar o primeiro passo rumo ao resto da sua vida.
"Grande Dicionário dos Pequenos Impostos" de Sérgio Vasques
Editor: Tinta da China
Sinopse: Mais do que os grandes, há pequenos impostos no nosso sistema fiscal que dizem muito sobre o País. Impostos sobre os espectáculos para ordenar a moral pública, impostos sobre os refrigerantes para penalizar o consumo supérfluo, impostos sobre os isqueiros para proteger a indústria dos fósforos. Todos eles gerando pouca receita e dando muito trabalho, mas espelhando em qualquer caso a nossa vida colectiva e o que nela o Estado entende ser prioritário.
O Grande Dicionário dos Pequenos Impostos recolhe umas dezenas dessas figuras de bagatela, criadas ao longo do século XX com os propósitos mais variados, procurando ilustrar o que de mais bizarro se vai acumulando nas margens do sistema fiscal.
"Os Espelhos do Tempo - O bem-estar físico, emocional e espiritual através da regressão" de Brian Weiss
Editor: Pergaminho
Sinopse: Os benefícios da terapia de regressão vão muito além do alívio de sintomas de ansiedade e fobias. Muitas vezes, a regressão resulta numa cura a todos os níveis - físico, emocional e espiritual.
Os Espelhos do Tempo é o livro que lhe permite ir mais longe com a terapia por regressão, ajudando a fazer o percurso até ao passado para descobrir as causas possíveis de problemas na sua vida presente. Recordar momentos cruciais, quer seja da sua vida presente quer seja de vidas passadas, resulta não só na cura de sintomas de perturbações psicológicas e psicossomáticas como também na obtenção de um estado profundo de descontração e bem-estar. A prática regular dos exercícios aqui descritos fomenta a saúde física e emocional, e abre perspetivas espirituais mais amplas, que darão mais sentido à sua vida.
O Dr. Brian Weiss é médico psiquiatra com décadas de experiência clínica, investigação e docência. Para além do seu trabalho como psiquiatra, é autor de diversos bestsellers internacionais.
Cordialmente Cruel de Maureen Johnson
Editor: Desrotina
Sinopse: O Instituto Ellingham é um famoso colégio privado em Vermont para os mais brilhantes pensadores, inventores e artistas. Foi fundado por Albert Ellingham, um magnata do início do século xx, que ambicionava construir um local maravilhoso repleto de enig- mas, caminhos tortuosos e jardins. «Um lugar», dizia ele, «onde a aprendizagem é um jogo.»
Pouco depois da abertura da escola, a sua mulher e filha foram raptadas. A única pista real era um enigma trocista que listava métodos para cometer homicídio, assinada sob o assustador pseudónimo «Cordialmente, Cruel». Tornou-se um dos grandes crimes não resolvidos da história americana.
Stevie Bell, verdadeira aficionada do crime, está prestes a começar o seu primeiro ano no Instituto Ellingham e tem um plano ambicioso: resolver o famoso caso. Isto é, quando conseguir lidar com a sua exigente nova vida escolar e com os seus colegas de casa: o inventor, o romancista, o ator, o artista e o «palhaço da turma».
Mas algo estranho está a acontecer. O Cordialmente Cruel parece estar à espreita e a morte regressa ao Instituto Ellingham. O passado arrastou-se para fora da sua sepultura. E alguém cometeu homicídio e saiu impune.
"A Dama Roubada" de Laura Morelli
Editor: Edições Asa
Sinopse: Florença, 1479. Bellina Sardi, órfã e ama de Lisa Gherardini desde a infância, é incumbida de a acompanhar aquando do seu casamento com um comerciante de seda, um homem próspero e fiel aliado dos poderosos Médicis. Mas Bellina é apanhada no meio das convulsões sociais da cidade, e tem de escolher entre a família que a acolheu e o carismático monge que incentiva os florentinos a revoltarem-se contra os Médicis e a riqueza obscena que acumulam. Leonardo da Vinci anseia por fazer arte, mas é confrontado com a necessidade de sustentar o seu estilo de vida luxuoso aceitando comissões. Considera que pintar a mulher de um homem rico não dignifica o seu talento, mas não tem outra opção. Começa assim a obsessão que o acompanhará toda a vida.
França, 1939. Paris está mergulhada no caos da ocupação alemã. a jovem Anne, arquivista novata e recém-chegada ao Louvre, é incumbida de manter as obras de arte fora do alcance do inimigo. no museu, todos sabem que estão a pôr as suas vidas em risco ao iludirem os Nazis, mas o amor pela arte e a ânsia de liberdade e justiça falam mais alto. Anne e os seus colegas movem freneticamente a Mona Lisa e outros tesouros de castelo em castelo, um pouco por toda a França. Mas à medida que o inimigo se aproxima, Anne começa a desconfiar de que o segredo para salvar o último reduto de dignidade de um país pode estar, afinal, na sua própria família.
Uma ode poderosa e apaixonada a uma obra de arte que poderia ter desaparecido sem deixar rasto, e à vida de uma mulher que não poderia imaginar que ainda hoje - em pleno seculo XXI - estaríamos a admirar o seu rosto.
"A Promessa de Lily - Como sobrevivi a Auschwitz e consegui manter viva a esperança." de Lily Ebert e Dov Forman
Editor: Porto Editora
Sinopse: Este não é mais um livro sobre Auschwitz. É um relato na primeira pessoa. Lily Ebert esteve lá e sobreviveu para contar a história.
1944.É Dia do Perdão e Lily Ebert luta desesperadamente para se manter viva no campo de concentração nazi de Auschwitz. Lily quer sobreviver ao inferno para contar a sua história e ser a voz de todos os que não resistiram.
Essa mulher notável resistiu e cumpriu esse desejo, contando ao mundo os detalhes das suas terríveis experiências. Lily recorda também de forma emotiva a sua infância feliz na Hungria, a morte da mãe e dos irmãos mais novos à chegada a Auschwitz e a sua determinação em manter vivas as outras duas irmãs.
E mesmo tendo perdido tanto e vivido um terror inimaginável, Lily conseguiu recuperar e reconstruir uma nova vida para ela e para a família, sem amargura, antes com o coração cheio de esperança e compaixão.
«Se alguém nos tivesse dito o que estava prestes a acontecer, tê-lo-íamos julgado louco. Não fazíamos a mínima ideia de onde estávamos. Não conseguíamos imaginar que um local como aquele pudesse sequer existir no mundo.»
Lily Ebert
cardapio.pt @ 22-3-2023 17:14:21
Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros