Novidades Livros (18 a 24 de Maio)
cardapio.pt @ 16-5-2023 08:32:00
A Órfã e o Vingador Trilogia Sempre - Volume III de Cheryl Holt
Editora: Quinta Essência
Sinopse: Rebecca Blake Carter viu o seu mundo ruir quando tinha apenas três anos de idade. Após a morte dos pais, foi acolhida por uns parentes gananciosos e terríveis. Perfeitamente consciente de ser um fardo para aquela família, teve uma verdadeira vida de Gata Borralheira.
Raven Shawcross também viu o seu mundo desmoronar-se na infância. Perdeu tudo: os pais, a fortuna, a reputação. E foi por isso que definiu um único objetivo para a sua vida: vingar os pais e recuperar o que lhe pertence. Rebecca Blake, que está ligada às pessoas que lhe destruíram a família, não passa de um meio para atingir um fim.
Apesar da sua atração imediata por Rebecca, os planos de Raven, uma vez em ação, não podem ser parados. Usar Rebecca significa partir o coração dela no processo, e Raven não podia estar menos preocupado. Mas à medida que a conhece, fica crescentemente perturbado ao descobrir que há outras coisas no mundo pelas quais vale a pena lutar e que são mais fortes do que a vingança.
O amor verdadeiro pode ser o melhor final de todos.
Talvez um Dia de Colleen Hoover
Editora: TopSeller
Sinopse: Por altura do seu 22.º aniversário, Sydney parece ter tudo para uma vida feliz.
Conjuga os estudos na faculdade com um emprego estável, tem uma relação invejável com Hunter e partilha casa com Tori, a sua mulher amiga. Mas tudo isto acaba por se desmoronar num abrir e fechar de olhos, deixando-a sem rumo e completamente destroçada emocionalmente.
A braços com um desgosto amoroso e uma enorme desilusão, é na amizade e companheirismo de Ridge, o seu misterioso vizinho, que Sydney irá encontrar algum consolo e tentar reencontrar-se a si própria através da música, a grande paixão que os une.
A Rapariga Esquecida de Karin Slaughter
Editora: HARPER COLLINS
Sinopse: Uma rapariga com um segredo...
Longbill Beach, 1982. Emily Vaughn prepara-se para a noite de graduação, o ponto culminante de qualquer experiência na escola secundária. Mas Emily tem um segredo. e ao acabar a noite, estará morta.
Um assassinato que continua a ser um mistério…
Quarenta anos depois, o assassinato de Emily continua por resolver. Os seus amigos seguiram em frente, a sua família retirou-se, a comunidade seguiu em frente. Mas tudo isso está prestes a mudar.
Uma última oportunidade para descobrir um assassino...
Andrea Oliver chega à cidade com uma missão simples: proteger uma juíza que recebe ameaças de morte. Mas a sua missão é um disfarce. Porque, na verdade, Andrea está ali para encontrar justiça para Emily e descobrir a verdade antes que o assassino decida silenciá-la a ela também…
E Se uma Baleia Me Come? de Susanna Isern e Rocio Bonilla
Editora: Jacarandá Editora
Sinopse: O Martim tem uma imaginação incrível que, às vezes, lhe prega partidas. Imagina coisas catastróficas e, por se preocupar de mais, fica a tremer como um pudim flã.
E se todos os balões rebentam na festa? E se ele se perde no passeio da escola?
Então, a mãe resolve ajudá-lo a ultrapassar os seus medos... e se o melhor está para chegar?
Um livro cheio de criatividade escrito por Susanna Isern e ilustrado pela premiada autora do título De que Cor É um Beijinho?, Rocio Bonilla.
Essa dor não é tua de Mark Wolynn
Editora: AlbatrozSinopse: Uma obra inovadora que nos permite compreender os traumas herdados e nos oferece ferramentas para aliviar o sofrimento.
Mark Wolynn, aclamado especialista em constelações familiares, apresenta uma abordagem transformadora que permite quebrar traumas transmitidos ao longo de gerações. Muitos dos problemas pelos quais passamos, como dores crónicas, depressão, ansiedade e fobias, podem estar relacionados com a nossa história familiar e com um ciclo de sofrimento que se tem perpetuado.
Pioneiro no estudo dos traumas herdados e com mais de vinte anos de experiência a trabalhar com indivíduos e grupos, Mark Wolynn partilha neste livro ferramentas eficazes para nos libertarmos dos legados emocionais que nos aprisionam.
Quando ganhamos consciência dos nossos vínculos ancestrais, podemos compreendê-los, honrá-los e aprender a quebrar os padrões inconscientes que nos estão a impedir de viver uma vida mais leve, plena e feliz.
Onde Crescem os Limoeiros de Zoulfa Katouh; Tradução: Helena Sobral e Isabel Nunes
Editora: Editorial Presença
Sinopse: Uma história de amor e perda.
Um país em plena revolução. Quanto estamos dispostos a pagar por aquilo em que acreditamos?
Quando os gritos pela liberdade se começam a ouvir na Síria, Salama está a estudar Farmácia. Por esses dias, ainda tem consigo os pais e o irmão mais velho, e há até um rapaz com quem se irá encontrar para falar de casamento.
Porém, de repente, a guerra civil instala-se no país e Salama vê-se no meio de um hospital onde cada vez mais pessoas chegam a precisar de ajuda. Agora voluntária, a jovem de 18 anos sente que o seu coração está como Homs, a cidade onde nasceu: destruído. Os pais e o irmão morreram. Só lhe resta Layla, a sua cunhada grávida, que quer tanto proteger.
Sair do país parece ser a solução, mas Salama está tão ligada àquelas pessoas, à sua terra, onde, mais do que uma guerra, acontece uma revolução pela qual é preciso - e vale a pena - lutar. E Kenan, o rapaz de 19 anos que acaba de ali chegar, com os sonhos desfeitos e disposto a mostrar ao mundo o que se passa, pode ser mais uma grande razão para ficar. Porque a esperança é como os limoeiros em Homs: há-os em cada casa, em flor, e por mais que os tentem destruir, continuarão sempre a crescer.
Prova-me Outra Vez de Lúcia Vaz Pedro
Editora: Manuscrito EditoraSinopse: «Olhou-a nos olhos e tocou-lhe com os lábios levemente nos seus. Raquel deixou-se levar. ao sentir-lhe o sabor, ele quis mais e beijou-a intensamente. Primeiro a boca, depois o pescoço. Ela entregou-se, ofegante.»
Raquel caminha sem rumo pelas ruas de Ho Chi Minh, no Vietname, depois de deixar para trás Portugal e os tumultuosos acontecimentos dos últimos meses. Fazer amor de olhos vendados com um homem misterioso tornou-a refém de uma obsessão. Contudo, a maior traição acabou por vir do marido. Como é que ela conseguiu ser tão ingénua?
Agora que o seu casamento chegou ao fim, é altura de seguir em frente. E Raquel não quer repetir os mesmos erros - quer despir-se de tudo o que a magoou, apagar-se e reacender-se com uma nova luz. Ainda sem saber bem como o fazer, só tem uma certeza: não vai envolver-se com ninguém.
Até que aparece Salvador…
Novamente enredada nas malhas da sedução e da paixão, Raquel não se sente preparada para ter o coração amarrado mais uma vez, à mercê do destino. Mas conseguirá resistir àquele amor que cresce de dia para dia e encontrar a redenção que tanto procura?
Na tão aguardada continuação de Prova-me, Lúcia Vaz Pedro traz-nos mais uma trama intensa e viciante, repleta de desejo e sedução.
Imperatriz A História da Última Mulher que Governou a China de Pearl S. Buck; Tradução: Maria de Fátima Carmo
Editora: Dom QuixoteSinopse: Em Imperatriz, Pearl S. Buck dá vida à incrível história de Cixi, a concubina imperial que acabaria por liderar a dinastia Ching. Nascida numa família humilde, Cixi apaixona-se pelo seu primo Jung Lu, um belo guarda imperial - mas ainda em adolescente é escolhida, com a sua irmã e centenas de outras raparigas, para ir morar para a Cidade Proibida. Destacando-se pela sua beleza, Cixi está determinada a tornar-se a preferida do Imperador, e dedica todo o seu talento e astúcia à concretização desse objetivo. Quando o Imperador morre, Cixi encontra-se numa posição que lhe dá o poder supremo, que irá manter durante quase cinquenta anos, usando-o tanto para trazer paz ao império como para promover Jung Lu, a quem amará - em segredo - para sempre.
Num mundo de intrigas liderado por homens, Cixi irá tomar a seu cargo várias decisões importantes e será responsável pela modernização da China, sem que nunca tenha recebido por isso o devido crédito. Muito foi escrito sobre Cixi, mas nenhum outro romance recria a sua vida - a sua extraordinária personalidade e, ao mesmo tempo, o mundo das intrigas da Corte e o período de tumulto nacional com o qual ela lidou - tão bem como Imperatriz.
Uma Valsa com a Morte Ou o pouco que sei sobre música, literatura, melancolia, espiritualidade e a minha avó de João Tordo
Editora: Companhia das LetrasSinopse: Exemplares autografados limitados ao stock existente. O registo da encomenda não garante a reserva do livro autografado. O fornecimento está condicionado à existência de stock na data de pagamento da encomenda.
Partindo da música e da literatura, João Tordo regressa ao ensaio, com um conjunto de textos onde explora a relação humana com a espiritualidade e a religião, assim como o medo que nos limita, o optimismo que nos impele, a melancolia que nos afunda e a possibilidade da alegria e da comunhão.
«Não é o medo da Morte uma expressão de vida?» que fazer da vida, e que sentido tem ela, quando a Morte é um facto consumado para todos nós? Após o falecimento da sua avó, o escritor João Tordo encontrou o fio de luz que une as reflexões contidas neste livro: a sombria, intangível, inevitável, e por vezes até cómica, presença da Morte na vida. Partindo da música e da literatura - e da relação destas com o Sublime -, João Tordo regressa ao ensaio com um conjunto de textos nos quais explora a relação humana com a espiritualidade e a religião, assim como o medo que nos limita, o optimismo que nos impele, a melancolia que nos afunda e a possibilidade da alegria e da comunhão.
«Essa contradição interna do ser humano - não encontrar lógica na existência, porque a Morte derrota-a, e ao mesmo tempo continuar ligado à vida - é mais propriamente aquilo a que Aristóteles chamava espanto ou assombro. Se, no início, o Homem se maravilhava diante dos fenómenos mais simples - imaginemos o hominídeo do Paleolítico Superior, com cara de Homer Simpson, a vislumbrar um eclipse, de boca aberta e olhos esbugalhados -, mais tarde, esse espanto transforma-se em pergunta, e a pergunta em dúvida. Entramos no território do pathos, que nos faz questionar o que somos, a razão pela qual aqui estamos e, sobretudo, pela qual permanecemos.»
282 - O Último Caminho Será Sempre o Primeiro de Luís Ferreira
Editora: Ego EditoraSinopse: Depois de ter percorrido os Caminhos de Santiago a pé por mais de vinte vezes, Luís Ferreira aceita o desafio lançado por um amigo e juntos rumam a Santiago, mas, desta feita, de bicicleta. O percurso escolhido é o Caminho Português da Costa, com início em Vila Nova de Gaia. Ao longo de uma semana, conhecem inúmeras localidades, pessoas, monumentos, culturas, lendas e tradições, e enfrentam as agruras e os cansaços do dia-a-dia.
Num registo muito pessoal e intimista, Luís Ferreira traz-nos um livro completamente diferente dos anteriores. Aqui, encontramos o peregrino que se esconde atrás do autor e vivemos com ele as mesmas fortes emoções, sem filtros ou barreiras.
A Embaixada de José Manuel Saraiva
Editora: Clube do Autor
Sinopse: Portugal, século XVI No auge dos Descobrimentos Portugueses, D Manuel I envia ao Papa Leão X uma grande embaixada, a demonstração viva do seu poderio temporal.
A comitiva parte de Lisboa em cinco embarcações com um tesouro valiosíssimo e animais exóticos trazidos de África e da Índia.
Após conturbada viagem o cortejo chega a Roma, onde o Papa preparara uma sumptuosa receção com a presença das mais altas figuras profanas e religiosas da época.
Entre a fé e a cegueira do poder, o sentido de missão e a vaidade, só o amor poderá ser redentor. Aos olhos de Deus as personalidades da história não ficarão impunes. E Deus não jogará aos dados.
Símbolos do Oculto de Eric Chaline
Editora: Farol
Sinopse: Um guia ilustrado para explorar os sinais e os símbolos mais importantes do mundo oculto.
Escolhidas pelo seu poderoso simbolismo, as ilustrações deste livro abarcam desde os mitos e as lendas da antiguidade até aos símbolos usados na cultura e na ciência modernas.
Irá descobrir as fascinantes origens e os significados de mais de 500 sinais e símbolos, desde os segredos do calendário maia até aos símbolos secretos das ordens herméticas.
Dividido em sete secções temáticas — astrologia; mundo natural; escritas sagradas; ciências ocultas, magia branca e cartomancia; magia negra e demonologia; tradição esotérica do Ocidente —, este guia de descodificação é o recurso ideal para desvendar a linguagem secreta das práticas de ocultismo de todo o mundo.
Um guia completo com mais de 500 sinais, símbolos e ícones
Let's Play Volume 1 de Leeanne M. Krecic
Editora: Iguana
Sinopse: Um romance no mundo dos videojogos, finalista do Prémio Eisner e com mais de 5 milhões de suscritores na Webtoon.
Sam Young é uma jovem programadora que está prestes a alcançar o sonho de se tornar criadora de videojogos. Mas a vida lança-lhe um golpe inesperado: Marshall Law, um popular ViewTuber, faz uma crítica destrutiva do seu jogo, o que leva milhares dos seus seguidores a fazerem o mesmo, arrasando a credibilidade de Sam no site de videojogos. Pior do que isso, Sam descobre que Marshall é o seu novo vizinho do lado.
Uma história divertida, sexy e realista sobre videojogos, ser mulher a trabalhar em STEM, as celebridades da Internet e a saúde mental.
Uma Jovem Muito Intrigante de Sarah Ferguson
Editora: TopSeller
Sinopse: Uma história de autodescoberta, coragem e amor, inspirada na família e na história de Sarah Ferguson, Duquesa de York.
A Londres vitoriana era famosa pelos seus carteiristas, mas também por ladrões de arte e vigaristas que atacavam os ricos e nobres nas casas de campo da elite. Estas vítimas, porém, com o orgulho e reputação em jogo, nunca iriam à polícia. Do que elas precisavam era de um membro da sociedade, discreto e com poderes de observação aguçados.
Lady Mary Montagu Douglas Scott é essa pessoa. Movendo-se despercebida por entre os salões de baile e palácios da Rainha Vitória, a sua perspicácia permite-lhe resolver os crimes da sociedade, recuperar dinheiro e joias roubadas, e socorrer aqueles cuja reputação e fortuna estão em perigo.
Ao conhecer o Coronel Walter Trefusis, distinto e charmoso veterano de guerra, forma-se uma improvável aliança. Mary, todavia, não descobriu só o parceiro de investigação perfeito: encontrou uma alma gémea. E enquanto luta contra as expetativas da sociedade e da sua família, percebe que tem de seguir o coração — custe o que custar…
Martim de Alaine Agirre; Ilustração: Maite Gurrutxaga
Editora: Fábula
Sinopse: Obra premiada de duas autoras bascas que celebra a amizade e promove a aceitação da diferença. Uma lição de respeito e acolhimento daqueles que têm problemas em integrar-se qualquer que seja a sua dificuldade ou necessidade especial.
O Martim é um menino especial, sobretudo para a sua melhor amiga, que o vê como ninguém e dá valor a tudo o que o torna diferente de toda a gente. Martim sabe de cor a ementa do mês da cantina da escola, mas engana-se a fazer contas. Gosta de abraços, mas não que lhe toquem. Gosta de bicharocos, mas para os guardar no bolso. Um dia, a melhor amiga deixa de o ver na escola e não descansa até perceber onde ele está. Um livro perfeito para abordar a situação das crianças "diferentes", com necessidades educativas especiais.
Um Barco nas Ondas do Mar A poesia de Joaquim Armindo Pinto de Almeida
Editora: Tecto de Nuvens
Sinopse: «O Armindo já publicou diversos livros (…). Desta vez andou a arrumar a casa para os netos e traz-nos neste seu novo livro um barco com diferentes ondulações, mares da praia de Francelos e de longínquas descobertas íntimas, do amor profundo do descobrimento, poemas recentes e revisitação de antigos, nos quais já então despontava o seu omnipresente sentimento religioso; prosas memorialistas do percurso da infância, da guerra, dos amores e do futuro, dele e nosso (…)».
A Vida Por Escrito Ciência e arte da biografia de Ruy Castro
Editora: Tinta da China
Sinopse: «Há muitas vidas em jogo numa biografia. Cabe ao biógrafo lutar por elas, com a única arma que lhe é permitida: a verdade.» Com biografias icónicas como O Anjo Pornográfico ou Estrela Solitária, Ruy Castro ajudou a dar uma nova dimensão ao género biográfico. Agora, com A Vida por Escrito, o grande biógrafo está pronto para partilhar: não só os bastidores dos seus livros, mas também as técnicas e desafios da própria arte de biografar, que apurou ao longo de décadas.
Como exemplo, aqui ficam três dicas:
1. Uma boa biografia ajuda o leitor a entender-se melhor;
2. A biografia não retrata apenas o avesso da personagem - retrata o seu tempo e espaço;
3. Para o biógrafo não há detalhes insignificantes.
Mas há mais, muito mais quetões que Ruy Castro se oferece para esclarecer, servindo-se de uma vasta experiência e de uma paixão rara pela biografia: Existe um biografado ideal? Como lidar com fontes relutantes? Como seleccionar a informação? Em que ponto se deve começar a escrever? E depois, quando tudo terminou, como se volta a viver sem aquela personagem?
«Em A vida por escrito, tentarei dividir com o leitor o processo de construção desses livros e espero apresentar soluções para os problemas inerentes ao gênero. Mais do que um manual de como escrever uma biografia, será um relato da experiência de alguém que, depois de vinte anos nas principais Redações de jornais e revistas do Rio e de São Paulo, e já tendo passado dos quarenta, descobriu um novo mundo a ser explorado pela única ferramenta que o acompanha pela vida: a palavra.
Ferramenta esta a serviço de uma curiosidade quase imoral pelo passado, e mais ainda pelo século xx. Levantar esse passado não implica nostalgia ou saudosismo, mas uma obsessão em descobrir como eram o dia a dia e a cultura quando ele, o biógrafo, ainda não existia nem nos sonhos de seus pais. O passado é um país estrangeiro. Às vezes, parece distante. Porém, quando se mergulha nele, descobre-se que pode estar logo ali. E dispensa passaporte, visto e vacina.»
As Descobertas da Madame Cristovão Colombo de Paula Diperna
Editora: Casa das LetrasSinopse: Sabemos que os navios navegaram, que os Descobrimentos aconteceram, mas esta é a história que não nos foi contada: o relato fictício mantido pela única mulher com quem Cristóvão Colombo se casou, Dona Filipa Moniz de Perestrelo. Uma das mulheres mais negligenciadas da História, que nenhum de nós conhecia.
A sua viagem começa em Portugal, na realeza do século XV, percorre as ilhas atlânticas ensolaradas, as exuberantes florestas tropicais africanas, e depois as novas terras de beleza e vulnerabilidade impressionantes enquanto, a nível pessoal, viaja das expectativas domésticas elementares às circunstâncias épicas: da paixão, à verdade e à autodescoberta.
Mais do que uma reflexão de uma esposa e uma narrativa histórica, este romance é um comentário apurado sobre as conquistas que mudaram o mundo para sempre através do olhar da mulher que os viveu, vendo e registando o que mais ninguém viu. É também uma história de casamento e amantes; e uma versão significativamente diferente da de Colombo, que se esqueceu de mencionar a importância do seu casamento para os seus sonhos, o seu sucesso e da fonte da sua inspiração.
Tão pessoal como uma única história de amor, tão vasta como a exploração do mundo, As Descobertas da Madame Cristóvão Colombo é um romance lírico e evocativo, mas, simultaneamente, bem atual face aos tempos turbulentos mas apaixonados que vivemos hoje.
O regresso de Naruto de Masashi Kishimoto
Editora: DevirSinopse: Naruto e os seus amigos são testados durante uma tentativa de derrubar Tsunade e todos devem lutar.
São revelados novos segredos sobre Pain que apenas aumentam o mistério da sua identidade.
Quando Pain inicia a invasão de Konoha, Naruto e os sapos preparam-se para o enfrentar na batalha.
Será Naruto capaz de salvar a sua amada aldeia?
O Primeiro a Morrer no Final de Adam Silvera
Editora: TopSeller
Sinopse: A história que deu a origem ao bestseller No Final, Morrem os Dois. Toda a beleza, angústia e genialidade de Adam Silvera, num livro que celebra o impacto profundo que temos nas vidas uns dos outros e que prova, uma vez mais, que a vida deve ser vivida ao máximo!
É a noite de estreia da Previsão-de-Morte.
Orion esperou a vida toda para lhe dizerem quando vai morrer. Tem uma condição cardíaca grave e foi um dos primeiros a inscrever-se na Previsão-de-Morte.
Valentino não pensa na morte, mas sim em começar uma nova vida.
Os seus caminhos cruzam-se na festa de inauguração da Previsão-de-Morte. a conexão entre os dois é inegável. Mas, quando a primeira ronda de chamadas do Último Dia termina, tudo muda. Um deles recebe a chamada… e o outro não. Num dia que só pode terminar de uma forma, uma coisa é certa: eles querem estar juntos, dê por onde der.
cardapio.pt @ 16-5-2023 08:32:00
Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros