Novidades Livros (1 a 7 de Junho)

cardapio.pt @ 30-5-2023 09:55:10

Twisted Lies de Ana Huang

Editora: Clube do Autor


Sinopse: Stella Alonso é uma romântica sem tempo para relacionamentos. Mas quando uma ameaça do seu passado a leva diretamente para os braços - e para a casa - de Christian, o homem mais perigoso que alguma vez conheceu, fica tentada a deixar-se sentir algo pela primeira vez em muito, muito tempo. O seu amor é distorcido por segredos e manchado pelas mentiras. Quando as verdades finalmente são reveladas, podem destruir tudo irremediavelmente.

A Devastação de Helena Magalhães

Editora: Suma de Letras

Sinopse: No final do verão de 1990, Mar, com apenas seis anos, é enviada para o Romeirão, um internato Católico no Alentejo onde fica até aos 15 anos. Cresce no meio de regras e privações, castigos e fome, mas rodeada e protegida pela irmandade das outras raparigas, principalmente Anita e Amália, mas também de Eduardo, um dos rapazes da vila, com quem vai criar uma relação inesperada e viver as primeiras descobertas de amor. 

Anos depois, ainda a lidar com o trauma do passado, com as drogas, a depressão e a solidão, é ao lado de Isabel, Alice e Luísa que aprende a viver uma nova vida sóbria e em paz. Quando reencontra Eduardo, nenhum consegue resistir à ligação magnética, mas com ele voltam feridas antigas que a assombram desde a noite em fugiu do Romeirão. A pequena Mar que se transformou na Marisa das Argolas, a vilã de Raparigas Como Nós, regressa nesta ousada crítica ao patriarcado português. Escrita com sagacidade e emoção, a devastação explora o poder das amizades femininas e captura as complexidades humanas e familiares, a eletricidade do primeiro amor e os segredos que nos enjaulam em locais amaldiçoados dentro de nós.


Saber Quem Fui para Viver Quem Sou de Paula Ponce

Editora: Oficina do Livro

Sinopse: Como uma nova página de um livro que está a ser escrito há várias gerações, cada um de nós ao nascer está já inserido numa história que vai continuando a ser construída.

Somos todos herdeiros dos nossos ancestrais e os fios invisíveis que nos ligam a cada um dos membros da nossa família transcendem o tempo e o espaço e formam um tecido que é a base de muito daquilo que somos.

Todos carregamos a nossa história e da nossa família e somos influenciados por muitos acontecimentos, bons ou mais difíceis, que tiveram lugar no nosso sistema familiar. As Constelações Familiares vão ajudar-nos a identificá-los e obter conhecimento sobre quais os mais revelantes e a obter de que forma estão a condicionar quem somos atualmente. Ao ganharmos consciência sobre esse legado e o nosso papel nessa e na nossa narrativa, podemos percorrer o caminho da cura.

Outra Vez Tu #1 de Alice Kellen; Tradução: Ana Rita Sintra

Editora: Editorial Presença

Sinopse: A nova série da autora de Deixa Acontecer. Se acreditas que o amor é muito mais do que dois mais dois, este livro é para ti. Emma e as suas melhores amigas estão de partida de Nova Iorque e o destino não podia ser melhor: rumam à Califórnia, para umas férias de cocktail na mão, estendidas ao sol, na praia, sem absolutamente nada para fazer. Haverá melhor plano? Nada pode correr mal. Até Emma dar de caras com Alex, o rapaz que lhe partiu o coração e a abandonou uma semana antes do casamento. 

Infelizmente, Alex continua irresistível. Porém, apesar de se sentir atraída por aqueles olhos azuis e pelo sorriso que não consegue esquecer, Emma não está disposta a cometer o mesmo erro outra vez. O que está no passado deve ficar no passado. Emma quer muito ser forte, mas querer, às vezes, não chega, e as recordações daquele amor começam a tomar conta dela. 

A equação do amor é bem mais complexa, admitamos, do que uma simples soma de dois e dois são quatro. E talvez valha a pena dar a Alex, e permitir-se a si própria, uma segunda oportunidade…

Sete Casais em Terapia de Luana Cunha Ferreira

Editora: Ego Editora

Sinopse: Ao longo dos últimos 15 anos, Luana Cunha Ferreira, psicóloga clínica, recebeu mais de 250 casais, das mais variadas origens e circunstâncias, em consultas de terapia de casal. 

Das muitas vidas que conheceu, resultou este livro. Aqui, a terapeuta relata o acompanhamento de sete casais, que, apesar de fictícios, transportam consigo os mesmos processos que levaram muitos outros a procurar ajuda terapêutica.

É um olhar direto para dentro das paredes do consultório e das suas temáticas mais contemporâneas, que desmistifica o que é a terapia de casal e como pode ser útil a quem dela necessita.


Devo Fechar a Porta? Tempos de Idadismo e Outros Ismos de Eduardo Paz Ferreira

Editora: Cultura Editora

Sinopse: Ao jubilar-se de professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, mais de quarenta e cinco anos depois de ter começado a dar aulas, o professor doutor Eduardo Paz Ferreira contraria em Devo Fechar a Porta? as ideias de fim de ciclo e de carreira, estendendo a sensibilidade da análise não apenas ao caminho académico, mas a toda a actividade profissional.

Devo Fechar a Porta? é uma biografia rara e interessante, porque assim o tem sido a vida de quem a escreve, mas desprende-se com facilidade de qualquer rótulo quando enquadrada no tema do idadismo e das pressões sobre os mais velhos, percorrendo ensinamentos clássicos, escolas divergentes e culturas actuais.

Este não é um livro exclusivamente para advogados, muito menos para advogados mais velhos. É uma obra para pessoas de todas as profissões e idades, que nos prova que um percurso comprido e um dever cumprido não são o fim de nada.

Eduardo Lourenço: A História é a Suprema Ficção de José Jorge Letria

Editora: Editora Guerra & Paz

Sinopse: Eduardo Lourenço: A História É a Suprema Ficção devia ser - e é - um auto-retrato de um dos nossos maiores pensadores. Numa longa entrevista, Eduardo Lourenço fala de si, da sua vida e obra.

Mas, de uma forma irresistível, ao falar de si a José Jorge Letria que o entrevista, Eduardo Lourenço prefere ou acaba por falar sempre de Portugal, esse país «ressonhado, reinventado, quase totalmente onírico, o país que Padre António Vieira imaginou, mas em miniatura; um Portugal que é o império universal de Cristo e, depois, da Mensagem, o qual, embora seja outra coisa, é o sonho mais próximo de nós: um país que é uma espécie de Menino Jesus das nações, como diria Agostinho da Silva.»

Nesta edição comemorativa dos 100 anos do nascimento do autor, prestamos-lhe, mais uma vez, a homenagem merecida, pela voz do próprio autor.

Destemidas 2 Mulheres que só fazem o que querem de Pénélope Bagieu

Editora: Levoir

Sinopse: Rapper afegã ou astronauta, rainha dos bandidos ou vulcanóloga, inventora ou jornalista de investigação, as destemidas nunca se rendem. Temple Gradin, diagnosticada com autismo, promoveu uma reforma total da agricultura tradicional. 

Frances Glessner Lee descobre acidentalmente a medicina forense e, de forma autodidata, estabelece o protocolo atual utilizado pela polícia em cenas de crime. Todas elas têm em comum o atrevimento, a força para desafiar a sociedade e o seu meio ambiente e a ousadia de defender os seus valores para se tornarem no que elas queriam ser.


Júlio Pomar - Depois do Novo Realismo de Alexandre Pomar

Editora: Editora Guerra & Paz

Sinopse: Quase tudo aconteceu na obra de Júlio Pomar depois do neo-realismo (ou novo realismo, como preferia escrever), o qual durou só os 10 anos iniciais - por isso o título. E, aliás, o neo-realismo não foi o que dele se disse.

Filho do pintor, autor do respectivo Catálogo Raisonné, comissário e colaborador de algumas exposições, Alexandre Pomar reuniu os seus escritos sobre Pomar e o seu tempo, inéditos ou publicados, mas sempre inteiramente revistos, percorrendo a longa carreira e formulando interpretações originais que se confrontam com as versões académicas habituais: a afirmação da Geração de 45, a partir dos Independentes do Porto; a informação americana vinda na 2.ª Guerra e a formação cosmopolita; as obras modernas trocadas com os artistas amigos; e o segundo período militante dos anos 50, antes de passar a outros caminhos. Visita-se a aventura dos frescos do Batalha, o período pop iniciado nos anos 60, as obras brasileiras e a última pintura literária e de História.

Dois anexos incluem 25 escritos inéditos ou dispersos do artista e também correspondência com interesse biográfico, com Mário Dionísio, Manuel Vinhas, Paula Rego ou Cardoso Pires, e cartas para os filhos dos primeiros anos de Paris.

Roger Schmidt - O Livro de um Treinador de Roger Schmidt e Jörn Wolf

Editora: Prime Books

Sinopse: Refletindo através de uma espécie de diário, a que se somam múltiplas reflexões, o período de cerca de dois anos que passou na China ao comando do Beijing Guoan, este livro dá-nos a conhecer o Roger Schmidt dos bastidores. 

Escrito em colaboração com Jörn Wolf, seu assistente pessoal e elemento da sua equipa técnica, nele encontramos tudo o que é importante saber sobre o atual treinador do Benfica: o modelo de jogo, as táticas, os treinos, os estágios, a liderança, as relações com os jogadores, equipa técnica e dirigentes, a organização à volta de uma equipa de futebol profissional de elite, enfim, tudo. o registo é tranquilo, aberto e sincero, de verdadeira partilha, bem ao estilo do Roger Schmidt que conhecemos em Portugal.

Amores e Saudades de Um Português Arreliado de Miguel Esteves Cardoso

Editora: Bertrand Editora

Sinopse: Do vencedor do Grande Prémio de Crónica e Dispersos da Associação Portuguesa de Escritores.

«O Miguel descreve o que, num olhar desatento, parece que já todos descreveram. Acontece que ninguém o fez como ele. O talento de quem tem muito talento é esse: nós já nos vimos envolvidos naquela situação, já ouvimos alguém que fala daquela maneira, já sentimos aquele tipo de indignação por qualquer coisa, mas só ao lermos as palavras de quem sabe escrever muito bem, como o Miguel, é que concluímos o nosso pensamento. Como se ele viesse fechar o portão daquele assunto, para nos podermos cansar com outro. Porque alguém conseguiu finalmente traduzir o que sempre sentimos mas nunca conseguimos explicar. Conseguiu que a frase fosse enxuta até ser só o que se pedia dela. Esteve sempre à frente dos nossos olhos, a uma mão de distância, mas só ele é que a conseguiu agarrar, e teve a generosidade de a pôr por escrito para nos mostrar e nos inquietar. E, ao fazê-lo, teve a delicadeza de nunca querer brilhar mais do que aquilo que o pensamento tinha para dizer. Essa é a mais eficaz das armas nesse tiro ao alvo que é escrever. E é também a mais difícil.»

Do prefácio de Bruno Nogueira


A Ciência de Ficar Rico de Wallace D. Wattles

Editora: CRISTAL

Sinopse: O clássico original que deu origem aos inúmeros programas de riqueza pessoal.

Este livro teve a sua primeira edição em 1910 e desde estão nunca mais deixou de ser reeditado, lido e as suas ideias copiadas. O seu sucesso explica-se pela formula simples e objetiva apresentada que permite ao leitor encontrar um método em 17 capítulos, através da sua atitude mental e modo de estar perante si e os outros, de obter tudo aquilo que quer para a sua vida. 

Recorrendo à filosofia de Hegel, Emerson, Schopenhauer, Descartes e à teoria monista do Universo, enquadra as energias geradas pelos nossos pensamentos e a forma como as projetamos nas forças omnipresentes do Universo para preparar a sua receção.

João Seabra - Uma Vida Dada a Deus

Editora: Dom Quixote

Sinopse: «Então o que é que me resta?

Resta-me a minha vida dada a Deus.

Como no primeiro instante.

A minha vida dada a Deus, para que Ele disponha.

Para que a utilidade a atribua Ele

e não a minha interpretação de mim próprio, 

nem a ideia que os outros fazem de mim.

Mas Ele.

Na utilidade da vida que não tem outro propósito senão servi-lo

e oferecer-se por Ele

e dar-se por Ele.

Como Ele fez por mim.»

A Arte da Fuga 25 anos depois de Daniel Sampaio

Sinopse: Editorial Caminho

Editorial: A Arte da Fuga - 25 anos depois é um livro sobre a intimidade, experiência emocional só possível com proximidade face a outro, partilha de sentimentos entre duas pessoas e maturidade construída ao longo de uma viagem.

Nesta obra fala-se de afetos positivos e negativos, de comunicação clara e paradoxal, de espaços privados e de serviços psiquiátricos públicos. A edição revista e aumentada, permite-nos regressar a estes temas, sempre atuais, e ter o raro privilégio de revisitar os seus protagonistas passados 25 anos. 

A viagem continua.

cardapio.pt @ 30-5-2023 09:55:10


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias sobre Literatura e Livros